domingo, 26 de outubro de 2014

DC - Coluna de Notícias 664. (Anexo slide: Cicatrizes).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano VI – Edição nº 664 (geral) e 41ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 26 de outubro de 2014. Atualizações aos sábados (Especial).
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 43ª/52, dias: 299/365 e faltam 66 dias para o término do ano.
“Causo democrático!”
O voto é importante / Pra tudo transformar / Mas tenha muito cuidado / Quando você for usar / Pois se escolher errado / Graves danos vai causar”. Do cordel Meu Moto – Meu Viver, agosto/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Ontem estávamos participando, em Macaíba/RN, das comemorações pela passagem dos 25 do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (fundado em 30/05/1989) e Dia do Servidor Público celebrado oficialmente em 28 de outubro conforme calendário brasileiro. Foi ma festa impar e linda vez que muitos diretores fundadores estiveram presentes, juntamente com filiados de primeira e última hora. Dois ex-diretores tiveram homenagens póstumas e foram representados por familiares de Chico Neco (poeta falecido em maio 2013) e Aniceto Ribeiro (historiador memorável falecido há poucos dias). Agradecemos a todos associados e familiares que presentes ao evento e fizeram mais uma página na historia desse sindicato de lutas, a Revista Especial de 25 Anos apresenta um resumo dessa história. “Conhecer nossa trajetória de luta é fundamental para sabermos da nossa força e do potencial inerente à nossa disposição, alimentarmos nossa coragem para enfrentar os novos desafios”, é o sentimento dos que fazem o sindicato – todos! Parabéns servidores públicos, parabéns ao SINAI especialmente. Viva-viva! Boa leitura nobre leitor/a!

JUNTOS CONTRA O EBOLA: MILHARES SE VOLUNTARIANDO – O vírus do Ebola está saindo do controle. Os casos na África Ocidental estão dobrando a cada duas ou três semanas e a última pesquisa estimou que 1,4 milhão de pessoas podem estar infectadas até meados de janeiro do ano que vem. Neste ritmo, esse monstro ameaçará o mundo inteiro em breve. Os surtos de Ebola que aconteceram antes foram contidos diversas vezes e infectaram um número muito pequeno de pessoas. Mas a escala da atual epidemia tomou conta dos frágeis sistemas de saúde da região. A Libéria, por exemplo, tem menos de 1 médico para cada 100 mil pessoas. Vários países estão fornecendo recursos para combater o vírus, mas simplesmente não há médicos suficientes para acabar com a epidemia.
É aí que nós entramos. Neste momento, 39 milhões de pessoas estão recebendo este mesmo e-mail. Em uma pesquisa da Avaaz, 6% dos membros da nossa comunidade afirmaram ser profissionais da área da saúde – médicos ou enfermeiros. São quase 2 milhões de pessoas! Se apenas 120 médicos da nossa lista se tornarem voluntários, duplicaremos o número de médicos na Serra Leoa hoje.
Outros voluntários também podem ajudar: técnicos de laboratório, operadores de logística, trabalhadores especializados no tratamento de água e saneamento e da área de transporte. Tornar-se voluntário implica muito mais do que tempo: implica correr o risco. Vários profissionais de saúde já morreram lutando contra o Ebola. Mas se há um lugar onde podemos achar candidatos dispostos a correr esse risco pelo bem de outros seres humanos é na nossa comunidade. “Eu, e outros colaboradores da Avaaz, estamos prontos para correr esse risco com vocês, viajando para a linha de frente da crise” disse Rick Patel – Grupo Avaaz. Entenda como o Ebola é transmitido pelo site (UOL): http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2014/08/24/entenda-como-o-ebola-e-transmitido.htm/.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (451) – Eu não "entro" no FB para ser "gaiato". Eu entro para entreter-me, para papear e para quando achar necessário, apresentar minhas opiniões sobre os mais diversos assuntos. Nesses dias, tem sido mais constante as opiniões sobre política. Eu tenho lado! Eu sei o que quero. Não falo e nem penso pela cabeça de ninguém. Não sou "manietado" por ninguém. Tenho convicções. Sei porque voto em Dilma. Sei que ela é o melhor para o Brasil! Também não darei "guarida" para discursões idiotas que não levam a nada. Portanto, "gaiatice" deve ser feita no palco! Jorge de Castro, via facebook.

FIQUE SABENDO... “Estado Nacional Brasileiro, Nacionalismo e Copa: um ciclo crítico em quatro estações”. Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN. (FONTE: e-mail pessoal em 08/10/2014.
Emílio Garrastazu Médici, ergue a taça Jules Rimet (diante das primeiras emissoras de televisão a transmitirem uma premiação mundial brasileira).
ABERTURA: No ano de 1500, para aumentar seu mercado produtor e consumidor, o reinado de Portugal envia tropas pelo Oceano Atlântico, para invadirem terras de onde a maioria dos seus primeiros habitantes - indígenas - seriam mortos, e negros seriam levados de outras terras para serem escravizados lá. Conta a história, que a primeira coisa que foi feita quando as tropas chegaram, foi apresentar um espetáculo, uma espécie de teatro com um homem se apresentando na frente e muitos outros em volta dele repetindo palavras, juntos e em voz alta. Essas terras onde – inicialmente - os índios seriam mortos em suas matas de cor verde (de onde uma espécie de árvore com um pigmento vermelho como brasa seria extraído até à sua quase completa extinção) e onde – posteriormente - os negros africanos trabalhariam como escravos, primeiro, nas plantações de cana de açúcar e depois nas minas de ouro de cor amarela, essas terras onde o primeiro ato desta tragédia foi a apresentação de um espetáculo chamado missa, essas terras, seriam chamadas de Brasil... E as cores da sua bandeira, seriam o verde que evoca as matas devastadas onde os índios foram mortos e o amarelo que evoca o ouro que foi daqui retirado com a exploração do trabalho escravo dos negros africanos (além do azul que evoca o céu sob o qual todos estes crimes seriam cometidos, e o branco que sugere um suposto “caráter pacífico” desta sociedade de raiz tão sanguinária).
Primeira Estação: No ano de 1970, o Brasil vive debaixo da sua última ditadura clássica (sob o governo militar/civil). Naquele ano, o país vive o seu “Milagre Econômico”: inflação equilibrada, aposta da indústria internacional (principalmente a automobilística), “pleno emprego” (porém, com salários baixos), aumento do consumismo (com destaque para a venda de aparelhos de televisão e de automóveis), aparecimento de uma classe média, construções monumentais (como a da Usina de Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo) etc. Naquele ano, o general presidente mais cruel da ditadura, Emílio Garrastazu Médici, ergue a taça Jules Rimet (diante das primeiras emissoras de televisão a transmitirem uma premiação mundial brasileira), junto com Carlos Alberto Torres, o capitão da seleção brasileira de futebol, que havia conquistado (no México), pela terceira vez, o título de campeã da Copa do Mundo. Tudo isto enquanto a ditadura prende, tortura e mata jovens que combatem contra o sistema, estigmatizando-os como baderneiros, terroristas etc. A propaganda oficial da ditadura militar naquele ano, repete a seguinte frase: “este é um país que vai pra frente”. Cinco meses depois da Copa, seria a vez de uma jovem de 22 anos, também estigmatizada como baderneira e terrorista, ser presa e investigada pelos militares, seu nome: Dilma Vana Rousseff... .

CONQUISTE SEU EMPREGO: NACIONAL. O Ministério da Saúde e INCA – Instituto Nacional de Câncer realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 743 (setecentas e quarenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 09/11/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 13.755,75. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A UFRN – Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 85 (oitenta e cinco) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições até o dia 30/10/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 8.717,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: “Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: Fátima Ferreira – Comerciária/Natal (dia 18), Genivan Vale – Vereador (19), Borges Júnior – Comerciário/São Paulo (20), Antônio Francisco Poeta e Carlos Cavalcanti – Radialita (21), Erneide Alves – UERN e Castelo – Prof. (22), Rogério Dias – Artista Plástico e Wellington Barreto – Adv. (23) e Paulo Roberto – Leitor (24), Irany Germano – Adv. (25), Gutemberg Dias – PC do B e Marilda Souza – Profª. (26), Aluízio Veras e Ícaro Dias – UERN (27), Oseas Lopes – Cantor Carlos André (28), Ítalo Praxedes – Difusora (29), Gecilda Azevêdo – FUNDAC e Paulo Vidal – UERN (30) e Canuto Saraiva – Professor (31).
= DO AMIGO/A LEITOR/A:Caro amigo, sentindo sua falta nesse ambiente e já está pensando no Clube dos Motoqueiros? Silvestre Paiva”. Grande Silvestre, também sinto muitas saudades de vocês. Lembro-me de vocês todas as noites, afinal, foram 14 anos com os companheiros da Faculdade de Direito dos 38 anos de UERN. Basta “as novidades da aposentadoria” acabar irei passar alguma horas por aí. Quanto ao clube, um projeto à longo prazo. Abraços fraternos a todos vocês da FAD.
= HÁ 09 ANOS! Realização da Primeira Feira do Livro em Mossoró, na Estação das Artes, no período de 25 a 29/10/2005. Fonte: Mossoró Nossa Terra – Vol. 1, pág. 367, por Prof. Almir Nogueira.
= E HÁ 87 ANOS! - Promulgação da Lei 660 que instituiu o voto feminino no RN, pelo Governador Juvenal Lamartine em 25/10/1927.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 612/2013 (de 12/10), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre as assembleias com a base do SINAI; Bancários chegam a acordo com FEMABAM e proposta será levada às assembleias; Perícia Médica da Unidade do IPER local corre risco de fechar por falta de funcionários; Togo Ferrário, repórter por uma edição! Bronca do leitor(a)/internauta (403) por Airton Cilon; FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 11”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais.
- CANAL. A transposição de bacias do São Francisco foi projetada em 1853, no governo de Dom Pedro II. Aécio criticou o fato do Canal do São Francisco não estar pronto em sete anos de Lula e Dilma. O abestado esqueceu que em 163 anos de todos os governantes de elite, incluindo os oito de FHC/PSDB a obra sequer foi iniciada. FONTE: Coluna Prosa e Verso, por Crispiniano Neto, http://crispinianoneto.blogspot.com.br, 26//10/2014.
- DO MUNDO ARTÍSTICO Nasceu em uma favela da Tijuca, no Rio de Janeiro, filho da empregada doméstica Maria do Carmo do Nascimento, que fora abandonada grávida por seu primeiro namorado. Após os patrões descobrirem a gestação, a demitiram. Maria do Carmo enfrentou a sociedade preconceituosa e não abandonou seu filho, e o registrou como mãe solteira. Mesmo muito pobre, tentou criar cria-lo, com ajuda de sua mãe, uma pobre senhora viúva, também empregada doméstica, mas, ainda muito jovem, entrou em depressão e veio a falecer de tuberculose antes de o filho completar dois anos. Ficou entregue aos cuidados da avó. Uma das duas filhas do casal para o qual sua avó trabalhava, a professora de música Lília Silva Campos, era recém-casada e não estava conseguindo engravidar. Imediatamente, Lília apegou-se ao menino, e, então, propôs adotá-lo. A avó concordou, desde que o trouxessem para ela vê-lo algumas vezes, e que não tirassem o nome da mãe dele do registro. O casal concordou e menino foi então adotado por Lília e seu marido Josino Campos, dono de uma estação de rádio. A família mudou-se para Três Pontas/MG. Em Minas, Lília e Josino criaram o garoto com muito amor e carinho. Por alguns anos ele foi filho único. Mesmo fazendo tratamento, Lília não engravidava. O casal, então, passaram a visitar orfanatos e adotaram um menino e poucos anos depois, uma menina. O casal só veio a ter uma filha biológica alguns anos depois. Bituca então, cresceu ao lado dos irmãos em um ambiente feliz, saudável e próspero. Desde criança sempre soube ser adotado, assim como seus irmão sabiam. Foi apelidado de "Bituca" por fazer um bico quando estava contrariado. Começou a gostar de música por influência da mãe. Aos quatro anos, ganhou uma sanfona de dois baixos, e desde cedo explorou sua voz. Aos 13 anos, era crooner ao lado do amigo Wagner Tiso em um conjunto de baile de Três Pontas. Aos 26 anos casou-se no cartório e em uma igreja da Tijuca, zona norte do Rio, em 1968, com uma estudante chamada Lurdeca. O casal foi viver em Copacabana, porém o matrimônio durou um mês: Afirmou em entrevistas ter se casado apaixonado, e a convivência fora difícil. Após dois meses separados, veio a anulação do casamento, voltando ao estado civil de solteiro. Após ele, teve diversas namoradas, uma delas, chamada Kárita, uma socialite paulistana muito rica, foi sua namorada por anos. Eles moraram juntos por mais de dez anos e tiveram um filho, Pablo, nascido nos anos 70. Porém, após um tempo, se separaram. Seus relacionamentos não deram certo por conta de sua própria carreira, que exigia muito do cantor, que se dedicava mais a seus shows que a sua vida pessoal. Morou em diversas cidades do país na casa de amigos compositores, em busca de uma chance. Fez muitas amizades com pessoas que hoje são famosas e que começaram junto com ele, cantando em bares e vivendo de gorjetas. Antes de se aventurar na música, era escriturário em um escritório de Belo Horizonte, e foi convencido pelos amigos de infância a largar tudo por seu sonho de cantar. Junto deles, escrevera diversas letras e viajou pelo Brasil, de carona pelas estradas, até pegou carona em bicicleta, se apresentando em festivais. Foi amigo inclusive da presidente Dilma e de seu ex-marido, Galeno. Juntos, Milton, seus amigos e eles iam a bares e shows em Belo Horizonte. Por alguns anos teve problemas com o vício em bebida alcoólica, mas conseguiu se curar em pouco tempo. É um cantor e compositor, brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos cantores e compositores da Música Popular Brasileira. Mineiro de coração, tornou-se conhecido nacionalmente, quando a canção "Travessia", composta por ele e Fernando Brant, ocupou a segunda posição no Festival Internacional da Canção, de 1967. Tem como parceiros e músicos que regravaram suas canções, nomes como: Wayne Shorter, Pat Metheny, Bjork, Peter Gabriel, Sarah Vaughan, Chico Buarque, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Fafá de Belém e Elis Regina. Já recebeu 5 prêmios Grammy. Em 1968, ganhou o "Grammy de Best World Music Albun in 1967". Já se apresentou na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. Reportamo-nos sobre MILTON DO NASCIMENTO ou Bituca para os íntimos, nascido no Rio de Janeiro em 26/10/1942. FONTE: htp://pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Nascimento.

- HOJE É DIA: Dia do Trabalhador da Construção Civil. Amanhã (27) será Dia Mundial de Oração pela Paz.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos trabalhadores da construção civil e aos agentes de paz do mundo inteiro.
QUEM canta...
Vocês que fazem parte de massa / Que passam nos projetos do futuro / É duro tanto ter que caminhar / E dar muito mais do que receber...”. (“Admirável Gado Novo” – Composição: Zé Ramalho. Canta: Z.R.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário