quarta-feira, 19 de outubro de 2011

DC - Coluna de Notícias 463. (Anexo: O Melhor e Maior Médico da História).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IV – Edição 463 (geral) e 67ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 19 de outubro de 2011. Atualizações: 4ª feira e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 42ª/52, Dias: 292/365 e faltam 73 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro passeando pelo interior registrou: "Tem aquela do Padre Cortez, lá de Currais Novos, que foi celebrar a missa com a cabeça cheia de mé. Na hora do sermão ao inves de falar: "É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus" ele trocou as bolas e sentenciou: "-É mais fácil uma agulha passar pelo fundo de um camelo que um rico entrar no Reino dos Céus". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

O SINAI, Regional de Mossoró, estará realizando o XIII Encontro de Bases da Região do Médio Oeste – ENBASINAI. O encontro se dará todo ano no mês de outubro para se comemorar o DIA DO SERVIDOR PÚBLICO (28), mesmo não tendo o que se comemorar, dado a revolta de muitas categorias por não terem direitos ao recebimento de 70% das parcelas restantes dos PCCRs implantados no ano passado. O encontro acontecerá neste sábado, às 12h, no Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região (Abolição III), o SINAI oferecerá um churrasco e a animação musical é por conta do "Grupo Musical 3". O sucesso do evento já está garantido com o novo sistema de distribuição de senhas, mesmo com muita reclamação de poucos. Companheiros e companheiras de lutas, nos encontraremos por lá. Boa leitura nobre leitor/a.

PETROLEIROS – MOBILIZAÇÃO NACIONAL HOJE - Os sindicatos dos petroleiros de todo o país, filiados à FNP (Federação Nacional dos Petroleiros) e também à FUP ( Federação Única dos Petroleiros), estão organizando, para este dia 19, um dia nacional de mobilização, com atos e paralisações.

O objetivo é pressionar o governo e a Petrobrás para atender a pauta reivindicatória da categoria que já se arrasta desde o dia 1º de setembro (data-base da categoria) e tem enfrentado a intransigência do governo Dilma e da Empresa, como ocorreu nas greves dos trabalhadores dos Correios e dos Bancários. A CSP-Conlutas apoia incondicionalmente a categoria petroleira e buscará integrar-se nessa iniciativa e em todas as outras batalhas dessa campanha reivindicatória até que se arranque a vitória da categoria. FONTE: http://cspconlutas.org.br, em 18/10/2011.

PCCRs: ESTUDOS FEITOS PELO DIEESE - As direções do SINAI, SINTE e SINTERN protocolaram na semana passada (13) mais um pedido de audiência à Governadora para tratar do cumprimento do acordo para pagamento dos Planos de Carreira. O ofício também foi entregue ao Secretário Chefe da casa Civil, Paulo de Tarso, Secretário de Administração José Anselmo, além da Assembleia Legislativa do Estado.

O encontro com o Governo será munido de informações técnicas (veja no sitio www.sinairn.com.br), fruto de um levantamento feito pelo Dieese, com duas propostas básicas: Criação de um subteto salarial para o RN e a exclusão dos ativos e pensionistas do cálculo do limite prudencial. Na compreensão dos dirigentes sindicais, com a adoção desses mecanismos aqui no Estado o Governo terá os meios necessários, sem infringir a lei, de pagar os 70% restantes de todos os Planos de Carreira. FONTE: www.sinairn.com.br/.

ADUERN: CHAPA "UNIDADE E LUTA" SERÁ ELEITA HOJE - Os professores da UERN vão às urnas nesta quarta-feira, 19, para escolher a diretoria da ADUERN gestão 2011/2013. As eleições estão sendo realizadas das 8h às 21h, na sede da entidade em Mossoró e nos Campi Avançados de Assu, Patu, Pau dos Ferros, Caicó e Natal. Os professores Flaubert Torquato (Departamento de Economia do Campus Avançado de Pau dos Ferros) e Neto Vale (Departamento de Gestão Ambiental do Campus Central, encabeçam a chapa única "Unidade e Luta".

O professor Paulo Davi, presidente da Comissão Eleitoral, convoca todos os professores para as eleições. "É muito importante que a categoria participe, já que quanto maior a participação, maior o significado, considerando, inclusive, que esta eleição foi adiada em virtude da greve que mostrou a coesão dos professores em defesa da UERN", afirma Davi.

JOSUÉ DAMASCENO E CAIO CÉSAR MUNIZ, REPÓRTERS POR UMA EDIÇÃO – Este quadro hoje vem em dose dupla. O poeta Caio Muniz estreia ilustrando nossa página, já o amigo Josué tem colaborado em diversas oportunidades e se impacientou e meteu bronca, veja abaixo.

- Caro amigo Hermes DC, quero informar que dia 21/10 haverá um grande show com a cantora Khystal no OBA RESTAURANTE. Com a participação especial de Antônio Francisco (aniversariante do dia) e a Banda Negantoin (Mazinho & Cia). OBS.: dia 19 de outubro e o aniversário de morte de Eliseu Ventania, dia 20 Dia Nacional do Poeta, dia 21 aniversário de Antônio Francisco. Divulgue por favor no DC – Coluna de Notícias. Josué Damasceno (em 14/10/11).

- Olá amigos, no próximo dia 21 de outubro (sexta-feira) comemoraremos juntos o aniversário do poeta Antônio Francisco. Afora isto, datas importantes para a poesia mossoroense também serão celebradas (vejam arte em anexo). Khrystal nos presenteará com seu show "O trem". Pedimos que divulgue e, claro, contamos com a sua presença. Abraço, Caio César Muniz (em 15/10/11).

BRONCA DO LEITOR (261) - Caro amigo Hermes, ainda estou esperando alguma coisa no DC sobre o show de Khystal no Oba Restaurante na próxima sexta feira dia 21, comemorando o Dia Nacional do Poeta(20) e aniversário de Antônio Francisco (21), teremos ainda um show com a banda NEGANTONIO, (MAZINHO e REGINA & Cia), Josué Damasceno (18/10/11).

NOTA DO EDITOR. Caro Josué, inda bem que esta edição saiu antes das 48h do início do evento né? Grande abraço e nos veremos por lá. Sucesso!

FIQUE SABENDO... "Dia do Médico: 18 de outubro". (FONTE: http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/medico/mundo.html);

No século XX, o Brasil se projeta internacionalmente com destaque para os

 cientistas Carlos Chagas, Vital Brazil, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana.

No dia 18 de outubro, se comemora o dia daquele que se preocupa com a nossa saúde, e não sossega enquanto a gente não fica bom. Ele é o médico, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, não importa a especialidade. É sábio conhecedor de cada parte do corpo humano, sabendo o que devemos fazer quando algo não vai bem em nosso organismo. É ele quem investiga as causas das doenças humanas, buscando sua prevenção e cura.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar.

A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.

Somente no final do século é que se inicia a medicina moderna com o estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica "A organização do corpo humano" com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente. Para conceber a obra, André usou a técnica de dissecação de cadáveres, tendo sido, por isso, condenado à morte pela Inquisição.

O PAI DA MEDICINA

Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C., tendo pertencido ao ramo de Cos da família Esculápio (ou Asclepíades) por descendência masculina.

O termo esculápio é igualmente empregado para designar os médicos em geral, na medida em que praticam a arte de Esculápio (ou Asclepios), o Deus da medicina na época clássica. Na sua origem, o termo restringe-se aos filhos de Esculápio, Podalira e Machaon, personagem famosos, ambos médicos, e seus descendentes.

Fundador da família, Esculápio era conhecido por seu grande saber médico e, de acordo com algumas biografias, Hipócrates era seu décimo-nono descedente e o vigésimo a partir de Zeus.

O avô de Hipócrates, também médico, chamava-se Hipócrates, mas nunca alcançou a fama daquele que tornou-se conhecido como o pai da medicina.

Até hoje os recém-formados fazem o juramento de Hipócrates no dia da colação de grau, no qual prometem exercer a medicina com ética, seriedade e respeito aos pacientes.

DO BRASIL PARA O MUNDO

No século XX, o Brasil se projeta internacionalmente com destaque para os cientistas Carlos Chagas, Vital Brazil, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana.

- Carlos Chagas descobriu a doença de chagas em 1909 numa criança em Minas Gerais, além de ter revelado todos os seus aspectos, incluindo a cura. Transmitida pelas fezes do inseto barbeiro ou chupão, contaminadas pelo micróbio trypanossoma cruzi, a doença de chagas ainda não foi erradicada do Brasil, onde cerca de 5 milhões de pessoas encontram-se infectadas.

- Vital Brazil, nascido em Campanha, Minas Gerais, formou-se médico em 1891 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Combateu epidemias de varíola, febre amarela e cólera no interior paulista, sendo responsável pela criação dos soros contra picada das cobras jararaca e cascavel. Em 1899, assumiu a direção do Instituto Butantã, especializado na produção de soros antiofídicos. Anos mais tarde fundou o Instituto Vital Brazil, voltado para elaboração de soros e vacinas.

- Oswaldo Cruz se especializou em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. E ao voltar da Europa se engajou no combate à peste bubônica que se disseminava no Porto de Santos, em São Paulo. Também combateu a febre amarela no Rio Janeiro quando ocupou o cargo de Diretor-Geral de Saúde Pública, o que corresponde hoje ao Ministro da Saúde. Para saber mais sobre Oswaldo Cruz, visite o site www.coc.fiocruz.br.

- Gaspar Viana, nascido em Belém, Pará, foi bacteriologista e ficou famoso pela cura da leishmaniose. A doença é provocada por um protozoário microscópico que se hospeda no mosquito transmissor conhecido como mosquito-palha ou cangalhinha, menor que um pernilongo comum. A transmissão se dá pela picada. Para mais informações sobre a doença, visite a página www.anticorpos.com.br.

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN - A SEEC – Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 3.500 (três mil e quinhentas) VAGAS PARA PROFESSORES E PEDAGOGOS, inscrições até o dia 25 de outubro/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários: até R$ 1.246,35. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

NACIONAL: O CONFEA – Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 38 (trinta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 24/10 a 10 de novembro/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 5.382,71. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Luiz Juetê (16), Renato Severiano (17), Fátima Ferreira (18) e Genivan Vale (19);

 = "Prezado Hermes. Muito obrigado pela divulgação do nosso projeto (edição 462) e parabéns pelo boletim. Teria interesse em intercambiarmos as nossas bases de e-mails, para ambos podermos ampliar a nossa cobertura? Tenho uma lista com mais de 6.000 endereços eletrônicos (a maioria de professores e estudantes da UFRN). Cordialmente, Gabriel E. Vitullo - Doutor em Ciência Política, Professor do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN". Bravo Dr. Gabriel, sua intervenção de repórter nos traz um dos maiores presentes que este veículo ganhará na semana de em que completou 4 anos. Sejam bem vindos a nossa lista de leitor(a), passe-me um e-mail com números de telefones pois, preciso ligar sobre base de dados. Saúde e paz a todo e todas;

 = "Caro Amigo Hermes. Muito agradeço por ser contemplado no BRONCA DO LEITOR (edição 462). Faltou apenas identificar o bronqueiro. Este pequeno deslize, tenho certeza, não ocorreu de propósito. Forte Abraço e continue no leme, como você gosta e nós gostamos. Abs. DINIZ". Foi uma falha tipo "BO" (burrice do operador), o comando CLT C/CRT V não alcançou o texto todo. De qualquer forma certos deslizes oportuniza novo contato. Deus que abençoe ao senhor e familiares;

 = Há 33 anos (20/10/1978) a Caixa Econômica Federal inaugurava a 560ª agência, em Mossoró/RN.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 324/2010 (de 15/04), relatamos os seguintes temas: Correios Poderá Datar Entrega das Contas; Ouvidoria de Polícia do RN: Vale Transporte: Município Não Pode Legislar Sobre Matéria; Bronca do Leitor (153) – Ana Aires. FIQUE SABENDO: 15 de Abril: Dia da Conservação do Solo;

 - Missa dos Pré-universitários – No próximo dia 21, às 19h, na Catedral de Santa Luzia será realizada a Missa dos Pré-universitários, celebrada por Pe. Walter e co-celebrada por Pe. Augusto. Em parceria com diversas escolas da cidade de Mossoró inclusive da rede pública estadual;

 - Nova Edição de "O Jabá" nas Bancas – Recebo mais um exemplar do jornal humorístico mossoroense "O Jabá", que traz como destaque de capa os ensinamentos das mães de antigamente. Simplesmente imperdível. O jornal "O Jabá" traz ainda colunas dos amigos Hermes Oliveira, "mestre" Vivi dos Teclados, além do Villabela Praxedes que também responde pela editoria do jornal. Muito do ótimo então e muito obrigado pelo exemplar do jornal. Por Luiz Juetê. FONTE: Coluna Penso, Logo..., por Luiz Juetê, www.gazetadooeste.com.br, em 11/10/2011.

 - Hoje é Dia: da Juventude Missionária e Dia do Guarda Noturno. Amanhã (20) será Dia da Comunidade, do Arquivista, do Poeta e Dia Internacional do Controlador de Vôo. Ontem foi Dia do Médico.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos jovens missionários, guardas-noturnos, comunitários, arquivistas, poetas, controladores de vôos e aos médicos.

Quem canta...

"Descobri este segredo / Para acabar com o doutor medo / Quanto menos imagem / Aumenta a minha coragem / E o meu pesadelo se torna uma grande bobagem... ."  ("Doutor Medo" – Composição: Não disponível. Canta: Casa das Máquinas).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário