sábado, 5 de julho de 2014

DC - Coluna de Notícias 650. (Anexo slide: Sua Majestade - As Galinhas).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 650 (geral) e 27ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 05 de julho de 2014. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 27ª/52, dias: 186/369 e faltam 179 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"No dia da eleição, o povo todo corria, gritava a oposição AVE MARIA! Viam-se grupos de gente, vendendo votos na praça, e a urna dos governistas CHEIA DE GRAÇA. Uns a outros perguntavam: - O senhor vota conosco? Um chaleira respondeu: - Este O SENHOR É CONVOSCO (...)". De Leandro Gomes de Barros "Ave Maria da Eleição". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Há oito dias com forte crise de garganta (infecção) com febre indo e voltando com direito à visita ao Plantão Unimed nos primeiros minutos de hoje, concluo a edição já por volta das quinze horas desse sábado. Registro encontros de amigos e amigas que já fazia tempos que não os via ou ouvia e como é bom reencontrar pessoas imaginem rever velhos amigos. A primeira pessoa foi Luzia Galdino, via telefone, que não tinha contato por mais de dez anos, em seguida foram Marcos Fábio (um ano) e Aparecida Nogueira (esta por uns 30 anos) e por último o Compadre Matuzael Aires (quase 90 dias). Em homenagem aos rockers cinquentões, fui à "arca" e selecionei os LPs: Led Zeppelin III (1977), Physical Graffiti (1977) e In Through The Out Door (1979) para servirem de fundo musical e inspiração. Mudando de assunto as greves do IPERN e FUNDAC terminaram com melhor acordo para a primeira categoria e a segunda a Governadora Rosalba Ciarline deu calote na proposta e ainda por cima fez uma negociação fiada: sancionou lei para seu sucessor pagar a nova tabela do PCCR em março de 2015. E vamos ao Sêbado que ainda dá tempo! Boa leitura nobre leitor/a!

DONOS DE CADEIRAS CATIVAS NO MARACANÃ NÃO TEM ACESSO GRATUITO NA COPA – RIO. Os proprietários de cadeiras cativas no Maracanã não poderão ter livre acesso ao estádio durante jogos da Copa do Mundo. A decisão é do ministro Gilson Dipp, do Superior Tribunal de Justiça, que extinguiu medida cautelar ajuizada pelos donos dos assentos. Os proprietários argumentavam que sempre tiveram acesso livre em todos os eventos realizados no estádio, sem qualquer tipo de pagamento. O juízo de primeiro grau deferiu o pedido, com a entrega dos ingressos antes do início da venda para o público geral.
O governo do Rio de Janeiro e a Superintendência de Desportos estadual recorreram e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro revogou a liberação, afirmando que a Lei Estadual 5.051/07 afastou por tempo determinado o direito ao acesso gratuito. A corte acrescentou, no entanto, que, na impossibilidade de uso das cadeiras, os titulares devem ser indenizados. FONTE: www.conjur.com.br, em 04/04/2014.
BRASIL CAMPEÃO – O coordenador-geral de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Mesquita, informou ontem na Câmara Federal que o Brasil é o quarto país do mundo em número de acidentes fatais no trabalho. Em audiência na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, ele disse que as principais causas dos acidentes são a banalização das ocorrências e a falta de política de prevenção. Esse ranking é uma vergonha para o País. FONTE: Coluna Penso, Logo..., www.gazetadooeste.com.br, por Rubens Coelho.
VINÍCIUS GUERRA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Com título "100 DIAS PARA MUDAR TUDO" recebo e-mail do amigo Vinícus G. A. Guerra e o "convoco", mais uma vez, para colaborar na série.
A última era do gelo tomou conta do planeta em 6 meses. Apenas 6 meses foram suficientes para a paisagem da Europa e dos EUA ser transformada em um deserto de blocos de gelo do tamanho de prédios inteiros. Foi um ponto crítico para o clima, quando o equilíbrio do planeta saiu completamente do controle, ameaçando a sobrevivência de todos os seres vivos – e vários momentos críticos exatamente como esse estão prestes a acontecer.
Chegamos no momento do "ou vai ou racha" em relação ao clima segundo um cientista da NASA – precisamos de uma resposta à altura para mudar o futuro que nos espera.
Um acordo contendo medidas óbvias para acabar com o uso de energias não-renováveis pode nos salvar. Foi por isso que a ONU convocou uma reunião urgente sobre o clima com todas as grandes lideranças mundiais para daqui a menos de 100 dias. Vamos fazer a maior mobilização global de todos os tempos pelo clima, a começar pelo Rio de Janeiro!
Não há como disfarçar que esta é uma tarefa enorme. Mas, se nos unirmos, cada pequena ação se somará ao movimento de milhões, enfraquecendo a oposição e convencendo nossos líderes a se libertar do lobby e construir um futuro com esperança, limpo e verde. Clique abaixo para participar: Centenas de milhares de membros da Avaaz ao redor do mundo já se comprometeram a participar do dia de ação global de onde estiverem. Vamos nos unir a eles e fazer desse momento algo incrível e com impacto. Temos menos de 100 dias - marque sua presença para o dia de ação global no Rio de Janeiro no dia 21 de setembro e vamos mudar a história: http://www.avaaz.org/po/join_to_change_everything_cities_post/?bRyuebb&v=41706.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (437) – Eleitores e preparem lá em eles de novo e com a mesma ladainha (promessas) não cumprida de sempre. O fato é que, passado as convenções partidárias deste final de semana, a campanha eleitoral ganha oficialmente às ruas. A partir de então os candidatos assumem de verdade e de direito as candidaturas e focam no eleitorado. Discursos com muitas promessas, abraços fortes e tapinhas nas costas serão marcas registradas de todos os candidatos. Ver lá pessoal não se deixe enganar. Iram de Oliveira - Funcionário Público.

FIQUE SABENDO... "Saiba como utilizar melhor o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço". Por Iris Marini. FONTE: O Fluminense, na base de dados do site: www.endividados.com.br, em 27/06/2014.
Especialista dá dicas para trabalhador usar FGTS da melhor maneira, uma vez que rende abaixo da inflação registrada. Ter cautela na utilização do dinheiro é um dos conselhos.
Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O diretor não empregado e o empregado doméstico podem ser incluídos no sistema, a critério do empregador, segundo a Caixa Econômica Federal, banco público a cargo do benefício.
"O recolhimento do FGTS para empregado doméstico é opcional. No entanto, ao decidir fazê-lo, os recolhimentos posteriores passam a ser obrigatórios e não podem ser interrompidos, salvo se houver rescisão contratual", alerta a Caixa.
O Fundo foi criado em 1967 pelo Governo Federal para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. É constituído de contas vinculadas, abertas em nome de cada trabalhador, quando o empregador efetua o primeiro depósito. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, ou o tomador de serviços, equivalentes a 8% do salário pago ao empregado, acrescido de atualização monetária e juros. No caso de contratos de menores aprendizes, o percentual é de 2%. O Fundo não é descontado do salário, é obrigação do empregador.
Com a reserva, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio, que pode ser sacado em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria ou da aposentadoria e em situações de dificuldades, que podem ocorrer com a demissão sem justa causa ou em caso de algumas doenças graves. O professor de finanças do Ibmec, Gilberto Braga, aconselha cautela na utilização do dinheiro.
"Para quem está desempregado, não há muita alternativa a não ser utilizar as suas reservas financeiras, incluindo o FGTS, até se recolocar. Por isso, se diz que enquanto a pessoa está empregada, é recomendável deixar um recurso guardado para emergências como a de ficar desempregado. Não havendo esta poupança, o uso do saque do seguro desemprego ajuda a minimizar a situação, mas dependendo do orçamento familiar, pode não ser suficiente. Por isso, o desempregado deve cortar custos e mudar, para menor, o seu padrão de vida, enquanto não consegue um novo emprego", explica Braga.
Os recursos podem ser utilizados para a moradia nos casos de aquisição de imóvel novo ou usado, construção, liquidação ou amortização de dívida vinculada a contrato de financiamento habitacional. O mecanismo financia também obras de saneamento e infraestrutura, gerando melhorias na qualidade de vida, ao proporcionar água de qualidade, coleta e tratamento do esgoto.
"A correção do fundo é abaixo da inflação. Por isso, se houver possibilidade de que o trabalhador utilize o FGTS na casa própria logo, é recomendável. O dinheiro do FGTS tem a sua utilização regulamentada por lei. Infelizmente, o trabalhador não tem o poder de investi-lo enquanto está na ativa. Depois de aposentado, pressupondo que o trabalhador já tem uma idade avançada, o recomendável é que o recurso seja aplicado em renda fixa, como a caderneta de poupança, por exemplo, dado que não se deve correr riscos com aplicações mais oscilantes", sugere o especialista.
Correção monetária – O Supremo Tribunal Federal (STF)vai julgar a ação do partido Solidariedade (SDD) para mudar a correção monetária do Fundo. O partido pede que a correção seja feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o indicador oficial de inflação.
CONQUISTE SEU EMPREGO: PE. A Prefeitura de Buenos Aires/PE realizará CONCURSO SELEÇÃO SIMPLIFICADA, oferecendo 118 (cento e dezoito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 30/07/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.400,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PI: A Prefeitura de Padre Marcos/PI realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 73 (setenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições no período de 11/07 a 12/08/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.705,60. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": José Mário Dias – Adv. (dia 05), Francisco Martins – Poeta e Cordelista (06), Marcos Pereira – Sêbado (08), Milton Marques – TCM e Fco. de Assis da Costa – UERN (09), Eriberto Monteiro – Escritor (10) e Iuska Freire – Jornalista (11).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: "Obrigado amigo, pelos envios destas linhas atualizadas. Aquele abraço, Iranê Sabino". – Amigo Iranê, estilo à mineira fica só na leitura e observação. Hoje resolveu dá ar da graça, que satisfação pela amizade e aprovação do nosso trabalho. Saúde e paz companheiro!
 = HÁ 59 ANOS! Visitam Mossoró realizando comício, os candidatos a presidente e vice-presidente, Juscelino Kubitschek e João Goulart, em 04/07/1955.
 = E A 52 ANOS! A lei do décimo terceiro salário era sancionada por Jango, em 05/07/1962.
**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 598/2013 (de 06/07), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre o fim da greve no DETRAN/RN e a possível proposta de negociação; COMUNICADO DO PRESIDENTE DA ASSEMA; HERBERT MOTA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO!; BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (390) por Ângelo Júnior; FIQUE SABENDO: "Cadê a droga da droga na pauta das manifestações?".  FONTE: Por Crispiniano Neto, http://my.opera.com/crispinianoneto/blog/.
 - DESMATAMENTO: Um relatório divulgado em reunião da ONU sobre mudanças climáticas destacou o Brasil como exemplo de sucesso na redução do desmatamento e da emissão de gases de efeito estufa. Produzido pela UCS (Union of Concerned Scientists), com sede nos Estados Unidos, o documento intitulado "Histórias de Sucesso no Âmbito do Desmatamento: Nações Tropicais Onde as Políticas de Proteção e Reflorestamento deram Resultado" traz um capítulo dedicado ao Brasil, apresentado como o país que fez as maiores reduções no desmatamento e nas emissões em todo o mundo. FONTE: http://crispinianoneto.blogspot.com.br, em 30/06/2014.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: O apelido foi dado por sua mãe e já aos quartoze anos ele começou a ter aulas de violão com Paulinho Nogueira. Estudou harmonia com Edgar Janulo, violão clássico com Isaías Sávio, orquestração com Léo Peracchi e Oscar Castro Neves. Começou a se apresentar em colégios e faculdades e profissionalizou-se nos anos sessenta, em shows promovidos pelo radialista Waler Silva no teatro Paramount em São Paulo. Compôs com Chico Buarque sua segunda canção a ser gravada, Lua cheia. Em 1969 acompanhou Chico à Itália, pais onde até hoje se apresenta regularmente. Em 1970, compôs, com Jorge Ben, seu primeiro grande sucesso, Que Maravilha. Ainda nesse ano, Vinícius de Moraes o convidou para participar de espetáculos em Buenos Aires, formando uma sólida parceria que iria durar onze anos, 120 canções, 25 discos e mais de mil espetáculos. Entre as composições da parceria destacam-se: O Bem-amado, Como dizia o poeta, Carta ao Tom 74, entre outras. Era muito amigo de Vinicius de Moraes por isso após a morte do poeta, ele seguiu em carreira solo. Reportamonos sobre ANTÔNIO PECCI FILHO, o "Toquinho", nascido em São Paulo/SP, no dia 06/07/1947, na atividade musical desde 1966 compomdo bossanova e samba, fazendo voz e violão.
 - HOJE É DIA: Hoje é Dia da Fundação do Exército da Salvação, Dia da Independência da Argélia e Dia do Levante Armado (São Paulo). Amanha (06) será Dia da Criação do IBGE (1934).
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de salvação, em geral, aos argelianos e profissionais do IBGE.
QUEM canta...
"Quando eu olho para o mar / Dentro do mar vejo um rio / Quando eu olho para o rio / Dentro do rio vejo a chuva / É como se olhasse as nuvens / Quando eu olho para as nuvens / É como se olhasse o mar...". ("Quando Eu Olho Para o Mar" – Composição: Alceu Valença. Canta: A.V.).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário