segunda-feira, 30 de setembro de 2013

DC - Coluna de Notícias 610. (Anexo slide: Loja Doce).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 610 (geral) e 40ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 28 de setembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 40ª/52, Dias: 271/365 e faltam 94 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Essa foi em Assú. Um freguês ao receber confeito como troco e vendo que ao lado estava um macaquinho e ofereceu ao animal. Ao receber o doce e tirar o invólucro, pegou o mesmo e passou no ânus. – Macado seboso! – Disse o rapaz. Zé de Lídia respondeu: - Moço, ele é prevenido , isso sim. Outro dia deram a ele uma manga e o coitado comeu o caroço. Resultado: passou um mês sem fazer aquele trabaio. Agora, primeiro ele faz o tese pra vê se passa!!!”. Fonte: uttp://blogdofernandocaldas.blogspot.com.br, maio/2013. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Esse “fracionamento necessário” para quitar a folha do funcionalismo é pura encenação de uma crise criada pela governadora do estado do RN. É a insistência nas manjadas teclas de “receber o estado quebrado” e “lei de responsabilidade fiscal. Cadê a atuação da assembleia legislativa para fiscalizar as contas do estado? Repito: é preciso um amplo debate envolvendo o DIEESE! Esse governo e os anteriores não sentam com os sindicatos para tratar das análises financeiras desse departamento sindical. O que houve com as receitas onde o Estado do RN já chegou a arrecadar UM MILHÃO POR HORA? O pagamento de outubro vai ser em qual estádio?. É o que penso e vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado, boa leitura nobre leitor/a!!!

VACINA CONTRA DENGUE COMEÇA A SER TESTADA no país em outubro - São Paulo. O Instituto Butantan, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), inicia em outubro os testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A vacina está sendo desenvolvida para combater, em uma única dose, os quatro tipos da doença já identificados no mundo. Segundo Alexander Precioso, diretor de Ensaios Clínicos do Butantan, nenhum outro país tem uma vacina como essa.
A vacina começou a ser desenvolvida em 2006, juntamente com os institutos nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Os vírus foram identificados no país norte-americano e, posteriormente, transferidos para o Butantan, em 2010. A técnica utiliza o chamado vírus atenuado. “Isso ignifica que o próprio vírus da dengue é modificado para que seja capaz de fazer com que as pessoas produzam anticorpos, mas sem desenvolver a doença”, explicou Precioso. FONTE: www.endividado.com.br, por Fernanda Cruz.

STF JULGA RECURSO SOBRE INCORPORAÇÃO DE DIFERENÇAS DE URV – Em sessão plenária desta quinta-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, deu provimento parcial ao Recurso Extraordinário (RE) 561836, com repercussão geral reconhecida, interposto pelo Estado do Rio Grande do Norte contra acórdão do Tribunal de Justiça potiguar (TJ-RN) que determinou a conversão dos vencimentos de uma servidora do Executivo, de cruzeiros reais para a Unidade Real de Valor (URV), com base na Lei federal 8.880/1994. De acordo com a decisão do STF, o percentual de correção apurado nos casos de erro de conversão deixa de ser aplicado a partir do momento em que houver reestruturação da remuneração da carreira dos servidores eventualmente prejudicados.
O ministro Luiz Fux, relator do recurso, informou que há mais de 10 mil processos semelhantes que deverão seguir os parâmetros estabelecidos pelo STF. De acordo com a decisão de hoje, a apuração de eventuais perdas será realizada durante a execução das ações. Entretanto, fica vedada a utilização dos índices de compensação apurados depois de ocorrida reestruturação nas remunerações dos servidores públicos que os incorpore.
No recurso, o Rio Grande do Norte reconhecia a existência de perdas para algumas carreiras, mas sustentava que a correção deveria ficar limitada ao período anterior à reestruturação da remuneração dos servidores. Em consequência da declaração de inconstitucionalidade da Lei estadual 6.612/94, o STF declarou prejudicada a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 174, também ajuizada pelo estado do Rio Grande do Norte contra decisões proferidas pelo TJ-RN no mesmo sentido. FONTE: www.stf.jus.br, na base dados do site: www.sinair.com.br/.

LÁZARO SOARES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O grande Lázaro estreia, hoje, na série. O companheiro anda meio quieto, se prepare para a campanha salarial 2014 homem de Deus. Será o último ano desse desgoverno Rosalba e ela consegue ficar pior a cada dia!

Caro amigo Hermes, gostaria que fizesse a gentileza de divulgar o XCM - Clube de Xadrez Mossoroense. Estamos promovendo a campanha "Torne-se sócio do XCM e venha jogar xadrez", você enxadrista mossoroense é muito importante neste momento de estruturação do clube.

VANTAGENS PARA SÓCIOS: Valor das inscrições reduzidas em torneios, biblioteca de xadrez, palestras gratuitas onde você poderá aprender com jogadores experientes, convívio social de alto nível, ambiente silencioso e adequado à prática do esporte. Material sempre prontamente disponível: tabuleiros e peças oficiais, relógios - torneios semanais, mensais, mensais com cálculo de ratings. Venha conhecer o Clube de Xadrez Mossoroense, você é nosso convidado especial. Visite-nos no endereço: Rua Deocleciano Venceslau da Paixão, 333-B, Nova Betânia. Quintas feiras, a partir das 19h. Contate-nos pelo email: helderchess@bol.com.br/.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (401) – Professor, como faço de vez em quando, leio sua coluna de notícias, hoje dei algumas risadas e, logo a indignação. A risada foi pela estória do Mané Beradeiro, do casal de noivos, ela do Riacho Fundo e ele da Madeira Cortada (edição 607), naturalmente não fora nossas mentes "vadias", estaríamos tratando das localidades do casal de noivos. Mas, entristeceu-nos, ao me deparar com a notícia da localização da futura cadeia para os condenados no mensalão. Que Brasil..., que coincidência, embora o Governo do Distrito Federal, que por coincidência é do PT, já preparava umas celas especiais no presídio da Papuda, para os ditos mensaleiros, tendo sido surpreendido pela juíza de execuções penais do DF que proibiu as obras. agora vem essa do Ministro da Justiça, que, coincidentemente descobriu que nossas cadeias são as piores do mundo, agora somente? Precisava ver as cadeias dos adolescentes do RN, verdadeiras fábricas de marginais, depois da falha do Estado em tudo (educação, saúde, alimentação, moradia) só não mais perigosas do que esses para quem se prepara cadeias de luxo, aí leva-se para os mortíferos chamados eufemisticamente de Centros de Ressocialização de Adolescentes. Tudo isso nos faz indignados, só quebrando um pouco com as tiradas do Mané Beradeiro. Abraços Hermes, Santino Arruda.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 9”. Por Dr. Vanti FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 8”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Um discurso raivoso de uma colega, proferido contra os “Vândalos” e “baderneiros” “infiltrados” nas manifestações, criticou os manifestantes que se posicionaram contra a presença de bandeiras de partidos políticos nos protestos.
No dia vinte e um, uma Sexta Feira, havia uma nova tática discursiva se delineando nas mídias: além de continuarem vituperando, raivosamente, contra os “vândalos”, “baderneiros” e “infiltrados”, contrapunham a este lado negativo da moeda o diagnóstico de que “o povo” estava clamando por “mais” – “o povo brasileiro quer mais”, é a frase que será repetida em várias emissoras de televisão, desde a manhã até à noite, durante o pronunciamento da Presidente Dilma Rousseff, transmitido em cadeia nacional. E, este “mais”, segundo estes privilegiados “intérpretes do povo”, se traduz por um aperfeiçoamento das instituições políticas/estatais. A partir daí, todos os setores do Status Quo serão convocados para que, voluntária ou involuntariamente, integrem um verdadeiro mutirão para assegurar ao “povo” – tranquilizando-o - que esse “mais” lhes será garantido, que as referidas instituições serão reformadas.
No horário de almoço deste dia vinte e um, na cidade de Natal/RN, um apresentador de uma emissora de televisão - a TV Tropical, de propriedade do Senador José Agripino Maia, líder nacional do partido DEM-O Democratas, que faz oposição ao governo federal – em um programa jornalístico, após ser precedido por um discurso raivoso de uma colega, proferido contra os “Vândalos” e “baderneiros” “infiltrados” nas manifestações, criticou os manifestantes que se posicionaram contra a presença de bandeiras de partidos políticos nos protestos (14), afirmou que só através da “política” é que se poderão resolver os problemas do país, elogiou o governo da Presidente da República(!), ponderando, porém, que “o povo quer mais” e concluiu conclamando muitos daqueles que convocaram os protestos a entrarem na política eleitoral, para poderem intervir melhor no rumo das coisas do país... .
Ainda em Natal, naquele mesmo dia e horário, em uma emissora de televisão (A TV Ponta Negra) de propriedade da Sra. Micarla de Sousa (filha do ex Senador da República, já falecido, Carlos Alberto de Sousa, e ex-prefeita da cidade – pelo Partido Verde, P.V., que ficou celebrizada pelo descaso com que tratou a municipalidade), o Sr. Sandro Pimentel, um vereador local do Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL (de esquerda), concedeu uma entrevista no quadro especial de um programa jornalístico diário (Jornal do Meio Dia), em cujo tema abordado foi a luta de alguns vereadores da Câmara Municipal de Natal – incluindo ele, claro – contra um projeto de seus colegas de vereança para aumentarem os próprios salários. O Sr. Sandro, obviamente, estava, naquele contexto, servindo para demonstrar à população que “nem todos os políticos são iguais”, e que se pode ter esperanças na política eleitoral.
À noite, no Repórter Brasil – um programa jornalístico diário, exibido pela TV Brasil, uma emissora pública (da União), sediada em Brasília -, em horário nobre, o intelectual marxista (um dos bastiões da esquerda brasileira e comentarista político daquele programa) Emir Sader, comentou as manifestações do dia anterior enfatizando os episódios de rejeição às bandeiras de partidos políticos e concluiu dizendo que “não existe democracia sem partidos políticos”. Ora, verdade seja dita, um pensador político do porte de Emir Sader não deveria falar um absurdo destes em uma emissora pública de televisão, sob pena de exercer um papel exatamente oposto àquele que deveria exercer num lugar como este: o de promover a informação. Sim, pois qualquer um que tenha um conhecimento mínimo sobre o campo de estudos da Política sabe que, não apenas teoricamente como também nas práticas históricas verifica-se a ocorrência de várias proposições teóricas e experiências práticas de Democracia que não se restringem àquelas das democracias de Estado/ representativas.
Como exemplos desta afirmação podemos citar experiências históricas de democracia não representativa, tais como as verificadas nos momentos iniciais da Revolução Russa – com o estabelecimento dos conselhos de trabalhadores, os sovietes, bem como o próprio exemplo das coletivizações autogeridas instauradas durante o período da Revolução Espanhola, a que aludimos no início deste trabalho. Para nós, tamanha “imprecisão científica” da parte de um intelectual do porte de Sader só pode ser compreendida como um expediente adotado (por parte de um integrante da “ala esquerda” do Status Quo) - ante um contexto de séria ameaça à legitimidade dos partidos - com o fito de colaborar com um esforço (generalizado àquele momento, conforme estamos vendo) concentrado para reverter o quadro assustador (para o Status Quo) daquele contexto.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Mossoró realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 326 (trezentas e vinte e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 14/10 a 04/11/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 2.077,89. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
AL: A Prefeitura de Arapiraca/AL realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 666 (seiscentas e sessenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 08 de outubro/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 6.102,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Salatiel Fernandes – UERN (dia 26), Olavo Hamilton – Prof. (27), Eliete Seize - UERN (28).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - “Abração, talentoso Hermes. Walter Gomes. *Sobre a coluna Arrumadinho, edição 42 – agosto/2013”. Mestre Walter, fico sem palavras pela atenção e apreço deste modesto que se queixa de blogueiro. Muita saúde e paz ao senhor e demais familiares.
“Boa tarde, prezado Hermes!!! Parabéns pelo belo trabalho de militância!!! Que Deus lhe conceda mais forças para seguir em frente..., atenciosamente, Jaqueline de A. Dantas (Advogada OAB/RN - 8413)”. – Obrigado brava Jaque, sempre feliz pelo apreço que é recíproco. Se cuide menina que pela frente também vem gente e seu futuro é belo como pessoa e profissional. Saúde!!
 = HÁ 67 ANOS!!! Realização do I Congresso Eucarístico de Mossoró, sob a presidência de D. Jaime Câmara, em 27/09/1946.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 550/2012 (de 26/09), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre De Volta ao Passado II; Governo Estudo Flexibilizar Lei Trabalhistas; Justiça Reforma Pagamento do PCCR da FJA; Francisco Martins, repórter por uma edição; FIQUE SABENDO: “Dia do Rádio: 25 de Setembro”. E na Edição 471/2011 (de 16/11) estes foram os temas: Cheques Devolvidos: homens 56% são responsáveis; Osso Assassino; Discussão Sobre O Processo do Novo CPC; 42ª Edição da Mais Bela Voz Será Lançada; Walter Silva, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (269) – Luiz Carlos Dambroski; FIQUE SABENDO: Revanchismo Inoportuno – Por Diniz Santos.
 - EMPREGO:Emprego - Empregos com carteira assinada aumenta 26% no mês de Agosto. Tem gente que não gosta, mas eu acho ótimo. É mole. Ou quer mais? STF tem 256 funcionários por ministro. Ao todo, Supremo tem 2.822, para atender aos 11 titulares da corte”. FONTE: http://my.opera.com/crispinianoneto/blog/.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: – Sebastião Rodrigues Maia – Tim Maia (nome artístico) nasceu no Rio de Janeiro em 28/09/1942 – Niterói, faleceu em 15/03/1998. Foi cantor, compositor, produtor, maestro, multi-instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução do estilo soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil. Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos. Nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro onde na sua infância já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores como: Jorge Bem Jor e Erasmo Carlos. Em 1957, fundou o grupo The Sputniks, onde cantou junto com Roberto Carlos. Em 1959 emigrou para Estados Unidos, onde teve seus primeiros contatos com o soul, vindo a ser preso e deportado por roubo e porte de drogas. Em 1970, gravou seu primeiro disco, intitulado Tim Maia, que, rapidamente, tornou-se um sucesso país afora com “Azul da Cor do Mar” e “Primavera”. FONTE: http://pt.wikipedia.org.
 - HOJE É DIA: da Lei dos Sexagenários, Dia da Lei do Ventre Livre, Dia da Mãe Preta e Dia do Hidrográfico. Amanhã (29) será Dia do Petróleo e Dia do Anunciante.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos sexagenários, as dançarinas do ventre livre, aos hidrográficos, aos profissionais em petróleo e aos anunciantes.
QUEM CANTA...
A voz do anjo / Sussurrou no meu ouvido / Eu não duvido / Já escuto os teus sinais / Que tu virias / Numa manhã de domingo / Eu te anuncio / Nos sinos das catedrais... / Tu vens, tu vens / Eu já escuto os teus sinais...”. (Anunciação” – Composição: Alceu Valença – Canta: A. Valença).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

sábado, 21 de setembro de 2013

DC - Coluna de Noticias 609. (Anexo slide: Peço a tua proteção - Salmo 86).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 609 (geral) e 39ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 21 de setembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 39ª/52, Dias: 264/365 e faltam 101 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Roda de conversa sobre inverno: - Este ano não vai chover compadre. Não cai uma gota neste torão! – Mas compadre, o rádio e a televisão tão dizendo que vai chover. – Chove nada! E aí a mulher entrou na história. – Chove sim, eu aposto como chove, porque quando s rolas começam a fazer ninho no chão é sinal de inverno! – Dona Marica! Dona Marica! A senhora não vá pela cabeça de rola não que a senhora se lasca!!!”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Tem um ditado popular que diz: “quem quer vai, quem não manda”. Um outro afirma que “onde há fumaça tem ou teve fogo”, acredito plenamente nos dois na maioria dos casos. Esse primeiro ditado se aplica ao Secretário de Planejamento Obery Rodrigues em não comparecer a audiência (ontem) com a diretora do Serviço de Precatórios Requisitórios do TRT-RN, mandando um representante que não foi aceito pelo Tribunal Regional do Trabalho. Uma nova audiência foi remarcada para o dia 11 de outubro próximo. É o que penso e vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado, boa leitura nobre leitor/a!!!

VIÚVA PODE PEDIR INDENIZAÇÃO EM NOME DE MARIDO MORTOA 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça reconheceu ao cônjuge sobrevivente o direito de pleitear indenização de danos morais pela cobrança de dívida inexistente contra o nome do morto, mesmo que o suposto fato gerador da dívida tenha ocorrido após a morte.
Com a decisão, a empresa American Express terá de indenizar uma viúva cujo marido teve o nome incluído nos órgãos de proteção ao crédito dois anos após seu falecimento. Acompanhando o voto do relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, a Turma proveu parcialmente o recurso da viúva e do espólio do morto contra a empresa. O recurso discutia a legitimidade da viúva e do espólio para o pedido de indenização por danos morais, bem como a legitimidade da viúva para o pedido de declaração de inexistência do contrato de cartão de crédito.
A Turma concluiu que o espólio não pode sofrer dano moral por constituir apenas um conjunto de bens e direitos, representado pelo inventariante para questões relativas ao patrimônio do falecido. Para os ministros, no entanto, a viúva detém legitimidade para reclamar a indenização pelos prejuízos decorrentes da ofensa à imagem (direito de personalidade) do marido. FONTE: www.conjur.com.br, em 20/09/2013.

SINAI TERÁ AUDIÊNCIA COM EQUIPE DO GOVERNO DO ESTADO na próxima semana – O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai/RN) terá audiência com o secretário estadual da Administração, Álber Nóbrega, na próxima quarta-feira, 25, para tratar da campanha salarial 2013 da categoria. No entanto, na avaliação do coordenador regional da entidade, Hermes Oliveira, a expectativa não é das melhores.
"Na semana em que a Fundação José Augusto (FJA) e a Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) fizeram greve por tempo determinado, foi feita uma pressão no Centro Administrativo e o secretário acabou marcando uma audiência para a semana passada. No entanto, ele não apareceu, e a secretária dele recebeu a pauta e acabou marcando essa audiência", esclarece o sindicalista.
O Sinai/RN está convocando a categoria para fazer uma concentração em frente ao Centro Administrativo para chamar a atenção do Governo do Estado. "Neste ano, ainda não tivemos negociação com a administração estadual. Esse é o pior governo para negociar. Prova disso é que os trabalhadores do Detran/RN (Departamento Estadual de Trânsito do RN) foram ludibriados depois da greve, e a única coisa que conseguiram foi a reposição dos dias descontados, já que a proposta prometida nunca foi apresentada", afirma Oliveira. Veja matéria completa no Jornal O Mossroense – Caderno Gerais ou site: http://omossoroense.com.br, em 21/09/2013.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Esse poeta, professor e inteligente no repente, não se cansa, divulgando suas andanças, aqui e acolá. Manda Aldaci de França! 
Os amantes da boa cantoria são os nossos convidados para a quinta edição do "Estação do Repente", no próximo 28, na Estação das Artes Eliseu Ventania, a partir das 20h. Vamos ouvir muita poesia com Lúcio da Silva e Edísio Calixto, Chico Diassis do Distrito Federal e o Cearense Ismael Pereira. Teremos um pouco de coco de embolada com Concris e a recitação com alunos da Escola Municipal Ricardo Vieira do Couto. Vamos ao "Estação do Repente".
MAIS CANTORIAS. Domingo 22, apresentação no SESC (Meio Dia) e em Praça Pública de São José do Seridó-RN (Noite); Segunda 23, Cantoria Didática através do Projeto "Repente na Escola" na Escola Municipal José Bernardo, em Passagem de Pedra - Mossoró-RN; - Sábado 28, Coordenação do Projeto Estação do Repente, na Estação das Artes Eliseu Ventania e - Domingo 29, Festival de Repentistas em Tabuleiro do Norte/CE. Todos convidados, Aldaci de França.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (400)Acabo de ficar sabendo que o CONSUNI da UERN aprovou a criação do Campi de Apodi. Só tenho a lamentar muito tristemente. A velha história se repete: amplia-se a "estrutura", abrindo alguns poucos cursos para satisfazer promessas de cunho político, desconsiderando que a UERN vive uma crise financeira imensa. A UERN não possui o básico sequer, minha gente: não tem toner, não tem papel higiênico, não tem álcool, há 08 meses que a UERN não paga a xerox do Campus Central, impressoras quebradas, trabalho árduo em salas quentes, porque não tem ar-condicionado, obras de anos inacabadas nos campi de Caicó, Central e de Natal, etc, etc..., não dá pra relatar tudo. E diante disso tudo, decide-se criar de um novo campi? Viva a UERN!!! Viva a desgraça da Universidade!!! Ampliar a UERN para depois ouvir o discurso ridículo dos seus reitores dizendo em toda cerimônia: "A UERN, a maior Universidade do Estado, está em todas as regiões, atendendo a demanda da população" e blá, blá..., ...e a qualidade do ensino, onde fica? Ademais, se dependesse de mim todos os núcleos estariam extintos, enquanto não fosse implementada uma política séria de melhoria das condições de toda a Universidade. Defendo uma Universidade ampla, sem restrições, aberta para todos, a mais democrática possível, mas com qualidade!!! Lidiane Alencar, via facebook, em 17/09/2013.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 8”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
Esta denominação de “despertar do gigante”, repercutida pelas grandes empresas de comunicação, sintetiza toda a já aludida orientação que setores do Status Quo vinham tentando imprimir - com um razoável sucesso.
Conforme se pode ver a partir do painel assim composto pelos temas apontados – e pelas respectivas visões sobre estes, ali (in)contidas – nas sabotagens libertárias, as propriedades alvos de suas investidas convergem, em sua totalidade, para a configuração de um sistema instituído de práticas e valores imorais(9) de dominação dos “de cima” sobre os “de baixo”(10), com vistas à mais desimpedida manipulação e exploração daqueles sobre estes, numa escala MUNDIAL(11). Isto nos leva a alguns temas contidos na pauta libertária de sabotagens e que ainda não abordamos: os três poderes estatais, os partidos e as polícias(12). Basta dizer que, nesta perspectiva, todas estas instituições - por integrarem o referido sistema - exercem, em um grau variável, a função precípua de legitimar e preservar o mesmo (13).
Retomemos agora a análise do desenrolar dos acontecimentos, a partir do ponto em que nos detivemos: o indescritível dia do cortejo dos milhões – e das sabotagens perpetradas por centenas de milhares: o assim denominado “Dia em que o Gigante Acordou”! Esta denominação de “despertar do gigante”, repercutida pelas grandes empresas de comunicação, sintetiza toda a já aludida orientação que setores do Status Quo vinham tentando imprimir - com um razoável sucesso até então - às mobilizações: uma grande manifestação patriótica que poderia, dessa forma, ser iconizada na figura mítica do unívoco “povo brasileiro”.
Porém, ante a visão impressionante daquilo que deve ser mais propriamente definido como imensas massas humanas contendo uma miríade de nichos de temas reivindicatórios e - mesmo se configurando, até ali, um sucesso razoável da estratégia de pacificação e domesticação das massas, viabilizada pela tática da estigmatização e isolamento dos atos de investidas contra a propriedade capitalista/estatal, bem como da orientação das energias coletivas para um direcionamento patriótico/nacionalista/ufanista, ante o temor da perda do controle, que o Status Quo não poderá ter deixado de sentir diante do exponencial aumento do número daqueles que perpetravam ataques frontais contra as instituições, se fez necessário uma nova resposta estratégica, para garantir que se alcançaria o objetivo maior de preservação da crença no sistema.
Esta estratégia implicaria – além do recrudescimento da tática de estigmatização e isolamento dos atos de sabotagens contra a propriedade capitalista/estatal, na necessidade de mobilizar, no limite, todos os setores do Status Quo! E, se a possível implementação desta resposta implicaria em maiores perdas - além daquelas que inicialmente se estava disposto a conceder: alguns lucros imediatos no setor dos transportes, para um maior número dos “de cima” (mais anéis seriam retirados de mais dedos), por outro lado, a sua proposição inadiável já encontraria a via para a sua ampla aceitação lindamente pavimentada pelo trabalho anteriormente realizado de condução generalizada das energias dos manifestantes para o campo da patriotada. Tal estratégia consistiria, nomeadamente, na orquestração de uma (re)conciliação nacional(ista), pela proposição de uma reforma das instituições políticas/estatais!
As grandes emissoras de televisão passaram a noite do dia vinte transmitindo aquele espetáculo surreal, louvando o caráter cívico daqueles que desfilavam pacificamente (e foi mesmo um desfile fantástico o que se viu em muitas cidades) e demonizando com os vitupérios de “vândalos”, “baderneiros” e /ou “infiltrados” (como se estes não fossem parte do enaltecido “gigante” povo brasileiro que havia “acordado”) aqueles que investiam contra a propriedade capitalista/estatal.

CONQUISTE SEU EMPREGO: SE. A PREFEITURA DO SERGIPE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 64 (sessenta e quatro) VAGAS PARA TÉCNICO E ANALISTA AMBIENTAL, inscrições abertas até o dia 0/10/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 2.0100,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O CAU-BR, Conselho de Arquiteitura e Urbanismo do Brasil, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 190 (cento e noventa) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 27/09 a 27 de outubro/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 6.102,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Joedson Freitas – Prof. e Maurício Oliveira – Datanorte (Dia 22), Fco. José Júnior – Vereador e Soraya Vieira – Colunista Social (23), Dauri Lima – Prof. (25), Jane Oliveira e Tércio Pereira – Representante Comercial (27) e Romero Cardoso – Prof. (28).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - “Prezado Hermes, obrigada. Adorei o final (Vamos Rir e a Poesia). Tomei a liberdade de copiar e repassar para meu grupo de literatura. Abs. Ecilla Bezerra - Presidente TV Vale das Artes, Peruibe, SP. Secretária Geral da ACESP”. Quanta satisfação prezada Ecilla, principalmente por aprovar nosso DC – Coluna de Notícias. Esse veículo está aberto para publicarmos artigos, opiniões, broncas, enfim tudo que for para informar e formar opiniões. A Ecillia se reporta a nossa Coluna Arrumadinho (jornal O Jabá – edição de agosto), saúde e paz pra você e familiares.
“Prezado Hermes, antes de mais nada, esta tudo bem com você? A pergunta que faço, gostaria de receber o meu livro sobre Políticas Públicas de Educação em Segurança do Trabalho no Brasil?. Caso positivo, me repasse o endereço. Abraços, Pedro Ernani Kosiba”. – Que maravilha bravo Ernani (xará do meu falecido pai), endereço enviado e fico no aguardo. Teremos muita informação e conhecimento para repassar aos nossos leitores. Abraços fraternos.
 = HÁ 92 ANOS!!! Nasceu Maria Stella Pinheiro Costa (*21/09/1921, + 29/06/1982) professora do magistério e exemplo de profissional que lhe rendeu homenagem com seu nome numa escola estadual no Liberdade I. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2012 - Vol. 2, pag. 263 - por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 549/2012 (de 22/09), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre os 100 últimos dias do ano para políticos; Em Fila de Banco, em Pé e sem Banheiro; Aldaci de França, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (347) – por Jáder de Castro, Advogado; FIQUE SABENDO: “Dia do Idoso: 21 de Setembro”. E na Edição 470/2011 (de 13/11) estes foram os temas: Aposentados que Ganham Acima do Mínimo; Governo Autoriza Alienar Bens da DATANORTE; Dr. José Maria Alves, Repórter por uma Edição; Bronca do Leior/a (268) – Alexandre Guedes; FIQUE SABENDO: Coleção Mossoroense – Projeto de Expansão.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: – Sophia Loren, nome artístico de Sofia Villani Scicolone (nasceu em Roma no dia 20/09/1934) é uma atriz italina. Quando era muito pequena, sua família transferiu-se ao município napolitano de Pozzuoli, onde viveu até a adolescência em uma situação econômica muito difícil. Descoberta em 1952 no set do filme “Agrica sotto i mari” pelo produtor de cinema Carlo Ponti, que posteriormente viria a se tornar seu marido, mesmo sendo 22 anos mais velho. Com seu marido teve dois filhos, Carlo Jrn. e Edoardo. Foi também cunhada de Romano Mussolini, filho Benito Mussolini. Trabalhou com grandes diretoes como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman, Lina Wertmuller, entre outros. Sophia Loren ganhou fama mundial em 1962, quando recebeu o Oscar Melhor Atriz pelo filme “Duas Mulheres”, que também lhe rendeu o prêmio Melhor Atriz o Festival de Cannes. FONTE: http://pt.wikipedia.org.
 - HOJE É DIA: da Agricultura, Dia da Árvore, Dia do Fazendeiro, Dia do Radialista (também comemorado em 07/11) e Dia Nacional do Portador de Deficiência. Amanhã (22) será Dia da Banana, Dia da Defesa da Fauna, Dia da Juventude no Brasil, Dia do Contador / Bacharel em Ciências Contábeis, Dia do Técnico Agropecuário e Dia Mundial pelo fim da crueldade e Exploração Animal.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agricultores, aos fazendeiros, radialistas, portadores de necessidades especiais, cultivadores de bananas, defensores de faunas, jovens, contadores e bacharelados em ciências contábeis, agropecuários e aos heroicos protetores dos animais.
QUEM CANTA...
Lá vem a temporada de pássaros / Trazendo águias rasteiras / Graúnas malvadas / Pombas guerreiras / Canários pelados / Andorinhas de rapina / Sanhaços morgados / E pardais viciados / Curiós desafinados / E homens imaculados...”. (Panorama Ecológico” – Composição: Erasmo Carlos – Canta: Andréia Dias).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

sábado, 14 de setembro de 2013

DC - Coluna de Notícias 608. (Anexo slide: Esclerose Múltipla - Você sabe o que é?).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 608 (geral) e 38ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 14 de setembro de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 38ª/52, Dias: 257/365 e faltam 108 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Você sabe quais são as três palavras que faz o homem estremecer? Não? Pois então anote aí: 1ª) Teje preso!, 2ª) Jesus seja contigo! (dita na hora da morte) e 3ª) Eu vos declaro marido e mulher!”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

As campanhas salariais dos servidores públicos do nosso estado, nas várias categorias, da forma individualista só têm favorecido ao governo. Chegamos a meados de setembro e dezenas de greves foram deflagradas, encerrados e com novas greves surgindo. Todas fadadas, insossas, sem gosto algum. Vale a pena a luta, porém, com esse desgoverno as greves estarão em eterno cozinhamento. Essa audiência entre o Secretário de Administração e servidores das indiretas, para o dia 25/09, é falar espumas ao vento e escrever em água. É o que penso, boa leitura nobre leitor/a!!!

DAS TESTEMUNHAS: CABE A PARTE SABER NOME E ENDEREÇO - Se a parte não possui informações pessoais de suas testemunhas, ou provas de que as convidou para participar do julgamento em questão, não é possível alegar cerceamento do direito à ampla defesa caso a audiência seja mantida. A decisão é da 2ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, que rejeitou Recurso de Revista movido por um ex-funcionário de uma empresa de transporte de valores, mantendo acórdão do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, que negou pedido para uma nova audiência.
Relator do voto vencedor no TST, o ministro Renato de Lacerda Paiva afirmou que não seria possível intimar as testemunhas para que comparecessem, como previsto no artigo 825 da Consolidação das Leis do Trabalho, pois o ex-funcionário não sabe o endereço ou nome completo das pessoas que queria chamar. Além disso, ao argumentar pelo cerceamento da defesa, os advogados do ex-empregado não conseguiram explicar qual é o prejuízo causado pela ausência das testemunhas, aponta ele.
Assim, explica o ministro, não há comprovação do prejuízo causado à defesa do homem. O ministro Renato de Lacerda Paiva foi acompanhado pelo ministro José Roberto Freire Pimenta, ficando vencida a relatora do caso, desembargadora convocada Maria das Graças Laranjeira. Ela votou pelo provimento do RR e o retorno do caso à primeira instância, sob a alegação de que a arguição das testemunhas poderia provar as alegações do ex-funcionário. FONTE: www.conjur.com.br/.

ESPANHA: ESCRITORES POTIGUARES PARTICIPAM DO 16º ENCONTRO DE POETAS - A literatura potiguar ultrapassa as fronteiras do Brasil e ganha o mundo. Nos próximos dias 2 e 3 de outubro, os escritores Paulo de Tarso Correia e Rizolete Fernandes estarão representando o Rio Grande do Norte no XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos, evento realizado na Espanha e coordenado pelo professor da Universidade de Salamanca, Alfredo Perez Alencart. Nessa edição, o Encontro reunirá 50 poetas de 12 países, entre eles México, Portugal, Chile, Colômbia, Nicarágua e Honduras. Além de Paulo de Tarso e Rizolete Fernandes, representam o Brasil no evento os escritores Cyro de Mattos, da Bahia, e Álvaro Alves de Faria, São Paulo.
“Esse é o terceiro ano que participo do Encontro, que é sempre muito agradável e oportuno para manter contato com novas ideais, autores. É uma experiência incrível, em que você faz amizades e expõe o seu trabalho para autores de diversos países”, afirma Paulo de Tarso Correia. Em sua 16ª edição, o Encontro destaca um dos maiores nomes da poesia espanhola Fray Luis de León, que será homenageado em antologia publicada durante o evento, com poemas escritos por autores convidados, entre eles Paulo de Tarso e Rizolete Fernandes. “Minha poesia intitula-se ‘Posteridade’. A antologia será publicada em 50 línguas. Essa é uma oportunidade ímpar para a cultura do nosso Estado, que ultrapassa as fronteiras”, diz Rizolete Fernandes, escritora natural de Caraúbas.
A presença dos poetas potiguares no XVI Encontro de Poetas Iberoamericanos foi intermediado pela editora mossoroense Sarau das Letras, ao qual Paulo de Tarso e Rizolete confiam seus trabalhos. "O convite para participar do evento surgiu a partir da Sarau das Letras, que estabeleceu esse contato com a Espanha, e apresentou meus textos ao organizador do Encontro", lembra Paulo de Tarso, tendo seu pensamento complementado por Rizolete Fernandes. "Através da Sarau das Letras surgiu essa oportunidade, sendo que foi o próprio Alfredo Perez, de Salamanca, que traduziu meu livro", completou Rizolete Fernandes.

MOSSORÓ TERÁ MULTIRÃO DPVAT EM 26 DE SETEMBRO – A cidade de Mossoró contará mais uma vez com o Mutirão DPVAT, iniciativa que busca solucionar, pela conciliação, ações de cobrança do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre - DPVAT. A edição deste ano, confirmada para 26 de setembro, terá pouco mais de 460 audiências de processos que tramitam nas comarcas de Mossoró, de Apodi e Angicos.

Os trabalhos serão realizados no prédio do antigo Fórum Dr. Silveira Martins, na Av. Rio Branco, Centro da cidade, começando às 08h. Vinte e duas bancas serão formadas com a participação de conciliadores, representantes de vítimas de acidentes e das seguradoras. O mutirão foi preparado pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Região Oeste - Centro de Conciliação (DEJUSC/OESTE), coordenado pelo Juiz de Direito José Herval Sampaio Júnior.

Números: foram designadas audiências de conciliação em 465 processos judiciais que tramitam em uma das Varas Cíveis não especializadas das Comarcas de Mossoró, Apodi e Angicos. Foram pautados também processos do 3º Juizado Especial Cível de Mossoró e, ainda, 14 demandas que se acham em grau de recurso no Tribunal de Justiça. As audiências dos processos que se encontram no TJ serão presididas por magistrados aposentados, que atuam junto ao Centro de Conciliação do 2º grau, com sede em Natal.

REGINALDO MATOS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! - Nosso leitor, mesmo em terras distantes, está colaborando e estreando na série. Nos manda um excelente e esclarecedor slide (anexo) sobre esclerose múltipla. Lembra que os dias 27/05 e 30/08 são: dia mundial da esclerose múltipla e dia da conscientização da esclerose múltipla, respectivamente. Manda homem de Deus!
A Estância Climatica de Cunha é uma pequena cidade do interior paulista que possui características de montanha, tanto por ter um dos melhores climas do mundo quanto pelos lindos bosques de araucárias e paisagens. São muitas as opções de atrações: a cultura regional, a arte em cerâmica, os atrativos naturais como lindas cachoeiras, ribeirões, trilhas pelas montanhas, mirantes e os parques da Serra do Mar e da Serra da Bocaina. Tenha um Bom Dia! Regis.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (399) – DETRAN: E Cezar Alves pergunta por que os deputados estaduais e cidadãos não se interessam em saber da real destinação de montanhas e mais montanhas de dinheiro arrecadadas pelo Detran do nosso Estado? Qual o destino de tanto dinheiro? As indagações de Cezar Alves ouriçaram a curiosidade de muita gente. Sim, para onde é que está indo tanto dinheiro?
NOTA DO EDITOR. Essa “bronca” foi publicada na Coluna Emery Costa (www.omossoroense.com.br) em 13/08/2013 e..., após um mês continua sem respostas.

FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 7”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. FONTE: e-mail pessoal em 24/07/2013.
A suposta investida contra o prédio de uma Escola (dissemos “suposta” porque a TV noticiou mas não mostrou imagens).
Quais as demandas e visões para as quais estas sabotagens apontam? Tema a tema:
- As investidas contra propriedades de grandes empresas de comunicação (rádios, jornais, tevês) apontam para uma função – destes - de meros organismos legitimadores dos interesses dos dominantes, ao invés de órgãos de informação que visam servir à sociedade em geral. Como justificativa desta visão, pode-se citar - entre miríades de outros exemplos que se poderia elencar, como o já aludido silenciamento midiático com relação ao caso brasileiro de Belo Monte -, uma pesquisa realizada pelo linguista e professor do M.I.T. dos E.U.A., Noam Chomsky, a respeitos da cobertura da grande mídia internacional acerca do período em que o Timor Leste ficou sob o domínio da Indonésia (ocupação esta que se relacionava a interesses escusos de grandes grupos capitalistas), durante as décadas de oitenta a noventa.
Segundo Chomsky, apesar do genocídio sistemático que foi praticado contra os timorenses, as grandes corporações de comunicação adotaram uma política de silenciamento quase total a respeito da situação, sendo que, as poucas reportagens sobre o tema que ainda conseguiam vazar do filtro ali estabelecido, ao passarem pelo gargalo (re)distribuidor de notícias internacionais – as famosas agências de comunicação, recebiam um tratamento cirúrgico na edição de seus textos, de forma que se excluía ou modificava palavras chaves, para imprimir-lhes um sentido mais apropriado aos interesses de manutenção da “Ordem” Internacional.
- As investidas contra propriedades de bancos apontam para um caráter criminoso destes. Como justificativa desta visão, pode-se elencar uma série de atividades escusas com as quais se sabe que os grandes bancos estão envolvidos, tais como a associação com indústrias de fabricação e tráfico internacional de armas e o consequente financiamento de guerras em países periféricos, a associação com indústrias de extração de diamantes que se servem de mão de obra escrava em países africanos, a associação com o tráfico internacional de drogas etc. Tudo isto sem falar na “escravidão pela dívida” a que vêm submetendo a maioria dos cidadãos - e muitos países, com seus mecanismos de multiplicação dos valores em débito através da aplicação de juros.
- As investidas contra grandes lojas e shoppings apontam para uma prática imoral e comum – da parte destas – de engodo e espoliação da sua clientela. Como justificativa desta visão, pode-se lembrar que quase todo cidadão tem conhecimento de casos em que grandes empresas comerciais praticaram fraudes na venda de seus produtos (tais como os recentes casos, no Brasil, de adições de água sanitária e ureia ao leite) e/ou elevaram a níveis altíssimos o valor de dívidas atrasadas de seus clientes (vide os cartões de crédito). Isto sem falar nos regimes de trabalho férreos que impõem a seus funcionários - caracterizados por uma exploração exaustiva da mão de obra -, bem como em sua atuação enquanto promotores do consumismo, um estilo de vida vicioso que está levando as populações humanas a exaurirem futilmente os recursos do planeta.
- As investidas contra prédios de Igrejas apontam para uma ação mistificadora da parte de muitos líderes religiosos, caracterizada pela manipulação da boa fé das pessoas, com a finalidade de auferir ganhos de todos os tipos (vide os escândalos financeiros e sexuais em que se veem envolvidos, frequentemente, padres e pastores).
Isto sem falar na função domesticadora que a maioria delas exerce, tornando dóceis seus adeptos, “mansos”, para serem explorados pelo capital e o Estado. (7).
- As investidas contra equipamentos de monitoração eletrônica de vias públicas apontam para uma função destes – para além daquelas oficialmente declaradas de colaborar na segurança pública e no controle do tráfego – de intensificação das ações de esquadrinhamento virtualmente absoluto (por parte do Estado) das vidas dos cidadãos, bem como de auferir cada vez mais dinheiro (para grupos de interesses do Estado) pela possibilidade de aplicar multas em praticamente todo e qualquer recanto das cidades.
- A suposta investida contra o prédio de uma Escola (dissemos “suposta” porque a TV noticiou mas não mostrou imagens), sé é que houve e, caso tenha acontecido, se é que foi um ato praticado com motivações libertárias (visto que este tipo de ação não faz parte do perfil das ações libertárias), poderia apontar para a compreensão de que o sistema escolar vigente exerce, muito mais – ao contrário do que se declara oficialmente e se pensa comumente, para além de uma função de promover o ensino e aprendizado, uma função de promover o disciplinamento e enquadramento dos estudantes em moldes comportamentais mais adequados às posturas de assujeitamento necessárias para que os futuros trabalhadores possam ser melhor controlados pelos seus superiores no mundo do trabalho.
Para demonstrar isto, basta colocar, para qualquer um que tenha feito o percurso completo da escolarização – da alfabetização à universidade – a questão a respeito dos conteúdos de que se lembra, entre todas as matérias que estudou na sua vida escolar: a resposta, quase invariavelmente, será: “muito pouco”! Porém, por outro lado, não deve ser à toa que, por exemplo, empresas de limpeza preferem, para realizar suas atividades fins – serviços de limpeza -, funcionários com diplomas, de preferência, de ensino médio: não será porque os conteúdos estudados neste nível escolar são indispensáveis para a realização destas atividades, mas sim porque, quanto mais escolarizadas são as pessoas, provavelmente, maior facilidade têm para se adequarem às cadeias de comando, ou seja, às relações de mando/obediência. (8).

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A PREFEITURA DO NATAL realizará PROCESSO SELETIVO TEMPORÁRIO, oferecendo 339 (trezentas e trinta e nove) VAGAS PARA VÁRIAS CATEGORIAS PROFISSIONAIS, inscrições abertas no período de 16 a 19/09/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 4.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: O DETRAN/SP realizará CREDENCIAMENTO, oferecendo 50 (cinquenta) VAGAS PARA EXAMINADORES, inscrições abertas até o dia 20/09/2013. Escolaridade exigida: Médio. Salários: até R$ 4.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!!! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Herval Júnior – Juiz e Jocelito Góis – UERN (dia 16), José Evangelista – Prof., Sueldo Leite – Prof. e Telma Maia – UERN (17), Sérgio Neto – DATANORTE (18), Marileide Cruz – UERN (19).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - “Amigo Hermes, boa noite. Embora não venha mantendo contato, quero te dizer que estou sempre te "espiando" - lendo seu jornal, nem que seja uma leitura rápida, como também faço com outros jornais, revistas, etc. Além das obrigações de sempre, venho bastante envolvido com um doutorado que iniciei há 03 anos e nos últimos seis meses estamos tratando papai, após a descoberta de um câncer de bexiga, o qual vem, graças a DEUS respondendo muito bem ao tratamento. Hoje, em mais uma leitura do "DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de notícias ", li que o amigo apresentou um nódulo, detectado em um determinado exame. Por isso, deixei de ficar apenas "espiando" e venho te desejar muito, boa sorte nesta investigação. Sei que és muito bem acompanhado, o que nos deixa mais tranquilo. SAÚDE E PAZ !!! À disposição, Cléber Mesquita”. Obrigado Dr. Cléber, muito obrigado e registro sempre seu apoio e colaboração no começo do meu tratamento, agora está tudo bem. Estamos em oração pela saúde total do seu pai e meu amigo Sr. Benedito. Abraços fraternos a toda família amiga;
"Meu caro Hermes, a cidade paulista que você faz referência não se chama MAIRIPORÃO e sim MAIRIPORÂ. Tenho um irmão e várias sobrinhas residindo nessa cidade e já visitei por repetidas vezes, inclusive em agosto de 2012. José Maria Alves. – Bravo Super Zé, sempre atento. Muito obrigado pela correção. Saúde e paz para você e familiares.
 = HÁ 94 ANOS!!! Fundação da Sociedade União de Artistas em Mossoró, em 14/09/1919. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 547/2012 (de 12/09), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre a Operação Cangueiros; Sky Deverá Deixar de Cobrar por Ponto Extra; Governo Protela Direitos dos Servidores da EMPARN; I Semana do Adolescente; Kleylenda Silva, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (344) – Por Regis Vieira Matos; FIQUE SABENDO: “12 de Setembro – Dia Nacional da Recreação. E na Edição 469/2011 (de 09/11) estes foram os temas: Consulta Pública Sobre Programação de RTVs; CEF Extrapola na Compensação dos Dias Parados; Dr. Herval Júnior Lançará Livro em 21/11/11; Cineclube Exibirá “Pao e Rosas”; Artes X Lixo Cultural de Volta as Escolas; Marcondes Paula, Repórter por uma Edição; Bronca  do Leitor (267) – William Pereira; FIQUE SABENDO: Beba, Mate e Fique Livre – por Frei Betto.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: – Num domingo em 14/09/1969: Genesis fazem sua primeira apresentação pública em Surrey, Inglaterra. A formação original: Peter Gabriel, Mike Rutherford, Tony Banks, Anthony Phillips e John Mahew. Foi uma banda britânica formada em 1967.
 - HOJE É DIA: da Cruz e Dia do Frevo. Amanhã (15) será Dia do Cliente ou Dia Nacional do Consumidor e Dia do Músico-terapeuta.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos amantes do frevo, aos clientes/consumidores e aos músicos-terapeutas.
QUEM CANTA...
Caia por cima de mim meu bem meu bem / Não fique triste não chore / Você sabe que eu te amo / Por favor não demore...”. (Caia Por Cima de Mim” – Composição: Alceu Valença – Canta: A. Valença).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!


*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.