sábado, 23 de abril de 2022

BDC - Coluna de Notícias n. 1.026.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIV – Edição nº 1.026 (geral) e 14ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 23 de abril de 2022. – Atualização aos sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2022. Semana: 17/52, dias: 113/365 e faltam 252 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

IDADE DA LÔBA: Madame super vaidosa conhece um matemático e vão a requintado restaurante. Como você decifra minha idade? Perguntou ela. – Pelos seus belos olhos, darei 20 anos, pela formosura de corpo – 25 e 30 anos pela pele. – Então..., o que vai fazer!? – Agora vou fazer a soma! FONTE: autor desconhecido. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritorr.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

CIRCO LOS CAMPELLOS RECEBEU DESPREZO E DESPEJO. Antecipo nossa solidariedade a todos os artistas e profissionais do “Circo Los Campellos”. O circo é uma entidade secular e que resiste aos avanços supermodernos de expandir as artes cênicas e espetáculos. Mas essa cultura circense ainda encanta adultos e crianças ansiosas para assistir a sessão de estreia em sua cidade, se o circo é de grande estrutura maior é sua curiosidade de conhecer os tradicionais espetáculos porém, novos artistas. O Dia do Circo é celebrado em 27 de março, em vez de homenagens o Los Campellos recebeu despejo e desprezo na semana seguinte. Não entro nos méritos legais e jurídicos no episódio de despejo, li que a administração do Los Campellos estava ciente do prazo para deixar a cidade e comunicou a prefeitura sua motivação de não fazê-lo. Essa Ação de Despejo movida pela prefeitura foi deselegante e teve repercussão negativa no meio artístico local e nacional, péssimo para a cidade, que sonhou ou sonha ser a Cidade da Cultura. Boa leitura nobre leitor/a.

 

AUTISMO: PAI DE CRIANÇA PORTADORA TEM DIREITO A REDUÇÃO DA JORNADA. Com o entendimento de que existem provas suficientes de que a criança portadora de autismo precisa de atenção especial de seu pai, a 8ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho acolheu o recurso de um enfermeiro da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na cidade de Timon (MA), para reduzir pela metade sua jornada semanal para acompanhar o filho em atividades terapêuticas. A decisão foi tomada por unanimidade.

Na reclamação trabalhista, ajuizada em setembro de 2019, na 5ª Vara do Trabalho de Teresina, o empregado informou que fazia escala noturna de 12 por 36 horas e pediu sua redução em 50%, sem compensação e sem comprometimento da remuneração, em razão da condição especial de seu filho de cinco anos, portador de transtorno do espectro autista (TEA).

O enfermeiro justificou a necessidade da redução por ter de realizar treino parental intensivo e acompanhar a criança nas atividades de terapia, fisioterapia e fonoaudiologia, além das consultas médicas. Ele argumentou também que tem de lidar com problemas psiquiátricos da sua mulher e dificuldades financeiras, "que provocam enorme sobrecarga e cansaço, sem o descanso reparatório".

Segundo o TRT, é inegável que a criança deve ter atenção especial do pai, mas o enfermeiro teria de apresentar "prova cabal" da necessidade de redução da jornada. A decisão se fundamentou no artigo 98 do RJU, que prevê o direito ao horário especial, sem compensação, ao servidor ou servidora que tenha cônjuge, filho, filha ou dependente com deficiência, "quando comprovada a necessidade por junta médica oficial". Veja a matéria completa acessando: conjur.com.br.

 

05 DE MAIO: ELEIÇÕES GERAIS PARA ESCOLHA DA NOVA DIRETORIA DO SINAI – TRIÊNIO 2022/2024. No dia 05 de maio (quinta-feira), a partir das 8h, serão realizadas Eleições Gerais para escolha da Nova Diretoria que vai comandar o SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) durante o triênio 2022/2025. Na ocasião, serão definidos os novos membros da direção colegiada, do conselho fiscal, do conselho de representantes sindicais e das coordenações regionais.

Assim como em 2019, o pleito deste ano será realizado com chapa única. (VEJA NO FINAL DESTA MATÉRIA OS COMPONENTES DA CHAPA ÚNICA)

Os candidatos da chapa “A cada dia uma luta, a cada luta à vitória com independência” são oriundos dos órgãos, fundações e autarquias que compõem a base do Sindicato. Mais uma vez, a composição da Chapa Única reúne um somatório de forças de integrantes que já comandam a entidade, setores independentes e novos companheiros que chegam para renovar as ideias, reenergizar a luta e dar sua contribuição ao trabalho desenvolvido.

VOTAÇÃO - O pleito acontecerá das 8h às 14h, em alguns órgãos, e das 8h às 17h nos demais. Poderão votar os trabalhadores filiados ao SINAI-RN que tenham pelo menos 3 meses de filiação a contar da data da eleição. Ou seja, profissionais que se associaram até o dia 05 de fevereiro.

URNAS FIXAS: serão disponibilizadas nos órgãos, autarquias e fundações que compõem a base do Sindicato (locais de trabalho), bem como na sede estadual, em Natal, e nas regionais, em Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró.

URNAS VOLANTES: também serão distribuídas, também na capital e interior do Estado.

Para o Conselho Fiscal, o sindicalizado deve votar em até três nomes. Desta forma, os três mais votados serão os titulares, enquanto os demais ficarão na condição de suplentes. Confira os nomes que compõem a Chapa Única acessando: sinairn.com.br.

 

D. CONSUÊLO XXIII. Nossa mãe, Maria Consuêlo de Oliveira, está super-bem nas proporções da idade e do sério AVC sofrido em agosto/2020. Dá dó não podermos levá-la a casa-praia nos feriadões como ela tanto deseja, devido seu internamento modus homecare. Não reclamo, agradecemos à Deus, toda equipe homecare e cuidadores, responsáveis por seu restabelecimento e contínuo cuidados.

 

FIQUE SABENDO...Dia Mundial do Livro – 23 de abril”. FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-livro-valorizar-preciso.htm.

Dia Mundial do Livro é uma data escolhida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. Essa data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616.

Nesse dia, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. É uma oportunidade para celebrar os títulos de autores consagrados, como: Safo, Miguel de Cervantes, Mary Shelley, Machado de Assis, Thomas Mann, James Joyce, Aldous Huxley, George Orwell, Clarice Lispector e Caio Fernando Abreu.

"Por que 23 de abril é o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor?

O dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco, em sua XXVIII Conferência Geral, ocorrida em 1995.

"O que se comemora no Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor?

A escolha de um dia para comemorar mundialmente o livro recebeu a seguinte justificativa:

“A Conferência Geral, por considerar que o livro vem sendo, historicamente, o elemento mais poderoso de difusão do conhecimento e o meio mais eficaz para sua conservação, [...] que toda iniciativa que promova sua divulgação redundará oportunamente não só no enriquecimento cultural de quantos tenham acesso a ele, mas no máximo desenvolvimento das sensibilidades coletivas em relação aos acervos culturais mundiais e à inspiração de comportamentos de entendimento, tolerância e diálogo.

Em sua mensagem de 2018, em comemoração ao Dia Mundial do Livro, a diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, comentou:

“Ao celebrarmos o livro, celebramos atividades — escrita, leitura, tradução, publicação — através das quais o ser humano se eleva e se realiza; e celebramos, fundamentalmente, as liberdades que as tornam possíveis. O livro é o ponto de encontro das mais essenciais liberdades humanas, nomeadamente a liberdade de expressão e de edição.”

Segundo ela: “É nosso dever proteger estas liberdades no mundo inteiro, promovendo a leitura e a escrita para combater o analfabetismo e a pobreza, fortalecer os baluartes da paz bem como proteger e valorizar as profissões e os profissionais do livro.”

O 23 de Abril, portanto, homenageia leitores, tradutores, editores, enfim, todos aqueles envolvidos com o livro, seja na sua produção, seja na sua recepção (leitura). É também a oportunidade de celebrar o autor, não apenas como artista, mas como detentor de direitos legais sobre suas obras."

"A discussão em relação ao direito de autor sobre obras literárias, científicas e artísticas foi marcada por dois eventos importantes: a Convenção Universal sobre o Direito de Autor, ocorrida em 1952, e a Convenção de Berna para Proteção das Obras Literárias e Artísticas, em 1986. Com a criação do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em 1995, surgiu a oportunidade de refletir sobre o assunto anualmente.

No Dia Mundial do Livro, portanto, todos os países são convidados a reverenciar a literatura mundial, refletir sobre a importância da leitura, pensar em mecanismos de estímulo e acesso a ela, discutir as obras dos grandes nomes da literatura, apresentar novos autores ao mundo, e conscientizar os leitores sobre os direitos de autor.

Leia também: Cultura material e cultura imaterial: diferenças, características, exemplos".

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA: A Prefeitura de Jequié/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 45 (QUARENTA E CINCO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 23/05/2022. Escolaridade exigida: MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 4.096,18;

 

RN: A UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 09 (NOVE) VAGAS PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, inscrições reabertas até o dia 27/04/2022. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 9.618,18. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 17: Armando Lúcio Ribeiro – Professores, Carlindo Emanoel – Ator, Rejane Cunha – Atriz e Vivi Teclas – Músico. SEGUIDOS POR: Fernandes: Ilsa e Robson (18). Evalucia Nogueira – Professora (19); Adriana Morais – Jornalista, Erasmo Firmino – Médico, Lúcia Silva – Jornalista e Magno Júnior - Autônomo (20); Ricardo Alves e Sofia Carvalho (21); Carol Ribeiro – Advogada, Jadson Arnaud – Adv., Leonides Barbosa – Professora, Kennedy Tavares – HRTM e Pamela Danielle - Esteticista (22); Rony Dias – Técnico em Informática (23); Raimunda Soares – Sindicalista e Professora (24), Aldemir Júnior – Tec. Inf., Daniel Dantas – Natal, Leomar Freire – FUNDASE e Lobato Assunção – UERN (25), Carlos Toredo – FUNDASE, Dayany Ribeiro – Comerciária, Eliane Garcia – SINAI e Elionaldo Rodrigues – Autônomo (26), Nathalia Rebouças – Jornalista e Zilta Nunes – FUNDASE (27), Demetrius Fernandes – IPE, Hercílio Barros – EMATER/RN (28), Deuzimar Dantas – UERN, Euzamar Mesquita – FJA, Rosendo Filho - Autônomo e Vanda Lima – Mov. Sociais (29). E DIA 30: Ademar Lins – Adv., Ilo Sousa – INSS, Meireluce Costa – SINAI, Moisés de Melo – Estudante e Rejane Costa – UERN;

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Muito bom o informativo BDC Companheiro Hermes, igualmente os causos de Manoel Lourenço e as amenidades. Robson Júnior”. – Gratidão amigo RJ, Deus abençoe você e Smirna em nova jornada de vida conjugal. Saúde e paz pra vocês e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 122 ANOS! Nascimento de Raimundo Soares de Brito (*Caraúbas/RN em 23/04/1920, +Natal/RN em 27/11/2012), o Raibrito, um dos maiores historiadores da região de Mossoró. Um Caraubense que ao longo de sua vida tem dedicado sua existência ao OFÍCIO DE PESQUISDOR, como ele mesmo gosta de ser lembrado. FONTE: https://www.tribunadonorte.com.br/noticias/raimundo-soares-de-brito-o-guadiao-da-historia-potiguar/, em 10/05/2020;

DA EDIÇÃO Nº 956 (em 10/04/2021): Consumidor diz que pobre precisa fazer “milagre” para comer arroz e feijão; 51 Anos sem Beatles; Rosângela Trajano, repórter por uma edição!; Fique sabendo... “Professora de português dando aula – vamos conversar com a tia”.  Texto de Vivian Cabrelli Mansano e sugerido por Jacira Marques – Técnica de Enfermagem;

DA EDIÇÃO Nº 957 (em 13/04/2021): Agente socioeducativa pode acumular adicionais de penosidade e insalubridade; SINAI convoca base para assembleia geral ordinária; Fique sabendo... “13 de abril – Dia do Hino Nacional Brasileiro”;

DIA: hoje é Dia de Ogum, Dia de São Jorge, Dia do Direito Autoral, Dia Mundial do Escoteiro, Dia Mundial do Livro, Dia do Síndico (Estado do Rio de Janeiro – Lei n. 817 de 20/12/1984), Dia Nacional de Educação dos Surdos e Dia Nacional do Choro/Chorinho. Amanhã (24) será Dia do Chimarrão, Dia Internacional do Jovem Trabalhador, Dia Nacional da Família na Escola.

 

PANO RÁPIDO:

É POSSÍVEL QUE NÃO HAJA ELEIÇÃO, DIZ MÁRCIA TIBURI. 247 - A professora e filósofa Marcia Tiburi avaliou que o processo golpista iniciado em 2016, com a deposição ilegal da ex-presidente Dilma Rousseff, avançou mais uma casa, depois que Jair Bolsonaro afrontou o Supremo Tribunal Federal com o perdão concedido ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). “Nenhum de nós tem certeza de que teremos eleições. É possível que não haja eleição. Talvez tenhamos que ir às ruas pedir Diretas Já”, disse ela, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247.

“Este é um governo militar e Bolsonaro é seu espantalho. Se Bolsonaro der demonstrações de fraqueza, ele perderá território. Vai vencer quem demonstrar mais força. As vítimas sempre perdem. Ainda há um mundo por destruir”, acrescentou.

Na entrevista, Marcia Tiburi fez alertas importantes e traçou cenários preocupantes, diante da provável falta de mobilização popular contra o golpe. “O povo não está disposto a sacrificar sua vida. Em nome de que? De qual democracia? Para que cuidar do País? A chance de desaparecermos como Nação é possível e o Brasil corre o risco de virar uma ditadura escancarada”, afirmou.

Toda esta incerteza que paira sobre o Brasil cresceu após o caso Daniel Silveira. “Bolsonaro está testando seus poderes e demonstrando que ele é soberano. É uma continuidade do velho golpe. Há uma chance de acirramento da ditadura e deste estado de exceção”, afirmou a professora.

“Daniel Silveira é o macho publicitário do bolsonarismo. Ele simboliza através do seu corpo, dos seus músculos e da sua desobediência a agressividade política. Ele faz a cena do brutamontes. Isso é um capital estético poderoso. É um culto à força bruta e à violência. Fascistas cultuam a morte e se comprazem com a morte”, acrescentou. FONTE: brasil247.com.br, em 23/04/2022.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um ator, cantor, compositor, dublador e jornalista brasileiro. Participou da formação original do grupo carioca de rockabilly João Penca e Seus Miguinhos Amestrados, e saiu do grupo para seguir carreira solo. Foi quem indicou Cazuza à então nascente banda Barão Vermelho, recusando o posto de vocalista.

Fez muito sucesso na décda de 1980, quando emplacou vários hits nas rádios do Brasil, além de fazer trilhas sonoras para filmes e novelas. Seus principais discos solo são Phodas "C", de 1993 e Sessão da Tarde, lançado em 1985 (que vendeu mais de 160 mil cópias). Lançou Todo Amor em 1995, uma obra de intérprete e Ïnterlúdio, em 2008, com canções inéditas.

Como ator, atuou na telenovela Bebê a Bordo de 1988, como Zezinho, nos filmes O Escorpião Escarlate, Rádio Pirata, Rock Estrela e As Sete Vampiras e também no teatro, como no musical Vitor ou Vitória, em São Paulo, ao lado de Marília Pêra e no musical Era no Tempo do Rei, baseado na obra de Ruy Castro, interpretando Dom Joõ VI.

Como dublador, interpretou o personagem "Raiva", na animação da Disney "Divertida Mente" (Inside-Out - 2015).

Também escreve para televisão, jornais e revistas. É cronista, foi autor/redator de textos para programas da televisão como Domingõ do Faustão e Megatom, na Globo, e comentarista de futebol no SBT. Suas crônicas foram publicadas nos jornais O Globo e O Dia e nas revistas Desfile e Capricho.

Seu último papel na TV foi na telenovela Novo Mundo, mais uma vez interpretando o rei Dom Joao VI.

Participou do programa Papo de Segunda, no canal GNT. Apresenta às segundas-feiras o programa Papo de Almoço, transmitido pela Rádio Globo.

Eventualmente colabora com o podcast Podcrastinadores, do seu ex-companheiro de trabalho Fernando Caruso.

Em fevereiro de 2021, junto com a banda de rokabilly Olde Chevy, lança a canção "É Verdade esse ‘bilete", com letra de Bruno Gouveia do Biquini Cavadão.

Reportamo-nos sobre LEONARDO JAIME, 62 anos, conhecido artisticamente por “LEO JAIME”, nasceu em Goiânia/GO em 23/04/1960. Sua discografia consta de 10 discos gravados entre 1983/2015 sendo: 08 discos de estúdio e 02 em outros projetos. Gênero: Rock’in roll, Rockabilly, Música Pop, Pop Rock, New Wave, Baladas e MPB. Dotes artísticos: compositor, cantor, músico, ator, cronista e escritor. Instrumentos: voz, violão, gaita e guitarra.

Dentre outros grandes sucessos destacamos: “Preciso Dizer Que Te Amo", "A Vida Não Presta", "Nada Mudou", "Rock Estrela", "As Sete Vampiras" e "Mensagem do Amor”. FONTE: pt.wikipedia.org/Leo_Jaime.

 

QUEM CANTA ...

“Um dia a gente se encontra, no meio do mundo. Depois a gente se perde, no meio do mundo...”. (“Rock Estrela”. Compositor: Leo Jaime. Canta: Leo Jaime).

... OS MALES ESPANTA! ESTA.

EDIÇÃO DEDICADA: aos devotos de Ogum e São Jorge, escoteiros do mundo inteiro, profissionais do livro, síndicos cariosas, profissionais do choro/chorinho, aos apreciadores de chimarrão, jovens trabalhadores e familiares na escola.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“A Menina do Paninho” (Poesia para Crianças – 11/03/2022).

 

Era uma menininha bonita

Da cor da noitinha de verão

Até estrelas tinha no olhar

Arrastava um paninho pra lá e pra cá

Dormia cheirando-o

Seu paninho de bolinhas azuis já velhinho era rasgado.

Não ligava pra isso

Só os adultos ligam para

Pequenas coisas

No dia do seu aniversário

Chorou para tirar foto agarrada ao paninho

Depois da festa foi dormir cansada

Abraçada ao seu amiguinho.

O paninho velho que a mamãe lavou e cheirava a sabão

Ao paninho contou um segredo:

A festa foi chata com tanta gente grande

E o menino que mora nas ruas não veio

Será que o paninho também achou a festa chata?

Isso eu não sei… só a menininha

 

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

É preciso aprender a viver sozinho para quando alguém que a gente ama precisar ir embora isso não significar o fim do mundo, pois neste mundo louco as pessoas estão descartando até os amigos. Procure ficar mais tempo com você mesmo. Aprenda a se amar.

APRENDA A VIVER SOZINHO, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 16/04/2022.

 

MINHAS ANEDOTAS:

Eu sempre fui gordinha. Mas, de uns tempos para cá engordei muito. Então, decidi procurar uma nutricionista. Esperei 3 horas pela consulta. No consultório fui logo perguntando "doutora, como faço para emagrecer?" A nutricionista olhou pra mim e disse "não tem coisa melhor do que a senhora balançar a cabeça para esquerda e depois para a direita." Eu achando legal aquele tipo de esporte perguntei, curiosa "quantas vezes devo fazer isso, doutora?" A nutricionista muito séria respondeu "todas às vezes que lhe oferecerem comida." Paguei 350,00 para ouvir isso.

DESEJO DE EMAGRECER. Por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 23/042022.

 

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário