domingo, 12 de maio de 2013

DC - Coluna de Notícias 591. (Anexo slide: A existência de Deus).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano V – Edição nº 591 (geral) e 21ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).


Mossoró/RN, domingo, 12 de maio de 2013. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2013, Semana: 20ª/52, Dias: 132/365 e faltam 233 dias para término do ano.

“Causo democrático!”
“Espaço reservado ao Francisco Martins – Mané Beradeiro, que por motivos profissionais está licenciado. Retorna, é só aguardar”. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Muitas saudades de amigos/as desse espaço e retorno muito feliz com os resultados das eleições do processo sucessório nas instâncias do SINAI - Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do RN. Feliz pela vitória da Chapa "RUMO CERTO" (60,8% dos votos válidos) representada pelos companheiros Nilson Bezerra/Zilta Nunes - Coordenação Central e da Chapa "POR UM SINAI SÉRIO E DE LUTA" (55,6% dos votos válidos) representada pelas companheiras Auxiliadora Paz e Salvina Andrade - Regional de Mossoró. Quanto aos conselheiros não obtivemos o êxito esperado, mais valeu a luta e participação. Obrigado a todos, candidatos e eleitores pelas contribuições democráticas de vencidos e vencedores. Em Natal já é comum vermos a movimentação democrática utilizar a aparelhagem sindical e partidária a serviços dos interesses e das tendências ideológicas. Agora, em Mossoró foi a novidade dessa aparelhagem que ainda bem não houve o envolvimento partidário. Pois, um sindicato tem que ser livre, autônomo, independente de governos e de partidos políticos. FELIZ DIAS DAS MÃES e boa leitura, nobre leitor/a!

GREVE: ADESÃO FORTALECE MOVIMENTO NO DETRAN – Início de tarde de ontem (11), os servidores do DETRAN lotados em Mossoró deliberaram pelo fortalecimento do movimento grevista deflagrado na última terça-feira (07) já a partir de amanhã. Entre outros pontos, o que motivou a greve foi o não pagamento das parcelas restantes (70%) da Lei 424/2010 pendentes desde o primeiro semestre de 2011 e o silêncio do governo para tratar da pauta da Campanha Salarial desse ano. A pauta encontra-se no gabinete civil desde março, mesmo com a paralisação de advertência por 24h realizada no mês passado, em nada sensibilizou a governadora para abrir negociação com os servidores desta e outras categorias da administração indireta.

NOTA DO EDITOR. Outras dez categorias estão na mesma situação do DETRAN, sem recebimento das parcelas restantes, mas, com mandatos de segurança favoráveis ao pagamento. E a governadora desafiando a justiça em não cumprir as determinações judiciais.

KYDELMIR DANTAS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O cangaceiro (segundo Emery Costa) e historiador nos envia recente diálogo com o João Batista Lopes o “João Mossoró” a respeito de suas andanças:

JOÃO MOSSORÓ, leva o nome de sua cidade na carreira artística, desde que o Trio formado por ele, Oséas e Hermelinda separou-se. João continua fazendo sucesso, a partir do Rio de Janeiro, onde reside, com suas músicas e seus CDs. É um dos artistas nordestinos mais conceituados entre a Colônia Portuguesa do RJ e SP. E tem orgulho em ser de Mossoró. “Oi amigo Kydelmir tudo bem? Fiz dois shows recentes com Pedro Augusto da Super Radio Tupi no centro de Niterói na Praça São João e no Centro de Nova Iguaçu. Por favor, compartilhar aos amigos. Desde já fico muito grato lembranças a todos; saudades de Mossoró. estaremos juntos em junho. Obrigado, João Mossoró”.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (383)Estamos presenciando mais um espetáculo macabro no serviço público do estado do RN, onde quem trabalha diariamente é "punido" e quem nem tem vínculo com o serviço público, quem apenas está fazendo presença (ou não), apenas tem vínculo com o contra cheque e seu dinheiro (salário tem quem trabalha), continua sendo "protegido"...

Com certeza o T.A.C. na FUNDAC – Fundação Estadual da Criança e do Adolescente está seguindo a "ordem"; porém, a passos lentos quando se fala nas exigências de exoneração de cargos comissionados; quando se reportam as exigências de retornos de servidores apadrinhados as lotações de origem; quando se cobram o fim dos "cruzamentos de gratificações e lotações por servidores gratificados" (a exemplo disso citamos o CEDUC's Pitimbu e padre João Maria - na capital; a casa Menino Jesus, a Casa da Criança e do Adolescente Deficientes, o CEDUC Semiliberdade, CIAD's; e, até mesmo em todos os setores da sede da FUNDAC/RN). Nos interiores o problema se agrava devido à deficiência das fiscalizações; onde, por "trás dos bastidores", longe das vistas de promotores, as irregularidades continuam acontecendo, inclusive com o conhecimento e "vistas grossas" da cúpula de gestores da fundação... .

A FUNDAC/RN se transformou em um verdadeiro depósito de servidores comissionados (encaminhados por políticos) que na realidade oneram a folha de pagamento, disponibilizando condições de melhorias de trabalho e menos ainda de salários para seus servidores efetivos.

Diante disso, ou os servidores efetivos "acordam" e vão à luta para cobrar a tão falada "moralização de nossos serviços", ou, como nos falou um "juiz" outro dia desses: "a FUNDAC afundará!!!!". Como aconteceu no passado com outras instituições a exemplo da ingerência e incapacidades governamentais anteriores. Yara Cordeiro.

FIQUE SABENDO... "Mulheres de Maio”. Por Leoniza Oliveira (então radialista da Rádio Rural) é profissional de estética, em 14/05/2009.

Nós somos Mulheres de maio, desse amor encantado, sonhado dilacerado, tão esperado, e pouco realizado.

Hoje, me peguei meio perdida em pensamentos. Entre um adágio e outro, por causa de você. Então, me veio à mente, a seguinte pergunta:

- Quem são as mulheres de maio, as mulheres de amor?

Assim, reflexiva, tentei responder, me olhando por dentro:

- Eu sou de maio, sou  mulher  de amor, verdadeira, fiel, cúmplice, companheira... . A mais desejada fantasia dos prazeres, do espelho sedutor.

Mulheres de maio – com tantas fantasias, anestesiam-se para a entrega de um momento esplendoroso. Em seu ato, respinga gotas saborosas – doce e amarga – depois se desfaz, confusa e atrevida, do ventre véu do seu querer, para em versos ventania, desmanchar-se em ressentimentos e destemor.

Mulheres de maio estão por todo curso, como águas de um rio, embaladas pelo vento, que provocam ondas e vão aos poucos, em seus movimentos – de margem para margem – firmes formas envolventes, caminhos abertos, afluentes sem pudores, tudo por causa do amor.

Mulheres de maio com tantas sonhos mergulham na esperança de um mês promissor. Desabrocham com a ideia e renovam-se mais felizes. Felicidade, para as mulheres de maio, é assim, parece tão duradoura e, ao mesmo tempo, mostra-se passageira, trazendo a realidade ruim do sonho.

Mulheres de maio, de amor, dos encantados noivados, de casamentos programados, dias festivos, contados, pulsam as expectativas, meros rituais místicos e abençoados, que Deus confirmou.

Mulheres de maio, radiantes com o esperado dia, ficam leves e elevam suas estimas para o manto cândido que lhes cobre, em condução ao degrau do mais alto sonho a realizar. São tocadas pela emoção; mal sentem seus pés tocarem o chão. Vê com olhos brilhantes o homem – seu diamante, com sorriso encantador, o mais formoso e belo, que espera, impacientemente, por essa flor.

Perfeita união – ela – em sintonia com seu encanto, faz-se bailar em seu vestido branco, longo, perolado.  Dos cabelos penteados, arranjos caem pela calda longa e por todo véu fino que se arrasta, sem deixar marcas pelo tapete de veludo avermelhado.

O ato já anunciado obedece ao ritual milenar, para adiante, ser tomada pelas mãos e dizer o SIM sagrado!  Aceitando-o para todo o sempre, amém. Firmam-se os laços matrimoniais, citados em beijos e juras de amor. Pregam-se os preceitos: até que a morte os separe. Nós somos Mulheres de maio, desse amor encantado, sonhado dilacerado, tão esperado, e pouco realizado. Quantas mulheres de maio ainda esperam na janela. Ana, Beatriz, Angélica, sentinelas ou donzelas, contam suas historias vendo o tempo passar.

Guardaram para sempre seus sonhos e calendários, com o mês mais programado para casar. Ano que vem - ano que vai – nunca volta para o mesmo lugar.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A UFRN – Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 48 (quarenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 13/05 a 03 de junho/2013. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 3.138,70. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

NACIONAL. O DEPEN – Departamento Nacional Penitenciário realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 138 (cento e trinta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 10/05 a 03 de junho/2013. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 3.401,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = “AMIGOS/AS DE PARABÉNS - É tempo de parabenizar aniversariantes: Ana Aires – Professora e Valeria Carvalho – Ass. Social (dia 12), Meirelúcia Santos e Wilson Bezerra – Professor (13), Leoniza Oliveira – Estética (14), Gileno Fernandes – Fundac e Josué Damasceno – Professor (15), Elisângela Moura - Repórter e Osvaldo Nonato (16), Ceição Barros (17);
 = "Comandante Hermes, Mossoró sempre na frente, dando uma lição de lucidez na luta por dignidade do trabalho e melhorias para os trabalhadores. Em Natal, as atividades de 1º de maio se restringirão a um Ato no dia 30, à tarde. Parabéns, Santino Arruda". Isso mesmo companheiro Santino aqui temos uma frase que é sempre lembrada e posta em prática que diz: "quem nada faz por sua terra, não fará pelas terras de ninguém" - que partiu do nada mais nada menos do velho alcaide Jerônimo Dix-huit Rosado Maia - ótimo orador de saudosa memória. Na última quinta-feira foi a vez a vez de dizermos: "quem nada faz pela sua base, não fará pela base de ninguém". Assim, os servidores de lutas viram o RUMO CERTO e optaram por UM SINAI SÉRIO E DE LUTA. Saúde e paz pelas velhas novas batalhas!!!

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição nº 513/2012 (de 01005), tratamos os seguintes temas: Criação de Banco de DNA; Seminário Sobre Condições dos CEDUCs e CIADs; De Convites: Charles e Ciro Ney; Gazeta do Oeste, devia este registro há dias; João Moura, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (311) – Por Luiz Dambroski; FIQUE SABENDO: “Malogrados Tupiniquins” – Por Genicleyton de Góes Almeida. E na Edição 452/2011 (de 17/08) estes foram os temas: Preços dos Alimentos Continuam em Alta; Greve: Aduern Avaliará Nova Proposta do Governo; Edileusa Martins, Repórter por uma Edição; Frei Betto Solidário ao Movimento de Greve; Cineclube Exibirá “Tempos Modernos”; Bronca do Leitor (251) – Márcio Ribeiro; FIQUE SABENDO: Fernando Rezende, um Pai Doutor Pós Doutor em Valores Humanos;

 - É ASSIM QUE SE FAZ - O prefeito de São Paulo (SP), Fernando Haddad (PT), aproveitou as comemorações do 1º de Maio para anunciar que a maior parte dos servidores municipais aceitou reajuste de 79% no salário. – “Queria dizer que a Prefeitura de São Paulo, fechou acordo com mais de 30 sindicatos do serviço público municipal, e a gente decidiu dá um aumento do piso de nível básico na cidade de São Paulo de 79% para o serviço municipal. Dia 1º de Maio, estamos celebrando um acordo com quase todos os sindicatos que representam os trabalhadores municipais” – disse Haddad durante evento da CUT no Vale do Anhangabaú, no centro da cidade. FONTE: Coluna Prosa & Verso - por Crispiniano Neto, www.defato.com, em 03/05/2013;

- CAMPANHA “SEGUNDA SEM CARNE” E “MERENDA VEGETARIANA” - Fazendo parte da campanha Segunda Sem Carne (SSC), em execução desde 2009, o livro Merenda Vegetariana, produzido pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), traz mais de 100 receitas saudáveis com base em legumes e vegetais, incentivando as pessoas a descobrirem novos sabores. Apesar de o lançamento presencial ocorrer apena em junho, em São Paulo (SP), durante a Virada Sustentável, a obra já está disponível pela web. Para saber mais sobre a campanha e as dicas que o livro traz para uma alimentação mais saudável, a ADITAL conversou com a jornalista Raquel Ribeiro, editora da obra e coordenadora do departamento de publicações da SVB. Confira a entrevista no site: www.adital.com.br;

 - DIA: hoje é da Enfermagem, Dia Mundial do Enfermeiro e Dia do Engenheiro Militar. Amanhã (13) será Dia da Abolição da Escravatura, Dia da Estrada de Rodagem, Dia da Fraternidade Brasileira, Dia do Automóvel e Dia do Zootecnista.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos enfermeiros, engenheiros militares, agentes de estradas e rodagens, aos fraternos brasileiros, aos automobilísticos e zootecnistas.
QUEM canta...
Alô, aqui é do céu / Quem tá na linha é Deus / Tô vendo tudo esquisito / O que que há com vocês?? / Por favor, não deixem a peteca cair / Que o diabo diz que vai baixar de uma, vez por aí... ”. (“DDI – Discagem Direta Interestelar”. Composição: indisponível – Canta: Raul Seixas e Kika Santos – Canta R. Seixas).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (54), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há doze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário