sexta-feira, 30 de junho de 2017

Coluna de Notícias 777. (Anexo slide: Deuteronomio).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 777 (geral) e 29ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, sexta-feira, 30 de junho de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 26ª/52, dias: 181/365 e faltam 184 dias para o final do ano.
"Causo democrático!"
"É verdade que a fogueira já queimou/ que a canjica e a pamonha se acabou/ que a sanfona enfadada se fechou/ que o nordestino com saudade/ já marcou na folhinha um recado: / no ano vindouro brincarei e tudo será mais arretado! Por Mané Beradeiro, em 29/06/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Companheiros da DATANORTE me ligam logo cedo, em polvorosa preocupação por ter conhecimento que o Governo do Estado irá demitir servidores estáveis (aqueles admitidos nos serviços públicos sem concurso antes da promulgação da Constituição de 1998. Perguntei qual a fonte da informação para checar de que se tratava a matéria; de posse da pista pasmem! Grupo de Whats App com mensagem de encaminhamento muito equivocada dizendo que a Assembleia Legislativa aprovou e o "governo Robinson Faria sancionou" a Lei n. 10.203 de 12 de junho do ano em curso. Ora gente, primeiro a lei é de origem da própria casa e em nenhum momento cita o governador. Devemos ter muito cuidado ao repassar certas informações, antes leia, releia e vejam as procedências. Principalmente a data que foi postada, é comum vermos matéria do ano passada ou antes como nova, pois, muitas vezes os acontecimentos se repetem a exemplo de pagamento do estado. A seguir duas referência a lei da AL.
Mensagem da lei: "Fixa a remuneração de cargos de provimento em comissão da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado do Rio Grande do Norte, em subsídio mensal em parcela única, e dá outras providências". - Primeiro, observe que fixa remuneração e aprova valores de provimentos em comissão (Anexo Único). - Segundo, e dá outras providências: Art. 3º. As despesas decorrentes desta Lei correrão à conta das dotações do Poder Executivo no Orçamento Geral do Estado e serão compensadas com a extinção de Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais – CONTRAG/GAC gratificações de representação de gabinete (GRG) e demissão de servidores não estáveis, na mesma proporção. § 1º. A implementação desta Lei fica condicionada à observância dos requisitos do art. 169, § 1º da Constituição Federal, das normas limitadoras da despesa pública com pessoal do Poder Executivo, previstas na Lei Complementar Federal nº 101, de 04 de maio de 2000, bem como da Lei Federal nº 9.504, de 30 de setembro de 1997. Aqui a lei cita demissão e entendo que refere-se à servidores do quadro de pessoal do legislativo.
Diante desse quadro local e o nacional, não vamos ficar com barbas de molho no que refere-se este amaranhado de leis e parágrafos das leis federal de n. 101/2000 e 9.504/1997, respectivamente, acima citados. Nós, sindicatos e servidores continuaremos em alerta e de olhos bem abertos para com estes "representantes do povo" querem fazer nos poderes federal, estadual e municipal. Hoje é mais um dia atípico para irmos às ruas de FORA TEMER, DIRETAS JÁ e abaixo tudo que vier a tirar nossos direitos conquistados aos longos dos anos e as duras penas – e com muita bravura, sangue e vidas roladas. Conto com vocês logo mais, na Greve Geral nesta tarde. Boa leitura nobre leitor/a.

NENHUM PONTO DA REFORMA TRABALHISTA MELHORARÁ A VIDA DOS TRABALHADORES, DIZ JUIZ. Conforme suas prerrogativas, a CCJ – Comissão de Conciliação e Justiça tratará principalmente de aspectos constitucionais da proposta, que, segundo o juiz Jorge Luiz Souto Maior, "representa uma reversão de quase todo avanço jurisprudencial concretizado nos últimos anos em direção da ampliação da proteção jurídica dos trabalhadores e do emprego".
Professor de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e titular da 3ª Vara do Trabalho de Jundiaí/SP, ele avalia que a reforma trabalhista implementaria "condições de trabalho que afrontam a Constituição", e que nenhum ponto do PL se salva.
"Entre os mais de 200 dispositivos da reforma, não há um sequer que fora pensado para melhorar a vida dos trabalhadores. É um grande ataque aos direitos trabalhistas e sociais, para atender a interesses de grandes conglomerados econômicos", afirmou em entrevista ao Brasil de Fato.
Souto Maior destaca ainda que o fato de o Senado concordar em alterar o texto, mesmo estando sob pressão do Palácio do Planalto, mostra a inconsistência da reforma. Confira a entrevista na íntegra pelo site:www.brasildefato.com.br, por Kátia Guimarães.

HOJE É DIA DE GREVE GERAL. Nessa sexta-feira 30/06, dia de Greve Geral, uma grande caminhada será realizada pelas ruas de Natal. A concentração será a partir das 15h, em frente ao shopping Midway Mall, Lagoa Nova. Os manifestantes vão caminhar em direção à Praça de Mirassol. Pela manhã cada categoria poderá mobilizar-se e fazer o esquenta.
A Greve Geral, convocada pela Intersindical, outra centrais sindicais e as frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, visa paralisar o Brasil em protesto contra as reformas previdenciária, trabalhista e pela revogação da lei da terceirização. O movimento tem ainda dentro da sua pauta a luta em favor da saída de Michel Temer da presidência da república e a realização de eleições diretas. FONTE: www.sinairn.com.br/.
MOSSORÓ - Em Mossoró caminhada em direção à Praça do Pax (Rodolfo Fernandes). A concentração às 15 horas na Igreja do Alto de São Manoel. Orientamos que as bases do SINAI fiquem aglomeradas a exemplo dos demais sindicatos e organizações presentes. Por Hermes Oliveira – Editor do BDC.

VAI PARAR QUEM TEM CONSCIÊNCIA POLÍTICA. Vai PARAR quem tem consciência da situação política do país! Vai parar quem tem a consciência do que vai perder! Vai PARAR que está vendo o que está sendo feito com o trabalhador! Não podemos ficar PARADOS SÓ RECLAMANDO E QUERENDO QUE AS COISAS MELHOREM SEM A NOSSA PARTICIPAÇÃO! É uma questão de consciência! Célia Macedo (FUNDAC) – Conselho de Representantes do SINAI.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! É neste sábado, 1º de julho, acontece a exposição do livro "Versos Em Formas Diversas", de minha autoria, no Shopping Popular, centro de Mossoró, a partir das 10h. Vamos nos encontrar lá, Aldaci de França.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (556)A prefeitura pagando antecipado as bandas do MCJ – Mossoró Cidade Junina e parcelando em 16x o salário dos médicos do HMAC – Hospital e Maternidade Almeida Castro atrasados, fora os outros profissionais. E olhe que é repasse e não repassa direito para a casa. E sem falar do Centro de Oncologia. A prefeitura é criminosa com seus cidadãos mossoroenses, estamos entregues aos grilos. Lidiane Soares, via facebook, em 29/06/2017.

FIQUE SABENDO... "Dia do caminhoneiro. Sim, são três!". Por Volvo Caminhões. (Fonte: volvonaestrada.com.br, em junho/2014).
"Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves".
Hoje é celebrado o Dia do Caminhoneiro. Dia 25 de julho é Dia do Motorista, Dia do Taxista e São Cristóvão. E em setembro (16), não é nosso dia também? São muitas as dúvidas sobre a data em que os estradeiros comemoram a sua profissão. Por isso vamos tentar esclarecer esta pequena confusão.
Dia 25 de julho é o Dia de São Cristóvão. Diz a história que Cristóvão era um homem forte e robusto, que estava em busca de servir ao mais poderoso de todos os homens. Quando descobriu que este homem era Jesus, converteu-se e passou a morar na margem de um rio, onde ajudava pessoas a atravessá-lo de uma margem a outra. Um dia ele transportou um menino em seus ombros, que ficava mais pesado a cada passo. Quando Cristóvão reclamou que parecia que carregava o mundo nas costas, o menino falou: "Não carregas o mundo, carregas seu criador. Sou Jesus, aquele a quem serves". Por isso São Cristóvão é tido como o padroeiro dos motoristas e caminhoneiros. Esta data existe desde o século XV, sendo a mais antiga e mais lembrada pelos estradeiros.
Já o dia 30 de junho foi instituído como o Dia do Caminhoneiro em 1986, no Estado de São Paulo, pelo governador Franco Montoro. É uma data de celebração regional.
DIA NACIONAL DO CAMINHONEIRO.
E, pra complicar um pouco mais, em 2009 o presidente em exercício José Alencar institui o dia 16 de setembro como Dia Nacional do Caminhoneiro.
Para nós, todo dia é dia de homenagear os guerreiros que encaram o trecho e colaboram para o progresso do país. Parabéns para todos!
Aproveite e estampe no seu Facebook o orgulho de ser caminhoneiro: acesse nosso site e modifique sua foto de perfil e troque a imagem de capa.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O CONTER e CRTRs - Conselho Nacional e Regional de Técnicos em Radiologia realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 78 (setenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10/07/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.800,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Fortaleza realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16/07/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.024,26. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
ESCOLA PADRE DEHON. Instalação da Escola Ambulatório Padre Dehon no município de Mossoró (28/06/1953). A Escola Estadual Ambulatório Padre Dehon, pertence a Diocese de Mossoró, e foi fundada no ano de 1949, pelo Padre Cornélio Wokke, membro da Congregação do Sagrado Coração de Jesus, com o nome de Escola Paroquial Sagrado Coração de Jesus. Em 1951, assumiu como Pároco da Igreja de São Manoel, o Padre José Gusmão Barbosa, que deu início e concluiu a estrutura física da Escola Ambulatório Padre Dehon, hoje estadualizada e tendo como Pároco da Igreja o Padre Janedson. A escola sempre teve como objetivo maior, oferecer à comunidade um ensino de qualidade. Ao longo dos anos tem cumprido o seu papel. FONTE: https://www.blogger.com/.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 02: Aída Sena – FUNDAC, Marcelino Neto - DATANORTE, Joduarte Medeiros – Prof., Marcia Pereira – Profª. e Verinha Lopes – Profª.; Eimar Machado – EMATER, Gilberto Pedro - Ag. Saúde, Lenilce Machado e Lourdes Oliveira - Professoras (03). José Rodrigues – Sindicalista e Neto Vale – Prof. (04); Antônia Silveira – Netinha, José Mário Dias – Professor e Luiz Artur (05); Elviranísia Soares - Alemanha e Francisco Martins - Escritor (06); Patrícia Mônica – São Paulo/SP e Zeiza Sales – Facebook (07). E dia 08: Marcos Pereira – Odontólogo (e do Sêbado também 2004) e Nara Rúbia – Professora.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Hermes, por falar em Terminal Rodoviário este merecia ter permanecido com o nome do ex-Prefeito de Mossoró por mais de uma vez, Antônio Rodrigues de Carvalho. Ao empresário e intelectual Diran Amaral outras homenagens que lhes seriam prestadas com lidima justiça. Um erro de percurso político aconteceu. Lamentável. Wilson Bezerra". – Muito bem amigo W.B., concordo plenamente com seu raciocínio e porque não dizer posicionamento. Assim me fez lembrar o grande Canindé Queiroz que sempre afirmou que "podem levar a matriz Catedral que ninguém diz nada". O Professor Wilson faz referência ao nosso comentário de abertura na edição anterior. Obrigado amigo, pelo apoio ao nosso trabalho e acompanhamento, saúde e paz!

MEMÓRIA:
NA EDIÇÃO Nº 726/2016 (de 25/06), tratamos do seguinte tema: Veja quem visitou seu perfil: famoso golpe chega ao whatsapp; Câmara paga junho e antecipa parte do 13º; Café e Artesanato apresenta André Sales; Aldaci de França, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (508) – Rogerio Dias; Fique sabendo... "Coisas de Arquivo", por José Santos Diniz – Professor Hemetério aposentado da Faculdade de Direito/UERN.
HÁ 15 ANOS! – Inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro do Alto de São Manoel, em 30 de junho de 2002.
DIA: hoje é Dia do Caminhoneiro. Amanhã (1º) será Dia da Vacina BCG, Dia Internacional da Arquitetura e Dia Nacional do SESI.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um músico brasileiro nascido na Bélgica, mais conhecido por seu trabalho como guitarrista na banda de rock brasiliense Legião Urbana, e também por ser sobrinho-neto do compositor clássico Heitor Villa-Lobos. Filho do diplomata Jaime Villa-Lobos, teve contato com a música desde o nascimento, já que seu pai tocava piano clássico. Acompanhando as mudanças de país que o emprego de seu pai exigia, morou em Montevidéu até 1971, ano em que veio pela primeira vez ao Brasil, tendo uma passagem breve por Brasília e Rio de Janeiro, onde moravam seus avós. Em 1975 seu pai foi enviado novamente para fora do Brasil, desta vez para Paris, permanecendo até 1979. Na capital francesa, se divertia praticando furtos de motocicletas e objetos de valor. Foi com o furto de um relógio que ele comprou uma de suas primeiras guitarras. Ele mesmo se definia como um delinquente juvenil. Em 1979 passou a morar em Brasília, onde conheceu e fez amizade com diversas pessoas que viriam a ser músicos de rock famosos na década seguinte (Herbert Vianna, Dinho Ouro-Preto, Bi Ribeiro etc). Aos 11 anos passou a tratar da diabetes tipo 1. Sua rotina de injeções de insulina fez com que recebesse o apelido de Presidente do Clube da Criança Junkie, numa referência às picadas no braço. CARREIRA LEGIÃO URBANA: Tocou na banda Dado e o Reino Animal antes de substituir Ico Ouro-Preto quando este desistiu de continuar na banda de rock brasiliense Legião Urbana. Assumiu a guitarra da Legião em março de 1983, as vésperas de um festival que seria realizado no auditório da Associação Brasiliense de Odontologia (ABO). Nesta mesma época nosso homenageado estava no começo do estudo de Ciências Sociais na Universidade de Brasília (UnB). Seu plano era iniciar sua formação em Brasília e terminar seus estudos em Aix-en-Provence, mas deixou de lado os estudos para se dedicar à música. Esteve na Legião Urbana até o seu fim, ocorrido com morte de Renato Russo em 11 de outubro de 1996. Em 22 de outubro de 1996, junto de Marcelo Bonfá, anunciou oficialmente o fim da banda. É o responsável pela produção dos últimos discos da Legião: A Tempestade (ou O Livro dos Dias), Uma Outra Estação e Como É que Se Diz Eu Te Amo. É também autor das trilhas sonoras dos filmes O Homem do Ano (de José Henrique Fonseca), Bufo & Spallanzani (de Flávio Tambellini) - pela qual recebeu o prêmio de melhor trilha sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami e "Pro Dia Nascer Feliz" (de João Jardim) - também vencedor do Kikito de Melhor Trilha Sonora no Festival de Gramado de 2006. Em 2005, lançou seu primeiro disco solo, Jardim de Cactus - Ao Vivo, numa parceria de seu selo Rockit! com a gravadora EMI dentro do projeto MTV Apresenta. O DVD e CD foram gravados em abril do mesmo ano. A versão de estúdio do álbum foi disponibilizada em 2005 para download gratuito e somente foi lançada em CD em 2009 pela Rockit! em parceria com o selo Black Records. Em 2007 participou do disco "Liebe Paradiso", na faixa "Polaroides", juntamente com Sandra de Sá, Artur Maia, Donatinho, Bernardo Bosisio, Renato "Massa" Calmon, Armando Marçal e Sacha Amback. Em 2011 participou da apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira do Rock In Rio IV no palco mundo com a música "Será?", a apresentação "Rock in Rio - Concerto Sinfônico Legião Urbana" foi lançada em CD e DVD em 2013. Pouco depois, juntou-se a Toni Platão, Dé Palmeira e Charles Gavin para formar o supergrupo Panamericana, que toca sucessos do rock sul-americano. Em 30 de maio de 2012, participou do Tributo ao Legião Urbana com Wagner Moura, onde se desentendeu com um fã, durante a apresentação, mas no final deu tudo certo. Ainda em 2012, ele e o amigo Marcelo Bonfá, ambos viajando com a banda mineira Jota Quest há um bom tempo fazendo participações nos shows da banda tocando algumas canções da Legião e participaram do DVD Multishow ao Vivo: Folia & Caos, o mais novo da banda Mineira tocando o clássico "Tempo perdido". Ainda em 2012, em 27 de novembro, o ex-legião lançou seu segundo disco solo, O Passo do Colapso, somente em formato digital no iTunes. O álbum teve como single a música "Colapso". Desde 4 de maio de 2014 apresenta no canal Bis!, na TV fechada, um programa de música chamado Estúdio do Dado, misturando entrevistas e músicas tocadas entre ele e seus convidados. Em 2015, participou da canção "Trono de Estudar", composta por Dani Black em apoio aos estudantes que se articularam contra o projeto de reorganização escolar do governo estadual de São Paulo. A faixa teve a participação de outros 17 artistas brasileiros: Chico Buarque, Arnaldo Antunes (ex-Titãs), Tiê, Paulo Miklos (Titãs), Tiago Iorc, Lucas Silveira (Fresno, Filipe Catto, Zélia Ducan, Pedro Luís (Pedro Luis & A Parede), Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), André Whoong, Lucas Santtana, Miranda Kassin´, Tetê Espíndola, Helio Flanders (Vanguart), Felipe Roseno e Xuxa Levy. REPRESENTAÇÃO NA MÍDIA: Em 2011, foi filmado o longa-metragem Somos tão Jovens, do qual seu filho Nicolau Villa-Lobos interpretou. O filme foi lançado em maio de 2013. Reportamo-nos sobre EDUARDO DUTRA VILLA-LOBOS, 52 anos, nasceu em 29/06/1965, na cidade de Bruxelas – Bélgica e está em atividade até o presente momento. Gravou 03 álbuns solo entre 2005/2012: Jardins de Cactus – Ao Vivo (2005), Jardim de Cactus (2009) e O Passo do Colapso (2012). Dotes artísticos: Voz, violão, guitarra, baixo e teclados. Gênero: Punk Rock, Pop Rock e Pós-Punk New Wave. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dado_Villa-lobos.

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

Good morning (Poesia de Rosângela Trajano).

A José Erivan, o filho que não tive.
Um estudante pequenino
Com muitos sonhos na mochila
Uma vontade enorme de crescer
Apenas um menino.

Veio comigo aprender
O idioma inglês
Sua fome de saber
Tão-logo aprendeu o verbo ser.

Good morning, José!
Que tuas manhãs continuem belas
E que o sol ilumine tuas ideias
Good morning, my darling José!
I´ll see you tomorrow.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos caminhoneiros, arquitetos e aos trabalhadores/ras do SESI.
QUEM canta...
"Alguma vez você saiu de casa puto pra qualquer lugar / sentindo raiva e desespero e prometendo nunca mais voltar / procurando alguém para visitar e conversar, contar, chorar ...". ("Jardim de Cactus" – Composição: Dado Villa-Lobos e Paula Toller. Canta: Paula Toller.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

domingo, 25 de junho de 2017

DC - Coluna de Notícias 776. (Anexo slide: Agregue valor a sua vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 776 (geral) e 28ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, domingo, 25 de junho de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 26ª/52, dias: 176/365 e faltam 189 dias para o final do ano.
"Causo democrático!"
"O padre no sermão: "Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? (Tg 2:14). E continuou sua bela homilia sobre caridade. Finda a missa, o sacristão fechando as portas do templo, adentra um mendigo suplicando uma esmola. – Padre, por favor me dê uma ajuda! – Perdoe. – Como? – Per-do-e, falou soletrando. O mendigo que acompanhara tão empolgante pregação, da porta da igreja, falou: - Perdoe não enche barriga. Soque seu perdoe no rabo! Por Mané Beradeiro, em 25/06/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Que me conhece bem de perto sabem como não curto nem suporto programas policiais, por achar que eles são muitos deprimentes e semeiam a cultura da não violência violenta. Não é programa para a família e sim para os profissionais do meio e o título já anuncia PROGRAMA POLICIAL! Fiquei muito triste e sensivelmente penalizado pelo ator global Fábio Assunção naquele estado e sendo preso, não quero pra ele - pra ninguém e muito menos alguém da minha família. E olha que não sou muito afeito aos globais, vídeos, mensagens, gravações de cunhos agressivos direta e indiretamente às pessoas. Lamento pelo o que está passando o Fábio na vida pessoal, e que ele encontre o caminho da paz espiritual e volte ao trabalho que tanto dignificam os seres humanos. Deus no comando. Amem!
Mudando de assunto, dia 30 de junho tem PARADA GERAL em todo o país, tudo organizado e muita preparação mobilizadora já em curso, a luta é para uma grande manifestação e todos os brasileiros devem participar: trabalhadores ativos, aposentados, pensionistas, autônomos, categorias formais e informais serão atingidos duramente caso esta reforma da previdência ou reforma da maldade passe no senado. Todos às ruas e avenidas principais do país para dizer não às reformas e FORA TEMER! Em Mossoró o ato público se inicia com caminhada partindo do Adro da Igreja do Alto de São Manoel, às 15 horas, seguindo até a Praça do Pax (Alfredo Fernandes) local do ato, ocasião em que haverá o Arraiá da Resistência e apresentações de artistas local. Boa leitura nobre leitor/a.

89% DOS CONSUMIDORES COMPRARAM ONLINE NO ANO PASSADO. De acordo com um estudo elaborado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), no ano passado, 89% dos consumidores das 27 capitais do País realizaram, ao menos, uma compra online. O percentual se mantém elevado em todos os estratos sociais avaliados, porém é maior entre os homens, com 93%, pessoas de 35 a 49 anos, com 95% e pertencentes às classes A e B, com 99%. Somente 4% daqueles que não tem acesso a internet afirmaram nunca ter efetuado uma compra pela internet.
A pesquisa do SPC Brasil e CNDL ainda apontou que mesmo em um cenário de crise, 43% dos consumidores online aumentaram a quantidade de produtos comprados pela internet frente a 2016. Para 38% deles, o volume se manteve estável, enquanto que para 18% houve diminuição no número de compras feitas online.
A assimilação de que os itens vendidos online são mais baratos do que nas lojas físicas é o benefício mais citado por consumidores brasileiros, com 58% das respostas. A comodidade de não ter que sair de casa, com 45%, o poder comprar em qualquer horário, com 31% e a economia de tempo, com 29%, foram outras vantagens destacadas. A facilidade que a internet proporciona no que se diz respeito a comparação de preços também foi um ponto positivo, com 28%.
"A internet trouxe ao consumidor a liberdade de comprar quando e onde quiser. Se antes as pessoas tinham de ir até as lojas e demais centros de consumo, agora são os varejistas que precisam encontrar seus clientes, oferecendo plataformas amigáveis, ofertas convidativas e informações relevantes para reter por mais tempo a atenção de potenciais compradores", afirmou o presidente do Serviço de Proteção de Crédito, Roque Pellizzaro Junior. FONTE: www.sosconsumidor.com.br/.

ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO DEVERÃO CHEGA AO RN EM ATÉ DEZ MESES. Depois da quebra de braço envolvendo o Ministério da Integração Nacional e as empresas que perderam a licitação do Eixo Norte do Projeto de Integração do rio São Francisco, a obra para a conclusão dessa etapa será, enfim, retomada. O Governo Federal assinou a ordem de serviço para a primeira fase do trecho após a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármem Lúcia, decidir pela suspensão do embargo da Justiça Federal, concedido via liminar em abril deste ano.
O próximo passo será mobilizar a mão de obra e acelerar as frentes de trabalho, que devem estar em campo na semana que vem. No pico das atividades, dois mil profissionais serão contratados.
A primeira ordem de serviço para o consórcio Emsa-Siton, vencedora da licitação e responsável por finalizar o trecho, será de R$ 132 milhões. Com a assinatura do documento, a expectativa é que as empresas levem entre oito e dez meses para concluir a obra. A água do São Francisco deverá chegar ao estado do Ceará, no reservatório Jati, até o início de 2018. De lá, o 'Velho Chico' seguirá pelos canais e para contemplar também a Paraíba, Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Ao todo, a empresa gastará R$ 516,8 milhões. FONTE: Folha PE, na base de dados do blog: tiocolorau.com.br/.

SINAI INICIOU DEVOLUÇÃO DO IMPOSTO SINDICAL. O Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do RN (SINAI) deu início a devolução do Imposto Sindical cujo valor representa um dia de trabalho descontado no mês de março de todo trabalhador formal. Só terão direito a esse benefício o trabalhador sindicalizado e são regidos pelo sistema CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas. A devolução teve início pelas autarquias CEASA e JUCERN, por ter número pequeno de trabalhadores em seus quadros de Recursos Humanos. "Ontem (23) demos início aos trabalhadores da DATANORTE e sua conclusão está prevista para terça-feira (27), cujo critério de depósito é a ordem alfabética", disse Santino Arruda – Coordenador Geral do sindicato.
Os demais trabalhadores, das autarquias aqui não citadas, só vão ter seus créditos quando o SINAI receber as quantias por parte das empresas, que deveriam ter transferida até o quinto dia útil desse mês.

FRANCISCO QUEIROZ, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Nosso professor, advogado e agora empreendedor, está anunciando concurso da cachaçaria PÁTRIA AMADA genuinamente mossoroense. Comecem a projetar os vídeo e aguarda as inscrinções. Leiam!
Caio César Muniz. Estás autorizado a promover um concurso. Quem apresentar o melhor vídeo da PÁTRIA AMADA CACHAÇA NOBRE DE MOSSORÓ/RN - BRASIL PARA O MUNDO, vai ganhar um kit desta preciosidade.
Os vídeos serão julgados por um jurado de cinco membros (pessoas entendidas do assunto). Se topar a parada, elabore o regulamento e quem desejar concorrer, grave seu vídeo sobre a PÁTRIA AMADA CACHAÇA NOBRE DE MOSSORÓ/RN - BRASIL PARA O MUNDO e aguarde as inscrições. Falei! Francisco Soares de Queiroz – Empreendedor diretor.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (555)Fez vergonha a transmissão da Globo Nordeste, parece que quer incentivar o sertanejo em nossas festas juninas. Estou com Você ELBA RAMALHO, cada um no seu quadrado. Temos onze meses no ano que não são junino. João Fagundes, via facebook, em 25/06/2017.

FIQUE SABENDO... "Capital da cultura? Vão se ferrar!". Por Walter Silva – Professor e músico. (Fonte: facebook pessoal de Walter Silva, em 23/06/2017).
Foram anos conversando com agentes públicos, debates e sei da demagogia, da falta de real de interesse, vários, em combater estes absurdos.
Quem conhece minha história de ativista cultural, de 14 anos em andanças pelas escolas públicas falando sobre o que denomino de "Lixo Cultural", sabe do alerta que fazia anos atrás, como educador, artista, pai e cidadão. Lutei com as força que tive... , vi que alguns setores públicos acordaram pra realidade, criaram leis para protegerem a Cultura, a Arte da Musica, do Bom Senso, coibindo a Erotização Infantil, mas, não aqui em Mossoró nem no RN.
Já havia confessado minhas desilusões e recolhimento, com os agentes públicos, da iniciativa privada (pior ainda) e a mídia perversa-venal querem é popularidade! Muito dinheiro e 15 minutos de atenção, pois, a fama é algo maior!
Se alguém ainda não está entendo, leia (abaixo) esta "merda" de letra, chula, imoral e idiota! Que há quem chame essa porcaria de música. São coisas destes tipos que chamo de Lixo Cultural! Quem não sabe, Aldair Playboy é umas das atrações do circuito do MCJ – Mossoró Cidade Junina!
SENTA PORRA (Aldair Playboy):
Sexta-feira rotineira / Eu e meu baseado / ZapZap tocou / Uma proposta irrecusável / Whisky, cama box e sexo bolado / Te dou pirocada de baixo pra cima / E tu da bucetada de cima pra baixo... / Senta porra, vai / Senta porra, vai caralho... .
Essa e outras letras pornográficas, absurdas, imorais são despejadas na mente da juventude, de seus filhos, sobrinhos e netos, e em adultos também! Mas estes devem saber limparem-se sozinhos, ao menos deveriam! E os agentes públicos? As autoridades? Cader?
Depois fazem discursos sobre Pedofilia, respeito as mulheres, dos cuidados com a juventude, mentira! A maioria só quer dinheiro, popularidade e votos!
Se Cultura, Arte Musical é isso, então vão à merda! Chegamos ao fundo do poço! Em plena festa de "São João" trazem estas bostas e dizem que é cultura musical?
Alguém de mínimo senso, caráter e bom gosto, jamais aceitaria isso nos ouvidos! Imagina coisas como estas na Educação? Nada haver?!
Então vão nas escolas checar e escutem coisas como estas nos celulares dos estudantes, nas as redes sociais estão lotadas disso, nas rádios e é um vale tudo!
Foram anos conversando com agentes públicos, debates e sei da demagogia, da falta de real de interesse, vários, em combater estes absurdos. Simples a razão... . Não falta só vergonha e dignidade não, falta coragem!
Capital da Cultura? Vão se ferrar!

PANO RÁPIDO:
DATA COMEMORATIVA SÃO JOÃO. O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho. São João é conhecido como o "Santo Festeiro", e nesse dia são realizadas muitas festas, conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos. Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, entre outros. Fonte: calendarr.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 25: Aneci Marinho – UERN. Ana Paula – SINAI e Conceição Nogueira – FUNDAC (26); Euclides Flor – FUNDAC e Roberto Câmara – TJRN (27); Francisco José de Carvalho – Prof., Joana Lacerda – Profª. e Sineide Lima – Fundac (28); Gilberto de Sousa – Jornalista (29); Almir de Castro – UERN, Braz Santos – Prof., Luzia Dantas – Autônoma e Vânia Diógenes – Advogada (30). E dia 1º: Adilino Andrade – UERN, Bené Tavares - Ator, Isaac Emanuel – Universitário e Socorro Oliveira - Facebook.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Boa noite Hermes, muito Obrigado e abraços. Jorge Tôrres". – Valeu amigo, agradeço acompanhamento e aprovação do nosso trabalho. Votos de saúde e paz pra você e demais familiares.

MEMÓRIA:
NA EDIÇÃO Nº 725/2016 (de 19/06), tratamos do seguinte tema: Por dificuldade de usar banheiro no serviço, Gari deve receber indenização; José Maria Alves, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (507), por Chico Costa; Fique sabendo... "Seis dicas para cortar gastos e fazer o dinheiro rende mais". Fonte: Proteste - proteste.org.br/.
HÁ 83 ANOS! – Nascia João Batista Cascudo Rodrigues (Mossoró/RN, 23/06/1934 – Brasília/DF, 03/10/2009), Foi Bel. em Direito, Geografia e História. Fundador da Saga Universitária Mossoroense, Diretor da Escola Nacional de Administração Pública e Conferencista da Escola Superior de Guerra.
DIA: hoje é Dia do Quilo e Dia do Imigrante. Amanhã (26) será Dia Internacional Contra o Uso e Tráfico Ilícito de Drogas e Dia do Metrologista.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É uma cantora e compositora brasileia de samba, bossa nova, MPB, sambalanço, sambarock e samba jazz. Foi eleita em 1999, pela Rádio BBC de Londres, como a cantora brasileira do milênio. A escolha teve origem no projeto The Millennium Concerts, da rádio inglesa, criado para comemorar a chegada do ano 2000. Filha do operário e lavadeira, nasceu na favela da Moça Bonita, em padre Miguel (hoje Vila Vintém), e ainda pequena mudou-se para o bairro da Água Santa, onde foi criada. Em sua infância vivia a brincar na rua, soltar pipa, piões de madeira, até brigar com os meninos. Era uma vida pobre, porém feliz para uma criança, apesar de ter que trabalhar, levando latas d'água na cabeça. Aos treze anos de idade, por ordens do pai, foi obrigada a parar de estudar e casou-se. Aos catorze anos de idade deu à luz seu primeiro filho. Como tinha o sonho de cantar, e precisava comprar remédios para seu filho recém-nascido, participou do programa de Ary Barroso na Rádio Tupi, e fez sua primeira apresentação ao vivo no auditório da emissora, que era a maior de seu tempo. A princípio não foi levada a sério, por seu jeito bem humilde de falar e se vestir, o que levou Ary Barroso a perguntar ironicamente a ela: "De que planeta você veio?", ao que nossa homenageada respondeu: "Vim do mesmo planeta que o senhor". "E posso saber de que planeta eu sou?". "Do Planeta Fome". Apesar deste momento de chacota por parte do apresentador, Elza não se abalou e, ao cantar mostrou todo seu potencial. Assim ganhou um dinheiro de participação e comprou os remédios do filho, mas que mesmo assim faleceu. Aos quinze anos de idade passou por outro grande trauma: Seu segundo filho faleceu. Com o marido doente, acometido por tuberculose, passou a trabalhar como encaixotadora e conferente na fábrica de sabão Véritas, no Engenho de Dentro. Com a recuperação do marido um ano depois, ele a proibiu de trabalhar fora e voltou a ser dona de casa. Aos 21 anos ficou viúva, e já estava com cinco filhos para criar, três meninos e duas meninas. Desempregada e passando necessidades, começou a trabalhar como faxineira e empregada doméstica, funções que exerceu por muitos anos. Mesmo nesta vida de batalhas, jamais desistiu do sonho de cantar, e sempre se inscrevia em seleções musicais e mandava suas letras de músicas para rádios. Algumas vezes conseguia participar de pequenas apresentações. Após bastante tempo que surgiu uma oportunidade na televisão e ela de fato entrou na música. Ainda antes de trabalhar com música, ocorreu um grande abalo na sua vida: Sua filha Dilma foi sequestrada. Elza foi enganada, e deixou a menina com um casal, que recebia dinheiro para tomar conta dela enquanto trabalhava. Com o tempo, estabelecera amizade e confiança, e um dia o casal sumiu com a criança, o que a deixou desesperada. Após muitos anos de buscas, a reencontrou. Porém, seguiu em seu propósito de vida, que era cantar. Aos 32 anos, já atuando como cantora, após outros relacionamentos, conheceu o jogador de futebol Garrincha. Ela sofreu preconceito com esse relacionamento, por ser uma cantora de início de carreira se envolvendo com um jogador de futebol que havia se divorciado. Isso causou a fúria da sociedade, e ela era xingada, ameaçada de morte, sua casa era alvejada por ovos e tomates, tudo porque seu namorado quis se divorciar da esposa e todos a acusavam de ter acabado com o casamento de Garrincha. Em 13 abril de 1969 mais uma dura perda: sua mãe morreu num acidente de carro em que Garrincha, ela e a filha Sara também saíram machucados. Garrincha, que estava alcoolizado, dirigia um Galaxie pela Rodovia Presidente Dutra quando foi fechado por um caminhão que entrava em baixa velocidade na pista. Todos se machucaram sem gravidade, mas Dona Josefa morreu na hora (foi arremessada para fora do carro). Ela e Garrincha foram casados por 16 anos, de 1968 a 1982. O divórcio ocorreu a diversas crises conjugais e brigas violentas por causa do alcoolismo de Garrincha e de seus ciúmes. Os amigos de seu marido não aceitavam ela como esposa, e a xingavam de bruxa, que queria controlar o marido, pois ela rodava os bares pedindo para ninguém dar bebida alcoólica ao marido. O casal teve apenas um filho, um menino, nascido em 1976, que o jogador queria tanto, pois só teve filhas mulheres com a outra esposa. O garoto recebeu o mesmo nome de seu pai, Manoel Francisco dos Santos Filho, sendo apelidado de Garrinchinha. Em 1983 Garrincha morreu de cirrose, o que a fez ficar arrasada, mesmo já estando separada dele. Em 11 de janeiro de 1986, outra tragédia em sua vida: Seu filho morreu em um acidente de carro aos 9 anos de idade, ao voltar da primeira visita que fez à terra do pai, no distrito de Pau Grande, em Magé. Chovia muito, e o motorista do carro perdeu o controle, a porta do carro se abriu e o menino foi arremessado para dentro do Rio Imbariê, na Rodovia Rio-Teresópolis. Ela ficou derrotada com a perda desse filho, tentou o suicídio, felizmente sem sucesso, e decidiu sair do  Brasil, morando fora por alguns anos, fazendo turnês pela Europa e EUA. Depois de muitos anos investigando onde sua filha estava, ao voltar ao Brasil descobriu seu paradeiro, o que foi um recomeço em sua vida. Ela já estava formada, tinha boa educação e uma vida estruturada, e a aceitou como mãe ao longo do tempo. Apesar de tantas atribulações, é conhecida na mídia por sempre aparecer feliz e cantando, sorrindo, o que mostra um exemplo de vitória para quem passa por dificuldades como ela passou. Teve oito filhos: Seus dois primeiros filhos, ambos meninos, que faleceram recém nascidos, e posteriormente teve João Carlos, Gerson, Gilson, Dilma, Sara e Manoel Francisco (Garrinchinha). Em 26 de julho de 2015, perdeu seu quinto filho, Gilson, de 59 anos de idade, vítima de complicações de uma infecção urinária. O fato a abalou muito, e comoveu o Brasil. Reportamo-nos sobre ELZA DA CONCEIÇÃO SOARES, 80 anos, nasceu em 23/06/1937*, na cidade de Rio de Janeiro/RJ e está em atividade até o presente momento. Gravou 33 discos entre 1960/2015 e 06 coletâneas entre 1978/2009. Dotes artísticos: Cantora e compositora. Gênero: Samba, MPB, Bossa Nova, Sambalanço, Sambjazz, Samba Rock, Samba Enredo e Art Rock. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elza_Soares.
*NOTAS: Elza Soares não revela a idade certa. (Ela disse hoje 5 de junho de 2017, no programa de entrevistas de Pedro Bial, na Rede Globo, que ela nasceu em 1930.) Algumas fontes, como o Dicionário Cravo Albin da MPB, atribuem o ano de nascimento como sendo 1937. Outras fontes, como o portal Brasileiros afirmam que em 23 de junho de 2015, Elza completou 85 anos, sendo, portanto, de 1930.

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

Barquinho (Poesia de Rosângela Trajano).

Navega meu barquinho
Nesse mar sem fim
Navega meu barquinho
Dentro de mim.


Vai navegando bem devagar
Devagarzinho
Não te assustes com as ondas do mar
Devagarzinho...

Lá vai meu barquinho
Procurando tesouro
Sorriso e carinho
Os sonhos de ouro.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos imigrantes, agentes de combate às drogas e aos metrologistas.
QUEM canta...
"Se acaso você chegasse / No meu chateau e encontrasse / Aquela mulher que você gostou / Será que tinha coragem / De trocar nossa amizade / Por ela que já lhe abandonou? ...". ("Se Acaso Você Chegasse" – Composição: Lupicínio Rodrigues e Felisberto Martins. Canta: Elza Soares.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

DC - Coluna de Notícias 775. (Anexo slide: A marca).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 775 (geral) e 27ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, quinta-feira, 22 de junho de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 23ª/52, dias: 173/365 e faltam 192 dias para o final do ano.

"Causo democrático!"

"Tira teima, tira Temer / Aécio jogou na lama / Tira teima, tira Temer / Patrimônio do avô / Tira teima, tira Temer / O Brasil é um vulcão / Quando entra em erupção / Tira teima, tira Temer / Cospe larvas de ladrão / Tira teima, tira Temer / Qual será a solução / Tira Temer! / Nova eleição. Tira teima, Tira Temer (3/3). Por Mané Beradeiro, em 19/05/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Considero o Centro Integrado Diran Amaral a melhor ideia de Rosalba Ciarlini então governadora para a cidade de Mossoró, precisamente a transferência da Central do Cidadão que depois disso vem caindo sua qualidade no atendimento. Não só a central como também o Terminal Rodoviário e DETRAN que integram o centro, passam por dificuldades em relação a falta de pessoal para atendimento em todos os setores quanto a decadência da estrutura física. A sujeira reina na ala de espera para passageiros, os banheiros igualmente sujos e ás escuras. É um breu durante a noite e pondo em risco as vidas dos poucos usuários e trabalhadores nas poucas stands de agências de transportes, além de profissionais de táxis que lá dão plantão. O pátio reservado ao estacionamento só sabe-se que existe quem for durante o dia, pois, a noite ninguém ver de tão escuro. A Central Cidadão de Mossoró ao invés de crescer tá ficando pequena, inicialmente era bem organizada mesmo num espaço minúsculo considerando a grande movimentação, hoje, tem espaço grande e muito bom mas descresse na qualidade de atendimento, por falta de pessoa repito, outrora funcionava de segunda a sábado de 07 às 19 horas, depois reduziram horário de 07 às 17h30min durante a semana e aos sábados de 07 às 13 horas, a pedidos dos servidores alegando falta de segurança dada a escuridão. Finalizando meu raciocínio, hoje a Central do Cidadão funciona de segunda-feira a sexta de 07 as 13 horas. Boa leitura nobre leitor/a.

 

CORREIOS LANÇAM "CAIXA INTELIGENTE" PARA CONDOMÍNIOS SEM PORTEIRO. Os Correios lançaram um serviço para facilitar as entregas em condomínios sem portaria. Trata-se de uma 'caixa inteligente', que devem ser instaladas pelos condomínios. "É uma solução que ainda não existe no Brasil e os Correios estão implantando de forma inovadora, para garantir que nossos clientes recebam suas encomendas em casa, de forma simples e com maior comodidade", disse o presidente dos Correios, Guilherme Campos, afirmou que o projeto atende a uma demanda da população por mais alternativas de entrega.

Com novas caixas, o carteiro faz sua identificação no equipamento por meio de uma chave eletrônica e informa para qual apartamento é a encomenda. Ao chegar em casa o morador usa sua chave eletrônica para acessar a caixa e retirar a encomenda.

O serviço deve começar a funcionar em alguns bairros de São Paulo e Porto Alegre e na cidade de Curitiba. Os condomínios interessados terão que procurar um fornecedor credenciado pelos Correios para a instalação da caixa. O início do serviço depende da fabricação dos equipamentos pelos fornecedores interessados. Os Correios não souberam estimar o valor da caixa, já que ela será vendida pelos fornecedores cadastrados. FONTE: G1 - 21/06/2017.

 

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Nosso professor, poeta, promotor cultura e agora escritor, está anunciando mais um festival dentro do MCJ. Vejam!

XVII FESTIVAL DE REPENTISTAS DO NORDESTE NO CIDADE JUNINA - Vamos realizar mais um Festival de Repentistas, dos melhores. Vai começar às 19 horas, do dia 23/06/2017 (sexta-feira) no Memorial da Resistência, no Corredor Cultural, Vejam o elenco de duplas:

Hipólito Moura / João Lourenço;

Antônio Lisboa / Edmilson Ferreira;

Raulino Silva / Chico de Assis;

Antônio Calixto / Raimundo Lira;

Josival Viana / Aldaci de França;

Raimundo Sobrinho / Damião da Silva.

Das duplas acima, quatro devem cantar competindo e duas sem competir, mas também igualmente desenvolvendo quatro formas poéticas da CANTORIA. Teremos outras atrações especiais, para colaborar com o brilhantismo do Festival.

Agradeço a Prefeitura Municipal de Mossoró, por mais uma vez confiar a mim, a coordenação do Projeto. Grato a Prefeita Rosalba Ciarlini e ao Secretário de Cultura, Eduardo Falcão. Aldaci de França - Poeta Repentista e coordenador do evento.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (554)Queridos amigos da turma de musicoterapia eu, Hulda Nunes, estou me sentindo só e com muitas saudades de todos vocês; por isso estou cobrando uma promessa que vocês me fizeram de virem me visitar. Me sentirei grandemente honrada em poder contar com a presença de vocês. Todos ficarão na minha casa e ainda convidarei uns músicos top de linha para recepcionar vocês, também não vai faltar comida e dormida pra todos vocês e tudo 0800. Por favor atenda o convite dessa idosa que ama muito vocês beijos. Aguardo resposta e também o mês e desse nosso encontro. Hulda Nunes, via Facebook, em 07/06/2017.

 

FIQUE SABENDO... "Partidos querem fundo eleitoral de R$ 3,5 bi". Agência Estado. (Fonte: Base de dados do Blog Iram de Oliveira – iramdeoliveira.blogspot.coml.br).

O objetivo é acelerar a tramitação para que a matéria passe a valer já para a eleição de 2018.

Presidentes de sete partidos – PMDB, PSDB, DEM, PSB, PP, PR e PSD fecharam um acordo para tentar aprovar a criação de um fundo eleitoral até setembro deste ano. O objetivo é acelerar a tramitação para que a matéria passe a valer já para a eleição de 2018. Com uma estimativa inicial de R$ 3,5 bilhões, o fundo terá como parâmetro 50% dos gastos das campanhas de 2014 para presidente da República, governador, senador e deputados.

A proposta, que já está sendo elaborada pelo presidente do PMDB e líder do governo, Romero Jucá (RR), deverá ser apresentada na próxima semana e votada em caráter de urgência no Senado. O entendimento dos dirigentes partidários é de que a Casa terá mais facilidade para costurar um acordo pela aprovação do texto. A Câmara analisaria o texto em seguida.

Pelo acordo entre os dirigentes das siglas, o fundo eleitoral será constituído em anos eleitorais e composto por uma parte do Orçamento geral da União e também de emendas parlamentares. Metade do "fundão" seria dividida igualmente para os 35 partidos com registro; e outra parte seria dividida proporcionalmente ao tamanho das bancadas das siglas na Câmara e no Senado um ano antes da eleição.

Participaram do encontro nesta quarta-feira, 21, Jucá, o ministro das Comunicações, Gilberto Kassab, presidente do PSD; o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP; Tasso Jereissati (CE), presidente interino do PSDB, senador José Agripino Maia (RN), presidente do DEM; Carlos Siqueira, presidente do PSB, e o senador suplente Antônio Carlos Rodrigues, presidente do PR.

 

PANO RÁPIDO:

DIA MUNDIAL DE COMBATE À DESERTIFICAÇÃO E À SECA. No dia 17 de junho comemoramos o Dia Mundial de Combate à desertificação e à Seca, data escolhida pela Assembleia-Geral da ONU em 1994. Foi nessa data também, que a Convenção sobre a Luta contra a Desertificação foi aprovada. Por esses e por outros motivos, essa é a data oportuna para promovermos a sensibilização da opinião pública sobre a necessidade de fomentar a cooperação internacional no combate à desertificação e aos efeitos da seca.

Desertificação é a perda da capacidade de renovação biológica das zonas áridas, semiáridas e subúmidas. Este é um dos processos que mais seriamente ameaçam a humanidade, caracterizando um problema mundial que atinge, pelo menos, um quinto da população do planeta ao longo de mais de cem países, causando imensas repercussões.

De acordo com as tendências atuais, e se não tomarmos nenhuma atitude a respeito, em 2020, cerca de 60 milhões de pessoas terão partido das zonas da África subsaariana para o norte da África e para a Europa. Em termos mundiais, 135 milhões de indivíduos correm o risco de ter de se deslocar de sua zona de origem para outra em melhores condições.

A proteção e a regeneração das zonas áridas permitem diversos avanços: a segurança alimentar é reforçada; possibilita uma luta efetiva contra as alterações climáticas; além de ajudar as pessoas que vivem nessas zonas a tomar o seu futuro nas mãos. Com isso, aceleramos os progressos no sentido de cumprir os objetivos de desenvolvimento mundial. Neste Dia, reafirmemos a nossa determinação de combater a desertificação e a degradação dos solos e de atenuar os efeitos da seca e reconheçamos que cuidar dos nossos solos significa cuidar de toda a vida na Terra. FONTE: Iproweb.procempa.com.br.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 18: Nazareno Santos – Radio-controlista e Rosângela Trajano – Poetisa. Edgardo Carrasco – Médico, Ivonaldo Marrero – PM, Jeová Oliveira – Eletricista; Carlos Nascimento – Prpf; e Maria Leide - FUNDAC, José Maria Melo – Prof. e Nadir Reis – FUNDAC (19); Carlos Nascimento – Prpf; e Maria Leide – FUNDAC (20); Maria Isabel – FUNDAC, Reinaldo Silva – Radialista e Suzana Couto – FUNDAC (21); Aquinoã Shirahata – São Paulo, Auxiliadora Paz – DETRAN/RN e Manoel Santos – FUNDAC e Riomar Mendes - UERN (22); João Batista – Comerciário (23). E dia 24: Aione Souza – Professora, Alecsandra Praxedes – A. Social, Ary Filho – Comerciário, Linaura Freire - IPERN e Daniele Silveira – Jornalista.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Amigo Hermes, boa tarde, até que enfim publicaram minha aposentadoria e de vez em quando passo a pensar em todos da Central. Como ficávamos neste movimento.  Era bom. Saudades! Zulmar Sales".Ótima companheira Z.S., esta semana voltei para render férias os amigos da DATANORTE como acontece todos os anos. Já deu pra sentir que a Central do Cidadão já não é a mesma sem você e a companheira Elzione. O mais importante é a nova vida de merecida aposentadoria e que seja bem proveitosa por mais trinta anos. Grande abraço companheira, saúde e paz.

 

MEMÓRIA:

NA EDIÇÃO Nº 724/2016 (de 12/06), tratamos do seguinte tema: Temer completa 30 dias com avaliações negativas; Manifesto contra aumento de salários de vereadores; Santino Arruda, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (506), por Williams Silva – professor; Fique sabendo... "O beijo é o termômetro da relação". Por Sabrina Passos.

HÁ 64 ANOS! – Em 20/06/1964, o início do governo de Castelo Branco, foi criado o Sistema Financeiro de Habitação, a partir da necessidade nacional de uma política de habitação, especialmente para a população de baixa renda. Tendo o Banco Nacional da Habitação (BNH) como seu órgão central, esse sistema dispunha de mecanismos econômicos que visavam estimular a aquisição da casa própria, bem como a construção de habitações de interesse social por intermédio da iniciativa privada. FONTE: Dila Reis.

Portanto, esta foi a conjuntura vivenciada no Brasil, no tocante à habitação, quando, a partir do Decreto nº 2 291 de 21 de novembro de 1986, o presidente José Sarney decretou o fechamento do Banco Nacional de Habitação. Este acabou sendo incorporado pela Caixa Econômica Federal, tornando a questão habitacional uma mera política setorial para esta instituição que não possuía qualquer tradição com relação ao tema." FONTE(S): BOTEGA, Leonardo. De Vargas a Collor: urbanização e política habitacional no Brasil. Espaço Plural, Paraná, n. 17, p. 66-72, Ano VIII. 2º semestre de 2007.

DIA: hoje é Dia do Aeroviário, Dia do Orquidófilo (que se ocupa da cultura de orquídeas) e Dia Mundial do Fusca. Amanhã (23) será Dia das Nações Unidas para o Serviço Público, Dia do Lavrador, Dia Universal Olímpico e Dia Olímpico.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um compositor, arranjador e multi-instrumentista brasileiro (toca acordeão, flauta, piano, saxofone, trompete, bombardino, escaleta, violão e diversos outros instrumentos musicais). Os sons da natureza o fascinaram desde pequeno. A partir de um cano de mamona de jerimum (abóbora), fazia um pífano e ficava tocando para os passarinhos. Ao ir para a lagoa, passava horas tocando com a água. O que sobrava de material do seu avô ferreiro, ele pendurava num varal e ficava tirando sons. Até o acordeão de 8 baixos de seu pai, de sete para oito anos, ele resolveu experimentar e não parou mais. Dessa forma, passou a tocar com seu irmão mais velho José Neto, em forrós e festas de casamento, revezando-se com ele no acordeão e no pandeiro. Mudou-se para o Recife 1950, e foi para a Rádio Tamandaré. De lá, logo foi convidado, com a ajuda de Sivuca (acordeonista conhecido), para integrar a Rádio Jornal do Commercio, onde José Neto já estava. Formaram o trio O Mundo Pegando Fogo e, segundo nosso homenageado, ele e seu irmão estavam apenas começando a tocar acordeão, ou seja, eles só tocavam o acordeão de 8 baixos até então. Porém, por não querer tocar pandeiro e sim acordeão, foi mandado para a Rádio Difusora de Caruaru, como refugo, pelo diretor da Rádio Jornal do Commercio, o qual disse-lhe que "não dava para a música". Ficou nessa rádio em torno de três anos. Quando Sivuca passou por lá, fez muitos elogios sobre ele ao diretor dessa rádio, o Luís Torres, e por conta disso, logo voltou para a Rádio Jornal do Commercio, em Pernambuco, ganhando o que havia perdido, a convite da mesma pessoa que o tinha mandado embora. Em 1954, casou-se com Ilza da Silva, com quem viveu 46 anos e descobriu o piano, a partir de um convite do guitarrista Heraldo do Monte, para tocar na Boate Delfim Verde. Dali, foi para João Pessoa, onde ficou quase um ano tocando na Orquestra Tabajara, do maestro Gomes. Em 1958, mudou-se para o Rio de Janeiro para tocar acordeão no Regional de Pernambuco do Pandeiro (na Rádio Mauá) e, em seguida, piano no conjunto e na boate do violinista Fafá Lemos e, em seguida, no conjunto do Maestro Copinha (flautista e saxofonista), no Hotel Excelsior. Durante muitos anos em que viveu no Rio de Janeiro, morou no Bairro Jabour, na zona oeste da cidade. O documentário "Hermeto Campeão", realizado em 1981 pelo cineasta húngaro-brasileiro Thomas Farkas, foi filmado na residência do músico no Bairro Jabour, local de onde saiu apenas quando mudou-se para  Curitiba. GRUPOS E CARREIRA NOS EUA: Atraído pelo mercado de trabalho, transferiu-se para São Paulo em 1961. Depois de um tempo formou o grupo Som Quatro, juntamente a Papudinho no trompete, Edilson na bateria e Azeitona no baixo. Nesse período passou a dedicar-se mais aos instrumentos de sopro, sobretudo a flauta. Com este grupo gravou um LP. Em seguida integrou o Sambrasa Trio, com Cleiber no baixo e Airto Moreira na bateria. No disco do Sambrasa ele registrou uma composição sua intitulada Coalhada. Com o florescimento dos programas musicais de TV nasceu o Quarteto Novo, em 1966, com Hermeto no piano eflauta, Heraldo do Monte na viola e guitarra, Théo de Barros no baixo e violão e Airto Moreira na bateria e percussão. O grupo inovou com sua sonoridade refinada e riqueza harmônica, participando de grandes festivais de música e programas da TV Record, onde acompanharam Edu Lobo na vitoriosa canção Ponteio, no Terceiro Festival de Música Popular Brasileira. Além disso, ganhou vários prêmios como arranjador. No ano seguinte gravou o LP Quarteto Novo, pela Odeon, em que registrou suas composições O Ovo e Canto Geral, com Geraldo Vandré. Em 1969, a convite de Flora Purim e Airto Moreira, viajou para os Estados Unidos e gravou com eles dois LPs, atuando como compositor, arranjador e instrumentista. Nesta época conheceu Miles Davis e gravou com ele duas músicas: Nem Um Talvez s Igrejinha.

Desde o lançamento do clássico Slaves Mass em 1976, Hermeto começou a ter projeção internacional. Com o nome já reconhecido pelo talento, pela qualidade e por sua criatividade, tornou-se, juntamente com seu grupo, a atração de diversos eventos, como o I Festival Internacional de Jazz, em 1978, em São Paulo, contando com a participação de Chick Corea, John McLaughlin, e Stan Getz, que fizeram questão de dar uma "canja" com o grupo. No ano seguinte participou do Festival de Montreaux, na Suíça, onde seu trabalho com o grupo foi ovacionado, resultando em um álbum duplo Hermeto Pascoal Montreux ao vivo, com participação do músico Nivaldo Ornellas. O único defeito neste referido álbum duplo foi que as músicas foram severamente editadas, devido ao limitado tempo do vinil. Contudo, a apresentação do músico foi fabulosa, gerando o melhor disco ao vivo gravado por um artista brasileiro. Inclusive, a respeito desta mesma apresentação, o "bruxo dos sons", como é chamado, salvou a apresentação da cantora Elis Regina, que se apresentou após Hermeto, e era tida como uma das promessas do Festival. A dupla se uniu no palco para a execução de clássicos como Rebento e Águas de Março, só com piano e voz. A tensão entre os dois acabou por gerar um momento único na história da música, já que a "jam session" foi considerada melhor que o show completo da cantora. O evento foi registrado para a posteridade no disco Elis Regina - Montreux Jazz Festival 1979, lançado em 1982, após a morte da cantora. Seguiu para o Japão, onde se apresentou com o grupo no festival Live Under the Sky, com a participação de Sadao Watanabe. Em 1979 Hermeto e grupo participam de uma tournê pela Argentina (teatro Nacional e estádio "Obras sanitárias") e sul do Brasil, juntamente com Dizzy Gillespie. Tocou em vários festivais no Brasil, como no festival de verão do Guarujá no início de 1980. Em março desse mesmo ano, os músicos Cacau de Queiroz e Nenê deixam o grupo e Hermeto renova sua formação; entram Marcio Bahia e Carlos Malta. Lançou o Cérebro Magnético em 1981 e multiplica suas apresentações pela Europa. Reportamo-nos sobre HERMETO PASCOAL, 81 anos, nasceu em 22/06/1936, na cidade de Lagoa da Canoa ou Olho d'Água Grande no Estado de Alagoas e está em atividade até o presente momento. Gravou 24 discos entre 1965 e 2010. Dotes artísticos: Compositor, sanfona, escaleta, piano, clavinete, violão, contrabaixo, pífano, flauta, saxofone, bombardino, trompete, pé-de-bode, percussão e objetos. Gênero: Samba, Jazz, Forró e Word Music. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hermeto_Pascoal.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

 

A Porta (Poesia de Rosângela Trajano).

 

A porta bate

A porta abre

A porta fecha.

 

A porta bate

Na porta

Alguém bate

Toc, toc, toc...

 

Coitada da porta

Leva tanta pancada

Bate na porta

A porta bate.

 

A porta não abre

Perdi as chaves

Alguém bate

Na porta

Toc, toc, toc...

 

Espere

Toc, toc, toc...

Sozinha

A porta se abriu!

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos aeroviários, aos orquidófilos, colecionadores de fuscas, as nações unidas, lavradores e olímpicos universais.

QUEM canta...

"Lembra de mim / Dos beijos que escrevi nos muros a giz / Os mais bonitos continuam por lá / Documentando que alguém foi feliz...". ("Lembra de Mim" – Composição: Ivan Lins. Canta: I.L.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.