quarta-feira, 5 de abril de 2017

DC - Coluna de Notícias 763. (Anexo slide: Amo pessoas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 763 (geral) e 15ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 05 de abril de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 14ª/52, dias: 95º/365 e faltam 270 para o final do ano).

"Causo democrático!"

"A lágrima é a palavra líquida / O cheiro é a cor invisível / O peso é a saudade acumulada / A beleza é o vestido de chita / O ódio é a diarreia da alma / O sorriso é a flor dos lábios / A amizade é a bengala da vida". CONCEITOS – Francisco Martins, em 04/03/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Essa edição está muito voltada par a questão da reforma da previdência, na verdade seria "deforma" da previdência pretendida pelo maluco de Temer(oso) em favor dos que lhe favoreceram suas eleições – e de muitos que estão no poder. Tudo que pensamos em REFORMAR é para melhorar nosso bem estar, melhorar a qualidade das coisas materiais e de vida. Alguém de juízo sadio jamais irá fazer um ação arruinando sua vida, o Temer quer arruinar a vida dos brasileiros mas não mexe na sua aposentadoria adquirida com pouco mais de cinquenta anos. Nós brasileiros e brasileiras, adultos, jovens, estudantes, trabalhadores ativos e aposentados precisamos estar juntos para barrar esses pacotes de maldades que vai de encontros dos direitos adquiridos alongo dos tempos e a duras –penas. Um verdadeiro levante se move contra tudo isso, são entidades se organizando, mobilizando e chamando para o debate e o embate para dizer que não aceitamos esses retrocessos. Todos e todas presentes ao debate público com o ex-ministro Carlos Gabas que acontecerá no Hotel Villa Oestes nesta sexta-feira (07) a partir das 09h. No próximo dia 20 (quinta-feira) no auditório da OAB/Mossoró outro debate promovido pelo Fórum Permanente em Defesa da Previdência e Cidadania com a Drª. Rivânia Moura – Especialista em Previdência Social e Professora da UERN. E no dia 28 a grande PARADA NACIONAL GERAL promovida pelas centrais sindicais, ocasião em que haverá manifestações nas capitais e principais cidades dos estados brasileiros. Vamos todos juntos e misturados como se diz no ditado moderno e a velha canção... "Você também é Responsável"! Boa leitura nobre leitor/a!

 

LEGALCLOUD: CALCULADORA DE PRAZOS PASSA A CONTABILIZAR SUSPENSÕES PROCESSUAIS.A calculadora de prazos processuais tem uma nova funcionalidade: agora é possível fazer simulações de prazo considerando variáveis dos tribunais e suspensões gerais das cortes. A ferramenta é desenvolvida pela LegalCloud.

A nova funcionalidade, que está no pacote gratuito da ferramenta e foi lançada na última quinta-feira (30/3), abrange todos os tribunais de Justiça, além das cortes regionais do Trabalho e federais. O aplicativo diferencia suspensões de 1ª e 2ª instâncias e, nos tribunais regionais, as das seções.

A ferramenta considera suspensões que estejam em documentos oficiais, por exemplo, indisponibilidade do sistema de peticionamento eletrônico, datas comemorativas, feriados, pontos facultativos, encerramento antecipado de expediente. Já interrupções exclusivas da causa não são contabilizadas.

Segundo a LegalCloud, as mudanças na estrutura da ferramenta permitem que, em um futuro próximo, sejam adicionadas suspensões municipais, a dinâmica dos tribunais superiores e novas variáveis de controle para todas as cortes. FONTE: www.conjur.com.br/.

 

FRENTE POPULAR BRASIL E FÁTIMA BEZERA (PT)) PROVEM DEBATE SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA.Na próxima sexta-feira, 07, o ex-ministro da Previdência do Governo Dilma Rouseff, Carlos Gabas, estará em Mossoró para um debate sobre a reforma da previdência. A atividade está prevista para começar às 09h da manhã, no Hotel Vila Oeste. O evento é organizado pela Frente Brasil Popular e Fórum em Defesa da Previdência e da Cidadania.

O debate tem como objetivo trazer informações e esclarecer para a população os efeitos danosos da reforma da previdência proposta pelo Governo golpista de Michel Temer (PMDB).

O ex-ministro fala que a reforma de Temer trará enormes prejuízos para a classe trabalhadora e ataca fortemente as mulheres: "Você não pode igualar dessa maneira o tempo de contribuição e idade de mulheres e homens. Nós não temos uma sociedade igual. Vamos dar um exemplo: uma mulher que tiver 44 anos e tenha começado a trabalhar aos 15, está com 29 anos de trabalho, falta um para se aposentar. Ela vai ter de trabalhar mais 16 anos. Isso é cruel".

Carlos Gabas acrescenta que "a maldade não é só contra as mulheres. Se você observar, a nova regra prevê aposentadoria só aos 65 anos de idade. Tem de ter 25 de contribuição. Mas ela mexe no cálculo da aposentadoria. Não é mais 100% do valor da média, é 51% mais um 1% a cada ano trabalhado e contribuído. Significa dizer que o trabalhador, para ter 100%, para ter sua aposentadoria integral, vai ter de trabalhar até os 65 anos e ter no mínimo 49 anos de contribuição. Isso nenhum país do mundo tem".

PARTICIPAÇÃO: A atividade vai contar além da sociedades organizadas, também, com as participações da Senadora Fátima Bezerra (PT) anfitriã do ministro, Deputada federal Zenaide Maia (PR) e o Deputado estadual Fernando Mineiro (PT).

 

VALÉRIA BULCÃO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Mesmo de férias, a nossa convocada para a série não pára se quer, para comemorar seu aniversário (03/04) e nos manda o seguinte: "Bispos do RN vão a Brasília discutir projeto do Rio São Francisco e reforma da Previdência", leiam!

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz, e o bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, viajam a Brasília, nesta semana, onde vão ter encontros com deputados, senadores, ministros e com a presidência da CNBB.

Na quarta-feira, 5, pela manhã, os três bispos vão participar de uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, e com deputados federais e senadores dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. A pauta da audiência será o projeto de integração do Rio São Francisco. Esse encontro é fruto de uma reunião, envolvendo representantes de várias instituições, realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, no último dia 23 de março, que discutiu formas de mobilização reivindicando que as bacias dos rios Apodi e Piranhas-Açu também recebam águas do São Francisco.

Após a audiência, os bispos se reunirão com a bancada federal do Rio Grande do Norte, para tratar da PEC 287/2016, sobre a reforma da Previdência. Na ocasião, será entregue aos deputados federais e senadores uma nota, em nome dos bispos, contando, também com a assinatura dos padres das três dioceses potiguares. A mesma nota, que incentiva os cristãos a se mobilizarem contra à proposta da Reforma da Previdência, será lida nas missas do Domingo de Ramos, dia 9 de abril, em todas as paróquias do Estado. Valéria Bulcão – Jornalista e Assessora de Comunicação da Diocese/Mossoró-RN.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (543)A sociedade de psicólogos está com a campanha: CRIANÇA NÃO NAMORA. A Criança se relaciona com os amiguinhos e eles são simplesmente amigos. Amizade é o nome. Insistir em namoro na infância é adultizar as crianças, incentivar a erotização precoce. A indústria de brinquedos, roupas e cosméticos já investe tanto na adultização infantil! Não vamos fazer o mesmo. Não é engraçadinho incentivar beijinhos de namoro ou declarações de amor entre as crianças. É nosso papel separar o mundo adulto do mundo infantil. Misturar os dois mundos é cair no erro da erotização precoce. A infância precisa de proteção e não de adultos que afastam a criança daquilo que é próprio pra idade dela. Ajudem-nos a conscientizar os pais e responsáveis! Sidneia Reis, via facebook, em 04/04/2017.

 

FIQUE SABENDO... "03 de Abril – Dia do Atuário". Postado por O Dia a História Datas, em 03/04/2015. FONTE: o-dia-a-historia.blogspot.com.br.

A atuária como técnica especializada indispensável ao êxito das organizações de Previdência Social.

O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.

O INSTITUTO BRASILEIRO DE ATUÁRIA - IBA, é uma sociedade civil sem fins lucrativos que tem por objetivos: incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica, financeira e biométrica, em todos os seus aspectos e aplicações; colaborar com as instituições de seguro, saúde e capitalização, Previdência Social e Complementar, organizações bancárias e congêneres; e, cooperar com o Estado, no campo de atuação do profissional de atuária e na implementação da técnica atuarial.

OS PRIMÓRDIOS DO IBA - Evolução da Atuária ANO:

1941 - Surge a 1ª publicação oficial de textos atuariais no Brasil, em decorrência do Decreto Lei que instituiu a Atuaria no então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Essa 1ª publicação oficial surgiu no início de 1941, com o nome de "Revista Brasileira de Atuária", sendo prefaciada da seguinte forma pelo então Presidente da República do Brasil, o Exmo.Sr. Getúlio Vargas: "A atuária como técnica especializada indispensável ao êxito das organizações de Previdência Social é, geralmente, pouco conhecida pelo público que colhe os benefícios de sua aplicação.

É, pois, digna de aplausos a iniciativa da publicação da "Revista Brasileira de Atuária", que tem por objetivo, no nosso país e no estrangeiro, a vulgarização dos elementos fundamentais dessa ciência, e de louvores o esclarecido esforço de seus paladinos, colaboradores do bem estar social no Brasil". Petrópolis,24 de março de 1941. Getúlio Vargas.

ANO 1944 - A partir do entusiasmo originado com as publicações da Revista Brasileira de Atuária, os pesquisadores e matemáticos envolvidos com os temas e os trabalhos de natureza atuarial resolvem, com o objetivo maior de ampliar o campo das pesquisas atuariais, fundar o Instituto Brasileiro de Atuária - IBA, conforme Ata de Constituição, de 14 de setembro de 1944 e publicada no DOU de 09 de dezembro de 1944 - Seção I - páginas 20729 a 20731, retratando reunião realizada às 16 horas, do referido dia, no auditório do Edifício Sede do Instituto de Resseguros do Brasil - IRB, situado à Rua Marechal Câmara, 159 - Centro - Rio de Janeiro - RJ. Essa reunião foi aberta pelo Engº. Civil João Carlos Vidal, então Presidente do IRB, entidade que se tornaria Sócio Benemérito nº 1 pelo relevante apoio à criação do IBA, e presidida pelo Prof. Abrahão Izecksohn e nela foi designado, por aclamação, o Prof. Lino Leal de Sá para ser o 1º Presidente do IBA.

Objetivos - São objetivos do IBA incentivar e proporcionar a pesquisa, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da ciência e da tecnologia dos fatos aleatórios de natureza econômica, financeira e biométrica, em todos os seus aspectos e aplicações; colaborar com as instituições de seguro, saúde e capitalização, Previdência Social e Complementar, organizações bancárias e congêneres; e, cooperar com o Estado, no campo de atuação do profissional de atuária e na implementação da técnica atuarial.

Para que isso seja possível, o IBA conta com várias comissões de trabalho que se reúnem, periodicamente, na sua sede, para discutir questões técnicas e auxiliar na tomada de decisões. Entre as comissões estão as de saúde, de educação, entidades fechadas de Previdência Complementar e a Internacional.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PB: O IFPB – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 21 (vinte e uma) VAGAS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO, inscrições até o dia 10/04/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 2.174,89. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PE: A Prefeitura de Quixaba/PE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 29 (vinte e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 07/04/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

************MEMÓRIA************

Na edição nº 716/2016 (de 31/03), tratamos do seguinte tema: Danos morais: empregado é impedido de trabalhar durante aviso prévio; Interrompendo a caça às baleias; Valéria Bulcão, repórter por uma edição; Bronca do leitor, por Rogério Dias; Fique sabendo... "Faltou um pedido de desculpa". FONTE: Rubens Coelho - Jornalista.

Em 04/04/1968, MARTIN LHUTER KING JR era assassinado. Foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direito civis dos negros nos Estado Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.Há 49 anos. Registo do Túnel do tempo!

 

**********PANO RÁPIDO**********

= OAB CONVIDA. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Mossoró CONVIDA TODOS OS EUS MEMBROS, advogados e advogadas a participarem e se fazerem presentes à palestra com o ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas, que estará em Mossoró no dia 07 de abril, às 9h00 no Hotel Villa Oeste para um debate sobre a reforma da previdência. O evento é organizado pela Frente Brasil Popular com o apoio da Senadora Fátima Bezerra (PT/RN) e Fórum em Defesa da Previdência e da Cidadania que atualmente reúne representações de várias entidades entre elas: a OAB Mossoró, Diocese de Mossoró, Direção Regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN), Direção Regional do Sindicato dos Servidores da Administração Direta e Indireta (SINAI/RN), Associação dos Ministros Evangélicos (AMÉM), Frente Brasil Popular (FBP) e representantes da política legislativa local e estadual (mandatos da vereadora Isolda Dantas e do Deputado Mineiro). OBJETVIVO: O debate tem como objetivo trazer informações e esclarecer para a população os efeitos danosos da reforma da previdência proposta pelo Governo. O ex-ministro falará sobre os enormes prejuízos destas novas regras em vários aspectos e ressalta os prejuízos especialmente para as mulheres. FONTE: oabmossoro.org.br/.

= HÁ 89 ANOS! Celina Guimarães Viana (Natal, 15/11/1890 - Belo Horizonte, 11/07/1972), foi uma professora brasileira. A primeira eleitora do Brasil, ao votar em 05/04/1928 na cidade de Mossoró/RN. No prédio da União Caixeiral onde funciona a Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte. FONTE: https://pt.wikipedia.org.

 

**********REGISTROS**********

- AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 02: Benilson Silva – Radialista, Elias Alves – FJA, Marileide Matias - Facebook e Niécio Roldão – Adv. Lázaro Fabrício – SESC e Valéria Bulcão – Jornalista (03); Fátima Câmara – DETRAN, Mariza Pinto – UERN, Mariza Pinto – Profª. e Michelle Fonseca – Jornalista (04); Carlos Mendes – P. Civil; Ciro Ney – Jornalista, Elisângela Cordeiro – Sobrinha e Tony Filho – Radialista (05); Luiz Moura – Prof. e músico (06); Valdomiro Morais – Prof. (07);. E dia 08: José Carlos Fernandes – DATANORTE, Josiene Nolasco - FUNDAC e Nilson Bezerra – DATANORTE.

- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Camarada Hermes, Bom dia! Seguinte: até quando vamos continuar com esta agonia para recebermos o nosso dinheiro? Estamos vivendo uma verdadeira pindaíba. Estamos nas trevas, acho que você entende. Estou prestes a me aposentar, pois, pelo o que estou ganhando vou perder pelos menos 30/% do meu mísero salário. Como é que fica a minha situação? Vou passar fome, deixar de me alimentar e outras coisitas mais. Entrego nas mãos de DEUS. Estou de precisando de uma boa orientação, por isso recorro a você. Estou neste telefone 3315-2093 (pela manhã) ou celular (9.8629-3824). Valeu! Desde já agradeço, do amigo Carlos Santos (UERN)". – Camarada C.S., sei que sua labuta inicial foi pelo regime CeLesTista e hoje no regime estatuário. Vá ao INSS fazer um simulado e tomar orientação de como agregar o tempo do Regime Geral para o Regime Próprio (estadual). Após contabilizar esse tempo de contribuição você verá se compensa. Acho que não! O bom mesmo em engrossar a luta contra a deforma de previdência do Temeroso!

- DO MUNDO ARTÍSTICO. É um cantor brasileiro e filho primogênito do também cantor Wilson Simonal, foi criado em São Paulo. Seu primeiro trabalho musical ocorreu aos seis anos de idade, quando gravou a voz do Cebolinha em um disco da Turma da Mônica. Chegou a cursar Direito, abandonando a faculdade no último semestre. Após realizar cursos de música, integrou, mais tarde, a banda Zé Pretinho de Jorge Ben Jor e criou a banda Suíte Combo nos anos 80, juntamente com João Marcelo Bôscoli.  Nos anos 90, dedicou-se à produção de eventos musicais, como Free Jazz Festival (de 1991 a 1994) e Hollywood Rock (em 1993 e 1994).  Também compôs jingles e trilhas para alguns dos maiores anunciantes brasileiros. Em 2000, foi convidado para ser diretor artístico da Trama e, neste mesmo ano, lançou o álbum Volume 2, quase no mesmo período em que seu irmão, Max de Castro, gravou seu primeiro CD Samba Raro. Em 2005, a convite da MTV Brasil, lançou o DVD MTV Apresenta Simoninha Canta Jorge Ben Jor, onde fez novos arranjos para as canções de Jorge Ben Jor. Participaram do DVD  Paula Lima, Rappin' Hood, Tony Garrida, Max de Castro e Marco Mattoli (Clube do Balanço). Em 1998, lançou o álbum Melhor, produzido por Max de Castro  e com a participação de Seu Jorge (em "Ela É Brsileira") e  Cláudio Zoli ((em "Eu Sei que Você Vai me Entender" e "Sossega"). Em agosto de 2009, ao lado de Max de Castro, concebeu e comandou o show Baile do Simonal que reuniu, em torno do cancioneiro de seu pai, cantores como Caetano Veloso, Ed Motta, Seu Jorge, Maria Rita, Samuel Rosa, entre outros. Esta apresentação aconteceu no Rio de Janeiro, foi gravada e resultou em um DVD e um CD lançados em novembro do mesmo ano pela EMI. Reportamo-nos sobre WILSON SIMONAL PUGLIESE DE CASTRO, 52 anos, mais conhecido como "SIMONINHA", nasceu em 06/04/1964 NO Rio de Janeiro/RJ. Sua discografia consta 05 discos gravados entre 2000 e 2013 e um Videografia "MTV Apresenta Simoninha Canta Jorg Ben Jor" em 2005. Dotes musical: Vocal, Soul, Pop, Samba, Samba Rock, Samba Funk e Bossa Nova. FONTE: htttp://pt.wikipedia.org/wiki/Wilson_Simoninha.

- Dia: ontem foi Dia do Livreiro Católico, Dia Nacional do Karatê e Dia Nacional do Parkinsoniano.

 

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos livreiros católicos, caratecas e agentes de combate ao parkinson.

 

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

 

Quando eu crescer. (Poesia de Rosângela Trajano).

 

Quando eu crescer

Não quero ser uma princesa

Não quero ser uma rainha

Somente Rosinha.

 

Quando eu crescer

Não vou trocar meu nome

Não vou trocar de endereço

Não vou dar às coisas um preço.

 

Quando eu crescer

Eu vou ser este desenho

Pendurado na parede

Menina dentro da rede.

QUEM canta...

"Quando será que eu vou encontrar / Paz pro meu coração / Se eu não enlouquecer de amor / Eu vou ver a minha vida acabar...". ("Agosto" – Composição: Wilson Simoninha. Canta: W.S.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário