sábado, 13 de março de 2010

Democratizando a Comunicação nº 313 (Anexo: Jovens Tardes de Domingo).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Noticias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Edição Nº 313 – Ano II. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9921-5275/8848-2592 ou 9948-4013.

Contatos eletrônico: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 13 de março de 2010 (atualizado às 15h).


Estimados(as) Amigos(as):


Abro esta edição homenageando todos os poetas do mundo, em especial aos poetas e poetisas de Mossoró. Destaco um trecho de Horas Mortas, do Marcos Ferreira: "Assim das águas desse mar de sonhos mortos / Onde perdemos tantas vezes nossos barcos / Eu vou levando minha naus para outros portos / Eu vou deixando para trás todos os charcos...".


Anexo, um lindo slide que é um documentário histórico que me foi enviada pela amiga Haida Oliveira e agradeço pelo belo slide. Quanto ao Roberto Carlos (sou fã até os anos 80/90), já está na hora de passar o reinado, ele cantando VOCE NÃO VALE MAIS EU GOSTO DE VOCE foi o ó como diz na gíria. Bateu saudades dos grandes programas domingueiros tipo Haroldo de Andrade, Blota Junior, Flávio Cavalcanti e outros. Amanha é domingo, Dia da Poesia, a minha Tv vai continuar desligada. Boa leitura.


IR: IDOSOS E APOSENTADOS - Hoje, os aposentados com mais de 65 anos que ganham até R$ 2.998,30 não pagam IR. Quem tem abaixo dessa idade só é isento se receber até R$ 1.499,15. O projeto, aprovado no Senado, reduz a idade de 65 para 60 anos dos segurados com direito à isenção do IR. O texto segue para votação na Câmara dos Deputados. Cerca de 3,6 milhões de segurados têm entre 60 e 64 anos e podem se beneficiar com a medida. O relator do projeto afirma que é preciso se adequar ao Estatuto do Idoso.

NOVAS REGRAS PARA ATRASADOS - Os aposentados e trabalhadores que receberam atrasados do INSS em 2009 ou dívidas trabalhistas devem esperar a Receita publicar as novas regras para enviar a declaração do Imposto de Renda 2010. Atualmente, o IR incide sobre o valor total, mas a tributação deveria ocorrer sobre o valor mensal a que eles têm direito se o pagamento tivesse sido feito em dia. As novas normas para a devolução dos valores cobrados indevidamente devem ser divulgadas ainda neste mês. FONTE: www.sistemajma.blogspot.com/.


APOSENTADORIA ESPECIAL, SINTEST/RN CONQUISTA DIREITOA direção do sindicato ajuizou, em 07/2009, Mandado de Injunção (MI) requerendo o direito de contagem de tempo especial aos servidores da UFRN e UFERSA, uma vez que há falta de regulamentação desse tema no serviço público. O Mandado de Injunção é um dispositivo jurídico para o Supremo declarar que há omissão legislativa do Governo.


Como nesse caso nunca foi criada lei complementar a ser aplicada, pelo serviço público, o Supremo declarou que, até que isso ocorra, aplique-se lei análoga. No nosso caso, a Lei 8213/90, denominada Regime Geral da Previdência. Vale destacar que o sindicato garantiu tanto o direito de utilizar a Lei do Regime Geral como as demais normas de aposentação já existentes dos servidores públicos. Outro detalhe é que o ganho foi apenas para sindicalizados, conforme teor da sentença proferida pela Ministra Ellen Grace.

PROVIDÊNCIA - Agora, o sindicato terá o direito de requerer administrativamente a contagem de tempo especial para quem trabalha ou trabalhou recebendo adicional de insalubridade, periculosidade ou risco de vida. O período a que se refere o MI vai de 1990 até hoje, ou seja, após a implementação do Regime Jurídico Único (Lei 8112/90).


RN: JUSTIÇA FEDERAL PROMOVERÁ GRANDE LEILÃO na próxima segunda-feira, às 14h, no prédio anexo da JFRN, no bairro de Lagoa Nova. Serão 14 lotes, entre os bens estão terrenos na Grande Natal, veículos e imóveis. O lote de mais alto valor a ser leiloado na segunda-feira é referente a três propriedades rurais – as fazendas Novo Horizonte, Riachão e Boa Vista – localizadas em Ceará-Mirim, e mais uma residência, com cinco quartos e seis salas, na avenida Junqueira Aires, na Cidade Alta, na Capital do Estado. O lote está avaliado em R$ 3,1 milhões.


Também vai a leilão na próxima segunda-feira, um terreno localizado em Nísia Floresta, em frente à rotatória que dá acesso a sede ao centro da cidade e a Praia de Tabatinga. O terreno tem 19.500 m² e está avaliado em R$ 2,9 milhões. Outra oportunidade de negócio que vai ser leiloada é o prédio comercial localizado na rua dos Paiatis, esquina com a Concórdia, nas Quintas, zona Oeste da Capital. A área construída é de 162 m² e o imóvel está avaliado em R$ 50 mil. Dez cárteres de motor 1.0, quatro molas dianteiras de Passat, uma máquina Xerox, entre outros objetos eletrônicos e automotivos, também serão leiloados pela JFRN. A arrematação será feita pela melhor oferta, mediante pagamento à vista ou no prazo de 15 dias, com caução de, no mínimo, 20% do valor ofertado. FONTE: www/jfrn.gov.br/.


BRONCA DO LEITOR (143)Caro Hermes, grato pelo envio de Redemocratizando a Comunicação ed. 310. Concordo em todos os aspectos. Esse BBB é uma indecência e até hoje não entendi o porque da Globo manter uma patifaria desse gênero. Enfim, mais palhaçada para se conviver no cotidiano. Wilson.


FIQUE SABENDO... "Espírito de uma criança emburrada". Por João Paulo Medeiros, Pastoral Operária. (Fonte: e-mail pessoal, em 07/03/2010).

Caro Hermes, em sua edição (310) você falou sobre o descaso dos bancos para com seus clientes. Essa semana eu passei por uma situação semelhante. Abraço, João Paulo.


Essa semana tive a grande alegria de precisar ir à Caixa Econômica Federal. Isso para mim é sempre um grande prazer. Fui. Ao chegar peguei a ficha número 185. Fiquei lógico, muito feliz com isso. Caminhei ao setor responsável para esperar (muito) a minha vez. Dado que o local de espera disponibilizava do montante extraordinário de cerca de vinte cadeiras para mais de 200 pessoas e todas as vinte cadeiras (TODAS) já estavam ocupadas, teria que esperar de pé.


Mas resolvi, mesmo assim, de algum modo, cumprir o ditado, "esperar sentado". Depois de analisar as milhares de possibilidades que o banco me fornecia, me apareceu, assim como um oásis no deserto, um cantinho de parede com um design atraente, uma boa acústica, temperatura agradável e ótimos azulejos para encostar minha parte traseira.


Fui até lá. Pronto, me sentei no chão. Senti assim o aconchego que o banco sempre me oferecera. Agora esperaria 184 pessoas serem atendidas em ótimo estilo. Infelizmente, assim como uma brisa fria por Mossoró, minha felicidade logo se foi. Não demorou muito para que um dos seguranças da agência (para minha surpresa muito bem educado) me informasse que eu não poderia ficar sentado ali no chão, o banco não permite, e que se o gerente me visse naquela situação iria me pedir para levantar.


Fiquei alguns segundos parado. Tentei impor outro significado ao mosaico de palavras que me foi dirigido que não aquele que já tinha entendido. Olhei para o guarda, soltei algumas palavras entre sorrisos, retribuí sua boa educação, desconversei. Continuei sentado.


Agora mais do que nunca. Baixou em mim o espírito de uma criança emburrada. A raiva que me abateu fez-me canalizar toda a força mecânica de meu corpo em direção ao chão para que tivesse a certeza que estava realmente ali sentado.


Daí em diante se misturaram em minha cabeça interrogações a mim mesmo: "E não pode sentar no chão, vou sentar onde? Tenho que esperar em pé? E por quê não colocam mais cadeiras?" com a raiva nascida da situação e a vontade de que o gerente aparecesse para que, de forma freudiana, me explicasse o motivo de não ter cadeiras e mesmo assim não poder se sentar no aveludado chão.


Em que pese a profecia do segurança, esperei algum tempo ali sentado sobre os meus confortáveis azulejos e o gerente não apareceu. Acho que não me viu. Creio que em razão da multidão que se acumulava no banco dificultando sua visão para os demais pontos da agência.


Chegada a minha vez de ser atendido, tendo o ponteiro do relógio dado vários voltas em torno do corpo que o sustenta, levantei do chão frio e fui até o guichê. No caminho de retorno para casa fiquei a divagar o que diria o gerente ao me ver sentado naquele sacro-santo chão.


Talvez entre centenas de outros motivos totalmente compreensíveis ele teria me dito: "Caro cliente, imagino que o senhor saiba que mesmo com a crise econômica mundial a Caixa obteve um lucro de cerca de R$ 3 milhões no ano de 2009, isso tudo devido às inúmeras tarifas pagas por nossos clientes, como o senhor. Sei que o número de cadeiras é reduzido por demais, sem falar no tempo de espera. Sei também que vocês clientes pagam tarifas caras por nossos serviços e na maioria das vezes o referido serviço não é prestado com a qualidade necessária, o que é uma afronta ao direito e dignidade dos senhores. Todavia, eu não tenho nada a ver com isso e quero que o senhor levante-se agora do chão pois atitudes como essa mancham a imagem de nosso querido banco, agradeço".


CONQUISTE SEU EMPREGOPI – O IFPI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia está oferecendo 51 (cinquenta e uma) VAGAS para PROFESSORES, inscrições abertas no período de 15/03 a 02/04/2010, escolaridade exigida: Superior. Salários até R$ 5.730,81. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos;


NACIONAL – A CEF, Caixa Econômica Federal, está oferecendo VAGAS para Técnico Bancário e as inscrições encontram-se abertas no período de 19 de 03/03 a 06 de abril/2010, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º Graus. Salários até R$ 6.098,00. Maiores informações pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


REGISTROS:

  • Contagem do tempo: Ano – 2009, Dias: 72 - Semana: 11ª – Faltam: 293 dias;
  • "Prezado Companheiro Hermes, confirmo-lhe o recebimento do "DC", conforme solicitado. Pode continuar remetendo-me para este e-mail, por favor. Abraços. Paulo Brandão". – Bravo Paulo Giovanni Brandão, agradeço a atenção e, também, confirmo recebimento de seus e-mail. Muitos úteis por sinal;
  • "Meu amigo Hermes graças a Deus a coluna voltou. Agora sim ficaremos atualizados. Muito obrigada. Marileide Couto". – Voltei leitores... foi a saudade que me trouxe pelos braços... . Grande abraço amiga uerniana;
  • Há 13 anos (14/03/1997) era criada a POEMA – Poetas e Prosadores de Mossoró.


**********PANO RÁPIDO**********


v  Memória: Na edição no 173/2009 (de 20/01), relatamos sobre os seguintes temas: A Saúde de meu Pai; E o Concurso para o DETRAN?; Farol de Xenônio; A Casa da Cultura Popular; Bronca do Leitor (27) Ivo Werneck. FIQUE SABENDO: Dia do Farmacêutico é Comemorado em 20 de janeiro;


v  TWITTER NA TRT - O Twitter a cada dia ganha mais adesões. O Tribunal Regional do Trabalho/RN resolveu ampliar seu alcance na rede mundial de computadores e aderir ao fenômeno das redes sociais. A partir de agora, todas as notícias da Justiça do Trabalho do RN podem ser acessadas no perfil http://twitter.com/TRT21RN. - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) também aderiu ao Twitter e acaba de inaugurar uma página oficial de notícias. O endereço é Twitter.com/STJNoticias. Por meio dele, os usuários poderão acompanhar notícias sobre decisões, eventos e iniciativas institucionais, além de informações sobre a atuação dos ministros. FONTE: Jornal O Mossoroense – Notas da Redação, em 24/02/2010;


v  "FAKES" - Considerada pelo presidente do STJ, ministro César Asfor Rocha, "uma moderna ferramenta a serviço da cidadania", o Twitter também dá guarida aos que preferem não exercer o seu papel de cidadãos e se escondem atrás de identidades falsas. É impressionante como aumentou nas últimas semanas o número de usuários "fakes" (falsos) notadamente em Mossoró. Parece até que o povo tem medo de ter opinião e de emiti-la. FONTE: Jornal O Mossoroense – Notas da Redação, FONTE: Jornal O Mossoroense – Notas da Redação, em 24/02/2010;


v  Hoje é Dia do Conservacionismo (políticas técnicas de conservar o meio ambiente). Amanhã (14) é Dia do Agente Autônomo de Investimento, Dia da Poesia e Dia do Vendedor de Livros. É também Dia dos Animais.


"Quem canta...

Foi mistério e segredo / E muito mais / Foi divino brinquedo / E muito mais / Se amar como / Dois animais... ("Como Dois Animais". Composição: Alceu Valença. Canta: A. Valença).

os males espanta".


DEDICO esta edição aos agentes de investimentos, poetas, prosadores e conservacionistas.


VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net/.

*Hermes Alves de Oliveira (51), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e há nove anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Secretário/tesoureiro do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN e Membro do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.



Quer falar com seus amigos do Messenger sem instalar nada? Clique aqui e veja como.

Nenhum comentário:

Postar um comentário