segunda-feira, 7 de março de 2022

BDC - Coluna de notícias n. 1.020.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIV – Edição nº 1.020 (geral) e 8ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, segunda-feira, 07 de março de 2022. Edição Especial - Atualização aos sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2022. Semana: 10/52, dias: 66/365 e faltam 299 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

NEM VER E NEM CORRE: O aleijado zonando com o cego diz: - Veja só que gostosa - morenaço! – Corre atrás dela! Retrocou o cego. FONTE: autor desconhecido e contada em mesa familiar. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartins.blogspot.com.br).

 

Estimados/as Amigos/as:

 

CARTAS DE BEATLEMANÍACO, FALECIDO, ESCRITAS À FILHA ANTES DELA NASCER e completar 15 anos estavam desaparecidas dentro de acervo de discos de vinil. Bárbara Schneider, a filha, começou a receber devolução dessas cartas em dezembro mas guardou-as para ler no dia de seu aniversário na sexta-feira – 04 de março como desejaria seu pai. Vejam detalhes em nosso quadro “Fique Sabendo”. Boa leitura nobre leitor/a!

 

PAÍS TERMINA ANO COM 13,9 MILHÕES DE DESEMPREGADOS, AFIRMOU IBGE. A taxa média de desemprego caiu para 13,2% em 2021. É uma leve melhora em relação à registrada no primeiro ano da pandemia, quando a Covid forçou o fechamento do comércio e levou à paralisação de fábricas. Ainda assim, a taxa do ano passado é a segunda maior da série histórica do IBGE, iniciada em 2012. No primeiro ano da pandemia, o índice foi de 13,8%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. O patamar pré-pandemia ainda não foi recuperado. O país fechou o ano com 13,9 milhões de pessoas na fila por um emprego.

Em 2019, a taxa anual de desemprego foi de 12%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) e foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE. Apesar da trajetória de queda do desemprego, economistas destacam que a recuperação do mercado de trabalho tem ocorrido, principalmente, em vagas informais, de baixa qualidade e menor rendimento. O cenário de inflação elevada, juros altos e alto nível de endividamento das famílias e empresas tem minado a retomada de empregos de forma sustentada. FONTE: economia.ig, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 14/02/2022.

 

SINAI: 08 DE MARÇO SERÁ MARCADO POR ATIVIDADES NA SEDE ESTADUAL E CAMINHADA. A diretoria do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) convida todas e todos trabalhadores de sua base para participar das atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 08 de março.

Para este ano, a programação do SINAI-RN, em Natal, contará com uma atividade na sede central do Sindicato e uma caminhada, pelos bairros do Alecrim e Cidade Alta, organizada por entidades e organizações de Mulheres.

Confira a programação completa das atividades na capital:

11h – Exibição do filme “Para sempre Alice” e debate, na sede do SINAI-RN;

13h – Almoço;

14h30 – Concentração na praça Gentil Ferreira (Alecrim) seguida de caminhada em direção à praça 7 de Setembro (Cidade Alta).

 

D. CONSUÊLO XVII. Mais uma semana de paz e bem estar de nossa matriarca Maria Consuêlo de Oliveira, recebendo assistência regular dos profissionais de homecare e cuidadores. Foi ao otorrino para checape “nas oiça” pra ninguém gritar ao seu ouvido..., “eu não sou mouca!” assim declara. Obrigado, amigos e amigas pelas contínuas orações.

 

ZÉLIA FERREIRA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Olá! Estamos lançando novo louvor com título "Eu Clamei". Clique no link (seguinte) para ouvir, e aproveite e se inscreva em nosso canal no YouTube. https://youtu.be/EmxMTO-fzgl. FONTE: Zélia Ferreira, via WA pessoal, em 02/03/2022.

 

BRONCA DO LEITOR 728 – POR LINDOMAR ROGER. Amigo já que está falando de prédios abandonados, em edição anterior de n.1.019, temos outro onde funcionou o centro clinico do IPERN que por um tempo funcionou a Defensoria Pública e que, saiu para outro local pagando aluguel. Sabemos que isso é para beneficiar alguém. É só ir lá e conferir!

 

FIQUE SABENDO... Carta de pai par filha perdida em discos dos Beatles é devolvida à família”. FONTE:https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2022/03/07/carta-de-pai-para-filha-perdida-em-discos-dos-beatkes-e-devolvidas-a-a-familia-e-como-se-ele-tivesse-voltado.ghtml, na base do site: https:www.universowebradio.com.br, em 07/03/2022.

“É como se ele tivesse voltado”, diz Bárbara Schneider.

Carta foi escrita por Karlo Schneider antes do nascimento da filha para ser lida quando ela completasse 15 anos. Ele morreu com Covid-19 em 2021 e família começou busca por discos vendidos, onde ela estaria guardada.

Bárbara Schneider, de 15 anos, segura carta escrita pelo pai antes do nascimento dela e que estava escondida em disco Cedida Quase um ano após a morte do potiguar Karlo Schneider Nogueira, 40, por Covid-19, seu amor se fez presente no aniversário de 15 anos da filha Bárbara, no último dia 4 de março, em cartas escritas antes do nascimento dela e guardadas em discos dos Beatles.

Fã da banda britânica e da brincadeira de caça aos tesouro, Karlo deixou um verdadeiro desafio para sua família, que começou uma busca por essas cartas em 2021. A história com contornos de roteiro de filme viralizou na internet. É que Schneider ficou desempregado durante a pandemia e, para ajudar no sustento da família, se desfez de grande parte da coleção de discos dos Beatles e seus integrantes como John Lennon.

Karlo Schneider morreu de Covid e deixou esposa e três filhos; ele era 'beatlemaníaco' Arquivo pessoal 'Forma de amor mais bonita', diz filha em busca de cartas escondidas pelo pai em discos dos Beatles Porém, dentro das embalagens dos vinis vendidos pela internet, também foram enviadas as cartas que ele teve a ideia de escrever com amigos antes do nascimento de Bárbara - sua filha mais velha - e que só seriam entregues a ela quando completasse 15 anos.

Karlo guardou as cartas na coleção justamente por achar que nunca precisaria se desfazer dos discos. Ele já tinha voltado a trabalhar como gerente de hotel quando pegou Covid-19 em 2021. Foi intubado no dia 2 de março - dia do aniversário da esposa e dois dias antes do aniversário de 14 anos da filha - e faleceu no dia 11 do mesmo mês, em Mossoró, no Oeste potiguar.

Após a caçada coletiva iniciada pela família, pelo menos três cartas foram recuperadas no fim do ano passado. Entre elas, uma do próprio Schneider, que não foi terminada. Karlo Schneider em cômodo da casa ilustrado com nomes de canções dos Beatles Arquivo pessoal Segundo a mãe de Bárbara, Alcione Araújo, um dos compradores dos discos encontrou as cartas, ficou tocado com a história e entregou de volta para a família o disco "Imagine" de John Lennon com os escritos dentro.

O homem, que pediu a ela para não ser identificado, havia perdido o filho também para a Covid. "Ele só disse que estava muito feliz de poder presentear uma filha que perdeu o pai, sendo ele um pai que perdeu um filho", conta Alcione. Karlo Schneider, de 40 anos, era fã dos beatles e colecionador de vinis; ele morreu aos 40 anos de idade.

Divulgação A entrega do disco junto com as cartas aconteceu em dezembro, em Natal, mas Alcione preferiu guardar segredo, junto com a filha. Bárbara decidiu só abrir as cartas no dia do seu aniversário, como havia sido proposto pelo pai. A carta é muito ele. É como se ele tivesse viajado e voltado para falar com ela. São perguntas sobre como ela estava.

A gente ficou muito feliz de encontrar essa carta e Bárbara poder receber esse 'abraço' dele. Depois que ela leu, eu senti o rosto dela mais leve. Apesar da dor, aquilo fez bem. Foi um momento muito emocionante As outras duas cartas são de um amigo de Schneider, o Francisco Segundo. Segundo Alcione, a família ainda não sabe quantas outras cartas estão guardadas dentro de discos vendidos por Schneider, ou se há outras cartas escritas por ele, entre as desaparecidas. 'Minha bonequinha' A carta de Schneider não foi concluída.

Na última frase, ele pergunta à filha se eles ainda moram em Natal. A tinta da caneta começou a desaparecer no início e foi acabando até o nome da cidade ficar praticamente apagado. O texto sequer leva sua assinatura. Porém, para Alcione, não restam dúvidas de que a carta é do marido dela. Primeiro por causa da letra e, segundo, pela expressão usada para a menina: "Minha bonequinha". "É como ele chamava ela", lembra.

Karlo Schneider morreu vítima da Covid-19 aos 40 anos de idade Arquivo pessoal "Isso mexeu comigo, porque nos últimos dias, ele foi perdendo o oxigênio, e a carta é isso, a tinta vai se apagando", conta. "Parece um filme, quando a pessoa não terminou de escrever a história. Tem toda uma simbologia", comenta a amiga da família, Ulla Saraiva, que foi quem postou a história que viralizou na internet. Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA: A Prefeitura de Serrolândia/BA, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 60 (SESSENTA) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 07 a 20/03/2022. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / TÉCNICO / SUPERIOR. Salário: até R$ 3.641,02;

 

CE: A UFCE – Universidade Federal do Ceará, realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 09 (NOVE) VAGAS PARA PROFESSOR, inscrições abertas no período de 07 a 25/03/2022, observados os editais. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 20.530,01. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 06: Leonardo Honorato - Professor e Miriam Pinto Tavares – UERN. SEGUIDOS POR: Danielle Geovani – Professora, Getúlio Morais- Autônomo; Ítalo José Rebouças de Oliveira – Professor (07); Alcivan Cardoso – Doze Anos, José Carlos Matos, Maria do Socorro - FUNDASE e José Ronaldo – Professor (08); Maria das Graças – FUNDASE (09); Carmen Lúcia – UERN, Francisco Antônio - Facebook, Maricélio Almeida – Jornalista e Paulo de Medeiros Fernandes – Advogado (10); Arimatéia Fernandes – DATANORTE, Júlio César Soares – Motorista, Leilton Lima – L4, Lúcia Rebouças – FUNDASE, Maxuel Arão – Segurança do Trabalho e Nilson Silva – DATANORTE (11). E DIA 12: Amab – Músico, Ariel Cunha – Estudante e Wewerton Maia – Comerciário.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Manoel Lourenço e seus causos - Gosto muito de sua coluna Grande Hermes, Olívio Santiago”. – Gratidão amigo boêmio O.S, és meu orgulho em tê-lo em nossa lista de leitores! Paz e bênçãos pra você e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 73 ANOS: Deu-se início da construção do Farol de Mãe Luiza em Natal, em 5 de março de 1949. Consiste de uma torre troncônica de alvenaria branca com 37 metros de altura, estando a 87 metros do nível do mar com um alcance de 39 milhas náuticas (72,3km). A conclusão da obra se deu em 14 de março de 1951. A inauguração do farol ocorreu em 15 de agosto de 1951 e foi aceso ao crepúsculo vespertino daquele mesmo dia. FONTE: franciscomartinsescritor.blogspot.com.br, em 15/01/2018;

DA EDIÇÃO Nº 945 (em 25/02/2021): Desconfiou do combustível? Confira seis testes que o consumidor tem o direito de exigir ao abastecer seu veículo; Campanha salarial 2021: Assembleia virtual da JUNCERN será em 25/02; UERN: professores e técnicos; sobre animais de rua; Bronca do leitor/internauta (700) – por Santino Arruda; Fique sabendo... “26 de fevereiro – Dia do Comediante”;

DA EDIÇÃO Nº 946 (em 28/02/2021): Consumidora será indenizada por agressão de gerente; SINAI: justiça do trabalho libera pagamento de RPVs; Programa “Vanguarda Cultural” 12 anos; Rubens Coelho, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (701) – por Vivi Teclas; Fique sabendo... “27 de fevereiro – Dia do Agente Fiscal da Receita Federal”;

DIA: hoje é Dia do Fuzileiro Naval e Dia do Paleontólogo (também comemorado em 15 de junho). Dia Internacional da Cor, Dia Internacional da Mulher e Dia Fundação/Criação da Casa da Moeda.

 

PANO RÁPIDO:

CIRO GOMES É O “SUB BOLSONARO”, DIZ CYNARA MENEZES. "Eu já tinha perdido o respeito pelo Ciro, mas cada vez mais ele desce", declarou a jornalista após um novo ataque do presidenciável a Lula.

247 - A jornalista Cynara Menezes, na TV 247, reagiu ao ataque do ex-ministro Ciro Gomes, candidato a presidente pelo PDT, contra o ex-presidente Lula (PT), a quem se referiu como "sub-Hitler". "Olha o nível da idiotia em que chegou esse senhor", manifestou a jornalista, que disse que Ciro Gomes se trata, portanto, de um "sub-Bolsonaro".

"Eu já tinha perdido o respeito pelo Ciro, mas cada vez mais ele desce. Quem está sendo 'sub' é ele, 'sub-Bolsonaro'. Isso é real. Essa história de dizer que Lula é um 'sub-Hitler' é uma mentira. Ele (Ciro Gomes) é um mentiroso desesperado, que os eleitores do Brasil não querem ver nem pintado. Ele está fazendo esse tipo de comparação por desespero", afirmou Cynara Menezes. .  FONTE: brasil247.com.br, em 26/02/2022.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro. Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego do olho direito por causa do Sarampo. Com a morte de seu pai, quando tinha oito anos de idade, passou a ajudar sua família no cultivo das terras do lado do seu irmão mais velho.

Aos doze anos, frequentava a escola local, na qual foi alfabetizado, por apenas alguns meses. A partir dessa época, começou a fazer repentes a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebeu o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave.

Indo constantemente à Feira do Crato/CE onde participava do programa da Rádio Araripe, declamando seus poemas. Numa destas ocasiões é ouvido por José Arraes de Alencar que, convencido de seu potencial, lhe dá o apoio e o incentivo para a publicação de seu primeiro livro, “Inspiração Nordestina, de 1956”. Este livro teria uma segunda edição com acréscimos em 1967, passando a se chamar “Cantos do Patativa”.

Em 1970 é lançada nova coletânea de poemas, “Patativa do Assaré: novos poemas comentados”, e em 1978 foi lançado “Cante lá que eu canto cá”. Os outros dois livros, “Ispinho e Fulô” e “Aqui tem coisa”, foram lançados respectivamente nos anos de 1988 e 1994. Foi casado com Belinha, com quem teve nove filhos. Faleceu na mesma cidade onde nasceu.

Obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará.

Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.

A transcrição de sua obra para os meios gráficos perde boa parte da significação expressa por meios não-verbais (voz, entonação, pausas, ritmo, pigarro e a linguagem corporal através de expressões faciais, gestos) que realçam características expressas somente no ato performático (como ironia, veemência, hesitação, etc.).

A complexidade da obra de Patativa é evidente também pela sua capacidade de criar versos tanto nos moldes carmonianos (inclusive sonetos na forma clássica), como poesia de rima e métrica populares (por exemplo, a décima e a sextilha nordestina). Ele próprio diferenciava seus versos feitos em linguagem culta daqueles em linguagem do dia a dia (denominada por ele de poesia "matuta").

Reportamo-nos sobre ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA, em memória, conhecido artisticamente por “PATATIVA DO ASSARÉ”, nasceu na cidade Assaré/CE em 05/03/1909 e faleceu em 08/07/2002 aos 93 anos na mesma.

Suas obras bibliográficas constam de 12 livros de poesias entre 1956/2008 sendo 01 póstumo, 14 poemas e 13 livros lançados sobre Patativa do Assaré. Dotes artísticos: poeta, cantor e compositor. Instrumento: vocal.

Dentre outros grandes sucessos destacamos: “A Triste Partida”, “Vaca Estrela Boi Fubá”, “Meu Protesto”, “Coisas do Rio de Janeiro” e “O Poeta da Roça”. Atividade: 1921/2002. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Patativa_do_Assaré.

 

QUEM CANTA ...

“Seu doutor me dê licença / Pra minha história contar / Hoje eu tô na terra estranha / E é bem triste o meu penar / Mas já fui muito feliz / Vivendo no meu lugar...”. (“Vaca Estrela e Boi Fubá”. Compositores: Patativa do Assaré. Canta: Raimundo Fagner).

... OS MALES ESPANTA! ESTA.

EDIÇÃO DEDICADA: aos fuzileiros naval, aos paleontólogos, às mulheres do mundo inteiro e aos profissionais da casa da moeda.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Os problemas culturais” (Poesia para Crianças – 06/10/2021).

 

A menininha não conhecia
Nada de cultura, pobrezinha
Não sabia ler uma obra plástica
Nem a sua ruptura, tadinha.

Não conhecia os estilos
Literários e seus movimentos
Nunca ouvira falar no Renascimento
Só sabia contar da casa os pavimentos.

O seu contentamento era o circo
O palhaço velhinho sem graça
Não sabia nada de museus
Nem quem era a estátua da praça.

 

Aulinha de FILOSOFIA PARA CRIANÇAS - “Homem chora ou não chora?”.

O pai de Davi disse que homem não chora. Mas Davi ficou intrigado com aquilo. No passar dos dias ficava com um nó na garganta, os olhos cheios de lágrimas quase caindo e um aperto no coração. Era vontade de chorar, mas papai disse que homem não chora. Era besteira, talvez. Coisa de menino mimado.

O tempo passou. Davi viu o pai perder muitas coisas, mesmo assim nunca chorou. Enquanto isso Davi por tudo tinha vontade de chorar e o choro não chorado ficava engasgado feito espinha de peixe.

Certo dia, a mãe de Davi morreu. De repente, o pai de Davi que vivia dizendo que homem não chora, chorou como uma criança. Davi sentiu-se aliviado, porque naquele dia mesmo que quisesse esconder o choro a dor era tamanha que só um choro bem chorado poderia aliviá-la. E juntos choraram pai e filho a noite toda, por toda a vida.

Exercícios para o bom pensar (18/02/2022).

1 – O que você acha de um homem chorar?

2 – O que faz um homem chorar?

3 – Para onde vai o choro não chorado?

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Sabe aquele domingo que você não quer sair da cama pra nada? Aproveite-o! Precisamos aprender a fazer as coisas que gostamos. Viva seus dias de forma intensa para quando chegar a velhice poder olhar para trás e dizer que tudo valeu a pena. Não tenha medo de correr riscos, de aventurar-se, de trocar de roupa dez vezes diante do espelho. Faça tudo o que tiver vontade. Seja intenso em tudo. Doe-se completamente ao outro. Experimente ser feliz a cada instante. Os momentos lindos não são para sempre e precisamos estar preparados para quando eles se acabarem. Não tenha medo de dizer que ama, faça amigos, vá pescar, dance na chuva, coma o que deseja. Seja intenso.

VIVA COM MAIS INTENSIDADE, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 17/06/2021.

MINHAS ANEDOTAS:

A garotinha chegou para a mamãe como sempre curiosa e perguntou "mamãe, a senhora conhece dona Da Luz?" A mãe intrigada respondeu "não, filha. Por quê?" A garotinha mexendo o pezinho comentou "O papai tá dizendo ali no telefone que tá faltando o dinheiro dela este mês." A mamãe ligou a televisão e convidou a filha para assistir filme com ela. É pra rir, hein?

DA LUZ. Por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 28/08/2021.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário