domingo, 27 de julho de 2014

DC - Coluna de Notícia 653. (anexo slide: Vovó e vovô... , ESPETACULAR!).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VI – Edição nº 653 (geral) e 30ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, domingo, 27 de julho de 2014. Atualização Especial.

Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 30ª/52, dias: 208/369 e faltam 157 dias para o término do ano.

 

"Causo democrático!"

"A oposição gritava / De nós não ganha ninguém / Respondia os do governo / AMÉM!". De Leandro Gomes de Barros "Ave Maria da Eleição". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

 

Aprendi com o escritor e cordelista Francisco Martins, o Mané Beradeiro, que uma boa entrevista identifica-se quando o entrevistado traz informações concretas, esclarece dúvidas e a firmeza do conhecimento da pauta com o interlocutor/a, ouvintes e ou telespectadores. Graças às "reprises" televisas, tive a oportunidade de assistir a entrevista com Izolda Dantas – Secretária de Cultura do Município e não desgrudei os olhos da Tv para sentir a nova visão cultural para a nossa cidade. Pena que não estava em tempo real para perguntar sobre as possíveis mudanças de "atrações" das mesmas bandas de todos os tempos na programação do Mossoró Cidade Junina, mas, fui contemplado com as perguntas que foram feitas pelos telespectadores. Estou curioso nos desdobramentos com o problema que a secretaria enfrentará com a utilização da Praça Cícero Dias pelos donos das motoquinhas infantis, pois, a praça foi idealizada para fins culturais e não se pode fugir do tento em respeito ao ator Cícero Dias (in memoriam). Voltando a entrevista, a Izolda me despertou a uma ideia ousada: estou lançando o Movimento "QUEREMOS ALCEU VALENÇA NO PALCO PRINCIPAL DA MOSSORÓ CIDADE JUNINA EM 2015", um artista completo, compositor, repentista, MPB, folk, baião, folk rock e frevo. Tudo isso para interagir com essa nova geração que nunca tiveram a oportunidade de ver um show desse grande artista. É daqui bem pertinho, sai mais barato que essas mesmices e bem manjadas. Como hoje não tem SÊBadO fico cantarolando: Você diz que é aiá, eu digo que é ôiô! Boa leitura nobre leitor/a!

 

JUSTIÇA NEGA PEDIDO PARA RETIRAR PROPAGANDA COM TIRIRICA DO YOUTUBE – A internet é, por natureza, um ambiente livre para a manifestação do pensamento. Essa é a base da decisão que liberou a veiculação da propaganda do site de vendas Bom Negócio com o deputado federal Tiririca (PR-SP) no YouTube. Nesta sexta-feira (25/7), o juiz Carlos Eduardo Cauduro Padin, auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral, reconsiderou sua decisão anterior e negou pedido da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo para que os vídeos publicitários saíssem do ar.

Apontando a existência de mecanismos legais para evitar abusos de políticos em propagandas na internet, o juiz diz ser "indevida e desnecessária a regulamentação do conteúdo relacionado à atividade eleitoral" na rede.

A representação da procuradoria foi contra o Partido da República, Tiririca, a empresa Profissionais de Publicidade Reunidos e o Google, que é proprietário do YouTube. Segundo a entidade, a veiculação do anúncio tendo Tiririca como personagem quebraria a isonomia entre os partidos e candidatos.

"Nem se pode cogitar de ofensa à igualdade e à isonomia entre os candidatos, pois também é franqueado a qualquer candidato a utilização das redes sociais para veiculação de propaganda lícita. Não há, nessa toada, privilégio de um candidato em detrimento de outro; depois, por último, é de relevo, destacar que o legislador veio a afastar expressamente a extensão das regras de rádio e televisão", decidiu. FONTE: www.conjur.com.br, por Reinaldo Chaves, em 25/07/2014.

XII MOSSORÓ MOTO SHOW – A Estação das Artes "Elizeu Ventania" é palco de mais evento automotivo. Trata-se do décimo segundo encontro de motociclistas entre os dias 25, 26 e 27 de julho, ocasião do Dia do Motociclista no dia de amanhã. Na pauta muitos shows room, acrobacias (Equipe Força Máxima – Moto Show) e pop rock, com atração musical de Joãozinho Sete "Revivendo Grandes Momentos", para acesso aos espetáculos levar 1kg de alimento não perecível. Mais uma realização do Moto Clube Carcarás do Asfalto (www.carcarasdoasfalto.com.br).

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Da grande Natal, "Convoco" o parceiro Martins, o mesmo do "causo democrático" para divulgar mais um, dentre outros, projetos em execução.

A Escola Estadual Dom Nivaldo Monte,   dentro do projeto "Mais Cultura nas Escolas", vai realizar nesse segundo semestre a ação "Fantoches e Cordel: cultura que não cabe no papel" através de aulas ministradas por Mané Beradeiro (Francisco Martins). 50 alunos aprenderão técnicas de construção do cordel, a história deste gênero poético, terão encontro com outros poetas cordelistas e terão aula de campo. Na segunda parte da ação os participantes montarão sob a assessoria de Mané Beradeiro um espetáculo com os fantoches construídos e os textos produzidos. Grande abraço, Francisco Martins.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (440)Sem Terras é uma grande vergonha nacional. São verdadeiros oportunistas liderados por poderosos oportunistas. Coitadinhos, que pobreza... , modesto barraco. Liszt Madruga, Jornalista.

OBS. SOBRE EMAIL CIRCULAR SOB O TÍTULO "FOTOS DA BARRACA DO LÍDER DOS SEM TERRAS"!

FIQUE SABENDO... "O que é necessário para a verdadeira Meditação? (Parte 3/3)". Por Vinícius G. A. Guerra. FONTE: e-mail pessoal, em 07/07/2014.

Quando tivermos enxergando claramente as distorções que os laços das identificações (preconceitos, tabus, crenças, regras, leis, ideologias e muito mais) causam as percepções.

Texto complementar:

2

Krishnamurti, em uma de suas muitas maravilhosas palestras, sugere-nos não resistirmos psicologicamente aos acontecimentos (fatos), para que assim as camadas mais sutis da mente (da parte semiconsciente) se encarreguem de investigar no sentido do autoconhecimento. Vamos analisar esta questão; pois, - sem intencionar de tirar o mérito desse Ser iluminado – digo que não vejo como tal coisa possa ser possível. Na minha visão, o que nos impede a observação imparcial é basicamente a identificação da mente com os convencionados valores sociais (o condicionamento mental). É essa própria identificação que é a razão das oposições psicológicas, que baixa nossos padrões energéticos e que nos deixam flutuando nas espumas das desatenções; inclusive e principalmente as ideias de ideais (objetivos pessoais), mantêm a mente sempre presa a essa cadeia de valores sociais. O "ideal" é um fator de forte força impeditiva do processo de desidentificação. É bem evidente que se pouco resistirmos – a ausência total da resistência só pode acontecer depois da Libertação - ao que estamos fazendo no presente, o nível de conflito é suavizado e, a partir desse modo, teremos mais energia a ser aplicada noutro campo de atividade; porém, não acredito que essa energia livre possa se direcionar de forma espontânea e involuntária para a autoinvestigação, se não houver interesse por parte da mente observadora.

Vejo o descontentamento como um meio que pode levar o "indivíduo" a investigar a sua própria vida, e nessa investigação podem acontecer diversos períodos de investigações imparciais, que, com o tempo e a prática, podem se fortalecerem progressivamente. Devemos ter muito cuidado com o descontentamento, pois, o mesmo pode muito facilmente destruir o seu hospedeiro, induzindo-o às práticas de ações autodestrutivas.

É bem evidente que não podemos nos forçar à condição de observar, mas se tivermos sério interesse de nos autoinvestigar para a realização do autodescobrirmento, – ver itens citados acima – quando tivermos enxergando claramente as distorções que os laços das identificações (preconceitos, tabus, crenças, regras, leis, ideologias e muito mais) causam às percepções, essas próprias identificações começam a se afrouxar para permitirem assim uma maior clareza de percepção dO QUE É. Se houver persistência, esse processo se ampliará com o tempo, e a Libertação Total poderá acontecer.

Outro aspecto que pretendo frisar aqui é o da prática da meditação que o Krishnamurti nega como coisa válida. Evidentemente que se considerarmos o termo meditação somente no seu sentido etimológico, lato; o mestre K estará com toda razão, pois, como pode a verdadeira Meditação ser uma prática, se ela é o estado peculiar da Mente Livre. Mas se deixarmos de lado o sentido mais restrito dessa palavra e se analisarmos tais práticas "com olhos diferentes" veremos que a parte inicial que corresponde aos exercícios de relaxamentos das práticas que são denominadas de meditação, são de boas serventias, pois, quando relaxamos o corpo primeiramente e, em consequência, relaxamos o psicológico, por uso de alguns 3 artifícios usados, isso facilita muito à investigação dinâmica dos dinâmicos fatores psíquicos que objetivam aprisionar a observação pelos condicionamentos impostos dos interesseiros padrões mentais. Na condição de relaxamento, fica mais fácil à mente, que é Realmente interessada no autodescobrimento, enxergar as coisas e fatos com mais clareza.

No final, o mais importante mesmo é a conservação do estado da percepção silenciosa.

Investigar o psiquismo para enxergar como o mesmo funciona e como aprisiona a percepção é coisa muito diferente da investigação dirigida – como a fazem os psicanalistas - que objetiva única e exclusivamente descobrir as aparentes causas de certas operacionalidades e distúrbios psíquicos. Não existe valor nenhum em se concluir que a causa disto é aquilo dentro do psiquismo, e em se tomar medidas específicas para tentar atenuar ou tentar eliminar tais fatores, pois, o que é verdadeiramente importante é só a conservação da observação imparcial que culmina, por meio da Compreensão, na eliminação da ação geradora de conflitos e perturbações (problemas) do psiquismo adicional, que é a parte do psiquismo que foi acrescentada pela imaginação fantasiosa. Vou citar um exemplo: numa certa ocasião, eu estava conversado com uma amiga a respeito de pessoas que guardam mágoas em seus corações, até mesmo, ainda do período que sofreram traumas nas suas infâncias.

Essa amiga me falou que ela achava muito difícil uma pessoa conseguir trabalhar seus traumas, principalmente os que lhe ocorreram na infância, e que, portanto, achava que nada se podia fazer para modificar a situação, e que a pessoa tinha razões para seus ódios e ações explosivas. Nesse momento lhe falei que eu concordava completamente com ela, quanto à questão de dizer que é muito difícil ou até mesmo impossível realizar-se algum trabalho de eliminação em cima de específicos traumas, mas que não via isso como a coisa importante nessa situação, mas sim, o esforço da pessoa vitimada de observar, no presente, que suas ações e palavras proferidas com base em ódios contidos são irracionais e só contribuem para a destruição da própria pessoa. Existe uma diferença gigantesca de a pessoa agir em cima de um impulso instintivo autoprotetório; daquela que age motivada por ódios que foram alimentados por pensamentos fantasiosos, quer tenham ou não existido causas reais.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Nata,/RN realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 596 (quinhentas e noventa e seis) VAGAS PARA AGENTE COM. SAÚDE e AGENTE DE COMBATE ENDEMIAS, inscrições abertas no período de 04/08 a 01/09/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL. Salários: até R$ 1.027,21. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

PB: A Defensoria Pública da Paraíba realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 20 (vinte) VAGAS PARA DEFENSOR PÚBLICO, inscrições até 29/07/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 7.109,41. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********

 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Larissa Rosado – PSB (dia 22/07), Edson Ribeiro – Motorista e Railton Gurgel – PMM (28), Graça Nunes – DATANORTE (29), Arilúcia Freire – UERN, Ivan Nogueira – CEF (30), Creuzeluce Almeida – FUNDAC e Veralúcia Lima – FUNDAC (31), Amanda Costa – PSTU e Magnólia Pinto – UERN (dia 1º/08).

 = DO AMIGO/A LEITOR/A I: "Meu irmão querido, guerreiro e sempre de bem com a vida. Sorriso sincero, bjsss! Edinalva Oliveira". – Grande Edinalva, brava irmã humana e em Cristo, você também é responsável por eu continuar de bem com a vida e a oportunidade de continuar sorrindo. Não esqueceremos, nunca, o seu apoio juntamente com o Julimar. Saúde e paz a todos vocês e vamos que vamos!

 = DO AMIGO/A LEITOR/A II: "Amigo Hermes, gostei de sua publicação sobre a punição ao infrator de perfil falso na internet, pois é importante reavivar a memória de qualquer pretenso de atitude injuriosa. Grato, Wilson". – Obrigado mestre Wilson Bezerra, é gratificante te-lo como leitor e principalmente pela amizade. O professor se reporta sobre matéria publicada na edição 651. Saúde e paz amigo, extensivo aos demais familiares!

 = A 63 ANOS! Inauguração do Mercado Público do Alto da Conceição, de Mossoró, em 25/07/1951.

 = E A 84 ANOS! Assassinato de João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, na cidade de Recife/PE, em 26/07/1930. Ele foi advogado, politico, ministro e presidente da Paraíba.

**********PANO RÁPIDO**********

 - MEMÓRIA: Na edição nº 601/2013 (de 31/07), tratamos dos seguintes temas: Comentário de texto para o Dia do Orgasmo; ACORDO COLETIVO EM SP DÁ PISO DE R$ 1.200 A DOMÉSTICO; BOM BAR, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO!; BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (393) por Herbert Mota; FIQUE SABENDO... "Fazer sexo com regularidade pode rejuvenescer até sete anos". Por Carolina Ambrogini – Sexóloga e Ginecologista.

 - DE ONDE TERÁ VINDO O "JEITINHO BRASILEIRO"?! Em 267 a.C, o pai do lutador Nicantinous pagou 3.800 dracmas de prata ao oponente do filho, Demetrius, para que este perdesse a final da 138ª Grande Antinoeia, no Egito. Tal mostra que a manipulação e a compra de resultados esportivos vêm de muito tempo. FONTE: Blog do Tio Colorau, www.tiocolorau.com.br, em 22/07/2014.

 - SERÁ MAIS UM CASARÃO DEMOLIDO? O casarão da Praça Bento Praxedes, patrimônio histórico de Mossoró, que já recebeu o presidente Getúlio Vargas e onde morou por décadas o casal Dix-neuf Rosado e dona Odete de Góis, foi vendido a um empresário do ramo de restaurantes e açougues. Um grande empreendimento imobiliário está sendo projetado para ocupar o lugar da bela casa. FONTE: Coluna Paulo Pinto, www.omossoroense.com.br, em 07/07/2014.

 - HOJE É DIA: Ontem foi Dia dos Avós. Hoje é Dia do Despachante, Dia do Motociclista, Dia do Pediatra e Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Amanhã (28) será Dia do Agricultor e Dia do Combate ao Colesterol.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos despachantes, motociclistas, pediatras e agentes de prevenção de acidente de trabalho, aos agricultores e aos agentes de combate ao colesterol.

QUEM canta...

"Conselho de seu pai: "Motocicleta é perigoso, Vital. / É duro de negar, filho, mas isto dói bem mais em mim." / Mas vital comprou a moto e passou a sentir total / Vital e sua moto mas que união feliz / Corria e viajava era sensacional...". ("Vital e Sua Moto" – Composição: Indisponível. Canta: Paralamas do Sucesso).

...os males espanta.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

 

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário