quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DC - Coluna de Notícas 459. (Anexo: Ingratidão Humana).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano III – Edição 459 (geral) e 63ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com/.

Mossoró/RN, quinta-feira, 29 de setembro de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Semana: 39ª/52, Dias: 272/365 e faltam 93 dias para término do ano.

"Causo democrático"!

Mané Beradeiro no mundo hippy – é paz e amor bicho: "Legalização da Maconha é tema da moda. Nada contra, afinal num país em que roubar ( leia-se não pagar salários justos) e matar ( entenda-se: não dá dignidade de viver) faz parte do dia a dia, não é um trago de cigarro mais potente que vai fazer a Nação ficar ou não mais evoluída. Qual é mesmo telefone de Gabeira?...". Quase que o Pastor vira um lobo e engole aquela ovelhinha". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

É triste ver o semblante dos servidores públicos e o espírito de revolta com as atitudes da governadora em empurra com a barriga o cumprimento das leis dos planos de cargos e carreiras. A grande novidade das greves anunciadas para 04/11 é a adesão da Administração Direta (servidores lotados nas secretarias do Centro Administrativo em Natal). Outros segmentos que também sofrem com essa situação são aposentados e pensionistas, estão todos sem receber as parcelas e não podem fazer greves, mas, poderiam se juntar às suas categorias que vão fazer um Ato Público no dia 06/10 na capital do estado. Boa leitura nobre leitor/a.

APROVADA A "COMISSÃO DA VERDADE" ou da mentira? – A Câmara de Deputados aprovou no último dia 21 o PL (Projeto de Lei) 7376/10 que institui a "Comissão da Verdade". Esse PL deveria, em tese, estabelecer a verdade sobre os crimes de lesa pátria cometidos pelo Estado durante a Ditadura Militar. Crimes de tortura, morte e desaparecimento de muitas centenas de pessoas em todo o país.

A constituição de Comissão da Verdade, Memória e Justiça, desde o final da ditadura, é uma reivindicação dos movimentos populares, em especial, dos familiares dos mortos, desaparecidos e presos políticos, para que possa dar luz sobre esse "período escuro" da nossa história. Assim, permitindo o conhecimento dos fatos, a localização de corpos e, principalmente, o estabelecimento das responsabilidades por estes crimes e, consequentemente, o julgamento e a punição dos culpados.

O PL 7376/10 apresentado pelo então presidente Lula, estava parado na Câmara de Deputados há quase 1 ano e meio e, só "foi lembrado" após a constituição de vários Comitês Estaduais pela Verdade, Memória e Justiça, que exigem a aprovação de uma Comissão independente com objetivos citados. A presidenta Dilma então reuniu-se com os comandantes das Forças Armadas, conseguindo o aval dos mesmos para aprovação da Comissão da Comissão da Verdade e garantindo-lhes que nenhum torturador seria punido e que a Comissão não teria independência, além de ter sete membros indicados por ela. FONTE: http:cspconlutas.org.br/.

CREA – JUSTIÇA FEDERAL EXTINGUE PROCESSSO DE CANDIDATO – Natal. A Justiça Decisão da Justiça Federal do Rio Grande do Norte extinguiu, sem julgamento do mérito, o mandado de segurança em que o Wilson Luiz Cardoso contestava a decisão da Comissão Eleitoral Regional do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte. No processo, o autor tentava reverter a decisão da Comissão que indeferiu a sua candidatura a presidente do CREA/RN. O Juiz Federal Ivan Lira de Carvalho decidiu extinguir o processo sem julgamento por entender que a ação de Wilson Cardoso deveria ser impetrada no Conselho Eleitoral Federal. "Torna-se evidente que é a Comissão Eleitoral Federal quem tem competência para prestar as informações e desfazer os atos que o impetrante (Wilson Cardoso) alega serem ilegais", escreveu o magistrado na decisão. Ele destacou ainda que contra atos da Comissão Eleitoral Federal os mandados de segurança devem ser impetrados na Seção Judiciária de Brasília. FONTE: www.jfrn.gob.br/.

SINDICATOS REUNEM-SE COM PRESIDENTE DA AL – Diante da negativa do Governo em começar a pagar as parcelas pendentes dos Planos agora no mês de setembro, as direções do SINAI, SINTE e SINTERN estiveram na Assembleia Legislativa na manhã de terça-feira (27) para buscar apoio daquela Casa, diante do descumprimento do acordo quanto ao pagamento dos Planos.

Os dirigentes estiveram reunidos com o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta, que se comprometeu em exigir do Governo o cumprimento do acordo com os vários setores do funcionalismo público do RN. O Deputado se comprometeu ainda em dar uma posição aos Sindicatos até esta sexta-feira (30). FONTE: www.sinairn.com.br/.

BANCÁRIOS EM GREVE: CULPA DOS BANCOS! Abaixo, entre outros, os motivos relacionados em nota a população emitida pelo Sindbancários de Mossoro e região:

1) Os banqueiros ganham dinheiro como ninguém neste país, mas desrespeitam tanto os seus funcionários quanto os clientes, os usuários e a sociedade brasileira;

2) Os maiores bancos lucraram mais de R$ 27,4 bilhões somente no primeiro semestre do ano. No entanto, eles propuseram reajuste de 8% aos bancários, o que significa apenas 0,56% de aumento real. Enquanto isso, altos executivos chegam a ganhar até 400 vezes o valor do piso da categoria, mostrando que eles não querem distribuir renda e ajudar o Brasil a se desenvolver;

3) Mesmo com esses ganhos, os bancos investem pouco em segurança para proteger a vida de bancários, vigilantes e clientes. Em 2011, 34 pessoas foram mortas em assaltos envolvendo bancos, 11 delas no crime de "saidinha de banco". Os bancários defendem mais equipamentos de prevenção, como porta giratória e câmeras de monitoramento em tempo real, assim como biombos e divisórias individualizadas entre os caixas para garantir privacidade nas operações bancárias, e isenção das tarifas de transferência (TED, DOC) para evitar que clientes sejam alvos de assaltantes.

MARCONDES PAULA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O velho de guerra Marcondes sempre atento ao bom e eterno rock in roll.

E ai grande Hermes, Deep Purple em Fortaleza/CE em outubro, dia 07/10/11, vamos? Será na Barraca Biruta (Praia do Futuro) e tou com uma Van contratada com saída às 14h. Podemos alocar outra se a procura aumentar. Maiores detalhes entrem em contato comigo (84 8873-3579), Marcondes Paula.

NOTA DO BLOG: Deep Purple é uma banda de rock inglesa formada em Hertford, Hertfordshire, em 1968. Juntamente com Black Sabbath e Led Zeppelin é considerada uma das pioneiras do heavy metal e do hard rock moderno, embora alguns de seus membros tenham tentado não se categorizar como apenas um destes gêneros. A banda também incorporou elementos de música clássica, blues-rock, pop e rock progressivo. Foram listados pelo Livro Guiness dos Recordes "como a banda com o som mais alto ao vivo no mundo".

CINECUBLE MOSSORÓ COMUNICA que em virtude do feriado prolongado entre os dias 30/09 e 03/10, o NOC - Núcleo Organizativo do Cineclube Mossoró decidiu adiar a sessão que estava para acontecer no próximo dia 01/10, com o clássico "O Grande Ditador", filme de Charles Chaplin. Portanto, a referida sessão não mais ocorrerá dia 1º, e sim, no dia 08/10/2011(sábado), a partir das 19h, no Hotel Villa Oeste, com ENTRADA FRANCA.

OBS.: Lembrando que, no dia 12/10/2011, será efetivada a compra do Datashow, com estreia programada para o dia 15/10/2011! Aquele que se dispuser a ajudar, por favor, entrar em contato via e-mail ou telefone: annegetinha@hotmail.com / (84) 8807-7570.

BRONCA DO LEITOR (257) – Camarada Hermes, Bom dia! Espero que sua saúde esteja de vento em popa. Seguinte, como diz a música da grande Gal Costa, a onde está o dinheiro, o gato comeu? Agora eu me pergunto..., D. CAERN A ONDE ESTÁ A ÁGUA? No bairro Aeroporto está um verdadeiro caos com a falta da mesma. São horas e horas a espera, seja pela manhã, tarde ou noite e até mesmo pela madrugada à dentro. Como eu sempre digo, temos que dá plantão para pegar pelos menos um balde ou um depósito maior para suprir nossas necessidades. Fica aqui o apelo em meu nome, em nome dos moradores do referido bairros e dos outros. Valeu e obrigado! OBS: A fatura não falta de jeito nenhum. Carlos Santos.

FIQUE SABENDO... "Calendário Universitário Pune os Grevistas". Por Corrente Proletária/POR.  (FONTE: Sugestão do Prof. Alessandro Nóbrega, e-mail pessoal, em 27/09/2011);

É punitivo com os trabalhadores e estudantes que fizeram greve.

 Além de instituir sábados de aulas.

O CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) definiu em sua reunião de 19 de setembro o novo calendário universitário. Este determina aulas em todos dos dias dos meses de dezembro e janeiro, além de 15 sábados letivos.

O calendário assim definido é punitivo com os trabalhadores e estudantes que fizeram greve. Além de instituir sábados de aulas, fará com que durante todo o verão, a comunidade universitária se veja com trabalho e aulas. Não só os problemas familiares dos trabalhadores, que se verão com trabalho enquanto seus filhos e esposas ou maridos estarão de férias, mas também as condições para o trabalho serão insalubres: Mossoró estará com o clima mais quente ainda e a estrutura da UERN (terrenos sem vegetação, piorados agora com um caminho de cimento que aumentará a sensação térmica de calor, as salas de pedra, ventiladores quebrados, etc) tornará o semestre letivo, literalmente, um inferno.

Os estudantes, além dos mesmos problemas dos professores – distância da família e o calor –, os que moram em outros municípios ainda poderão enfrentar o problema de transporte, ou seja, a oposição das prefeituras em manterem o transporte escolar, principalmente, em janeiro.

A direção da ADUERN ("independentes" e PCdoB) cometeu um erro ao não discutir diretrizes da categoria para a reposição das aulas na assembleia que encerrou o movimento. Submeter-se ao CONSEPE, órgão burocrático a serviço da Reitoria, é abandonar os docentes a sua própria sorte.

A Reitoria está se esforçando para, rapidamente, ordenar o calendário para que seja facilitada uma nova greve no próximo ano (abril de 2012). Faz isso porque é oposição ao governo do DEM. Quer ver a comunidade universitária enfrentando o governo estadual.

Quando o governo era seu, do PSB, manteve durante quatro (04) anos o calendário desorganizado, com uma greve bem menor do que a atual, para que servisse de pressão negativa sobre o movimento dos trabalhadores (professores e funcionários) na deflagração de uma nova luta.

Agora, com uma greve quase o dobro dos dias da greve de 2007 contra o governo de Wilma de Farias (PSB), em apenas um semestre, a Administração Superior da UERN (Milton Marques/PSB) esforçar-se para regularizar o calendário universitário. É a nossa universidade manejada por interesses políticos burgueses.

Mas a postura da Reitoria do PSB não é novidade. O que nos chama a atenção é a cooperação da direção do movimento docente. A entidade estudantil, DCE, está calada sobre esse assunto, também não é novidade, uma vez que está dominada pela política da JSB (Juventude do PSB).

A Corrente Proletária/POR vem a publico se posicionar contrária a esse calendário universitário e convidar os trabalhadores e estudantes a exigirem de suas entidades que convoquem, imediatamente, uma assembleia geral das categorias para tomar uma posição sobre isso e organizar a luta por sua modificação.

CONQUISTE SEU EMPREGO: A Prefeitura de Piancó/PB realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 299 (duzentas e noventa e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 03 de outubro/2011, escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: NÃO DISPONÍVEL. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PI: A UFPI – Universidade Federal do Piauí realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 39 (trinta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30 de setembro/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 7.333,67. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Dauri Lima (25);

 = "Obrigado, amigo. Muito Obrigado. Deus lhe retribua. Milton Marques". Ok, amigo, eu é que agradeço suas gentilezas e atenção para comigo e este veículo de comunicação. Saúde e paz a você e familiares;

 = Há 43 anos (28/09/1968) era criada, por lei municipal, a Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN, hoje UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 320/2010 (de 1º/04), relatamos os seguintes temas: Empresa é Condenada por Uso Indevido de Fotos; Por que 1º de Abril é Dia da Mentira? Rádio Rural Completará 47 Anos Amanhã; Bronca do Leitor (149) – Silvestre Paiva; FIQUE SABENDO: SINAI Esclarece Nota do Coletivo Conlutas;

 - Mossoró terá novo aeroporto - Informações do arquiteto mossoroense Francisco Soares de Lima Júnior, ex-secretário de Turismo de Natal, com boa gestão administrativa, dão conta de que Mossoró terá um novo aeroporto. O projeto já foi encaminhado para análises dos órgãos federais. É mera questão de tempo. Fonte: Coluna Turismo – Liszt Madruga, www.gazetadooeste.com.br, em 17/09/2011;

 - Intersindical – A Coordenação Nacional da Intersindical, reunida no dia 8 de setembro na sede nacional em SP, fez uma longa discussão sobre a importância da realização de uma atividade nacional, que leve em conta as dificuldades dos estados por conta das atividades locais e greves que estarão em curso no próximo período. Tendo em vista a perspectiva de fortalecer a intersindical e avançar na nossa organização além de potencializar nossas campanhas, a coordenação nacional delibera pela realização de um seminário nacional - "fortalecer a Intersindical para enfrentar a crise e potencializar nossas lutas" - nos dias 26 e 27 de novembro no estado de São Paulo. FONTE: www.intersindical.inf.br, em 19/09/2011.

- Hoje é Dia: do Anunciante e Dia do Petróleo. Amanhã (30) será Dia da Navegação, da Secretária, do Diário Oficial, do Tuberculoso, do Jornaleiro e Dia Mundial do Tradutor.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos anunciantes, profissionais do petróleo, navegantes, às secretárias e aos tradutores.

Quem canta...

"Uma parte de mim, é todo mundo / Outra parte é ninguém, fundo sem fundo. / Uma parte de mim, é multidão: / Outra parte estranheza, é solidão... ."  ("Traduzir-se" – Composição: Raimundo Fagner. Canta: R. Fagner).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e http://universowilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com, www.evangelismoemslide.com.br e http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário