sábado, 8 de fevereiro de 2014

DC - Coluna de Notícias 629. (Anexo slide: Ninguém se cruza por acaso).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 629 (geral) e 6ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 08 de fevereiro de 2014. Atualização aos sábados, hoje é ESPECIAL.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 6ª/52, dias: 39/365 e faltam 326 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Na edição anterior pincei um pouco sobre a Campanha Salarial 2014 dos servidores da administração Direta e Indireta do RN, iniciada na segunda-feira (03). Foram cinco assembleias até ontem e afirmei que as pautas debatidas não trariam nenhuma novidade o que comprovei na assembleia da FUNDAC na quinta-feira (06). A conjuntura de problemas só não é a mesma porque pirou em tudo: aquelas categorias mais burocráticas os problemas se agudam na falta de material de expediente, e atividades de campo os carros não rodam por enes motivos. Conclamo os servidores públicos do RN, todos e todas, a imprensa em geral, as entidades associativas, os movimentos sociais para um grande debate envolvendo o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos para tirar a limpo essa histórica de crise financeira em nosso estado! Vem aí o primeiro CarnaSÊBadO e boa leitura nobre leitor/a!


TRATAMENTO DE CÂNCER SEM QUEDA DE CABELO – Nova droga atua diretamente no tumor, em vez de afetar todas as células do corpo. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um medicamento para o tratamento do câncer de mama que não causa queda de cabelo e provoca menos efeitos colaterais do que a quimioterapia tradicional. A ação é possível porque o remédio atua diretamente no tumor, em vez de afetar todas as células do corpo. De acordo com os organizadores do estudo, trata-se da primeira droga com esse mecanismo aprovada no País.
O medicamento trastuzumabe entansina (também chamado de T-DM1) é indicado para um tipo de câncer de mama avançado, identificado como HER2 positivo, que corresponde a 20% de todos os casos da doença. Seu uso deve ocorrer quando o tratamento convencional não apresentar mais resultados. Além de evitar os efeitos colaterais da quimioterapia, ele aumenta em 50% o tempo de sobrevida. Um dos coordenadores do estudo do medicamento no Brasil, "José Luiz Pedrini, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, explica que a droga tem um efeito casado.
— Ela possui um anticorpo e um quimioterápico. Por ser extremamente potente, esse quimioterápico não poderia ser aplicado sozinho porque seria muito tóxico ao organismo. O que acontece é que o anticorpo conduz o quimioterápico até o interior da célula tumoral e libera o medicamento lá dentro". O mecanismo do remédio é conhecido como "cavalo de troia".

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (418)Natal/RN. Ai gente estou tão triste com o que aconteceu com o Sr. Fonsêca, nosso vizinho e morador de Nova Descoberta há tanto tempo, que Deus conforte sua família. Mas o que me deixa mais triste é o descaso das autoridades conosco, hoje foi com ele e amanhã pode ser qualquer um de nós, com nossos filhos quando vão ao colégio - não têm aula devido a greve, ficam em casa. Quase somos atingidos pelos tiros que deram nesse senhor, graças a Deus não foram certeiros, mais fomos atingidos pelo medo, pela falta de respeito, pelo descaso, pela falta de segurança, pois eles agem a qualquer hora e a qualquer momento, que Deus tenha misericórdia de nós, amém, porque as autoridades não estão nem aí, eles só foi mais uma vítima! Marzinha Santos, via facebook, aos primeiros minutos desse sábado (08).

FIQUE SABENDO... "Profissões que podem ser extintas pela tecnologia". Fonte: BBcBrasil, na base dados do blog: iramdeoliveira.blogspot.com.br, em 07/02/2014.
Cargos nas áreas de educação, saúde, arte, mídia, gestão, negócios e finanças são os que têm maior probabilidade de sobreviver aos avanços na tecnologia, aponta estudo da Universidade de Oxford.
A crescente informatização, porém, continuará a eliminar profissões, principalmente aquelas que não exigem habilidades criativas, sociais e percepção espacial mais sofisticada. São atividades em áreas como vendas, produção industrial, suporte administrativo, transporte e construção civil. Os pesquisadores Carl Benedikt Frey, do Departamento de Filosofia, e Michael A. Osborne, do Departamento de Engenharia, analisaram 702 profissões – retiradas de uma classificação americana - segundo a probabilidade de perdas de postos de trabalho devido aos avanços tecnológicos.
Aplicando fórmulas estatísticas, eles deram notas entre 0 e 1 para essas profissões – quanto maior a classificação, maior o risco de desaparecimento. A fórmula aplicada levou em conta o quanto essas atividades demandam criatividade, interação social, percepção espacial e atividades manuais complexas.
PROFISSÕES COM MAIOR PROBABILIDADE DE SEREM INFORMATIZADAS, SEGUNDO O ESTUDO:
- subscritor de seguros (avaliador de riscos em seguradoras);
- técnicos em matemática;
- costureiros manuais;
- reparador de relógios;
- operadores de telemarketing.
São habilidades que ainda não foram incorporadas por computadores e talvez nunca sejam. O atual estágio tecnológico não indica que isso seja possível nas próximas duas décadas, observam os pesquisadores. "Profissões que exigem habilidades criativas e sociais estão imunes à informatização", disse Osborne, em entrevista à BBC Brasil.
PROFISSÕES COM MENOR PROBABILIDADE DE SEREM INFORMATIZADAS, SEGUNDO O ESTUDO:
- terapeutas recreacionais;
-supervisores mecânicos, instaladores e que fazem consertos;
- diretores de gerenciamento de emergências;
- Assistentes sociais especializados em saúde mental e abuso de drogas;
- profissionais de saúde auditiva.
O artigo que apresenta a pesquisa explica que a criatividade depende de valores humanos que variam muito no tempo e em diferentes culturas, o que torna difícil reproduzi-los em uma máquina.
AVANÇO DAS MÁQUINAS:
Já as habilidades sociais que não podem, ao menos por enquanto, ser informatizadas incluem a capacidade de perceber a reação das pessoas e entender suas causas, de negociar, reconciliar e persuadir, e de cuidar dos outros, dando suporte emocional e médico.
A limitação atual de computadores e robôs de lidar com formas e espaços não padronizados reduz também as possibilidades de substituição de algumas funções, notam os pesquisadores.
OUTRAS PROFISSÕES: (com notas entre 0 e 1 – quanto maior a classificação, maior o risco de desaparecimento):
Médicos e cirurgiões 0,004; Dentistas 0,004;Psicólogos 0,004; Nutricionistas 0,004; Analista de sistemas 0,006; Clero 0,008; Antropologistas 0,008; Professores 0,009; Gerente de vendas 0,013; Engenheiros 0,014; Gerente de marketing 0,014; Executivos-chefes 0,015; Compositores 0,015; Arquitetos 0,018; Cientistas ambientais 0,033; Advogados 0,035; Designers 0,037; Gestores financeiros 0,069; Personal trainers 0,085; Policiais 0,098; Repórteres 0,11; Tradutores 0,38; Historiadores 0,44; Pilotos comerciais 0,55; Trabalhadores de construção 0,88; Taxistas 0,89; Padeiro 0,89 e Modelos 0,98.
Outros avanços tecnológicos, porém, têm permitido substituir mais atividades humanas por máquinas, detalha o estudo. Antes, a mecanização estava restrita a atividades manuais mais padronizadas. O desenvolvimento de sensores cada vez mais modernos e o aumento da capacidade de armazenamento e processamento de dados estão permitindo, no entanto, que mesmo atividades menos "ensaiadas" possam ser executadas por máquinas.
É o caso por exemplo do carro autônomo desenvolvido pelo Google, que é conduzido por seu próprio sistema, prescindindo do motorista.
Esses avanços tecnológicos também vêm permitindo mecanizar atividades cognitivas, notam os pesquisadores. Oncologistas do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, já usam tecnologia da IBM para fazer diagnósticos.
Escritórios de advocacia também usam softwares para fazer pesquisas em leis e decisões judiciais antes dos julgamentos, o que reduz a necessidade de pessoal, embora não ponha em risco a existência da profissão que exige, por exemplo, a capacidade de persuadir.
MAIS QUALIFICAÇÃO:
Os trabalhos mais ameaçados com a contínua evolução tecnológica são trabalhos de baixa qualificação. Entre eles estão o telemarketing, caixas, e corretores de imóveis. No caso da construção civil, por exemplo, os pesquisadores de Oxford acreditam que o aumento do uso de partes pré-fabricadas vai eliminar algumas etapas do processo.
O principal desafio para evitar o aumento do desemprego com a perda dessas vagas, portanto, é o investimento na educação para desenvolver as habilidades criativas e sociais das pessoas, diz Osborne.
O estudo se baseou em 702 profissões categorizadas pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos. Embora os pesquisadores não calculem quantos postos devem ser fechados, eles estimam que haja risco elevado de perda de vagas e, 47% das atividades americanas nas próximas duas décadas.
Para Osborne, essa é uma tendência mundial, mas que deve ser mais lenta nos países pobres, onde a mão de obra é mais barata e há menos recursos para investimentos em informatização.

CONQUISTE SEU EMPREGO: NACIONAL: A EPE - Empresa de Pesquisa Energática realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 343 (trezentas e quarenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11/02/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.445,75. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A Prefeitura de Doutor Severiano/RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 106 (cento e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 11/02/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Marcelo Costa – Prof. (dia 08), Matuzael Ares – Datanorte (09), Rokátia Kleania – Profª 10), Ana Lucas – Profª. (12), Emery Costa – Jornalista (13), Janaiky Almeida – A. Social, Marcos Oliveira – Gazeta do Oeste e Symara Tamara – Profª. (14).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Amigo Hermes, boa noite!  É uma honra receber seus emails. Sentia a fala do amenidades. Relaxar o velho coração agradece. Amigo, confesso que não lembrava mais desse álbum, é fantástico. Hermes grato pela postagem do Jabá. Recebi e degustei. Tudo  de bem com o amigo? Edson Modesto".  – Literalmente meu "Grande Amigo Edson!!!", não querendo imitar o então rei Roberto Carlos mas quero ter um milhã de amigos e tu tá na minha lista e coração a um tempão! O "álbum do vovô" documenta (risos). Saúde e paz companheiro. Abraços fraternos a Lúcia e pimpolhos.
 = HÁ 162 ANOS!  Início da navegação a vapor entre o Brasil e a Europa, em 07/02/1851.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 576/2013 (de 07/02), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre a pré-campanha para a sucessão na UERN; Dieta de revisa pode ser perigosa, SINTAUERN: palestras sobre estágio probatório é adiada; Carlos Antônio, repórter por uma edição; Bronca do leitor/a (370) por Luiz Carlos Dambroski. FIQUE SABENDO: "A Democracia que não veio" – por Vladimir Safatle. E na Edição 526/2012 (de 24/06) estes foram os temas: Registro do falecimento da Profª. Wálbia Carlos; Plano de Saúde: Consumidor deve Tomar Cuidado com Contrato para Evitar Problemas Futuros; SINAI: Campanha Salarial 2012 Marca Encontros para esta Semana; Triste Sina da UERN; Aldaci de França, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (324) – Por Carlos Santos "Bolasete". FIQUE SABENDO: "O Grito Indégena na Cúpula dos Povos. Demarquem Nossa Terra" – Por Egon Dionísio Heck.
 - MAGISTRADO CONSCIENTE: A Folha de SP, hoje, publica carta minha, onde ironizo os "baluartes" dos direitos humanos. Agora, com o morticínio de presos no Maranhão, jornalistas e intelectuais "engajados" escrevem e opinam copiosamente sobre a questão carcerária e os direitos fundamentais. São como urubus, não podem ver uma carniça. Quando eu era juiz da infância e juventude em Montes Claros, norte de Minas Gerais, em 1993, não havia instituição adequada para acolher menores infratores. Havia uma quadrilha de três adolescentes praticando reiterados assaltos. A polícia prendia, eu tinha de soltá-los. Depois da enésima reincidência, valendo-me de um precedente do Superior Tribunal de Justiça, determinei o recolhimento dos "pequenos" assaltantes à cadeia pública, em cela separada dos presos maiores. Recebi a visita de uma comitiva de defensores dos direitos humanos (por coincidência, três militantes). Exigiam que eu liberasse os menores. Neguei. Ameaçaram denunciar-me à imprensa nacional, à corregedoria de justiça e até à ONU. Eu retruquei para não irem tão longe, tinha solução. Chamei o escrivão e ordenei a lavratura de três termos de guarda: cada qual levaria um dos menores preso para casa, com toda a responsabilidade delegada pelo juiz. Pernas para que te quero! Mal se despediram e saíram correndo do fórum. Não me denunciaram a entidade alguma, não ficaram com os menores, não me "honraram" mais com suas visitas e os menores ficaram presos. É assim que funciona a "esquerda caviar". "ROGÉRIO MEDEIROS GARCIA DE LIMA, desembargador (Belo Horizonte, MG)".
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Conhecido popularmente por "COCOTA", natural de Mossoró-RN, nascido a 09 de fevereiro de 1935, filho de Messias Lopes de Macedo e Joana de Almeida Lopes. As gerações presentes têm o direito de saber que houve uma época em que a vida era vivida com inteligência e sensibilidade, de longe do vazio a que às vezes se reduz o cotidiano de todos. Uma época sem drogas, sem violência e sem AIDS, nem gripe suína, quando os violões invadiam, dolentemente, as madrugadas de Mossoró. Esta é época de COCOTA que marcou sua época com um estilo romântico de interpretar canções pelo simples prazer de cantar. Na flor dos seus 26 anos de idade, COCOTA deixou esta vida vítima de assassinato por causa até hoje pouco explicadas, a 12 de fevereiro de 1961. Estamos falando sobre FRANCISCO ALMEIDA LOPES. FONTE: Por Rinaldo Barros, publicado na Jornal Gazeta do Oeste, na base de dos do site: http://oestenews-musica.blogspot.com/.
 - HOJE É DIA: ontem (07) foi Dia do Gráfico / Artista Gráfico e amanhã (09) será Dia do Circo.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos gráficos e artistas gráficos, como a todos os circenses.
QUEM canta...
"Senhoras e Senhores, meu cordial Boa Noite! / Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor... / As nove e meia da noite! / Tem sim senhor... ."  ("Trecho do show "Vou Danado Pra Catende" – Alceu Valença, em 1975).
  ...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário