domingo, 23 de agosto de 2015

DC - Coluna de Notícias 698. (Anexo slide: Veíce - amenidade).

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano VII – Edição nº 698 (geral) e 26ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, domingo, 23 de agosto de 2015. Edição Especial - Atualização aos sábados.
   Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 34ª/52, dias: 235/365 e faltam 130para o término do ano.
“Causo democrático!”
Coragem não lhe falta / Para a vida enfrentar / Tudo que ele ganha / Deposita em seu lar / A mulher o ajuda / Seu sonho fomentar”. Folheto: Um Sonho Virou Realidade – Dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Muita expectativa para o dia de amanhã (24) em relação a Greve Geral na UERN que, se não chegar ao acordo completará noventa dias de movimento paredista. Alguns jornais já anuncia a provável negociação, só nos cabe aguardar. E demais greves!?. Que dizem? Boa leitura nobre leitor/a!

STJ AFASTA DESEMBARGADOR ACUSADO DE VAZAR INFORMAÇÕES. Segundo o Ministério Público, o desembargador Constantino Brahuna, quando ocupava o cargo de corregedor-geral de Justiça no Amapá, foi responsável por vazar informações processuais sigilosas a advogados. Ele também foi acusado de perseguir magistradas que prestaram depoimento contra ele perante o Conselho Nacional de Justiça.
A defesa de Brahuna alegou que o cliente é vítima de perseguição política e que os vazamentos atribuídos a ele foram praticados pelo próprio Ministério Público. Apesar disso, o relator, ministro Luis Felipe Salomão, entendeu haver indícios de materialidade dos crimes e de autoria, motivos suficientes para denunciados virarem réus. Constantino Brahuna responde ainda a processo administrativo disciplinar no CNJ e, desde novembro de 2014, está afastado preventivamente do cargo. A Corte Especial também entendeu pelo afastamento, pelo prazo de um ano. FONTE: Assessoria de Imprensa do STJ, na base de dados do site: www.conjur.com.br/.

GRUPO DE ARTES SHALOM APRESENTA ESPETÁCULO EM MOSSORÓMossoró vai receber a nova produção da Companhia de Artes Shalom, de Fortaleza (CE). “Perfeição” é a terceira montagem do grupo, criado pela Comunidade Católica Shalom para difundir os valores cristãos utilizando a linguagem artística. A apresentação será dia 23 de agosto, às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado.
“Perfeição” conta a história de uma órfã, abandonada ao nascer. Um príncipe, chamado Liêmin, por ela se apaixona, com ela se casa, mas recebe a traição em contrapartida. Temas como eleição, amor, adultério, prostituição e sacrifício serão abordados sob a ótica cristã. Lidiane Oliveira, produtora da Companhia, acrescenta que o espetáculo trata da imperfeição das pessoas e do amor de Deus.
Companhia – Buscando anunciar o Evangelho, notadamente ao jovem, a Comunidade Shalom percebeu que a linguagem poderia ser mais ousada. E pensou um núcleo artístico que estivesse disponível integralmente para se dedicar a criação, estudo e produção de espetáculos, viajando pelo Brasil - e até mesmo por outros países. Assim surgiu a Cia de Artes Shalom.

FRANCISCO COSTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O estreante na série é FRANCISCO CANINDÉ COSTA ou mesmo Chico Costa, reconhecido profissional com largo conhecimento no jornalismo e mestre em cerimônias. Hoje curte merecida aposentadoria, como servidor do estado (precisamente na Secretaria de Saúde) na sua cidade natal Caraúbas. Bem-vindo amigo à nossa lista de leitores e sua chamada Bodegas resistem ao tempo no interior do Rio Grande do Norte”.
Com este título o Jornal de Fato em seu Caderno Estado, edição deste domingo, dia 23 de agosto, traz uma ampla matéria falando que as "Bodegas" ainda resistem aos tempos modernos. Dentre as Bodegas citadas está a do amigo Sebastião Gurgel de Paiva (Tiãozinho) em Caraúbas que vende de quase tudo! Recomendo uma leitura neste material que faz a história do comércio caraubense! No jornal a foto da "Bodega" e do casal amigo. Tiãozinho e sua esposa professora aposentada Salete Soares! Vale a pena conferir! Francisco Costa – Jornalista e Mestre de Cerimônias.
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (482) – Nunca antes na história do Brasil, um governo se pareceu tanto com o do DEM como o Governo do Partido dos Trabalhadores e aliados, o Governo Dilma: Ajuste Fiscal, ataque aos trabalhadores por meio de medidas provisórias, Lei anti-terror e, agora o atraso na parcela do 13º dos aposentados do RGPS (Regime Geral da Previdência Social), que há 9 anos recebiam na folho de agosto, naturalmente estavam esperando sair essa parcela para quitar suas contas do mês. O Governo Dilma Rulsseff além de ter determinar a suspensão deste pagamento, o parcelou em 2 parcelas, de 25% cada, a serem pagas em setembro e outubro do corrente ano, O que fez o Governo de Rosalba, ha época: atrasou os pagamentos de quem ganhava acima de certo valor, dos aposentados do Estado e, em 2014, simplesmente o atrasou, além de ter pago somente uma parcela de 20% em julho, quando o dever de pagar esta parcela era em junho. Portanto são Governo que se assemelham, o de Dilma e, o de Rosalba, esta, ex-Governadora que se quer sai de casa, para não ser vaiada. Santino Arruda, via facebook, em 22/08/2015.

FIQUE SABENDO... “Perigoso retrocesso?”. Por (*) Rinaldo Barros. FONTE: e-mail pessoal em 12/08/2015.
“O sono da razão gera monstros” (Antônio Gramsci).
Nossos mestres estão desarmados em pleno campo de batalha, uma loucura sem igual.
Logo após o reinado de momo de 2016, serão abertas campanhas eleitorais em todos os Municípios ao longo do patropi. Não será apenas mais uma campanha eleitoral, mas o final de ciclo político.
Estamos assistindo aos primeiros clarões da alvorada de uma nova era política em terras crioulas.
Com a mundialização da economia, com o advento da crise na União Europeia, China e Estados Unidos; com a nova geopolítica internacional (o mundo multipolar), com a crise na economia verde-amarela ainda renitente, com eleições em todos os Municípios brasileiros; necessariamente, teremos uma nova realidade nas relações políticas, dentro do Brasil, em toda América Latina, em todo o planeta.
É palpável a evanescência de muitos outrora importantes movimentos sociais (como o de mulheres, por exemplo). É visível o declínio da força do sindicalismo, como consequência do novo padrão de acumulação do sistema e do desaparecimento de postos de trabalho e profissões, por força da automação.
Preocupa-me também a tentativa governamental de censurar ou desqualificar o papel da imprensa e da Internet, enquanto pilares da Democracia, em meio a generalizada sensação de impunidade.
É igualmente muito preocupante a despolitização das novas gerações, às voltas com um individualismo estéril, terreno fértil e perigoso para as manipulações de todos os tipos.
Nosso sistema educacional nem de longe está preparado para orientar nossa juventude nos caminhos da vida, nossos professores estão ainda em busca da compreensão acerca dessa novíssima realidade e, lamentavelmente, ainda sem o indispensável apoio conceitual.
Nossos mestres estão desarmados em pleno campo de batalha, uma loucura sem igual.
Ninguém está preparado ainda para lidar com essa novíssima realidade. Trata-se de uma série de especificidades, eivada de ambiguidades, tecendo uma rede complexa e fragmentada de novos conceitos e novos paradigmas, a qual vai se redefinindo junto a cada movimento do real, a uma velocidade alucinante.
No contexto contemporâneo, o lulodilmismo levou o País ao retrocesso político e moral ao não punir e até defender e incentivar a corrupção com o dinheiro público, ao lotear cargos técnicos com apadrinhados despreparados e mal-intencionados, ao interferir politicamente em funções do Estado, esquecendo que existem para servir ao cidadão, e não aos interesses do governo de plantão.
Ou, como diria o Frei Betto, “o PT trocou o projeto de Nação por um projeto de Poder”.
Além de não fazer nenhuma das reformas fundamentais para a modernização da nossa sociedade.
Todavia, é forçoso reconhecer os méritos dos governos (2) Lula: a economia cresceu e milhares de novos empregos foram criados, a área social ganhou impulso, e surpreendentemente o País saiu (?) da crise de 2008 antes do esperado.
No atual governo, todavia, a desigualdade social é ainda inaceitável, com o monstro da inflação acordado, o câmbio a atrapalhar as importações, os juros enriquecendo apenas os bancos; o futuro econômico do Brasil deixou de ser promissor.
E o PT governo - que ajudou a construir uma fase promissora, a partir da sábia manutenção da política econômica com base na preservação do Plano Real, criado em 1994; lamentavelmente, agora se vê afundando melancolicamente em escândalos de corrupção e incompetência. Para piorar, a crise paralisa a economia, aumenta o desemprego, aumenta a inadimplência e diminui a arrecadação; não sobra recursos para investir.
Por outro lado, é assustador o crescimento da violência urbana, ao lado do consumo endêmico de drogas e, talvez, um claro indício de que estamos adentrando na barbárie: parte da população - cansada de esperar - começa a fazer justiça com as próprias mãos, promovendo linchamentos de assaltantes.
A desaprovação do Governo Dilma (71% - setenta e um por cento), ante a iminência de ter as contas de 2014 rejeitadas pelo TCU, ao lado das denúncias de ter usado recursos públicos roubados em sua última campanha eleitoral; somadas às mentiras com que foram conquistados os votos; tudo isso somado, criou um caldo de cultura favorável ao clima de “Fora Dilma”; seja por via constitucional (impeachment) ou renúncia, seja com a superação do atual modelo institucional. Frente a esse “imbróglio” gigantesco, pergunto:
A solução desse nó se dará com a violação do Estado Democrático de Direito? Ou não?
Será mais uma pedra no quebra-cabeça da “revolução bolivariana”?
Será o início da fórmula da “pós-democracia” (superação da democracia representativa)?
Será que a frágil e jovem Democracia verde-amarela está correndo perigo de novo retrocesso?
A dedução é privilégio do caro leitor.
(*) Rinaldo Barros é professor – rb@opiniaopolitica.com.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PB. A Prefeitura de Areia/PB realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 113 (cento e treze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 24/08 a 11/09/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.831,94. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: IFRN – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 45 (quarenta e cinco) VAGAS PARA TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas no período de 24/08 a 14/09/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.366,54. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! Maria Célia – FUNDAC e Nonato Santos – Ator (dia 22), Ninete Dantas – FUNDAC (23), Amâncio Honorato – Jornalista (24), Jadismar Costa – FUNDAC (25), Arnóbio Xavier – INSS e Marilene Rebouças – FUNDAC (26) e Lahíre Rosado Filho – Vereador (28).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: Gosto muito de ler sua coluna de notícias, pois é uma maneira interessante e divertida de comunicar e informar. Obrigado por me enviar. Nossa amiga Fátima Leal envia-lhe muitas lembranças (Ex-colega de Faculdade). Abraços, Selma Medeiros”. – Obrigado amigas Selma e Fátima Leal, bons tempos, como cita a canção: marcos do que se foi... . Saúde a paz à ambas!
= HÁ 22 ANOS! Faleceu, em 22/08/1993, Raimundo Nonato da Silva (com 86 anos) – Advogado, escritor, historiador e professor. Retirante da seca de 1919 chegou a Mossoró a pé de sua terra, alfabetizou-se numa escola noturna, tornou-se professor da Escola Normal. Fez Curso de Direito e publicou “Um Retirante” – sua obra clássica. Nasceu em Martins/RN em 18/08/1907.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 656/2014 (de 16/08), tratamos dos seguintes temas: Expressões que devem ser evitadas em entrevistas de emprego; Sêbado – o sebo do sábado tem agitação a partir do departamento comercial; Cameroon fará agenda voltada para o folclore; Wellington Barreto, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (443) por Diógenes; Fique sabendo... “A copa e a democradura II - para xs “esquerdistas” entregadxs ao sistema (parte 3)”. Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN.
- FEIRA DE TURISMO RURAL. A 11ª Ruraltur 2015 – Feira de Turismo Rural será realizada de 26 a 28, desse mês, na parte externa da Arena das Dunas – Podium Sul, em Natal. É uma realização do Sebrae-RN com apoio do Governo do RN, FAERN, SENAR, Grupo Banco Mundial, ABRATUR e IDESTUR. Informações: www.rn.sebrae.com.br\ruraltur, e 0800 570 0800. FONTE: Coluna Turismo, www.gazetadooeste.com.br, por Lizst Madruga.
- DO MUNDO ARTÍSTICO Teve infância e juventude criada pelos avós paternos Paulo e Renée, ele cirurgião aposentado, ex-assessor da presidência da República e do Governo do Estado da Guanabara, historiador e autor de vários livros; ela dona de casa e gerente de uma pensão de senhoras idosas. O pai da nossa homenageada também morava com eles, já a mãe abandonou-a quando ainda era criança. Aos dezessete anos entrou para os cursos de Desenho Industrial e Comunicação Visual da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. “Eu estava em meu quarto. Na sala de visitas, meu namorado e meus avós assistiam TV. Ouvi um som legal e corri para ver o que era. Era a Gang 90 e as Absurdettes cantando "Perdidos na Selva" num festival da Rede Globo. Ninguém percebeu, mas, naquele momento, minha vida mudara completamente e tive certeza de que cantaria aquele tipo de música” – disse a cantora. CARREIRA: Sua carreira musical começou como vocalista do então chamado “Kid Abelha e os Abóboras Selvagens”, banda na qual ela anuncia o fim em 2015 (abril) durante uma entrevista à revista Quem. Em 1982 já cantava e compunha no “Kid Abelha”, abandonando a universidade em 1984, às vésperas de se formar. Nesse mesmo ano iniciou o aprendizado de técnica vocal com a professora e cantora lírica Vera Maria do Canto e Mello e gostava de cantar Lieder (músicas) em alemão, o que despertou seu interesse pelo idioma, que estuda até hoje. O primeiro compacto da banda, Pintura íntima, foi lançado em 1983 e vendeu mais de 100.000 cópias. Entre os seus sucessos estão "Fixação", "Como Eu Quero", "Alice Não me Escreva Aquela Carta de Amor", "No Seu Lugar", "Eu Tive um Sonho", "Te Amo pra Sempre", "Eu Só Penso em Você", "Eu Contra Noite", "Lágrimas e Chuva", "Nada Sei", "No Meio da Rua", "Amanhã É 23" e "Grand' Hotel". VIDA PESSOAL: Desde 1987, é casada com o cieasta Lui Farias. Este dirigiu diversos clipes do Kid Abelha e compôs ainda com George e Paula. Paula tem um filho chamado Gabriel, nascido em 1989 e ao qual dedicou a música "Oito Anos", gravada no disco Paula Toller (e regravado por Adriana Calcanhoto no disco “Adriana Partimpim”, e a música "Barcelona 16", de “Só Nós”. Ela teve um relacionamento com o músico Leoni, que saiu do Kid Abelha em 1986 (e posteriormente formou a banda “Heróis da Resistência”. Também foi casada com o músico Herbert Vianna, - vocalista do grupo “Os Paralamas do Sucesso”. Os dois só voltaram a compor juntos no disco "Meu Mundo Gira em Torno de Você" de 1997, onde dividiram a música "A Moto". Reportamo-nos sobre PAULA TOLLER AMORA, 53 anos, nasceu em 23/08/1962 no Rio de Janeiro/RJ. Habilidade/genero musical: Rock Alternativo, Pop rock e MPB. Instrumetos: voz e violão. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paula_Toller.
- DIA: hoje é Dia da Luta Contra a Injustiça e Dia do Artista. Amanhã (24) será Dia da Infância.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos bravos justiceiros, aos artistas em geral, aos catequistas, ao exército brasileiro, aos infantis.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
O Menino e a Flor (Poesia de Rosângela Trajano).
O menino abriu os olhos, ao seu lado uma flor.
- Onde fica o fim do mundo?, perguntou a flor.
Ele não soube responder.
Saiu por aí com a flor nas mãos.
Mostrou o por do Sol à flor.
Juntos, viram a lua cheia.
E lá longe estava o horizonte.
- Onde fica o fim do mundo?, perguntou a flor.
O menino não soube responder.
Passearam pelas florestas.
Sorriram com o arco-íris.
Brincaram com os animais.
Foi um dia de riso. Foi um dia de graça.
Pontinhos brilhantes e um prato amarelo apareceram no céu.
O menino fechou os olhos.
- Onde fica o fim do mundo?, perguntou a flor.
Dentro dele um mundo FINITO e INFINITO.
QUEM canta...
“Diz pra eu ficar muda faz cara de mistério / Tira essa bermuda que eu quero você sério / Tramas do sucesso mundo particular / Solos de guitarra não vão me conquistar...”.  (“Como Eu Quero”. Composição: Leoni e Paula Toller – Canta: Kid Abelha).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário