quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DC - Coluna de Notícias 400. (Anexo: Boneca Cor Rosa Branca).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 402 (geral) e 6ª (do ano). - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 047/365, Semana: 7ª/52 e faltam 318 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro com continua com suas sabedorias: "Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Isto é o mesmo que: pedi e vos será dado, buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-a". (My 7:7). (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:


Este dia amanheceu muito tumultuado para mim, eu sendo bombardeado de ligações para informar sobre a greve dos servidores da Fundac e a triste notícia da morte súbita de LUDMILA MELO ALQUERQUER, do Pessoal d'O Tarará, na noite de ontem. A quase desativação da Central do Trabalhador com a evacuação do MEIOS onde os funcionários desta ONG foram "convidados" a desocupar as dependências da Central a partir de hoje, eles prestavam serviços naquele local desde abril de 2005. "Tendo em vista o termino do convênio entre SETHAS e MEIOS, informamos a seus funcionários que se apresentem ao seu órgão de origem", este é o conteúdo do documento enviado à gerente da Central do Trabalhador em Mossoró. Nossa solidariedade ao Dionísio do Apodi e extensiva ao grupo. E ao pessoal do MEIOS desejo muita união e cabeça fria para os encaminhamentos de decisões a serem tomadas. Busquem todas as possibilidades e invoquem todos os segmentos da sociedade para apoios na solução satisfatória deste grande problema. Boa leitura, nobre leitor/a.


PASSAPORTE COM CHIP - A Polícia Federal de Pernambuco começa a emitir nas cidades de Recife, Caruaru e Salgueiro o passaporte com chip. Mais seguro, o novo documento não permite fraudes, agiliza o atendimento e no futuro poderá ser usado em portais automatizados de controle migratório. A maior diferença do novo passaporte vai ser sentida no desembarque internacional. Hoje, quando alguém chega com um passaporte eletrônico, o chip é lido por uma máquina. Os dados aparecem imediatamente na tela para serem verificados. As informações não precisam ser digitadas pelo atendente, o que economizará tempo.


O passaporte eletrônico é praticamente imune a falsificações e começo a ser distribuído a partir de dezembro do ano passado num projeto piloto em Brasília e Goiás e gradativamente está sendo implementado nos demais estados. Quem possuir o passaporte no modelo anterior (sem chip) e o documento ainda estiver dentro do prazo de validade não precisa se preocupar em requerer novo documento, já que o modelo sem chip continuará sendo aceito. A substituição acontecerá gradativamente, à medida em que os passaportes expirarem seu prazo de validade que é de até cinco anos. O preço também continua R$ 156,07. FONTE: Diário de Pernambuco, na base de dados do sitio www.endividado.com.br/.


FEDERAÇÃO DA UERN VOLTA A SER DISCUTIDA – A federalização da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) voltou a ser discutida pelo Governo do Estado. A governadora Rosalba Ciarlini, acompanhada da deputada federal Sandra Rosado (PSB) falou do assunto com o ministro da Educação, Fernando Haddad, durante audiência em Brasília. O processo de federalização da UERN foi iniciado por Sandra Rosado em 31 de agosto de 2005, quando apresentou o Requerimento de Indicação 5923/2005, que prevê a incorporação do patrimônio da UERN ao Sistema Federal de Educação Superior.


Em 25 de janeiro de 2006, ela renovou o pedido através do Requerimento de Indicação 7660/06. A solicitação foi ratificada ao MEC através da Indicação 31/2007. Diante da reivindicação da parlamentar, o MEC já inseriu a Indicação na pauta de novas expansões do ministério, o que vai acontecer quando da abertura de estudos para reordenamento universitário. "A federalização vai deixar a UERN tão forte quanto hoje é a UFERSA e será bom para todos. E ao contrário do que muitos pensam, os servidores não serão prejudicados, pois serão imediatamente incorporados a estrutura federal, assim como todo patrimônio", explicou Sandra Rosado. Além da deputada Sandra Rosado, acompanharam a governadora Rosalba Ciarlini, o deputado federal Felipe Maia (DEM) e o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama. FONTE: Blog do Givanildo Silva, www.givva.com.br/, em 09/02/2010.


O RN, A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL E AS GREVES – Colho da Coluna Prosa & Verso o seguinte: TRINTA POR CENTO - Gente ligada à governadora Rosalba Ciarlini está deixando vazar que pode não se ver incorporados em março próximo, os 30% de 16 planos de cargos e salários de várias secretarias e órgãos da administração indireta. Caso seja verdade, a governadora vai sentir o gosto amargo de uma greve de grandes proporções logo no começo do governo. FONTE: Coluna Prosa e Verso, por Crispiano Neto, www.defato.com, em 15/02/2011.


TORNEIO DE XADREZ EM MOSSORÓO enxadrista, Lêoncio Rodrigues, promoverá dia 19/02/2011 - Sábado, no Clube ACEU, Centro Cultural da Universidade Estadual do Rio grande do Norte, Centro, um Torneio de Xadrez. O início esta previsto para as 14h00min. As inscrições poderão ser realizadas pelo telefone (84) 8722-3959 ou quinze minutos antes do começo da competição. As rodadas e o sistema da competição serão decididos em reunião que antecede a disputa. Este é o primeiro evento de uma série que serão realizados durante o ano de 2011. FONTE: http://professorwilliampereira.blogspot.com/.


WILLIAM PEREIRA - REPORTER POR UMA EDIÇÃO - Olá Hermes! Tudo bem? Primeiro minha solidariedade aos profissionais do MEIOS e que os mesmos tenham a sorte da Governadora rever sua posição. Segundo, é que O dia do Atleta Profissional no site Brasil Escola é no dia 04 de fevereiro onde comemora-se o dia do atleta profissional, esse foi reconhecido como profissional através da Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Ver em: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-do-atleta-profissional.htm/.


BRONCA DO LEITOR (205) – "Pela continuidade do Projeto Artes versus Lixo Cultural". Companheiro Hermes, bom dia. Uma abençoada semana para todas e todos. No sábado, dia 12/02/11, logo cedo, ao começar a ler o Democratizando a Comunicação – Nº 400, fui tomado por um misto de alegria e tristeza. Caro amigo, parece uma afirmação contraditória. Mas, explico-lhe in continenti. Vou esclarecer os motivos pelo quais senti alegria e tristeza. Bem, o negócio é o seguinte. Sempre que recebo uma nova edição do DC, em meu e-mail, sinto uma alegria renovada. Porém, companheiro, ao pôr os olhos, na Carta Aberta intitulada "Apenas a retórica como resposta de apoio," do grande professor e músico Walter Silva, na qual comunicava, textualmente: "Caros amigos e amigas, saudações! É com imensa tristeza que venho através desta, informar-lhes que os trabalhos do "Projeto Artes vs Lixo Cultural" estão suspensos por tempo indeterminado." Isto foi o bastante para mudar, subitamente, meu humor, saindo deste estado de alegria para a tristeza. Aliás, de repente, transformou-se em indignação. Pois, neste Município, neste Estado e neste País se gasta tanto dinheiro público com baboseiras e lixo cultural, que nossa indignação tem lógica de sobra. Por outro lado, o amigo professor Walter Silva afirmou, em alto e bom som, em tom de desabafo, em certo trecho de sua missiva, como autor e executor deste Projeto Cultural, que quando percebeu que o mesmo iria ser desativado por falta de recursos financeiros, neste ínterim, bateu às portas de todos os segmentos da nossa sociedade, tendo recebido: "Apenas a retórica como resposta de apoio." A propósito disto, vem-me à memória uma frase lapidar, que o saudoso Monsenhor Humberto Brüinning dizia sempre, nas suas missas ou no aconselhamento aos fiéis, que "um dos maiores pecados que o ser humano pode cometer contra Deus e contra o próximo é da omissão." Em outras palavras, poder fazer o bem ao próximo, e conscientemente, deixar de fazê-lo. Não obstante, caro Hermes, reconhecer que o DC sempre tem divulgado o Projeto em questão, gostaria de convidá-lo para mais uma missão, no exercício da nossa cidadania. Ou seja, estou convidando-lhe, desculpe-me pela ousadia, para juntos elaborarmos um Abaixo-Assinado ao Poder Público competente, onde a gente possa coletar as assinaturas, junto às escolas beneficiárias do Projeto, durante uma semana ou duas semanas. E em seguida, encaminharmos as cópias das petições a quem de direito, com a finalidade de sensibilizar as autoridades ditas competentes; e consequentemente, tentarmos salvar este grande Projeto. Abraços – Luiz Carlos – professor aposentado da UERN, leitor e colaborador esporádico do DC.


FIQUE SABENDO... "O Governo DEM e o MEIOS". Por Benilson Silva – Servidor do MEIOS. (Fonte: Benilson Silva via e-mail pessoal em 11/02/2011).

É para resolver problemas que o povo elege seus governantes. E não, para criá-los.

Caros Amigos:


Não estou nada surpreso, com as atitudes do governo Dem, no nosso tão sofrido RN. Mesmo porque já fui vitima das ações deste grupo quando retornou ao poder em na nossa querida Mossoró em 1997.


Naquele ano minha esposa (Dona Bibi), que trabalhava em uma creche municipal foi sumariamente demitida, sem se quer receber as indenizações rescisórias. Ela fez parte da lista dos mais de mil demitidos, naquela época. Como a probabilidade de um raio cair no mesmo local é grande, não me espantei em nada com a decisão do governo Dem (Governo de Rosalba), de não querer renovar convênio e continuar assumindo a folha de pagamento desta instituição não governamental, denominada Meios, que ao longo de sua história (existência), foi sempre mantida em dias e respeitada e porque não dizer, seu convênio renovado pelos sucessivos governos.


O Meios uma Instituição, que desde sua fundação em 1979, tem sua folha de pagamento mantida pelos governos: Lavoisier Mais (1979/1983), - José Agripino (1983/1987) – Geraldo Melo (1987/1991), - José Agripino (1991/1995), - Garibaldi Filho (1995/2003) , Wilma de Faria (2003/2010). E agora chaga o governo Dem, e declara que o Estado não tem nenhuma obrigação com seus trabalhadores. É querer demais de nosso tão sofrido povo.


Digo povo, porque são nada mais nada menos que 1900 familias, deixadas ao alento de sua própria sorte. E o pior, durante a ultima campanha eleitoral, ouvi de muitos servidores do Meios em Mossoró, alardeando com orgulho as melhoras que poderíamos ter com o governo Dem, caso este vinhesse ganhar as eleições.


Ganhou, mas para a decepção de todos não é o que se esperava. Estão hoje, todos prejudicados, humilhados e muito decepcionados.


E por mais que o governo Dem possa fazer pra melhorar sua imagem diante da sociedade potiguar será pouco. Pois os estragos a cada dia aumentam, com a população penalizada ouvindo apenas, desculpas e discursos injustificados de um governo que precisa descer do palanque para administrar.


Hoje a imagem que o governo Dem (Governo Rosalba) leva a população do RN, é que "o Meios não existe, não faz nada e que é apenas um cabide de emprego, todos os seus funcionários são cargos de confiança e não fazem nada". O que não é verdade.


O fechamento do Meios, em varias cidades do estado, como: Natal, Mossoró, Caicó, e outras mais, traz muitos prejuízos, não somente aos servidores, mas também a população considerada em vulnerabilidade social, nas quais: crianças, idosos, jovens e adultos eram assistidos diariamente, por essa ONG, através das Creches, Centros Profissionalizantes,


Centro de Convivência de Idosos (CCI), e seus restaurantes populares, que já estão terceirizando, e através da Sethas, os servidores sendo convidados a se retirarem e ameaçados de policia.


É para resolver problemas que o povo elege seus governantes. E não, para criá-los, como vem fazendo o governo Dem, no RN.


Se é esse o jeito de "avançar e reconstruir", que o governo Dem usa como lema, precisamos urgentemente de revisar o nosso dicionário. Pois desde quando me compreendo como cidadão, todos os governos que antecederam o governo Dem, encontraram dificuldades ao iniciar suas ações, e não seria desta vez que o governo Dem iria encontrar um mar de rosas.


Aproveito para apelar aos nossos deputados Estaduais, Federais e aos Senadores, eleitos representantes do povo, não deixarem esses pobres pais e mães de famílias, além dos milhares de norte-rio-grandenses assistidos pelo Meios, sejam prejudicados de forma tão brutal pelo governo Dem.


Agradeço a todos.


Benilson Silva - (Servidor do Meios - Em extinção pelo Governo Dem).


CONQUISTE SEU EMPREGO: PE – A PETROQUÍMICASUAPE – Companhia Petroquím8ca de Pernambuco realizará Concurso Público oferecendo 61 (sessenta e uma) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 20 de fevereiro/2011, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 5.376,88. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL: A INFRAERO – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária realizará Concurso Público oferecendo 99 (novena e nove) VAGAS PARA ANALISTAS, inscrições abertas no período de 28/01 a 08 de abril/2011, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 7.086,68. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = "Caro amigo Hermes, a seu pedido estou confirmando recebimento desta edição e, ao mesmo tempo agradecer penhoradamente a sua atenção. Obrigado, atenciosamente, Prof. Esp. Antonio Bezerra da Fé". – Nobre Professor Dafé, eu é quem agradece sua valiosa colaboração em construir esse veículo. Saúde e paz amigo;


 = "Oi amigo Hermes, passei para agradecer as colunas e tambem saber se vai alguém, daqui, para a assembleia dia 17/02 em Natal. Obrigada e bom dia. Salvina Andrade". – Prezada Salvina, muita satisfação em tê-la como leitora e está colaborando conosco na caminhada sindical. Na assembleia da Fundac, amanhã, iremos com uma representação das unidades CIAD e CEDUDs. Contamos com sua participação;


 = Há 37 anos (16/02/1974) era inaugurada a Fábrica de Cimento Nassau em Mossoró.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 263/2009 (de 24/09), relatamos os seguintes temas: Horário de Verão; 1º Encontro de Blogueiros do RN; APAEs do RN Ganham Computadores; UERN – CPPD Libera Listas; Bronca do Leitor (96) – Prof. Diniz Santos; FIQUE SABENDO: Um Processo Discivilizatório (Parte 2/2) – João Paulo Medeiros;


 - Egito: parlamento será dissolvido e nova comissão fará Constituição. Conselho Militar deixa pode após eleição. FONTE: Globo.com, em 13/02/2011;


 - JOÃO BATISTA DE ALMEIDA (88), pai do amigo MARCOS PEREIRA do "Sebado", faleceu na madrugada de ontem e seu sepultamento se deu no mesmo dia. Nossas solidariedade na fé e conforto a toda sua familia;


 - Risco de ataque terrorista nos EUA está no nível mais elevado desde 11 de setembro de 2001. Diz governo. FONTE: Globo.com, em 09/02/2011;


 - Hoje é Dia do Repórter.


DEDICO esta edição aos repórteres pelo seu dia, hoje.

Quem canta...

"O Rio é uma cidade de cidades misturadas / o rio é uma cidade de cidades camufladas / com governos misturados, camuflados, paralelos / sorrateiros ocultando comandos / comando de comando submundo oficial...". ("Rio 40 Graus". Composição: Fernando Abreu – Canta: F. Abreu).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário