sábado, 19 de fevereiro de 2011

DC - Coluna de Notícias 403. (Anexo: Deus Está no Controle).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 403 (geral) e 7ª (do ano). - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 19 de fevereiro de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 050/365, Semana: 8ª/52 e faltam 315 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro evangelhisando: "Quem dá aos pobres empresta a Deus. Isto é verdade. "Quem se compadece do pobre e ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício". (Pr 19:17). (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Dado a bronca do leitor, desta edição, ser pertinente, bem questionada e vinda de um professor que tem a "cara" do eterno Colégio Estadual / Jerônimo Rosado. Estava, eu, agendado para publicar a crônica ESTOU DOENTE num momento mais oportuno, quem sabe o Dia do Professor ou período educacional. Oh! Estamos em pleno início das aulas... então... chegou a hora!!! Obrigado professores William Pereira e Robério Anastácio. Boa leitura, nobre leitor/a.


FUTURO DA LEI DA FICHA LIMPA É INCÓGNITAO presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que o futuro da Lei da Ficha Limpa é uma "incógnita". Ele disse, ainda, que os assuntos polêmicos, no Supremo Tribunal Federal, só serão resolvidos após o dia 3 de março, com a posse do ministro Luiz Fux. "O ministro Cezar Peluso deixará todos os temas polêmicos para decidir com o plenário completo", disse Lewandowski. As informações são da Agência Brasil. FONTE: www.conjur.com.br/.


FUNDAC - GOVERNO NÃO NEGOCIA E SERVIDORES MANTÉM GREVE - Os servidores da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (FUNDAC) estão em greve por causa da suspensão do pagamento das horas extras e do adicional noturno a que têm direito. O movimento começou na última quarta-feira (16).

Diante da falta de interesse do governo em solucionar o impasse com a categoria, os trabalhadores tiveram como única alternativa dar início a greve a fim de sensibilizar a administração estadual.  Enquanto o governo não se pronuncia, o público-alvo da Fundac, que é o adolescente em privação de liberdade, não tem recebido a devida assistência. FONTE: www.sinarirn.com.br/.


PROFESSOR DA PAULO DAVI É HOMENAGEADO PELO ANDESCerca de 400 professores de IES de todo o país, alunos e comunidade lotaram o plenário da Câmara Municipal de Uberlândia, em um Ato Público comemorativo aos 30 anos de fundação do Andes-SN. O evento aconteceu no dia 17 de fevereiro, como parte da programação do 30º Congresso do Sindicato Nacional, que está acontecendo em Uberlândia desde o dia 14 de fevereiro e segue até o próximo dia 20. Na ocasião da comemoração, três docentes que estavam na fundação do Andes-SN, foram homenageados. Entre eles, o professor Paulo Caetano Davi, do departamento de Letras Estrangeiras da Faculdade de Letras e Artes/FALA-UERN, que participa do Congresso como representante da ADUERN. Fonte: www.aduern.org.br/.


BRONCA DO LEITOR (206)Olá! Tudo bem, Hermes? Esta acontecendo um fator interessante na educação que esta começando "aflorar" no meio educacional e que intriga a todos. Esta acontecendo evasão de alunos na rede pública estadual de ensino prejudicando muitas escolas e a carga horária dos professores. Acontecendo ate fechamento de escolas, entretanto, pasme, o Governo do Estado mantém escolas conveniadas a preço de ouro pagando alugueis de prédios, recursos humanos e materiais. Aqui em Mossoró sabemos que somente a Diocese mantém de cinco a seis escolas conveniadas mantidas pelo Governo e vizinho a esta escolas as do Estado tem turnos sem alunos e perdendo clientela para estas escolas. Creio que o SINTE deveria fazer um levantamento em todo Estado do RN, detectar essas escolas conveniadas, levar ao conhecimento do Ministério Público para saber se isto esta correto, dentro da lei. Pessoalmente vejo nisso um verdadeiro absurdo. Enquanto suamos para conseguir carga horária pelo deficit de alunos, escolas fecham. Escolas do Estado ociosas e o setor privado ganha rios de dinheiro as nossas custas. Da última vez que li no Diário Oficial, o Bispo da Diocese de Mossoró recebeu R$ 34.000,00 referente a alugueis de escolas como Dom João Costa, Centenário e outras que não é do meu conhecimento. Penso elaborar documento, enviar ao Ministério Público, Ministro da Educação, Governo do Estado, SEEC e imprensa para saber mais sobre este assunto. Atenciosamente, William Pereira.


FIQUE SABENDO... "Estou Doente...". Por Professor Dr. Robério Anastácio Ferreira / Andes-SN. (Fonte: Boletim da UERN, em 17/11/2010).

Aqui jaz um ex-professor que um dia sonhou ser pesquisador.


Estou doente...


Produzo mais papéis e máquinas e menos seres humanos, indivíduos! A nossa era se chama "PRODUÇÃO CIENTÍFICA"... Quanto? Preciso estar "on line" e ligado 24 horas para produzir: 5 artigos por ano, pelo menos 1 Qualis A e os demais podem ser A2, B1 ou B2, mas o resto não interessa; pelo menos 1 livro e um capítulo de livro por ano. Ah! Não posso esquecer das comunicações em eventos!


Devem ser preferencialmente trabalhos completos, publicados nos anais em Congressos Internacionais porque os resumos expandidos e os simples não contam nada na nossa avaliação. E se forem em eventos regionais ou locais menos ainda.


Devo participar de 2 Programas de Mestrado como efetivo e um terceiro como Colaborador. Devo ministrar 4 ou 5 disciplinas na Graduação, ou se não for assim preciso ter 4 ou 5 turmas, com pelo menos 50 vagas ofertadas para ministrá-las. Muitas das vezes, em espaços que comportariam muito menos... Quantos créditos: 12, 16, 20 ou 24 por semestre?


Devo ministrar também 1 ou 2 disciplinas na Pós-Graduação. Preciso orientar os trabalhos de conclusão de curso (4 ou 5, às vezes só um pouco mais por semestre). Preciso orientar pelos menos dois estudantes de Mestrado por ano...


Ah! Eles precisam defender suas dissertações em 24 meses... O ideal já seria defender em 18 meses! E os Co-orientados? Quantos? Tenho ainda os estágios, os projetos de fomento e de PIBIC. Ainda faltam as comissões e os cargos administrativos!


Precisamos de mais cursos, mais disciplinas e mais estudantes, mais cargos e mais comissões... Assim, ganhamos mais TRABALHO e temos menos VIDA. Meu tempo está acabando... O dia é muito curto e as 24 horas já não me são mais suficientes. Que tal repensarmos o nosso Calendário? O dia poderia ser um pouco maior e o ano poderia ter mais alguns meses... Puxa! Como seria feliz por isto... PODERIA TRABALHAR MAIS! Muito mais, pois ainda preciso ser bolsista de produtividade. Quero também ser pesquisador!


Antigamente, o Professor era Senhor ou Senhora, um segundo pai ou uma segunda mãe, um tio ou uma tia. Era também um EDUCADOR. Um erudito e um verdadeiro HERÓI. Hoje o professor "brother", "chapa", "meu", "brô" e "véio", entre outros... Muitos outros!


O bom é que temos mais professores. Muito mais! Por outro lado, temos menos salas e dividimos os nossos 15m2 (chamado gabinete) com mais 3 ou 4 e todos os seus orientandos também. Pelo menos não posso reclamar de solidão no trabalho, nem de monotonia.


A vida de Professor é pura agitação... Altas baladas como dizem. Meu dia de trabalho terminou na Instituição... A jornada de trabalho de um celetista é de 44 horas por semana, com tendência natural de reduzi-la.


E a nossa de professor? Isto é muito pouco! Além da nossa rotina diária, ao chegarmos em casa precisamos continuar TRABALHANDO! Tem as correções de provas, aulas e notas de aulas para serem preparadas, seminários, palestras, etc... . Ou melhor, fazer invencionices para melhoramos a nossa performance para nossos estudantes.


As aulas não são mais atrativas... Eles dizem: melhor seria estar com a Galera ou a Turma... Atender celular, passar minhas mensagens, jogar meus novos games do celular, msn, orkut, facebook, mostrar meu aparelho de celular novinho. Tem muito mais opções! Perder tempo com estas aulas? Que tédio! Tudo está na Internet mesmo.


Esqueci da elaboração dos projetos! Preciso de recursos financeiros para realizar alguns trabalhos e o prazo se encerra amanhã. Ainda bem que o envio é on line. O sistema, hoje em dia, em alguns editais recebem até 24 horas depois... UFA! Vai dar tempo.


Aqueles que precisam da nossa atenção em casa: mãe, pai, esposa, marido, filha, filho, neta, neto, noiva, noivo, namorada, namorado... Gato, cachorro, peixe, papagaio, periquito... etc? ELES PODEM ESPERAR!


E as minhas necessidades: físicas e fisiológicas? E o meu lazer e meu prazer? Confesso que às vezes me sobra um tempinho para isto tudo, apesar de serem atividades menos nobres.


Preciso dormir, mas tenho que TRABALHAR! Preciso acordar, antes de dormir. Estou doente! Não tenho tempo de ir ao médico... Depois vejo isto! Estou gravemente doente, mas não posso me curar.


Preciso TRABALHAR e PRODUZIR mais papéis (textos, livros, artigos, relatórios, etc...). Meu CURRÍCULO LATTES está desatualizado! Tenho que produzir mais máquinas também, pois o mercado assim exige.


Fico triste no final. A maior parte de toda a minha produção permanece intocável e, na maioria das vezes, enfeitando estantes e gavetas. Poucos realmente lêem aquilo que é fruto de uma vida inteira de total entrega ao sistema. Ou no caso das máquinas, algumas ficam sem emprego.


Ah! Eu não posso me queixar, pois apesar desta pequena carga de trabalho tenho um bom salário. "Não sois máquinas! Homens é o que sois" é uma famosa frase de Charles Chaplin, ou ainda "O que somos é conseqüência do que pensamos" de Buda. Acredito que isto é coisa do passado...


Está fora de moda! Podemos ver que a geração atual não os conhece, pois seus mais recentes ídolos e sua identidade são diferentes: "Exterminador do Futuro – Arnold Schwarzenegger", "Rambo – Sylvester tallone", "Indiana Jones – Harrison Ford", "007 - Daniel Craig", etc. Estes são os verdadeiros heróis: imbatíveis, incansáveis e imortais. Estou doente...Gravemente doente... Incurável... .


AQUI JAZ um EX-PROFESSOR que um dia sonhou ser PESQUISADOR.


CONQUISTE SEU EMPREGO: RN – A Prefeitura de Caicó/RN realizará Concurso Público oferecendo 196 (cento e noventa e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 7.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL: A Prefeitura de Tabuleiro do Norte/CE realizará Concurso Público oferecendo 168 (cento e sessenta e oito) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 28 de fevereiro/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.000,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "LEITOR/A DE PARABENS". – É tempo de parabenizar "aniver" de: Vera Lúcia de Abreu, UERN/FE (19/02);


 = "Companheiro Hermes, vamos aproveitar as greves dos CEDUCs para discutir a crise, especialmente no que diz respeito ao corte de vantagens pagas com regularidade a exemplo do 1/3 de férias, como horas extras e adicional noturno, cortados e, sem perspectivas para o retorno, Santino. Saúde e paz amigo Arruda;


 = "Quem é você? Sou curiosa pra saber quem é vc? Zildamir Pereira". – Esta indagação me foi feita há uns 90 dias, mas, tive o cuidado de apresentar-me logo. Hoje é que a torno pública e agradecer a amizade. Saúde e paz companheira Zildamir;


 = O JABÁ SE ENCONTRA NAS BANCAS locais - Recebo um exemplar do jornal humorístico O Jabá, que traz em sua edição de fevereiro o retorno do maestro no elenco de colunistas dessa publicação que admiramos muito. Além do maestro Vivi, destacamos ainda a coluna dos amigos Hermes Oliveira, Luiz Costa, Italo Praxedes, Xavier Araújo e Antonio Capistrano. FONTE: Coluna Penso... Logo..., por Luiz Juetê, Jornal Gazeta do Oeste;

Nota do editor. Obrigado amigo Juetê, por mais uma referência a minha pessoa. Hermes;


 = Há 362 anos (19/02/1649) iniciava-se a Segunda Batalha de Guararapes, a Sul do Recife que culminou com o fim das invasões holandesas.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 264/2009 (de 27/09), relatamos os seguintes temas: Ricos Gastam em 3 Dias o que Pobres Levam Um Ano para Gastar; Prof. Luiz Carlos Martins têm Novos Projetos; Bronca do Leitor (97) – Prof. Iram Oliveira; FIQUE SABENDO: Dia Mundial do Turismo: 27 de setembro;


 - Ministro Lupi diz que foram criados 150 mil empregos formais em janeiro contra 180 mil em igual mês de 2010. FONTE: Globo.com, em 17/02/2011;


 - PROPAGANDA - Tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que proíbe a publicidade de bebidas alcoólicas e de produtos derivados de tabaco no rádio e na TV. FONTE: Coluna Emery Costa, Jornal O Mossoroense, em 12/01/2011;


 - Justiça aceita julgar Berlusconi por prostituição de menor e abuso de poder em 06/2004, diz imprensa italiana. FONTE: Globo.com, em 09/02/2011;


 - Hoje é Dia do Esportista e Dia do Dharmma – Magha Puja (Festa Budista).


DEDICO esta edição aos esportistas pelo seu dia, hoje.

Quem canta...

"Por que você me trata mal? / Se eu te trato bem! / Por que você me faz o mal? / Se eu só te faço bem!...". ("O Mundo". Composição: Lenine, Zeca Baleiro, Paulinho Mosca e Chico César – Canta: L).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário