domingo, 8 de setembro de 2013

DC - Coluna de Notícias 607. (Anexo slide: Alguém está vendo você).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 607 (geral) e 37ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 08 de setembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 37ª/52, Dias: 251/365 e faltam 114 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“La no Ceará. O Padre Vicente Bezerra descansava na Casa Paroquial e o sacristão anuncia: - Seu Vigário, tem gente esperando o senhor lá na matriz. – Quem é? – Uns noivos. – Quais os nomes deles? – Não sei. Só sei que a noiva é uma moça do Riacho Fundo e o noivo é um rapaz de Madeira Cortada!. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Ontem participamos de mais uma edição do 19ª Grito dos Excluídos, desse total, fiquei de fora somente no ano de 2008 por está afastado da vida sindical para tratamento de saúde em Natal. Um exemplo de civilidade a ser seguida por muitos estados afora. Tudo na passividade e sem atropelos aqui em Mossoró. Muito triste o que aconteceu no Rio de Janeiro onde covardes utilizam máscaras e infiltram-se nas organizações para sujar o real grito de excluídos e excluídas da cidadania. Boa leitura nobre leitor/a!!!
HOTEL DE LUXO VAI VIRAR CADEIA PARA OS PRESOS DO MENSALÃO - O Diário Oficial da União divulgou hoje (04/09) a desapropriação do Hotel Nique Garden Spa & Resort, que funciona na cidade de Mairiporão, São Paulo, que será transformado em presídio de segurança máxima. No referido estabelecimento prisional, os condenados pelo escândalo que ficou conhecido por "Mensalão" cumprirão as penas em regime fechado. Segundo o ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, "a iniciativa faz parte de um projeto que tem por objetivo garantir mais dignidade aos brasileiros que cumprem pena. A dignidade da pessoa humana é um princípio constitucional", afirmou.

Questionado o motivo pelo qual o projeto somente será iniciado quando os mensaleiros forem conduzidos à prisão, Eduardo explicou que "foi uma grande coincidência. Já que pensamos nisso há muito, mas só agora foi possível viabilizar", O ministro lembrou que as cadeias brasileiras estão entre os piores do mundo. "Essa situação foi inclusive constatada pelo presidente do supremo (Tribunal Federal). Está na hora de mudar essa triste realidade", concluiu Cardozo.

PIRÂMIDES: RECEITA FAZ PENTE FINO EM ASSOCIADOS DE REDES EM NATALSuspeita é que divulgadores e associados tenham sonegado Imposto de Renda. Contribuintes que receberam dinheiro de empresas suspeitas de serem pirâmides financeiras têm atiçado o faro do Leão. Em Natal (RN), a Receita Federal passa um pente fino nas declarações de cerca de 200 pessoas que lucraram com esses negócios. Em ao menos três casos, os fiscais já identificaram que “valores significativos” não foram informados ao Fisco.
“Havia indícios de que algumas pessoas que trabalham nesse conceito não haviam declarado corretamente”, diz o delegado Marcos Flores, da Delegacia Regional da Receita Federal em Natal, ao iG . Atualmente, há três empresas com atividades bloqueadas pela Justiça, acusadas de serem pirâmides financeira: Telexfree, BBom e Priples. Juntas, elas atraíram cerca de 1,5 milhão de pessoas com a promessa de lucro na revenda de produtos.
Outros 28 negócios, entretanto, são investigadas por promotores de justiça e procuradores da república. Um deles é a Multiclick, que já recorreu à Justiça para tentar impedir um bloqueio semelhante, sem sucesso. Representantes de BBom e Telexfree negam irregularidades e afirmam que seus negócios são marketing multinível – modelo de varejo legal em que comerciantes autônomos são remunerados pelas vendas de outras pessoas atraídas para a rede. Os representantes da Priples e da Multiclick não foram localizados na noite desta quarta-feira (4). FONTE: www.endividados.com.br/.

MARCONDES PAULA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – “Nosso amigo Marcondes sempre atento aos eventos do mundo do rock. Ele se reportar a uma turnê iniciada em julho e será encerrada no Pernambuco. Até hoje lamento não ter ido assistir o lendário Nazareh em Fortaleza no ano passado, mas foi por motivo de saúde que perdi, o show mas ganhando saúde. Pelo telefone o Paula disse-me que o Valhalla Rock Bar, no Inocoop do Alto São Manoel, fará 08 anos no dia 19/10 e fará o 4ª Festival de Rock Valhall. Aguardemos então.

Amigos da imprensa se possível divulguem esse realease dos shows de amigos de Natal/RN e João Pessoa/PB, fico grato pela fora, abraços.

Três bandas de Heavy Metal nordestinas, Thrash Metal da Warcursed (PB), Power Metal do Rhenoda (RN) e Brazilian Heavy Metal do Terra Prima (PE) estão juntas em turnê para fortalecer a cena do metal na região. Desde julho/2013, as três bandas já passaram por Campina Grande e João Pessoa/PB, Natal e Mossoró/RN. Neste mês estarão em pernambuco, precisamente em Caruaru (dia 27) e Recife (28); os shows prometem muita energia das bandas e um público amplo e variado. Uma "reunião" mais do que aguardada pelos headbangers nordestinos, tendo um sucesso em vista o sucesso das apresentações anteriores.

Produtores interessados em contratar a R3union Tour para suas cidades devem  entrar em contato diretamente com uma das bandas via facebook ou site. Boa tarde, Marcondes Paula.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 6”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Os “radicais” insistem em trazer à tona e o Status Quo insiste em reprimir ou distorcer.
Porém, as demandas dos “radicais” seriam forçosamente colocadas em pauta - mesmo que apenas pela voz unilateral dos discursos midiáticos/oficiais, que a partir de agora repetem contra eles, invariável e raivosamente, o vitupério de “vândalos” -, quando, no apoteótico dia vinte, as cifras do número de manifestantes saltou da casa das centenas de milhares para a casa dos milhões! Então, de dezenas na primeira semana, centenas na segunda, milhares na terceira, o número de envolvidos em ações radicais contra a propriedade capitalista/estatal também saltou: por alto, para as centenas de milhares, se levarmos em consideração o país como um todo!
É este montante que será classificado, o tempo todo, pelos média/oficiais, de minoria (quanta minoria!)! Em que pese o razoável sucesso da estratégia de pacificação e domesticação dos protestos - pela via do isolamento e estigmatização das atitudes antipropriedade capitalista/estatal, bem como de direcionamento daqueles para uma orientação mais patriótica/nacionalista/ufanista (o que, diga-se de passagem, não foi uma missão muito difícil, visto que a grande maioria é educada dentro destes moldes) - o pesadelo antevisto por setores do Status Quo saltou para a realidade (mesmo que, talvez, em um cenário com possibilidades mais restritas do que teria, caso as táticas de esconjuro supracitadas não tivessem sido implementadas)! Como parecem concordar nisto todos os ficcionistas que anteviram o advento de sociedades altamente controladas, como as que caracterizam nossa época, as tentativas de domesticação absoluta das vidas humanas parecem estar fadadas a nunca serem plenamente realizáveis... .
Mas, que demandas são estas, que temas são estes que os “radicais” insistem em trazer à tona (e o Status Quo insiste em reprimir ou distorcer), com as suas investidas raivosas contra propriedades do capital (tais como viaturas e equipamentos de grandes empresas de comunicação, fachadas de bancos, de grandes lojas, de shoppings, igrejas etc.) e contra propriedades estatais (tais como sedes dos três poderes e equipamentos de monitoração eletrônica de vias públicas e, segundo uma única TV, até contra o prédio de uma escola)? Mais ainda: que visão tem a respeito destes temas? Com relação à primeira destas questões, pensamos que os temas aqui demandados já estão estampados, bem “figurados”, nos próprios objetos contra os quais se investe. Então, procederemos adiante a uma abordagem, tema a tema, da segunda questão. Porém, antes, se faz necessário um esclarecimento.
Passamos, nestes últimos parágrafos, a grafar entre aspas o termo “radicais”, com o fito de chamarmos a atenção para o aspecto problemático da adoção de um único termo/categoria – como a grande mídia procede - para fazer referência a grupos compostos por frações com perfis sociopolítico e econômicos tão distintos como é o caso daqueles que passaram, a partir desta terceira semana de protestos, a praticar atos de investidas físicas contra propriedades capitalista/estatais. A partir dali, é possível distinguir - na série de atos desta natureza que se desenrolará organicamente à série de manifestações que “pipocarão” por praticamente toda a extensão do território nacional –, no seio das ondas aparentemente amorfas de “radicais”, além de grupos que adotam estéticas e símbolos libertários (tais como máscaras negras, camisetas com mensagens anticapitalistas e o símbolo do(s) anarquismo(s)), também, grupos de pessoas paupérrimas (com rostos encobertos por camisas, ao modo de delinquentes marginalizados das periferias), grupos de jovens “bem vestidos” de classe média e até grupos apresentando sinais de filiação a orientações políticas conservadoras e/ou reacionárias (tais como uma estética “masculinista asséptica”).
Claro que, apesar da coincidência de ações naqueles momentos, cada um desses grupos adere às práticas em causa por motivos e objetivos distintos: os marginalizados das periferias aproveitam o momento para tomar para si os bens de consumo – inclusive os de alto consumo - tão oferecidos pelo marketing publicitário e tão inacessíveis devido à sua condição (gerada pela desigualdade social) de cidadãos de segunda classe; os jovens “bem vestidos” de classe média descarregam sua testosterona de consumidores de U.F.C. e os prováveis conservadores/reacionários almejam desestabilizar as instituições com vistas a viabilizar a instauração de ditaduras (exatamente o oposto dos objetivos libertários). Portanto, coincidência de ações que não pode ser confundida com coincidência de orientações políticas – muito menos com colaboração orgânica entre os diversos grupos aí envolvidos - sob o risco de obliterar a boa compreensão do fenômeno.
Retomemos então o trabalho de responder às questões acima delineadas, (re)definindo, inicialmente – e desse modo distinguindo -, a radicalidade libertária: trata-se aí de uma abordagem política que se propõe a ir à raiz dos problemas da dominação e exploração do homem pelo homem e, neste movimento reflexivo identifica no instituto da propriedade privada dos meios de produção, bem como nas (suas correlatas) estruturas sociais hierárquicas formais, o cerne destes problemas. Propõe-se, então, uma luta pela instauração de uma sociedade autogerida (sem propriedade privada dos meios de produção e não hierarquizada), que se faça de forma direta – o método da ação direta -, sem que “os de baixo” dependam de supostos representantes seus para construir a sua autonomia (o que seria contraditório), o que é sintetizado na célebre frase de Proudhon: “a emancipação dos trabalhadores há de ser obra dos próprios trabalhadores”.
Daí a rejeição aos partidos políticos e a adoção de formas de luta (no âmbito dos locais de - exploração do – trabalho) como as greves, os boicotes e as sabotagens. E a propósito, bem entendido, o que se pratica nas investidas libertárias em pauta é sabotagem (que equivale a impedir o funcionamento) e não depredação (que equivale a roubar), contra propriedades (e não contra vidas) capitalistas/estatais.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 36 (trinta e seis) VAGAS PARA TÉCNICOS-ADMINISRATIVOS, inscrições abertas até o dia 15/09/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 3.138,70. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: A AGU – A PRODESP – Companhia de Processamento de Dados do Estado de SP realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 125 (cento e vinte e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 27/09/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 6.469,23. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Felipe Caetano – Prof. e Laércio Eugênio – Chargistas (dia 13) e Rosilene Soares (14).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - “Boa tarde magno Hermes. A cada edição publicada, fico a espera do próximo e os slides são excelentes. Parabéns pelo sucesso. Abraços, Jairon Albuquerque”. Obrigado prezado jovem Jairon, saúde e paz amigo.
“Hermes, obrigado pelo envio do DEMOCRATIZANDO A COMUNICACÇÃO. Saúde e paz, menino! Liszt Madruga, aprendiz de jornalismo”. – É muita modéstia Mestre Liszt..., vossa excelência sendo aprendiz será que chegarei ao pré-primário?!!! Saúde grande mestre do jornalismo.
 = HÁ 63 ANOS!!! Inaugurada a Rádio Difusora de Mossoró, em 07/09/1950.
 = HÁ 113 ANOS!!! Instalava-se o Colégio 7 de Setembro, 1ª Escola em curso secundário de Mossoró e considerada uma das melhores do RN, por oferecer um currículo de vanguarda para a época e uma equipe de alto nível, em 07/09/1900. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 544/2012 (de 05/09), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre o XVIII Grito dos Excluídos; Justiça Eleitoral Suspenda Pesquisa do IBOPE na PB; Demora em Conceder Aposentadoria Gera Indenização; Francisco Martins, repórter por uma edição; FIQUE SABENDO: “O pavor que homem causa ao homem” por Flávio Rezende. E na Edição 468/2011 (de 05/11) estes foram os temas: Dinheiro Público Ajud a Pagar Jogos de 320 Juízes; Encontro Sobre América Latina Terá Livro Lançado; Jornal Poranduba, de Mossoró Para o Mundo; 10 Anos de Música: Symara Homenageia Clara Nunes; Mossoroense no Jovens Embaixadores 2012; Francisco, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor/Internauta (266) – Feudes Gomes; FIQUE SABENDO: Moça, me dá um brinquedo? – Symara Tâmara.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO:FAROKH BOMMI BULSARA nasceu em Zanzibar no dia 05/09/1946 é o mesmo FREDDIE MERCURY (nome artistico da banda Queen Group), foi vocalista da banda britânica por 21 anos e faliceu aos 45 anos de HIV (Aids) em Londres no dia 21/11/1991. É considerado pelos críticos e por diversas votações populares como um dos melhores cantores de sempre e com uma das vozes mais conhecidas do mundo.
 - HOJE É DIA: da Dedicação, Dia da Pátria de Andorra e Dia Internacional da Alfabetização. Amanhã (09) será dia da Velocidade, Dia do Administrador de Empresas, Dia do Médico Veterinário e Dia do Técnico de Administração.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos dedicados em geral, aos andorrenses e aos alfabetizadores de todo o mundo, aos amantes a velocidade, aos administradores de empresas, aos médicos-veterinários e aos técnicos de administração.
QUEM CANTA...
Meu bem qualquer instante / Que eu fico sem te ver / Aumenta a saudade / Que eu sinto de você / Então eu corro demais / Sofro demais, corro demais / Só prá te ver, meu bem!!!...”. (Por Isso Eu Corro Demais – Composição não disponível – Roberto Carlos).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário