terça-feira, 6 de setembro de 2011

DC - Coluna de Notícias 454. (Anexo: Tudo Depende Só de Você).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 454 (geral) e 58ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 07 de setembro de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 36ª/52, Dias: 250/365 e faltam 115 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro conta: "Iran Costa Filho namorando uma moça a muito tempo e nada de marcar o noivado. A moça ficou impaciente e deu um ultimato ao namorado. Ele se saiu com esta: "-Tá bom, daqui a 15 sexta-feira a gente se casa..." A noiva ficou desesperada, alegando que o tempo era curto para convites e arrumação da festa, ao que ele falou: " - Calma, deixe eu terminar, é daqui a 15 sextas-feiras SANTAS!". Em outras palavras: 15 anos. O pau comeu no relacionamento". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

A governadora Rosalba Ciarline está disposta mesmo é em conviver em clima ríspido com os servidores públicos. Primeiro experimentou uma greve com os educadores da Fundac ao cortar horas extras trabalhadas nas unidades de privação de liberdade da fundação. Reconheceu o erro e firmou acordo que até hoje (setembro) tem problemas para quitar a dívida. Depois vieram o não cumprimento das leis dos PCCRs envolvendo os servidores do DETRAN, EMATER, FJA, JUCERN e IDEMA (sem contar que outras categorias com direitos aos PCCRs não aderiram às greves) decretando greve por tempo indeterminado e um acordo pôs fim ao movimento. Os docentes do ensino médio fizeram greves por mais de 80 dias e foram forçados, judicialmente, a voltar ao trabalho por vontade de Rosalba. Fez o mesmo com as greves na UERN. Vendo que seu desejo de por fim a essa greve não foi tão rápido, a exemplo do SINTE, ela agora volta a atacar servidores negando os parcelamentos dos planos entre setembro a dezembro deste ano, firmado através do Ofício nº 1565/2011-GAC, de 08/07/2011. O SINAI, SINTE e o sindicato dos servidores da tributação agiram rápidos e marcaram uma audiência com o governo para amanhã (08), às 16h, com a finalidade se ter, com clareza, qual é a de Rosalba Ciarline – Governadora, Paulo de Tarso – Chefe de Gabinete e a de Anselmo Carvalho – Secretário de Administração. Boa leitura nobre leitor/a.

PROBLEMAS DE SAÚDE DA JUVENTUDA – A OMS – Organização Mundial da Saúde orienta os principais problemas da saúde da juventude. Gravidez precoce, HIV, desnutrição, saúde mental, fumo, uso nocivo do álcool, violência e traumatismos. Esses são alguns dos principais problemas de saúde que afetam a juventude de todo o mundo. Em relatório, lançado neste mês de agosto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os problemas e aponta as ações necessárias para que os países ofereçam um desenvolvimento saudável aos seus jovens.

De acordo com o documento, "quase dois terços das mortes prematuras e um terço do total de mortalidade em adultos estão associadas a doenças ou comportamentos que começaram na juventude, entre elas consumo de álcool, falta de atividade física, relações sexuais sem proteção e exposição à violência". Embora a maioria dos jovens seja saudável, a cada ano são registrados mais de 2,6 milhões de mortes na população com idade entre 15 e 24 anos.

Para a OMS, a adolescência é uma fase fundamental para o desenvolvimento de práticas saudáveis. A organização ressalta também a importância de que os governos adotem medidas para proteger a juventude de riscos para a saúde como forma de prevenir problemas na idade adulta, assim como contribuir para a infraestrutura sanitária e social dos países. FONTE: www.adital.com.br, por Camila Maciel – Jornalista.

LÍVIA MARIA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Mais uma estréia nesta série:

Olá Colega Hermes! Socializo com você, e leitores, uma das lutas que o Conjunto CFESS-CRESS está promovendo a nível nacional. A defesa da educação pública e de qualidade e o enfrentamento a ampliação dos cursos de graduação em Serviço Social pela modalidade EAD – Ensino a Distância. Envio o endereço da hot site da campanha: http://www.educacaofastfood.com.br/. Informo que existe uma ameaça judicial de tirar nossa campanha do ar e proibir a veiculação de nossas peças de comunicação. Peço que conheça e emita sua opinião. Além disso, tem sido uma das defesas do conjunto CFESS-CRESS que 10% do PIB seja destinado à educação pública no nosso país. Conheça nossas lutas e um pouco mais do conjunto CFESS-CRESS no endereço http://www.cfess.org.br/. Abraço, Lívia Maria - CRESS-RN/Seccional de Mossoró. Avançar na luta construindo um novo tempo Gestão 2011-2014. Lívia Maria – Assistente Social.

CINECLUBE EXIBIRÁ "FREAKS" no sábado (10) a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, após ocorrerá o costumeiro debate. O filme é um misto de drama/horror, legendado, com duração de 64min, lançado em 1932 (EUA) sob a direção de Tod Browning. Censurado para menores de 14 anos.

NOTA: Por problemas em equipamento o filme "FREAKS" não foi exibido no último sábado, portanto será exibido em 10/09 para não quebrar a pauta programada.

BRONCA DO LEITOR (253) – É muito lamentável. Sei que esse mundo é dos espertos e que o mal sempre prevalecerá. É um futuro inevitável. Porém esse desfecho poderia ter sido diferente. Por que aceitaram as eleições nesse período de greve quando a maioria dos recém contratados ainda moram fora e é oposição a essa chapa vencedora que tem os veteranos como aliados e todos moram aqui??? Ora, é muita falta de raciocínio!!!!! Agora vai haver uma convocação imediata para acabar a greve. Pobre UERN, Prof. Gilmar Henrique.

FIQUE SABENDO... "06 de Setembro: Dia da Independência do Brasil". (FONTES: www.ibge.gov.br).

Dom Pedro não estava sozinho nisso. Contava com o apoio de alguns políticos

brasileiros que, por defenderem a manutenção do Brasil como Reino Unido.

Para entendermos um fato histórico, devemos antes e acima de tudo compreender o seu contexto de época e, principalmente, os acontecimentos que o antecederam e, consequentemente, o propiciaram. Uma revolução, uma guerra, uma revolta, não ocorre, assim, de uma hora para outra, por simples resolução ou capricho.

Pequenos fatos vão se acumulando, como a água na represa, até chegarem à gota d'água definitiva, liberando as comportas da história para um único e derradeiro momento. Momentos esses, muitas vezes, representados por um nome, uma liderança - homem ou mulher, que, na verdade, são apenas representantes dos anseios de gerações inteiras. Gerações de homens e mulheres anônimas vão fazendo aos poucos a história. Acumulando a água.

Cabe às lideranças políticas situar os marcos dessa história anônima, tomando para si a hora e a vez de exercer um ato histórico, aqui, no caso, o da Independência do Brasil. A dom Pedro coube cravar o marco da independência no chão patriótico da história brasileira. Coube a ele abrir as comportas.

ANTES DA IDEIA VINGAR

A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, em 1808, fugindo da invasão francesa a Portugal, acaba sendo o começo de tudo, quer dizer, do processo da proclamação da independência. Podemos dizer que os brasileiros se acostumaram com essa presença real em solo pátrio, que passou a ter um gostinho de terra com lideranças próprias ou dona do próprio nariz.

No mesmo ano em que desembarcou, Dom João abriu os portos "às nações amigas", fundou o Banco do Brasil e o Jardim Botânico. Em 1815, é criada a Academia Militar e da Marinha, além da Biblioteca Real e a Imprensa Régia. Dom João eleva ainda a condição do Brasil ao de Reino Unido a Portugal e Algarves. O objetivo, com isso, era fazer a monarquia portuguesa representar-se no Congresso de Viena, na Áustria, onde acontecia a reorganização do mapa político da Europa, depois de Napoleão ter sido derrotado.

No ano seguinte, uma Missão Francesa chega ao Brasil, a convite de Dom João, com o intuito de desenvolver as artes no país. O grupo é composto por intelectuais e artistas contratados, como os pintores Jean Baptiste Debret, Nicolas Taunay e o arquiteto Grandjean de Montigny.

DISPUTA DE INFLUENCIA

Ao se estabelecer no Rio de Janeiro, a Corte Portuguesa amplia o poder central nessa cidade, especificamente, e enfraquece as províncias. Para aumentar ainda mais as condições insatisfatórias em relação à diminuição da influência política, o desempenho ruim do açúcar suscita dificuldades econômicas nas regiões do cultivo da cana. Isto vai gerar, em 1817, a Revolta Pernambucana, que tem como fonte de inspiração a Revolução Francesa, a independência dos Estados Unidos e as lutas emancipatórias da América hispânica.

Comerciantes, latifundiários, bacharéis e até padres conspiram contra militares e comerciantes portugueses, apontados como os responsáveis pelos problemas das províncias. O que esses cidadãos querem é que o controle do comércio seja retirado das mãos de portugueses e ingleses. Com a revolta tomando conta das ruas do Recife, o então governador, Caetano Pinto, abandona o cargo e foge para o Rio de Janeiro.

Com o poder local esvaziado, os rebeldes organizam o primeiro governo brasileiro independente e proclamam a República. A alegria, no entanto, dura pouco. Sem contar com o apoio das demais províncias do nordeste, o "novo governo" é cercado e vencido pelas forças legalistas.

DOM JOÃO ASSUME: DOM PEDRO A CAMINHO

A mãe de Dom João, dona Maria I, "a rainha louca", morre, em 1818, ficando para seu filho a coroa. O regente é então coroado como Rei de Portugal, do Brasil e de Algarves, com o título de Dom João VI.

Em 1821, porém, o Parlamento português exige de Dom João VI o juramento antecipado da primeira constituição de Portugal e ordena a sua volta, uma vez que, no ano anterior, um movimento liberal e antiabsolutista havia sido deflagrado em Portugal, conhecido como a Revolução do Porto.

Dom João VI retorna e se submete ao regime constitucionalista, mas não sem antes deixar seu filho mais velho, Dom Pedro, como regente do Reino Unido do Brasil. Ainda pressionado pelas Cortes Constituintes de Portugal, Dom João VI manda chamar Dom Pedro a Lisboa, que, naturalmente se nega a ir. Ele acredita que, por trás dessa pressão, se esconde a tentativa de esvaziar o poder monárquico.

Estamos no ano de 1822 e sua decisão de ficar é anunciada no dia nove de janeiro, lembrado até hoje como o Dia do Fico. Dom Pedro não estava sozinho nisso. Contava com o apoio de alguns políticos brasileiros que, por defenderem a manutenção do Brasil como Reino Unido, organizam um abaixo-assinado, pedindo ao príncipe regente que permanecesse no Brasil. É o princípio do fim da influência portuguesa por aqui.

UMA VERDADEIRA PALADINA DA INDEPENDENCIA

A mulher de D. Pedro I, Carolina Josepha Leopoldina, arquiduquesa da Áustria, mais tarde Imperatriz do Brasil, aparece muito pouco na maioria dos livros de história. Sabemos que ela apoiava as atitudes do marido e que lhe escrevia cartas na sua ausência narrando os acontecimentos que antecederam à independência.

Pesquisando um pouco mais, é possível saber que essa jovem - quando veio da Áustria, em 1817, para casar com D. Pedro, tinha 19 anos apenas - participou silenciosamente mas com muita influência em todo o processo.

Descendente dos Habsburgo, o pai era chefe da Santa Aliança, pacto formado entre a Rússia, Prússia e Áustria para barrar o avanço de Napoleão. Do lado de Portugal, naquele momento, interessava o casamento com um aliado de peso, pois a Corte estava estabelecida no Brasil numa situação de fuga. Para seu país de origem, era interessante aquela aliança com o Novo Mundo.

Vinda de uma realidade muito diferente do Brasil, falava francês, inglês e alemão e também aprendeu português. Em suas cartas à família descrevia a sua dificuldade em se adaptar naquele país atrasado, mas elogiava aquela "terra de natureza bela e exótica". Em sua comitiva trouxe quem pudesse estudar e descrever as espécies animais e vegetais, assunto que despertava todo o seu interesse.

Participou fazendo pressão no episódio do Fico, colecionou documentos de apoio de mulheres brasileiras em prol da liberdade do Brasil, chegou a contratar mercenários na Europa para conter rebeliões no país. Como tinha muita instrução e conhecimentos de ciência política, era contra os falsos ideais libertários, acreditava que o caminho para o Brasil era seguir o exemplo da independência dos Estados Unidos e até depois da independência do Brasil, pelas cartas enviadas ao pai, pelos conhecimentos que tinha do funcionamento da Assembléia Geral Constituinte do Império, vê-se como era informada sobre todo o processo.

Mesmo depois do conhecimento público de um romance entre D. Pedro e a Marquesa de Santos, D. Leopoldina nunca deixou de atuar politicamente, de forma positiva e a favor do Brasil.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PE. A Prefeitura de Triunfo/PE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 215 (duzentas e quinze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10 de setembro/2011, escolaridade exigida: Fundamenta, Médio e Superior. Salários até R$ 5.357,54. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PI: A Prefeitura de União/PI realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 72 (setenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 12 de setembro/2011, escolaridade exigida: Fundamental, Médio e Superior. Salários até R$ 2.500,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Luiz Carlos de Mendonça Martins (08/09);

 = "Hermes, agradeço, você é dos poucos que confio nas informações. AbraSUS, Luzia Bessa". Outro, prezada amiga e estimada profissional Luzia Bessa. A luta é sempre válida quando se acredita. Avante companheira;

 = "Grato pela presença dos que fizeram conosco acontecer a primeira edição do projeto ENSAIO GERAL que se realizou (19/08) no OBA RESTAURANTE, aguardo-o para setembro com a sua sensibilidade poética e musical!!!!!!!! Genildo Costa, Cantador". A luta companheiro, foi muito bom rever velhos amigos lá no Oba Restaurante. Mossoró precisa de mais noites naquele estilo, ainda realizo o sonho de promovermos uma festa ao estilo do nosso tempo de clube. Com músicas dance, românticas, intervalo, forró (do bom) e meia hora de carnaval para encerrar. Lembra? Escreva sempre amigo e até a próxima edição do ENSAIO.

 = Há 61 anos (07/09/1950) foi inaugurada a Rádio Difusora de Mossoró.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 315/2010 (de 18/03), relatamos os seguintes temas: Consumidores Brasileiros Não Lutam Por Seus Direitos; Ação Cidadã Marca Retorno da Rádio Rural; Bronca do Leitor (145) – Prof. Diniz. FIQUE SABENDO: 26 Tópicos Importantes para Pais e Mães;

 - A Comissão Organizadora do II ConJPT Mosssoró convoca todos e todas jovens (até 29 anos) militantes do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Mossoró há pelo menos 01 (um) ano, para o II Congresso Municipal de Juventude que se realizará dia 18 de setembro de 2011, a partir das 8h, na sede do SECOM (Sindicato dos Comerciários de Mossoró e Região) localizado à rua Jerônimo Rosado, 313, Centro, Mossoró/RN. Na oportunidade será discutida e deliberada sobre a seguinte proposta de pauta: Conjuntura internacional e o papel da juventude; Apresentação de teses ao II ConJPT; Organização da JPT; Eleição de delegados e delegadas ao II Congresso Estadual, direção e secretária ou secretário municipal da JPT. Comissão Organizadora do II ConJPT Mossoró;

 - OCUPAÇÕES - Ações como estas acontecem em várias universidades do Brasil desde a semana passada, como UFRGS, UFSM, UFPR, UFAL, UFF e outras (inclusive algumas estaduais). Em algumas destas, as ocupações são conjuntas com apoio em massa de estudantes que lutam por pelo menos 10% do PIB para educação. Na UFRN, a ocupação iniciou nas primeiras horas da manhã de segunda-feira (05) e não tem hora para acabar. Os técnico-administrativos das universidades de todo o Brasil intensificam as ações da greve (que já dura mais de três meses) com o objetivo de pressionar o governo a negociar efetivamente a pauta de reivindicações da categoria;

 - HOJE É DIA: da Independência do Brasil. Amanhã (08) será Dia da Dedicação, Dia da Pátria de Andorra e Dia Internacional da Alfabetização.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: patriotas (do Brasil pátria, não Brasil seleção), dedicados e aos alfabetizados/das.

Quem canta...

"Você também é responsável / Então me ensine a escrever / Eu tenho a minha mão domável / Eu sinto a sede do saber"... . ("Você Também é REsponsável" – Composição: Dom e Ravel. Canta: Dom e Ravel).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário