sábado, 4 de novembro de 2023

BDC - Coluna de Notícias n. 1.088.

 

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XV – Edição nº 1.088 (geral) e 35ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 04 de novembro de 2023 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2023. Semana: 44/52, dias: 308/365 e faltam 57 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

 

ISSO É CAMINHAR JUNTOS: O que o cadarço falou para o tênis? “Estou amarradão em você”! FONTE: https://canaltech.com.br/apps/as-50-piadas-mais-engracadas-do-google-assistente/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

AS LONGAS E INTERMINÁVEIS CAMPANHAS SALARIAIS são um calo no juízo (calos não perturbam só os pés) dos servidores públicos, seja em âmbito nacional, estadual e municipal. Sou testemunha que aqui no RN todos os sindicatos se organizam suas campanhas já no início do ano, o SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) que sou parte em sua história desde 1995, por ter vasta categorias em sua base, dar-se largada já no mês de fevereiro com as assembleis com todas elas. Aprovam pautas e reinvindicações, apresentam aos gestores diretos como também, apresenta, em março, uma “Pauta Unificada” e entrega ao governo de qualquer cor partidária que esteja na cadeira governamental. Na oficialização da pauta, pede-se abertura de “negociação até em 30 dias”.

 Essa prática sindical acontece desde a fundação do SINAI (1989)..., agora pasmem! Estamos em novembro e nada foi negociado, fechado ou carimbado! O DETRAN-RN ainda se prepara para conversar com o Governo Fátima..., e as demais categorias? Boa leitura nobre leitor/a.

BANCO REDUZIU O LIMITE DO CARTÃO DE CRÉDITO SEM AVISAR; O QUE FAZER? – Ato é passível de processo judicial e até dano moral. Os bancos e instituições financeiras “não podem reduzir” o limite do cartão de crédito sem aviso prévio. A prática pode ser considerada abusiva e, em certos casos, até gerar indenização por danos morais.

Em 2019, por exemplo, o Santander foi condenado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios a indenizar uma cliente por ter reduzido, sem comunicação prévia, o limite do cartão de crédito e alterado os serviços contratados.

Além de R$ 2 mil em danos morais, o banco teve ainda que permitir a abertura de conta poupança por parte da autora e restabelecer o limite de cartão de crédito anteriormente disponibilizado.

Os bancos têm costume de reduzir o limite do cartão de crédito se houver deterioração no perfil de crédito do consumidor. No entanto, a atitude precisa ser comunicada com antecedência.

Desde 2018, as instituições financeiras têm permissão para reduzir o limite do cartão de crédito de clientes com mais risco de inadimplência, segundo decisão tomada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O prazo para aviso, porém, precisa ser de 30 dias.

Segundo o advogado Alessandro Azzoni, Conselheiro Deliberativo da Associação Comercial de São Paulo, a ação é, sim, passível de dano moral.

"Cabe sim a indenização por danos morais tanto na redução de limite de crédito quanto em bloqueios de cartões sem a comunicação prévia, assim como se o limite de cheque especial for cancelado", comenta.

Para fins judiciais, será necessário comprovar as alterações. Portanto, é importante salvar os extratos bancários, com seu limite pré-aprovado, o limite de crédito que você tinha anteriormente e o que você tem atualmente.

"O banco vai tentar fazer uma prova que ela notificou, ela terá que mostrar que se ela falar que notificou por WhatsApp, você deve ter as provas que não recebeu nenhuma comunicação por WhatsApp, Sms, E-mail ou por carta. Por isso que é sempre importante que você tenha seu endereço e seus telefones atualizados com a instituição financeira", completa. FONTE: economia.ig – 23/10/2023.

DETRAN-RN: PLENÁRIA DE ORGANIZAÇÃO DE TRABALHADORES ACONTECERÁ NO DIA 08. Os trabalhadores e as trabalhadoras do DETRAN-RN são chamados a participar de Plenária de organização da categoria em 08 de novembro (quarta-feira).

A atividade é coordenada pelo SINAI-RN (Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN) e terá início às 15h30, será realizada de forma remota, através da plataforma Google Meet com o link de inscrição divulgado no dia.

Em pauta, destaque para a audiência com o Governo agendada para 13/11, que vai tratar da campanha salarial da categoria; preparação da equipe de negociação e mobilização dos trabalhadores; e definição sobre assembleia presencial. FONTE: sinairn.com.br, em 03/11/2023.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO (por Hermes Oliveira, editor):

ü  SERVIDORES DO ALTO OESTE - A festa pelo Dia do Servidor Público da Regional Alto Oeste da base do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN), acontecendo nesse sábado (04), a partir das 12h e até 17h, na chácara do Guerra, em Pau dos Ferros. A festa é exclusiva para os filiados, que leva até dois convidados. A confirmação para o evento aconteceu entre os 25/10 e 03/11. Mais informações pelo número: (84) 9.9609-9568 – Celular e WhatsApp. A Festa do Servidor é tradição, promovido pelo sindicado ao longo de seus 34 anos. Parabéns companheiros e companheiras!

ü  CONGRESSO BRASILEIRO DE LITERATURA DE CORDEL acontecendo entre os dias 21 e 23 do mês corrente, no Rio de Janeiro – capital, esse é o “1º CONGRESSO BRASILEIRO DE LITERATURA DE CORDEL” com o apoio da Fundação Casa de Rui Barbosa, Ministério da Cultura e Governo Federal. Maiores informações com Marcus Lucenna via celular/WhatsApp (21) 9.9613-8938. Sucessos então, amigos cordelistas.

ü  O DIA NACIONAL DO ROTARY foi constituído através da Lei Federal, de número 6.843, do dia três de novembro de 1980, a ser comemorado sempre no dia 23 de fevereiro em razão de ser esse o dia da fundação do Rotary International, no ano de 1905.

FIQUE SABENDO ... Bom dia, hein?”. Por Crispiniano Neto – Coluna Prosa e Verso. FONTE: Jornal de Fato – defato.com/mossoro, em 31/10/2023.

Desejar um “Bom dia” para as pessoas com quem nos deparamos pela manhã, é um hábito saudável que nós, nordestinos, cultivamos com muito carinho e com tanta ênfase, que às vezes nos tornamos repetitivos. Sempre me disseram que nas cidades grandes o hábito  não existe, mas não tenho muito o que reclamar de Brasília, onde, talvez pela grande presença de nordestinos, tenho sempre recebido um “Bom dia”, um “Boa tarde” e um “Boa noite”, até de gente que nunca vi.

Como todos os costumes se adequam e se adaptam aos novos tempos, inclusive quando das mudanças tecnológicas, o “Bom dia” entrou firme no mundo da internet se tornando até mesmo um incômodo em grupos de WhatsApp, a ponto de alguns administradores de grupos pedirem que não postem “Bons dias”, “correntes”, “mensagens milagreiras”, além das brigas políticas, claro. E outras baboseiras que enchem as memórias dos mais potentes aparelhos celulares.

Semana passada, numa das manhãs acordei e cumpri a rotina matinal de rezar, me levantar, ir ao mictório, escovar os dentes, tomar banho, trocar de roupa e tomar o café da manhã, para, após a rotina do acordar, cumprir a rotina do trabalho.

Olhando o whatsApp com os mais de trezentos grupos nos quais me incluíram, com ou sem meu consentimento, para ver as mensagens, em busca de novidades, com especialidade das notícias boas, das quais vivemos tão carentes.

Quase invariavelmente, centenas de saudações de “Bom dia” chegadas muitas vezes a partir das 4h da matina. Gente que dorme pouco e tem uma imensa carência de fugir da solidão, buscando interface no mundo virtual, visto que nem sempre a tem, em carne, osso e calor humano.

O “Bom dia” que invade quase todos os grupos de que participo, mas vai se esvaindo na poeira das primeiras horas do dia, quando começo a ler a notícias da hora: Israel, alegando mortes de 1.400 judeus pelo Hamas explode um hospital em Gaza, matando 500 e aumentando o terrível placar de quase cinco mil mortos em menos de uma semana, dos quais, em torno de 2000 crianças.

No Rio de Janeiro, a polícia matou um chefe do tráfico e a bandidagem já ateou fogo em mais de trinta ônibus e até num trem. Ainda no Rio de Janeiro, as facções que comandam o tráfico de drogas estavam devolvendo metralhadoras de 180 mil reais porque não serviam para o seu serviço de domínio das áreas das suas bocas de fumo. As metralhas tinham sido roubadas de um quartel do Exército em São Paulo. Por gente de dentro... .

Um neurótico nos Estados Unidos matou dezoito num jogo de boliche.

Na Bahia, um evangélico que vivia bêbado e drogado, assassina e carboniza a esposa, uma pastora e cantora evangélica que vivia um casamento infernal e que por isso mantinha dois amantes e sustentava a casa e os vícios do esposo assassino, que, quando bêbado e surtado por força da droga, quebrava tudo que ela comprava para botar dentro de casa, onde ele vivia às custas dela.

Tudo isso em nome da família cristã tradicional, dos bons costumes e do falso moralismo religioso, onde se usa e abusa do nome de Deus em vão.

Outro pastor estava sendo preso por estar explorando como escravos de ganho, os pacientes de uma clínica de recuperação de drogados, em Goiás e outro, estava sendo procurado pela polícia, juntamente com a esposa pelo crime de estupro de várias fieis da sua igreja, a quem ele dizia que incorporava um anjo de Deus para salvá-las pelo prazer do orgasmo, tudo com a assistência da digníssima esposa, também em nome da família cristã.

E tinha ainda um pastor que levava para o motel uma menina de doze anos, a troco de mil reais por vez, que dava à mãe da garota, uma fervorosa cristã da sua igreja que defendia os bons costumes;

Outro pastor estava sendo procurado pela polícia porque liderava um esquema de pirâmide financeira criminosa enganando os fiéis.

Um adolescente de 16 anos matou uma aluna e feriu duas, na Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste de São Paulo.

Em Ceará-Mirim, pertinho de Natal, o presidente da Câmara de Vereadores foi preso roubando um .... .

Na minha Serra do Mel, lugar de paz onde moro por opção, Antônio de Lisboa, conhecido como Pula-Pula, trabalhador, sem vícios, amigo de todo mundo, estava desaparecido de pois de uma festa de vaquejada. Vazou a informação de que teria recebido uma indenização trabalhista e foi sequestrado, torturado e assassinado cruelmente, num latrocínio tão cruel quanto as mortes dos dois lados da guerra do oriente Médio ou das facções que explodem e queimam ônibus e trem no Rio de janeiro.

Resumo da ópera: A maldade humana é a única realmente globalizada. Antes de ler 500 desejos de “bom dia” nas redes sociais, precisamos acordar com o coração cheio de vontade de proporcionar um BOM DIA para os que nos cercam e dispostos a contribuir para o mundo ter, pelo menos, um pouco a mais de notícias boas.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: O CEMADEN – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 14 (QUATORZE) VAGAS PARA PESQUISADOR E TECNOLOGISTA. Inscrições abertas no período de 23/11/2023. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 14.274,53;

PE: A Prefeitura e Camaragibe, no Pernambuco, realizarão PROCESSO SELETIVO oferecendo 28 (VINTE E OITO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 12/11/2023. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL SUPERIOR. Salário: até R$ 5.127,50;

PI: A Prefeitura de Alagoinha, Estado do Piauí, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 37 (TRINTA E SETE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 15/11/2023. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR. Salário: até R$ 8.000,00. Maiores informações acesse o site: www.pciconsursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA (04): Andreza Souza, Gilton Sampaio – Professor, Monaliza Suza / FETAM e Naide Fernandes/UERN. SEGUIDOS POR: Francisco Valadares Filho – Professor, Laís Lacerda, Miriam Felinto e Pablo Nikson - Autônomos (05); Verônica Lima - Autônoma. (06); Alexandre Guedes – DETRAN/RN, Gesimar Alves – Prima, Haída Oliveira – UERN, Luiz Fernandes - FUNDASE e Zezineto Mendes – Professor (07); Aristósteles Oliveira – Autônomo, Arminda Mendes – FUNDAC/FUNDASE, César Henrique – Advogado, Lourdes Melo – FUNDASE e Jean Morais – Téc. Informática (08); Fca. Glaudionora da Silveira - Professora (09). E DIA 03: Simara Rêgo - DATANORTE.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: Boa Hermes, prazer em conhecê-lo no Cristóvão! Abraço, Geraldo Neto – São Paulo/SP”. – Valeu prezado GN, realmente fiquei feliz mesmo com pouco tempo de papo, mas, uns 60min antes curti muito a boa e diversa qualidade musical da sua mesa vizinha com gêneros de xote ao rock. Não é comum numa barraca de praia ouvirmos a “velha e boa música”. Obrigado e parabéns, creio que já voltaste à sampa. Forte abraço. Ah!, acessem nossa rádio pelo link: frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, digite Frequência Música Mossoró no campo “buscar rádios” – clic na lupa, espere abrir e clic “ouvir”.

DIA: hoje é Dia do Escoteiro do Brasil e Dia do Inventor, Dia de Portugal, Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas. Amanhã (05) será Dia da Ciência e Cultura, Dia Nacional da Língua Portuguesa (também em 05/05 e 10/06), Dia do Designer, Dia do Escrivão de Polícia, Dia do Técnico Agrícola, Dia do Protético, Dia do Radioamador (até 22/10/1978, a partir desta data passou a ser comemorado em 05 de novembro) e  Dia do Técnico em Eletrônica.

MEMÓRIA:

HÁ 93 ANOS!Fundada, em Natal, o Centro Mossoroense – por Francisco Nogueira do Couto no dia 04 de novembro de 1930.

EDIÇÃO Nº 1.049 (em 05/11/2022): Salário mínimo deve ter aumento real de até 1,4% em 2023, diz senador; Pastor está sujeito a críticas quanto à destinação dada a dinheiro de igreja; D. Consuêlo XL; Fique sabendo... “Dia da Ciência e Cultura – 05 de novembro”; Paulo Pimenta: “não é porque o Lula ganhou que as pessoas estão impunes”.

PANO RÁPIDO:

“É UMA TAREFA LIBERTADORA ENFRENTAR AS MILÍCIAS”, afirma Flávio Dino. 247 – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), detalhou, em entrevista exclusiva à TV 247, a Garantia da Lei e da Ordem estabelecida pelo presidente Lula (PT) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo, com o objetivo de promover uma ‘asfixia logística’ às milícias e facções criminosas do país. Ele também refletiu sobre as críticas do que chamou de "autoproclamada esquerda" sobre a medida adotada pelo governo federal. Não haverá Exército, Marinha e Aeronáutica nas ruas”, garante Dino, em entrevista à TV 247. FONTE: brasil247.com.br, em 03/11/2023.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi apresentador, compositor e produtor artístico. Começou a se interessar por música ainda criança, tendo se tornado posteriormente colecionador de discos. Na adolescência mudou para o Rio de Janeiro onde se tornou aluno de piano de Johnny Alf. Participou, como ator, de vários filmes musicais da Atlântida e outras companhias, entre 1955 e l965.

Em 1958, aos 22 anos, criou o Clube do Rock, organizando jam sessions e rock sessions. No mesmo ano, compôs as músicas e organizou os dançarinos para o filme “De vento em popa”, no qual Oscarito e Sônia Mamede interpretaram, entre outros, “Calipso rock”, parceria com Roberto Reis. No mesmo filme, atuou com o grupo Os Terríveis, tocando piano e acordeon. Por essa época passou a apresentar o programa Clube do Rock na TV Tupi.

Em 1959, Roberto Carlos, revelado no Clube do Rock, lançou pela Polydor o primeiro disco com os sambas “João e Maria”, parceria com Imperial, e “Fora do Tom”, do próprio Imperial. No ano seguinte, o mesmo cantor lançou novo disco, agora na Columbia, trazendo dois sambas de sua autoria, “Canção do Amor Nenhum” e “Brotinho Sem Juízo”.

Em 1961 passou a assinar a coluna “O mundo é dos brotos” na Revista do Rádio. Na mesma época, trabalhou no filme “Mulheres Cheguei”, juntamente com o Clube do Rock e Eduardo Araújo. Teve ainda a composição “Eu quero Twist”, parceria com Erasmo Carlos gravada por Renato e seus Blue Caps.

Em 1964 obteve um de seus maiores êxitos como compositor com a canção “O bom”, gravada por Eduardo Araújo, que também registrou, com sucesso, no mesmo disco, “O Goiabão”, parceria dos dois. Por essa época apresentou na TV Record o programa “Brotos no 13”.

Em 1966, a composição “O Carango”, parceria com Nonato Buzar, foi gravada por Erasmo Carlos, obtendo destaque nas paradas de sucesso. No ano seguinte, teve outro grande sucesso gravado pelo mesmo cantor, “Vem Quente Que Eu Estou Fervendo”, parceria com Eduardo Araújo.

Em 1967, destacou-se com novos êxitos nas paradas de sucesso, as composições “Mamãe Passou Açúcar em Mim”, parceria com Mingo, gravada pelo conjunto “Os Incríveis” e por Wilson Simonal, e “A praça”, gravada por Ronnie Von.

Em 1968 tornou-se o último parceiro do sambista Ataulfo Alves, com quem compôs três sambas, entre os quais “Você Passa e Eu Acho Graça”, que alcançou grande sucesso, na voz de Clara Nunes, tornando-se um clássico, recebendo nova gravação por Martinho da Vila, em 2002, no CD “Alma e Coração”.

Em seu programa “Os brotos Comandam”, apresentado na TV Continental e na Rádio Guanabara, foram revelados diversos ícones da Jovem Guarda, como Eduardo Araújo e Renato e seus Blue Caps. Com o fim do movimento da Jovem Guarda passou a atuar no jornalismo e na produção de filmes.

Nos anos 1980 dedicou-se à política. Em 1984 foi eleito o vereador mais votado no Rio de Janeiro. Sempre foi considerado uma figura polêmica no meio artístico, envolvendo-se em inúmeros episódios que sempre repercutiram amplamente nos jornais.

MORTE - Imperial foi vítima de Miastenia Gravis (doença crônica autoimune), doença essa desencadeada por uma dose de Diazepam no pós-operatório de uma Lipoaspiração. Após operação para a retirada do timo (Glândula Endócrina), não resistiu e faleceu, aos 56 anos, no Rio no dia 04/11/1992 aos 56 anos. Antes de morrer, Imperial teria deixado em testamento 25% de seus bens à sua namorada da época, a filha de 17 anos de um funcionário de sua empresa construtora. O documento, porém, foi considerado inválido. Imperial foi sepultado no São João Batista, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Reportamo-nos sobre CARLOS EDUARDO DA CORTE IMPERIAL, em memória, no meio artístico conhecido por “CARLOS IMPERIAL”. Nascido na cidade Cachoeira de Itapemirim/ES no dia 24/11/1935 e faleceu aos 56 anos no dia 04/11/1992 no Rio de Janeiro – capital. Vítima de doença crônica autoimune. Dotes artísticos: músico, compositor, apresentador e produtor artístico. Instrumento: Piano e Acordeon. Gênero musical: MPB e Jovem guarda.

FONTES: https://dicionariompb.com.br/artista/carlos-imperial e https://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Imperial.

Dentre outros sucessos de sua composição destacamos: “O Bom”, “O Goiabão” e “Vem Quente Que Estou Fervendo” (na voz de Eduardo Araújo), “A Praça” (voz de Ronnie Von) e “Mamãe Passou Açúcar em Mim” (na voz de Wilson Simonal).

QUEM CANTA ...

Hoje eu acordei com saudade de você / Beijei aquela foto que você me ofertou / Sentei naquele banco da pracinha só porque / Foi lá que começou o nosso amor...”. (“A Praça”. Compositor: Carlos Imperial – Canta: Ronnie Von.).

... OS MALES ESPANTAM!

EDIÇÃO DEDICADA: aos escoteiros brasileiros, aos inventores, aos portugueses e comunidades portuguesas, à ciência e cultura, aos designers, escrivães de polícia, aos técnicos agrícolas, protéticos, radioamadores e aos técnicos em eletrônica.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“A Menina da Flor”. (Poesia para Crianças – 12/07/2021).

 

Acordava cedo
Para olhar
O barquinho velho
Do mar voltar
.

Os peixinhos
brincavam consigo
naquele mar
bom amigo
.

Nunca sabia
por que o mar
secava e enchia
coisa mais era amar
.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário