sábado, 25 de fevereiro de 2017

DC - Coluna de Notícias 757. (Anexo slide: Aprendiz da Vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 757 (geral) e 9ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, sábado, 25 de fevereiro de 2017. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 8ª/52, dias: 56º/365 e faltam 309 para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Ao poeta criador / Peço cheio de fervor / Quando eu chegar ao céu / Conceda-me o favor / Vê desta avó a face / Repleta de esplendor." (6/6). A Avó da saia de merinó, 43º cordel de Mané Beradeiro, em 24/01/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Até quando o "poder" de José Marlúcio, que se queixa presidente do IPERN – Instituto de Previdência do Estado do RN, estará acima das canetadas dos governos do estado? Dos governos sim! Este cidadão está na presidência do instituto desde a gestão Rosalba Ciarlini que, daquela época vem pregando terror na política de perseguição, desmonte e enfraquecimento do órgão. Seis servidores anteciparam suas aposentadorias por não mais aguentar tanta pressão perveça. Este homem tem um poderio tão grande que até as autoridades máximas não o detêm, pois, denúncias não lhe falta e nada acontece para barrar esse terrível clima numa instituição de suma importância não só para os servidores, mas, para os cidadãos e cidadãs do estado. Nosso apoio e solidariedade à LINAURA MARIA e demais servidores e servidoras do IPERN. Boa leitura nobre leitor/a!

RÁDIOS COMUNITÁRIAS: MIGRAÇÃO DE AM PARA FM SUSPENDE RENOVAÇÃO.A suspensão de rádios comunitárias e a possibilidade do fechamento de mais de 2 mil emissoras são algumas das denúncias feitas pelo coordenador do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias (MNRC), Jerry Oliveira. Ele afirma que cerca de 1.288 rádios tiveram seus contratos de renovação cancelados no governo de Michel Temer (PMDB). A transição da modulação AM para FM é um dos motivos para isso.
"Depois do golpe (de 2016), o governo não chamou ninguém para o diálogo, tomando decisões de forma unilateral, cassando emissoras, ampliando a faixa da AM para a FM - ou seja, acabando com a AM -, já autorizando as rádios para se transferirem para a FM, e suspendeu todos os processos de novas rádios que poderiam ser autorizadas através do Plano Nacional de Outorga", afirma Oliveira.
Segundo ele, a migração das rádios AM para FM, autorizada por meio de Decreto assinado em 2013 pela então presidenta Dilma Rousseff (PT,) vem sendo utilizada pelo atual governo como argumento para a não renovação de contratos das rádios comunitárias, que operam em FM. Ele diz que ainda existem 2.236 emissoras que estão com o processo de renovação em andamento, logo, o número de rádios comunitárias que não terão licença para operar aumentará.
"Para garantir essa transição da AM para FM precisa do quê? Limpar o espectro. Limpar os canais e, com isso, o não atendimento das demandas dos segmentos de rádio - aumento do número de potências, frequências - e a cassação das emissoras (comunitárias)", explica Jerry Oliveira. Edição Vivian Fernandes. Lei mais no site: www.brasildefato.com.br/.

PRESIDENTE DO IPERN É DENUNCIADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA: Natal. O Deputado Estadual Fernando Mineiro, a pedido da direção do SINAI-RN, denunciou que o Presidente do IPERN vem perseguindo, reiteradamente, vários servidores do Instituto. A denúncia foi feita na manhã desta quarta-feira (22), durante a sessão legislativa, aos deputados, a chefe do Gabinete Civil estadual, Tatiana Mendes, e ao governador em exercício, Fábio Dantas.
Na ocasião, o deputado relatou o caso da servidora Linaura Maria, que foi afastada da função de assistente social do IPERN após denunciar que o presidente do órgão, José Marlúcio Diógenes, permitiu que uma empresa privada utilizasse as dependências do Instituto para fins comerciais, enquanto proíbe reunião de interesses dos servidores e assembleias com o Sindicato.
O parlamentar também fez a leitura de um memorando escrito (ver no site sinairn.com.br) pela servidora que foi designada pelo Presidente do IPERN para assumir o cargo antes ocupado por Linaura. A servidora se recusou a aceitar a determinação de José Marlúcio. "A servidora rejeitou o pagamento de jeton porque se recusou a fazer o jogo de perseguição a outra servidora", afirmou o deputado. Assista a leitura da carta (sinairn.com.br.). FONTE: www.sinairn.com.br/.

MARCOS FERREIRA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOO amigo M.F. anuncia mais uma edição do Renascer com momentos de oração, confissões, formação, adoração, apresentações culturais e celebrações eucarísticas durante o período de momo. Diz companheiro!
Shalom promove Renascer durante o carnaval em Mossoró. - A Comunidade Católica Shalom vai realizar em Mossoró, no período de 25 a 28 de fevereiro, mais uma edição do Renascer, evento promovido durante o carnaval em várias cidades do Brasil e do exterior. O programa deste ano, que partirá da expressão bíblica "Alegra-te!" - constante do evangelho de Lucas, terá lugar no Centro de Evangelização Santa Teresinha, situado na Rua Lopes Trovão, 805, bairro Doze Anos.
O Renascer contará com momentos de oração, confissões, formação, adoração, apresentações culturais e celebrações eucarísticas. A abertura, dia 25 (sábado de carnaval), será às 18h30, com celebração eucarística, seguida de jantar de confraternização. Nos dias 26, 27 e 28 as atividades serão desenvolvidas entre 8h e 18h, encerrando sempre com a missa.
Ainda será montado um espaço para o público infantil: o Renascer Kids terá a coordenação de monitoras que acompanharão crianças de todas as idades em atividades de lazer e orientação religiosa.
Tema - Em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Igreja no Brasil instituiu em 2017 o Ano Nacional Mariano, iniciado dia 12 de outubro de 2016 e que prossegue até 11 de outubro deste ano. Em sintonia com a proposta, foi o tema "Alegra-te!" escolhido para o Renascer. A ideia é que a saudação de alegria do anjo a Maria, mencionada na Bíblia, repercuta também na vida de cada participante do evento promovido pela Comunidade Shalom. O Renascer terá entrada franca. Mais informações pelo (84) 9.8734-0207.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (537)MERECEMOS SIM! Se for verdade que o Governador anunciou o novo presídio para Mossoró, não adiante ficar se lamentando em redes sociais, políticos sem escrúpulos não são atingidos pela mídia eletrônica. Santo Antônio, Lajes, Afonso Bezerra e outro menos populosos que Mossoró, tão logo anunciaram a edificação de presídios, a população se mobilizou e evitaram o presente de grego. Nesta cidade, nenhuma entidade de classe, ou político de prestígio sequer mediano, manifestaram repúdio ao evento, por isso, sem nenhum pudor, o cara pálida achou por bem mandar pra cá, pela inércia contumaz. Se serve de consolo, o casulo trará obrigatoriamente novos moradores legais e ilegais para alavancar o PIB local (????). Evânio Araújo, via facebook, em 24/02/2017.

FIQUE SABENDO... "Demora em denunciar atraso de salário não impede rescisão indireta". FONTE: www.revistaconjur.com.br, em 23/02/2017.
Considerando a condição de hipossuficiente do empregado, a 5ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho entendeu que a demora em denunciar atraso de pagamento de salário e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não afasta direito do trabalhador a rescisão indireta.
"Este tribunal, vale frisar, tem firme posicionamento no sentido de mitigar a exigência de pronta reação do empregado, descaracterizando o propalado perdão tácito", registrou em seu voto o relator, ministro Barros Levenhagen, citando diversos precedentes.
Assim, seguindo o voto do relator, a 5ª Turma reconheceu a rescisão indireta do contrato de uma agente de controle de vetores em razão de atrasos no pagamento de salários e depósitos do FGTS. Os ministros afastaram o entendimento de que houve perdão tácito da empregada sobre as irregularidades cometidas pela empresa.
O resultado do julgamento superou decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (PR). Apesar de a empresa ter atrasado os salários repetidamente ao longo dos cinco anos do vínculo de emprego e não ter depositado o FGTS durante vários meses, o TRT-9 considerou que a agente demorou a pedir a rescisão por falta grave do empregador e, consequentemente, teria perdoado de forma tácita as condutas ilegais. Para o TRT, a questão do Fundo de Garantia, por si só, não é motivo para o fim do contrato.
A agente recorreu ao TST, e o ministro Barros Levenhagen lhe deu razão. Ele esclareceu que o FGTS é um direito social do trabalhador previsto na Constituição Federal (artigo 7º, inciso III) e que compete ao empregador fazer o depósito de 8% da remuneração em conta específica até o dia 7 de cada mês. A ausência do recolhimento, segundo o ministro, configura falta grave e justifica a rescisão indireta por descumprimento do contrato (artigo 483, alínea "d", da CLT).
Levenhagen afirmou que o TST mitiga a exigência da pronta reação diante da conduta irregular da empresa, porque o trabalhador, em geral, tem no vínculo de emprego sua única fonte de subsistência, "o bastante para que o Judiciário examine com prudência, caso a caso, se ocorreu ou não a ausência de imediatidade e se houve o perdão tácito". Para afastar o argumento da demora, o ministro ressaltou que as falhas no depósito do FGTS ocorreram até o fim do contrato.
O processo agora retornará ao TRT-9 para que a corte se pronuncie sobre as verbas rescisórias devidas à agente, como se houvesse dispensa sem justa causa. A decisão foi unânime. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST. Processo RR-352-84.2014.5.09.0003. FONTE: www.conjur.com.br/.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PE: A Prefeitura de Chã Grande/PE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 86 (oitenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições até o dia 04/03/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 7.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
BA: IF BAIANO – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 69 (sessenta e nove) VAGAS PARA PROFESSORES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas no período de 02/03 a 02/04/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO. Salários: até R$ 9.114,67. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

************MEMÓRIA************
Em 24 de fevereiro de 1932 - Instituição do voto feminino..., no Brasil. Parabéns a todas as mulheres que lutam e sonham! O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições. Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" Alzira Soriano, foi a primeira mulher a ser eleita no Brasil. prefeita de Lajes (RN) em 1928. FONTE: Facebook: Carlos Cunha, na base de dados do sitio: http://walter.zip.net/, em 24/02/2014, texto adapto por Hermes Oliveira - editor.

**********PANO RÁPIDO**********
= NA FAIXA ESQUERDA. O artigo 30 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) da Lei 9.503/97 diz que todo condutor, ao perceber que outro motorista que o segue tem o propósito de ultrapassá-lo, deverá, se estiver circulando pela faixa da esquerda, deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar a marcha. O parágrafo único complementa: os veículos lentos, quando em fila, veículos lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente entre si para permitir que os veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança. FONTE: ctbdigital.com.br/.
= HÁ 84 ANOS! Inaugurado o edifício do Correios e Telégrafos de Mossoró/RN, 23/02/1933.

**********REGISTROS**********
- AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 26: Maria Emília – Professora; Ana Paula – ex-FUNDAC, Alex Polary e Kleverton Nascimento e Socorro Pereira – SÊBadO (27); Antônia Lopes – Produtora Artística, Antônio de Souza e Vicente Rêgo – DATANORTE (28); Alcivan Mesquita – Doze Anos e Ronaldo Soares – Prof. (1º); Emerson Lima – EMATER, Hermes Oliveira – UERN e Iraci Fernandes – FUNDAC, Julimar Monte – Caminhoneiro (02); Gersonete Melo – DETRAN, Rodrigo dos Santos (ex-FAD) e Vicente Rodrigues - UERN. E dia 04: Graça Marinho – FUNDAC e Neriana Mota – UERN.
- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Grande Camarada Hermes, avise para Carlos Santos, na próxima edição, que a responsabilidade pela manutenção da iluminação pública, já faz alguns anos que deixou de ser de responsabilidade da COSERN, e passou à ser de responsabilidade das Prefeituras. Abraços, Mário Ilo".Perfeito Companheiro M.I., o amigo Carlos Santos (O Bolasete) tomará conhecimento desse seu esclarecimento. Embora o reclamo dele foi publicado em novembro último (edição 742); hoje é que percebi que ainda não havia registrado aqui considerando aquela bronca está muito em voga hoje. Temos luzes acesas durante o dia e pagadas na noite. Grande abraço com desejos de saúde e paz, para ambos!
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Foi um cantor brasileiro de muito sucesso nas décadas de 1960 e 1970, chegando a comandar um programa na TV Tupi, Spotlight, e dois programas na TV Record, how em Si... Monal e Vamos S'imbora, e a assinar o que foi considerado na época o maior contrato de publicidade de um artista brasileiro, com a empresa anglo-holandesa Shell. antor detentor de esmerada técnica e qualidade vocal, nosso homenageado viu sua carreira entrar em declínio após o episódio no qual teve seu nome associado ao DOPS, envolvendo a tortura de seu contador Raphael Viviani. O cantor acabaria sendo processado e condenado por extorsão mediante sequestro, sendo que, no curso deste processo, redigiu um documento dizendo-se delator, o que acabou levando-o ao ostracismo e a condição de pária da música popular brasileira. Seus principais sucessos são "Balanço Zona Sul", "Lobo Bobo", "Mamãe Passou Aç[ucar em Mim", Nem Vem Que Não Tem", "Tributo a Martin Luther King", "Sá Marina", na (que chegou a ser regravada por  Sérgio Mendes e Stevie Wonder, como "Pretty World, "Paós Tropical", de Jorge Ben, que seria seu maior êxito comercial, e "A Vida É Só pra Cantar". Teve uma filha, Patrícia, e dois filhos, também músicos, Wilson Simoninha e Max de Castro. Em  2012, Wilson Simonal foi eleito o quarto melhor cantor brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil. INFÂNCIA: Filho de Maria Silva de Castro, uma cozinheira e empregada doméstica mineira, e do também mineiro Lúcio Pereira de Castro, radiotécnico que havia se mudado com sua mulher para o Rio de Janeiro, Simonal recebeu esse nome em homenagem ao médico que realizou o parto. Mas, por obra de seu pai, o que deveria ter sido Roberto Simonard de Castro acabou tornando-se Wilson Simonal de Castro. Estudou em colégio católico chegando inclusive a ter aulas de canto orfeônico ao participar do coral mudando-se após para um colégio público. Na praça Antero de Quental, onde jovens se reuniam para passar os fins de semana, chegou a causar algum rebuliço cantando sucessos da época em inglês. Ali conheceu Edson Bastos, filho da pianista Alda Pinto Bastos, que lhe ensinou a tocar violão e piano e com quem pretendia formar um conjunto musical. Mas os planos de formar um grupo musical foram interrompidos quando Simonal foi chamado para servir no 8º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado (8º GACOSM) e neste quartel, que era famoso pelo seu time de futebol e pela sua banda, Simonal aprendeu a comandar plateias, já que era chefe da torcida do time do quartel, além de ter participado de vários bailes como cantor: Percebi que podia dominar o público. Como, nem sei explicar direito. Descobri o valor da entonação e aprendi que há um segredo na maneira de falar, na maneira de olhar, na maneira de se portar. Quando não gritava, me impunha com o olhar, naturalmente", disse. Primeiro conjunto, carreira solo, Beco das Garrafas e estreia na TV: Em 1960, Simonal deu baixa do exército como sargento e, juntando-se ao irmão Zé Roberto e aos amigos Marcos Moran, Edson Bastos e Zé Ary, adotaram o nome de Dry Boys. O conjunto durou até os primeiros meses de 1961, quando se apresentaram no programa Clube do Rock de Carlos Imperial, na TV Tupi. Depois da apresentação tentaram um contrato com uma gravadora, por intermédio de Imperial, mas foram recusados. Isto levou o grupo ao fim, com Simonal seguindo carreira solo sob a proteção de Imperial, tornando-se também crooner do Conjunto Guarani, se apresentando como o "Harry Belanfonte Brasileiro", uma alusão ao Rei do calipso americano". OSTRACISMO E MORTE: Com o passar dos anos Simonal foi tornando-se alcoólatra, bebendo principalmente uísque. O consumo da bebida anestesiava as pregas vocaisque eram forçadas pelo cantor sem que este percebesse. Com isso, Simonal foi gradativamente perdendo a capacidade vocal, chegando aos anos 90 com a voz muito debilitada. O disco Os Sambas da Minha Terra, lançado em 1991, foi gravado apenas graças a uma fã que pagou as horas de estúdio, os músicos e o cachê de Roberto Menescal produzindo e arranjando. O próprio Menescal ofereceu-o a todas as grandes gravadoras brasileiras, mas só conseguiu o lançamento pela Columbia Venezuela, que era dirigida por um amigo seu na época. Simonal ficou muito deprimido nesse período, recuperando-se apenas com o segundo casamento, com Sandra Cerqueira em 1994. Em 1994, saiu A Bossa e o Balanço, primeiro registro de Simonal na era do CD, contendo seus principais sucessos e com texto de Ronaldo Bôscoli (que viria a falecer dali alguns meses), a coletânea lançada pela WEA (através do selo "All the Best") foi o responsável por apresentar Simonal a toda uma nova geração. Com o lançamento da coletânea, Simonal voltou a ter mídia, aparecendo no humorístico  Escolinha do Professor Raimundo, de seu amigo Chico Anysio, e tendo a oportunidade de gravar um novo disco para o mercado brasileiro, depois de mais de uma década. O álbum Brasil sairia pela pequena gravadora Movieplay no início de 1995, com arranjos do próprio Simonal e repertório saudosista, variando entre regravações e clássicos do cancioneiro nacional. No ano seguinte, saiu Bem Brasil - Estilo Simonal, por outra pequena gravadora (Happy Sound), contando com programações de teclados e uma pequena participação especial de Toninho e Sabá, revivendo dois terços do Som Três. O "revival" de Simonal continuava com o convite do produtor Max Pierre, então diretor-artístico da PolyGram, para que César Camargo Mariano produzisse um disco intitulado Casa da Bossa, contando com a participação de músicos consagrados da Bossa em duetos com músicos mais novos. César logo pensou em Simonal e marcou para ele um dueto com Ivete Sangalo, mas, devido a problemas com a voz, Sandra de Sáfoi quem acabou sendo escalada para o dueto em "Lobo Bobo". No dia 25 de março de 2000, Simonal fez o seu último show, no Espaço Memphis, um bar em Moema. Alguns dias depois foi internado no Hospital Sírio-Libanês, recebendo visitas de Jair Rodrigues e, inesperadamente, de Geraldo Vandré. O cantor faleceu em 25 de junho de 2000, vítima de uma cirrose hepática decorrente do alcoolismo. Reportamo-nos sobre WILSON SIMONAL DE CASTRO (in memoriam: 23/02/1938, natural de Rio de Janeiro/RJ e faleceu no dia 25 de março de 2000 em São Paulo/SP.) conhecido artisticamente como Wilson Simonal. Sua discografia consta de 79 discos gravados: 23 em estúdios (1963/1998), 01 ao vivo (1967), 31 compactos simples (1961/1984), 14 compactos duplos (1963/1978), 11 coletâneas 1974/2011); além de "Wilson Simonal na Odeon" - 1961/1971 (caixa) e "Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei" (2009) – Trilha sonora. Além de 05 filmes: "Minha Sogra é da Polícia" (1958), "Na Onda do Iê, iê, iê" (1966), "É Simonal" (1970), "Som Alucinante" (1971) e "Ninguém Sabe o Duro que Dei" (2009). Dotes musical: vocal, pandeiro e trompete. Gênero: Chá-chá-chá, Calipso, rock, doo-woop, bossa nova, samba, MPB e soul. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wilson_Simonal.
- Dia: Amanhã (26) será Dia do Comediante.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos comediantes brasileiros.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Paciência (Poesia de Rosângela Trajano).

Esperar sem reclamar
Ficar quieto
Deixar o tempo passar.

Há coisas na vida
Que precisam de paciência
Como ver uma rosa desabrochar
O passarinho a fazer seu ninho.

Paciência é ficar leve
Assim como o ar
Na beleza de um rio pensar 
O cientista que leva anos a pesquisar.

Paciência é não ter pressa...
QUEM canta...
"Deixando versos na partida / E só cantigas pra se cantar / Naquela tarde de domingo / Fez o povo inteiro chorar / E fez o povo inteiro chorar...". ("Sá Marina" – Composição: Antônio Adolfo e Tibério Gaspar. Canta: Wilson Simonal).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

sábado, 18 de fevereiro de 2017

DC - Coluna de Notícias 756. (Anexo slide: A lição do pássaro).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 756 (geral) e 8ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, sábado, 18 de fevereiro de 2017. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 7ª/52, dias: 49º/365 e faltam 316 para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Se eu pudesse faria / Sem sombra de ilusão / Um altar para esta santa / Em toda religião / Que no silêncio da vida / Teve grande galardão." (5/6). A Avó da saia de merinó, 43º cordel de Mané Beradeiro, em 24/01/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Entramos na segunda quinzena do mês e praticamente última semana em termos de dias úteis. Próximo sábado já é carnaval e muitos cairão na gandaia mesmo estando lisos de pegar verniz, como diz o ditado popular. Muitos sindicatos estão em campanha salarial e algumas ações públicas foram feitas e contudo o quadro é preocupante. Mesmo com alguns ajustes no orçamento estadual para este ano, já se admite que o governo não atenderá as reivindicações no que toca o item reajustes – longe de falar em aumento. Num geral, o funcionalismo já amargam 55% em média de defasagem conforme índices inflacionários nos últimos sete anos. As assembleias mostram um quadro preocupante, é forte o número de ausentes para discutir uma pauta de suma importância, mas, o que se ver... não dão importância. Afinal, daqui a pouco tudo é carnaval!  Boa leitura nobre leitor/a!

LAVANDERIA TERÁ DE INDENIZAR CLIENTE que teve roupa danificada. – DF. Uma lavanderia foi condenada a pagar R$ 2.767,50 de indenização por danos materiais a uma cliente. O valor é correspondente ao que a autora da ação pagou por uma roupa, danificada no estabelecimento da ré. Ela contou que levou um macacão para lavar e que, na vistoria prévia feita na loja, foi identificada apenas uma sujeira na barra. Ao ser devolvida, a peça estava rasgada na posição das pernas e a ré teria feito um remendo de cor bem distinta da original, que impossibilitaria o uso da roupa.
A empresa ré, embora tenha comparecido à audiência, não ofereceu defesa. A juíza que analisou o caso lembrou as questões sobre responsabilidade civil objetiva trazidas pelo Código de Defesa do Consumidor, dentre elas: "A dicção do § 3º do art. 14 do CDC é muito clara ao criar a inversão (...) do ônus da prova (...), ao estabelecer que 'o fornecedor do serviço só não será responsabilizado quando provar'. Assim, é da ré o ônus de provar que o serviço foi prestado sem falhas, ou seja, que não foi ela quem danificou a roupa".
No entanto, a ré não contestou o pedido da autora, tendo o 6º Juizado Especial Cível de Brasília presumido como verdadeiros os fatos narrados na inicial. A juíza destacou ainda que as fotografias anexadas evidenciaram o remendo feito pela ré, que prejudicaram a utilização da roupa por ser de coloração diferente e bastante visível. Além disso, documentos trazidos aos autos comprovaram a relação contratual estabelecida entre as partes e o valor pago pela peça.
Assim, o 6º Juizado Especial Cível de Brasília considerou cabível a indenização pleiteada pela autora no processo, uma vez evidente a falha nos serviços prestados pela empresa, o dano gerado e o nexo causal entre eles. Por último, o Juizado asseverou que, uma vez concluída a indenização, a parte autora deve entregar a roupa remendada à parte ré. Cabe recurso da sentença. Processo Judicial eletrônico (PJe): 0730216-24.2016.8.07.0016. FONTE: TJDF - Tribunal de Justiça do Distrito Federal - 16/02/2017, na base de dados do site: www.sosconsumidor.com.br/.

5 PONTOS A SABER, SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA: 1) O GOVERNO MENTE SOBRE O DÉFICIT – O saldo real do sistema de seguridade social é SUPERAVITÁRIO, em 2015 esse saldo positivo foi de R$ 11bi de reais. O governo Temer esconde da população 5 fontes de receitas do sistema de seguridade (CSLL, PIS/PASEP, entidades da seguridade e outras contribuições previdenciárias) conforme previsto na Constituição Federal. E mais, esconde também que retira todo ano 20% do orçamento da seguridade para aplicar em outras áreas, que perdoa sonegadores e ainda oferece isenções para grandes empresas.
2) OBRIGA O POVO A PAGAR A CONTA DA CRISE – O maior gasto do país é o pagamento de juros extorsivos de uma dívida pública que nunca foi auditada, conforme também prever a Constituição Federal. Todo ano quase metade do orçamento federal vai direto para os cofres dos banqueiros sem nenhuma contrapartida ao povo brasileiro. Se o Brasil realizasse a AUDITORIA da dívida pública, sobraria dinheiro para investir no país. Como os recursos estão escasseando, o governo quer entrar na receita da seguridade e desviá-las para entregar a banqueiros;
3) SE PASSAR ESSA REFORMA, NINGUÉM SE APOSENTARÁ – Como a idade mínima para se aposentar será de 65, e para receber proventos integrais a que teria direito pela sua contribuição, será necessário ter 49 anos de contribuição e o trabalhador precisaria ter começado aos 16 anos, e não ter ficado desempregado em nenhum período de sua vida! Nenhum brasileiro está nessa situação, ou seja, ninguém no Brasil se aposentará recebendo o que tem direito, logo, atrasará sua aposentadoria ao máximo que aguentar;
4) ESSA REFORMA É MAIS CRUEL PARA AS MULHERES – Todos sabem que as mulheres possuem dupla, por vezes tripla, jornada de trabalho; e que começa a trabalhar fora de casa mais tempo do que o homem por questão de discriminação da sociedade. Logo, a mulher terá ainda mais dificuldade para conseguir aposentadoria, considerando que ela recebe em média 70% em relação ao homem no mesmo cargo;
5) PENSÃO POR MORTE CAIRÁ PARA 50% - Nessa modalidade o/a pensionista terá reduzida o benefício em 50% e mais 10% por dependente. Na lógica do governo, um cônjuge falecendo o outro tem suas despesas reduzidas pela metade dos proventos. Imagina que serão também reduzidos pela metade os custos de aluguel, contas de água, luz, alimentos e remédios! Nossos idosos ficarão ainda mais desassistidos! FONTE: www.auditoriacidada.com.br/.

TELMA GURGEL, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃORecebemos da professora uerniana Telma Gurgel, convite para lançamento de sua campanha a reitora e achamos por bem transformar o convite em reportagem. Sucesso companheira e conte com nossa presença ás 20:30 horas.
Caro Hermes, amigos, amigas, companheiros e companheiras de eternas caminhadas. Comunicamos que, na próxima segunda-feira (20) lançaremos campanha de minha candidatura à Reitor da UERN. O evento se dará em dois momentos: No turno matutino às 08h30min. e turno noturno às 20h30min. Os dois eventos se darão no Centro de Convivência da UERN – Campus Central. Suas presenças fortalecerão nossa caminhada rumo à vitória. Nos encontraremos lá, Telma Gurgel - Professora.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (536)Greve é pra quem tem coragem. Os funcionários do RN, são todos bunda mole, fazem greve e abrem sem conquistarem porra nenhuma. O sindicato coitado não tem condições de fazer muita coisa. A força dos sindicatos caíram de riba a baixo. Edgar Alves, via facebook, em 16/02/2017.

FIQUE SABENDO... "19 de fevereiro – Dia do Dharma". FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Darma_(budismo).
O Dharma dentro das religiões indianas.
A religião na Índia vem da extensão geral do conceito de Dharma. Dharma significa Lei no sentido mais amplo, bem como a vida que é vivida de acordo ou em harmonia com a lei (seja por estatutos legais ou pela lei natural). Dharma neste último sentido é "o caminho da justiça, "a maneira correta", comportamento "adequado", "decente " ou "apropriado". As diferentes tradições religiosas da Índia são concebidos como tantas variações deste caminho da retidão. Portanto, um jainista pratica o Jain-dharma um hindú segue o Sanatana-dharma, e um budista pratica o Buddha-dharma.
Historicamente, a mentalidade indiana tem sido caracterizada pela inclusão e pluralismo religioso. Todas as religiões são consideradas uma questão de leis eternamente válidas da natureza (sanatana dharma) devido ao sofrimento e a escravidão e o caminho para a liberdade e para a libertação é concebido (mesmo se a pessoa acredita em um Deus pessoal) em termos de causas e efeitos. Dharma (como o conjunto perenemente fixo de leis naturais que governam o nexo de causalidade) apresenta a estrutura de regras que se entendem corretamente e leva à ação natural ou hábil (dharma ou kusala kamma) ou leva se não for compreendida e violada à ações inábeis (adharma ou akusala kamma) com consequências infelizes. É a persistência das leis da natureza (e do princípio da causalidade) de dia para dia, de ano para ano e em toda a vastidão do tempo que permite conceber um dharma como eterno. Ações justas e ações saudáveis sempre trazem resultados positivos futuros enquanto ações injustas e prejudiciais levam à miséria, sofrimento e castigo futuros.
Embora cada caminho do dharma (jainista, budista, hindu, entre outros) significa uma forma religiosa em particular com as suas próprias regras e práticas, há uniformidade geral entre essas tradições relativas a filosofia subjacente da liberdade. Trilhar o caminho para a libertação é desemaranhar e reorganizar as emaranhadas e desarmoniosas estruturas psico-físicas formadas no curso do caminho da ação inábil e os principais meios pelos quais se consegue isso é através da ioga, uma característica central das religiões indianas. Ioga é o caminho ascético de purificação pelo qual os efeitos dos maus procedimentos (akusla kamma) podem ser desfeitos. A maioria das formas de religião indiana utilizam alguma forma de disciplina iogue como uma ferramenta importante, se não central, no processo de purificação do corpo-mente.
O budismo (uma palavra inventada por estudiosos britânicos e missionários cristãos no início do século XIX) é, portanto, propriamente falando, Buddha-dharma, o sistema de análise ensinada pelo Buda (registrado no Cãnone Páli) a respeito das causas do sofrimento e do curso necessário de ações necessárias para desfazer essas causas. Na Índia e nos países asiáticos em que a doutrina do Buda de libertação foi transmitida ao longo dos séculos o ensino sempre foi referido como Buddha-dharma, significando o caminho da prática disciplinada que Gautama Buda realizou e defendeu.
Dhamma-Vinaya: A Prática do Caminho de Buda.
Gautama Buda referiu-se ao caminho que ele prescrevia aos seus alunos como dhamma-vinaya (dhamma é a tradução convencional da palavra páli em alfabeto latino em comparação com o sânscrito, que é traduzido como dharma) que significa este caminho de disciplina (vinaya, lit. disciplina). O caminho dos Budas (Gautama Buda viu a si mesmo como um em uma longa linhagem de Budas que remonta à antiguidade remota) é um caminho de disciplina auto-imposta. Esta disciplina envolve abstendo-se, tanto quanto possível da atividade sexual (isso é chamado brahmacharya), um código de comportamento ético (Sila) e esforço no cultivo da  satipattthana (lit. atenção plena) e da prajan (lit. sabedoria).
Nas escrituras budistas, a expressão "O Dharma", muitas vezes refere-se aos ensinamentos de Buda e sua recensão escritural (por exemplo, o Vinaya e o Sutta Pitaka do Cânone Páli), e pode de forma mais ampla incluir as tradições posteriores de interpretação e exegese que as várias escolas do budismo têm desenvolvido para ajudar a explicar e expandir os ensinamentos do Buda. Mais tarde na tradição Maaiana isso foi visto como os 84.000 ensinamentos diferentes (o Kangyur. 'gyur) que o Buda deu a vários tipos de pessoas com base em suas necessidades.
Neste sentido de ser sinônimo de ensinamentos do Buddha-Dharma constitui uma das três jóias do budismo em que os praticantes do budismo se refugiam (o que depende para seu/sua felicidade duradoura). As três jóias do budismo são: o  Buda (perfeição da mente da iluminação), o Darma (ensinamentos e métodos), e a Sangha (a comunidade de praticantes comprometidos do Budha-dharma que prestam apoio mútuo, encorajamento e amizade espiritual).
Entendendo a Natureza: O dhamma vicaya.
O cultivo e realização da sabedoria é parte do objetivo e da prática do budismo. A fim de alcançar a sabedoria é preciso entender a natureza das coisas (o dharma) e parte da prática do budismo é a investigação da Natureza (dhamma-vicaya). Isso significa adotar uma abordagem objetiva, científica para a compreensão das relações causais entre fenômenos diversos. Em particular, refere-se à auto-observação desapaixonada discutido em ensinamentos como o Satipatthana Sutta. O próprio Buda tem sido chamado de um grande ou até mesmo um super-cientista, porque os seus ensinamentos sobre o caminho para sair do sofrimento analisa o uso de relações causais entre os diferentes fatores que constituem a mente e o corpo. O coroamento dessa análise é a doutrina da origem dependente.
O Corpo do Buddha-Dharma.
As qualidades do Dharma (lei, verdade) são as mesmas que as qualidades do Buda e formar o seu "corpo verdadeiro" ou "Dhamma Kaya". No Samyutta Nikaya, Vakkali Sutta, Buda disse a seu discípulo Vakkali que,
"Yo kho Vakkali dhammaṃ passati so maṃ passati"
Oh Vakkali, quem vê o Dhamma, me vê (o Buddha)
Outra referência do Agganna Sutta do Digha Nikaya, diz a seu discípulo Vasettha:
"Tathāgatassa h'etam Vasettha adivacanam Dhammakayo iti pi ..."
Oh Vasettha! A Palavra de Dhammakaya é realmente o nome do Tathagata.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
MA: A UFMA – Universidade Federal do Maranhão realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 11 (onze) VAGAS PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS, inscrições até o dia 28/02/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 5.426,30. Maiores informações pelo edital no site:www.pciconcursos.com.br/concursos;
PB: A Prefeitura de Gurjão realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 53 (cinquenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05/03/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO. Salários: até R$ 11.700,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

************MEMÓRIA************
Em 16/02/1974 foi a inauguração da Fábrica de Cimento de Mossoró, empresa do grupo João Santos (in memorian). Voltamos há 43 anos no túnel do tempo mossoroense. FONTE: Jornal O Mossoroense, por Coluna Emery Costa, em 23/03/2007. Texto adaptado por Hermes Oliveira - Editor.

**********PANO RÁPIDO**********
= SECOM – NOVA DIRETORIA TOMA POSSE HOJE. A solenidade está marcada para 19h e acontece na própria sede do Sindicato dos Empregados no Comércio de Mossoró e Médio Oeste do RN. A nova diretoria foi eleita em 10 de janeiro último para mandato de gestão 2017/2020. Em nome de José Rodrigues – Presidente empossado, agradecemos convite e marcaremos presença e reforçar nosso desejo de muitos sucessos nas batalhas e lutas com os demais membros da direção sindical. O SECOM está situado à Rua Jerônimo o Rosado, 0313, centro de Mossoró. Contatos: (84) 3314-7605 ou 33166-1023.
= HÁ 74 ANOS! Fundado o Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró, em 19/02/1943;
= E HÁ 45 ANOS! A primeira transmissão em cores na televisão brasileira era feita nesta data: 19 de fevereiro de 1972.

**********REGISTROS**********
- AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 15: Sandra Ferreira – Parnamirim e Robinson Carvalho – Repórter; Luciano Praxedes – Comerciante e Socorro Cunha - Enfermeira (18); Itamiram Oliveira – DATANORTE, Lúcia Fernandes – FUNDAC e Vera Abreu – Professôra (19); Ceição Dantas – Velho Darico e Lúcia Dantas – Facebook (20); Crispiniano Neto – Poeta, Gleidson Rodrigues – PM, Lahyrinho Rosado – ex-Vereador e Shirley Targino (22); Ceição Chagas – Estudante, Izolda Silva - Comerciária, José Mário – TRT, Maria dos Aflitos – FUNDAC e, Tony Morais – Radialista (23); Amarildo Souza – Bancário e Leda Melo – FUNDAC Amarildo Souza – Bancário e Leda Melo – FUNDAC (24). E dia 25: Adail Ribeiro – Ag. Penitenciário, Maurílio Santos – Cantor e Westerley Cavalcante - Comerciário.
- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Obrigado meu amigo. Milton Marques".Disponha sempre, nobre leitor. O M.M. se reporta a edição 753. "Obrigado caro Hermes. Jorge Torres".Idem J.T, leitor fino leitor que se reporta a edição 754.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. É um cantor e compositor brasileiro. Gravou o primeiro compacto em 1972, mas seu primeiro grande sucesso foi "Sonhos" (1977), incluído na trilha da telenovela "Sem Lenço, Sem Documento" e com milhares de cópias vendidas. O arranjo foi do maestro Hugo Bellard. Músicas compostas por ele já foram gravadas por cantores como Tim Maia, Caetano Veloso, Fábio Júnior, Daniel, Alexandre Pires, Roberta Miranda, Paulinho Moska e Renata Arruda, entre outros. A canção "Sonhos", seu maior sucesso, além de ter sido interpretada por Caetano Veloso, Paulinho Moska e Elymar Santos, foi regravada também em outros idiomas. Através de Caetano, nosso homenageado conseguiu outro sucesso em "Sozinho", ue ao se tornar tema da telenovela da TV Globo "Suave Veneno" vendeu um milhão de cópias em 1999. A música já tinha sido gravada antes por Sandra de Sá e Tim Maia, e Caetano registrou-a no disco "Prenda Minha". Em  2001, depois de algum tempo sem gravar, ele lançou "Coladinhos", produzido por Manoel Nenzinho Pinto. O trabalho possui 14 faixas, entre canções antigas e inéditas, incluindo "Um Milhão de Fantasias", "O Ritmo da Chuva" e "Quando Eu Amo É Assim". PRÊMIOS: Foi ganhador de três: "Prêmios Sharp de Música" como Melhor Disco de 1991, Melhor Música "Alma Gêmea" gravado por Fábio Júnior em 1995 e novamente Melhor Música "Sozinho" gravado por Sandra Sá em 1997. Ganhador do "Prêmio Qualidade Brasil 1999" (Internacional Exporter's Service) na categoria "Compositor" e "Troféu Imprensa" na categoria Melhor Música "Sozinho" em 1999. Reportamo-nos sobre AROLDO ALVES SOBRINHO, conhecido artisticamente como PENINHA, nascido a 17/02/1953, natural de São Paulo/SP. Sua discografia consta com 17 discos gravados de 1972/2012. Dotes musical: vocal, guitarra e violão. Atividade: desde 1972. FONTES: https://pt.wikipedia.org/wiki/Peninha_(compositor) e peninha.art.br/.
- Dia: hoje é Dia do Nacional de Combate ao Alcoolismo. Amanhã (19) será Dia do Esportista.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de combate ao alcoolismo e aos desportistas em geral.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Simpatia (Poesia de Rosângela Trajano).

É olhar para alguém
Sentir uma coisa estranha
Desabrochar dentro da gente
Uma alegria no coração.

É conhecer uma pessoa
Logo gostar muito dela
Nem perceber que
Conversando o tempo voa.

Simpatia é dizer bom dia
Ao desconhecido
Ao mendigo
Falar com alegria.
QUEM canta...
"Você entrou no meu mundo e pensou que era dona da situação / E esqueceu que o amor ganha sempre quem fala com o coração / Você deixou o seu passado fechar um caminho que ia se abrir / Ai, aiiii que pena....". ("Que Pena" – Composição: Peninha. Canta: Peninha.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

DC - Coluna de Notícias 755. (Anexo slide: Absolutamente apaixonantes).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 755 (geral) e 7ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, terça-feira, 14 de fevereiro de 2017. Edição Extra - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 7ª/52, dias: 45º/365 e faltam 320 para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Há em cima deste chão / Tão certo como o ar / Há embaixo deste céu / Tão grande como o mar / Um ser que chamamos morte / Que ceifa sem cultivar." (4/6). A Avó da saia de merinó, 43º cordel de Mané Beradeiro, em 24/01/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Há dias que queria comentar nesse espaço sobre o fenomenal comércio da água mineral. Deus criou o mundo e destinou 71% de água líquida na superfície da terra e somente 2,4% é potável ou mesmo água doce. A água é fonte de vida para consumo humano, animal, vegetal e deve ser extremamente bem tratada em todos os aspectos. Nos últimos anos o comércio da água mineral cresceu assustadoramente, que a cada dia novos pontos de vendas estouram em tudo que é lugar. Residências, bodegas, postos de gasolina e pontos próprio desse comércio de água mineral. O comentário é para tão somente questionar o acompanhamento da vigilância sanitária e também das autoridades no que toca na parte legalização. A rotatividade desse comércio é volumosa e muito dinheiro rola grande margem para sonegação de impostos. O mais grave é a questão de higiene, condução e sua qualidade para consumo em estado duvidoso. Boa leitura nobre leitor/a!

JUIZ ACUSA GOVERNADOR E PEDE QUE RENUNCIE. – ES. O juiz José Rodrigues Pinheiro, titular de uma vara em Itaguaçu (ES), criticou a atuação do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, durante a greve dos policiais militares locais e pediu que ele renuncie ao cargo. Para o magistrado, o governador foi "arrogante", "incompetente" e poderá responder por ato de improbidade administrativa, já que, segundo ele, usou do cargo para tirar proveito próprio.
A declaração foi dada no perfil do juiz no Facebook. Pinheiro afirma que o governador ofendeu moralmente os envolvidos na greve ao compará-los a sequestradores. Os PMs não se dizem em greve. Dizem que são suas famílias que os impedem de trabalhar, numa manifestação por aumento salarial - a categoria pleiteia um aumento de 43%.
"O que está acontecendo no Espírito Santo é uma chantagem. É a mesma coisa que sequestrar a liberdade do cidadão capixaba e pagar resgate", disse o governador, em seu primeiro pronunciamento, no dia 08 de fevereiro, após o início da crise de segurança. A fala faz referência ao pedido de aumento salarial feito pelos policiais capixabas, de cerca de 43%. Hartung defende que o "resgate" não pode ser feito. Ele calcula que o reajuste acarretaria em um gasto de mais R$ 500 milhões.
"A atuação do chefe do Poder Executivo no episódio do movimento dos policiais militares não poderia ser mais desastrosa. Demonstrou seu espírito arrogante: ele tem a verdade absoluta e ninguém o contesta. Ele não é mandatário, ele é mandante. O povo não elege mandantes, mas mandatários", escreveu o juiz. Pinheiro continua acusando Hartung de ter crescido na política defendendo greves "de toda ordem", e que agora compara grevistas "a criminosos na pior espécie". FONTE: www.conjur.com.br, por Marcelo Galli.

FGTS: CALENDÁRIO DE SAQUES É ANUNCIADO TERÇA-FEIRA.O governo federal vai divulgar nessa terça-feira (14), o calendário de saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O anúncio está previsto para ocorrer às 11 horas no Palácio do Planalto.
Como o Estado antecipou em janeiro, os 10,1 milhões de trabalhadores que possuem saldo em contas inativas do fundo poderão sacar os recursos a partir de março. A ordem dos saques deve ser baseada no mês de aniversário do trabalhador. A retirada deve ser feita até julho, conforme informou o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. A Caixa vai criar um site para orientar os trabalhadores. Os correntistas do banco estatal poderão ter o dinheiro transferido direto para a conta.
De acordo com dados oficiais, há atualmente 18,6 milhões de contas inativas há mais de um ano, com saldo total de R$ 41 bilhões. A estimativa do governo é que 70% das pessoas com direito ao saque procurem a Caixa para ter acesso aos saldos das contas. Para os defensores da ideia, os saques não vão causar impacto significativo no saldo do FGTS, que é da ordem de R$ 380 bilhões. FONTE: www.sosconsumidor.com.br/.

JACKSON FILHO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Recebo e-mail gratificante do agora amigo Jackson Dantas Filho – jornalista, ele anuncia a realização de antigo projeto seu. Diz Companheiro!
Sou Jackson Dantas Filho, jornalista por formação. Tirei do papel um projeto antigo e o Blog do Jackson Filho se tornou realidade. Estou enviando este mensagem para os contatos do meu mailing, pois sei que boa parte de vocês, assim como eu, também são blogueiros e/ou assessores de imprensa.
Peço que, se possível, incluam o meu e-mail em seus respectivos mailings e Peço também que incluam o link de meu blog em suas listas de blogs parceiros. Na minha já existem alguns. No que vocês forem adicionando, é só avisar que eu também adiciono. O endereço do blog e de minhas redes sociais encontram-se logo abaixo. Grato!
Atenciosamente, Jackson Dantas Filho (Jornalista).
Contatos: (84) 9.8703-2943 e 9.9691-4575; Blog do Jackson Filho: jacksonflho.com.br: facebook: https://www,facebook.com/blogdojacksonfilho; Twitter: hsttps://twitter.com/JacdsonDFilho, e Instagram: https://instagram.com/hacjsondfilho/.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (535)A cada dia fica provado. O provo odeia ladrão pobre. O rico ele admira. William Pereira, via facebook, em 14/02/2017.

FIQUE SABENDO... "14 de fevereiro – Dia Internacional do Amor". FONTE: http://ftd.com.br/eventos/dia-internacional-do-amor/.
Se você não sabe como surgiu o Dia Internacional do Amor, o Dia de São Valentim?
Se você é do tipo de pessoa que não perde uma oportunidade de presentear, fazer surpresas e agradar seu namorado ou namorada, esse post é pra você. Ao contrário dos brasileiros, que comemoram o dia dos namorados no dia 12 de junho, o resto do mundo comemora o dia do amor no dia 14 de fevereiro, data conhecida como Valentine's day, dia de São Valentim ou dia internacional do amor, como você preferir. FONTE: https://www.meliuz.com.br/blog/dia-internacional-do-amor/.
DIA INTERNACIONA DO AMOR.
Trata-se de uma referência à morte de São Valentim, em 270 d.C. Segundo a crença popular, ele celebrava casamentos às escondidas, contrariando o imperador romano Claudius II, que via nas famílias obstáculos à formação do exército.
Durante a prisão, o sacerdote apaixonou-se pela filha cega de um de seus carcereiros, a quem teria destinado cartas de amor assinando "teu Valentim". Até hoje, o termo é muito utilizado neste tipo de correspondência.
Segundo a lenda, São Valentim devolveu a visão à sua amada. Mas, apesar do milagre, foi decapitado em 14 de fevereiro.
Embora não haja nenhum registro oficial dessa história, a data é comemorada como o Dia dos Namorados em diversos países, entre os quais Estados Unidos, México, Inglaterra, Itália e Japão.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: O CRBio – Conselho Regional de Biologia / 1ª Região realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 09 (nove) VAGAS PARA TÉCNICOS E ANALISTAS, inscrições até o dia 17/03/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.625,21. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
RN: O Governo do Estado realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 70 (setenta) VAGAS PARA O CARGO DE SOLDADO DO CORPO BOMBEIROS MILITAR, inscrições abertas no período de 24/02 a 06/04/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO. Salários: até R$ 9.942,65. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= INSS – GOVERNO MENTE SOBRE DÉFICIT – O Saldo REAL do sistema de seguridade social é SUPERAVITÁRIO. Em 2015 esse saldo positivo foi de R$ 11 bilhões de reais, o Governo Temer esconde da população cinco fontes de receita do sistema de seguridade (CSLL, PIS/PASEP, ENTIDADES DA SEGURIDADE, OUTRAS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS) conforme previsto na Constituição Federal. E mais, esconde, também, que retira todo ano 20% do orçamento da seguridade para aplicar em outras área; que perdoa sonegadores e ainda oferece isenções para grandes empresas. FONTE: www.auditoriacidada.org.br/.
= HÁ 121 ANOS! A cidade de Mossoró era iluminada por lampiões a querosene. No orçamento constava a verba de seiscentos réis para a iluminação pública. Ocasião em que criou-se o Cargo de Zelador da Iluminação Pública e autoriza-se a compra dos lampiões. Segundo o historiador Câmara Cascudo (in memorian), em 14/02/1896.
= E HÁ 72 ANOS! Fundada a Associação Cultural Desportiva Potiguar, em 11/02/1945.
**********REGISTROS**********
- AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 11: Aline Monteiro – Imprensa, Maurício Machado – Autônomo e Sábio Barbosa – Judiciário; Ana Lucas – Profª., Fátima Oliveira – As. Social, Liliane Balbino – SP e William Robson – Jornalista (12); Emery Costa – Jornalista (13); Emilly Caroline – Estudante, Janaiky Almeida – A. Social, Marcos Oliveira – Gazeta do Oeste e Symara Tamara (14); Arimatéia Lucas e Cesimar Oliveira (15); Geraldo Carneiro – Prof. (16). E dia 18: Flaubert Torquato – Prof.
- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Boa tarde Hermes, tudo bem? Do dia 04/03 ao dia 15/03 estaremos visitando Natal, e acho que vamos conhecer as salinas. Me parece que é ai perto de Mossoró, de repente podemos se contatar. O que acha? Pedro Ernani Kosiba".Amigo Pedro, acho muito legal! Vamos combinar uma agenda e te levar até elas, as salinas aqui estão bem pertinho de Mossoró que precisaremos de, no máximo, 60 minutos de deslocamento via terrestre. Só me resta lembrar aquele personagem da Escolinha do Prof. Raimundo... Venham! Grande abraço amigo e aguardo contatos.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, mudou-se para o Rio de Janeiro com apenas quatro anos. Quando se tornou conhecido, voltou a Duas Barras (onde nasceu) para ser homenageado pela prefeitura em uma festa, e descobriu que a fazenda onde havia nascido estava à venda. Não hesitou em comprá-la e hoje é o lugar que chama de "meu off-Rio". Cidadão carioca criado na Serra dos Pretos-Forros, a primeira profissão foi como auxiliar de químico industrial, função aprendida no curso intensivo do SENAI. Mais tarde, serviu o Exército Brasileiro como sargento burocrata. Nesta instituição ele começou na Escola de Instrução Especializada, tornando-se escrevente e contador, profissões que abandonou em 1970, quando deu baixa para se tornar cantor profissional. A carreira artística surgiu para o grande público no III Festival da Record, em 1967, quando concorreu com a música "Menina Moça". O sucesso veio no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançando a canção "Casa de Bamba", um dos clássicos de Martinho. O primeiro álbum, lançado em 1969, intitulado Martinho da Vila, já demonstrava a extensão de seu talento como compositor e músico, incluindo, além de "Casa de Bamba", obras-primas como "O Pequeno Burguês", "Quem é Do Mar Não Enjoa" e "Prá Que Dinheiro" entre outras menos populares como "Brasil Mulato", "Amor Pra que Nasceu" e "Tom Maior". Logo tornou-se um dos mais respeitados artistas brasileiros além de um dos maiores vendedores de discos no Brasil, sendo o segundo sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o CD Tá Delícia, Tá Gostoso lançado em  1995 (o primeiro foi Agepê, que em 1984 vendeu um milhão e meio de cópias com seu disco Mistura Brasileira). Destacam-se Zeca Pagodinho, Simone (CD Café com leite, um tributo a Martinho da Vila, 1996) e  Alcione como os maiores intérpretes. A celebração do 75º aniversário do cantor, bem como 45 anos de carreira, levou Martinho a receber o segundo volume da série Sambabook em 2013, depois de João Nogueira receber o original no ano anterior. PRÊMIOS: Sua história de prêmios está no acervo na cidade natal, Duas Barras. Entre seus títulos, estão os de Cidadão Carioca, Cidadão benemérito do estado do Rio de Janeiro, Comendador da República em grau de oficial e a Ordem do Mérito Cultural, pela contribuição à cultura brasileira. Na coleção de medalhas, guarda a Tiradentes, além da famosa  Pedro Ernesto, e na carreira musical ganhou em 1991 o Prêmio Shell de Música Popular Brasileira. Em 2014, seu álbum Enredo foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode. Escola de samba. A dedicação à  escola de samba do coração, Unidos de Vila Isabel, iniciou em 1965.  Antes, participava da extinta Aprendizes da Boca do Mato. A história da Unidos de Vila Isabel se confunde com a de Martinho. Desde essa época, assina vários sambas-enredo da escola. Também envolvido nos enredos da escola, criou o samba Kizomba: A Festa da Raça, e garantiu para a GRES Unidos de Vila Isabel o título do Grupo Especial do ano de 1988. Após uma ausência de 17 anos, desde a composição "Gbala" em 1993, em 2010, Martinho ganhou o concurso de sambas-enredo mais uma vez, cedendo à escola um enredo sobre Noel Rosa, outro compositor de Vila Isabel que celebraria seu centenário naquele ano. Martinho declarou que seria seu último samba-enredo. Em 2013, quando Martinho completou 75 anos, seu filho Tonico da Vila levou Vila Isabel ao título com o enredo "A Vila Canta o Brasil, Celeiro do Mundo. Água no Feijão, que Chegou Mais Um". Martinho já foi homenageado pelo então bloco carnavalesco, hoje escola de samba GRES Mocidade Independente de Inhaúma no ano de 1983 com o enredo Da Boca do Mato a Vila Isabel, que levantou o público da avenida. O desfile contou com a participação de Élcio PV, da Beija Flor. ESTILO: Embora internacionalmente conhecido como sambista, com várias composições gravadas no exterior, Martinho da Vila é um legítimo representante da MPB e compositor eclético, tendo trabalhado com aspectos da cultura brasileira e criado músicas dos mais variados ritmos brasileiros, tais como ciranda, frevo, samba de roda, capoeira, bossa nova, calango, samba-enredo, toada e sambas africanos. O espírito de pesquisador incansável, viaja desde o disco O Canto das Lavadeiras, baseado na cultura brasileira, lançado em 1969, até o mais recente trabalho Lusofonia, lançado no início de 2000, reunindo canções de todos os países de língua portuguesa. Em setembro de 2000 concretizou, no Teatro Municipal do Ro de Janeiro, um dos projetos mais cultuados: a apresentação do Concerto Negro. Idealizado por Martinho e pelo maestro Leonardo Bruno, o espetáculo enfoca a participação da cultura negra na música erudita. Para cuidar das diversas atividades, criou o Grupo Empresarial ZFM abrindo as portas para sambistas com um selo musical e inaugurando sua própria editora, com o primeiro romance Joana e Joanes. VIDA PESSOAL: Martinho tem oito filhos incluindo a cantora Mart'nália, e sete netos, mas só se casou pela primeira vez em 1993. Sua esposa é Clediomar Corrêa Liscano, 33 anos mais jovem, e mãe de seus dois filhos mais novos, a quem Martinho conheceu na gravação de um videoclipe. No Shopping Iguatemi, Martinho inaugurou um botequim, chamado Butiquim do Martinho, onde se ouvia música brasileira, acompanhada de chope e petiscos, que ficou aberto durante nove anos. Martinho da Vila torce para o Vasco da Gama, e compôs duas músicas em homenagem ao clube do coração. É, desde 2005, é filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Em 2009, foi lançado o documentário "O Pequeno Burguês - Filosofia de Vida", que conta um pouco da vida artística e particular do artista. No fim de 2012 fez participação na série de TV "Meu Anjo", produzida pela produtora Telemilênio, como ele mesmo. A trama vai ao ar todos os domingos, às 19h, na CineBrasilTV. Reportamo-nos sobre MARTINHO JOSÉ FERREIRA conhecido artisticamente como MARTINHO DA VILA, nascido a 12/02/1938, natural de Duas Barras/RJ. Sua discografia consta com 50 discos gravados de 1969/2016 e escreveu doze livros entre 1986 e 2013. Dotes musical: vocal e samba. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Martinho_da_Vila.
- Dia: hoje é Dia do Amor e Dia da Amizade.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos amantes e amados/as e todas as pessoas que zelam por boas amizades.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
A boneca de Alice (Poesia de Rosângela Trajano).

Alice ganhou uma boneca
Era uma boneca bonita
Logo largou a peteca
Deu-lhe o nome de Anita.

Alice ganhou uma boneca
De laço e vestido vermelho
Presente da sua tia Rebeca
Logo esqueceu do coelho.

Alice só queria saber
Da sua boneca Anita
Nem para mim, nem para você
Ela desenharia uma fita.
QUEM canta...
"Que bom ser fotografado mas pelas retinas desses olhos lindos / Me deixe hipnotizado pra acabar de vez com essa disritmia / Vem logo vem curar seu negro que chegou de porre lá da boemia...". ("Masculino e Feminino" – Composição: Martinho da vila. Canta: M.V.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.