domingo, 19 de maio de 2013

DC - Coluna de Notícias 592. (Anexo slide: Eu Aprendi...).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar!”

Ano V – Edição nº 592 (geral) e 22ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.



Mossoró/RN, domingo, 19 de maio de 2013. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 21ª/52, Dias: 139/365 e faltam 226 dias para término do ano.



“Causo democrático!”

“Espaço reservado ao Francisco Martins – Mané Beradeiro, que por motivos profissionais está licenciado. Retorna, é só aguardar”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).



Estimados/as Amigos/as:

Quem manda no governo??? Essa pergunta é levantada em tudo que é canto, outros até afirmam que no Estado do RN quem manda é o “governador de fato”, chefe de gabinete e marido da governadora (de direito) Rosalba Ciarlini. Mas hoje venho afirmar que ele não manda sozinho, exemplo é o que dizem no CG (Comando de Greve) instalado no DETRAN/RN em frente a Central do Cidadão de Mossoró. Se me perguntarem quem manda no DETRAN/RN, pelo menos em Mossoró, a resposta será unânime: os despachantes e donos de concessionárias!!! Vem aí o feriadão de Corpus Cristhi, boa leitura, nobre leitor/a!

LEASING NÃO É FINANCIAMENTO – Leasing é uma espécie de aluguel de veículo. O automóvel fica no nome da financeira e o consumidor fica como arrendatário do veículo. Por este motivo, o Certificado de Registro do Veículo (CRV) – documento que comprova quem é o proprietário do carro – fica no nome do banco financiador e não do consumidor.

Ao término do contrato o consumidor pode optar por renová-lo por mais um período; por devolver o bem arrendado à instituição financeira (que pode exigir, no contrato, a garantia de um valor residual); ou adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato.

O Procon-SP entende que, quando a instituição financeira oferece o leasing como um financiamento, o consumidor passará a possuir os mesmos direitos que ele teria se fizesse outro tipo de empréstimo. Exemplo: a antecipação da parcela com redução proporcional dos juros e demais acréscimos, conforme determina o artigo 52 do Código de Consumidor. “Atualmente, algumas instituições financeiras não prestam as devidas informações ao consumidor, e vendem o leasing como se fosse um financiamento comum, além disso determinam que a opção de compra seja feito no início do contrato, o que é considerado prática abusiva pelo Procon-SP. Por isso, é importante que o interessado em fazer este tipo de aquisição fique atento”; alerta a especialista em defesa do consumidor do Procon-SP Renata Reis.

SÊBadO SERÁ PALCO DE EXPOSIÇÃO – S Ê BadO, o sebo do sábado, foi o local escolhido pelo poeta, cantor e artista plástico AIRTON CILON para comemorar seus 20 anos nas artes plásticas. “Identidade” é um nome bem sugestivo dado ao seu aniversário de nascimento em 02 de junho; e como o SÊadBO não abre aos domingos a exposição foi antecipada. Cilon disse que será um dia bem atrativo com muitos convidados e amigos, pessoais, do ramo das artes e da música, exemplo é o seu parceiro violonista Elizeu Tagima. As artes de Cilon estará exposta ao público a partir das 10h no SÊBadO sito a Rua Antônio Vieira de Sá, 895, Bairro Nova Betânea, vizinho a Artes e Jardim. Todos estão convidados!

ARYANNE QUEIROZ, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Uma das mamães mais nova da terra de Santa Luzia resolve largar o berço e dá uma tecladinha e contribuir conosco:

A Trupe Reticências está promovendo o I Sarau Poético Virtual Reticências em Versos, com o objetivo de abrir um espaço para a difusão da poesia, não só na forma escrita, mas também como ação performática. O sarau está aberto a qualquer poeta, de qualquer lugar do mundo, com idade superior a 18 anos. A única regra é que os poemas devem ser escritos em Língua Portuguesa. Não há restrição sobre tamanho e temática dos poemas.

As inscrições devem ser feitas através do e-mail da Trupe Reticências. O autor deve colocar no corpo do e-mail seus dados pessoais: nome completo, número de documento, data de nascimento e endereço completo. O poema deve estar em anexo, em arquivo no formato doc do word. Cada autor pode inscrever quantos poemas quiser, desde que para cada poema seja feita uma inscrição diferente.

As inscrições estão abertas até 18/05/2013. Os e-mails recebidos fora desse período não serão considerados. Todos os e-mails receberão confirmação de recebimento e de inscrição no sarau. Para inscrever o seu poema encaminhe para o endereço: trupereticencias@gmail.com. Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/noticias-todos-os-poemas-inscritos-serao-analisados-pelos-integrantes-da-trupe-reticencias.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (384) – Caro Amigo Hermes. Nosso amigo Genildo Leôncio diz tudo no BRONCA. Não deixa espaço para se comentar. Isso que ele expõe é fruto do POLITICAMENTE CORRETO. Até quando vamos presenciar essa incongruência? O Brasil é mesmo um país de contrastes. Fruto, também, das acomodações; do jeitinho brasileiro; da esmola permanente; das ofertas só no papel. Em outro plano, do compadre e da comadre; do me arranje; do fulano fala com sicrano para "salvar" beltrano que postula uma posição de destaque ou um cargo público de alta relevância, sem fazer muito esforço. Isto em qualquer das esferas do Poder. E assim vamos 'caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento'. Fala, Geraldo Vandré! E, grande Hermes, fazer o que? Abs. DINIZ.

FIQUE SABENDO... "Saúde está sendo privatizada, problemas só tem!". Por Vittorio Medioli, artigo publicado no site Tribuna Internet. FONTE: www.debatesculturais.com, na base de dados do blog www.vejabemvb.com, em 17/05/2013.

Vidas perdidas inutilmente, sofrimentos e desgraças que não têm um endereço certo de reclamação.

Levantamentos estatísticos recentes traçam um perfil interessante, e que precisa ser avaliado, sobre saúde, a maior preocupação e a maior necessidade lembrada por cerca de 75% dos cidadãos brasileiros.

Sempre se tratou de um grande desafio. Entretanto, a forma de se enfrentar esse tema pelo poder público, a partir do governo federal e seguindo até os municipais, na última década, foi desastrosa. Segundo as pesquisas, a opinião dos entrevistados aponta um abandono. Se, no começo do século em curso, encontravam-se insatisfações na ordem de 45%, atualmente, elas passam dos 75%.

O que houve? Nada, é isso, nada de sério foi implementado, os postos de saúde estão cada vez mais abarrotados, os hospitais, insuficientes, o atendimento geral, lastimável. O sonho do brasileiro passou a ser um “plano de saúde” de uma boa operadora, especialmente para quem se aproxima da terceira idade, aparecendo, com ela, os sintomas do envelhecimento.

Mas problema mais grave ainda atinge os jovens casais nos cuidados com suas crianças. A obrigação com saúde paulatinamente foi se deslocando para os governos municipais, mas os repasses de recursos sofreram uma corrosão impressionante com a falta de atualizações monetárias.

QUASE ESTELIONATO

Um quase estelionato de Estado, cortando sistematicamente recursos de um bolo inicialmente modesto. O cidadão ignora a relação de causa e efeito, de poder central em relação aos entes periféricos, e, assim, encara as prefeituras como as grandes culpadas, quando, na realidade, sem repasses, mesmo sacrificando elevadas parcelas de recursos próprios, elas acabam não suportando a procura de atendimentos.

O governo federal, nos últimos dez anos, conseguiu ampliar sua participação sobre as receitas arrecadadas de 45% para 67%. Ou seja, tirou fôlego de Estados e municípios e, ainda, diminuiu, em termos reais, as transferências. A situação é gravíssima, já que não existe a possibilidade de se aumentar a carga tributária, já aos píncaros da tolerabilidade, nem de transferir o que já está comprometido. O governo federal estourou seu custeio, correndo, em média, 10% mais rápido que o PIB, e nada disso se destinou à saúde, aliás, foi subtraído dela.

Na região metropolitana de Belo Horizonte, alguns municípios chegam e ultrapassam 20% de tudo o que se arrecada para atender mal e insuficientemente à demanda de saúde, apesar de 25% da população já ter seu plano médico privado. Pesa efetivamente uma gestão pouco eficiente; esta, pode-se dizer, é um “quebra-galho”. Prefeitos têm feito malabarismos, tapando buracos de um lado e deixando abrir outros; fato é que os sistemas municipais se reduziram a peneiras que não tapam um sol cada vez mais escaldante.

Mais que com intervenções objetivas, a saúde é tratada por estrategistas de marketing, iludindo com siglas e propaganda. “Carinhoso”, “cegonha” e balela de marqueteiros, uma afronta para quem tem percepção do engodo jogado no meio de um cipoal de estruturas sucateadas. Vidas perdidas inutilmente, sofrimentos e desgraças que não têm um endereço certo de reclamação.

AUSENTAR DO PODER

Os governantes se esquivam, o povo não entende, não cobra, fica na lamúria. O governo federal tem sido magistral na capacidade de se ausentar do dever; suas “bases” de apoio e até a oposição resolvem seus problemas no Sírio Libanês, de São Paulo, ou no hospital de Base, em Brasília. O povo que se vire. As “bolsas” se contrapõem ao abandono.

Sem indignação, não há reação. Falta, enfim, a percepção das correlações.

Parece mais simples dar a cada um o seu plano de saúde? Se um convênio razoável custa R$ 1.000 por ano, com R$ 200 bilhões, os 200 milhões de “sobreviventes” do país poderiam ter o seu plano e seu “sonhado” atendimento. Não será atendimento no Sírio Libanês, mas será razoável e com direito à portabilidade, ou mudança de operadora de saúde.

E repare-se que, desses R$ 200 bilhões, pelo menos 50% podem e devem entrar, como ocorre nos planos corporativos mantidos por empresas, de contribuições do cidadão e patronais. Ou seja, uma adição de R$ 100 bilhões de sacrifício público acena para uma solução geral.

Será melhor privatizar o sistema público de saúde? Creio que, num referendo popular, a grande maioria se daria por satisfeita com essa solução radical.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Passa e Fica/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 245 (duzentas e quarenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 30 a 31 de maio/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 1.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. A PF – Polícia Federal realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 600 (seiscentas) VAGAS PARA ESCRIVÃO, PERITO CRIMINAL E DELEGADO (em três editais), inscrições abertas no período de 17/05 a 03 de junho/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 14.037,11. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

= “AMIGOS/AS DE PARABÉNS” - É tempo de parabenizar aniversariantes: Alvanilson Carlos – Jornalista (dia 18), Fátima Bezerra (19), Soraya Vieira – Colunista Social (20), D’Carmo Lima – Professora (21) e Geraldo Maia – Historiador (23);

= “Agradeço a você meu querido, por me transmitir tanta energia positiva em todas as vezes que nos falamos e nos encontramos. Você é um heroi para mim. Grande abraço e muita saúde e paz para ti. Yara Cordeiro”. – A recíproca também é verdadeira nobre companheira. Comentei por aqui, em reunião com os nossos conselheiros eleitos, que o Conselho de Representantes ganhara um reforço importante com a sua garra e firmeza em defesa dos seus pares. Com certeza incentivará seus novos companheiros nessa nova empreitada. Grande abraço. Ah!, por falar em saúde segunda-feira estarei em Natal para mais uma revisão médica e tudo continuará bem com a graça de Deus;

= “Parabéns pela eleição de sua chapa no SINAI/RN. Grande abraço, Lisboa Batista”. – Mestre Lisboa, nunca mais teclamos para um feedback, mais você anda antenadíssimo como sempre! Saúde e paz amigo, e muito obrigado pela força. Deus nos permite a ficarmos mais três anos lutando por essa categoria tão injustiçada – servidor público. Saúde e paz grande Lisboa;

= “Obrigado amigo, pelo envio das edições e a bela mensagem ATITUDES. Milton Marques”. – Disponha, sempre, caro amigo Milton. Deus vos abençoe;

= Há 25 anos (18/05/1988) foi inaugurada a Rádio Fm Santa Clara ou Fm 105,1MHZ.

**********PANO RÁPIDO**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 515/2012 (de 16/05), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre saúde (Hermes). Uso da Internet em Eleições; Lauro de Freitas/BA Aplica Lei Anti-baixaria; Pessoal do Tarará Faz Circuito; Larissa Newton, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (313) – Por João Moura; FIQUE SABENDO: “Pelo Poder de Dizer NÃO aos que Nos Negam um SIM num Mundo Melhor”. E na Edição 453/2011 (de 03/09) estes foram os temas: Médicos: Portaria Reduz C.H. até 20h; Judicialização da Greve da UERN; Maria dos Aflitos, Repórter por uma Edição; Cineclube Exibirá “Freaks”; XVII Edição do Grito dos Excluídos; Bronca do Leitor (252) – Karenine Fernandes; FIQUE SABENDO: 03 de Setembro: Dia do Biólogo;

- PORQUE OS MÉDICOS CUBANOS ASSUSTAM - A virulenta reação do Conselho Federal de Medicina contra a vinda de 6 mil médicos cubanos para trabalhar em áreas absolutamente carentes do país é muito mais do que uma atitude corporativista: expõe o pavor que uma certa elite da classe médica tem diante dos êxitos inevitáveis do modelo adotado na ilha, que prioriza a prevenção e a educação para a saúde, reduzindo não apenas os índices de enfermidades, mas sobretudo a necessidade de atendimento e os custos com a saúde. Essa não é a primeira investida radical do CFM e da Associação Médica Brasileira contra a prática vitoriosa dos médicos cubanos entre nós. Em 2005, quando o governador de Tocantins não conseguia médicos para a maioria dos seus pequenos e afastados municípios, recorreu a um convênio com Cuba e viu o quadro de saúde mudar rapidamente com a presença de apenas uma centena de profissionais daquele país. FONTE: Por Pedro Porfírio – Jornalista e Teatrólogo, www.adital.com.br, em 17/05/2013;

- GREVE DO DETRAN – Servidores do DETRAN/RN em greve desde o dia 13, farão assembleia geral na manhã de segunda-feira (20) na sede central, em Natal, momento em que farão uma avaliação do movimento, debate sobre a determinação da governadora em por faltas em quem está em greve e deliberação. Para o SINAI, é de suma importância a participação de todos e está convocando todos os servidores do estado. Mossoró e Assu mandam representações;

- DIA: hoje é Dia dos Acadêmicos do Direito. Amanhã (20) será Dia Nacional do Medicamento Genérico e Dia do Comissário de Menores.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos acadêmicos do direito e aos comissários de menores.

QUEM canta...

“Hoje só com meus problemas / Rezo muito, mas eu não me iludo / Sempre me dizem quando fico sério: "Ele é um homem e entende tudo... ”. (“Sou uma Criança não Entendo Nada”. Composição: Erasmo Carlos – Canta: E. Carlos).

...os males espanta.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.



Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!



*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário