domingo, 2 de agosto de 2015

DC - Coluna de Noticias 696. (Anexo slide: A Tigela de Madeira).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VII – Edição nº 696 (geral) e 24ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

   Mossoró/RN, domingo, 02 de agosto de 2015. Edição Especial.

      Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 31ª/52, dias: 214/365 e faltam 151 para o término do ano.

"Causo democrático!"

"Josué tem um sonho / E vai realizar / Construir a sua casa / E já tem o lugar / Um chão de dez por vinte / Na rua do Alguidar". Folheto: Um Sonho Virou Realidade – Dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

"A edição especial de hoje está um pouco resumida com os quadros devido volumosos textos que, tentei resumi-los ao máximo e mesmo assim extrapolou o número de páginas proposto pelo nosso informativo. A semana que terminou foi sem novidades relevantes no tocante as greves e os servidores em greve não param um importante ato foi realizado em Caicó/RN na última quinta-feira. Essa semana promete mais ações para se chegar a um acordo. Ah governos para gostar de greve... "nam"! Boa leitura nobre leitor/a!


SEMANA NACIONAL DA EXECUÇÃO TRABALHISTAO Conselho Superior da Justiça do trabalho (CSJT) lançou a campanha de divulgação para a Semana Nacional da Execução Trabalhista. A Semana acontece entre os dias 21 e 25 de setembro/2015 e tem como objetivo agilizar os processos trabalhistas que estão pendentes. Durante a Semana de Execução, as Varas do Trabalho e os Tribunais Regionais organizam mutirões com a participação de magistrados e servidores para que o ganhador de uma causa na justiça trabalhista receba o que tem direito.

Vale salientar que a "Semana Nacional de Conciliação", popularmente conhecida, são para trabalhadores em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) com ações já julgadas e com cálculos homologados, cujos valores de pagamento variam conforme regras de conciliação. Os trabalhadores deve entrar em contato com seu sindicato, se filiado, ou com seu advogado constituído. FONTE: www.sinairn.com.br/.


KILDARE HOLANDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O estimado amigo e professor Kildare Gomes, estreia na série indiretamente. O que seria um registro vejo seu depoimento (abaixo) como uma forma de ecoar nosso pensamento sob o título "De obras inacabadas, nem iniciadas e prédios públicos abandonados". Obrigado amigo Kildare, desejo muita paz e luz a você de demais familiares.

Prezado Heremes. Como é gratificante receber as tuas informações pautadas a partir de uma relevância social. Tens cada vez mais participado da vida das pessoas com um semblante dinâmico de olhar coletivo — quer seja nas lutas sindicais, quer numa visão mais ampla da sociedade e do Estado. Nossa sociedade está carente de ações como as suas, quando saímos de nossa "zona de conforto" e passamos a colaborar com o desenvolvimento de uma vivência coletiva mais harmônica; quando percebemos que as nossas responsabilidades não podem ser colocadas todas sob a responsabilidade do Estado — enfim, quando devemos nos considerarmos vivos e atuantes em todos os aspectos da vida.

A tua preocupação com obras inacabadas e a propositura de nos aproximarmo-nos dessa luta reflete ainda um campo bastante esquecido, principalmente no âmbito da organização social para cobrança de resultados concretos. Creio que esse papel também é dos sindicatos e dos movimentos sociais plenamente organizados, como é o caso do movimento estudantil (que merece destaque e ânimo na retomada das pautas públicas de reivindicações). O que ocorre é que em alguns turnos o movimento sindical talvez não queira se indispor com esse mesmo Estado quando o assunto é responsabilidade de todos.

Mas vamos pensar um bocadinho mais! Talvez essa pauta tornando-se alvo de diálogos sindicais a própria população compreenderia o papel e a força sindical no atual contexto em que estamos mergulhados e na busca de firmarmo-nos democraticamente. Isso porque geralmente o coletivo só enxerga o sindicato durante os movimentos grevistas. E ademais, os sindicatos estão situados num contexto de luta que transborda a esfera limitada de suas necessidades trabalhistas pontuais — que também são importantes no contexto macro social.

Impossível não vir logo depois da sua leitura concordar com a proposta lançada aos sindicatos, que certamente terão o apoio social de valorização dos investimentos públicos. Essas pautas deverão ter lugar em momentos de greve, contudo poderão ganhar maior visibilidade numa ação mais ampla em lutas contínuas e perenes dos movimentos sociais. Obrigado pelas informações dispensadas e só posso desejar-lhe êxito, inteligência e ânimo na caminhada.


FIQUE SABENDO... "Entre dois mundos". Por (*) Rinaldo Barros. FONTE: email pessoal em 28/07/2015.

Busquei nos mestres do século passado uma possível fonte para compreender esta charada. Fixei-me em Macunaíma.

Já tem um tempinho que ando assuntando sobre o significado de tudo isso que estamos vivendo. Cogito se não estaríamos vivendo "entre dois mundos: um definitivamente morto, e outro que luta por vir à luz".

Segundo o seu próprio criador - Mário de Andrade (1893 a 1945) - Macunaíma representa "a aceitação sem timidez nem vanglória da entidade nacional", concebida como o retrato cultural do povo brasileiro: "índio branco, feiticeiro, mau caráter, preguiçoso, mentiroso, egoísta, gozador, capaz de rir de si próprio e de nunca perder uma piada". Terreno fértil para, frente à impunidade, florescer atos de corrupção, praticados com naturalidade, sem que sejam vinculados com a questão da Ética ou com a moral vigente.  

Pequenas corrupções cotidianas são consideradas "defesas", expressão muito usada por diversos segmentos da população. Um passo para aceitar a corrupção, a criminalidade, em todos os níveis.

Macunaíma poderia ser a metáfora de uma crise, mas também pode ser tomado como um desafio a ser vencido. O povo brasileiro teria sido formado historicamente de forma a ser capaz de adaptar-se, no cotidiano, a inúmeras formas de estratégias de sobrevivência (mentir e roubar são "espertezas" que integram esta cultura).

Capacitou-se a conviver "espertamente" com situações adversas de exploração, violência, drogas, corrupção, miséria, preconceitos, desemprego, analfabetismo, utilizando-se de armas ou mecanismos psicológicos os mais diversos. A arma mais utilizada é o cinismo travestido de humor. Mentir talvez seja a vice-campeã.

Impontualidade e Hipocrisia disputam pau-a-pau, visando sempre "levar vantagem em tudo".

Relembro também que aprendemos com Gilberto Freire que a família patriarcal determinou toda estrutura social e as relações com o poder público. Formou-se sociologicamente "uma invasão do público pelo privado, do Estado pela Família". O patrimonialismo é visto como "natural".

Para complicar ainda mais, nossa cultura tem como traço definidor sua diversidade e ao mesmo tempo o sincretismo de várias manifestações antropológicas, principalmente negras, índias e portuguesas. Assume dimensão gigantesca o problema da mestiçagem do povo brasileiro.

A mestiçagem é uma não-identidade. Somos todo mundo e não somos ninguém. Darcy Ribeiro, em seu livro "O Povo Brasileiro", falou sobre o conceito de "ninguémdade". Os brasileiros somos brancos que não são brancos, negros que não são negros, índios que não são índios.

Essa faceta adaptativa de nossa complexidade foi comprovada recentemente em pesquisa do IBOPE, cujo resultado aponta na direção da aceitação generalizada do nepotismo, do patrimonialismo (invasão do público pelo privado) e da corrupção eleitoral.

A pergunta "Você venderia o seu voto?" tem resposta imediata e sem pejo: "Depende do preço que você pagar". Em cada eleição, no Brasil, milhões de votos são vendidos.

O Ibope tem pesquisa, não publicada, reveladora dessa característica nacional: quase 75 por cento dos entrevistados admite que conviveria com a corrupção, se estivesse em cargo público.

Na base do "fiz porque todo mundo faz".

Para completar, a urbanização ocorrida em velocidade vertiginosa nos últimos quarenta anos expulsou milhões de trabalhadores rurais (caipiras) para os centros urbanos, lançando nas cidades muito mais gente do que as fábricas conseguiram ocupar. São lúmpens, diria Marx.

São milhões de pessoas cujo único compromisso é consigo mesmo, com sua sobrevivência. A vida famélica não lhes deu oportunidade de perceber que existem princípios éticos universais, menos ainda que a civilização somente será construída a partir da cidadania.

Resumo da ópera: ainda que o PT (corrupto) saia do governo, provavelmente, "tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes" ainda durante muito tempo. Até porque essas questões são estruturais, históricas, sistêmicas, e não serão resolvidas no médio prazo; nem fácil nem rapidamente.

Por tudo isso, antevejo que, no patropi, a cidadania - fundada na Ética - somente se fará vida após a geração dos meus bisnetos. Por enquanto, Macunaíma ainda vive, atua e corrompe.

Como diria Prestes, "esse é o povo que temos". Ou seja, vivemos entre dois mundos.

(*) Rinaldo Barros é professor – rb@opiniaopolitica.com.


CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL. A Procuradoria Geral da Fazenda Nacional realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 150 (cento e cinquenta) VAGAS PARA PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL, inscrições reabertas ATÉ O DIA 10/08/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 17.30,33. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

RN: A FUNDAC – Fundação Estadual da Criança e do Adolescente realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 386 (trezentas e oitenta e seis) VAGAS PARA CARGOS, inscrições aberas no período de 06 a 16/08/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.897,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Amanda Costa (PSTU/Natal), Creuzeluce Almeida - FUNDAC e Magnólia Pinto – UERN (dia 1º/08); Aldaci de França – Poeta, Omar Oliveira – Autônomo e Togo Ferrário – Beatlemaníaco (02); Virgínia Fernandes – FUNDAC (03); Djalma Nascimento – SINTTEL (04); Nevinha Gurgel – Profª. e Rosana Soares – CEF (05); Assis Neto – CEF, Maria Oliveira – Sêbado e Semírames Marques (06).

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Amigo Hermes. Sempre um prazer receber sua inteligente produção. Continue enviando para seu amigo. Você constrói um aprendizado. Abs. Diniz." – Mestre Diniz Santos, saudades de vossa prosa e opiniões bem abalizadas sobre tudo e todos. Paz e saúde amigão!

= E A 26 ANOS! Falecimento de Luiz Gonzaga do Nascimento – Luiz Gonzaga, em Recife/PE  no dia 02/08/1989.

= E A 18 ANOS! Fundação da AAPCMR – Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região, em 03/08/1997.


**********PANO RÁPIDO**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 653/2014 (de 27/07), tratamos dos seguintes temas: Justiça nega pedido para retirar propaganda com tiririca do Youtube; XII Mossoró Moto Show; Francisco Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (440) por Liszt Madruga. FIQUE SABENDO... "O que é necessário para a verdadeira Meditação? (Parte 3/3)". Por Vinícius G. A. Guerra.


- DO MUNDO ARTÍSTICO Nascido em Bela Vista, nosso homengeado é cantor, diretor, iluminador e ator brasileiro. Ex-integrante dos Secos & Molhados (1973-1974), foi o artista que mais se sobressaiu do grupo após iniciar sua carreira solo com o disco Água do Céu Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes. É considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo terceiro maior artista brasileiro de todos os tempos. Embora tenha começado relativamente tarde, das canções poéticas e de gêneros híbridos dos Secos e Molhados ele passou a interpretar outros compositores do país, como Chico Buarque, Cartola, Rita Lee, Tom Jobim, construindo um repertório que prima pela qualidade e versatilidade. Em 1983, completava dez anos de estreia no cenário artístico e já possuía dois Discos de Platina e Dois Discos de Ouro, inclusive pela enorme repercussão da canção "Homem com H" de 1981. Como iluminador de espetáculos, tem supervisionado toda a produção da área em suas próprias apresentações e também merece destaque seu trabalho de iluminação e seleção de repertório no show Ideologia (1988) de Cazuza e no show Paratodos de Chico Buarque em 1993, ao que afirma: "quero que as luzes provoquem sensações nas pessoas". Também tem atuado recentemente no cinema: estreou em 2008 no curta-metragem Depois de Tudo, dirigido por Rafael Saar, e no filme Luz das Trevas de 2009, dirigido por Helena Ignez. Distinguido por sua rara voz de contratenor, ele também é conhecido por suas performances ao vivo. Atribuem a sua maquiagem cênica e seu vestuário exótico desde os anos 70 uma certa mudança de conceitos sobre o comportamento masculino apropriado no Brasil. Segundo Violeta Weinschelbaum, "o magnetismo de sua figura, a atração decididamente sexual que nosso homenageado produz sobre o palco é algo inimaginável." A biógrafa Denise Pires Vaz também escreve: "Dos cantores brasileiros, é um dos poucos, senão o único, que pode merecer o título de showman." Atualmente considerado um dos intérpretes brasileiros mais produtivos, o nome artístico foi adotado somente em 1971, quando se mudou para São Paulo. Desde cedo demonstrou dotes artísticos: cantava, pintava e interpretava. Teve a infância e a adolescência marcadas pela solidão, e ao completar dezessete anos deixou a casa da família para ingressar na Aeroáutica, ainda estava indeciso quanto à futura profissão. Gostava de teatro e cantava esporadicamente, mas acabou indo trabalhar no laboratório de anatomia patológica do Hospital de Base do Distrito Federal, a convite de um primo. Tempos depois foi convidado para participar de um festival universitário e chegou a formar um quarteto vocal. Depois do festival, fez de tudo um pouco, até atuou em um programa de televisão. Também concentrou suas atenções no teatro, decidido a ser ator. Atrás deste sonho, ele desembarcou no Rio de Janeiro em 1966, onde passou a viver da confecção e venda de peças de artesanato em couro quando adotou completamente a filosofia de vida hippie. Neste período, viveu entre o Rio, São Paulo e Brasília, até conhecer o produtor musical João Ricardo, que procurava um cantor de voz aguda para um conjunto musical e o convidou para ser o cantor do grupo Secos & Molhados, com o qual gravou dois discos, ambos auto-intitulados e lançados pela extinta gravadora Continental, entre 1973 e 1974. O álbum chegou a marca de um milhão de cópias vendidas e gerou vários sucessos, como Rosa de Hiroshima, poema de Vinicius de Moraes musicado por Gerson Conrad, O Vira, de Luli e João Ricardo, Sangue Latino de João Ricardo e Paulinho Mendonça, O Patrão Noso de Cada Dia de João Ricardo, e no segundo álbum o destaque foi para Flores Astrais de João Ricardo, em parceria com João Apolinário. Saiu dos Secos & Molhados em 1974 e no ano seguinte lançou o primeiro disco solo, Água do Céu - Pássaro (também conhecido como O homem de Neanderthal em referência à faixa homônima de abertura, de autoria de Luís Carlos Sá, e por ter sido o título do antológico primeiro espetáculo da carreira solo). Terminou a década de 70 a e começou de 80 totalmente transgressor, sendo ameaçado várias vezes pelo regime militar. Nesse período, lançou alguns dos maiores sucessos: Homem com H, Vida, Vida, Pro dia nascer Feliz, Vereda Tropical, Amor Objeto, Seu tipo, Por debaixo dos panos, Promessas demais, Tanto amar, Ando meio desligado, Sangue latino, entre outros. Em 2012, atua no filme "Gosto de Fel", de Beto Besant e lança o documentário "Olho Nu", dirigido por Joel Pizzini, num auto-retrato em terceira pessoa que atravessa a carreira do cantor e reúne um rico acervo audiovisual. Em 2015, ganhou o 26º Prêmio da Música Brasileira nas categorias Melhor Cantor de Pop/rock/reggae/hip-hop/funk e Melhor Álbum do mesmo gênero. Reportamo-nos sobre NEY DE SOUZA PEREIRA, conhecido como Ney Matogrosso, 71 anos, nasceu no dia 01/08/1941 em Bela Vista – Matogrosso do Sul. Habilidade/genero musical: vocal, MPB, samba, Pop Rock, Rock and Roll e Rock Progressivo.  FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ney_Matogrosso.

- DIA: hoje é Dia Internacional do Folclore. Amanhã (03) será Dia do Capoeirista, Dia do Pároco, Dia do Skate (São Paulo) e Dia do Tintureiro.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos folcloristas, capoeiristas, aos párocos, skatistas paulistanos e aos tintureiros.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

Bimbinho (Poesia de Rosângela Trajano).

Tens cabelos da cor de ouro

Sobrancelhas também

És um grande tesouro

Sobrinho que quero bem.

Adoro teu olhar maroto

Felicidade em teus olhos

Tomar banho de chuva

Pingos d´água em teu rosto.

Vovó Cema, assim gritas

É um grito de esperança

Em frente a casa das portas

Manhã cedo, lá, está você 

Minha adorável criança.

Amo-te muito, Bimbinho

Ou Robson, como preferir

És meu travesso anjinho

Que pinta o sete a sorrir 

Obrigada por existir.

QUEM canta...

"Quero a sessão de cinema das cinco / Pra beijar a menina e levar a saudade / Na camisa toda suja de batom!..".  ("Todo Sujo de Batom". Composição: Belchior – Canta: Antônio Marcos).

...os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário