"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias" "Uma forma diferente de noticiar!" Ano VII – Edição nº 699 (geral) e 27ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails. *Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007. Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA. Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/. |
|
Mossoró/RN, sábado, 29 de agosto de 2015. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 35ª/52, dias: 241/365 e faltam 124 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Ao pobre não é fácil / A coisa acontecer / Mas desistir do sonho / É pedir pra morrer / A alma é nutrida / Com o que vamos ter". Folheto: Um Sonho Virou Realidade – Dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:
BÁRBAROS 50 ANOS. Na noite de ontem vivi um momento muito prazeroso, fui prestigiar os amigos Aldeci, Ubiraci e Alci, na comemoração dos 50 Anos do "Grupo Musical Bárbaros" (banda na modernidade), com entrega de comenda seguida de SHOWs com "Tremendões" e "Bárbaros". Ainda troquei palavras com Ubiraci e Alci (com este último com direito a foto que postarei no face), Minha amizade com Alci se deu no ano de 69, vez que batia nas cordas d'um violão que ganhara de presente e ele passando pela calçada parou e disse: "dá licença eu afinar seu violão?". Daí nasceu amizade mútua de 46 anos. Do grupo Bárbaros tive meu primeiro contato em 1967, eles ensaiando na casa de Pereira (amigo e empresário), situada na Rua Nízia Floresta àquela época formada pelos irmãos Almeida (Aldeci, Alci e Toinho) que ontem fiquei sabendo que "Irmãos Almeida" era a denominação do conjunto em 1963. Sou fã desse grupo e torço como se fosse um time de futebol. Quero registrar aqui três nomes que fizeram parte da trajetória dos Bárbaros: Zélia Ferreira, Lázaro e Nestor, que não estavam lá mais são identificadíssimos com o grupo em seu auge. Obrigado Bárbaros, obrigado Aderson e Alzinete que arrasaram com músicas memoráveis, além do show que deu oportunidade de rever velhos amigos de grandes bailes na ACEU, AABB, ACDP e nas três casas de shows criadas pelo grupos em três bairros da cidade numa mesma época. Quem lembra atire as formações! "Oh! Darling. Please believe me". Boa leitura nobre leitor/a!
RONDA DEBAIXO DE LINHA DE ALTA TENSÃO tem direito a adicional. A Súmula 364 do Tribunal Superior do Trabalho diz que o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco deve receber adicional de periculosidade. Sendo assim, o vigilante que faz ronda debaixo de linha de alta tensão tem direito a este adicional.
A decisão é da 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho que condenou a Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) e a Universo System Segurança e Vigilância a pagar adicional de periculosidade de 30% a um vigilante que ficava exposto ao risco diariamente, durante 90 minutos, durante as rondas debaixo de linha de alta tensão.
O vigilante fazia rondas internas na estação avançada da CPFL em Salto (SP) a pé, passando sob os cabos de transmissão de saída de energia da subestação ao lado do terreno. Por isso, pediu o enquadramento de sua atividade no artigo 193 da CLT, que considera perigosa a exposição à energia elétrica. FONTE: www.conjur.com.br/.
SINAI MODERNIZA SITE. – Mesmo em fase de teste, o novo site do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN já pode ser visitado com algumas informações atualizadas. Outros links já foram adicionados mais informações históricas virão no futuro bem próximo. O visitante pode ver as edições do Jornal do SINAI e o servidor da base do sindicato, não filiado, pode fazer sua filiação on line baixando o formulário. É só seguir as instruções. Valeu Neilton, técnico responsável pela nova página.
JOSÉ RONALDO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Mais um estreante na série e trata-se do amigo e professor José Ronaldo Silva. Com o tema "Uma Super-Lua neste final de semana" ele afirma que o fenômeno pode ser visto, também, em Mossoró.
Hoje, dia 29, acontecerá o fenômeno da Super Lua cheia. A super-lua cheia ocorre quando a fase de lua cheia se dá nas proximidades do perigeu lunar. O perigeu é o ponto da órbita no qual a Lua se encontra mais próxima da Terra, ou seja, cerca de 360 mil quilômetros. Por estar mais próxima, a Lua parecerá maior e mais brilhante do que costuma ser.
Embora o alinhamento entre o Sol e a Lua possa causar um pequeno aumento nas atividades tectônicas, os efeitos da super lua sobre a Terra são mínimos. Nos vários estudos científicos realizados não foram encontradas correlações significantivas entre o fenômeno da super lua e desastres naturais. O efeito mais visível é uma pequena elevação na altura das marés, atraídas mais fortemente pela força gravitacional da Lua.
Em Mossoró, a super lua aparecerá no horizonte às 17h30min, quando estará a aproximadamente 358.800km da Terra e terá 99,99% de sua face voltada para nós iluminada pelo Sol. A previsão é que o céu esteja parcialmente nublado, mas vamos torcer para que isso não atrapalhe nossas observações. José Ronaldo – Professor da UERN.
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (483) – Qualquer ato que signifique proteger, defender ou de alguma forma ficar favorável a conduta de quem pratica corrupção também é um ato de corrupção, por este motivo todos os brasileiros devem ser favoráveis à uma investigação isenta e a punição de quem é corrupto, doa em quem doer, seja ele de qualquer partido, mas o que estamos vendo é uma proteção a determinados indivíduos que de forma clara estão entre os corruptos. Flávio Dias Xavier, via facebook.
FIQUE SABENDO... "Esclerose Múltipla tem aliado digital no tratamento". Por Grupo Gazeta de Comunicação. FONTE: www.gazetadigital.com.br, em 25/08/2015.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica autoimune que atinge o sistema nervoso central e que tem uma prevalência, no Brasil, de 15 casos por 100 mil pessoas.
Com o advento das novas tecnologias, os cuidados com a saúde têm ganhado importantes aliados. De acordo com o relatório "mHealth" e "Wearables 2015" (Mobile Ecosystem Forum - organização global de regulação do comércio de aparelhos e serviços mobile), no último ano houve um crescimento na adoção de aplicativos (apps) de saúde e medicina em todo o mundo.
Sendo um aumento de 15% e 10%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Um exemplo de destaque nesta era digital é o Cognifit, uma ferramenta inteligente utilizada para minimizar alguns dos sintomas da esclerose múltipla (EM) e que pode ser acessada via computador, tablet ou smartphone.
Este é um dispositivo que tem como função principal treinar e estimular os aspectos cognitivos dos indivíduos portadores da doença. Os pacientes têm à disposição jogos que permitem avaliar o estágio do comprometimento da doença e suas habilidades cognitivas. Além disto, eles podem compartilhar os resultados com o seu médico, contribuindo no acompanhamento da esclerose múltipla.
A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença crônica autoimune que atinge o sistema nervoso central e que tem uma prevalência, no Brasil, de 15 casos por 100 mil pessoas, segundo o Ministério da Saúde. A EM se caracteriza por afetar o sistema nervoso central provocando dificuldades motoras, sensitivas, cognitivas, visuais, de coordenação motora e até de controle de esfíncteres, causando impacto direto no dia-dia do paciente e indireto para seus cuidadores.
Com sérias consequências, a EM é pouco falada e ainda desconhecida para muitos brasileiros. O assunto voltará à tona em todo país a partir do dia 31 deste mês, na próxima novela das nove da Rede Globo, "A Regra do Jogo". A novela terá como protagonista um portador de esclerose múltipla, interpretado pelo ator Alexandre Nero que após sofrer com visão turva, desmaios e surtos em várias cenas, toma conhecimento de seu diagnóstico, situação vivida por muitos indivíduos acometidos pelo problema. A história permitirá que o público entenda um pouco mais sobre a doença e a realidade dos pacientes com EM.
A professora de neurologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) e chefe do centro de referência em Esclerose Múltipla do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, Dra. Soniza Vieira Alves Leon, explica "estimular suas atividades cognitivas, e principalmente a memória, pode contribuir para os pacientes ficarem mais atentos e ativos, o que pode impactar a autoestima e confiança.
Por consequência, eles conquistam mais qualidade de vida e é possível perceber os benefícios deste manejo na vida prática destes indivíduos".
Entre as habilidades estimuladas, estão: memória visual, auditiva, contextual e de trabalho em longo/curto prazo, velocidade de processamento, foco, planejamento, reconhecimento, tempo de resposta, velocidade, atualização, memória não verbal, percepção visual, coordenação olho-mão, inibição, recontextualização, atenção dividida e distância estimada. Todos os exercícios visam aprimorar a cognição. O Cognif é uma tecnologia reconhecida pela comunidade científica e foi amplamente investigada pela área de neurociência com importantes universidades e instituições no mundo, como: University Of Washigton, Florida International University, University of Illinois, Université Paris Descartes, entre outras.
Apesar da doença ainda não ter cura e sua causa ser desconhecida, a esclerose múltipla tem tratamento. De acordo com a Federação Internacional de Esclerose Múltipla existem 2,3 milhões de pessoas com a doença no mundo. Embora este seja um número expressivo, há muitos outros casos não diagnosticados. A entidade afirma que a incidência é duas vezes superior em mulheres. No Brasil, a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla estima que 35 mil pessoas sejam acometidas por este problema.
Quanto antes, o paciente receber o diagnóstico, melhor será a resposta ao tratamento. "Uma das opções terapêuticas é o uso de imunomoduladores, como os interferons beta 1-b, beta 1-a e acetato de glatiramer, que diminuem a intensidade dos surtos e o intervalo entre eles, agindo sobre os mecanismos imunológicos e minimizando a atividade inflamatória. Novos tratamentos como natalizumabe, fingolimode, dimetilfumarato, teriflunomida e alemtuzumabe também foram aprovados pela AnvisaA no Brasil.
Em paralelo ao tratamento medicamentoso, temos as plataformas digitais que podem favorecer a inserção social destes pacientes. Hoje, a maioria dos acessos à informação é via internet ou utiliza algum mecanismo que se comunique com este ambiente. É cada vez mais comum, os pacientes estarem envolvidos em um universo digital", destaca a especialista.
O diagnóstico da Esclerose Múltipla é complexo e deve ser feito por especialistas com o objetivo de se estabelecer o melhor manejo terapêutico para cada caso individualmente.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
PE. A Prefeitura de Triunfo/PE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 63 (sessenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04/09/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.856,02. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PI: Fundação Hospitalar de Teresina/PI realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 44 (quarenta e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11/09/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.951,67. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA! – "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Antônio Dantas – Buchidim (dia 27), Laíre Rosado Filho – Médico (28), Daniel Oliveira – Enfermeiro (dia 29), Flávio Dias Xavier – Prof., Marcos Araújo – Adv./Prof. (30), Ecilvia Sampaio – UERN (31), Santino Arruda – SINAI e Túlio Ratto (1º/09), Juvenal Varela – Radialista (02), Francisca Vasconcelos – DATANORTE (03), Hugo Manso – PT/Natal e Graça Rêgo – FUNDAC (04).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Hermes, Hermes, Chico foi meu professor de História, gente boa, todos eles. Assis, Tico, Batista, Zé Maria de Romão e o próprio Sr. Romão. Amo muito todos eles, Salete Soares uma professora de Matemática fenomenal! Enfim, amei a notícia de saber que estão muito bem, todos eles. Valeu Hermes, beijos, Mano! - Obrigado grande E.O., passei essa referência ao mais novo amigo Chico Costa, já conheço o Assis lá da UERN e meses atrás o Batista da Central do Cidadão/Mossoró. Edinalva é filha da Maria de Bidoca (in memorian) e minha irmão paterna, mora em Natal e me deu assistência imprescindível, juntamente com sua esposo Julimar Monte, quando da estada na capital para meu tratamento de saúde. Um gesto impagável que pagarei com reconhecimento e carinho. Grande abraço com votos de saúde e paz pra você e demais familiares mana!
= HÁ 122 ANOS! Nascimento de Artur Paraguai, compositor e maestro da banda de música que tem o seu nome, em 30/08/1893.
= HÁ 10 ANOS! Início das transmissões da TV Mossoró, a primeira estação de TV com sinal aberto é captada pelo Canal 7 em todo e qualquer lugar da cidade ou no Canal 24 (Cabo), em 28/08/2005.
**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 657/2014 (de 23/08), tratamos dos seguintes temas: Pedido negado: aluno processa professor por ter tomado celular; Airton Cilon, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (444); Fique sabendo... "A copa e a democradura II - para xs "esquerdistas" entregadxs ao sistema (parte 4)". Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN.
- AMANDA GURGEL LANÇA LIVRO. Militante do PSTU, a vereadora AMANDA GURGEL faz um retorno às suas origens: a educação. Professora de carreira, ela lançará o livro "A quem serve a crise da Educação Brasileira? Uma análise da realidade educacional no Brasil e no RN". O primeiro evento aconteceu ontem, 28, na Pinacoteca do Rio Grande do Norte (Cidade Alta), as 18h30, E o segundo será no dia 18 de setembro, na Livraria Saraiva (Midway Mall), às 18h. FONTE: Blog "Com Razão" – Iram de Oliveira, iramdeoliveira.blogspot.com.br,em 27/08/2015.
- DO MUNDO ARTÍSTICO – Foi um cantor e compositor brasileiro, o nome artístico decorre da pronúncia fonética das iniciais do nome de batismo do cantor. Antes da fama, trabalhou como transportador de bagagem onde era conhecido como Ripinha e também foi técnico da extinta TELERJ, a que abandonaria para se dedicar à carreira artística. A carreira fonográfica teve início em 1975 quando lançou o compacto com a canção "Moro onde não mora ninguém", primeiro sucesso dele, que seria regravada posteriormente por Wando. Nove anos depois, lançou o sucesso estrondoso "Deixa eu te amar", que fez parte da trilha sonora da novela "Vereda Tropical", de Carlos Lombardi. O disco Mistura Brasileira, que continha esta canção, foi o primeiro disco de samba ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas (vendeu um milhão e meio de cópias). A carreira destacou-se por um estilo mais romântico, sensual e comercial, em que fez escola. Foi integrante da ala dos compositores da Portela, contendo um repertório eclético, composto principalmente por baião e teve no compositor Canário o mais frequente parceiro. Na sua voz tornaram-se consagradas inúmeras composições da autoria, como "Menina dos cabelos longos", "Cheiro de primavera", "Me leva", "Moça criança" dentre outras. Também regravou "Cama e Mesa", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, com grande sucesso. Morreu de cirrose aos 53 anos de idade. Reportamo-nos sobre ANTÔNIO GILSON PORFÍRIO, mais conhecido como AGPÊ, nasceu (10/08/1942) e morreu (30/08/1995) no Rio de Janeiro. Discografia: 15 discos em 20 anos de carreira Habilidade/genero musical: Vocal, samba-jóia e samba-enrego. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Agepê.
- DIA: hoje é Dia Nacional de Combate ao Fumo. Amanhã (30) será Dia da Conscientização da Esclerose Múltipla.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de combate ao fumo (tabaco) e aos agentes de conscientização em esclerose múltipla.
**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Bolinhas de Gude (Poesia de Rosângela Trajano).
São bolinhas de vidro
Que encantam os meninos
Todos querem brincar de bilocas
As bolinhas de Pedro
Foram ganhas em apostas.
Quem ganhar vai somando
Bolinhas de gude nas latinhas
Nem o sol atrapalha
A brincadeira da barroquinha.
É fácil aprender a brincar
Diz a garotada da rua
Só não vale reclamar
Se perder tem que pagar.
Pedro tem bolinhas de gude
Azuis, verdes e brancas
Quem quiser brincar com ele que se cuide
É o melhor das crianças.
QUEM canta...
"O seu andar tem jeito de moça criança / A sua trança negra tem fita amarela / Me amarro nela, pelo seu olhar / Me ligo no sorriso dela / Que faz a minha tristeza ter fim...". ("Moça Criança". Composição: Canário & Agepê – Canta: Agepê).
...os males espanta!
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.