sábado, 4 de outubro de 2014

DC - Coluna de Notícias 662. (Anexo slide: Pedido dos Animais).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano VI – Edição nº 662 (geral) e 39ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 04 de outubro de 2014. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 40ª/52, dias: 277/369 e faltam 88 dias para o término do ano.
“Causo democrático!”
Esse povo iletrado / Que copia americano / Vive essa droga escutando / De “aipode” ligado / Ignorando o legado / E as glórias da MPB: Roberto, Milton, Caê, Jackson, Chico e Gonzaga / Não sei quem é Leide Gaga / Desconheço Bioncê!. De Harildo Costa – Gerente do BNB. Colaboração de Walter Silva. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O crédito (forçado) que os servidores da FUNDAC (Fundação Estadual da Criança e Adolescente) e Técnicos Administrativos da UERN (Universidade do Estado do RN) deram a Governadora Rosalba Ciarline em relação às Campanhas Salariais 2014 dessas categorias. Aos da fundação foi uma campanha sofrível, pois, desde 2010 recebem os carimbocheques (contracheques) congelados em junho/2009 e continuarão até fevereiro 2015. Pasmem! Pois é! Foi preciso fazer Greve Geral que durou quase 50 dias para o governo apresentar uma proposta enganosa, por sinal, vez que a mensagem enviada à assembleia legislativa foi muito diferente da apresentada aos então grevistas. No dia “D” da votação (última do 1º semestre) a proposta de reposição salarial foi apresentada para MARÇO DE 2015 e não se tinha mais o que se fazer..., era pegar ou largar! Ficou caracterizada “A NEGOCIAÇÃO FIADA”. Fato quase idêntico (não houve greve) se repetiu com os da UERN, a categoria reivindica 57,53% e a governadora acatou o percentual sendo que, divididos em quatro parcelas para maio: 2015, 2016, 2017 e 2018. Não participei da assembleia convocada pelo SINTAUERN e nem sei como se deu o debate da proposta, mas sinto que foi preferível uma NEGOCIAÇÃO FIADA para se livrar da governadora com a carta de crédito, leia-se lei, ao dá crédito a um novo governo que foge de debates para discutir problemas dos serviços públicos e dos próprios servidores. E vamos ao S Ê BadO porque hoje é sábado! Boa leitura nobre leitor/a!

SUPREMO PROÍBE SALÁRIOS DE SERVIDORES ACIMA DO TETO LEGAL. – A Emenda Constitucional que limitou vencimentos de servidores em 2003 é de eficácia imediata e obriga a redução de salário de quem recebem acima do teto do funcionalismo público (R$ 29,4 mil). Esse foi o entendimento do Supremo Tribunal Federal, por 7 votos a 3, ao permitir que o estado de Goiás corte vencimentos de um grupo de aposentados e pensionistas militares que recebiam acima do limite. A decisão, que tem repercussão geral, só vale para servidores que são alvo de processos judiciais movidos por estados.
Segundo a decisão do Tribunal de Justiça goiano, o corte dos salários ofenderia o direito adquirido e a regra da irredutibilidade dos vencimentos. Com isso, o tribunal estadual não determinou o corte das remunerações, que seriam mantidas até serem absorvidas pela evolução da remuneração fixada em lei. A União e outros 25 estados, além do Distrito Federal, participaram no processo na condição de amicus curiae. FONTE: www.conjur.com.br/.

ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO II – O nobre leitor, poeta, pesquisador e professor Kydelmir Dantas (e Cangaceiro – Segundo Emery Costa), antenado em tudo que se escreve não só neste DC e noutros veículos de comunicação de nosso país de Mossoró, nos envia correspondência (a seguir).
Caro jornalista e professor Hermes Oliveira. Não concordamos com o "tudo balela" do nobre tio colorau, confme nota "Abolição da Escravidão".
Não deixando de respeitar o trabalho do Professor Emanuel, que também o usou como referência para pesquisa do seu livro - que usou uma visão do uso político já no século XX sobre o fato histórico. Querem saber mais sobre a Data Histórica e bastante representativa para a população de escravos que tinha em Mossoró, naqueles idos de 30 de setembro de 1883?
Leiam "História Social da Abolição - Raimundo Nonato; Coleção Mossoroense. O livro do historiador e Professor Raimundo Nonato mostra, através de um trabalho documental, o que realmente foi a Abolição dos Escravos em Mossoró e o que representou para pouco menos de uma centena daqueles que viviam sob jugo, a ferro e fogo, da nódoa da escravidão no Brasil.
E se fosse apenas um escravo liberto? Eram tão importantes quanto os que foram... . Afinal, eram seres humanos... . Isto é o que foi de mais importante naquele 30 de setembro de 1883. Kydelmir Dantas - MOSSORÓ – RN.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso amigo Aldaci andava um pouco sumido com as novidades, certamente andava por outras plagas. Chegando capitamos seus sinais:
Neste dia 9, às 9h, no Departamento de Música da UERN, estaremos iniciando o Curso de Poesia Popular Nordestina, que vai acontecer sempre de 9h às 10:30h, nas quintas-feiras. Oferecemos 15 (quinze) vagas e a inscrição é feita na DECA / PROEX (manhã e tarde) gratuitamente, no Campus Central. Carga Horária de 80h, em 4 módulos de 20h. Aldaci de França.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (449) – É desse modelo! "Quando vejo o palhaço Tiririca buscando a reeleição, me revira o estômago. Ali está a imagem do que se transformou este país. Repito, não é por ser pobre, e sim porque ele já aprendeu "o que faz um deputado". E mais indignado fico por muita gente que vota e uma calamidade dessa natureza. Por essas e outras não voto mais. Meu voto consciente tem  mesmo valor que o voto de um imbecil, e como eles, os imbecis, são a maioria... ". Airton Cilon.

FIQUE SABENDO... “Cunhaú – Um patrimônio de valores contraditórios”. Matéria sugerida por Luzia Bessa – Enfermeira e Presidente do CES-RN – Conselho Estadual de Saúde. (FONTE: e-mail pessoal em 03/06/2010, na base de dados do site: www.chalesdocunhau.com.br/).
Com o clima de hostilidade que aumentava, em 15 de julho de 1645, Jacob Rabe, liderando uma milícia holandesa e um grupo de índios tapuias e potiguares chegou ao Engenho Cunhaú dizendo trazer instruções holandesas de Pernambuco. No dia seguinte, ordenou a matança do padre André de Soveral e de todos os fiéis que assistiam a missa dominical.
História do Lugar - É comum que toda cidade surja próximo a um porto ou nos arredores de uma igreja. Canguaretama não foi assim surgiu antes de se construir uma igreja, antes de ter um porto. Não era uma terra onde havia um rico proprietário, pelo contrário, a cidade surgiu onde moravam pobres descendentes de negros e índios. Política e administrativamente o município de Canguaretama somente passa a existir na segunda metade do século XIX, mas seu território já era habitado e disputado antes do século XV.
Como município, tornou-se a continuidade de Cunhaú e Vila Flor. Poderíamos dizer que seus primeiros habitantes foram os índios potiguares, mas é bem provável que esses índios já tenham expulsado outros grupos para ocupar a área. Eram índios que se utilizavam da agricultura, conheciam bem a fauna, a flora e a geografia do lugar. Teriam sido absolutos nesse território que julgavam ser donos durante os séculos XV e XVI.
Durante o século XVI os franceses mantiveram intenso contato com os potiguares na localidade de Aretipicaba, hoje Baia Formosa, e Corimatai, hoje Barra do Cunhaú, para contrabandear pau-brasil.
Depois de fazer uma aliança de paz com os potiguares, expulsar os franceses e fundar a cidade de Natal, Jerônimo de Albuquerque doou, a 02 de maio de 1604, uma sesmaria aos seus filhos Antônio e Matias de Albuquerque. Eram cinco mil braças quadradas de terras, onde foi erguido o famoso Engenho Cunhaú, o primeiro da capitania. Além de muito açúcar, o engenho também produzia farinha de mandioca, milho e criava-se gado em abundância. Junto com o engenho vieram os primeiros colonos europeus, os negros escravos africanos e os padres católicos para pregar o evangelho na região.
Tudo ia muito bem com o engenho, mas outros problemas surgem distantes da colônia. Os holandeses temendo perder o controle do comércio do açúcar, desde que o Brasil passou a ser uma possessão da Espanha, decidiu invadir o nordeste brasileiro. Tiveram êxito em 1630, invadindo a Capitania de Pernambuco e logo expandiram seu domínio até a Capitania do Rio Grande. Depois de tomar a Fortaleza dos Santos Reis e a cidade de Natal, conquistaram e destruíram o Fortim da Barra do Cunhaú. O Engenho Cunhaú foi confiscado pela “Companhia das Índias Ocidentais” e passou a ser administrado pelos holandeses.
A partir de 1643 os holandeses começaram a exigir mais lucros com a produção açucareira e também proibiram o culto católico. O pagamento do dízimo foi suspenso para que os senhores de engenho usassem os recursos para pagar os juros dos empréstimos concedidos para a reconstrução dos engenhos. A população não aceitava, porém não tinham muito o que fazer.
Com o clima de hostilidade que aumentava, em 15 de julho de 1645, Jacob Rabe, liderando uma milícia holandesa e um grupo de índios tapuias e potiguares chegou ao Engenho Cunhaú dizendo trazer instruções holandesas de Pernambuco. No dia seguinte, ordenou a matança do padre André de Soveral e de todos os fiéis que assistiam a missa dominical naquela manhã. 69 mortos. Poucos conseguiram fugir.
Ainda em 1645 foi iniciado um movimento que pôs fim ao domínio holandês, a Insurreição pernambucana. Pela primeira vez brancos, índios e negros se uniram e expressaram sua “brasilidade”, porém o Brasil continuou como colônia.
A partir de 1654 os holandeses desistiram do Brasil. A terra retornou às mãos dos portugueses, mas quase tudo precisava ser reconstruído. Casas, rebanhos, plantações, famílias, tudo tinha sido arrasado. Além do mais o preço do açúcar começou a cair devido a concorrência internacional.
A poucas léguas a leste do Engenho Cunhaú surgiu, ainda no século XVII, o aldeamento indígena de Gramació. O Alvará Régio de 23 de setembro de 1700 deu a esses índios uma légua quadrada de terra. Em 1743 o padre André do Sacramento iniciou a construção da Igreja de Nossa Senhora do Desterro, que foi concluída em 1645.
Com a Carta Régia de 3 de maio de 1755, Dom José I, rei de Portugal, elevou todos os aldeamentos indígenas da capitania à categoria de vila. O aldeamento de Gramació passou então a chamar-se de Vila Flor, porém a instalação oficial só veio a ocorrer em 1768.
No inicio do século XIX o Engenho Cunhaú estava novamente no apogeu. André de Albuquerque Maranhão comandava a maior riqueza que a capitania já havia visto em metais preciosos, terras, dinheiro, gado, escravos e utensílios.
Movido pelas novas idéias de liberdade vindas da Europa, o senhor do Cunhaú aderiu a um movimento separatista iniciado em Pernambuco e transformou o Rio Grande do Norte em uma república, juntamente com Estados vizinhos. Foi a chamada Revolução Pernambucana de 1817, que não teve o apoio popular esperado.
Os contra revolucionários pegaram “Andrezinho do Cunhaú” de surpresa e depois de muita luta, ele foi ferido e levado preso para o calabouço da Fortaleza dos Santos Reis, onde faleceu na madrugada de 25 para 26 de abril de 1817.
Ninguém sabe dizer o que teria ocorrido se ele tivesse escapado para seu engenho. Dona Antônia Josefa do Espírito Santo Ribeiro, sua mãe, faleceu ao receber a notícia do triste fim do filho. Os bens da família foram confiscado por ordem do Provedor da Fazenda Real. Em 18 de agosto de 1823, já depois dos réus da Revolução de 1817 terem sido perdoados, aconteceu o inventário desses bens. O Brasil já vivia um período histórico diferente com independência, ocorrida em 1822.

Com a chegada da independência a vida das pessoas não mudou muito na região. Entretanto, mais tarde, em Vila Flor, uma contenda entre dois políticos faria surgir Canguaretama. (...).

CONQUISTE SEU EMPREGO: AL. A UNCISAL – Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 173 (cento e setenta e três) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 09/10/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 7.092,26. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
BA: A Prefeitura de Luiz Eduardo Magalhães/BA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 343 (trezentas e quarenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10/10/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.376,15. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: Ismar Nogueira – CEF (Dia 03), Selma Fernandes – Profª. (06), Lenilda Souza – Atriz (07), Goretti Ferrante – São Paulo (09), Ricardo Lopes – Fotógrafo (10).
= DO AMIGO/A LEITOR/A:Estou com saudade do “Democratizando a Comunicação”. Para mim é um informativo que se coaduna com a notícia "quente". Se estiver circulando, não esqueça o velho amigo. Aproveito para pedir maiores esclarecimentos sobre um acidente automobilístico. Não entendi bem se foi com você e familiares. Abs. Diniz”. – Amigo Diniz Santos, isso mesmo. Foi um acidente de colisão entre veículos e os danos foram materiais com a perda total do meu veículo. Já fez dois meses e já fui ressarcido e comprei outro. Estamos todos bem de saúde, graças ao nosso bom Deus. Quanto as edições espero que já esteja recebendo. Obrigado e que Deus abençoe sempre!
= HÁ 16 ANOS! Realizada a primeira eleição com urnas eletrônicas em Mossoró, em 04/10/1998. Fonte: Mossoró Nossa Terra – Vol. 1, 2009, pág. 366, por Prof. Almir Nogueira.
= E HÁ 46 ANOS! Criado o CEC/RN – Conselho Estadual de Cultura do RN - órgão consultivo, em 04/10/1968, pelo Governador Walfredo Gurgel (janeiro/1966 a março/1971).

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 610/2013 (de 28/09), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre o atraso no pagamento do funcionalismo; Vacina contra dengue começa a ser testada no país em outubro; STF julga recurso sobre incorporação de diferenças de URV; Lázaro Soares, repórter por uma edição!; Bronca do leitor(a)/internauta (401) por Santino Arruda; FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) Radicalidade(s) Libertária(s) 9”. “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 8”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais.
- CERVEJA: Volta ou outra, uma novidade sobre os benefícios ou não da cerveja. Por último, cientistas europeus destacaram os efeitos benéficos para a saúde do consumo moderado de cerveja, entre eles a prevenção de problemas cardiovasculares e respiratórios, e excluíram o mito da “barriga de cerveja”. O VII Congresso Europeu sobre Cerveja e Saúde, realizado em Bruxelas, reuniu hoje (02/10) cerca de 160 especialistas internacionais em medicina e nutrição de 24 países, entre eles Alemanha, Irlanda, Itália e Reino Unido. FONTE: Circulando em Off, por Gilbert de Sousa, www.gazetadooeste.com.br, em 02/10/2014.
- DO MUNDO ARTÍSTICO Foi um dos mais importantes cantores brasileiros da primeira metade do Século XX. Nasceu no Rio de Janeiro, na Rua General Clarindo, hoje Rua Augusta, no bairro do Engenho de Dentro. Seu pai, José Celestino da Silva, era violinista e participou com Pixinquinha de serenatas, peixadas e feijoadas. Viveu por três anos neste ambiente, quando, então, seu pai faleceu vítima da Gripe Espanhola. Teve uma infância normal, sempre gostando muito de violão. Na adolescência já era fã de Carlos Galhardo e Francisco Alves, este último um dos responsáveis por seu sucesso. Seu primeiro emprego foi de estafeta da Western, com o salário de 3,50 cruzeiros por dia. Foi então para o comércio e trabalhou como sapateiro, vendedor de tecidos e roupas e trocador de ônibus. Quando desempenhava as funções de office boy, ao saltar de um bonde para entregar uma encomenda, sofreu um acidente, tendo um de seus pés parcialmente amputado, ficando um ano inativo, problema sério, já que sustentava a família. Foi Bororó, conforme o próprio relata no filme “O Cantor das Multidões” que o apresentou a Francisco Alves, que o ouviu cantar no interior de seu carro, decidindo imediatamente lançá-lo em seu programa na Rádio Cajuti. Nos seis ou sete anos seguintes, tornou-se um grande sucesso, considerado por muitos a mais bela voz do Brasil, contando inclusive com a estima do próprio presidente Getúlio Vargas. Atraía os fãs de tal forma que o locutor Oduvaldo Cozzi passou a apresentá-lo como "O Cantor das Multidões", conforme relata no filme com o mesmo nome. Reportamonos sobre ORLANDO GARCIA DA SILVA, mais conhecido como ORLANDO SILVA, nascido em 03/10/1915 e faleceu no Rio de Janeiro em 07/08/1978. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Orlando.
- HOJE É DIA: Dia da Natureza, Dia do Barman, Dia do Cão, Dia do Lobinho, Dia do Rádio Interamericano, Dia Internacional da Ecologia, Dia Internacional do Poeta, Dia Mundial dos Animais e Dia Universal da Anistia. Amanhã (05) será Dia da Ave, Dia do Boia-fria, Dia Internacional dos Professores, Dia Mundial da Habitação e Dia Universal da Criança.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos defensores da natureza, aos barmans, defensores dos animais, aos lobistas, radialistas interamericanos, aos ecologistas, aos poetas internacionais, aos anistiados, aos defensores da aves, aos boias-frias, aos professores internacionais, aos habitantes do mundo e as crianças do mundo inteiro.
QUEM canta...
“Uh, uh, uh que beleza!!! / Que beleza é sentir a natureza / Ter certeza pra onde vai e de onde vem / Que beleza é vir da pureza / E sem medo de distinguir o mal e o bem / Uh, uh, uh que beleza... ". (“Imunização Racional – Que Beleza” – Composição: Tim Maia. Canta: T.M.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário