sexta-feira, 29 de julho de 2022

BDC - Coluna de Notícias n. 1.037.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIV – Edição nº 1.037 (geral) e 25ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 30 de julho de 2022. - Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2022. Semana: 31/52, dias: 211/365 e faltam 154 para o final de ano.

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

Ah Joãozinho! Chamou o taxista e pergunta: Moço, quanto custa pra me levar ao aeroporto? – Cobro R$ 50,00. – E as malas? – As malas eu não cobro. – Então leve as malas que eu vou a pé! FONTE: dicionariopopular.com/piadas-engracadas/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:

RG: ALGO MUITO ESTRANHO para o cidadão tentar agendar um atendimento a fazer ou renovar seu RG (Registro Geral) - a popular “Carteira de Identidade” pelo Sistema Governamental (agendamento.itep.rn.gov.br) e não conseguir. É um site gratuito e livre para a população dos quatro cantos do Estado, acontece que têm algumas “Lan-Houses” usando o sistema “privilegiadamente” ou de forma ilícita para cobrar até R$ 15,00 (quinze reais). Pagar o serviço nada de errado, mas, só conseguem o agendamento se for por essa via. Alô governo! Alô polícia! Boa leitura nobre leitor/a.

 

ROBÔ DO PIX: GOLPISTAS PROMETEM DINHEIRO FÁCIL EM TROCA DE TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA. Um levantamento feito pela PSafe, empresa de cibersegurança, identificou uma rede de perfis falsos que utilizam a cobrança de pagamentos via PIX como isca para obter dinheiro e dados confidenciais das pessoas.

Na prática, os golpistas chamam a atenção das vítimas marcando seus perfis em postagens nas redes sociais, afirmam que a pessoa ganhou um prêmio em dinheiro e informam que para resgatá-lo é preciso entrar em um link e preencher alguns dados. Ainda segundo o estudo, esse tipo de perfil chega a ter mais de 600 mil seguidores e cerca de 365 mil curtidas em seus posts, além de anúncios em buscadores na internet.

Outra abordagem feita é através de posts com falsas promessas de retornar um valor até dez vezes superior que a quantia enviada pela vítima. Também há perfis que oferecem sorteio do PIX no qual a vítima é direcionada a um site no qual deve inserir dados pessoais e bancários, como o do cartão de crédito. Posteriormente, os criminosos acessam os dados, que serão utilizados para a aplicação de outros golpes, como a clonagem do cartão.

Para se proteger dos estelionatários, o VP de Engenharia e Segurança da Zup, empresa de tecnologia do Itaú, Gilmar Esteves, recomenda que o internauta sempre desconfie da promessa de ganhos altos e rápidos. "Os golpistas se aproveitam de momentos frágeis das vítimas. Além do mais, nunca preencha formulários e insira dados bancários ou de cartões em sites ou sistemas desconhecidos", alerta. Se a pessoa tiver sido vítima do golpe via pix, o especialista frisa que infelizmente é muito difícil recuperar o valor perdido. Mesmo assim, Esteves aconselha que o consumidor lesado procure a polícia e registre um Boletim de Ocorrência. "Reporte a atividade ilícita com o máximo de detalhes, além de prints de conversas e outros", diz.

Já no caso de débitos em cartões, ele alerta que é importante efetuar o bloqueio e solicitar a emissão de um novo cartão. "Não esqueça de contestar as compras efetuadas pelos fraudadores. Nesse caso também é importante registrar uma ocorrência na Polícia Civil", destaca.

Um outro estudo da Psafe, realizado entre abril e maio deste ano, constatou um aumento de mais de 350% no número de tentativas de golpe do PIX, em comparação com os meses de fevereiro e março no Brasil. "Isso corresponde a quase sete mil tentativas deste golpe com este tema por dia, mais de 280 por hora e quatro por minuto somente entre os meses de abril e maio. E podemos ver que explorar a temática financeira é uma tendência entre os cibercriminosos, pois o mesmo crescimento está acontecendo com os golpes financeiros em geral”, alerta o executivo-chefe de segurança da PSafe, Emilio Simoni. Por Karilayn Areias. FONTE: O Dia Online, na base de dados do site: sosconsumdiro.com.br, em 22/07/2022.

 

D. CONSUÊLO XXXIV. Só gratidão, nossa matriarca Consuêlo Oliveira, conversa, dá bronca, joga dominó e quer sair de casa. Quando falamos “tem que ir andando” ela já repensa e desiste, pode?! Obrigado Senhor Deus, obrigado amigos e amigas em constantes orações.

 

FIQUE SABENDO... “Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. Por Denise Pasello Valente, é advogada e doutora em Direito do Trabalho pela USP, e autora do livro “Tráfico de pessoas para exploração do trabalho”. FONTE: http://www.abrat.adv.br/index.php/textos/8989-30-de-julho-dia-mundial-e-nacional-de-enfrentamento-ao-trafico-de-pessoas-3.

O dia 30 de julho é conhecido, nacional e internacionalmente, como o “Dia de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”.

A data foi instituída em 2013, pela Resolução A/RES/68/192, da Assembleia Geral das Nações Unidas, a qual destacou a importância de um marco para a “criar maior consciência da situação das vítimas do tráfico de seres humanos e promover e proteger seus direitos".

Tráfico de pessoas, segundo o Protocolo de Palermo, “significa o recrutamento, o transporte, a transferência, o alojamento ou o acolhimento de pessoas, recorrendo à ameaça ou uso da força ou a outras formas de coação, ao rapto, à fraude, ao engano, ao abuso de autoridade ou à situação de vulnerabilidade ou à entrega ou aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre outra para fins de exploração. A exploração incluirá, no mínimo, a exploração da prostituição de outrem ou outras formas de exploração sexual, o trabalho ou serviços forçados, escravatura ou práticas similares à escravatura, a servidão ou a remoção de órgãos.”

Esse tráfico é umas das formas mais graves de violação dos direitos humanos. Trata-se de crime de alta complexidade e de difícil enfrentamento, pois envolve fatores socioeconômicos, culturais, psicológicos, além de movimentar bilhões de dólares anualmente.

Segundo estimativas globais da ONU, cerca de 2 milhões de pessoas são vítimas do tráfico humano a cada ano, sendo os alvos preferenciais dos traficantes as pessoas vulneráveis. De acordo com relatório Global Report on Trafficking in Persons, do Escritório das Nações Unidas Contra a Droga e o Crime (UNODC), mulheres são as mais afetadas: em 2018, para cada 10 vítimas detectadas globalmente, cinco eram mulheres adultas e duas eram meninas. Migrantes, em especial aqueles que não têm permissão para trabalhar ou permanecer no país de exploração, constituem grupo particularmente vulnerável e são parcela significativa das vítimas encontradas globalmente. Estudos recentes apontam também para a vulnerabilidade de crianças e jovens LGBTQI+ ao tráfico de pessoas.

Tráfico de pessoas para exploração sexual e para trabalho forçado são as modalidades de exploração mais recorrentes. O último responde por 38% dos casos de tráfico de pessoas detectados globalmente em 2018.

O combate ao tráfico de pessoas, no plano internacional, ganhou projeção em 2000, com a edição do Protocolo Adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças, conhecido como Protocolo de Palermo, já referido, e que é parte complementar da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, conhecida como Convenção de Palermo.

O Protocolo, que conta hoje com 178 Estados Partes, foi ratificado pelo Brasil por meio do Decreto no 5.017, de 12 de março de 2004. A partir da ratificação, o Governo Federal criou, em 2006, a Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e, para concretizar a Política, implementou três Planos Nacionais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (PNETP), sendo que o III PNETP, atualmente em vigor, estabelece metas até 2022.

Em 2016, o país adotou marco regulatório específico para o crime de tráfico de pessoas: a Lei 13.344/2016, que dispõe sobre prevenção e repressão ao tráfico interno e internacional de pessoas e sobre medidas de atenção às vítimas, conhecida como novo Marco Legal para o combate ao tráfico de pessoas. A lei segue os três eixos dispostos no Protocolo de Palermo: prevenção, repressão ao crime e proteção às vítimas.

Referido Marco Legal introduziu o artigo 149-A, no Código Penal, tipificando o crime de tráfico de pessoas também para fins de exploração do trabalho escravo, remoção de órgãos e adoção ilegal, suprimindo a lacuna legislativa até então existente, que apenas regulava internamente o crime de tráfico para exploração sexual (então tipificado nos artigos 231 e 231-A, do Código Penal, revogados pela nova lei).

Ainda como parte dos esforços coordenados para o combate ao tráfico de pessoas, em 2017 foi editada a Lei n. 13.445, que institui a Lei de Migração e revogou o Estatuto do Estrangeiro. A nova Lei de Migração garante aos migrantes não nacionais a permanência em território nacional nos casos em que submetidos ao tráfico de pessoas, trabalho escravo ou que tenham sofrido violação de direito agravada por sua condição migratória, com vistas a minimizar sua vulnerabilidade e promover o acolhimento, indo ao encontro do que já dispunha o Marco Legal para o combate ao tráfico de pessoas.

As lacunas do ordenamento jurídico brasileiro no que se refere ao tráfico de pessoas para exploração do trabalho em condição análoga à de escravo foi historicamente preenchida por políticas públicas, centradas no conceito do artigo 149, do Código Penal, aprimorado pela Lei nº 10.803/2003, e que trouxe avanços significativos na luta contra o trabalho escravo no Brasil. Atualmente, à luz da legislação vigente, é indene de dúvida de que as figuras do tráfico de pessoas para fins de exploração laboral e a submissão de trabalhadores a condições análogas à de escravo são fenômenos intrinsicamente conectados.

O Brasil conta com intensa articulação entre os entes federativos, com Rede Nacional composta por Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NTEPS) e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Além disso, conta com estruturas específicas de coordenação de combate ao trabalho escravo, como a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (CONATRAE), as Comissões Estaduais de Erradicação do Trabalho Escravo (COETRAES) e as Comissões Municipais de Erradicação do Trabalho Escravo (COMTRAE).

Nos últimos anos, NETPs e COETRAES têm atuado de forma coordenada no combate ao tráfico de pessoas e trabalho escravo.

Apesar da forte estrutura e das melhorias recentes, o Governo do Brasil ainda não cumpre satisfatoriamente os padrões internacionais para a eliminação do tráfico de pessoas. O Relatório Trafficking in Persons Report – 2021, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, classificou o Brasil no nível 2 da lista de observação, apontando que ainda persistem inadequações quanto aos mecanismos de proteção às vítimas, mapeamento do crime, disponibilização de dados e falta de punição adequada aos traficantes. O resultado apontado no relatório TIP vai ao encontro dos dados do observatório Monitora 8.7 – Smart Lab, que fiscaliza o cumprimento do III Plano Nacional de Enfretamento ao Tráfico, e que aponta que, em julho de 2021, de um total de 120 indicadores, 62 não foram cumpridos e 16 foram apenas parcialmente cumpridos.

Agentes públicos e sociais envolvidos no combate ao crime são uníssonos em apontar que a situação das vítimas de tráfico tende a se tornar dramática nos próximos anos, considerando os reflexos sociais e econômicos da pandemia da COVID 19. O relatório Trafficking in Persons Report – 2021, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, aponta para preocupação em nível global, tendo em vista o aumento significativo do número de pessoas vulneráveis ao tráfico de seres humanos em decorrência dos efeitos nefastos da pandemia. No Brasil, particularmente, houve significativa diminuição da ação fiscalizatória e desaparelhamento do Estado, fazendo com que o problema do tráfico de pessoas se torne invisível para a sociedade, que não recebe informações claras sobre sua incidência. (...).

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA: A Prefeitura de Barreiras/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 375 (TREZENTAS E SETENTA E CINCO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas no período de 08/08/2022. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.070,81;

 

CE: A Prefeitura de Alto Santo/CE, retifica edital para CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 259 (DUZENTAS E CINQUENTA E NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 10//08/2022. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL INCOMPLETO / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salários: até R$ 9.000,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 31: Algecira Nascimento – UERN, Creuseluce Almeida – FUNDASE, GRAÇA FERREIRA – UERN e Veralúcia Lima – FUNDASE. SEGUIDOS POR: Amanda Costa (PSTU/Natal), Antônio Duarte e Magnólia Pinto – UERN (1º); Aldaci de França – Poeta, Henrique Nogueira, Iranildo Guimarães, Lucinha Souza – A. Social, Omar Oliveira – Autônomo e Tôgo Ferrário – Beatlemaníaco (02); Tomaz Neto – Adv. e Virgínia Fernandes – FUNDASE (03); Francimar Ricarte - IPERN, Joãozinho GPS – Repórter, Maria Iraneide – FUNDASE e Sávio Rêgo – P. dos Ferros/RN (04); Lourdete Marques – Autônoma; Márcia Oliveira, Nevinha Gurgel – UERN e Rosana Soares - CEF (05); E DIA 06: Assis Neto – CEF, Maria Oliveira – SÊBadO e Semíremes Marques – ex-UERN.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Hermes, és fenomenal! Parabéns e sucesso com a web ~Rádio Frequência Música, Ana Aires”. – Maravilha comadre Ana, grandemente agradecido e agraciado com sua aprovação dessa nova ferramenta de entretenimento do BDC que, por enquanto, oferecemos uma ótima seleção musical. A webRádio Frequência Música toca músicas em excelência nas composições e harmonias. Saúde e paz pra você e familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 116 ANOS! Criada a Brigada de Cavalaria de Guardas Nacionais, em Mossoró, pelo Decreto n. 6.096/1906 e revogada em 10/05/1991 – Poder Executivo (Revogação por Decreto n. 491, de 10 de maio de 1991, decreto este revoga decretos federais). FONTE: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-6096-30-julho-1906-516086-norma-pe.html. Edições 912/2020 e 1.037/2022.

DA EDIÇÃO Nº 977 (em 30/06/2021): Inflação de aluguel acumula alta de 35,75% em 12 meses, diz FGV; Fique Sabendo... “Dia do Caminhoneiro: 30/06, 25/07 ou 16 de setembro?”. População em situação de rua começa a ser imunizada no DF.

DA EDIÇÃO Nº 978 (em 03/07/06/2021): Quase 70% das famílias estão endividadas, maior proporção em mais de uma década; Fique Sabendo... “Dia Internacional do Cooperativismo Celebra a Cooperação Global” - por Márcio Lopes de Freitas – Presidente do Sistema OCB e Membro da Diretoria da Organização das Cooperativas dos Países de Língua Portuguesa OCPLP); 03 junho – centrais sindicais convoca ato “fora bolsonaro”.

DIA: hoje é Dia Internacional da Amizade, Dia Mundial e Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de de Pessoas e Dia de São Pedro Crisólogo. Amanhã (31) será Dia do Asalha Puja (data especial no budismo), Dia Nacional do Outdoor, Dia de Congadas em Araguari (MG) e Dia Mundial do Orgasmo.

 

PANO RÁPIDO:

ISOLADO, CIRO ELOGIA LULA E SINALIZA QUE ESTA ELEIÇÃO PODE SER SUA ÚLTIMA247 - Sentindo seu isolamento político e estagnação nas pesquisas de intenção de voto, o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, fez comentários elogiosos sobre o ex-presidente Lula.

Falando durante evento organizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, na Universidade de Brasília, nesta sexta-feira, 29, o ex-ministro tratou o petista líder nas pesquisas como o "maior líder popular da história do Brasil”.

"Vem o Lula e vai para a cadeia. O maior líder popular da história do Brasil vai para cadeia. E ninguém quebrou uma vidraça, porque as pessoas viram o que estava acontecendo e se sentiram traídas. Eu me senti traído", disse Ciro, ao falar sobre a prisão injusta do petista no âmbito da operação Lava Jato.

Ciro afirmou que seus ataques são direcionados a ideias de Lula, e não ao petista pessoalmente. O presidenciável do PDT disse ainda que Lula é “boa pessoa”, com quem “andei a vida inteira”. FONTE: brasil247.com.br, em 29/07/2022.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor e compositor canadense de origens síria, tempos depois tornou-se cidadão estadunidense. Quando criança, nosso homenageado começou a cantar, primeiramente no coral da Igreja Ortodoxa Síria Santo Elias em sua cidade natal. Como estudante da Fisher Park High School de Ottawa, fez parte de um trio chamado Bobby Soxers.

INÍCIO DO SUCESSO:

Com catorze anos, gravou "I Confess", encorajado pelos seus pais. Em 1957, nosso homenageado foi para Nova Iorque onde fez um teste para a ABC, cantando uma canção de amor que escrevera para uma babá, Diana Ayoub. A canção, "Diana", trouxe um estrelato instantâneo para ele. "Diana" é uma das mais vendidas da época na história da música (no Brasil também fez sucesso a versão em português cantada por Carlos Gonzaga. Ele seguiu com quatro músicas que chegaram às top 20 de 1958, fazendo-o o maior ídolo dos adolescentes da época. Ele fêz turnês no Reino Unido e depois, com o guitarrista Buddy Holly, na Austrália.

Seu talento foi além, escrevendo "It Doesn't Matter Anymore", um grande sucesso de Buddy Holly; o tema do Tonight Show de Johnny Carson (na época); o maior sucesso de Tom Jones, "She's A Lady"; e “My Way”, cantado por Elvis Presley e Frank Sinatra, entre outros. (My Way fez a versão para inglês da música francesa de autoria de Claude François/Jacques Revaux).

Nos anos 60, começou a atuar em filmes, assim como escrevendo músicas para eles, mais notavelmente o tema de The Longest Day. Então, ele se tornou um dos primeiros cantores de pop a se apresentar nos cassinos de Las Vegas.

Anos 80, ele fez dueto com Peter Cetera na canção "Hold Me Til The Morning Comes" que fez parte da Trilha Sonora da Novela Guerra dos Sexos de 1983. Também fez dueto com Julia Migenes na canção "No Way Out" que pertence a Trilha Sonora do Filme Sem Saída de 1987.

Reportamo-nos sobre PAUL ALBERT ANKA, 81 anos, conhecido artisticamente por “PAUL ANKA”, nasceu no dia 30/07/1941 na cidade Ottawa – Ontário - Canadá. Sua discografia consta de 17 discos gravados entre 1957/2005, sendo 03 duetos. Gênero: Duo Woop, Jaz, Pop e Swing. Dotes artísticos: cantor e compositor. Instrumentos: voz e piano. Atividade: desde 1955.

Entre seus sucessos destacam-se “Diana”, “Oh Carol”, “My Way”, “I Love You Baby”, e “Do I Love Yoy”. FONTE: pt.wikipedia.org/Paul_Anka.

 

QUEM CANTA ...

“Sou tão jovem e você tão velha / Isso, querida, foi o que me disseram / Eu não me importo com que eles dizem / Você e eu sermos tão livres / Quanto os pássaros nas árvores / Oh, fique comigo, Diana...”. (“Diana”. De: Paul Anka. Canta: P. A.).

... OS MALES ESPANTAM!

EDIÇÃO DEDICADA: as pessoas de boas amizades, agentes de enfrentamento ao tráfico de pessoas, congadeiros (mineiros) e aos masturbadores e marturbadoras.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“O Cuco da Vovó” (Poesia para Crianças – 12/02/2022).

 

Na casa da vovó

Tem muitos trecos

Pela manhã cedinho

Acordam o menininho.

Com o barulho de um cuco

Pregado na parede

O passarinho de ferro

Diz a hora de sair da rede.

A hora do velho cuco

É bem precisa

Está sempre certinha

Vovó dá nele cordinha.

 

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Onde você vive o que pensa. Consegue defender e lutar para que as pessoas aceitem as suas opiniões e argumentos. Não abandona o seu jeito de ser. Seus pontos de vistas não são trocados por outros. As suas ideias são respeitadas por você e colocadas para que todos possam saber. Simplesmente para de dar ouvidos aos que os outros dizem ou acham de você. Começa a afirmar as suas conquistas, mesmo ainda lutando por elas. É assim que deve ser sempre. Você nasceu sozinho e por isso deve aprender a se amar. Valorize a pessoa que você é. Ame-se!

NÍVEL DE CONSCIÊNCIA INDIVIDUAL, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 17/03/2022.

 

MINHAS ANEDOTAS:

O menino curioso chegou para a sua mãe e perguntou pra onde vai a outra metade da lua quando ela não está cheia. A mãe muito sábia e esperta respondeu "vai lavar a louça, lavar a roupa, fazer comida, regar as plantas... enfim cuidar da casa. O mesmo que eu faço." O menino mais curioso ainda comentou "é por isso que o papai vive dizendo que ama a sua outra metade também?" A mãe sorrindo concordou. Você também tem duas metades? Ria comigo para encher o mundo de risos.

OUTRA METADE – SOBRE A LUA. Por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 21/03/2022.

 

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


Nenhum comentário:

Postar um comentário