sábado, 26 de novembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 474. (Anexo: Aprendiz: eu não sabia).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição nº 474 (geral) e 78ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, Sábado, 26 de novembro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 48ª/52, Dias: 330/365 e faltam 35 dias para término do ano.

 

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro recorre ao baú para afirmar: "A vida do homem do campo é assim: de dia na agricultura, e de noite na criatura. E haja filhos!". (Fonte da imagem:http://mossoroemfoco.blogspot.com/2010/06/rotina-do-homem-do-campo_06.html. Postado em 18/10/2010 por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Com meus 35 anos de serviços prestados na UERN, ex-FURRN, 20 deles dedicados a Faculdade de Letras e Artes – FALA, ex-ILA, passando pela Pró-Reitoria de Planejamento e Pró-Reitoria de Ensino e, ultimamente, 10 anos, lotado na FAD – Faculdade de Direito; vivi muitos momentos importantes e até de sacrifício nas décadas de 70 e 80. Vi nascer às associações dos docentes e dos técnicos administrativos (*) e presenciei as ações do DCE – Diretório Central de Estudantes outrora mais aguerrido. Para não me estender muito, quero registrar o momento impar vivido nesta semana de uma notícia que me orgulha muito, não só a mim, e sim a todos que fazem a FAD, indicada ao SELO OAB DE QUALIDADE como destaque na qualidade do ensino. Foram 791 cursos avaliados e apenas 90 receberam a recomendação da Ordem dos Advogados do Brasil na 21ª Conferência Nacional dos Advogados. No país são 1.210 cursos, só foram avaliados os que preencheram os requisitos entre eles o de ter participado dos 3 últimos Exames de Ordem Unificado. No ranking por aprovação no 4º Exame, a FAD ficou em 2º lugar após a UFRN (1º). Parabenizo a todos os segmentos da UERN, especialmente os da FAD em nome dos Professores Francisco Péricles de Amorim e Maria Hélderi de Queiróz Negreiros, Diretor e chefe de departamento, respectivamente. Boa leitura nobre leitor/a.

SENADO DIFICULTA CONSUMO DE ÁLCOOL E CIGARRO - O Plenário do Senado Federal aprovou nesta semana duas importantes restrições ao consumo de álcool e cigarro. Na manhã desta quinta-feira (24), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) deu parecer favorável a projeto de lei que faz alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90). De autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), o PLS 508/2011 torna crime a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos.

A matéria segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que a examinará em decisão terminativa.

Na terça-feira (22), foi aprovado projeto de conversão de Medida Provisória que aumenta o imposto sobre o cigarro e proíbe o consumo de tabaco em recintos de uso coletivo fechados ou abertos, públicos e privados. Mesmo os chamados fumódromos estão proibidos em território nacional, conforme texto já enviado a sanção presidencial.

A venda de álcool para menores de 18 anos é considerada atualmente uma contravenção penal. Uma vez tipificada como crime, poderá ser punida de forma mais rigorosa. O projeto prevê pena de dois a quatro anos e multa a quem vender, fornecer, servir, ministrar ou entregar bebida alcoólica ou outros produtos cujos componentes possam causar algum tipo de dependência física ou psíquica.

Também está prevista sanção administrativa de multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil e interdição do estabelecimento comercial. FONTE: Agência Senado, www.senaddo.gov.br, em 24/11/2011.

ENSINO PÚBLICO: ABSURDO, DUAS HORAS A MENOS - Um estudo feito pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) em parceria com o Instituto Unibanco revelou que os adolescentes que cursam ensino médio em instituições de ensino públicas no Brasil têm, em média, apenas uma hora e 45 minutos de estudo na escola por dia. A duração de um dia letivo é, normalmente, de quatro horas. A pesquisa, que entrevistou alunos de 36 turmas de 180 escolas de três grandes cidades e regiões do País. As regiões onde o estudo foi feito não foram reveladas.

As escolas foram divididas em três categorias, de acordo com o nível de oportunidade de ensinar, nos quais o grupo 1 representa as instituições de ensino que têm carga horária de 83% de seus potenciais de capacidade total, enquanto no grupo 3 estão os colégios que usam somente 58% de seus potenciais letivos.

De acordo com o levantamento, os estudantes que cursam ensino médio em uma escola do grupo 1 estudam, em média, duas horas e 13 minutos por dia na escola, enquanto usam uma hora e cinco minutos de seu dia para se dedicarem à alguma atividade relacionada aos estudos, como a realização da lição de casa ou de algum trabalho ou a leitura de um livro.

No grupo 2, os alunos têm cerca de uma hora e 44 minutos diários de estudo na escola, enquanto reservam uma hora e três minutos para as atividades relacionadas à educação em casa. Já no grupo 3, o tempo dedicado às atividades escolares é quase o mesmo: uma hora e 17 minutos na escola e uma hora e dez minutos no restante do tempo. Apesar do pouco tempo dedicado à educação, 86% dos entrevistados afirmaram que pretendem continuar os estudos e cursar uma faculdade. FONTE: R7, na base de dados do site: http://vejabemvr.blogspot.com, em 25/11/11.

SERVIDORES DA EMATER TERÃO ASSEMBLÉIA EM ASSU – Mesmo sem o pagamento das parcelas restantes dos PCCRs de várias categorias do estado até o momento, o Estado de Greve prevalece no Detran e Emater. No entanto, está confirmada a Assembleia Geral dos servidores da EMATER para a próxima quarta-feira (30), às 10h. Na pauta de discussão está o cumprimento do PCCR, Repasse da Audiência com a Governadora (25/11) e deliberações. O local da assembleia é no Restaurante e Balneário Acqua Vale, localizado na BR 304, Km 47 em Zona Rural de Município de Assu/RN. O ponto de referência: a direita da rodovia que liga a Br 304 ao Município de Paraú/RN.

CINECLUBE EXIBIRÁ "A VIDA SECRETA DE ADOLF HITLER" neste sábado, a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, após ocorrerá o costumeiro debate. O filme é um documentário com duração de 53 minutos, originário dos EUA e lançado em 1958. Lembrando que a entrada é livre. O Hotel Villa Oeste está situado a Av. Presidente Dutra – Ilha de Santa Luzia.

Sinopse: Uma visão aterradora e penetrante da vida de um monstro da humanidade Adolf Hitler, considerado a besta. O responsável peal morte de milhões de almas inocentes das formas mais sádicas e cruéis imagináveis. Inclui entrevistas com a irmã do monstro e de leais comparsas que estavam ao seu lado no bunker nazista nas últimas hora de sua deplorável. O filme ainda levanta questões como eu envolvimento com Eva Braun e outros aspectos de uma mente mórbida e doentia. Um filem feito logo após o final da guerra e que constitui valioso documento para se entender o maior conflito armado do Século XX.

ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O amigo professor, poeta, repentista e promotor cordelista, Aldaci, andava meio sumido e de repente dá a sua de correspondente:

"No próximo 3 de dezembro (sábado) a partir das 21h30min, no Cafezal (Memorial da Resistência), estaremos realizando um Festival de Cantadores do Nordeste em Mossoró, evento resultante de um Projeto nosso aprovado no Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel - Patativa do Assaré - edição 2010, do Ministério da Cultura. Teremos cinco das grandes duplas de Repentistas do Nordeste participando, além das apresentações especiais de talentosos poetas de nossa região. Convido o amigo e seus leitores, que também se identificam com a poesia popular nordestina. Grande abraço. Aldaci de França".

Nota do editor: Na próxima edição confirmaremos os nomes dos poetas a participarem e volte sempre amigo Aldaci.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (272)Caro Amigo Hermes, na edição 470 do DC, voce tocou num tema bem interessante, Mossoró, a "capital brasileira da cultura". Quero reforçar a sua informação, a POEMA, Poetas e Prosadores de Mossoró, depois daquele episódio da COBAL em março, quando fomos expulsos, daquele local público, por estarmos mostrando artes para as pessoas que lá estavam (música, poesia etc.) pelos seguranças e pelo gerente ou diretor daquele orgão, nos ameaçando inclusive de chamar a polícia para nos retirar. Pois bem após esse fato o chefe de gabinete o Sr. Gustavo Rosado (irmão da prefeita Fafá Rosado) chamou a POEMA para uma conversa para resolver o episódio, e nos prometeu um espaço mensal no MEMORIAL DE RESISTENCIA (CAFEZAL). Começamos no mês de Maio, com espetáculo com as poetisas da POEMA, depois em Julho e assim por diante. Só que cachê de julho só foi pago agora em novembro e parcelado em duas vezes. Concluindo meu caro Hermes DC, assim é muito bom dizer que apoia a arte em Mossoró. Até nós dois faríamos artes assim. Gostaria de dizer também, que no próximo número vou falar do "couver" artístico que os bares de Mossoró cobram e o valor que é repassado para os cantores da noite. Atenção Ministério Público. Josué Damasceno.

FIQUE SABENDO... "Uva: amiga do coração e da juventude". (FONTE: O Dia Online, na base de dados do site: www.endividados.com.br. Rio, em 21/11/2011);

Consumo da fruta pode prevenir doenças cardíacas

 e o envelhecimento precoce.

Além de gostosas, as uvas podem ser grandes aliadas da saúde. Elas têm alto valor nutritivo e poderosos antioxidantes, os flavonoides, que aumentam a concentração de HDL (colesterol bom) no organismo. Segundo especialistas, o consumo da fruta também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, a pressão arterial e o envelhecimento precoce.

"O ideal é consumir a uva com casca e sementes. Isso porque a vitamina F, presente nas sementes, estimula o crescimento infantil. Outro benefício provém da vitamina A, que evita o envelhecimento precoce", diz a nutricionista Marcela Guimarães.

Já o presidente da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio, Waldir de Lemos, lembra que as vitaminas são fundamentais para o desenvolvimento de bebês. "Gestantes devem consumir uvas", diz.

Mas os benefícios não se restringem somente à fruta. Especialistas destacam que o vinho tinto e o suco de uva concentrado podem (e devem) ser consumidos diariamente, por seus benefícios cardiovasculares. "Um a dois cálices durante as refeições é o ideal", recomenda a médica ortomolecular Luciana Granja.

No entanto, a ingestão de vinho deve ser evitada por gestantes, pessoas com problemas gastrointestinais, com tendência ao alcoolismo, ou que sofrem de cefaleia.

"Para essas pessoas, o melhor é ingerir o suco concentrado de uva. O álcool gera radicais livres, moléculas instáveis de oxigênio que podem também causar danos aos tecidos dos vasos", diz Luciana.

Já o vinho branco e o suco de uvas brancas não têm o mesmo benefício. "Uvas brancas ou verdes não contêm os flavonoides que as pretas e rosadas possuem", explica.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN - A Prefeitura de Parnamirim/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 277 (duzentas e setenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 19/12 a 05 de janeiro de 2012, escolaridade exigida: Médio e Superior. Salários: até R$ 2.464,96. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL: PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S/A realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 350 (trezentas e cinquenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS com salários até R$ 6.21719. Inscrições abertas no período de 13 de dezembro/2011, escolaridade exigida: Médio e Superior. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "Meu querido! Obrigado por sua mensagem. LUMIÈRE, é uma nova fase de nosso empreendimento, que se destina distribuir Luz e energias positivas para as pessoas, e também uma referência aos irmãos Lumière criadores do cinema. Afinal de contas as artes e a cultura, são elementos inseparáveis nessa minha jornada por este plano físico momentâneo, que todos trilhamos pelos caminhos da eternidade. Bjo em seu coração iluminado pelo senso de justiça que sempre lhe acompanha. Uyrandêi Lemos". Registro este diálogo mantido esta semana, via facebook, onde o artista pernambucano Uyrandêy toca violão e um restaurante em Olinda que mudou o nome de "Recanto do Lemu's" para "Lamunière – Bar, Restaurante e Pizzaria". Essa nova fase será inaugurada na noite de hoje. Sucessos amigão, muito sucessos e guardo seu convite para, quem sabe, utilizá-lo num tempo bem próximo! Se Deus quiser, saúde e paz;

 = "Rokatia faço das palavras do meu cunhado Hermes Oliveira as minhas, pois, eu o acopanhei de perto e graças a Deus que ele foi curado do CA, e com muita força de vontade. Julimonte". Prezado amigo Julimar Monte, que Deus te abençoe com extensão aos demais familiares. Com satisfação registro que você e Edinalva Oliveira, irmã de sangue e fé, foram os primeiros a nos acolher. Este diálogo foi ocasionado ao apelo da professora e leitora Rokátia Kleania em 24/11 (no facebook), que a conheci no então ILA – Instituto de Letras e Artes e hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes da UERN. Querida Rokátia, saúde e paz;

 = Há 89 anos (25/11/1922) Mossoró recebia a visita do Marechal Cândido Mariano Rondon, inspecionando as obras contra as secas.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 335/2010 (de 22/05), relatamos os seguintes temas: Lei de Cotas Ainda é Constitucional; Jornalista – Projeto de Lei Exige Diploma; SINAI e Campanha Salarial; João Paraibano e Zé Cardoso; Nilo Santos no Departamento Médico; FIQUE SABENDO: Falta Água ou Falta Responsabilidade, Por Carlos Oliveira;

 - Institucionalização da corrupção - Mais uma organização criminosa instalada no governo Wilma de Faria (PSB) é revelada ao grande público. Desta feita, a quadrilha atuou no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN), usando como instrumento o contrato de inspeção veicular ambiental, a partir de fraude em licitação, distribuição de propina, celebração viciada de convênios e uso de influência política para lesar o erário e o cidadão-contribuinte. O modus operandi é o mesmo de outros crimes descobertos ao longo de oito anos da administração Wilma, batizados de "Foliaduto", "Foliatur", "Hígia", entre outros, que impregnaram nas mais diversas repartições da máquina administrativa. FONTE: www.defato.com, Coluna César Santos, em 25/11/11;

 - Câncer - De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, este ano podem ser registrados cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama, no Brasil. Daí a necessidade de aumentar o número de mamografias pelo Sistema Único de Saúde, para mulheres entre 50 e 60 anos. FONTE: www.gazetadoes.com.br, Coluna Raio X, por Ciro Ney, em 28/10/11;

 - Ontem (25) foi Dia: da Baiana do Acarajé, Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher, Dia Internacional do Doador de Sangue e Dia Latino-Americano e Caribenho de Luta Contra a Violência à Mulher (desde 1981). Amanhã (27) será Dia do Técnico de Segurança do Trabalho e Dia Internacional da Prevenção e Luta Contra o Câncer.

 (ver slide Aprendiz em mgm diversas no notebook);.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: as baianas do acarajé, aos agentes defensores da luta contra a exploração das mulheres, aos técnicos de segurança do Trabalho e doadores/ras de sangue.

Quem canta...

"Teu! Todo teu / Minha! Toda minha / Juntos essa noite / Quero te dar todo meu amor... / Toda! Minha vida (siiiiimm) / Eu te procurei (nananananá) / Hoje sou feliz / Com você que é tudo /O que sonhei... / Oooohhhh! Eu te amo! / Oooohhhh! Eu te amo meu amor / Oooohhhh!  Eu te amo!  E o meu sangue ferve Por você... ."  ("O Meu Sangue Ferve Por Você" – Composição: Sidney Magal. Canta: S. Magal).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 13/07/2010 toma posse como titular no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário