sábado, 21 de janeiro de 2023

BDC - Coluna de Notícias n. 1.056.

“SISTEMA BDC / FM – Blog PDemocratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Rádio Frequência Música (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XV – Edição nº 1.056 (geral) e 2ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 21 de janeiro de 2023. Edição Especial – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2023. Semana: 03/53, dias: 21/365 e faltam 344 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

PELAS ALTURAS! O canguru consegue pular mais alto que o Banespão? Claro, o Banespão não pula! FONTE: https://www.maioresemelhores.com/melhores-piadas-curtas-para-morrer-de-rir/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:

 

ALIMENTOS DESPERDIÇADOS também é de partir corações. Na semana passada me reportei sobre um prédio publico abandonado (existem vários) e derramamento d’água em via pública sem solução rápida pela entidade competente.

Nesta manhã ouvindo o Programa Fatos em Foco (via web-rádios São Fernando e Sal da Terra) do apresentador amigo Rodrigo Rodrigues que, sempre nos oferece temas de suma importância, o entrevistado (não lembro seu nome) falou de segurança pública e tocou no assunto da fome assolando o país e o torrão mossoroense. Ele, o convidado, me chamou atenção para o segmento de supermercados expor mercadorias à venda até o dia de vencimento dos produtos..., e pior, preferem “jogar no mato” (nordestinês) ao invés de doar aos necessitados ainda em condições de consumo. Boa leitura nobre leitor/a.

 

SUPREMO CONCLUI ANÁLISE DE PRISÕES DE DETIDOS PELOS ATOS DE 08 DE JANEIRO. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concluiu nesta sexta-feira (20) a análise da situação dos presos por envolvimento na destruição de prédios públicos em Brasília, no último dia 8. Foram analisadas 1.459 atas de audiências relativas a 1.406 custódias. No total, 942 pessoas tiveram a prisão em flagrante convertida em preventiva e 464 obtiveram liberdade provisória, mediante medidas cautelares, e poderão responder ao processo com a colocação de tornozeleira eletrônica, entre outras medidas.

Desde as prisões nos dias 8 e 9, foram feitas até a última terça-feira (17/1), sob a coordenação da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, 1.459 audiências de custódia, sendo 946 feitas por magistrados do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e 513 por juízes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJ-DF).

As decisões estão sendo remetidas ao diretor do Presídio da Papuda e ao diretor da Polícia Federal. Além disso, o ministro determinou que a Procuradoria-Geral da República, a Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sejam intimadas para pleno conhecimento das decisões. (...). Ler matéria completa acessar site: https://www.conjur.com.br/2023-jan-20/stf-conclui-analise-prisoes-detidos-pelos-atos-janeiro.

 

ACONTECEU E ACONTECENDO. Nesta sexta-feira (20) foi encerrada a fase para adesão ao passeio denominado “BALSA ITINERANTE CULTURAL” cujo evento vem sendo realizado há alguns anos e idealizado por Genildo Costa – poeta e Grossense da gema. E dos bons! A procura foi tão satisfatória que GC alugou uma balsa maior, vez, que ele pretendia fazer com 50 pessoas. Na manhã deste sábado (21) Genildo foi checar os detalhes de segurança (coletes salva-vida, lotação, inspeção e autorização) junto a com a Marinha local.

 

ACONTECEU E ACONTECENDO II. Vencida essa etapa, é so aguardar todos e todas para uma tarde cheia de atração musical e poética. A Balsa Itinerante Cultural sairá pontualmente às 13h do Cais Prainha, mas, a organização estará recepcionando as pessoas a partir do meio-dia,

“É uma programação de quatro horas, repleta de sensibilidade musical, performance de atores e atrizes quando de nossa parada no Pontal. Inicialmente, teremos nossa primeira visita às salinas. É o momento de registrar essa página de nosso reencontro com fotos e imagens que ficarão no arquivo do projeto. E o encerramento com uma FOTO OFICIAL para os arquivos do projeto. Gratidão..., gratidão é a palavra. Que tenhamos um bom domingo”. Afirma Genildo Costa exclusivamente para o Sistema BDC.

D. CONSUÊLO XLVI. Mais uma semana branda à Dona Consuêlo, autrora, estava em sua casa-praia curtindo seu Veraneio entre as Festas Natalinas e Carnaval. Mas, para sua condição de saúde estável está em casa sob cuidados médicos e familiares. Saída só para passeios rápidos. Obrigado Deus, obrigado amigos e amigas pelas constantes orações. Amém!

MARCUS LUCENNA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Após o Carnaval 2023 estou lançando o álbum sob título “O Cantador dos Qu4tro Cantos”, o álbum consta de 13 músicas sendo todas de minha autoria e cinco delas em parceria. Teremos duas músicas carros-chefes “O Cantador dos Qu4tro Cantos” e “Frevo Cordel” são aquelas que têm apelos emocionais para puxar as demais músicas.

PARCEIROS: por faixa musical - 2. Galope Psicodélico (Azulão); 4. Único e Comum (Gustavo Luz); 5. Crepúsculo no Campo (Miguel Bezerra); 8. Desafio (Zé Lima) e, 11. Feminista Feminina (Daniel Gonzaga).

“Nosso álbum é produzido por Daniel Gonzaga, nada mais nada menos, filho e neto dos saudosos Gonzaquinha e Gonzagão” respectivamente. Logo que definirmos a data do lançamento, passaremos uma agenda de divulgação pra vocês, manos amigos. Abraço de Marcus Lucenna. Disse Marcus Lucenna para o Sistema BDC com exclusividade.

BRONCA DO LEITOR N. 731. “Esse gado bolsonarista são complicados de entender. Cagando e comendo no relento há meses. E agora tem sombra e água fresca e continuam reclamando. Ninguém entende esse povo!”. Olívio Santiago, via Whats App, em 19/02/2023.

FIQUE SABENDO... Dia Mundial da Religião e Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa - 21 de janeiro”. FONTE: https://justica.sp.gov.br/index.php/21-de-janeiro-dia-nacional-de-combate-a-intolerancia-religiosa/.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, é instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007. O Estado de São Paulo, por leis, a Secretaria da Justiça e Cidadania e do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença tem implementado políticas públicas específicas para combater a intolerância religiosa. São Paulo é o único Estado da Federação a possuir uma Lei que combate a intolerância religiosa. as sanções previstas na legislação variam de advertência a multa de até 87 mil reais.

O Dia 21 de janeiro, marca o “Dia Mundial da Religião”, proposto pela Assembleia Espiritual Nacional (1949), promovida pelos Bahá’ís, religião fundada por Bahá’u’lláh, na região da Pérsia, com o objetivo de promover o diálogo inter-religioso, a tolerância e o respeito.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, instituído pela Lei Federal nº 11.635, de 27 de dezembro de 2007, é celebrado em alusão a morte da Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos – conhecida como Mãe Gilda, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Asé Abassá.

A candomblecista teve sua casa e seu terreiro invadidos por um grupo de outra religião, e foi acusada de charlatanismo. Após a publicação de uma matéria jornalística, intitulada “Macumbeiros e Charlatões lesam o bolso e a vida dos clientes”, Mãe Gilda e o marido foram perseguidos, sofreram várias agressões físicas e verbais, e depredações dentro do espaço religioso. Após o ocorrido teve um infarto fulminante e morreu.

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Justiça e Cidadania e do Fórum Inter-religioso para uma Cultura de Paz e Liberdade de Crença, instituído pela Lei Estadual nº 14.947 de 29 de janeiro de 2013, tem implementado políticas públicas específicas para combater a intolerância religiosa.

São Paulo é o único Estado da Federação a possuir uma Lei que combate a intolerância religiosa. Trata-se da Lei Estadual Nº 17.157, de 18 de setembro de 2019 (regulamentada pelo decreto Nº 65.086, de 23 de julho de 2020), que dispõe sobre penalidades administrativas a serem aplicadas pela prática de atos de discriminação por motivo religioso. As sanções previstas na legislação variam de advertência a multa de até 87 mil reais.

Além disso, o Fórum Inter-religioso promove campanhas educativas, diálogos inter-religiosos, e fomento à criação de fóruns inter-religiosos municipais e regionais.

A Constituição Brasileira, em seu Artigo V, Inciso VI, preconiza que é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

Apesar das incessantes lutas pelo direito à liberdade religiosa e a garantia de direitos constitucionais, a desinformação, o preconceito, a discriminação, e a intolerância continuam sendo os principais motivos de desrespeito às religiões.

O combate à intolerância religiosa alcançará o “Respeito” aos professos de uma crença, ou ainda aos que não professem crença alguma, quando houver envolvimento da sociedade, e políticas públicas específicas.

RESPEITAR O PRÓXIMO É CULTIVAR A PAZ!

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA: A DPE – Defensoria Pública do Estado da Bahia realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 110 (CENTO E QUINZE) VAGAS PARA ANALISTA TÉCNICO, inscrições abertas o dia 24/01/2023. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 3.068,25;

 

CE: A Prefeitura de Pacajus/CE, realizarão 02 CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 370 (TREZENTAS E SETENTA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 05/02/2023. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / TÉCNICO / MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 14.000,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/conconcursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 21: Davi Miguel (meu Bi-neto), Lourdes Carvalho – Professora e Márcio Freitas – INSS. SEGUIDOS POR: Ana Mônica – Professora, Bernardino Neto – UERN, Ivoneide Targino – Alemanha, Raissa Medeiros – UERN e Pe. Sátiro Dantas – CDSL (22); Evanio Araujo – Adv. (23); Smirna Marques – Administração/UFERSA. (24); George Filadelfo – SEJUCC, Gorete Marques – A. Social., Nara Lima – Facebook e Vilsemar Alves – Repórter (25); Leda Morais – Natal, Lucélia Balbino – FUNDASE e Prof. Zacarias Marinho – Professor (26). E DIA 27: Ana Paula Lopes – FUNDAC e Denys Tavares – Professor.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “É bom que só, ouvir violeiros bons, tradição de Mossoró, na Frequência Música. Hermes eu também o admiro, pelo seu espírito progressista, democrático e guerreiro. Estamos juntos mano bom, vida adentro e mundo afora! Bom dia Hermes!!! Marcus Lucenna”. – Ôpa amigo ML, quanto honrado fico em ter sua aprovação ao ouvir nossa FM – Frequência Música Rádio (Web). Assim, convido o amigo a visitar o BDC – Blog Democratizando a Comunicação, é só acessar: democratizandoacomunicacao.blogspot.com.

DIA: hoje é Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa e Dia do Surfista.

 

MEMÓRIA:

HÁ 14 ANOS!Falecimento, aos 76 anos, do nosso pai ERNANDES ALVES DE OLIVEIRA – mais conhecido por “Padim”, foi funcionário de então DNER – Departamento de Estradas e Rodagem por mais de trinta anos. Também atuou profissionalmente como eletricista de automóveis em oficina própria na Avenida Presidente Dutra bem próximo a AUTEC. Dez anos antes, sofre um AVC que o obrigou a parar de trabalhar e isso só aumentou seu sofrimento que, seu sonho era a labuta normalmente. Sua infinita paciência foi cedendo com o peso da idade avançando e, o chamado do divino pai aconteceu em 21 de janeiro de 2009 – nas primeiras horas de terça-feira num dos leitos do HRTM – Hospital Regional Tarcísio Maia. Saudades? Sim, claro, muitas saudades...;

E HÁ 86 ANOS!Nascimento de Idenilde Araújo Alves da Costa, conhecida pelo nome artístico de Núbia Lafayette, (Assu, 21 de janeiro de 1937 — Niterói, 18 de junho de 2007);

DA EDIÇÃO Nº 1.015 (em 29/01/2022): CEASA: SINAI pede na justiça sequestro de conta única do estado para pagamento de ação trabalhista; Papo com João Neto - Repórter por uma edição. O editor do Blog Democratizando a Comunicação conversa com o apresentador do “Forrózinho Gostoso da Rural”; Fique sabendo... “Dia da Saudade” – 30 de janeiro; Moro cancela entrevista à rádio da Bahia ao saber que Ciro participaria.

 

PANO RÁPIDO:

“LULA PRECISA FAZER UMA LIMPESA NO APARELHO MILITAR E A OPORTUNIDADE É AGORA”, diz Boaventura Sousa Santos. 247 - O professor Boaventura de Sousa Santos, um dos maiores intelectuais da atualidade, afirmou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, que o movimento golpista dos militares contra o presidente Luiz Inácio da Silva ainda não foi superado. "Lula precisa muito da solidariedade internacional, porque vai precisar enfrentar o golpismo".

O GOLPE ESTÁ EM CURSO AINDA. A fase aguda foi neutralizada, mas a fase crônica ainda não", disse ele. "Lula precisa fazer uma limpeza no aparelho militar. Eles organizaram o golpe e conseguiram mudar a agenda do governo Lula, que passou a ser a defesa da democracia".

Na entrevista, Boaventura disse que considera problemática a permanência do ministro José Múcio, que, na sua visão, atua em favor dos interesses militares. "Este é o momento para o presidente Lula agir. A democracia está por um fio e Lula deve afastar o ministro da Defesa e o comandante do Exército", pontuou.

Boaventura também afirmou que a inteligência brasileira precisa saber quantos agentes da CIA estão no Brasil e disse que os Estados Unidos podem usar o Brasil para tentar neutralizar a Rússia e a China. "A direita não quer um golpe, mas também não quer um governo soberano no Brasil", afirmou. "O risco de terrorismo de extrema direita existe, mas vai existir de qualquer forma, com ação ou não sobre os militares. O Brasil precisa aproveitar a paralisia dos Estados Unidos. É agora ou nunca", destacou.

Na entrevista, Boaventura também disse que os ministros Flávio Dino, da Justiça, e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, são hoje os grandes pilares da democracia no Brasil. Ele também afirmou que não se deve temer uma eventual prisão de Jair Bolsonaro. "Ele cometeu crimes e todos os seus crimes devem ser investigados. Os democratas têm medo de prender militares, mas os militares não têm medo de prender democratas", afirmou. "Nosso internacionalismo hoje, dos setores progressistas, deve ser o da defesa da democracia", finalizou. FONTE: brasil247.com.br, em 21/01/2023.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um ex-cantor e instrumentista brasileiro, mais conhecido pela música-baião "Chamarada" e pelo bolero "Você é Doida Demais", que se tornou conhecido no Brasil através da série “Os Normais” da Rede Globo. Outros de seus sucessos foram "Eu Amo A Sua Mãe" e o samba-canção “Tudo Tem A Ver”.

Em 1981, assassinou a sua segunda esposa, de quem já estava legalmente separado, Eliane de Grammont, e foi condenado a 12 anos e dois meses de prisão. O caso foi listado ainda em 2019 pelo site Último Segundo (do IG) como um dos "crimes famosos que chocaram" o Brasil.

O último CD gravado pelo cantor foi Lindomar Castilho Ao Vivo, lançado pela Sony Music no ano 2000, no auge dos fenômenos musicais do brega e forró.

Primeiros anos - Nosso homenageado nasceu no então distrito de Santa Helena, pertencente à cidade de Rio Verde, em Goías. Mudando-se para Goiânia, entrou para a Faculdade de Direito e no ano de 1960 começou a trabalhar na Secretaria de Segurança Pública do estado, após ter prestado concurso público, deixando a faculdade no segundo ano do curso.

Carreira - Sua entrada na música se deu através do convite feito pelo diretor musical da gravadora Copacabana, Diogo Mulero, que em uma reunião na casa do compositor e escritor Bariani Ortêncio o ouviu cantar. Logo Mulero o convidou para gravar um disco e sugeriu que ele usasse como outro nome artístico. No final de 1962 gravou seu primeiro álbum, intitulado “Canções Que Não Se Esquecem”.

O cantor logo construiu uma carreira sólida, cantando boleros e sambas-canções românticos, se tornando um dos maiores vendedores de disco no Brasil da década de 1970. Seus discos chegaram a ser lançados simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos.

Assassinato da ex-esposa - Casou com  Eliane Grammonte no dia 10 de março de 1979, dois anos depois de se conhecerem nos corredores da antiga gravadora RCA, em São Paulo. O cantor, na época, já era conhecido como o rei do bolero enquanto ela ainda ensaiava os primeiros passos de sua carreira. Antes de casar, os dois decidiram que ela não cantaria mais para se dedicar ao lar. O matrimônio fez, portanto, Eliane abandonar a carreira profissional para se dedicar unicamente ao lar e cuidar da filha Liliane de Grammont, fruto da união do casal.

Mas o casamento não durou muito tempo. Devido às agressões e ciúmes alimentados pelo alcoolismo dele, ela, aos 25 anos de idade, pediu a separação, o que ele não aceitou de bom grado. Depois de separada, Eliane tentou retomar a carreira artística e começou a se apresentar com Carlos Randall, primo de seu ex. Este, por sua vez, começou a desconfiar que os dois tinham um relacionamento amoroso, situação que só piorou quando também Randall se separou da mulher.

Três meses depois de separada, em 30 de março de 1981, quando cantava no Café Belle Époque, no bairro da Bela Vista, em São Paulo, Eliane levou cinco tiros pelas costas, sendo que um dos disparos feriu também Randall, que se apresentava com ela. A cantora faleceu e Randall posteriormente levou anos para se recuperar do ferimento. Tentou fugir do local, mas foi contido por transeuntes. Acabou preso em flagrante e condenado a 12 anos de prisão por um júri popular em 23 de agosto de 1984. Depois de cumprir a pena, sendo seis anos em regime semiaberto, ganhou a liberdade em 1996. Ainda enquanto preso da penitenciária goiana, gravou um disco com o título “Muralhas da Solidão”.

Atualmente, retirado da vida musical, vive sozinho em Goiás. Em 2012, numa rara entrevista, então já com 72 anos de idade e diversos problemas de saúde, ele disse ao portal G1 que "É um massacre isso. É lógico que eu me arrependo todos os dias. A gente comete coisas em momentos que está fora de si".

Reportamo-nos sobre LINDOMAR CABRAL, 83 anos, conhecido artisticamente por LINDOMR CASTILHO, nasceu na cidade Santa Helena de Goiás/GO no dia 21/01/1940.

Sua discografia consta de 15 discos gravados entre 1964/2000, sendo 15 Álbuns de Estudio, 05 Álbuns Extras e 01 ao vivo em 2000. Dotes artísticos: cantor e compositor. Gênero: bolero, soul, brega e samba-canção. Instrumentos: voz, violão e acordeon. Atividade: 1961/1981 – 1996/2000. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lindomar_Castilho.

Entre seus sucessos destacam-se “Você é Doida Demais”, “Eu Vou Rifar Meu Coração”, “Camas Separadas”, “Nós Somos Dois Sem Vergonhas” e “Muralhas da Solidão”.

 

QUEM CANTA ...

"Toda noite a gente briga, por ciúme ou por intriga / Sempre temos que brigar / Você diz que vai embora, e eu com raiva nessa hora / Não te peço pra ficar, é problema de quem gosta... ". (“Nós Somos Dois Sem Vergonhas”. Compositores: Lindomar Castilho e Ronaldo Adriano – Canta: L.C.).

... OS MALES ESPANTA!

EDIÇÃO DEDICADA: aos agentes de combate a intolerância religiosa e aos surfistas.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Nos Pezinhos da Noite” (Poesia para Crianças – 15/12/2022).


Nos pezinhos da noite

deixei meu riso

Lá longe nasceu

O menino Jesus

E assim surgiu.


Noss lindo natal

Trago cisnes vermelhos

Numa casinha de chaminé

Por onde Noel descerá

eu quero a lua escondia.


O tempo velho da meia luz

para acalantar meu coração

entre as luzes do natal

Eu visto os olhos de Jesus

Na tela pintada à óleo.


ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário