sábado, 11 de janeiro de 2025

BDC - Coluna de Notícias n. 1.138.

 

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVII – Edição nº 1.138 6(geral) e 2ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim (WA).

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 11 de janeiro de 2025 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2024. Semana: 2ª/52; dias: 11/365 e faltam 354 para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

DIÁLOGO ANIMAL. O que o pato falou para a pata? – Vém quá! FONTE: https://www.maioresemelhores.com/piadas-ruins-engracadas/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (franciscomartinsescritor.blogspot.com.br).

 

Estimados/as Amigos/as:

FIM/INÍCIO DE ANO PARECE QUE O MUNDO PÁRA em termos de movimento funcional lógico. Há o ditado afirmando que “O Brasil só funciona após o Carnaval”. E nosso “País de Mossoró” é transferido para a Cidade Maravilhosa Tibau! Por falta de assunto desejo - Boa leitura nobre leitor/a.

IPCA-15: INFLAÇÃO SOBE 0,34% EM DEZEMBRO E FECHA 2024 ACIMA DO TETO DA META. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) subiu 0,34% em dezembro, segundo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira (27). O número indica uma desaceleração em relação à alta de 0,62% apurada em novembro.

A prévia da inflação acumulou alta de 4,71% até o décimo segundo mês do ano. No mês passado, esse número era de 4,35%, enquanto o acumulado de 12 meses era de 4,77%.

O IPCA-15 veio abaixo das expectativas do mercado. As projeções apontavam para um avanço mensal de 0,45% e anual de 4,82%, segundo o Investing.com.

O índice acumulado ficou acima do teto da meta de inflação perseguida pelo Banco Central em 2024. O alvo é 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para baixo ou para cima.

Grupos do IPCA-15: Entre os nove grupos de produtos e serviços pesquisados, cinco tiveram alta em dezembro. Alimentação e bebidas foi responsável não só pela maior variação (1,47%), como também pelo impacto positivo mais acentuado (0,32 p.p.). A maior variação acumulada no ano (8%) e contribuição (1,68 p.p.) foram do mesmo grupo. FONTE: Giovana Leal – MoneyTimes e na base de dados do site: sosconsumidor.com.br em 27/12/2024.

SINAI: LEIS SANCIONADAS GARANTEM VALORIIZAÇÃO E REESTRUTURAÇÃO SALARIAL PARA SERVIDORES DA BASE DO SINDICATO. Em um marco importante para o funcionalismo público do Rio Grande do Norte, a governadora Fátima Bezerra sancionou, no dia 3 de janeiro, projetos de lei complementares que vão beneficiar mais de 60 mil servidores estaduais, incluindo toda a base do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN). A medida abrange servidores civis e militares, ativos, aposentados e pensionistas, garantindo a valorização salarial e a reestruturação de carreiras.

AS LEIS SANCIONADAS SÃO:

Lei Complementar 777/2025 – Institui uma política salarial para servidores civis e militares do Estado. Com esta lei, a partir de 2025, os servidores terão seus salários revisados anualmente no mês de abril, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Lei Complementar 778/2025 – Reorganiza as carreiras e promove a recomposição salarial para servidores da administração direta e indireta. Esta lei estabelece novos planos de carreira e tabelas salariais que serão implementados em 2026.

Com a sanção dessas leis, os servidores estaduais podem esperar uma melhoria em suas condições salariais e de carreira. A correção anual dos salários, alinhada com a inflação, e a reestruturação das carreiras são medidas que prometem impactar positivamente a qualidade de vida de milhares de famílias potiguares. Para acessar os textos completos das leis sancionadas, entre no site: sinairn.com.br para fazer o download dos documentos.

A LUTA DO SINAI - A sanção dessas leis é o resultado de uma intensa mobilização promovida pelo SINAI em conjunto com as demais entidades que integram o Fórum dos Servidores Públicos do RN. Essa vitória não é apenas uma conquista para os servidores, mas também um reflexo da força coletiva do movimento sindical. A sanção representa o final de uma longa batalha por justiça salarial e melhores condições de trabalho, travada ao longo dos anos de 2023 e 2024, através de reuniões, manifestações e pressão política.

No último dia 2, uma comissão do SINAI-RN esteve no Gabinete Civil para pressionar pela sanção, sendo informada inicialmente que isso ocorreria até o dia 21. No entanto, horas depois da visita, o secretário de Administração, Pedro Lopes, contatou os sindicalistas e confirmou a sanção no dia seguinte. FONTE: sinairn.com.br, em 07/01/2025.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

A CRIAÇÃO DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - CEF aconteceu no dia 12/01/1861, também conhecida como CAIXA, é uma instituição financeira brasileira, sob a forma de empresa pública, com patrimônio próprio e autonomia administrativa com sede em Brasília, no Distrito Federal, e com filiais em todo o território nacional. É vinculada ao Ministério da Fazenda. FONTE: Wikipedia.

O LANÇAMENTO DO PRIMEIRO DISCO DO LED ZEPPELIN aconteceu em 13/01/1969. Foi gravado em outubro de 1968 no Olympic Studios, em Londres, e lançado pela Atlantic Records, nos Estados Unidos. Produzido por todos os quatro integrantes do grupo — especialmente pelo guitarrista Jimmy Page, que estabeleceu a difusão entre o blues e o rock.

FIQUE SABENDO... “Dia do Controle da Poluição por Agrotóxico – 11 de janeiro”. FONTE: https://www.cfn.org.br/index.php/noticias/11-de-janeiro-dia-do-controle-de-poluicao-por-agrotoxico/, em 11/01/2024.

A data alerta sobre riscos do veneno para o meio ambiente e para a saúde.

No dia 11 de janeiro, o Brasil celebra o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, uma data estabelecida pelo Decreto nº 98.816/90, que busca conscientizar a população sobre os impactos nocivos do uso indiscriminado dessas substâncias, tanto para a saúde humana quanto para o meio ambiente.

Em um cenário em que os agrotóxicos são amplamente utilizados na agricultura, os desafios para garantir uma alimentação saudável e rica em nutrientes tornam-se evidentes. Dados alarmantes evidenciam a urgência de ações efetivas. A cada ano, 1 milhão de pessoas em todo o mundo é intoxicada de forma involuntária por meio do contato com agrotóxicos. No Brasil, entre 2010 e 2019, o Ministério da Saúde registrou a intoxicação de 56.870 pessoas por essas substâncias.

O uso de agrotóxicos tem crescido de maneira vertiginosa no país (nos últimos 40 anos aumentou mais de 400%), elevando-o à primeira colocação entre os países que mais fazem uso de agrotóxicos no mundo, aponta a pesquisa realizada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Ainda segundo a pesquisa, o consumo desses produtos difere nas várias regiões do país, nas quais se misturam atividades agrícolas intensivas e tradicionais, e nestas últimas não incorporaram o uso intensivo de produtos químicos.

Os agrotóxicos têm sido mais usados nas regiões Sudeste (cerca de 38%), Sul (31%) e Centro-Oeste (23%). Na região Norte o consumo de agrotóxicos é, comparativamente, muito pequeno (pouco mais de 1%), enquanto na região Nordeste (aproximadamente 6%) uma grande quantidade concentra-se, principalmente, nas áreas de agricultura irrigada.

Já o consumo de agrotóxicos na região Centro-Oeste aumentou nas décadas de 70 e 80 devido à ocupação dos Cerrados e continua crescendo pelo aumento da área plantada de soja e algodão naquela região. Os estados que mais se destacam quanto à utilização de agrotóxicos são, São Paulo (25%), Paraná (16%), Minas Gerais (12%), Rio Grande do Sul (12%), Mato Grosso (9%), Goiás (8%) e Mato Grosso do Sul (5%).

AÇÕES - Em novembro de 2022, a Comissão Intersetorial de Nutrição e Alimentação do Conselho Nacional de Saúde (CIAN/CNS), participou de um Ato Público no Supremo Tribunal Federal (STF) para a entrega da Recomendação nº 017/2023, que pede aos ministros da corte a rejeição de qualquer proposição que permita a redução ou isenção fiscal e tributárias a agrotóxicos no Brasil.

O encontro reuniu membros do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN), da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e da Secretária de Saúde Indígena (SESAI).

A recomendação entregue destacou os altos riscos à saúde pública e ao meio ambiente que a ampliação do uso de agrotóxicos pode representar. Entre eles, o potencial de causarem câncer e desregulação endócrina, interferindo na produção, secreção, transporte, ligação, ação ou eliminação de hormônios, substâncias responsáveis por funções como desenvolvimento, reprodução, funcionamento do metabolismo e comportamento dos organismos.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O MPU – Ministério Públio da União, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 152 (CENTO E CINQUENTA E DUAS) VAGAS PARA ANALISTA E TÉCNICO. Inscrições abertas no período de 13/07 a 27/02/2025. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 13.994,78;

PI: A Prefeitura de São João do Piauí, realizará CONCURSOS PÚBLICO, oferecendo 78 (SETENTA E OITO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 30/01/2025. Escolaridade exigida: MÉDIO, TÉCNICO e SUPERIOR. Salários: até R$ 4.614,76;

SE: O BANESE – Banco do Estado de Sergipe, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 55 (CINQUENTA E CINCO) VAGAS PARA TÉCNICO BANCÁRIO I e III. Inscrições abertas até o dia 05/02/2025. Escolaridade exigida: MÉDIO e SUPERIOR. Salários: até R$ 5.720,79. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 11: Daisy Fernandes – Professora e Aldivete Maria – UERN. SEGUIDOS POR: Jorge Pacheco – DETRAN, Irani Araújo – FUNDASE e Kalina Lígia – Agente de Endemias (12); Maria Rosimere – Facebook, Fátima Dantas – Comunicadora, Iara Soares – Enfermeira, e Maria Da Luz – FUNDASE (13); Alison Adolfo – PT, Fábio Fontes – Comerciário, Fátima Cardoso – Professora, Jacqueline Cavalcante – Cirurgiã Dentista e Marcione Medeiros – SEBRAE (14); Iata Anderson – UERN, Jairo Nunes – DATANORTE e João Batista de Almeida Lopes - João Mossoró – cantor (15); Canindé Freitas – Sebista, Marcelo Melo – Comerciário e Maria Consuêlo de Oliveira - Professor (16). E DIA 17: Adalzira Jales – FUNDASE, Aldezira Marques – Professora, Amós Teixeira – Corretor, Aparecida Nogueira e Edimar Vieira – Professores, Nara Nascimento – DETRAN/RN e Oto Emerson – Autônomo.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Amigo Hermes, escuto sempre a sua Frequência Música, só toca música boa. Tava afim de te ver pra dizer isso porque não sei usar bem esse link. Meus parabéns. Netinho de Mazé”. – Valeu Netinho, muito bom te rever e com sempre, alegre e com boa saúde. Feliz Ano Novo pra você e demais familiafes.

Ah!, amigos, escutem nossa rádio acessando o link: https://frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, no campo “buscar rádios” digite Frequência Música Mossoró – clic na lupa, espere abrir e outro clic “ouvir”. Pelo link você tem a opção de votar na enquete e escrever algo no campo “recados”.

DIA: hoje Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos.

MEMÓRIA bdc:

HÁ 114 ANOS! Realizada a primeira viagem de automóvel entre Mossoró e Apodi, trajeto feito em 12h, no dia 10/11/1911, cruzaram 78km em estrada de terra. No veículo estavam Cunha da Mota e Francisco Borges. FONTE: Jornal de Fato - Coluna César Santos, em 10/01/025.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É cantor, compositor e foi um dos fundadores do Clube da Esquina, grupo de artistas mineiros que marcou presença na música popular brasileira nas décadas de 1970 e 1980. É coautor, junto de Milton Nascimento, do disco Clube da Esquina, de 1972, que se tornaria um marco na música popular brasileira. Entre suas composições mais famosas destacam-se, entre outras, “Paisagem da Janela”, “Para Lennon e McCartney”, “Clube da Esaquina n. 1” e “O Trem Azul”.

É considerado um dos compositores mais influentes da música brasileira, tendo sido gravado por Tom Jobim, Elis Regina, Milton Nascimento, Flávio Venturini, Beto Guedes, Nenhum de Nós, Ira, 14 Bis, Skank, Nando Reis, entre outros. A canção "Paisagem da Janela" foi regravada em 1995 por Elba Ramalho e em 2000 por Vanessa Rangel. É irmão do letrista Márcio Borges.

O site "Album of The Year" (Álbum do Ano) classificou o “Clube da Esquina no 2” lugar entre os melhores álbuns do mundo do ano de 1972, além do 53° no ranking mundial entre os melhores álbuns de todos os tempos. O site "Ratte Your Music" (Avalie sua Música), ranqueou o “Clube da Esquina o número #1” melhor álbum de música brasileira de todos os tempos.

Nos anos 60, se reunia com outros garotos no encontro das ruas Divinópolis e Paraisópolis, no bairro Santa Tereza, para conversar, tocar, cantar, falar dos Beatles, da MPB, do jazz. Na esquina ficava a residência do casal Borges (Maricota e Salomão) e seus 11 filhos (Lô era o sexto).

Aos 18 anos, Lô já havia raspado a cabeça para servir no Exército em Belo Horizonte. Foi Milton Nascimento quem o tirou da esquina de Santa Tereza, onde tocava violão sem parar. Os dois já tinham duas parcerias – “Clube da Esquina” e “Para Lennon e McCartney”, gravadas no álbum Milton, de 1970 – quando o compositor, 10 anos mais velho, chegou para Lô, então menor de idade, para convida-lo para morar no Rio de Janeiro e dividir um álbum. Após mudanças mensais de apartamento, arrumaram uma casa paradisíaca Niterói.

A gravadora Odeon reconheceu o poderio de Lô ao ouvir as músicas que ele havia composto – “O Trem Azul”, “Tudo que você podia ser” e “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo” entre elas, e não pensou duas vezes em lhe propor uma estreia solo, no mesmo ano. O famoso “Disco do Tênis” foi seu primeiro trabalho solo, chamado desse modo por conta da foto de um par de tênis na capa. Quando terminou o disco, saiu do Rio e abandonou momentaneamente a carreira. Foi de ônibus para Porto Alegre, onde passou dez dias, e depois de carona em caminhão para Arembepe, na Bahia. Virou hippie, ficou uns meses rodando, até voltar para Belo Horizonte.

Voltou a aparecer somente em 1978, no álbum duplo Clube de Esquina 2, já sem ser o coprotagonista, como no disco de 1972.

Em 1979, Lô lançou enfim o segundo álbum solo, “A Via Láctea”, com músicas como "Equatorial" (de Lô Borges, Beto Guedes e Márcio Borges, 1979) e "Vento de Maio" (de Telo Borges e Márcio Borges, 1979).

Nas décadas de 80 e 90 a produção do compositor diminuiu, foram quatro discos ao total. A mudança no ritmo veio quando ele se aproximou dos 50 anos, perto da transição de 1999 para 2000.

Com o sucesso da canção “Dois Rios” em 2003, parceria com Samuel Rosa e Nando Reis lançada pelo grupo mineiro Skank, Lô começou a dar novamente as caras no mercado. Depois de um hiato de sete anos, retornou com o lançamento do álbum “Um Dia e Meio.

Em 2007, Lô Borges concedeu uma entrevista ao Museu da Pessoa, intitulada Misttura Musical, em que relembra da sua infância e seu primeiro contato com a música. Também conta como conheceu Milton Nascimento e sobre a criação do Clube da Esquina. Ainda em 2007, a revista Rolling Stone Brasil classificou o Clube da Esquina na 7ª posição na lista dos 100 maiores discos da música brasileira.

Já em 2011, lança o álbum Horizonte Vertical, com o patrocínio da Natura, com participações vocais de Fernanda Takai, Milton Nascimento e Samuel Rosa. E também participam nas composições das faixas: Nando Reis, Márcio Borges, Ronaldo Bastos e Patrícia Maês.

Em 2016, com Samuel Rosa lançam CD/DVD ao vivo com registro da parceria, denominado Samuel Rosa & Lô Borges: Ao Vivo no Cine Theatro Brasil.

Em 2017, realiza apresentações tocando o “Disco do Tênis” na integra. Em 2018, Alex Turner, da banda Arctic Monkeys, citou o compositor mineiro em uma lista com músicas que influenciaram o álbum Tranquility Base Hotel & Casino.

Após 8 anos sem inéditas produções musicais, reata os laços com Nelson Ângelo, amigo da época do Clube da Esquina (álbum) e do Disco do Tênis. O qual havia se afastado, em virtude de sua amizade com a ex-mulher do compositor, Joyce Moreno, porém tomou a iniciativa de se aproximarem novamente e lançaram o álbum Rio da Lua. Nesse lançamento de 2019, as letras escritas por Nelson, foram enviadas por WhatsApp e e-mail.

Em 2020, lança novo álbum de inéditas chamado “Dínamo”, que contou com a colaboração do poeta piauiense Makely Ka, em que a faixa título, intitulada com o mesmo nome do álbum, contempla a participação de Samuel Rosa. Este álbum teve desenvolvimento análogo ao Disco do Tênis, já que a produção das músicas foi extremamente dinâmica, como ressalta Lô Borges: “Fiz dez músicas em três meses. Toda semana chegavam letras, e aquelas (de) que eu gostava mais eu passava para o meu caderno, com minha caligrafia. Então, eu pegava o violão, começava a inventar acordes e melodias e em 40 minutos já estava tudo pronto. Foi muito intuitivo".

Em 2021, a canção "O Trem Azul" entrou para a trilha da série Station Eleven (Estação Onze), da então HBO Max. No mesmo ano, lança o álbum Muito Além do Fim, que retoma sua parceria com seu irmão Márcio Borges, em que sua última parceria havia sido em 2011, em Horizonte Vertical. Nessa obra, que tem a participação de Paulinho Moska, Lô reacende sua pegada rockeira.

Já em 2022, lança o álbum Veleiro, com participação de Patrícia Maês, Paulinho Moska e também seus parceiros de Clube da Esquina (álbum): Milton Nascimento e Beto Guedes. Em 21 e 22 de dezembro do mesmo ano, subiu ao palco da Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, para fazer duas apresentações de show sinfônico com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e com o quinteto de baixistas DoContra. O concerto gerou registro audiovisual lançado gravadora Deck em 1º de dezembro de 2023, em álbum e em vídeo, denominado 50 anos de música – Ao vivo na Sala Minas Gerais.

Em janeiro de 2023, lança o álbum “Não Me Espere na Estação”, com dez músicas inéditas, em parceria com o letrista mineiro, César Maurício. O trabalho foi indicado ao Grammy Latino 2023, na categoria "Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa". Ainda em 2023, tem a trajetória documentada em filme do cineasta Rodrigo de Oliveira, o documentário Lô Borges – Toda essa água.

Em junho de 2024, participou do evento “As Cores do Clube da Esquina”, que reuniu grandes nomes do movimento Clube da Esquina em um grande concerto no Palácio das Artes. Na mesma semana, anunciou que o show de lançamento de seu disco, “Tobogã”, para 09 de novembro, também no Palácio das Artes. Este novo álbum com letras da poetisa Manuela Costa e foi lançado no dia 23 de agosto, porém, a faixa título, também intitulada de Tobogã, foi lançada dia 2 de agosto e com a participação de Fernando Takai.

Reportamos sobre SALOMÃO BORGES FILHO, 73 anos, artísticamente por LÔ BORGES”, ele nasceu no dia 10/01/1952 no município Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais. Dotes artísticos: é cantor e compositor. Instrumento de trabalho: voz, violão, guitarra, piano e percussão. Gêneros musical: MPB, Jazz, Folk-roc, Pop, Por-rock, Rock Progressivo e Rock Experimental.

Em sua discografia constam de 24 discos gravados entre 1972 e 2024 sendo: 17 álbuns de estúdio, 05 ao vivo e 02 coletâneas. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lô_Borges.

Dentre seus sucessos destacam-se: “Paisagem da Janela”, “Para Lennon e McCartney”, “O Trem Azul”, “Clube da Esquina n. 2” e “Feira Moderna”.

QUEM CANTA ...

Sonho real / Faz surpresa pra mim / E trança o meu destino / Com alguém assim... .”. Sonho Real”. De Ronaldo Bastos e Lô Borges. Canta: L.B.).

... OS MALES ESPANTAM!

Dedicamos essa EDIÇÃO: aos agentes de combate e controle da poluição por agrotóxicos.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Não Quero Boneca”. (Poesia Para Criança – 12/07/2021).

 

Não quero boneca

se não tiver abraço

nem menino sapeca.

Não quero dormir

se não tiver canção

nem o dia de vir.

Não quero brincar

se não tiver riso

nesse meu sonhar.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário