sábado, 21 de setembro de 2013

DC - Coluna de Noticias 609. (Anexo slide: Peço a tua proteção - Salmo 86).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 609 (geral) e 39ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 21 de setembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 39ª/52, Dias: 264/365 e faltam 101 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Roda de conversa sobre inverno: - Este ano não vai chover compadre. Não cai uma gota neste torão! – Mas compadre, o rádio e a televisão tão dizendo que vai chover. – Chove nada! E aí a mulher entrou na história. – Chove sim, eu aposto como chove, porque quando s rolas começam a fazer ninho no chão é sinal de inverno! – Dona Marica! Dona Marica! A senhora não vá pela cabeça de rola não que a senhora se lasca!!!”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Tem um ditado popular que diz: “quem quer vai, quem não manda”. Um outro afirma que “onde há fumaça tem ou teve fogo”, acredito plenamente nos dois na maioria dos casos. Esse primeiro ditado se aplica ao Secretário de Planejamento Obery Rodrigues em não comparecer a audiência (ontem) com a diretora do Serviço de Precatórios Requisitórios do TRT-RN, mandando um representante que não foi aceito pelo Tribunal Regional do Trabalho. Uma nova audiência foi remarcada para o dia 11 de outubro próximo. É o que penso e vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado, boa leitura nobre leitor/a!!!

VIÚVA PODE PEDIR INDENIZAÇÃO EM NOME DE MARIDO MORTOA 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu ao cônjuge sobrevivente o direito de pleitear indenização de danos morais pela cobrança de dívida inexistente contra o nome do morto, mesmo que o suposto fato gerador da dívida tenha ocorrido após a morte.
Com a decisão, a empresa American Express terá de indenizar uma viúva cujo marido teve o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito dois anos após seu falecimento. Acompanhando o voto do relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, a Turma proveu parcialmente o recurso da viúva e do espólio do morto contra a empresa. O recurso discutia a legitimidade da viúva e do espólio para o pedido de indenização por danos morais, bem como a legitimidade da viúva para o pedido de declaração de inexistência do contrato de cartão de crédito.
A Turma concluiu que o espólio não pode sofrer dano moral por constituir apenas um conjunto de bens e direitos, representado pelo inventariante para questões relativas ao patrimônio do falecido. Para os ministros, no entanto, a viúva detém legitimidade para reclamar a indenização pelos prejuízos decorrentes da ofensa à imagem (direito de personalidade) do marido. FONTE: www.conjur.com.br, em 20/09/2013.

SINAI TERÁ AUDIÊNCIA COM EQUIPE DO GOVERNO DO ESTADO na próxima semana – O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai/RN) terá audiência com o secretário estadual da Administração, Álber Nóbrega, na próxima quarta-feira, 25, para tratar da campanha salarial 2013 da categoria. No entanto, na avaliação do coordenador regional da entidade, Hermes Oliveira, a expectativa não é das melhores.
"Na semana em que a Fundação José Augusto (FJA) e a Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) fizeram greve por tempo determinado, foi feita uma pressão no Centro Administrativo e o secretário acabou marcando uma audiência para a semana passada. No entanto, ele não apareceu, e a secretária dele recebeu a pauta e acabou marcando essa audiência", esclarece o sindicalista.
O Sinai/RN está convocando a categoria para fazer uma concentração em frente ao Centro Administrativo para chamar a atenção do Governo do Estado. "Neste ano, ainda não tivemos negociação com a administração estadual. Esse é o pior governo para negociar. Prova disso é que os trabalhadores do Detran/RN (Departamento Estadual de Trânsito do RN) foram ludibriados depois da greve, e a única coisa que conseguiram foi a reposição dos dias descontados, já que a proposta prometida nunca foi apresentada", afirma Oliveira. Veja matéria completa no Jornal O Mossroense – Caderno Gerais ou site: http://omossoroense.com.br, em 21/09/2013.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Esse poeta, professor e inteligente no repente, não se cansa, divulgando suas andanças, aqui e acolá. Manda Aldaci de França! 
Os amantes da boa cantoria são os nossos convidados para a quinta edição do "Estação do Repente", no próximo 28, na Estação das Artes Eliseu Ventania, a partir das 20h. Vamos ouvir muita poesia com Lúcio da Silva e Edísio Calixto, Chico Diassis do Distrito Federal e o Cearense Ismael Pereira. Teremos um pouco de coco de embolada com Concris e a recitação com alunos da Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto. Vamos ao "Estação do Repente".
MAIS CANTORIAS. Domingo 22, apresentação no SESC (Meio Dia) e em Praça Pública de São José do Seridó-RN (Noite); Segunda 23, Cantoria Didática através do Projeto "Repente na Escola" na Escola Municipal José Bernardo, em Passagem de Pedra - Mossoró-RN; - Sábado 28, Coordenação do Projeto Estação do Repente, na Estação das Artes Eliseu Ventania e - Domingo 29, Festival de Repentistas em Tabuleiro do Norte/CE. Todos convidados, Aldaci de França.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (400)Acabo de ficar sabendo que o CONSUNI da UERN aprovou a criação do Campi de Apodi. Só tenho a lamentar muito tristemente. A velha história se repete: amplia-se a "estrutura", abrindo alguns poucos cursos para satisfazer promessas de cunho político, desconsiderando que a UERN vive uma crise financeira imensa. A UERN não possui o básico sequer, minha gente: não tem toner, não tem papel higiênico, não tem álcool, há 08 meses que a UERN não paga a xerox do Campus Central, impressoras quebradas, trabalho árduo em salas quentes, porque não tem ar-condicionado, obras de anos inacabadas nos campi de Caicó, Central e de Natal, etc, etc..., não dá pra relatar tudo. E diante disso tudo, decide-se criar de um novo campi? Viva a UERN!!! Viva a desgraça da Universidade!!! Ampliar a UERN para depois ouvir o discurso ridículo dos seus reitores dizendo em toda cerimônia: "A UERN, a maior Universidade do Estado, está em todas as regiões, atendendo a demanda da população" e blá, blá..., ...e a qualidade do ensino, onde fica? Ademais, se dependesse de mim todos os núcleos estariam extintos, enquanto não fosse implementada uma política séria de melhoria das condições de toda a Universidade. Defendo uma Universidade ampla, sem restrições, aberta para todos, a mais democrática possível, mas com qualidade!!! Lidiane Alencar, via facebook, em 17/09/2013.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 8”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Esta denominação de “despertar do gigante”, repercutida pelas grandes empresas de comunicação, sintetiza toda a já aludida orientação que setores do Status Quo vinham tentando imprimir - com um razoável sucesso.
Conforme se pode ver a partir do painel assim composto pelos temas apontados – e pelas respectivas visões sobre estes, ali (in)contidas – nas sabotagens libertárias, as propriedades alvos de suas investidas convergem, em sua totalidade, para a configuração de um sistema instituído de práticas e valores imorais(9) de dominação dos “de cima” sobre os “de baixo”(10), com vistas à mais desimpedida manipulação e exploração daqueles sobre estes, numa escala MUNDIAL(11). Isto nos leva a alguns temas contidos na pauta libertária de sabotagens e que ainda não abordamos: os três poderes estatais, os partidos e as polícias(12). Basta dizer que, nesta perspectiva, todas estas instituições - por integrarem o referido sistema - exercem, em um grau variável, a função precípua de legitimar e preservar o mesmo (13).
Retomemos agora a análise do desenrolar dos acontecimentos, a partir do ponto em que nos detivemos: o indescritível dia do cortejo dos milhões – e das sabotagens perpetradas por centenas de milhares: o assim denominado “Dia em que o Gigante Acordou”! Esta denominação de “despertar do gigante”, repercutida pelas grandes empresas de comunicação, sintetiza toda a já aludida orientação que setores do Status Quo vinham tentando imprimir - com um razoável sucesso até então - às mobilizações: uma grande manifestação patriótica que poderia, dessa forma, ser iconizada na figura mítica do unívoco “povo brasileiro”.
Porém, ante a visão impressionante daquilo que deve ser mais propriamente definido como imensas massas humanas contendo uma miríade de nichos de temas reivindicatórios e - mesmo se configurando, até ali, um sucesso razoável da estratégia de pacificação e domesticação das massas, viabilizada pela tática da estigmatização e isolamento dos atos de investidas contra a propriedade capitalista/estatal, bem como da orientação das energias coletivas para um direcionamento patriótico/nacionalista/ufanista, ante o temor da perda do controle, que o Status Quo não poderá ter deixado de sentir diante do exponencial aumento do número daqueles que perpetravam ataques frontais contra as instituições, se fez necessário uma nova resposta estratégica, para garantir que se alcançaria o objetivo maior de preservação da crença no sistema.
Esta estratégia implicaria – além do recrudescimento da tática de estigmatização e isolamento dos atos de sabotagens contra a propriedade capitalista/estatal, na necessidade de mobilizar, no limite, todos os setores do Status Quo! E, se a possível implementação desta resposta implicaria em maiores perdas - além daquelas que inicialmente se estava disposto a conceder: alguns lucros imediatos no setor dos transportes, para um maior número dos “de cima” (mais anéis seriam retirados de mais dedos), por outro lado, a sua proposição inadiável já encontraria a via para a sua ampla aceitação lindamente pavimentada pelo trabalho anteriormente realizado de condução generalizada das energias dos manifestantes para o campo da patriotada. Tal estratégia consistiria, nomeadamente, na orquestração de uma (re)conciliação nacional(ista), pela proposição de uma reforma das instituições políticas/estatais!
As grandes emissoras de televisão passaram a noite do dia vinte transmitindo aquele espetáculo surreal, louvando o caráter cívico daqueles que desfilavam pacificamente (e foi mesmo um desfile fantástico o que se viu em muitas cidades) e demonizando com os vitupérios de “vândalos”, “baderneiros” e /ou “infiltrados” (como se estes não fossem parte do enaltecido “gigante” povo brasileiro que havia “acordado”) aqueles que investiam contra a propriedade capitalista/estatal.

CONQUISTE SEU EMPREGO: SE. A PREFEITURA DO SERGIPE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 64 (sessenta e quatro) VAGAS PARA TÉCNICO E ANALISTA AMBIENTAL, inscrições abertas até o dia 0/10/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 2.0100,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O CAU-BR, Conselho de Arquiteitura e Urbanismo do Brasil, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 190 (cento e noventa) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 27/09 a 27 de outubro/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 6.102,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Joedson Freitas – Prof. e Maurício Oliveira – Datanorte (Dia 22), Fco. José Júnior – Vereador e Soraya Vieira – Colunista Social (23), Dauri Lima – Prof. (25), Jane Oliveira e Tércio Pereira – Representante Comercial (27) e Romero Cardoso – Prof. (28).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - “Prezado Hermes, obrigada. Adorei o final (Vamos Rir e a Poesia). Tomei a liberdade de copiar e repassar para meu grupo de literatura. Abs. Ecilla Bezerra - Presidente TV Vale das Artes, Peruibe, SP. Secretária Geral da ACESP”. Quanta satisfação prezada Ecilla, principalmente por aprovar nosso DC – Coluna de Notícias. Esse veículo está aberto para publicarmos artigos, opiniões, broncas, enfim tudo que for para informar e formar opiniões. A Ecillia se reporta a nossa Coluna Arrumadinho (jornal O Jabá – edição de agosto), saúde e paz pra você e familiares.
“Prezado Hermes, antes de mais nada, esta tudo bem com você? A pergunta que faço, gostaria de receber o meu livro sobre Políticas Públicas de Educação em Segurança do Trabalho no Brasil?. Caso positivo, me repasse o endereço. Abraços, Pedro Ernani Kosiba”. – Que maravilha bravo Ernani (xará do meu falecido pai), endereço enviado e fico no aguardo. Teremos muita informação e conhecimento para repassar aos nossos leitores. Abraços fraternos.
 = HÁ 92 ANOS!!! Nasceu Maria Stella Pinheiro Costa (*21/09/1921, + 29/06/1982) professora do magistério e exemplo de profissional que lhe rendeu homenagem com seu nome numa escola estadual no Liberdade I. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2012 - Vol. 2, pag. 263 - por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 549/2012 (de 22/09), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre os 100 últimos dias do ano para políticos; Em Fila de Banco, em Pé e sem Banheiro; Aldaci de França, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (347) – por Jáder de Castro, Advogado; FIQUE SABENDO: “Dia do Idoso: 21 de Setembro”. E na Edição 470/2011 (de 13/11) estes foram os temas: Aposentados que Ganham Acima do Mínimo; Governo Autoriza Alienar Bens da DATANORTE; Dr. José Maria Alves, Repórter por uma Edição; Bronca do Leior/a (268) – Alexandre Guedes; FIQUE SABENDO: Coleção Mossoroense – Projeto de Expansão.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: – Sophia Loren, nome artístico de Sofia Villani Scicolone (nasceu em Roma no dia 20/09/1934) é uma atriz italina. Quando era muito pequena, sua família transferiu-se ao município napolitano de Pozzuoli, onde viveu até a adolescência em uma situação econômica muito difícil. Descoberta em 1952 no set do filme “Agrica sotto i mari” pelo produtor de cinema Carlo Ponti, que posteriormente viria a se tornar seu marido, mesmo sendo 22 anos mais velho. Com seu marido teve dois filhos, Carlo Jrn. e Edoardo. Foi também cunhada de Romano Mussolini, filho Benito Mussolini. Trabalhou com grandes diretoes como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman, Lina Wertmuller, entre outros. Sophia Loren ganhou fama mundial em 1962, quando recebeu o Oscar Melhor Atriz pelo filme “Duas Mulheres”, que também lhe rendeu o prêmio Melhor Atriz o Festival de Cannes. FONTE: http://pt.wikipedia.org.
 - HOJE É DIA: da Agricultura, Dia da Árvore, Dia do Fazendeiro, Dia do Radialista (também comemorado em 07/11) e Dia Nacional do Portador de Deficiência. Amanhã (22) será Dia da Banana, Dia da Defesa da Fauna, Dia da Juventude no Brasil, Dia do Contador / Bacharel em Ciências Contábeis, Dia do Técnico Agropecuário e Dia Mundial pelo fim da crueldade e Exploração Animal.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agricultores, aos fazendeiros, radialistas, portadores de necessidades especiais, cultivadores de bananas, defensores de faunas, jovens, contadores e bacharelados em ciências contábeis, agropecuários e aos heroicos protetores dos animais.
QUEM CANTA...
Lá vem a temporada de pássaros / Trazendo águias rasteiras / Graúnas malvadas / Pombas guerreiras / Canários pelados / Andorinhas de rapina / Sanhaços morgados / E pardais viciados / Curiós desafinados / E homens imaculados...”. (Panorama Ecológico” – Composição: Erasmo Carlos – Canta: Andréia Dias).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário