sexta-feira, 25 de agosto de 2023

BDC - Coluna de Notícias n. 1.978.


“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XV – Edição nº 1.078 (geral) e 25ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 26 de agosto de 2023 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2023. Semana: 34/52, dias: 238/365 e faltam 127 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

ALÔ BATMAN! Por que Batman colocou o Bat-móvel no seguro? Porque ele tem medo que Robin! FONTE: https://www.dicionariopopular.com/piadas-curtas-engracadas/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blospot.com).

Estimados/as Amigos/as.

NETO VALE NÃO PERDEU AS ELEIÇÕES da ADUERN (Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN) para a Chapa 2 encabeçada pelo Jefferson Garrido, embora apenas 12 votos o superaram do vencedor com 250 sufrágios. Visivelmente com chances de reeleição nesse pleito Neto Vale (Chapa 3) um sindicalista aguerrido com folha de lutas desde as lutas estudantis passando pelo segmento da saúde estadual e atual presidente dessa entidade classista. 

Mas perdeu para a desunião oposicionista, que o derrotou com o apoio da Chapa 1 (Maria José Vidal) ao obter 120 votos..., uma “unificação de chapas” evitaria a entrega da entidade que sempre esteve alinhada e comprometida com as históricas lutas em defesa dos direitos trabalhistas e da própria UERN.

Fica a lição, é preciso refletir e muito debater sobre essa divisão oposicionista na comunidade uerniana. Boa leitura nobre leitor/a.

COMO O ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO VIROU UMA MÁQUINA DE PRODUZIR SUPERENDIVIDADOS NO BRASIL. O Presidente do Banco Central afirmou que a instituição avalia alternativas para reduzir a inadimplência nas operações com cartão de crédito rotativo – que ocorre quando o cliente não paga o valor total da fatura e joga a dívida para o mês seguinte.

"Esse modelo é uma máquina de produzir super endividados". A avalição é do economista Lauro Gonzalez, professor e coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV-SP, em entrevista ao podcast O Assunto desta quarta-feira (23) para falar sobre o rotativo do cartão de crédito.

“O problema é antigo e a razão principal da taxa de juros do rotativo ser tão elevada, (fazendo) os juros serem escorchantes, é o fato de que a taxa de inadimplência deste produto chamado rotativo é extremamente elevada”.

No início de agosto, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou que a instituição avalia alternativas para reduzir a inadimplência nas operações com cartão de crédito rotativo – que ocorre quando o cliente não paga o valor total da fatura e joga a dívida para o mês seguinte.

Segundo dados do próprio BC, a inadimplência do crédito atinge cerca de 50% das operações – um índice sem precedentes em outros países. Campos Neto disse que uma alternativa seria extinguir o rotativo do cartão.

"Me surpreende é ter demorado tanto tempo para o Banco Central e os demais atores vocalizarem assim com tanto vigor o fato de que um produto que tem taxas de juros de 15% ao mês, que pode chegar a 1000% ao ano em algumas instituições, e com uma taxa de inadimplência de 50%, é um produto completamente insustentável".

Para explicar por que o modelo precisa mudar, Gonzalez compara com a crise de 2008 nos Estados Unidos. Em 15 de setembro de 2008, o Lehman Brothers entrou com pedido de recuperação judicial e teve sua falência decretada. Com uma dívida de US$ 613 bilhões, o banco, fundado em 1847, empregava cerca de 25 mil pessoas no mundo todo.

"Nós já temos mais de 70, quase 75 milhões de negativados, e se esse número continuar aumentando, vai haver uma crise de crédito, e o crédito pode ficar, um certo pedaço do mercado de crédito, pode ficar completamente travado como ficou, nos Estados Unidos, lá na crise de subprime, o mercado de crédito imobiliário."

"Esse é o cenário que nós temos hoje: o encanamento do mercado de crédito não tá funcionando bem, tá cheio, a água tá correndo de maneira muito menos eficiente do que poderia correr. Corre o risco de ter um entupimento completo se nada for feito e o número de superendividados e de negativados continuar aumentando indiscriminadamente".

Gonzalez também avalia que o modelo de uso do cartão de crédito — mais como uma contratação de crédito imediato do que forma de pagamento — é um problema que cresceu devido à combinação de três fatores: 1) macroeconomia indo mal; 2) decisões individuais e; 3) modelos das empresas para fornecer crédito.

"Fatores macroeconômicos. Por exemplo: a renda, o emprego, o crescimento, a taxa de juros... A segunda caixinha nós vamos chamar de fatores individuais: são as pessoas, é a renda, é o salário, é o nível de educação, tanto formal quanto a própria educação financeira, são as questões psicológicas, o impulso ao consumo que muitos têm."

"E finalmente tem um terceiro grupo de fatores, que são os modelos que as empresas usam para oferecer crédito, que podem ser modelos predatórios, pode haver um marketing muito agressivo, estratégias de marketing que levam as pessoas a ter vários cartões ao mesmo tempo". Fonte: G1 - 23/08/2023, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 24/08/2023.

SEM SEDE PRÓPRIA, SERVIDORES DO IDIARN EM MOSSORÓ SÃO OBRIGADOS A TRABALHAR EM CONDIÇÕES INSALUBRES E SOB RISCO DE DESPEJO. Há várias semanas os servidores do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (IDIARN) de Mossoró estão sendo obrigados a trabalhar em condições insalubres e sob risco de despejo. De acordo com o apurado pela Regional Médio Oeste do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN), o espaço de trabalho dos fiscais estaduais agropecuários e dos agentes fiscais, que já era inadequado por se tratar de uma sala improvisada, está passando por uma reforma. Consequentemente, os trabalhadores têm que conviver com o barulho, a sujeira e a poeira. Para piorar, a qualquer momento o serviço interno e de atendimento ao público pode parar em virtude de uma ordem de despejo.

Mas todo esse transtorno tem como origem a gestão 2011/2014, que optou por não construir uma sede própria para o IDIARN. Sem solução, decidiu alocar os trabalhadores da autarquia nas dependências que eram da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE) e foram cedidas para a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Detentora do controle do prédio, a Universidade já fez várias reformas no local. Essas obras mexeram com a rotina dos trabalhadores, que por várias vezes foram transferidos para outros espaços. A mais recente os colocou em um dos auditórios, que está em obras, como dito acima. Além de improvisado, o local apresenta instabilidade no sinal de internet e se tornou impróprio para o trabalho. Para piorar, em maio deste ano a UERN solicitou a devolução do espaço. Como ainda não foi atendida, todos os dias exerce uma enorme pressão em prol da desocupação do prédio.

Acumulando constrangimentos e desrespeitos, os profissionais da autarquia reivindicam que a direção do IDIARN e o Governo encontrem uma solução imediata para o problema. FONTE: sinairn.com.br, em 22/08/2023.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO (por Hermes Oliveira):

ü  A CONFRARIA MOSSOROENSE EM NATAL (Nova Parnamirim) acontece todos os anos, esse evento que antes da Pandemia Covid-19 (2020) foi semestral, pós, uma edição entre 2020 e 2023. Sendo que esse ano será no feriado dia 07 de setembro próximo. São 25 vagas para um bate e volta (Mossoró/Natal/Mossoró) a se deleitar num dia cheio de música, prosa e laser com os conterrâneos mossoroenses sob atração musical de Amab (ex-Banda Bárbaros). Interessados em participar e maiores detalhes ligue: (84) 9.8886-6826 e falar com Ítalo Praxedes.

SERVIÇOS: Saída às 06h do Teatro Dix-huit Rosado e retorno às 17h30. Preço individual de R$ 120,00 com direito a almoço (churrasco), água, suco e refrigerante. Os participantes podem levar seu cooler de aperitivos (bebidas). “Estamos há 5 anos promovendo esse saudável e importante evento, e no próximo ano voltaremos a fazer dois eventos por ano” afirma Ítalo Praxedes – Organizador da Confraria para o Sistema BDC / FM.

ü XXVIII GRITO DOS EXCLUÍDOS acontece desde 1995 em todos os estados, capitais e principais cidades interioranas, e em Mossoró os movimentos sociais já se organiza para se fazer presente no tradicional desfile cívico no dia 07 de setembro – Dia da Independência do Brasil.

ü A INAUGURAÇÃO DA FÁBRICA DE ÓLEO TIBIRIÇÁ aconteceu em 27 de agosto de 1959, esse era o nome fantasia da empresa que juridicamente se chamava Indústria Comercial de Óleos Ltda. Esse seria mais um registro para o “Mossoró já teve” do também extinto Jornal O Jabá – O Humor levado a sério... .

ü OPOSIÇÃO DE OCASIÃO NA UERN acontecendo também no segmento de técnicos-administrativos da UERN – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, passados 04 anos da última eleição (2019), o SINTAUERN (Sindicato dos Técnicos-administrativos da UNER) lança Edital de Convocação Eleitoral para renovação de mandato quadriênio 2023/2027 e “oposicionistas” acordaram para questionáveis atitudes da atual diretoria, inclusive as eleições. Na verdade, oposição é pra atuar em permanente plantão!

FIQUE SABENDO ... Dia Internacional da Igualdade Feminina - 26 de agosto”. Por Vicente Junqueira Moragas – NUICS, em agosto de 2022. FONTE: https://www.tjdft.jus.br/acessibilidade/publicacoes/sementes-da-equidade/26-de-agosto-e-o-dia-internacional-da-igualdade-feminina.

Segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero - 2022, serão necessários mais de 132 anos para que se alcance a paridade de gênero.

A data objetiva celebrar as conquistas das mulheres ao longo dos anos, assim como expor a necessidade de debate e de ações efetivas para o alcance da igualdade de gênero, e foi escolhida pelo Congresso dos Estados Unidos em homenagem à aprovação, em 18 de agosto de 1920, da 19ª emenda à Constituição Americana.

Essa emenda permitiu o voto às mulheres norte-americanas e influenciou o movimento pelo direito feminino ao voto em torno do mundo.

O direito feminino ao voto é um marco histórico na luta pela participação política das mulheres e pela igualdade de gênero, uma pauta que permanece atual no Brasil e no mundo, apesar das conquistas já alcançadas pelas mulheres nas diferentes esferas da sociedade.

Segundo o Relatório Global de Desigualdade de Gênero - 2022 do Fórum Econômico Mundial, serão necessários mais de 132 anos para que se alcance a paridade de gênero. Esse relatório compara o estado atual e a evolução da igualdade de gênero em 146 países analisando quatro dimensões principais: participação econômica e oportunidade, nível de educação, saúde e sobrevivência, e empoderamento político. O Brasil ocupa o 94º lugar.

No intuito de promover a equidade e a igualdade de oportunidades no contexto institucional, considerando inclusive a identidade de gênero, o TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios) instituiu, por meio da Portaria Conjunta 90, de 20 de agosto de 2020, o Programa Pró-Equidade e Diversidade.

Por aqui, o Diagnóstico Organizacional de Equidade e Inclusão da Diversidade, realizado em 2021, apontou certo equilíbrio entre servidores e servidoras em relação ao número e à ocupação de funções comissionadas/cargo em comissão e funções de chefia.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

SP: A APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 37 (TRINTA E SETE) PARA PESQUISADOR I. Inscrições até o dia 11/09/2023. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 4.751,93;

BA: A CODEBA – Companhia Docas da Bahia realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 26 (VINTE E SEIS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições PRORROGADAS até o dia 11/09/2023. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 11.636,95;

CE: A SEDUC – Secretaria de Educação do Estado do Ceará realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 200 (DUZENTAS) VAGAS PARA PROFESSORES. Inscrições abertas no período de 1º a 30/09/2023. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 6.147,69. Maiores informações acesse o site: www.psiconcursos.com.br/concuros.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 26: Arnóbio Xavier – INSS, Marilene Rebouças – FUNDASE e Maritza Arruda – Professora. SEGUIDOS POR: Jackson Lima – DETRAN-RN, Manu Duarte – IDEMA, Ribamar Garcia 0 Autônomo, Selandia Lima - Autônoma e Vera Araújo – Adv. (27); Fernanda Silva – Autônoma, Guilherme da Silva – Prof. e Laíre Rosado Filho – Médico (28); Daniel Oliveira – Enfermeiro (29); Antônio Nei e Flávio Dias Xavier – Professores, Marcos Araújo – Adv. e Professor e Marco Baroni - Odontólogo (30); Benedito Vasconcelos – Professor, Ecilvia Sampaio – UERN, Conceição Lopes - Enfermaeira e Nilza Cortez – Professora (31). E DIA 1º: Antônia Silva – FUNDASE, Francisco Nirton – Religioso, Juscelino Ferreira – Autônomo, Santino Arruda – Datanorte, Sheila Gutemberg – A. Social e Tulio Ratto – Chargista.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Estou ouvindo e gostando da programação musical, parabéns. Getúlio Morais”. – Obrigado amigo GM, você é um músico “dos bão” como falamos no nordestinês caba da peste! O Getúlio se reporta a nossa FM – Frequência Música Rádio (Web), para ouvir é só acessar os seguintes sites: frequenciamusica.com.br, ou rádios.net.com.br/. Nesse último digite no campo “buscar rádios...”: Frequência Música Mossoró. E só se deliciar com ótima seleção musical diuturnamente, confira na PROGRMAÇÃO.

DIA: hoje é Dia Internacional da Igualdade Feminina. Amanhã (27) será Dia do Corretor de Imóveis, Dia do Peão de Boiadeiro e Dia Nacional do Psicólogo.

MEMÓRIA:

HÁ 73 ANOS!Getúlio Vargas (19/04/1882 – 24/08/1954) visitou Mossoró pela segunda vez, em 25/08/1950. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

EDIÇÃO Nº 1.039 (em 21/08/2022): Serasa: pessoas de 36 anos a 50 são os principais alvos de golpes; Datanorte: Sinai concluirá repasse de ação por atraso de salários dos trabalhadores da Datanorte até dia 26/08; D. Consuêlo XXXVI; Fique sabendo... “Dia Nacional da Habitação – 21 de agosto”; Evangélicos bolsonaristas planejam mais mentiras contra Lula.

PANO RÁPIDO:

CÚPULA DO PLA QUER DISTANCIAMENTO DE JAIR RENAN. “O presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, afirmou a aliados que quer se distanciar o máximo possível das investigações que atingiram o filho 04 de Jair Bolsonaro, o Jair Renan. Ele foi alvo nesta quinta-feira (24) de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal por estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro”, informa a jornalista Andréia Sadi em sua coluna no Portal G1.

A jornalista ainda informa que a “a posição contrasta com a adotada com outros integrantes do clã, como Flávio e Eduardo Bolsonaro, e até mesmo com Carla Zambelli, já abandonada pelo entorno da família, mas ainda abrigada por Valdemar. Em entrevista ao blog, o presidente do PL disse que defenderia o mandato da parlamentar "com todas as nossas forças". FONTE: brasil247.com.br, em 25/08/2023.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Intérprete de canções românticas, dentre elas as mais tocadas: "Fim de Tarde" e "Eu Preciso Te Esquecer". Nossa homenageada, ainda menina, foi convidada pela mãe, a cantora Sylvia Telles, para subir ao palco do Teatro Santa Rosa, no Rio, no último show da temporada do espetáculo "Reencontro", que reuniu Sylvia Telles, Edu Lobo, Trio Tamba e Quinteto Villa-Lobos, para cantar "Arrastão" (de Edu Lobo e Vinicius de Morares). Ficou órfã de mãe aos nove anos, tendo sido criada por seus avós maternos, tendo tido pouco contato com o pai. Aos dezesseis anos, após ter perdido os avós, foi viver sozinha no apartamento que era de sua mãe, em Copacabana. Nesta época trabalhava em musicais no teatro.

Ela iniciou sua carreira fazendo coro para artistas famosos em suas gravações, entre eles The Fevers, Roberto Carlos, José Auguto, Gilberto Gil, Jerry Adriani, Jorge Bem, Belchior, Simone, Rita Lee, Fafá de Belém, entre vários outros. Sua chance de "brilhar" veio, entretanto, quando uma amiga do Trio Esperança, Regina, precisou se afastar do grupo por causa da gravidez, e a substituiu em gravações e shows, ganhando experiência de público. Daí para frente ela se dedicaria completamente à arte musical.

Além das gravações em estúdio, ela foi crooner do conjunto de Chiquinho do Acordeon, um dos mais conceituados da época, durante um ano. Saiu quando Walter D'Ávila Filho, ao escutar uma canção nova de seu parceiro e também produtor na época da CBS (hoje Sony Music) Mauro Motta, se lembrou dela e de sua voz - um pouco parecida com a da mãe, mas com um timbre metálico, diferente das vozes que havia no mercado e deu-lhe, a título de experiência a “tal” música para gravar. O sucesso foi estrondoso.

A canção logo passou aos primeiros lugares das paradas. Todos queriam saber de quem era aquela voz suave e vieram os diversos convites para programas de televisão. O público jovem se identificou imediatamente com aquela menina de cabelos escorridos, tímida, que lhes derramava versos de amor. "Fim de Tarde" foi um dos grandes sucessos daquele ano de 1976 e agora menina-mulher, amadurecida pelo tempo e pelas circunstâncias, conhecia a fama. Foram vendidas mais de 500 mil cópias do compacto simples, o que lhe valeu o primeiro disco de ouro da carreira, oportunidades para excursionar e também para gravar a música em inglês e espanhol.

Aos 19 anos, se projetava nos mesmos caminhos antes trilhados com incomparável êxito pela mãe. Passou então a ser requisitada para shows, cantando do samba ao bolero. Mas sua paixão era a Bossa Nova, chegando a ser considerada a mais perfeita intérprete de "Dindi", uma das muitas músicas que havia feito de sua mãe uma celebridade e unanimidade nacional, ultrapassando as fronteiras do Brasil.

No seu primeiro LP, em 1977, regrava “Dindi”, de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, grande sucesso na voz de sua mãe, e faz mais dois grandes sucessos, “Eu preciso te esquecer” e “Aprenda a Amar”. "Eu Preciso Te Esquecer" acabou sendo incluída na trilha sonora da novela "Locomotivas", de 1977 da TV Globo. Na trama de Cassiano Gabus Mendes a canção foi tema dos protagonistas "Milena" e "Fábio", interpretados por Aracy Balabanian e Walmor Chagas.

Ela nunca escondeu de ninguém o prazer que sentiu ao gravar "Dindi", um dos grandes sucessos de sua mãe Sylvinha Telles: "Foi uma forma de homenageá-la". A homenagem foi além, veio em forma de batalha. A mesma batalha empreendida por Sylvinha para mostrar o que queria e do que era capaz, apenas com uma diferença: a dura comparação do seu trabalho com o da mãe, a eterna luta para provar que chegou onde quis sem nunca contar apenas com o fato de ser mais uma filha da mãe famosa.

Quatro anos após o sucesso de "Fim de Tarde", em entrevista à revista O Cruzeiro, contou do seu desejo de resgatar à memória os sucessos da Bossa Nova. Seria um tributo a sua mãe e ao maior movimento da história da música brasileira. Entrou em contato com sua gravadora e discutiram esta possibilidade. A ideia, entretanto, nunca saiu da gaveta, deixando seu sonho adormecido por algum tempo.

Morte - Morreu no fim da noite de sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020, aos 62 anos, de insuficiência cardíaca e disfunção da válvula aórtica, causadas por endocardite. Era separada e teve três filhos homens, que não seguiram a carreira artística.

Reportamo-nos sobre CLÁUDIA TELLES DE MELLO MATTOS, em memória, conhecida artisticamente por “CLÁUDIA TELLES”, nasceu na cidade Rio de Janeiro/GB no dia 26/08/1957 e faleceu no dia 21/02/2020 no Rio de Janeiro – capital. Sua discografia consta de 16 discos gravados entre 1977/2009, sendo 06 compactos 10 álbuns. Dotes artísticos: cantora, compositora e instrumentista. Gênero/s: Bossa Nova, MPB e música romântica. Atividade: de 1970 a 2020. FONTES: pt.wikipedia.org/wiki/Claudia_Telles.

Dentre suas composições e sucessos destacam-se: “Fim de Tarde, “Eu Preciso Te Esquecer, “Aprenda a Amar”, “A Noite Vai Chegar”, e “Pra Que Chorar”.

QUEM CANTA ...

A noite vai chegar / Meu pensamento está tão longe / Eu sei que vou sonhar / Momentos de um mundo distante...”. (“A Noite Vai Chegar”. Compositore: Paulinho Camargo – Canta: Cláudia Telles.).

... OS MALES ESPANTAM!

EDIÇÃO DEDICADA: as femininas, aos corretores de imóveis, ao peão de boiadeiro e aos psicólogos.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Menino Travesso” (Poesia para Crianças – 12/07/2021).

 

Travesso menino pulou
Do velho telhado
Quase morreu, coitado
.

Não sabia ficar quieto sozinho
Mexia com o gato preto
Fazia bagunça no coração levado
.

Da mamãe risonha recebia sim
Gritava da cabana pro soldado
.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário