sexta-feira, 21 de maio de 2010

Democratizando a Comunicação nº 335 (Anexo: Ilusões de Óptica).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 335 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 22 de maio de 2010 (atualizado às 00h).


Estimados(as) Amigos(as):


Fico muito feliz quando passando por qualquer ponto da cidade e testemunho policiais abordando, aleatoriamente, quero dizer sem a formal blitz com aparato de carros e motos etc. Digo assim porque quando das tradicionais blitz chama muita atenção e os "elementos" (linguagem policial) não passam nem por perto tendo-os avistados de longe. Meu avô, que foi delegado, dizia que bandido sente cheiro de policial à distância. Eu acrescento que bandido ver disfarçado de vagalume ente fogos de artifícios. A policia te quer parar pessoas de bicicletas, motos (mais comum aos assaltantes) e principalmente altas horas em locais semi-desertos como no centro da cidade, próximo a Conab e Av, Leste Oeste e até bairros mais distantes. Na noite de quinta-feira (20) um professor da UERN por sorte não foi atingido por tiros de um "elemento" que repentinamente saiu dos matos na via que dá acesso ao Conjunto Vingt Rosado próximo à RPC. Mas, todo cuidado para não cometer abordagem errada, vejam dois exemplos anexos!!!. Boa leitura.


LEI DE COTAS AINDA É CONSTITUCIONAL, diz Lewendowski. Não fosse pela reserva de vagas destinadas a estudantes vindos da escola pública, o candidato Giovane Pasqualito Fialho teria passado no vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pelo menos foi o que o estudante alegou em Recurso Extraordinário levado ao Supremo Tribunal Federal. Ele pediu antecipação dos efeitos da tutela para que pudesse se matricular na universidade, mas o ministro Ricardo Lewandowski não concordou. De acordo com o ministro, é preciso que antes a Justiça aprecie integralmente os argumentos e decida o mérito da questão.


Giovane foi reprovado na prova para o curso de Administração, mas teria passado se não fosse a reserva de cotas. Ele informou que das 160 vagas, 30% foram reservadas a candidatos privilegiados em razão de sua etnia e condição social, e 10 vagas a candidatos indígenas. A defesa de Fialho chama o sistema de cotas de "pacto da mediocridade", e declara que a distinção no tratamento dos candidatos com base em critério étnico é crime de racismo. Dessa forma, Lewandowski afirmou na decisão que "enquanto essa Corte não se pronunciar pela inconstitucionalidade desse sistema de admissão, presume-se a sua constitucionalidade".


JORNALISTA - PROJETO DE LEI EXIGE DIPLOMA para cargos públicos no RN. O deputado estadual Fernando Mineiro apresentou Projeto de lei que "Estabelece exigências para o provimento de cargos de jornalista no âmbito da administração pública estadual". Pelo projeto, para o cargo de jornalista efetivo na administração pública estadual, deve-se exigir o diploma de formação superior específica. "É o primeiro passo para se criar no Estado o cargo de jornalista, que hoje se restringe a apenas alguns órgãos", avalia o deputado. O documento foi apresentado na quinta-feira, 13, na Assembleia Legislativa, e tem como objetivo assegurar a valorização do profissional jornalista e contratar profissionais qualificados para a Administração Pública.


Mineiro ressalta em vários Estados da Federação os legislativos já estão adotando tal postura para o exercício da atividade jornalística. O objetivo da exigência do diploma para o cargo é fortalecer o setor público, após decisão do STF sobre a não-obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissão. FONTE: www.mineiropt.com.br/.


SINAI E CAMPANHA SALARIALO Sindicado dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do Estado do RN iniciou a segunda fase da Campanha Salarial 2010 com as Assembléias Gerais, tendo em vista a negociação com o governo não ter avançado. Ontem (21/05) foi o dia das categorias ditas diretas (Secretarias), na próxima semana mais três categorias: IDIARN (24/05 às 10h no SINAI/Natal, EMPARN (25/05 às 09h na Sede da empresa/Natal) e FUNDAC (27/05 às 10h na Fundação/Centro Administrativo). Nas pautas dois pontos comuns: 1) Informes Gerais e 2) Campanha Salarial 2010. Quanto à participação do pessoal do interior a mobilização já começou, IDIARN enviará uma delegação com dez servidores.


JOÃO PARAIBANO E ZÉ CARDOSONosso correspondente do quadro Repórter por uma Edição, Dr. Cléber Mesquita, informa: "Caro Hermes, Clóvis pediu que lhe comunicasse o nome da dupla de cantadores que se apresentarão em sua nova cantoria, a qual ocorrerá em sua Churrascaria do Clóvis, no dia 22.05.2010, ás 20h. João Paraibano e Zé Cardoso. Você que entende também deste ofício, são bons ou não? Abraços Kleber. No caso hoje à noite, comunicado transmitido, nobre Cléber. Infelizmente não poderei apreciar por encontrar-me em Natal desde início desta manhã. Quanto ao talento da dupla posso dizer que o Clóvis contratando-os posso assinar em baixo, claro! Sucesso e ótimo evento pra todos.


NILO SANTOS NO DEPARTAMENTO MÉDICOO amigo Nilo Santos – jornalista e blogueiro está entregue ao Departamento Médico. Ele se desculpa, através de nota em seu blog (http://nilosantos.zip.net), pela ausência das atividades profissionais e ficamos nós, todos orando pela sua plena recuperação. Deus quer sim amigo Nilo, até breve!


FIQUE SABENDO... "Falta água ou falta responsabilidade?". Por Carlos Oliveira – Advogado e ex-radialista.

Por que falta água em Mossoró? Será que falta?


Em Mossoró não falta água. Em Mossoró falta vergonha, espírito público de quem tem a obrigação de levar o mar d'água existente para as torneiras da urbe mossoroense. Veja só: Além dos poços tubulares (a única fonte de água potável no passado) Mossoró é cercada por dois grandes reservatórios d'água (barragem de Assú e de Santa Cruz). Como justificar falta do líquido nos lares da cidadela? Não tem justificativa. É imaginar que somos imbecis. Desculpas esfarrapadas. Conversa pra boi dormir.


Nas minhas longas conversas com Jerônimo Dix - huit (meu maior amigo e mestre, que continua vivo) sempre presenciei seus comentários sobre a problemática da água em Mossoró e região. Ele dizia: "Santa Cruz é a solução". Antes de Santa Cruz chegou à famosa adutora de Assú, o que na publicidade vendida solucionaria o problema do abastecimento d'água de Mossoró. Engodo, mentira, embromação e falsa publicidade. Nada resolveu e tudo ficou como era. Lata d'água na cabeça e lá vem Maria...


Aqui e ali, quando o tempo permite, ligo o rádio e só ouço reclamação da falta d'água em Mossoró. Os cultos também alguns dirigentes da CAEN, pensando que somos idiotas, com desculpas baratas, tentando justificar o injustificável, culpando os equipamentos, bombas e motores dos poços e das adutoras, mas nunca os responsáveis pela coisa pública. Piada, conversa mole, falta de responsabilidade, falta de políticas públicas, falta de vontade em querer resolver os problemas e falta de investimento para encontra a solução. Porque não falar a verdade ao povo (o único detentor do poder, pois todo poder emana do povo e em seu nome será exercido)? O cidadão cansou e não aguenta mais tanta potoca e embromação.


Vamos testar a falta d'água em Mossoró: vamos desconectar o cano da adutora que chega no grande São Manoel e abrir para a cidade. Com certeza, em poucos dias acontecerá à maior inundação na urbe. Então o problema não é água, mas a distribuição da água existente nas torneiras dos lares de Mossoró.


Porque hoje, com os poços, a adutora de Santa Cruz não existe água na cidadela? Tem Justificativa? Claro que não. Lata d'água na cabeça, lá vem Maria, lá vem Maria...


CONQUISTE SEU EMPREGO – CE, A Prefeitura Municipal de Marco/CE está oferecendo 198 (cento e noventa e oito) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 24/05 a 11 de junho/2010, escolaridade exigida: 1º e 2º graus. Salários até R$ 4.500,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


BA – A SEAGRI – Secretaria de Agriculura, Irrigação e Reforma Agrária, da Bahia, está oferecendo 27 (vinte e sete) VAGAS para VÁRIOS CARGOS, inscrições no período de 27/05 a 06 de junho/2010, escolaridade exigida: 2º e 3º graus. Salários até R$ 1.712,76. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********


 = Contagem do tempo: Ano – 2010, Dias: 142 - Semana: 21ª – Faltam: 223 dias;


 = "Caro Hermes, Agradeço imensamente sua boa vontade em enviar-me o "Democratizando...", certamente é um privilégio ter notícias tão necessárias como são as enviadas por você. Muito obrigada. Aceite um grande abraço. Luzia Bessa - Presidente do CES-RN (1ª mulher a presidir esse Conselho no Estado)". – Abraço aceito, e com seu bondoso depoimento informo-lhe que renovamos a sua assinatura como leitora por mais um período. E de cortesia eu receberei notícias do CES em período dobrado. Registra-se, publica-se e cumpra-se;


 = "Obrigada pela mensagem do tempo (edição 333), muito obrigada por sempre nos brindar com suas palavras amigas e também informações. Que você continue cada vez mais sendo essa pessoa espiritual que gosta de transmitir mensagens de paz ao próximo. Fique com Deus, amigo! Tenha um ótimo fim de semana. Atenciosamente, Kalianne Pereira". – Amiga Kalianne, ótimo ter você como nossa leitora. Arranje "um tempinho" e volte a atualizar o Empauta.net, pois, se tenho pressa em alguma coisa quero suas notícias de volta. Só porque agora é Dra. Advogada pensas que não és mais do ramo?!!!;


 = Há 98 anos (21/05/1912) nascia em Mossoró Dix-huit Rosado Maia, o prefeito da tricotomização do Rio Mossoró e perfurou os primeiros poços profundos da cidade.


**********PANO RÁPIDO**********


 - Memória: Na edição no 195/2009 (de 24/03), relatamos sobre os seguintes temas: Site Domínio Público Poderá Ser Desativado; Carnaubais Terá que Pagar Salários Atrasados; Piso dos Comerciários; Bronca do Leitor (37) – Cezimar Nascimento; FIQUE SABENDO: 24 de Março – Dia Mundial de Combate a Tuberculose;


- Espanha aprova corte de 15 bilhões de euros em pacote anticrise que inclui redução de salários de servidores. FONTE: Globo.com, 20/05/2010;


 - Estacionamento Decente – "Que seja constitucional também o Mossoró West Shopping investir e proporcionar um estacionamento decente aos seus clientes", Karenine Fernandes em 14/05/2010;


 - Senado aprova reajuste de 7,7% a aposentados e o fim da fator previdenciário. Texto vai a sanção de Lula. FONTE: Globo.com, em 20/05/2010;


- Hoje é Dia do Apicultor e Dia do Economiário. Amanhã (23) será Dia da Juventude Socialista.


"Quem canta...

"Lava roupa todo dia, que agonia / Na quebrada da soleira, que chovia / Até sonhar de madrugada, uma moça sem mancada / Uma mulher não deve vacilar...". ("Juventude Transviada". Composição: Luiz Melodia - canta: L. Melodia).

...os males espanta".


DEDICO esta edição aos apicultores, economiários e a juventude - socialista.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.


*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos sociais e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



EM 2009 ACONTECERAM 250.362 FRAUDES NA INTERNET. CLIQUE PARA LER DICAS DE SEGURANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário