domingo, 13 de novembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 479. (Anexo: Calmante).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 470 (geral) e 74ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, domingo, 23 de novembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 46ª/52, Dias: 317/365 e faltam 48 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro conta que: "Dom Marcolino Dantas - 1º Arcebispo de Natal, quando inaugurou o Edifício Bila, na Ribeira, em plena IIª Guerra Mundial, fez o seguinte discurso: Natal não merece BALA, porque é uma cidade BELA, tem um homem como BILA, que não come BOLA e merece uma BULA de louvor por ter construído um edifício deste. Bala, Bela, Bila, Bola, Bula e abençoou o prédio". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Ontem (20h15min) assisti uma colisão entre um carro e uma moto, a dupla da moto com escoriações e a moto danificada. Motoqueiro com razão e em baixa velocidade. Condutor do carro conduzia a esposa e uma criança de colo. Imprudência de quem??? (....). Se pensar no motoqueiro enganou-se, foi do motorista que fez uma manobra proibida no cruzamento das Avenidas Alberto Maranhão e Augusto Severo. As linhas, abaixo, escrevi para o Jornal O Jabá no último dia dez e será que estava adivinhando? Claro que não, é "fantástico" o número de acidentes envolvendo motos. Boa leitura nobre leitor/a.

"Transtornos no trânsito em prol das benfeitorias são compreensíveis e teremos que tolerar moderadamente. Mas uma coisa que irrita é condutores de veículos que teimam em fazer conversão à esquerda onde semáforos não permitem. Onde é visível a sinalização proibitiva não se respeita, imaginem com a inexistência dela? Quem não se depara com este quadro no trânsito nosso de cada dia? Até a próxima com a permissão de Deus".

APOSENTADOS QUE GANHAM ACIMA DO MÍNIMO pedem reajuste de 11,7% em 2012 - Representantes das centrais sindicais e dos aposentados cobraram na segunda-feira (07), na Comissão Mista de Orçamento, um reajuste nominal de 11,7% no próximo ano para as aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acima do salário mínimo. O percentual representa a reposição da inflação de 2011, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais 80% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) verificado em 2010. A proposta representa um ganho real de 6% no próximo ano.

Os números foram apresentados pelos sindicalistas ao presidente do colegiado, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que representou o relator-geral, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), na reunião. Segundo os sindicalistas, o aumento real provocaria um gasto adicional de R$ 8 bilhões nas contas do INSS. O número, porém, pode ser maior. FONTE: www.camara.gov.br/.

GOVERNO AUTORIZA ALIENAR BENS DA DATANORTE para pagar dívidas trabalhistas. - Os acionistas da DATANORTE – Companhia de Processamento de Dados do RN, em sua Sede Social, na Praça Augusto Severo, 264/66, Ribeira, nesta Capital, reunidos no dia 03/08/2011, às 16:00 horas, com a presença do representante do acionista majoritário, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, o Procurador Geral do Estado, Dr. Miguel Josino Neto deliberaram sobre a alínea "a" que trata da proposta de alienação de parte dos ativos integrantes do Patrimônio Imobiliário da DATANORTE, em especial aqueles oriundos da extinta COHAB, advertindo que boa parte dessas áreas se encontra invadida e ocupada por assentamentos clandestinos.

Fundamenta a proposta na necessidade de quitação de dívidas trabalhistas orçadas pelo egrégio Tribunal Regional do Trabalho desta 21ª Região em mais de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais). Em seguida, apontou o Sr. Presidente que, autorizada a alienação, serão adotadas as providências no sentido de avaliação de preços pelo mercado e Leilão Público para este fim.

DR. JOSÉ MARIA ALVES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O amigo, meu maior incentivador e parceiro do seu do Blog Sistema JMA por 2 anos nos informa o seguinte:

Desde quinta-feira (10), que não estou prestando qualquer tipo de assessoria de ordem jurídica à direção do Hospital Regional Tarcísio Maia na cidade de Mossoró. A decisão nós comunicamos ao diretor daquele estabelecimento hospitalar, médico Ney Robson Alencar. A única assessoria que permanecemos atuando é aquela, que já estamos há mais de duas décadas, junto à Secretaria Estadual da Saúde. FONTE: www.sistemajma.blogspot.com, em 10/11/11.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (268)Olá Hermes como vai? O trabalhadores do Detran/RN suspenderam temporariamente a greve, mantiveram o ESTADO DE GREVE e, portanto, poderemos retomar com a greve caso o governo não pague nossos direitos e nem decida pela homologação do concurso e nomeação dos aprovados. Além do saldo remanescente da Lei Complementar 424/10, dividido pelo governo em 04 parcelas iguais de setembro a dezembro/11 (não cumprido pelo governo até agora) que, no caso do Detran, reestrutura a Lei 8014 de 2001 (Lei que instituiu um Plano de Cargos, Funções e Remuneração na Autarquia); temos as promoções que deveriam ser publicadas e implantadas em outubro último; o pagamento das promoções de 2009, já publicadas e não pagas; o pagamento referente a mudança de graus dos níveis médios que concluíram uma graduação, como os de nível superior que concluíram uma segunda graduação e demais processos já conclusos e não pagos.

Quanto à homologação do concurso público do Detran-RN e a nomeação dos aprovados (282), onde o governo, em julho último afirmava não ter ainda data, é preciso destacar que há, por parte do próprio governo, uma retomada nas realizações de concursos e convocação de aprovados. Como exemplos têm o concurso para professores cuja previsão de convocação já é com o início do ano letivo de 2012. Temos ainda a convocação dos aprovados no concurso da saúde, publicado no Diário Oficial do Estado do último dia 18 de outubro. No Detran, continuamos a depender da nomeação dos aprovados no último concurso, realizado em dezembro de 2010. Antes desse concurso, onde está pendente sua homologação e nomeação, o Detran realizou um concurso público em 1977, mais de 34 anos atrás. Por enquanto são essas as informações. Um grande abraço e até breve camarada, Alexandre Guedes.

FIQUE SABENDO... "Coleção Mossoroense – Projeto de Expansão". Matéria sugerida por Caio César Muniz. (FONTE: e-mail pessoal em 27/10/2011);

"Desde 2009 a Fundação Vingt-un Rosado, mantenedora da Coleção,

 iniciou um processo de divulgação e disseminação do acervo".

Dando seguimento ao projeto de apoio a bibliotecas através da doação de títulos da Coleção Mossoroense, a Fundação Vingt-un Rosado entregou no último dia 25 de outubro, 3.200 livros para a Universidade Estadual do Ceará – UECE. As obras doadas, abrangendo as áreas do conhecimento em Pedagogia, Geografia, Letras, Literatura e Ecologia, serão alocados nas bibliotecas da capital (Itaperi e Fátima) e nos seis campi da UECE no interior do Estado: Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte; Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, em Quixadá; Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu; Faculdade de Educação de Crateús; Faculdade de Educação de Itapipoca e Centro de Ciências e Tecnologia, em Tauá.

Desde 2009, quando a editora completou 60 anos de existência, a Fundação Vingt-un Rosado, mantenedora da Coleção, iniciou um processo de divulgação e disseminação do acervo, composto por mais de quatro mil obras, distribuídos em mais de 100 mil exemplares. De lá para cá, cerca de 15 mil obras já foram doadas para diversas instituições públicas de ensino do país.

Para o Reitor da UECE, professor Assis Araripe, a doação chega em muito boa hora: "esta doação é de fundamental importância para esta Universidade. Não só para as bibliotecas da capital, mas principalmente para as que ficam localizadas no interior do Estado, tão carentes que são de material bibliográfico".

A equipe da Fundação Vingt-un Rosado ainda foi convidada para a solenidade de inauguração da nova sede da Editora da UECE – a EduECE, ocasião que contou com a presença da Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, doutora Cláudia Leitão, que elogiou a postura da Fundação em doar livros, mesmo diante de tantas dificuldades passadas pelas instituições do chamado terceiro setor: "sabemos das dificuldade pelas quais passam as ONGs, as Fundações, empresas do terceiro setor, então é bastante louvável a postura desta Fundação e serve de exemplo para tantas outras espalhadas pelo país." Disse a secretária. 

Para os editores da Coleção, este trabalho só engrandece o trabalho iniciado por seu idealizador o professor Jerônimo Vingt-un Rosado Maia, em 1949, além de disseminar todo este conhecimento que foi adquirido e publicado ao longo de todo este tempo pela editora e divulgar o nome da Coleção Mossoroense para outras regiões.  

Além da UECE, também já receberam doação de livros da Coleção Mossoroense, através da Fundação Vingt-un Rosado, as seguintes instituições:

- Fundação Joaquim Nabuco (Recife/PE);

- Academia Vitoriense de Letras e Artes (Vitória de Santo Antão/PE), que não possuía ainda uma biblioteca;

- UERN, Campus de Assu, montando um núcleo de estudos para toda a região;

- Universidade Regional do Cariri (URCA – Crato/CE);

- Universidade do Vale do Acaraú (UVA – Sobral/CE);

- Academia Iracemense de Letras e Artes (Iracema/CE);

- Grupo de Leitura de Pereiro/CE;

- Biblioteca Pública de Grossos/RN;

- Biblioteca Pública de Nova Floresta/PB;

- Assentamento Canudos/RN;

- Comunidade de Poço Novo (Baraúnas/RN);

- Grupo Mutirão (Luís Gomes/RN);

- Centros Culturais do Banco do Nordeste do Brasil (Fortaleza/CE, Juazeiro do - Norte/CE e Sousa/PB).

Instituições interessadas em receber o acervo devem enviar ofício à Fundação Vingt-un Rosado no endereço: Av. Jorge Coelho de Andrade, 13 – B: Costa e Silva – Mossoró/RN – CEP: 59.625-400. Outros contatos pelo telefone: (84) 3312-2675/(84) 8898-8567ou 9653-1519 (Com Caio César Muniz) ou pelo e-mail: fvrcm@uol.com.br/.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN - A Prefeitura de Coronel Ezequiel/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 88 (oitenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições PRORROGADAS até o dia 17 de novembro/2011, escolaridade exigida: Fundamental / Médio e Superior. Salários: até R$ 8.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

SE: O IFS – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 69 (sessenta e nove) VAGAS PARA PROFESSORES com salários até R$ 5.474,48. Inscrições abertas até o dia 20 de novembro/2011, escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Ivanilda Xavier (13). Registro o aniversário (hoje) da querida Tia Iolanda que, não é leitora mas temos uma filha e neta que são. Nosso parabéns com votos de saúde e paz a ambas;

 = "Caro amigo Hermes Oliveira, retribuo os elevados sentimentos de amizade ao agradecer-lhe por incluir-me, na sua imensa nominata de amigos e amigas, no DC No 468, de 05/11/11, mais precisamente, no Anexo: Agradecimentos. Reitero a você e ao público leitor desse conceituado Blog, que a nossa amizade verdadeira procede de longas datas. Desde aquela época, que você foi secretário da Faculdade de Letras e Artes-FALA , no Campus Central da UERN, aqui em Mossoró. A propósito, parafraseando um dos decanos da imprensa local, nosso dileto jornalista Emery Costa, da Rádio Rural e de O Mossoroense, Lá se Vão ... cerca de três décadas, se não me falha a memória. Amigo Hermes, que o Criador do Universo sempre conceda-lhe saúde física, psíquica e espiritual, para continuar tocando esse órgão de comunicação, realmente, aberto, democrático e plural, que tantos bons serviços tem prestado aos movimentos sociais e à coletividade de Mossoró, da nossa Região e do RN. E ainda, apesar de tudo isto, tem se constituído desde a sua criação, numa verdadeira ponte de fazer amizades, bem como consolidar as já existentes. Abraços – Luiz Carlos / Ex-dirigente da ADUERN". Muito obrigado grande companheiro Luiz Carlos, volto a fita mais atrás. Eu garoto, aos 17, você acadêmico, nossa amizade se aproximou quando você passou a ser monitor (do saudoso Prof. Morais Filho) e iria dá aulas aos sábados e nessa condição íamos de Kombi Amarela (p/ funcionários e professores) da UERN dirigida pelo saudoso Seu Luiz, cuja concentração às 13h30 na Drogaria Skinão – Pça. Vigário Antônio Joaquim. Muita paz e saúde a você e familiares e que Deus vos abençoe!;

 = "Bravo Hermes, leio assiduamente suas colunas DC Notícias e Arrumadinho. Sinto falta do "Democratizando Amenidades". Deixou de circular? Lima da Silva; Prezado Lima, questionaste bem. Não deixei "oficialmente" de editar. É que o tempo é muito curto para mim, dizem que tempo é prioridade e não estou priorizando o Democratizando Amenidades. Bom lembrar que o DA foi fundado há 03 anos (24/10/2008) e o editava aos domingos; na época disponibilizava-me de tempo livre e hoje não ocorre mais. Sábados e domingo fico longe do computador e hoje é uma exceção devida não ter concluído a edição de ontem. Ah!, recebo muitas colaborações do gênero "amenidades" e estou armazenando para, quem sabe, retornar a regularidade em breve. Abraços e saúde amigo;

 = Há 14 anos (12/11/1997) era criado o Conselho Municipal do Fundo de Apoio Comunitário, através da Lei nº 1.128.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 331/2010 (de 11/05), relatamos os seguintes temas: Restrições: eleitor que perdeu o prazo; Poranduba; Concurso na UERN Garante Vaga em P. dos Ferros; Mossoró Ganhará Segurança com Uso de Câmeras; FIQUE SABENDO: Frente Parlamentar discute políticas públicas de combate ao crack;

 - Decepção e frustação no desabafo de um artista que mostra seu talento nas noites musicais da Praça da Convivência: "O valor do cachê é cem reais por quatro horas de trabalho pago com seis meses de atraso depois de muita peleja. Até a água e o lanche foram cortados". Está ruim que só! Fonte: Coluna Paulo Pinto, www.jornalomossoroense, 01/11/1011;

 - Remanejamento - Lembra-se da guerra dos deputados rosalbistas contra o remanejamento de 5% do orçamento do Governo do Estado nos tempos de Iberê? Pois bem. Neste ano, Rosalba, a mesma Rosalba que comandou aquele movimento sórdido de emparedar o governo com fins eleitoreiros, já remanejou 9%. Nada menos que R$ 848 milhões. O mais grave é que o deputado Fernando Mineiro está provando por A + B que ficou superávit do governo anterior tão acusado de ter acabado com os cofres do Estado... . FONTE: www.defato.com, Coluna Prosa & Verso – Crispiniano Neto, em 11/11/2011;

 - Hoje é Dia: do Moço Espírita e Dia do Mau Humor (em Porto Alegre). Amanhã (14) será Dia Nacional da Alfabetização e Dia dos Bandeirantes.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos moços espíritas, profissionais da alfabetização e aos bandeirantes.

Quem canta...

"Meu último pedaço, antes de ser engolido ainda pensou grilado: / Quem será este desgraçado dono desta zorra toda? / Já tá tudo armado, o jogo dos caçadores canibais / Mas o negócio aqui tá muito bandeira / Dá bandeira demais meu Deus... ."  ("Metro Linha 743" – Composição: Raul Seixas. Canta: R. Seixas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário