quarta-feira, 26 de outubro de 2011

DC - Coluna de Notícias 465. (Anexo: Quem Me Tocou?).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição 465 (geral) e 69ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 26 de outubro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 43ª/52, Dias: 296/365 e faltam 69 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro rondando o interior do estado não esqueceu de nós: "Em Mossoró, há muitos anos, perguntaram a um aluno quais eram os ossos da cabeça. Ele respondeu eufórico: - Quenco, Pau da Venta e Queixada!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Fico questionando como as pessoas nunca estão contentes com o tudo ou com o nada. Falo agora a respeito das lombadas em frente aos estabelecimentos escolares, ora, se não tem segurança para os alunos falam, quando tomam providencias procuram defeitos. Hoje observei uma jovem grávida querendo atravessar a pista de rolamento bem em frente ao Colégio Abel Coelho, para a infelicidade da jovem o acesso ao portão não dispunha de faixa para pedestres e os redutores de velocidade estavam bem distantes onde a jovem se colocara. Aí passei a observar as demais faixas, uma bem marcada em frente ao Fisk, outra após as escolas Abel Coelho e Lavoisier Maia e a terceira em frente à garagem da TCM. Boa leitura nobre leitor/a.

MP RECOMENDA ANULAÇÃO ENEM 2011 O MEC – O Ministério Público Federal vai recomendar a anulação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2011, ao Ministério da Educação, após constatar que 13 questões da prova eram idênticas as de um simulado elaborado em Fortaleza. O procurador da República Oscar Costa Filho foi procurado pelos candidatos, nesta terça-feira (25/10), que demonstraram a cópia literal de questões da prova amarela.

Para o procurador, trata-se mais uma vez de vazamento de provas. Ele ressaltou, ainda, a importância de uma investigação pela Polícia Federal para apurar os responsáveis. "É necessário que se imponha, de uma vez, a constitucionalidade no Enem, que significa o direito de recorrer em caso dos candidatos se sentirem prejudicados", explica Costa Filho. Com informações da Assessoria de Imprensa do MP-CE. Fonte: www.conjur.com.br, em 26/10/11.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS DIVULGA BALANÇO DE CONQUISTAS – Recebemos release do Sindicato dos Bancários de Mossoró e região, focalizando o resultado de greves de 24 dias: 1) CEF: - Nesta terça-feira, dia 25, às 14h, em Brasília, assinado com a Caixa Econômica Federal, o acordo aditivo à Convenção Coletiva Nacional de Trabalho de 2011/2012, o chamado acordo específico. Crédito nesta quinta (31) do primeiro salário com reajuste de 9%; 2) ITAU: - Quanto vem de PLR? O Itaú Unibanco confirmou que os trabalhadores do banco receberão na quinta-feira (27/10) o salário já reajustado pelo índice de 9%; 3) BB: - Assinado acordo aditivo com o Banco do Brasil; 4) BNB: - Greve do BNB é por pendências históricas. Não é apenas por reajuste salarial! Nunca é demais lembrar que os funcionários do BNB estão de braços cruzados ao trabalho há 24 dias não apenas pelo reajuste salarial, mas também – e principalmente – pelas pendências históricas que se arrastam há anos sem nenhuma perspectiva concreta de serem solucionadas.

Convenção Coletiva é assinada - Bancos antecipam PLR até dia 31. Os bancários, representados por suas federações e sindicatos assinaram na tarde de sexta-feira, dia 21, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2011/2012 com a Fenaban, em São Paulo.

ADVOGADA DO SINAI ESCLARECE AÇÃO – Este editor foi indagado sobre indeferimentos de ações buscando incorporação de gratificação para TNS, alegando falta de acompanhamento dos processos. Consultando a Dr. Irany Germano, ela nos informa o seguinte:

"Deve ter algum equívoco porque não tivemos recursos fora do prazo. A perda da ação é algo uniforme e já conhecido no tribunal inclusive. A questão está pacificada como prescrita pelo tempo que demorou para os autores ingressarem na justiça. Lamento e tentei, mas mesmos nos processos em que recorremos estamos perdendo todos. Outro detalhe: não perdemos por falta de acompanhamento do processo!!! Quem disse isso está absolutamente equivocado". Atenciosamente Irany.

Nota do editor. Para os interessados no assunto, a Drª. Irany está disponível para maiores esclarecimentos todas as quintas-feiras na sede do SINAI em Natal, e para o pessoal do interior do estado é só ligar para o fone (84) 3206-1851 a partir das 15h. Obrigado Doutora Irany.

AILTON SIQUEIRA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Mais uma estreia para este quadro: Prof. Ailton Siqueira - UERN.

Caros amigos, colegas, parceiros etc. É com muito prazer que convido a todos voces para mais um ENCONTRO COM AUTORES. Esse projeto de extensão já vem acontecendo a 3 anos. E esse ano é a primeira vez que ele acontece, já que estamos retomando as aulas e que somente agora ele foi novamente aprovado pela PROEX. Abaixo, todos os detalhes do encontro ok? Repassem a suas listas, por favor Cósmico abraço, AILTON SIQUEIRA.

Local: Sala de Exposição de Artes – Memorial da Resistência (Av. Rio Banco – Mossoró/RN), às 17h; Tema: "A Influência de Manoel Bandeira em Minha Poesia" com Gustavo Luz (Poeta).

BRONCA DO LEITOR (263) - Prezado Hermes, sinto informar à comunidade sobre as leis recentemente aprovadas no Estado do Rio Grande do Norte, pois estas deixam claro que o tratamento dispensado aos servidores públicos estaduais não é igualitário por parte do Governo, visto que algumas categorias recebem seus aumentos e gratificações especiais enquanto outras são ignoradas. Só este ano foram aprovados aumentos, novas gratificações e um plano de reaparelhamento do MP. O Ministério Público merece todas essas melhorias e eu posso aplaudir de pé tais ações de fortalecimento, mas fico aqui me perguntando: como é que tem tanto dinheiro para investir no MP, mas não tem um tostão para investir na UERN, no DETRAN, na FJA, entre outras?

Encaminho as leis recém-aprovadas que criam gratificações no MP e aumento o vencimento do MP, auxílio alimentação no MP e plano de reaparelhamento do MP. Por favor, abra e veja o número pois estou com um pouco de pressa e não posso olhar. Está tudo em PDF bem direitinho. (Lei Complementar 457, de 14/10/11, concedendo Auxilio Alimentação no Contracheque do Servidor (?)  e Lei Complementar 458, de 14/10/2011, cria gratificações no âmbito do Ministério Público; Lei 9.486, de 1º/06/2011, dispõe sobre FRMP – Fundo de Reaparelhamento do MP e Lei 9.557, de 14/10/11, reajusta em 10% o vencimento mensal dos Auxiliares de Apoio Administrativos do MP.

Nota do editor: Os documentos acima citados estão anexados ao e-mail da bronca do leitor, porém, eles podem ser lidos no Diário Oficial do Estado nas referidas datas.

FIQUE SABENDO... "Carta às mães e pais brasileiros". Texto sugerido por Aryanne Queiroz. (FONTE: e-mail pessoal em 24/10/2011);

"Mães pela Igualdade" são um grupo de mães de todos os cantos do Brasil que estão unindo suas forças para dar um recado claro contra a discriminação, a violência e a homofobia crescentes e mostrar ao país que a igualdade é um valor familiar.

Para avançar a ideia de que a IGUALDADE É O VALOR FAMILIAR MAIS IMPORTANTE.

Nós, Mães pela Igualdade, gostaríamos de pedir dois minutos de silêncio e atenção para refletirmos sobre o Brasil que queremos. Dois minutos para lembrar nossos filhos e filhas. Durante esses minutos, busquem em suas memórias o momento em que viram pela primeira vez o bebê tão esperado e desejado com amor por sua família. Os pequenos olhos, a boca, os pezinhos. Lembre-se daquele instante mágico em que, após meses de espera, a pequenina pessoa esteve em seus braços.

Lembram-se do balbuciar das primeiras palavras e dos primeiros passos? O primeiro dia na escola; as festas de aniversário, as noites mal dormidas quando adoeciam; o carinho com que prepararam os presentes na escola, no dia das mães ou no dia dos pais? Lembram da janelinha no sorriso banguela?

Mal nos damos conta e as nossas crianças crescem e passam a ter vida social própria: os piqueniques, os churrascos, tardes no shopping, as baladas, a faculdade ou a escola noturna. Jovens, lindos, sensíveis, solidários, cheios de vida e de alegria.

Agora imaginem que um dia, voltando para casa, seu filho ou filha é vítima de um ataque covarde na calçada, sem motivo nenhum além de ser quem é. Você pode ouvir seus gritos clamando ''Mãe, me ajuda!'', mas aquelas pessoas não param de bater, chutar, pisar e escarnecer; outras pessoas passam ao lado e nada fazem. Sua criança grita por ajuda enquanto sua pele é rasgada, seus dentes arrebentados, seus olhos feridos, seus ossos quebrados até a morte, banhada em sangue, e você impotente do outro lado da rua, ou mesmo em outra cidade. Aquele rostinho de outrora, agora deformado pelas pancadas. Essa imagem não sai da nossa cabeça. O sentimento é de desespero, angústia e vazio absoluto.

Respirem. Não é fácil passar por isso, mas essa violência é fato, e acontece todos os dias em nosso país. Nossas filhas e filhos têm sido agredidos, torturados e mortos. Nossas ''crianças'', tem sido humilhadas, discriminadas, ofendidas, xingadas nas ruas simplesmente porque têm orientação sexual ou identidade de gênero diferente da maioria. Não escolheram ser lésbicas, gays, transexuais, travestis ou bissexuais, não se trata de uma opção. Simplesmente são assim: pessoas corajosas, dignas e honradas que assumem quem são, não sabem ser de outra forma e não querem viver atrás de máscaras.

As palavras de Marlene Xavier, uma Mãe pela Igualdade, resume com precisão o resultado extremo da homofobia descontrolada no Brasil: "Quando perdemos um filho, nos tornamos eternamente mutiladas e a nossa imagem é o reflexo da dor e da saudade, que serão nossas eternas companheiras". Algumas de nós carregamos no peito essa cicatriz, por isso pedimos que cada um e cada uma de vocês que estão lendo esta carta se pergunte: "E se meu filho ou filha fosse gay, lésbica, travesti ou transexual? Compreenderiam então a insegurança em que nós, mães de homossexuais e pessoas trans, vivemos cada vez que nossos filhos e filhas saem às ruas, viajam, vão ao cinema ou à escola. E, se amam seus filhos como nós amamos os nossos, entenderão a dor de uma mãe que perdeu seu rebento para a homofobia.

FUNERAL BLUE (W. H. Auden):

Parem todos os relógios, desliguem o telefone,

Evitem o latido do cachorro com seu osso suculento,

Silenciem os pianos e com tambores lentos

Tragam o caixão, deixem que o luto chore.

Deixem que os aviões voem em círculos altos

Riscando no céu a mensagem Ele Está Morto,

Pombas de luto ostentem gravatas beges no pescoço

Deixem que os guardas de trânsito usem luvas pretas de algodão.

Ele era meu Norte, meu Sul, meu Leste e Oeste,

Minha semana útil e meu domingo inerte,

Meu meio-dia, minha meia-noite, minha fala e canto

Achei que o amor fosse para sempre: Eu estava errado.

As estrelas não são necessárias: retirem cada uma delas;

Empacotem a lua e façam o sol desmanchar;

Esvaziem o oceano e varram as florestas;

Pois nada no momento pode algum bem causar.

Fonte: http://congressoemfoco.uol.com.br/opiniao/forum/carta-as-maes-e-pais-brasileiros/.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PB - A Prefeitura de Boa Vista/CE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 104 (cento e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até odia 31 de outubro/2011, escolaridade exigida: Fundamental / Médio e Superior. Salários: até R$ 1.458,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

Nacional: O CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 38 (trinta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10 de novembro/2011, escolaridade exigida: Médio e Superior. Salários até R$ 5.382,71. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Rútilo Coelho (25);

 = "Hermes parabéns pela dedicatória aos professores (edição 462), lindos versos aos professores; porém, quanto aos dedicados em referência ao meio ambiente, acho que faltou citação aos garis, que indiretamente - e talvez até de forma inconsciente - participam ativamente da preservação ao meio natural. Abração! Márcio Ribeiro". Bem lembrado grande parceiro, disponha e obrigado amigo Márcio. Saúde e paz;

 = "Muito linda a mensagem ("Você é Jesus?" - edição 464). Vale a pena refletir. Bjs, Kelly Formiga". Obrigado Kelly, muito obrigado;

 = Há 84 anos (25/10/1927) era promulgada a Lei 660 que instituiu o voto feminino no RN. Pelo então Governador Juvenal Lamartine.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 326/2010 (de 23/04), relatamos os seguintes temas: Servidora Ganha Ação de Assédio Moral; Danos Morais – Enfermeira é Vitoriosa; Casamento Coletivo em Mossoró; Ivanildo Vila Nova Voltará a Mossoró; Bronca do Leitor (155) – Walter Silva; FIQUE SABENDO: A Merda do Lixo Musical;

 - Os cordéis de Mané Beradeiro estão sendo divulgados em Curitiba-PR. Eles foram levados por um grupo de professores do Rio Grande do Norte que estão fazendo uma especialização em gestão escolar, junto ao Ministério da Educação e Cultura. Serão doados aos demais participantes desta especialização, que fazem parte de vários Estados do Brasil. "É uma alegria para Mané Beradeiro ter seu trabalho divulgado fora das fronteiras do RN", afirmou Francisco Martins – criador de MB. FONTE: http://franciscomartinsescritor.blogspot.com, em 17/10/11/;

 - Oposição das Ruas"Eu disse a ela que a oposição ao governo não está mais na Assembleia. Está nas ruas. A oposição é o povo, é o funcionalismo, é o sindicalismo", declarou Paulo de Tarso, que numa conversa dura com a governadora Rosalba, chegou a definir a gestão de 10 meses como sem sucesso. Paulo de Tarso. FONTE: www.thaisagalvao.com.br.

 - Injustiça Contra o Servidor"Eu disse a ela que é por essas e outras que o governo está aos frangalhos. Que a gente critica os governos de Wilma e Iberê, mas a gente não tem condições sequer de sanar as contas do governo. A gente não tem condições sequer de acertar", revelou Paulo de Tarso Fernandes, que à minha pergunta sobre o crescimento da arrecadação, disse não entender como, apesar do registro do crescimento da arrecadação, o governo não tem como botar as contas em dia. "Não é justo que a gente tire dos servidores, aperte daqui e dali e não consiga acertar", afirmou Paulo. FONTE: www.thaisagalvao.com.br.

 - Hoje é Dia: do Trabalhador da Construção Civil. Amanhã (27) será Dia Mundial de Oração pela Paz.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos trabalhadores da construção civil e aos promotores e lutadores pela paz mundial.

Quem canta...

"Subiu a construção como se fosse máquina / Ergueu no patamar quatro paredes sólidas / Tijolo com tijolo num desenho mágico / Seus olhos embotados de cimento e lágrima... ."  ("Contrução" – Composição: Chico Buarque de Holanda. Canta: C. Buarque).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário