quarta-feira, 7 de março de 2012

DC - Coluna de Notícias 495. (Anexo: O Doce Saber de uma Mulher Deslumbrante).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 495 (geral) e 10ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

 

Mossoró/RN, quarta-feira, 07 de março de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 11ª/52, Dias: 67/366 e faltam 299 dias para término do ano.

"Causo democrático!"

Mané Beradeiro não perde lances, nem no culto orando: "- Pastor eu quero emagrecer, que devo fazer? Respondeu o pastor: - Comece cumprindo Lv 3:16b que diz: "Toda gordura será do Senhor". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:


Esse burburinho que se faz por ex-candidatos não terem suas contas aprovadas nas eleições passadas, muitos passam a entender que o TRE lista-os por desonestidade na aplicação dos recursos recebidos para suas campanhas. Não é nada disso, existem problemas sim, quem bem entende do traçado é quem passa pela tesouraria de qualquer instituição ou organização. Os rigores são imensos e a falta de uma simples NOTA FISCAL emperra na fiscalização. Exemplo típico de eleição, imagine, fazer uma atividade política em um bairro e ter que comprar 100 unidades de água mineral em um boteco de esquina onde seus proprietários nunca dispõe nem de "RECIBO DE CONFERÊNCIA DE COMPRAS". Boa leitura nobre leitor/a.


PERIGO: ENERGÉTICOS E BEBIDA ALCOÓLICA – Consumidor se arrisca em misturá-los. Bebidas energéticas possuem vitaminas e estimulantes, como a cafeína. Cardiologista da Unicamp diz que consumo moderado não faz mal à saúde. Apesar do alerta na embalagem, muitos consumidores se arriscam a misturar bebidas energéticas com álcool. Para algumas pessoas, a mistura deixa mais alegre, mas as consequências aparecem em seguida: perda de memória, sensação de afobação, e, no dia seguinte, uma indisposição.


As bebidas energéticas possuem, além de vitaminas, alguns estimulantes, entre eles a cafeína. A quantidade de substância presente em uma lata de energético equivale à mesma quantidade em quatro xícaras de café. Nos bares e nas baladas, o energético geralmente é consumido junto com destilados, como uísque, vodca e rum. Os apreciadores da mistura muitas vezes querem mascarar os efeitos da bebida alcoólica, mas segundo especialistas, esta é uma falsa sensação: mesmo misturado ao estimulante, o álcool provoca consequências, como a perda dos reflexos.


O cardiologista Otávio Rizzi Coelho, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp diz que o consumo moderado do energético não faz mal à saúde e aconselha tomar no máximo uma lata por dia e jamais misturar com bebida alcoólica. Fonte: G1 notícias - 05/03/2012, na base de dados do site: www.endividado.com.br/.


NASCE MANIFESTO PARA NOME DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE – Na noite de domingo (04), recebi telefonema do Sr. Aldair Miranda, artista plástico, poeta e músico, para me falar sobre um importante manifesto público            em defesa do nome da ilustre filha daquela cidade, falecida à quase dois anos. Para saber quem é DONA MILITANA publicamos no "Fique Sabendo..." trechos de uma entrevista, sobre ela, concedida por Deífilo Gurgel (in memória) ao IHU – Instituto Humanista Inisinos – Revista Online, em junho/2010. A seguir a petição pública:


MANIFESTO PÚBLICO DE APOIO EM DEFESA DO NOME DE DONA MILITANA SALUSTINO PARA O AEROPORTO INTERNACIONAL DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN.

Para: Presidente da República Federativa do Brasil; Congresso Nacional do Brasil; Camara Federal; Poder Legislativo de São Gonçalo do Amarante/RN; Poder Executivo de São Gonçalo do Amarante/RN.


Como argumentos gostaríamos de justificar a necessidade de homenagear um filho ilustre de São Gonçalo do Amarante/RN.

São Gonçalo do Amarante por ser uma terra rica em artesanato e cultura diversificada, o nome da Romanceira Dona Militana Salustino daria inicio ao um processo de sustentabilidade cultural a nossa cidade.


Sendo Dona Militana Salustino umas das mais importantes romanceiras do Brasil e tendo recebido do Governo Federal a comenda de Honra ao mérito pela contribuição à cultura brasileira das mãos do presidente da republica do Brasil, Dona Militana Salustino nasceu no povoado de barreiros, atualmente Santo Antônio do Potengí e foi criada no Sítio Oiteiro, município de São Gonçalo do Amarante, no dia 19 de março de 1925 (+ 19/06/2010), filha do mestre do fandango Sr. Atanásio Salustino do Nascimento e Maria Militana do Nascimento.


Aos sete anos já trabalhava na roça, plantando mandioca e feijão. Apesar de analfabeta e de ser proibida de cantar pelo seu pai, foi na lida que ela memorizou os romances que até então cantava e declamava, os quais segundo estudiosos são originários da península ibérica, característicos do século XXVII.


Os signatários.


SINEIDE LIMA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nossa correspondente da série é de garra e luta, trabalha na Fundac e diretora do SINAI.


Oi amigos!!! A dica a que eu venho postar agora é para quem tem filhos, netos, sobrinhos..., ou está em sala de aula com Educação Infantil: o Banco Itaú está novamente distribuindo livros infantis, gratuitos! Ano passado o Itaú fez esta promoção e eu recebi os livros, lindos! Este ano, a promoção "Leia para uma criança", volta novamente e eu já me inscrevi, e você, tá esperando o que? Consulte o site www. pragentemiuda.org e/ou faça seu cadastro para receber livros pelo www.itau.com.br/. Grande abraço, Sineide Lima.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (293) - Amigo e irmão Hermes: No meu som, não tem Michel Teló, pois não estou em clima de badalação ou paquera. Não vou assistir ao BBB, mas já vi uma noite da nova edição, achei o povo bonito e que se dane se só falam bobagens: se no dia em que vi eu quisesse inteligência e informação, teria sintonizado outro canal. Eu só queria relaxar e ver gente bonita, só isso. Na noite seguinte, já estava vendo outra coisa. Enfim, o monopólio de certos produtos de entretenimento de massa – como Teló e o BBB – é um porre. Mas, nem por isso acredito que só a cultura erudita deva prevalecer. Aliás, quem aprecia apenas a erudição é tão chato e quase tão limitado quanto quem fica o dia inteiro só cantando "Delícia, assim você me mata…". Luiz Dambroski.


FIQUE SABENDO... "Militana Salustino do Nascimento – Dona Militana". Texto sugerido por Adair Miranda. (FONTE: e-mail pessoal em 05/03/2012);


Na época em que a conheci, ela deveria receber a pensão que o governo paga para as pessoas idosas, que o povo chama de aposento ao invés de chamar de aposentadoria. Essas são uma das coisas que se vê por aqui. O carnê para receber a aposentadoria, eles chamam de carneiro. O povo é uma beleza e tem umas coisas ótimas. Deífilo Gurgel (in memória).


Deífilo Gurgel estuda e documenta o folclore nordestino há mais de três décadas. Poeta, escritor e professor, ele descobriu a maior romanceira do Brasil, Dona Militana, no Rio Grande do Norte, na década de 90, ao realizar uma pesquisa sobre romanceiros do país. Reconhecida, inclusive, pelo governo federal, ela recebeu a medalha de mérito cultural brasileiro.


Na entrevista a seguir, concedida, com exclusividade, à IHU On-Line, por telefone, ele conta que Militana era uma lavradora do Rio Grande do Norte e sabia cantar "um romance que ninguém conhecia no Brasil, nem em Portugal". Segundo ele, em Natal, muitas pessoas cantam romances ibéricos, mas não na quantidade conhecida por Dona Militana. "Viajei por todo o nordeste e não consegui encontrar outra pessoa que soubesse cantar todas essas versões", enfatiza. A maioria das letras dos romances cantados por Dona Militana já haviam sido registrados em livros, mas ninguém nunca havia musicado esse material. Por esse motivo, destaca, "ela é de uma importância transcendental e merece todas as homenagens que foram prestadas em vida e continuam sendo prestadas depois da morte".


Dona Militana Salustino do Nascimento nasceu no sítio Oiteiros, na comunidade de Santo Antônio dos Barreiros, em 19 de março de 1925. Ela gravou na memória os cantos executados pelo pai. São romances originários de uma cultura medieval e ibérica, que narram os feitos de bravos guerreiros e contam histórias de reis, princesas, duques e duquesas. Além de romances, Militana canta modinhas, coco, xácaras, moirão, toadas de boi, aboios e fandangos. Dona Militana faleceu no dia 19-6-2010, aos 85 anos.


IHU On-Line – O senhor é tido como a pessoa que "descobriu" Dona Militana, na década de 90. Como foi esse encontro?


Deífilo Gurgel – Em 1975, entrevistei o pai dela, seu Atanásio Salustino do Nascimento, e pedi para ele cantar para mim todas as jornadas de um fandango que ele possuía e, que, aquela altura, já estava desativado. O fandango do nordeste é diferente do fandango do Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Norte, ele é um auto popular. Em 1981, quando a pesquisa estava em plena realização, me lembrei de que quando entrevistei seu Atanásio, ele cantou alguns romances. Então, fui procurá-lo e fiquei sabendo que já havia falecido, mas suas filhas disseram que Maria José - nome pelo qual Dona Militana era conhecida na época -, entendia de romances. O povo do Rio Grande do Norte é muito inibido, então, precisei conversar com ela para convencê-la a cantar alguns romances e, por fim, cantou 33 versões de romances ibéricos e brasileiros para eu gravar.


IHU On-Line – Como foi essa experiência de trabalhar com Dona Militana na gravação desses 33 romances? Ela era muito tímida?


Deífilo Gurgel – Não foi muito fácil porque, às vezes, ela dizia que não sabia os romances. Naquela época em que eu a entrevistei para gravar o cd, o povo quase não cantava mais esses romances. Ela começou cantando isso, talvez, como cantiga de trabalho. Ela e o pai dela eram lavradores e trabalhavam no roçado que eles tinham na comunidade do Oiteiro. Enquanto Atanásio plantava, cantava os romances, e a filha aprendeu. Ele tinha uma voz maravilhosa e sabia muito mais do que Militana. Eu não tive a oportunidade de gravar esses romances com ele. Consegui apenas gravar o fandango, que tem 24 jornadas. Recentemente, enviei essas fitas para o Ministério da Cultura, e eles regravaram tudo.


Militana não tinha um temperamento muito dócil. Era uma pessoa consciente do seu valor e, quando "dava uma palavra", tinha de mantê-la até o fim. Houve um episódio interessante quando fomos a Aracaju fazer uma apresentação sobre romanceiros do Rio Grande do Norte: estavam demorando para servir o jantar, e uma romanceira da Paraíba perguntou se Dona Militana gostaria de jantar em seguida, e ela respondeu: "Não estou pedindo nada para a senhora. Não precisa, não."


Pois bem. Militana Salustino do Nascimento (1925 -2010), conhecida como Dona Militana, natural de São Gonçalo do Amarante/RN, foi uma das principais representantes desse gênero literário no Brasil. Ouviu, gravou. "Meu pai cantava e eu escutava por trás do algodoal, foi assim que aprendi", diz Militana à Revista Preá nº 22, publicação da Fundação José Augusto.


Costumava dizer: "tenho mais de 55 romances aqui no quengo".


Militana cantou romances, modinhas, coco, xácaras, moirão, toadas e boi, aboios e fandangos. Na década de 90 do século passado, o folclorista Deífilo Gurgel tornou pública sua musicalidade. E Militana saiu do anonimato, ganhou o mundo. Logo se tornou figura requisitada em grandes eventos culturais de cunho nacional ao lado de artistas como Elba Ramalho e Antonio Nóbrega. Nunca se soube ao certo de onde vinha a arte de suas palavras:


"Vim de uma cultura dos pés rachados do sol. Eu tinha que pular nas sombras para aliviar a quentura do roçado. E hoje sou 'inventadeira' das coisas. Para mim, a vida é um grande moinho, cheio de coisas novas".


Recebeu até a Comenda Máxima da Cultura Popular, em Brasília, em 2005, das mãos do presidente Lula.


Porém, o canto de Militana não a livrou de uma vida repleta de graves problemas financeiros, sem ter sequer um plano de saúde. Em 2009, apenas, é que a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante veio lhe conceder uma "pensão vitalícia". No último sábado (19/06/2010), Dona Militana faleceu.


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Mossoró/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 12 (doze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições no período de 08 a 19 de março/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 6.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

SE. A Secretaria de Estado da Educação de Sergipe realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 11 de março/2012. Escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 1.661,80. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Bom Dia! Grande Hermes, Obrigado pelo anexo (Amo Pessoas – Lady Foppa) e por compartilhar essas notícias. Valeu amigão! Tenha uma ótima semana com muita paz e saúde! Sucesso!!! Um grande abraço, Edilson D. Possas". Sou agradecido por ter aprovado nosso trabalho, disponha deste veículo sempre sempre;


 = "Parabéns, meu caro amigo e compadre Hermes Oliveira – Democratizando, te desejo sucesso vida a fora. Beijo (Ana Ayres); Parabens! Saude e paz! Beijos! (Marilda Souza); Meu querido e estimado amigo, você merece tudo de bom hoje e sempre (Herbert Mota); Parabens que Deus lhe der muita saúde, paz, amor (Cenilda Feitosa); Parabéns, Companheiro Hermes! Muita Saúde para continuarmos as batalhas que ainda virão (Diógenes Neto); Feliz aniversário, paz, saúde e sucesso! Abração! (Ady Canário); Parabens grande Hermes, abraços velho amigo (Marcondes Paula); Mesmo com algumas horas de atraso, muitas felicidades, saúde e muita paz. Ainda há tempo de comemorarmos..., estamos aí! (Josué Damasceno); Parabens cumpade (Julio Cesar Soaes); Parabens companheiro, que Deus te ilumine e lhe dê muita saúde! (Vera Abreu); Parabens, saúde, felciidades, paz e amor. Deus te abençoe, te amamos muito (Erneide Alves); Hermes, parabéns e que Deus te ilumine cada vez mais (Francisca Fernandes); Parabéns grande companheiro Hermes (Verônica Carlos), Parabens por mais um aniversário. Tudo de bom. Você merece pela pessoa que é, abraços (Silvestre Paiva". – Amigos, muitíssimo obrigado! Preciso mesmo de tudo isso que vocês me desejam e que retribuo a todos. Próxima semana começarei ciclos de exames para retorno e nesse período é que me lembro que tenho um tratamento em andamento. Sinto muito cansaço mas não dou bolas tipo aquela música que dia "Ei dor eu não e escuto mais" e vou cantarolando com o Cassiano... Quando olho no espelho / estou ficando velho e acabado / procuro encontrar / voceeee. Ei irmãos, vamos seguir com fé. Grato, muito grato.


 = Há 48 anos (06/03/1966) foi perfurado o primeiro poço de petróleo, em terra, no Rio Grande do Norte. Em Grossos/RN.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 356/2010 (de 04/08), relatamos os seguintes temas: Loja Responsabilizada por Queda de Cliente; E o Teatro Lauro Monte Filho? FIQUE SABENDO: ELA – A Doença Misteriosa;


 - Receita Autoriza Deduções Antecipadas de doações feitas este ano - Doações feitas até 30 de abril deste ano a instituições enquadradas no Estatuto da Criança e do Adolescente podem ser dedutíveis já nas declarações do imposto de renda relativas ao ano base de 2011. Esta foi uma das reportagens em destaque na edição do programa "TJTV – O Judiciário e você", na TV Assembleia, ontem. Outra matéria focalizou proposta da Corregedoria Geral de Justiça do Rio Grande do Norte reduzindo os valores relativos a custas judiciais e cartoriais. Após aprovação do Tribunal de Justiça, o projeto vai á apreciação da Assembleia Legislativa do Estado. FONTE: www.sistemajma.blogspot.com;


 - Cisternas de Plástico Derretem ao Sol - As imagens divulgadas pela ASACOM - Assessoria de Comunicação da ASA, são impressionantes. As cisternas de plástico, que o governo garantiu duração de 15 anos, não resistiram três meses sob o sol e as chuvas do sertão, particularmente em Cedro, Ceará. O dinheiro público (Cinco mil reais cada), os resíduos, a decepção das famílias, tudo faz parte do lixo despejado pelo governo federal no semiárido. Quem será responsabilizado? Antes se dizia que no Brasil não há memória. Mas, hoje, cada celular é uma câmara fotográfica e a rede de internet põe no mundo o que se quer. Portanto, a vigilância será permanente. É verdade que o governo recuou e comprometeu-se a refazer o contrato com a ASA para continuar a convivência com o semiárido da sociedade civil. Recuou também de 300 mil cisternas de plástico para 60 mil. Mesmo assim, diante do que salta aos olhos, ainda vai despejar 60 mil peças de lixo plástico na cabeça dos nordestinos. Merecemos mais respeito. FONTE: http://www.adital.com.br/;


 - Dia: hoje é Dia do Fuzileiro Naval. Amanhã será Dia Internacional da Cor e Dia Internacional da Mulher.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos fuzileiros navais e as todas as mulheres do mundo, independentemente de cores.

Quem CANTA...

"Dizem que a mulher / É o sexo frágil / Mas que mentira / Absurda! / Eu que faço parte / Da rotina de uma delas / Sei que a força / Está com elas...".  ("Mulher" - Composição: Erasmo Carlos. Canta: E. Carlos).

...OS MALES ESPANTA.

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário