quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

DC - Coluna de Notícias 754. (Anexo slide: Oração por nós).

 "DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 754 (geral) e 6ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, quarta-feira, 08 de fevereiro de 2017. Edição Extra - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 6ª/52, dias: 38º/365 e faltam 337 para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Eloy de Souza ouvia / Vó Didinha ensinar / A aula forte da vida / Que sedo fez soletrar / Ficando órfão da mãe / Que pouco pode amar" (3/6). A Avó da saia de merinó, 43º cordel de Mané Beradeiro, em 24/01/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
As greves de trabalhadores e servidores públicos sempre geram opiniões favoráveis e contrárias ao movimento paredista. E isso é normal e comum, agora, avaliar quem está certo ou não nessas avaliações é muito complicado. Fácil é saber o "por que" de quem está a favor ou contra, é só levantar o perfil de atividade que cada pessoa e a situação financeira pessoal. À LUTA COMPANHEIRADA! NENUM DIREITO A MENOS! Boa leitura nobre leitor/a!

SINAI INICIA CAMPANHA SALARIAL DE 2017 PELO INTERIOR DO ESTADO – As regionais do SINAI localizadas no Seridó, Alto Oeste e Médio Oeste, darão início ao ciclo de assembleias da campanha salarial de 2017.
A Regional do Seridó deu pontapé inicial neste dia 8 de fevereiro. A assembleia se deu às 8h em Currais Novos e às 10h em Caicó, na Central do Cidadão de cada município.
No dia 09/02 será a vez da Regional do Alto Oeste. A assembleia acontece a partir das 7h30, em Pau dos Ferros.
E no dia 10 vai se a vez da Regional do Médio Oeste. As assembleias também serão a partir das 7h30, em Mossoró.
A pauta conjunta das Fundações, Autarquias e Administração Direta da base do SINAI serão marcadas pelas seguintes reivindicações: reposição das perdas salariais de suas categorias, há 7 anos sem reajuste e acumuladas em 55%; Implantação dos Planos de Carreira da FUNDAC, IDIARN e JUCERN; Condições de trabalho e Concurso público.
Ao término das assembleias no interior do estado, a direção do SINAI divulgará o calendário para realização das assembleias em Natal. FONTE: www.sinairn.com.br/.

PROGRAMA ADUERN VIDA SAUDÁVEL AMPLIA QUADRO DE USUÁRIOSA ADUERN retoma a partir da próxima semana o programa ADUERN VIDA SAUDÁVEL que, à mais de 15 anos promove atividades esportivas gratuitamente para os associados do sindicato. Em 2017 o programa terá sua grade ampliada, com novas modalidades e horários para as práticas.
Diferentemente dos anos anteriores, as atividades físicas serão realizadas no período da tarde/noite e também pela manhã, com horários antes do expediente matutino na UERN. De acordo com o educador físico da ADUERN, Filipe Roberto, os novos horários permitirão que mais associados participem do ADUERN VIDA SAUDÁVEL, renovando e ampliando o quadro de usuários do programa.
Outra inovação se dá quanto às atividades oferecidas. Além das já tradicionais hidroginástica e natação infantil, a ADUERN vai oferecer treino funcional e natação para adultos. As inscrições para as modalidades podem ser realizadas durante todo o ano na secretaria do sindicato.
Membros da comunidade também podem participar, neste caso é cobrada uma mensalidade de R$ 50,00 para qualquer atividade. Todas as pessoas interessadas em se inscrever no ADUERN VIDA SAUDÁVEL devem apresentar ao sindicato um laudo médico comprovando que estão aptas a realizar as atividades físicas. Confira horários e atividades acessando o site aduern.org.brq.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Incansável Aldaci de França, grato pela colaboração e avante na luta em prol da canção popular nordestina.
Neste 10 de fevereiro de 2017, sexta-feira próxima, a partir das sete e meia da noite, vamos ter CANTORIA no "RESTAURANTE DONA CHICA COMIDA CASEIRA", no bairro Nova Vida, em frente ao Posto América, saída para Natal, com o melhor da cantoria regional, ALDACI DE FRANÇA e DAMIÃO DA SILVA. Convidamos a todo(a)s que gostam do gênero. Aldaci de França - Contatos: (84) 9949 7066, 9423 2780 ou e-mail: aldaci.medeiros,franca@bol.com.br/.

FIQUE SABENDO... "Meritocracia é uma falácia", diz Bruna Sena 1º lugar em medicina da UPS – Ribeirão Preto. Por Nadine Nascimento e Edição de Juliana Gonçalves, São Paulo 07/02/2017. FONTE: http://www.brasildefato.com.br/.
Bruna Sena estudou em escola pública, frequentou cursinho popular e conquistou a primeira colocação na Fuvest. Ela comemora o 1º lugar em medicina da USP de Ribeirão, o mais concorrido.
"A meritocracia é uma falácia. Eu consegui porque tive ajuda. Não dá para igualar as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Eu me esforcei muito, sim, mas não consegui só por causa disso, eu tive apoio. E é isso que a gente tem que dar para quem não tem oportunidade. A gente perde muitos gênios por aí, inclusive nas favelas porque não podem estudar", diz a estudante Bruna Sena, jovem negra, primeiro lugar em medicina da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto.
Estudante de escola pública, Sena alcançou a nota mais alta no curso mais concorrido do vestibular 2017 da USP. Com apenas 17 anos, a jovem superou 6,8 mil candidatos que disputaram as 90 vagas de graduação. Para comemorar o resultado em sua rede social ela passou um recado: "A casa-grande surta quando a senzala vira médica".
Em entrevista cedida ao portal Saúde Popular, Bruna diz que se considera feminista e que tem sua mãe como principal inspiração. "Ela foi a pessoa que tornou tudo isso possível. Ela nunca me pressionou e sempre me apoiou. Minha mãe cuida de mim sozinha. Ela e meu pai são separados desde quando eu tinha menos de um ano. Meu pai simplesmente me abortou. Nunca pagou pensão nem nada. Me esqueceu", diz.
Confira reprodução da entrevista na íntegra:
Como foi sua preparação para o vestibular?
Apesar de sempre ser estudiosa, só me preparei mesmo ano passado. Eu cursava o terceiro ano do ensino médio, estudava de manhã em uma escola pública. Chegava em casa dormia um pouco. Depois, no fim da tarde, estudava mais e ia para o cursinho à noite. Essa foi minha rotina o ano inteiro. O cursinho era popular, conhecido como CPM, Cursinho Popular de Medicina, que funciona dentro da faculdade de medicina. Os professores são alunos do curso. Eu devo muito a eles porque a solidariedade foi enorme. Se não fosse o cursinho acho que eu não teria passado.
Como você se sentiu com o resultado?
Eu fiquei muito surpresa de verdade. Não imaginava passar nem na primeira fase. Antes da liberação do resultado da Fuvest, que saiu dia 2, eu nem dormi. Significa muito para mim e minha família. Representatividade importa. Mostrar que a gente é capaz, que basta a gente ter oportunidades, como eu tive. O objetivo do meu post nem foi me exibir, foi para mostrar que eu posso e que outras pessoas podem também, basta ter oportunidade de estudar. Tive pessoas muito boas ao meu lado. Tanto na minha família, que me ajudou muito, como o pessoal do cursinho. Minha mãe sempre me falava "se você não passar este ano, você vai passar em outro e vai tentar até passar". Eu tive muito apoio dela. Minha mãe pagou um curso de matemática para mim, mesmo pesando no bolso dela.
Por que escolheu medicina? Já sabe que área que seguir?
Ainda não sei qual especialidade. Mas quero atender pessoas de baixa renda, que precisam de ajuda, que precisam de alguém para dar a mão e de saúde de qualidade.
Para comemorar o resultado, você usou uma frase provocativa em sua rede social: "A casa-grande surta quando a senzala vira médica". Você milita em algum movimento social feminista negro?
Eu sou feminista. Ano passado não pude militar porque estava estudando muito. Mas quero muito entrar em um movimento feminista negro. Lá na USP tem e eu quero fazer parte.
Alguém te inspirou nisso?
Minha mãe é minha inspiração. Ela foi a pessoa que tornou tudo isso possível. Ela nunca me pressionou e sempre me apoiou. Isso é muito bonito. Meus pais são separados desde quando eu tinha menos de um ano. Meu pai simplesmente me abortou. Nunca pagou pensão nem nada. Me esqueceu. Minha mãe que cuida de mim com a ajuda da nossa família. Além disso, há os professores do cursinho. Eles são heróis. Mesmo fazendo um curso que é super pesado eles estavam ali para dar aula para a gente.
Alguns comentários na redes sociais dizem que você conseguiu porque se esforçou muito e que isso basta para que todos consigam. Qual sua opinião sobre isso?
A meritocracia é uma falácia. Eu consegui porque tive ajuda. Não dá para igualar as pessoas que não tiveram as mesmas oportunidades. Eu me esforcei muito, sim, mas não consegui só por causa disso, eu tive muito apoio. E é isso que a gente tem que dá para quem não tem oportunidade. A gente perde muitos gênios por aí, inclusive nas favelas porque não podem estudar. E eu fiquei com muito medo de que minha postagem servisse de argumento para a meritocracia. E eu vi comentários que se baseavam nisso. Mas eu sabia que ia acontecer. Eu quero frisar bem que a questão importante é a oportunidade. Eu consegui porque tive oportunidade. Eu tenho visto minha história como apoio à meritocracia e fico muito triste com isso.
Como você espera ser recepcionada?
Todos os veteranos que eu conheci são muito legais. Todos me receberam muito bem. Os babacas do curso devem estar escondidos e eu só vou conhecê-los quando as aulas começarem. Provavelmente, uma minoria vai encher meu saco e eu tenho que enfrentar de cabeça erguida. Não sou eu quem vou mudar a mentalidade deles, infelizmente.
**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 02: José Maria – FUNDAC; Roberto Mitre – Autônomo (05); Íbero Hipólito – PT (07); Eliane Bandeira – Profª., Iara Monteiro, Marcelo Melo Costa – Prof. Letras/UERN e Matews Aires -Publicitário; (08); Fátima Guimarães – UERN, Genildo Sousa – Petroleiro, José Estrela – Adv. e Matuzael Aires – DATANORTE (09). E dia 10: Rokátia Kleânia.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Boa tarde, companheiro Hermes. Convidamos interessado(a) em participar de um Grupo de Conversação Inglesa cuja mensalidade é 0800! Todas as terças-feiras, entre 15 e 17 horas, o pastor Anselmo Rodrigues e minha pessoa estaremos coordenando este Grupo de Conversação Inglesa. Esta iniciativa é da ADUERN – Associação dos Docentes da UERN, que tinha um projeto sócio cultural denominado Solte a Fala. E nós estamos querendo resgatá-lo, até o momento temos 5 pessoas confirmadas como alunos(as). Nossa meta é formar uma turma com 10 falantes da língua inglesa. Mesmo assim, começaremos com três participantes. Abraços! Grupo de Coordenação. Nossa meta é termos uma turma de 10 alunos. Muito obrigado, companheiro! Luiz Carlos Martins. Fique à vontade para repassar os nossos contatos: (84) 9927-2150 ou 9.8804-2529 (What App)".Grande amigo e companheiro Luiz Carlos, obrigado pela colaboração e sucessos com o projeto Grupo de Conversação Inglesa.
= HÁ 166 ANOS! Início da navegação a vapor entre o Brasil e a Europa em 07/02/1851.
**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Francisco das Chagas Marinho, o Marinho Chagas, in memorian (Natal/RN, 08/02/1852 - João Pessoa, 31/05/2014) foi ex-futebolista brasileiro. Atuou como lateral-esquerdo pelo ABC-RN, Náutico, Botafogo-RJ, Fluminense, São Paulo e Seleção Brasileira, dentre outros. Disputou a Copa do Mundo de 1974. Como treinador de futebol, iniciou sua carreira no Alecrim Futebol Clube.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Começou a ter contato com a música desde muito cedo, pois seu pai tocava em uma orquestra de bailes e sua mãe dava aulas de piano. Assim, cresceu ouvindo músicos como Waldir Azevvedo, Jacob do Bandolin, Pizinguinha e Canhoto da Paraíba. Aos 9 anos inventou o seu primeiro "instrumento": um cabo de vassoura (que costumava utilizar para brigar na rua) com um barbante amarrado nas extremidades. Mais tarde ganha um violão que aprende a tocar de ouvido. Aos 11 anos de idade, interessado no estilo da Jovem Guarda, forma sua primeira banda na qual tocava contra-baixo, "Los Gatos". Com 17 anos nosso homenageado fugiu de casa e formou sua primeira banda profissional, chamada "Os Minos", que chegou a lançar um compacto simples mas que por todos os integrantes serem menores de idade, não progrediu. Passando a tocar guitarra, entra para a banda Leif's fundada por Erickson Leoni da Costa Nunes de nome artístico " LEIF ERICKSON LICO", chegando a se apresentar em programas da TV local. Gilberto Gil, na época, assistiu uma destas apresentações na televisão e chamou para participar do show de despedida do Brasil que faria com Caetano Veloso em Salvador (naquele momento Caetano e Gil partiam para o exílio político em Londres). Antes de viajar Gilberto Gil foi presenteado o com o disco Smash Hits de Jimi Hendrix (ainda desconhecido para o artista), que viria ser o artista que mais o influenciaria ao longo de sua carreira. Na década de 70, com Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Baby Consuêlo formou o grupo "Novos Baianos", no qual tocava guitarra, compunha músicas e fazia os arranjos juntamente com Moraes. Após a gravação do primeiro disco dos Novos Baianos, ele passou a estudar profundamente a música brasileira em ritmos como samba, frevo, choro e maracatu, aprendendo também a tocar bandolin. Paralelamente aos Novos Baianos, em 1971 substituiu Lanny Gordin na turnê "Fa-tal" de Gal Costa, que foi registrada no disco duplo de mesmo nome, a qual toca a maioria das faixas. Partiu para a carreira individual com o final do grupo, por volta de 1978, gravando seu primeiro disco solo "Geração do Som". Na mesma época tocou com Gilberto Gil no Montreux Jazz Festival na Suiça, que foi registrado no disco "Gil ao Vivo em Montreux". Em 1979, lança seu segundo disco "Na Terra a Mais de Mil", sendo sua estreia como cantor. O disco tem grande sucesso de vendas e possui o hit "Meu Coração". Em 1980 devido a sua elogiada performance em 1978, é convidado novamente para o festival de Montreux, desta vez individualmente. Esse show também foi registrado e lançado com o nome "Pepeu Gomes Ao Vivo". Ainda neste ano lança a música "O Mal é o Que Sai Pela Boca do Homem", uma parceria com Baby Consuelo e Galvão, que gera muita polêmica devido ao verso "Você pode fumar baseado". Em 1981, lança o disco intitulado somente "Pepeu Gomes", que leva Pepeu a ganhar seu primeiro disco de Ouro graças a grande execução da faixa "Eu também quero beijar". O disco é seguido por "Um Raio Laser" (1982) e "Masculino e Feminino" (1983), com este último sendo gravado no Estados Unidos com os arranjos do maestro Ronnie Foster e com músicos consagrados como Paulinho Costa, Jerry Hey, Garry Grant, Airto Moreira e John Robinson. Em 1985 lança o disco "Energia Positiva" e é convidado para participar do Rock In Rio. Mesmo encontrando uma plateia hostil com a maior parte dos artistas brasileiros, foi ovacionado e reconsagrado. Ele considera o Rock in Rio como um dos maiores momentos de sua carreira, e após o show foi cumprimentado por John Sykes, guitarrista do Whitesnake. Após um hiato de 3 anos, em 1988 lança o disco "Pedra Não é Gente Ainda" e excursiona pelo Brasil. No final da década de 1980, voltou-se para a música instrumental dedicando-se mais a seu trabalho como guitarrista, relendo velhos sucessos como os chorinhos "Brasileirinho" (Waldir Azevedo)  e "Noites Cariocas" (Jacob do Bandolin), presentes no início de sua carreira e que fizeram sua fama de virtuose, participando de festivais de jazz pelo mundo todo e lançando, em 1989, "Instrumental On The Road", sendo agenciado pela Third World Talent Agency de Nova York. O próprio Pepeu afirmou que foi convidado a integrar a banda estado-unidense de heavy metal Megadeth e mais tarde, no final da década de 90, para integrar a banda Living Colour, na época que alguns dos membros planejavam a volta da banda, porém recusou ambos convites devido a motivos pessoais. Em 2011, em um programa exibido pelo canal MTV ele admitiu que recusou os convites pois seria apenas um músico contratado. Segundo ele, só sairia do Brasil para ser integrante fixo da banda e não como um empregado. Na década de 1990 reencontra seu antigo parceiro Moraes Moreira com quem lança dois discos: "Moraes e Pepeu" e "Moraes e Pepeu ao vivo no Japão", este Último resultado da turnê que teve o ultimo show realizado no Rock in Rio II. Em 1993 Pepeu lançou um novo disco obtendo bastante sucesso, principalmente devido a música "Sexy Yemanjá" que foi trilha sonora da novela "Mulheres de Areia" da TV Globo. Pepeu continuou durante a década de 90 a fazer turnês, tocando novamente no festival de Montreux e realizou diversos shows com o guitarrista Armandinho. Em 1998 Pepeu lança uma coletânea com todas as músicas instrumentais de sua carreira "20 anos: Discografia Instrumental" e no ano seguinte lança um CD de releitura de seus maiores sucessos com roupagem acústica, intitulado "Meu coração". Esse disco foi produzido pelo guitarrista Robertinho do Recife e possui duas músicas inéditas: "O que é que você quer comigo?" e "Dono de mim". Em 2004 para comemorar seus 25 anos de carreira solo, lançou CD e DVD "De espírito em paz - Ao Vivo". No ano de 2011, Pepeu Gomes relançou uma parte de sua discografia remasterizada, com o disco "On The Road" recebendo algumas faixas extras, e aproveitou para lançar um disco inédito, intitulado "Eu Não Procuro o Som", gravado ao vivo em 1979. Atualmente Pepeu está se preparando para lançar mais um disco. Dentre os músicos que acompanharam Pepeu ao vivo e em gravações de estúdio estão os ex-integrantes da banda Cheiro de Vida, o baixista André Gomes (sobrinho de Pepeu Gomes), o baterista Alexandre Fonseca e o percussionista Charles Negrita. Autor de alguns grandes sucessos de pop romântico, Pepeu entretanto prima pela participação como músico em trabalhos de diversos outros cantores. Apesar disto alguns de seus hits foram bastante executados no Brasil, como "Eu também quero beijar", "Masculino e Feminino" e os temas de telenovelas Mil e Uma Noites de Amor, A Lua e O Mar e Sexy Iemanjá. Reportamo-nos sobre PEDRO ANÍBAL DE OLIVEIRA GOMES conhecido artisticamente como PEPEU GOMES, (nascido a 07/02/1952, Salvador/BA. Sua discografia consta com 49 discos gravado: 17 em carreira solo (1978/2014), 09 com Os Novos Baianos (1970/1997) e 23 em participações (1971/2015). Dotes musical: vocal, guitarra, violão e contrabaixo. Gênero: Rock, MPB, Frevo, Samba, Tropicália e música psicodélica. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pepeu_Gomes.
- Dia: Amanhã (09) será o Dia do Apresentador de Circo.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos apresentadores de circo de todo o país.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Branquinha (Poesia de Rosângela Trajano).

À Branquinha, com carinho
Branquinha é uma menina
Que gosta de histórias
Poderia ser bailarina
Da vida coleciona vitórias.

Branquinha é magrinha
De cabelos escuros
Adora uma sainha
E de entrar em apuros.

E lá vem Branquinha
Pelas ruas a desfilar
Numa bicicleta velhinha
Peraltice a imaginar.
QUEM canta...
"Ser um homem feminino / Não fere o meu lado masculino / Se Deus é menina e menino / Sou masculino e feminino...". ("Masculino e Feminino" – Composição: Pepeu Gomes. Canta: P.G.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário