quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

DC - Coluna de Notícias 487. (Anex: Combatendo o Bom Combate).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 487 (geral) e 3ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

 

Mossoró/RN, quarta-feira, 08 de fevereiro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 6ª/52, Dias: 39/366 e faltam 327 dias para término do ano.

 

"Causo democrático!"

Mané Beradeiro divulgando frases lapidares de amigo seu: "Manda chuva frustrado é aquele que mora no Nordeste", por J. de Castro (mora em Natal, é poeta, jornalista profissional, trabalha em educação e é membro da SPVA-RN - Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:


Através desta coluna registro e agradeço ao amigo leitor, blogueiro (http://universowilliampereira.blogspot.com), xadrista e Professor de Educação Física - William Pereira, como também designer exclusivo deste veículo de comunicação (mais bem pago do RN) pela presteza de solucionar o problema de configuração apresentado no Blog DC – Coluna de Notícias. Parabenizá-lo pelo novo visual por ele criado - confira acessando o endereço eletrônico http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/. Registro, também, que a "Tia Hélderi" será homenageada pelos professores e servidores da Faculdade de Direito/UERN na noite de amanhã (09) às 21h no Buffett do Josué. Uma justa homenagem pelos serviços prestados a universidade e milhares de profissionais do Direito que por ela passaram como professora e orientadora acadêmica. A Professora Maria Hélderi Diógenes de Negreiros já é do quadro de professores de licença remunerada, simpaticamente conhecido como "aposentados". Obrigado Profª. Hélderi, muito obrigado pela nossa convivência iniciada em janeiro/2001 quando fui relotado para o DED – Departamento de Direito. Boa leitura nobre leitor/a.


CANTOR WANDO MORREU NESTA MANHÃ de quarta-feira no Hospital Biocor, em Nova Lima/MG. Wando (66 – *12/10/1945, +08/02/2012) estava internado há cerca de duas semanas. A notícia surpreendeu fãs e familiares porque o artista vinha se recuperando bem de um infarto que sofreu no dia 27 de janeiro.

O músico sofreu uma parada cardíaca nesta quarta-feira. Mesmo com o quadro clínico em estável, os médicos mantinham o alerta sobre o estado grave do cantor. No último domingo, como sinal de recuperação ele divulgou um bilhete para fãs com a mensagem. "Eu estou na oficina de Deus arrumando a turbina. Me aguardem!". A equipe médica vai dar mais detalhes sobre a morte de Wando ainda hoje. FONTE: www.em.com.br/.


AVISO PARA RÁDIOS COMUNITÁRIAS PARA 75 MUNICÍPIOS - O segundo aviso de habilitação 2012 contempla todas as regiões do país. Brasília, 03/02/2012 – O Ministério das Comunicações publicou nesta sexta-feira o segundo aviso de habilitação para rádios comunitárias de 2012. O aviso contempla 75 municípios espalhados por sete Estados: Acre, Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco e Rio Grande do Sul. As entidades interessadas em operar o serviço em alguma das localidades contempladas têm até o dia 3 de abril para se inscrever.


O aviso faz parte do Plano Nacional de Outorgas 2012-2013 e contempla apenas municípios que ainda não contam com nenhuma rádio comunitária autorizada. A meta do ministério é universalizar o serviço até o fim de 2013, fazendo com que cada município brasileiro tenha pelo menos uma rádio comunitária funcionando.

"As rádios comunitárias são importantes porque dão voz às comunidades onde estão inseridas e servem para divulgação e preservação da cultura local. É um espaço diferenciado que a comunidade tem", ressalta a coordenadora de Radiodifusão Comunitária do MiniCom, Sibela Portela.


De acordo com o cronograma do Plano Nacional de Outorgas, mais 11 avisos serão lançados em 2012. No ano que vem, serão 13 avisos de habilitação. Ao todo, 1.425 novos municípios serão contemplados. Inicialmente, os avisos buscam incluir as cidades em que não há nenhuma emissoa comunitária outorgada e nenhum processo em andamento no ministério. Em seguida, passa-se a contemplar os municípios que já apresentaram ao ministério novas demandas por rádios comunitárias. Para ver a relação completa das cidades, a documentação exigida, os locais de inscrição e as instruções sobre como participar do aviso. Em 03/02/2012.


VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO - O diretor-geral do DNIT, Jorge Fraxe, determinou que todos os cargos comissionados do órgão fossem ocupados por servidores de carreira. Com a decisão, que atinge até superintendentes, mais de CEM pessoas deverá deixar os cargos. No Rio Grande do Norte, o superintendente Ezio Gonçalves Reis será mantido, pois se trata de um servidor de carreira, com formação em engenharia civil.


VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO II – Caso todos os dirigentes de órgãos públicos agissem como o general Jorge Fraxe, a sem-vergonhice na política diminuiria consideravelmente. A maioria das coisas erradas que ocorre nos intramuros do poder tem a ver com pessoas que lutam por cargos em comissão.


VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO III – Não defendo a extinção dos cargos comissionados, mas sim sua diminuição. Além do mais, o ocupante deveria provar conhecimento técnico na área em que fosse designado para atuar. Por Erasmo Firmino, http://www.tiocolorau.com.br/, em 07/02/12.


DIRED: INSCRIÇÃO PRÉVIA PELA INTERNET - A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) está realizando até a próxima sexta-feira, dia 10, de forma inédita, a inscrição prévia pela Internet (on line) para os alunos do Ensino Médio, a fim de evitar filas nas 29 escolas com maior demanda de matrículas escolares. Foi disponibilizado o site www.selecaomatriculanovatos.rn.gov.br - onde os alunos podem ter acessos aos links sobre o regulamento e relação das escolas que disponibilizarão inscrições on line.


Da relação das 29 escolas, duas são conveniadas com a Aeronáutica e Marinha, que são respectivamente a Escola Estadual "Santos Dumont", em Parnamirim, e a Escola Estadual Newton Braga, no Alecrim, em Natal. "Nessas escolas 50% das vagas são para filhos de militares". Para fazer as inscrições dos alunos, as Direds e as próprias escolas relacionadas, estão disponibilizando computadores interligados à internet para aqueles estudantes que não possuem computadores em casa.


"Essa inscrição é intransferível", disse a coordenadora de Órgãos Regionais da Educação, professora Elisabeth Jácome da Costa Britto, para inibir, por exemplo, "a venda" de reservas de matrículas por pessoas, que depois desistiam da vaga e repassavam para outras pessoas. FONTE: Assessoria da SEEC, WWW.rn.gov.br/.


MOSSORÓ COM DÉFICIT DE PMs – "Mossoró, com quase 200 homicídios em 2011, não tem uma Delegacia de Homicídios. O que concorre mais à violência: Presídio Federal ou essa deficiência? Mossoró tem um déficit de cerca de 50% em suas necessidades de homens na Polícia Militar, mesmo com dois batalhões militares". Por Carlos Santos – Coluna Herzog, http://blogcarlossantos.com.br/, em 06/02/12.


MOURA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O companheiro, leitor e articulista na Emater nos informa o seguinte:

Colegas, tudo bem! Se você é Técnico Agrícola, ainda da tempo de participar do XXVIII Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas, que será realizado nos dias 06 a 10 de junho de 2012 na cidade de São Luis, no Estado do Maranhão. Faça a sua inscrição na página da Fenata. (www.fenata.com.br) no link XXVIII Encontro Nacional de Técnicos Agrícolas/leia mais. Maiores informações no fone: 9621-2828 (Moura). Vamos participar. Saudações, João Alves de MOURA.


BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (285) - Meu Caro Amigo Hermes. A resposta que tenho para o Jadismar Costa, sobre o BBB, é esta; as comparações trazidas pelo "bronqueiro" não se ajustam como uma luva ao caso focado. A mulher que dirige este País foi escolhida pelo povo. E esse mesmo povo, que sofra as consequências. Os programas religiosos diariamente transmitidos pela Rede Vida, não trazem consequências desabonadora à moral e aos bons costumes. Ir à praia de Tibau/RN, também não serve de paradigma. É um período sazonal.


Os meios de comunicação, especialmente o televisivos, devem explicação a quem concede o seu funcionamento, no que se refere à ética e aos bons costumes, como dito. Independente de censura - que não deve existir, mas que exista um controle - os veículos de comunicação devem responsabilidade perante a sociedade.


Essa "estória" de "Deixa BBB rolar com homens e mulheres saradas..." é pouco provável que depois de uma aventura que virou caso de polícia, os personagens de cucas cheias, saia alguém sarado lá debaixo dos lençóis. Quem quiser que experimente! Trocando em miúdos: Nem na "pensão calango" o sexo se torna tão explícito, como vem acontecendo no BBB. Pelo menos, por lá não se usa o 0300 para dar dinheiro à Globo e à operadora telefônica. E haja bobagem! Como diz o nosso filósofo François Silvestre lá da Serra do Martins..., "Té mais". Forte Abraço, Grande Hermes. DINIZ.


FIQUE SABENDO... "Fernando Peixoto (1937 – 2012)". Texto de Flávio Aguiar – publicado em Carta Maior e sugerido pelo Prof. Antônio Capistrano. (FONTE: e-mail pessoal, em 05/02/2012);


Tenho de Fernando Peixoto o livro Maiakovski: vida e obra, um excelente trabalho sobre esse grande poeta soviético. Fernando Peixoto fez parte da geração de Vianinha (Oduvaldo Viana Filho), Gianfrancesco Guarnieri, Paulo Pontes, Raul Cortez, José Celso Martinez, Augusto Boal e outros grandes da cultura brasileira que revolucionou o teatro brasileiro. Com um fraterno abraço de Antonio Capistrano.


Formado por um dos italianos que buscaram o Brasil no pós-guerra, Ruggero Jacobi, Fernando Peixoto pertenceu à revolucionária geração do Teatro Oficina e do Teatro de Arena, em São Paulo. Militante emérito e inspirador, batalhador incansável da democracia e da inteligência, deixou grande legado, por onde tenha passado. A cultura e o palco brasileiros ficaram mais pobres com sua partida. O artigo é de Flávio Aguiar.


Por estes azares de viagens e desencontros, só agora tomei conhecimento da morte de Fernando Peixoto, ocorrida em 15 de janeiro, aos 74 anos de idade. A cultura e o palco brasileiros ficaram mais pobres.


Assim como o de Olavo Bilac, seu nome completo era um alexandrino perfeito, em dois hemistíquios, nele digno de Racine, desde que se fizesse um staccato entre o primeiro e o segundo:

Fer/nan/do/A/ma/ral//dos/Gui/ma/rães/Pei/xo/to.

1.... 2.... 3.... 4.... 5.... 6.... 1.... 2.... 3.... 4.... 5.... 6


Fernando Peixoto jamais aparecia nas reuniões ou encontros que fosse: ele sempre entrava em cena.

Formado por um dos italianos que buscaram o Brasil no pós-guerra, Ruggero Jacobi, Fernando pertenceu à revolucionária geração do Teatro Oficina e do Teatro de Arena, em São Paulo.


Começou sua carreira, no entanto, em seu estado natal, em Porto Alegre. Vi-o no palco diversas vezes. Era sempre brilhante, desempenhasse o protagonista ou fizesse uma ponta.

O primeiro papel dele de que tenho plena memória é o de Andréa Sarti, o discípulo de Galileo Galilei, na peça homônima desta, de Bertolt Brecht, que assisti no Rio em 1969. Mas lembro-me vagamente dele na peça, que também assisti em 1969, mas em São Paulo, "Na selva das cidades", do mesmo Brecht, no Teatro Oficina, na primeira vez que lá fui.

Também fez "Os pequenos burgueses", de Maximo Gorki, direção de Eugenio Kusnet, e desta, que assisti ainda em Porto Alegre, no Teatro Leopoldina, também tenho vaga lembrança, assim como de "Arena conta Zumbi", que também assisti na capital gaúcha, lá pelos idos de 67 ou 68.


Assisti "O rei da vela" no Rio, em 1969, mas creio que o papel já era desempenhado por Renato Borghi, e não por ele, que o fizera na montagem de estréia.

Posteriormente vi peças que dirigiu, como "Um grito parado no ar" (1973), "Ponto de partida" (1976), "Tambores na noite" (1972), entre outras.


Ele, com Gianfrancesco Guarnieri, Renato Borghi e Othon Bastos, era parte de uma espécie de equipe dos "Três Mosqueteiros" (que na verdade, eram quatro) do teatro brasileiro daquela época.


Fizeram, e ele fez história. Também o vi no cinema, em pontas, como em "Eles não usam Black-Tie", "O beijo da Mulher-Aranha", "O homem do Pau-Brasil".

Convivi com ele numa área não menos importante de sua carreira de homem das atividades culturais, mas mais discreta: o jornalismo. Estivemos juntos nas históricas primeiras jornadas do jornal Movimento, de fins de 1974 aos começos de 1977, quando um daqueles rachas históricos nos colocou em lados opostos: ele ficou entre os "ficantes" e eu saí com os "saintes". Mas isso não abalou a amizade que sempre nutrimos um pelo outro, nem a admiração que sempre senti por ele.


Batalhador incansável da democracia e da inteligência, Fernando Peixoto deixou grande legado, por onde tenha passado. Militante emérito e inspirador.


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Ceará Mirim/RN, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 412 (quatrocentas e doze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16 de fevereiro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 2.500,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


CE. A Prefeitura de Camocim/CE realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 641 (seiscentas e quarenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 17 de fevereiro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 7.347,12. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar: Mateus Aires (08) e Matuzael Aires (09);


 = "Bem vindo a mais um ano de existência do DC. O anexo (da edição 485) define de forma impecável o que é saudade. Francisco Martins". Obrigado companheiro Martins, nosso colaborador. Seus causos democráticos são referências desta coluna embora, não sabem que Francisco Martins é o Mané Beradeiro! ;Também criador do Palhaço Leiturino e um homem que está no mundo para trazer alegria e paz. Um amigo, um leitor, um palhaço, um beradeiro, um pouco mágico, um escritor, um servo do Senhor. Consultem o sitio: HTTP://www.franciscomartinsescritor.blogspot.com/. Valeu irmão!!!


 = "Bom dia amigo Hermes. Inicialmente, quero agradecer-lhe pela divulgação do meu texto (edição 486) – não por ser meu, mas porque é um assunto sério e considero-o de extrema importância para ajudar as pessoas que estão gastando o que não têm para se medicarem e, inevitavelmente, mesmo sem o saber, se prepararem, também, para novas doenças, via as poluições de seus corpos. Para mim, a humanidade está prestes a testemunhar uma grande mudança de consciência e na superfície do planeta. Portanto, novas abordagens têm que ser encontradas e adotadas para que todas as poluições – dos corpos físicos, dos recursos naturais e do psiquismo humano – sejam minimizadas ao máximo possível. Não há mais tempo a perder. Vinícius G. A. Guerra". Amigo Vinícius, de grande valia seus textos, eu que agradeço sua colaboração e aprovação do nosso trabalho. Sua opinião sobre BBB será publicada em breve. Que Deus continue te iluminando;


 = Há 77 anos (09/02/1935) nascia FRANCISCO ALMEIDA LOPES, conhecido popularmente por "COCOTA", natural de Mossoró-RN, filho de Messias Lopes de Macedo e Joana de Almeida Lopes. As gerações presentes têm o direito de saber que houve uma época em que a vida era vivida com inteligência e sensibilidade, de longe do vazio a que às vezes se reduz o cotidiano de todos. Uma época sem drogas, sem violência e sem AIDS, nem gripe suína, quando os violões invadiam, dolentemente, as madrugadas de Mossoró. Esta é época de COCOTA que marcou época com um estilo romântico de interpretar canções pelo simples prazer de cantar. Na flor dos seus 26 anos de idade, COCOTA deixou esta vida vítima de assassinato por causa até hoje pouco explicadas, a 12 de fevereiro de 1961. FONTE: Por Rinaldo Barros, publicado na Jornal Gazeta do Oeste, na base de dos do site: http://oestenews-musica.blogspot.com/.


NOTA DO EDITOR: Cocota, era irmão dos Oséas Lopes, Hermelinda Lopes e João Lopes (o João Mossoró) que, nos anos 60 tornaram-se conhecidos no mundo musical com o sucesso do Trio Mossoró. Os irmãos Lopes continuam no ramo da música e o Oséas Lopes destacou-se com grandes sucessos como Carlos André.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 348/2010 (de 07/07), relatamos os seguintes temas: Contribuição de Inativos; O Programa Revista da Rural; Mossoró Cidade Junina é Avaliado; FIQUE SABENDO: Suspeitas Recomendam Preservar o Machadão (Coluna Roberto Guedes, Jornal de Fato);


 - XVIII GRITO DOS EXCLUÍDOS – A Secretaria Nacional do Grito aguarda sugestões para lema da edição de 2012. A Coordenação Nacional reunirá os articuladores na quinta-feira (09) e receberá as sugestões pelo e-mail: gritonacional@terra.br;


- Dia: Ontem foi Dia Nacional do Artista Gráfico e amanhã (09) será Dia do apresentador de circo.


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos artistas gráficos e aos apresentadores de circo.

Quem canta...

""Respeitável público: A sociedade da Grã Ordem Cavernista / Pede licença para apresentar / O maior espetáculo da terra / - Moro aqui nesta cidade / Que é de São Sebastião / Tem Maracanã Domingo / Pagamento a prestação... ."  ("Êta Vida" – Composição: Raul Seixas. Canta: R. Seixas).

...Os males espanta.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.


*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário