sábado, 31 de março de 2012

DC - Coluna de Notícias 502. (Anexo: Deus Existe).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 502 (geral) e 18ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Descrição: 1466240241

Mossoró/RN, sábado, 31 de março de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 14ª/52, Dias: 91/366 e faltam 275 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

Mané Beradeiro matutando: "O poeta faz a poesia ou a poesia faz o poeta?", por J. de Castro (mora em Natal, é poeta, jornalista profissional, trabalha em educação e é membro da SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:


A direção da FUNDAC remarca, pela segunda vez, a reunião agenda com a diretoria da SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta e Direta do RN. Diferentemente de outras categorias, que os PCCRs já caminham para varas da justiça trabalhista, os servidores querem tratar da reforma seu plano de cargos em vigor desde 2009 e precisa urgentemente de ajustes. As promoções e reajustes estão congeladas desde então. É preciso mais compromisso por parte destes gestores, a fundação encontra-se em situação nunca vista e a governadora Rosalba Ciarlini precisa urgentemente colocar o estado a serviço da sociedade. O novo encontro entre sindicado e gestores da FUNDAC foi remarcada para às 11h desta segunda-feira (02). Boa leitura nobre leitor/a.


CONSUMIDOR NÃO É OBRIGADO A PAGAR 10% em restaurantes - PR. Apesar de o Código de Defesa do Consumido (CDC) prever que bares, restaurantes e similares devem informar os consumidores sobre a não obrigatoriedade do pagamento da taxa de serviço de 10%, muitos deles não cumprem a determinação. Para fechar o cerco em relação a esses estabelecimentos, a Assembleia Legislativa do PR discute um projeto de lei estadual que pretende reforçar o que está estabelecido no código. A proposta, de autoria do deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB), está sendo analisada pelas comissões e deve chegar ao plenário para votação dentro de 30 ou 45 dias.


O projeto segue a mesma linha da lei municipal 13303/09, em vigor em Curitiba. "Como rodo bastante pelo estado, vejo que isso acontece em todos os lugares. Por isso, a necessidade de uma lei que chegue a todos os cantos do Estado. Apesar de ser uma lei simples, mais de regulamentação da legislação que já existe, é necessária justamente porque muitos estabelecimentos não cumprem a determinação do CDC", explica o deputado.


O presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas, Fabio Aguayo, concorda com a iniciativa. "A cobrança da taxa de 10% surgiu porque o brasileiro nunca teve a cultura de dar gorjeta, mas agora está se tornando uma questão polêmica, pois o consumidor acaba pagando sem questionar. É por isso que insistimos que a informação tem que estar explícita, na entrada do estabelecimento, porque o cliente tem todo direito de se recusar a pagar", comenta. Ele ainda afirma que essa medida pode evitar constrangimentos e lembra que não é qualquer estabelecimento que pode cobrar a taxa, pois isso depende de acordo coletivo com os funcionários.


SINAI AJUIZA AÇÕES PARA PAGAMENTO DOS PCCRs – A Assessoria Jurídica do Sinai protocolou quinta-feira (29), às 16h50, no Tribunal de Justiça do Estado, um total de sete ações contra o Governo. A decisão é fruto de uma longa jornada, desde as assembléias ocorridas nos vários órgãos, do dia 13 de fevereiro a 5 de março. Após isso, O Sindicato encaminhou oficio a Governadora do RN, aos Secretários de Planejamento e de Administração, além dos dirigentes dos órgãos com a pendência, solicitando o pagamento dos respectivos Planos. Provando o descaso do Governo Rosalba para com o serviço público e com os servidores, não houve resposta alguma de nenhum deles.


Inicialmente cerca de seis mil trabalhadores entre ativos, inativos e pensionistas da JUCERN (Proc. nº 2012003837-4), IDIARN (Proc. nº 2012003838-1), IDEMA (Proc. nº 2012003839-8), EMATER (Proc. nº 2012004321-0), DETRAN (Proc. nº 2012004322-7), FJA (Proc. nº 2012004324-1) e ADMINISTRAÇÃO DIRETA (Proc. nº 2012004323-4), reivindicam o cumprimento desse direito.


Segundo o presidente do Sinai, Santino Arruda, a partir de agora, o Sindicato acompanhará a tramitação desses processos, diuturnamente. "Entretanto, sabemos que apenas acompanhá-los pode não ser o suficiente. A qualquer momento, as categorias podem ser chamadas a fazer outras movimentações para garantir esse e outros direitos", declarou Arruda. FONTE: www.sinairn.com.br/.


ADUERN DEVOLVERÁ IMPOSTO SINDICAL – Professores terão um dia de trabalho descontado neste mês. Em virtude da contribuição sindical compulsória prevista nos artigos 578 a 610 da CLT, os trabalhadores brasileiros, independente de serem associados ou não a um sindicato têm um dia de trabalho por ano (equivalente a 3,33% do salário) descontado em seu contracheque do mês de março. O valor recolhido é distribuído aos sindicatos, federações, confederações e à Conta Especial Emprego e Salário, administrada pelo Ministério do Trabalho.


Os valores descontados dos salários dos professores da UERN não se destinam à ADUERN, pois a Contribuição Sindical difere da mensalidade que o professor facultativamente paga quando escolhe ser sócio da ADUERN. Todos os anos, o Andes-SN publica aviso no Diário Oficial da União (veja aqui) solicitando que as universidades não procedam o desconto. A UERN se posicionou de forma contrária ao pedido da entidade, já que o Ministério do Trabalho exige o recolhimento do tributo.


De acordo com o Sindicato Nacional, caso haja o desconto, o montante deverá ser repassado para a sua conta corrente para que seja devolvido aos seus filiados, como fez nos últimos anos. Tanto o Andes-SN como a ADUERN se posicionam de forma contrária ao recolhimento desta taxa compulsória, pois entendem que um sindicato deve ser mantido com mensalidades e contribuições espontâneas da categoria.


BLOG DO ANTÔNIO FRANCISCO ESTÁ NO AR a cerca de dez dias, agora o poeta cordelista encontra-se, também, no mundo virtual no seguinte endereço: http://poetaantoniofrancisco.com.br. A página apresenta sua biografia, fotos, obras publicadas, espaço para contato e contrato com a produtora Adriana de Oliveira. É bom registrar que a página foi criada pelo chargista Tulio Ratto e está ilustrada por um carrossel de imagens em alto estilo. Parabéns poeta Antônio Francisco e sua inseparável bicicleta.


CINECLUBE EXIBIRÁ "As Sete Máscaras da Morte (Theater Of Blood)" nesse sábado (31), a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, após ocorrerá o costumeiro debate. Um filme de horror, comédia e trama shakespeariana com duração de 100 minutos, originário da Inglaterra em 1973, sob a direção de Douglas Hickox. Lembrando que a entrada é livre e o Hotel Villa Oeste está situado a Av. Presidente Dutra, 0870 – Ilha de Santa Luzia, Mossoró/RN.


Sinopse – Um ator fracassado promove uma cruel vingança aos críticos responsáveis por avaliar negativamente sua interpretação.


LÚCIA ROCHA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – A série hoje está uma beleza de chic, em contato, por telefone, a Lúcia disse que a sua genitora Professora Inalda Cabral está bem e têm sua especial companhia juntamente com uma profissional de saúde. Quanto ao convite para o café, já pode marcar a partir de quarta-feira vindoura tá? Saúde para você e sua mãe querida.


Amigo Hermes, obrigada por me manter informada de suas andanças. Estou mais do que nunca isolada do mundo, fisicamente, pois mamãe se recupera de cirurgia de fêmur. Um grande abraço e apareça para um café. Lucia Rocha.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (299) – Caro amigo Hermes, lá do alto do seu mirante você, assim..., por acaso, não enxerga o busto ou estátua de Rodolfo Fernandes da praça do Pax. Se enxergar coloque uma foto no DC. Gratos: os mossoroenses que investiram R$ 140 mil reais nela. Josué Damasceno.


FIQUE SABENDO... "31 de Março 1964 – Golpe Militar". Texto José Walter da Silva, músico, compositor e cantor. (FONTE: http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/home.html);


Os movimentos políticos e sociais dessa época foram intensos e radicais, exemplificados pela presença da censura, pela perseguição a líderes políticos.


CENÁRIO PARA O GOLPE

No ano de 1961, com a renúncia do presidente Jânio Quadros, havia assumido o governo do Brasil o vice João Goulart, o Jango.

Naquela altura, ministros militares já não aceitaram a posse de Jango, um político que descendia diretamente do getulismo, mais próximo de movimentos populares e sindicalistas emergentes àquela época. Houve ali uma negociação política entre Congresso, cúpula militar e tropas legalistas, possibilitando a posse (Jango ficaria no poder de 1961 até 64).


Um movimento chamado antipopulista uniu o descontentamento das Forças Armadas e o apoio de alguns de nossos governos civis, reagindo abertamente contra medidas consideradas de caráter nacionalista anunciadas pelo presidente Jango. Entre estas medidas, as chamadas "reformas de base": reforma administrativa, fiscal, agrária, bancária.


MILITARES ASSUMEM O PODER

No dia 31 de Março de 64, Jango foi deposto e Ranieri Mazzili, o presidente da Câmara dos Deputados, assumiu a presidência, no dia seguinte, 1º de abril de 64.

Líderes civis como Ulisses Guimarães e Amaral Peixoto (do Partido Democrático Social, PDS), Bilac Pinto e Pedro Aleixo (da União Democrática Nacional, UDN) protagonizaram, da parte do Congresso, tentativas de dar direção política àquela situação. Porém, à frente de fato do governo estava uma Junta Militar: general Costa e Silva (Exército), brigadeiro Correia de Melo (Aeronáutica) e vice-almirante Rademaker (Marinha).


Vários mandatos parlamentares foram cassados e, 15 dias depois, assumiu a presidência, através do Ato Institucional nº1, o primeiro dos presidentes militares, Humberto de Alencar Castelo Branco.


PERÍODO DE MOVIMENTOS RADICAIS

A década de 60 iniciou um período de grandes modificações na economia do Brasil: de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e de endividamento externo.


Os movimentos políticos e sociais dessa época foram intensos e radicais, exemplificados pela presença da censura, pela perseguição a líderes políticos, prisão e tortura (com muitos desaparecidos), pelo terrorismo e pelas guerrilhas.


RESISTÊNCIA

A sociedade brasileira dos anos 60 participou ativamente, por vezes não publicamente, ora apoiando, ora protestando contra a presença dos militares no poder. Exemplo de manifestação pública de apoio foi a "Marcha da Família com Deus pela Liberdade", organizada por entidades como a União Cívica Feminina. Fizeram oposição à ditadura militar através de debates, em manifestações públicas e movimentações clandestinas: movimento estudantil (liderados pelas organizações estudantis UNE, UBEs e UEEs), movimentos sindicais metalúrgicos (como o de Osasco, SP, e de Contagem, MG), ligas camponesas, luta armada (Ação Libertadora Nacional, Vanguarda Popular Revolucionária, Partido Comunista do Brasil).


GOVERSOS QUE SUCEDERAM A DITADURA MILITAR

Nesse longo período da nossa história, do chamado Regime Militar, o Brasil teve vários presidentes que governaram através de atos institucionais e complementares: governo Castelo Branco (1964 a 67), governo Costa e Silva (1967 a 69), Junta Militar (de agosto a outubro de 1969), governo Médici (1969 a 74), governo Geisel (1974 a 79), governo Figueiredo (1979 a 85, quando começou a transição de volta à democracia).


CONQUISTE SEU EMPREGO: MA. A Prefeitura de Buriti/MA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 166 (cento e sessenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 05 de abril/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 3.815,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL. A Polícia Federal realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 100 (cem) VAGAS PARA PAPILOSCOPISTA POLICIAL FEDERAL, inscrições abertas até o dia 03 de abril/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 7.514,33. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Jorge de Castro e Júnior Pedra (31/03) e Giany Pedrosa (1º/04);


 = "Meu caro Hermes, faço votos de repleto sucesso em mais essa luta. Tens coragem e fé no que fazes, logo vencerás. Boa Sorte companheiro. Barbosa Assis".


 = "Caro Hermes, "E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás." Salmos 50:15. Tenho certeza do mais absoluto sucesso ao fim de mais essa etapa a ser enfrentada. Um abraço, Irany Medeiros Germano". – Respectivos amigos, muito grato pela força que necessito sempre, principalmente neste período de revisão médica onde as preocupações e tensão se alteram. Deus continuará conosco e em breve anunciarei a boa nova. Amém e bênçãos a todos nós;


 = Há 64 anos (30/03/1948) tomava posse o 3º Prefeito Constitucional de Mossoró/RN, Jerônimo Dix-sept Rosado.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 363/2010 (de 28/08), relatamos os seguintes temas: CEF é Condenada por Deixar Cliente em Espera; Show Acontecências; PCCRs – SINAI Promove Assembleia para Apresentar Propostas; Eleições Simuladas em Nísia Floresta, Hoje; Bronca do Leitor (177) – Carlos Arruda; FIQUE SABENDO: Dia do Psicólogo – 27 de Agosto;


 - MDS: Edital para Construção de 31 Mil Cisternas - Com o objetivo de garantir o acesso à água para famílias pobres que vivem na área rural do Semiárido nordestino, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) publica edital de convocação de entidades privadas sem fins lucrativos interessadas na construção de cisternas de placas para a população de baixa renda. O MDS repassará R$ 68.750 milhões para a construção de cerca de 31 mil cisternas de placas. FONTE: http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com.br/.


 - Saúde Mental – O III Congresso Brasileiro de Saúde Mental: "Aperreios e Doidices - Saúde Mental como Diversidade, Subjetividade e Luta Política", acontecerá de 07 a 09 de junho/12, no Centro de Convenções do Ceará, Fortaleza, busca uma visão sobre a subjetividade dos usuários e os desafios da formação de uma atenção à saúde mental de qualidade. FONTE: Coluna Raio X (www.gazetadooeste.com.br), por Ciro Ney, em 27/01/2012.


 - Dia: hoje é Dia da Integração Nacional e Dia da Nutrição. Amanhã (1º) será Dia da Abolição da Escravatura dos Índios, Dia do Humanismo e Dia da Mentira.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais do ramo de nutrição, humanistas e aos mentirosos (todos os sentidos).

Quem CANTA...

"Ela partiu tão de repente / E deixou algumas frases com mentiras / Sinceramente, eu me perdi naquela hora / Começou morrer um sonho quase novo / O mundo escureceu a minha frente...".  ("Ela" - Composição: Antônio Marcos – Canta: A. Marcos).

...OS MALES ESPANTA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.jornalporanduba.com/.

 

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário