quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DC - Coluna de Noticias 489. (Anexo: Quando eu amei).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 489 (geral) e 5ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Descrição: 1466240241

Mossoró/RN, quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 7ª/52, Dias: 43/366 e faltam 323 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

Mané Beradeiro abalizando as mentes políticas: "Desconfiada, igual a mulher de coveiro quando recebe flores. Assim vive os natalenses com relação a Prefeita Micarla de Souza". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:


Vésperas de mais uma edição fico imaginando qual assunto devo comentar. Fico até tranqüilo e confiante, pois, são muitos os assuntos e na "hora h" somem todos! Agora pela manhã, a caminho do trabalho fico catando o que dizer e aguardando a liberação do semáforo e olho pro lado tava lá! Achei o que comentar... . O muro, não o de Berlin que nem existe mais e nem daquela mulher apaixonada por um concreto muro (Tv Bio), é o muro da Escola Estadual Jardim de Infância Modelo. Apesar de nunca ter estudado lá nutro um carinho imenso por esta escola, modesta, arquitetura contemporânea e sempre um pouco esquecida pelo zelo. Vamos ao fato, o muro lateral da Rua Melo Franco ainda não desabou porque está escorado por plantas, longe de uma tragédia vitimando alguém porque ele caindo acontecerá para dentro da escola e não para à calçado onde passam pessoas. Creio que as crianças do nosso "Jardim de Infância" estão alertadas para não se aproximarem e muito menos brincarem perto dele. Fica o alerta e as perguntas aos gestores, governo e direção. O que estão esperando para solucionar este problema? Dinheiro? A questão do limite prudencial? Boa leitura nobre leitor/a.


JUÍZA PROÍBE USO DE MÁSCARAS DE CARNAVAL na Paraíba - O uso de máscaras está proibido em Queimadas, município do agreste paraibano, durante o período carnavalesco. A determinação veio por meio de portaria assinada pela juíza Flávia de Souza Baptista Rocha, da comarca de Queimadas, e quem descumpri-la pode ser detido por desobediência. Os foliões podem usar fantasias que não escondam os rostos, segundo noticiado pelo portal G1.


A proibição do uso das máscaras foi requerida à Justiça pelo promotor Márcio Teixeira. "Em Queimadas, todo ano temos problemas de criminosos usando máscaras de carnaval", disse o promotor, que explicou que muitas pessoas usam máscaras de papangu para não serem identificadas quando cometem crimes. Segundo ele, a juíza emitiu a portaria nesta terça-feira (14/2) e a determinação já está em vigor até o fim do carnaval.


O pedido foi feito depois que o promotor recebeu informações de que os suspeitos de estuprar cinco mulheres e matar duas delas em uma festa na cidade teriam usado máscaras de carnaval para esconder os rostos. No entanto, em entrevista coletiva, os delegados Fernando Zocoola, André Rabelo e Cassandra Duarte afirmaram que nenhuma máscara foi encontrada no local, mas foram apreendidos capuzes tipo máscara ninja com os suspeitos.


CARNAVAL DO BEM - Natal. O carnaval da Casa do Bem vai acontecer nesta quarta a partir das 16h com uma bandinha de frevo animando os idosos, crianças e adolescentes das ações humanitárias da Casa do Bem. A turma de jovens do projeto Percussão do Bem vai acompanhar a bandinha de frevo com instrumentos de percussão. O Carnaval do Bem abre as portas da Casa do Bem ainda para os voluntários, familiares e a sociedade em geral, que pode contribuir para o evento levando refrigerantes e salgadinhos diversos. Informações pelo fone (84) 3202-3441.


"A Casa do Bem recebeu recentemente o Prêmio Hangar por sua atuação na área musical e, retoma suas atividades normalmente a partir da próxima segunda-feira com aulas de balé, karatê, futebol, futsal, alfabetização, informática, línguas estrangeiras, além da realização de um sopão, eventos culturais e atividades educacionais diversificadas". Afirma Flávio Rezende - Pres. Casa do Bem.


SINAI - INICIADA CAMPANHA SALARIAL 2012Embora que definida o início da Campanha Salarial 2012 desde dezembro/11, o SINAI - Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN teve que fazer algumas alterações na agenda dando a largado de assembleias no dia de ontem. A primeira categoria a discutir a pauta de reivindicações foi a EMATER, que aconteceu na ASSEMA – Associação dos Servidores da EMATER com sede em Macaíba/RN. Até o fechamento desta edição não tivemos notícias sobre as deliberações.


As assembleias da base do Sinai já começaram! Veja o calendário dos próximos encontros e participe das definições de luta para 2012.

DATA

CATEGORIA

HORÁRIO

LOCAL

14/02/12

EMATER

10h.

ASSEMA / Macaiba/RN;

15/02/12

FJA

09h.

Auditório / Natal;

16/02/12

ADM DIRETA

8h30min.

Auditório da SAP / Natal;

16/02/12

JUCERN -

10h.

SINAI / Natal;

24/02/12

DER

09h.

Auditório / Natal;

27/02/12

IDIARN

10h.

Auditório da SAP / Natal;

27/02/12

DETRAN

10h.

DETRAN / Natal;

28/02/12

DATANORTE

09h.

AUDITÓRIO EMATER

29/02/12

CEASA

07h30min.

CEASA / Natal;

29/02/12

EMPARN

10h.

EMPARN - Sala Reunião / Natal;

01/03/12

FUNDAC

09h.

Auditório EMATER / Natal;

05/03/12

IPERN

11h.

SEDE da ASIPERN / Natal;

08/03/12

Entrega da Pauta Geral à Governadora

A definir.

Governadoria / Natal.


MÁRCIO RIBEIRO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Nosso amigo leitor e atento observador do que passa nesta coluna, trás a informação seguinte:


Saudações a todos(as)! Informo-lhes que a assembléia da FUNDAC, foi adiada para o dia 1º/03(quinta-feira), as 09:00hs. no auditório da EMATER - Centro Administrativo. Nessa assembléia surge uma expectativa, mesmo diante da intransigência do governo Rosalba Ciarlini, que vem literalmente massacrando o conjunto dos servidores, e, sobretudo, com explícita realidade esfacelando o serviço público do Estado do Rio Grande do Norte, que já se arrasta cancerígeno há idos.


Acreditando num provável "discurso socializador" trazido por Carlos Dantas, servidor da FUNDAC, lotado na Comissão de Avaliação do Servidor - CRH, que vem conversando com o pessoal da administração sobre a possibilidade de reajustar o salário dos servidores da Fundac, provavelmente irá trazer algumas informações novas e de interesse de todos nós, porque somos os servidores que têm os menores pisos salariais no âmbito da administração geral do Estado do RN. Outra é a de que não oneramos tanto na folha a ponto de maldições e más interpretações impetradas nas falas do governo. Repassem para o maior grupo de servidores que tiver contatos na sua e nas demais unidades desta data até o dia 01 de março!


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (287) - SOBRE BBB. Infelizmente ainda há audiência pra essa porcaria!!!! Falta de opção? Ou de pudor? Desculpe se há alguém entre vcs..., acredito que NÃO!!!!!!! Conceição Bezerra.


FIQUE SABENDO... "Código de Lei do SINASE". Texto de Márcio Ribeiro – Servidor Público Estadual. (FONTE: e-mail pessoal, Mossoró/RN, em 04/02/2012);

Hermes, está de parabéns a deputada que conseguiu colocar em discussão a punição aos

estudantes que agridem professores, colegas e funcionários de estabelecimentos de ensino,

 e a você por ter gratuitamente postado essa riquíssima informação (edição 486).


Muito embora já se percebe nessa medida mudanças no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que de quebra e sem a inclusão dessa regra disciplinar para "alunos bandidos" e ou "bandidos alunos", se assim eu possa os definir, foi aprovado recentemente (janeiro/2012) uma "nova?" receita de lei que sobrepõe-se ao Estatuto, trata-se do código de lei do SINASE, que ainda bebê recém gestado, nasce com aspectos da caduquice, mas, essa investida da parlamentar já é um "bom" sinal de que algo está se mudando no modo de aplicação de leis no Brasil, que até então só tem dado direitos à criança e ao adolescente que infringe as regras legais, e que fica na certeza de que muito ainda necessita mudar no Estatuto/SINASE.


Para que os deveres sejam mais visíveis, coerentes e concretos do que os direitos, que não estou aqui a desmerecê-los; contudo, apenas dizendo que um país que quer educar os seus jovens "cidadãos" tem que começar em sua base estrutural os regrando de parcos benefícios, ou melhor, dando-lhes atribuições éticas e morais providos de direitos rígidos nas suas formulações adequadas à realidade ambiental, onde se limitem tais direitos.


Até por se tratarem de uso específicos por pessoas em "pleno" processo de desenvolvimento e com formação cognitiva incompleta, bem como que estejam repletos de bons e saudáveis deveres. Os quais lhes permitam crescer e viver com liberdade, com fraternidade e com dignidade, tendo como contra-partida aos acessos disponibilizados em coletividade e em comunidade, à moradia digna, à educação, à saúde e ao lazer.


O dever de respeitar pessoas e espaços públicos/privados, incluindo nesses seus domicílios, suas famílias, seus vizinhos, seus amigos e colegas, etc.


Esses são os deveres impressos que devam ser privilegiados para a juventude, que espera-se num futuro próximo, servir de estreito logístico e balístico, e também de base às três esferas públicas (legislativo, judiciário e executivo), e que espera-se sem nenhum ou no mínimo com pouquíssimos vícios - inclusive os da ordem financeira - deles usufruí-los.


E que hoje têm os seus pares (nós adultos) como telespectadores assíduos e colaboradores de empreitadas desses... . Que essa juventude não carregue nas suas bagagens sociais a descarga da moralidade, ou seja, uma imoralidade sem inconsciente, em muitas das vezes desprovidas de personalidade, sem caráter e insana, que demo-las vida e asas inimagináveis! Abraços, Márcio Ribeiro.


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. O COREN – Conselho Regional de Enfermagem, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 25 (vinte e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 27 de fevereiro/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 2.798,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


BA. A Prefeitura de Juazeiro/BA realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 475 (quatrocentas e setenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20 de março/2012. Escolaridade exigida: Médio / Superior. Salários: até R$ 7.688,35. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabeniza-los nos dias: (15) Cesimar Oliveira;


 = "Obrigado amigo Hermes. Tenho acompanhado seus textos e são muito bons. Fique à vontade. Um grande abraço. Vinícus Guerra". Disponha sempre nobre leitor, seus e-mail são sempre bem vindos e publicados. Saúde e Paz;


 = "Oi companheiro Hermes, feliz ano novo pra você. Parabens pelo novo formato do DC (edição 485), embora eu esteja meio desacostumado, achando ruim, portanto. Eu queria fazer esse concurso do Senado Federal, mesmo não tendo nenhuma simpatia por Brasília, pra morar. Sua media salarial e estimulante. O concurso de Angicos nem o salário está registrado, abraços, Santino". Mestre Santino, as primeiras edições deste ano saíram desconfiguradas, não houve mudança de formato e sim problemas que o "sistema" nos prega, mas, tudo resolvido com o Prof. William Pereira. Quanto aos concursos de Brasília e Angicos, é melhor ficar na região central do nosso torrão, imagine com salários de R$ 8 mil?!!! Ah, tava registrado sim, algo deve ter prejudica o texto. E vamos à luta em 2012;


 = Há 63 anos (15/02/1949) o Prefeito Dix-sept Rosado (in memória) criara, numa canetada só, vinte escolas municipais através da Lei nº 22/49.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 350/2010 (de 14/07), relatamos os seguintes temas: Salário Não Pode Ser Apropriado Por Banco; Agroecologia e Produção Orgânica; Genildo Costa Lança Livro; ADUERN Elabora Tabela de Reajuste e Cria GTs; Bronca do Leitor (168) – Neilton Fontes; FIQUE SABENDO: Comércio: expressiva participação feminina;


 - Fora miséria – Segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Teresa Campelo, até o fim de 2013, véspera do ano eleitoral, o Rio de Janeiro não terá nenhuma família na faixa da miséria absoluta. Será o décimo estado a obter "tamanha vitória". FONTE: Por Walter Gomes. Revista Brasília em Dia, edição 780;


 - Animais na pista – Alguém tem que tomar alguma providência. A situação é calamitosa. Repercutiu muito o acidente com os colegas de imprensa por que são da imprensa, mas é difícil o dia que não tenha algum tipo de problema. Sempre encontro animais vivos nas pistas de rolamento e animais mortos às margens das estradas. Os vivos representam ameaças de tragédias e os mortos representam acidentes que já aconteceram. FONTE: Coluna Prosa & Verso, por Crispiniano Neto, www.defato.com/;


- Dia: ontem foi Dia Internacional do Amor. Amanhã (12) será Dia do Repórter.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos amantes de todas as formas, e aos repórteres em geral.

Quem canta...

"Esse amor demais antigo / Amor demais amigo / Que de tanto amor viveu / Que manteve acesa a chama / Da verdade de quem ama / Antes e depois do amor / E você amada amante / Faz da vida um instante / Ser demais para nós dois... ."  ("De Tanto Amor" – Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Canta: R. Carlos).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário