sábado, 16 de outubro de 2021

BDC - Coluna de Notícias n. 1.001.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIV – Edição nº 1.001 (geral) e 67ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA) e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 16 de outubro de 2021. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 4/52, dias: 289/365 e faltam 76 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

PROFESSORA DE MATEMÁTICA: - Quantos dedos eu tenho nessa mão, Joãozinho? -           5 professora. – E se eu tirar 3, o que fica? – A senhora fica aleijada, né professora?  FONTE: https://www.dicionariopopular.com/piadas-do-joaozinho-que-sao-muito-engrcadas/. Abraços de Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Gratidão e felicidades pelas participações de amigos e amigas nos parabenizando por escrito e nos telefonaram sobre a edição de n 1.000 fechando o ciclo de 14 anos de BDC, novas mensagens vamos publicando adiante. Ah!, a partir dessa edição a Danda (Rosangela Trajano) com mais espaço apresenta "Filosofia para Criança". Boa leitura nobre leitor/a!

 

DESTAQUE: DECISÃO SUSPENDE LEI QUE LIBERA REMÉDIOS PARA EMAGRECER. Na quinta-feira (14/10), o Plenário do Supremo Tribunal Federal DECLAROU a inconstitucionalidade da Lei 13.454/2017, que autoriza a produção, venda e consumo, sob prescrição médica no modelo B2, dos remédios para emagrecer sibutramina, anfepramona, femproporex e mazindol. O entendimento vencedor foi o do ministro Luiz Edson Fachin, que abriu divergência.

A decisão foi provocada por ação direta de inconstitucionalidade movida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS). O relator do caso, ministro Nunes Marques, VOTOU pela declaração de constitucionalidade da norma. Segundo ele, o Congresso Nacional, com base no direito à saúde e respaldo de médicos, pode autorizar o uso de substâncias proibidas pela Anvisa. O entendimento foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso.

Contudo, prevaleceu o voto divergente de Fachin pela DECLARAÇÃO DE INSCONTITUCIONALIDADE dos dispositivos da Lei 13.454/2017. O magistrado apontou que, de acordo com o artigo 200, I, da Constituição Federal, compete ao Sistema Único de Saúde "controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde e participar da produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos". Os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Gilmar Mendes e Luiz Fux seguiram o voto divergente. Veja mais acessando: https://www.conjur.com.br/2021-out-16/suspensao-lei-libera-remedios-emagrecedores-foi-destaque/.

 

70 ANOS: DECISÃO JUDICIAL GARANTE QUE TRABALHADOR DA DATANORTE CONTINUE A TRABALHAR NESSA IDADE. Em resposta a uma ação do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte), a juíza da 12ª Vara do Trabalho de Natal concedeu pedido de liminar em favor do empregado da DATANORTE, Kleber de Lima Gois. Com a decisão, a empresa não poderá demitir o trabalhador e desligá-lo da folha de pagamento quando ele completar 70 anos de idade.

A ação impetrada pelo Sindicato foi iniciada após o empregado receber uma carta da empresa comunicando sobre a demissão no aniversário de 70 anos. FONTE: sinarirncom.br, em 07/10/2021.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (723). Eu acho que quem rouba do povo não tem perdão, é imperdoável, seja militante de que Partido for, quem rouba. E acho, também, que quem e desumano, insensível e simpatiza com a tortura, propõe armar o povo, tem atuação miliciana, não é menos criminoso, ambos devem ser julgados, condenados e presos. Isto é, respeitosamente, o que acho. Santino Arruda – Servidor público norte-rio-grandense.

 

FIQUE SABENDO... “Dia do Chefe – 16 de outubro”. FONTE: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-chefe/.

Surgiu em 1958 por iniciativa de Patricia Bays Haroski, secretária da State Farm Insurance Company, nos Estados Unidos.

Também conhecido como National Boss Day ou Bosses Day, esta data surgiu originalmente nos Estados Unidos, Canadá e Lituânia, locais onde o Dia do Chefe costuma ser mais cultuado.

O principal objetivo desta data é homenagear e agradecer a dedicação, paciência e responsabilidade do chefe para com os seus funcionários. Além disso, o Dia do Chefe também visa fortalecer os relacionamentos entre o patrão e seus empregados.

Internacionalmente, o Bosses Day é normalmente celebrado em 16 de outubro, mas caso esta data caia num fim de semana, o Dia do Chefe passa a ser celebrado no dia útil de trabalho a seguir (que pode ser 17 ou 18 de outubro).

Origem do Dia do Chefe - Originalmente, o Bosses Day surgiu em 1958 por iniciativa de Patricia Bays Haroski, secretária da State Farm Insurance Company, nos Estados Unidos.

O dia 16 de outubro foi escolhido por ser o aniversário de nascimento do pai de Patricia. Na época, Patricia trabalhava para seu pai, fazendo dele o seu chefe.

PRESENTES SUGERIOS PARA O DIA DO CHEFE:

Ø Nesta data, os funcionários costumam surpreender os seus chefes com presentes. Confira as nossas dicas:

Ø Cartão com a assinatura de todos os funcionários;

Ø Fotografia de toda a equipe de funcionários;

Ø Uma t-shirt de “Melhor Chefe do Mundo”;

Ø Encomenda da comida favorita do chefe para ele almoçar;

Ø Vídeo com os melhores momentos do chefe ao longo do último ano;

Ø Oferta de um “vale-esforço”, que certifica que você irá ser um funcionário cada vez mais exemplar a cada ano.

MENSAGENS PARA O DIA DO CHEFE:

ü “Agradecimento ao meu grande chefe e amigo”;

ü "Algumas pessoas entram na nossa vida para torná-la melhor e você, querido chefe, com certeza é uma delas”;

ü “Eu não teria chegado até onde cheguei se não fosse por você. Além de me ensinar muito, durante este tempo, você se tornou um amigo muito importante. Ter um chefe assim é uma sorte incrível e eu só tenho a agradecer”;

ü “Deixo aqui minha gratidão por todos ensinamentos, pela sua liderança e pela parceria de sempre. Você é um grande chefe!"

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PE: A Prefeitura de Sinhaém/PE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 353 (TREZENTAS E CINQUENTA E TRÊS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 11/11/2021. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.881,15.

 

PI: O CRF – Conselho Regional de Farmácia do Estado do Piauí realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 04 (QUATRO) VAGAS PARA ASSISTENTE ADMINISTRATIVO E FARMACÊUTICO FISCAL, inscrições abertas até o dia 22/10/2021. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 17: Ezilda Sousa – Comerciária, Itamira Maia - UERN e Renato Severiano – Jornalista. SEGUIDOS POR: Bernadete Freire – FUNDASE, Fátima Ferreira – Comerciária, Francisca Sousa, Genildo Costa – Poeta, Maria José Andrade e Sueli Santina – FUNDASE (18); Abraão Queiroz – Confraria do Sêbado, Felipe Dutra, Genivan Vale – Ex-vereador, Jorge Ivan – Comerciante (19); Edilson Aires – Comerciante, José Borges Jr – SP, Josenira Pereira e Livramento Melo – FUNDASE e Martha Cristina - Professora (20); Ana Cristina – FUNDASE, Antônio Francisco - Poeta (1949), Carlos Cavalcanti – Radialista, Carlos Oliveira – Autônomo e Fátima Buriti - FUNDASE (21); Erneide Alves – UERN, Fátima Buriti – FUNDASE e do Fco. Hermínio - “Professor Castelo” (22). E DIA 23: Daniel Alves - José Nilson – Facebook, Rogério Dias – Artista Plástico, Thaíse Emanuely – Autônoma e Wellington Barreto – Adv.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA:

“Eu não sei como devo começar essas linhas para você Hermes, quando tanta gente já disse muito sobre a edição número 1000 da coluna "Democratizando a Comunicação".

Fiz muito pouco e apenas me limitei a convidá-lo para escrever alguma coisa no meu blog "Sistema JMA". O grande responsável por esses 14 anos de existência desse meio de comunicação tem sido você Hermes.

O seu entusiasmo era grande nos primeiros anos de circulação da coluna e, apesar das provações que você enfrentou com um CA exigindo um tratamento rigoroso, você não baixou a cabeça, não parou as suas produções e, olhando para o céu, pediu a Ajuda de Deus para enfrentar aqueles difíceis momentos, que foram vitoriosos, com a sua cura.

Agradeço a Deus, primeiro por sua existência e pela teimosia (no bom sentido), com a qual você conduz os seus projetos e nesse caso, especialmente o "Democratizando a Comunicação".

Você Hermes, tem sido um grande exemplo para aqueles que, ao se depararem com um desafio pela frente, às vezes querem desistir de, cruzar os braços e ficar olhando a vida passar, de braços cruzados e sem qualquer iniciativa.

Com você não foi, não é e não será, pois Deus Está Sempre com você. ELE Não Abandona Aqueles que ELE AMA.

DEUS lhe Abençoe IMENSAMENTE. Tenho muita alegria de chamá-lo de meu afilhado no jornalismo mossoroense.

José Maria Alves, é advogado e jornalista.

Nossa imensa gratidão pelas suas dedicatórias, depoimentos e simples aplausos figurativos (também de grande valia) parabenizando 14 anos de BDC. Continuam chegando mensagens e vamos publicando gradativamente. Muito obrigado, muito obrigado e muito obrigado. Saúde e paz pra cada um de vocês e demais familiares de cada um. Beijos nos corações!

 

MEMÓRIA:

HÁ 74 ANOS! Inauguração oficial do Hospital Maternidade Almeida Castro, em 16/10/1947. Os primeiros diretores foram os médicos João Marcelino e Maltez Fernandes, conforme registro do jornal centenário O Mossoroense, com data de outubro de 2004. A instituição é mantida atualmente com recursos do SUS – Sistema Único de Saúde, através de convênios firmados pela Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (APAMIM), com Governo do Estado do Rio Grande do Norte e a Prefeitura Municipal de Mossoró/RN. FONTE: https://maternidadealmeidacastrp.com.br, consulta feita em 15/10/2021;

DIA: hoje é Dia da Tecnologia, Dia do Anestesiosologista, Dia do Consumo Consciente, Dia do Instrutor de Auto-escola e Dia Mundial da Alimentação. Amanhã (17) será Dia Nacional de Combate à Sífilis (Data móvel – 3º sábado), Dia da Agricultura, Dia da Apicultura, Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira, Dia do Eletricista, Dia do Maquinista, Dia Internacional da Eliminação da Pobreza, Dia Nacional da MPB - Música Popular Brasileira e Dia Nacional da Vacinação.


PANO RÁPIDO:

GRAVÍSSIMO A MÁ SINALIZAÇÃO OU FALTA DELA EM OBRAS. Muito triste a morte de um jovem quando trafegava, de moto, pela llha de Santa Luzia numa obra de bueiro má sinalizada. Pior que a obra é de responsabilidade da prefeitura, isto é obra pública. Essa situação também ocorre em obras de particulares, colocam entulhos e material de construção sem a menor preocupação em sinalizar ou isolar o local. No sábado, dia 02, eu estava estacionado próximo a obra do Hospital Wilson Rosado e uma ponta de metal (pela pancada parecia lâmina) caiu entre os andaimes; sorte que era por volta de 14h e raro passava pessoas por baixo – mas passava. Minutos depois um trabalhador apareceu para pegá-la.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É uma cantora, compositora e pianista brasileira. Iniciou-se no estudo de piano aos dez anos, no Instituto de Iniciação Musical. Em 1974, desistiu das aulas teóricas de música e passou a estudar piano com um conterrâneo, Guilherme Coutinho, músico de talento e presença importante no cenário musical de Belém.

Em 1980, ela abandonou - no segundo ano - o curso de medicina e em outubro, estreou o primeiro espetáculo, “Sinal de Partida” (realizado no Theatro da Paz, em Belém), como cantora profissional.

Em 1981, mudou-se para o Rio de Janeiro onde gravou o primeiro LP, o independente Leila Pinheiro, produzido por Raimundo Bittencourt. Excursionou com o Zimbo Trio em 1984, realizando uma série de espetáculos pelo exterior, mas o sucesso veio na verdade quando ganhou o prêmio de cantora-revelação no Festival dos Festivais (TV Globo, 1985), onde interpretou a canção “Verde”, que foi classificada em terceiro lugar consecutivo e foi o primeiro sucesso radiofônico.

A convite do então diretor artístico Roberto Menescal, assinou contrato com a gravadora Polygram (atualmente Universal Music). O disco que marca a estreia nessa gravadora é “Olho Nu”, que lhe garantiu representar o Brasil no Festival Mundial Yamaha. O álbum, muito elogiado pela crítica especializada, obteve vendagem significativa. No ano seguinte, recebeu da Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD) o Troféu Villa-Lobos, como revelação feminina.

Colecionando muitos prêmios, a partir daí prosseguiu com mais dois discos: “Alma” e, principalmente, “Bênção Bossa Nova”. Este último foi lançado em comemoração aos trinta anos de bossa nova no Brasil. Produzido por Roberto Menescal para o mercado japonês, o disco vendeu duzentas mil cópias - marca jamais atingida por um disco desse gênero de música até então. A partir daí nossa homenageada passou a ser conhecida como cantora de bossa nova, rótulo este que seria reforçado com o lançamento do disco “Isso é Bossa Nova” (1994), que marcou a estreia na gravadora EMI e foi o último a ter versão em vinil. Nessa gravadora, também lançou “Catavento e Girassol”, um tributo aos cantores e compositores Guinga e Aldir Blanc, “Na Ponta da Língua” (1998), que trouxe canções inéditas de compositores novatos, e “Reencontro” (2000), um tributo aos cantores e compositores Ivans Lins e Gonzaguinha.

No final dos anos 90 fez espetáculos com o parceiro e amigo Ivan Lins nos Estados Unidos e ainda um tributo a Tom Jobim realizado na casa de espetáculos nova-iorquina Carnegie Hall. Também participou de outros projetos especiais, tais como Tributo a Tom Jobim (Som Livre) e Sinfonia do Rio de Janeiro, de Francis Hime.

Em 1998 participou do Festival Brazilfest, ao lado de Bebel Gilberto, Patrícia Marx, Carol Saboya e do grupo de câmara Quinteto d'Ellas, projeto que foi idealizado na concha acústica de uma casa de espetáculos nova-iorquina, Damrosch Park, Lincoln Center de Nova Iorque (Estados Unidos).

Em 2021 retornou à antiga gravadora, pela qual lançou o CD “Mais Coisas do Brasil”, o primeiro ao vivo da carreira, que também rendeu o primeiro DVD. O repertório trouxe regravações dos antigos sucessos entre outras canções consagradas. Transferiu-se para a independente Biscoito Fino em 2004, onde gravou o CD “Nos Horizontes do Mundo” (2005), cujo título provisório era “Hoje” - que deu título ao álbum lançado por Gal Costa. O sucesso do álbum acabou por gerar o espetáculo homônimo, de onde veio o trabalho mais recente da carreira: “Nos Horizontes do Mundo - ao vivo”. Entre os méritos, este conta ser o segundo disco ao vivo e DVD da cantora, após “Mais Coisas do Brasil”.

Notas - Em sua versão em CD, “Outras Caras” trouxe uma música a mais: a colagem de “Bom Dia Belém” - espécie de hino da capital paraense – com Vós sois o lírio mimoso. Isso também aconteceu com o álbum subsequente, “Coisas do Brasil”, que trouxe Monte Castelo, que não entrou no LP original por problemas de espaço.

Reportamo-nos sobre LEILA TOSCANO PINHEIRO, 61 anos, conhecida artisticamente por LEILA PINHEIRO, nasceu no dia 16 de outubro de 1960 na cidade de Belém/PA. Sua discografia constam de 25 discos gravados entre 1983/2020 sendo: 05 LPs, 17 CDs e 03 DVDs. Dotes artísticos: cantor, compositor, instrumentista, ator e produtor musical. Gênero: MPB. Atividade: desde 1983. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Leila_Pinheiro.

Dentre suas composições e sucessos destacam-se: A Vida Que Agentte Leva, Cata Vento e Girassol, Serra do Luar, “Uma Voz no Vento ” e Verde.

 

QUEM CANTA ...

“Amor, vim te buscar em pensamento / Chequei agora, no vento / Amor, não chora de sofrimento / Chequei agora, no vento...”. (“Serra do Luar”. Compositor: Walter Franco. Canta: Leila Pinheiro).

... OS MALES ESPANTA! ESTA.

 

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Uma Menina Sem Chinelos” (Poesia para Crianças – 12/07/2021).

 

Andava pelas ruas
Meio distraída
Não via nada e via tudo
Na sua vida sofrida.

Pisava em pedra
Lama e espinho
Sofria um bocado
Longe do ninho.

Os pezinhos sangravam
Doía a caminhada
Para onde ia nem sabia
Talvez subir uma escada.

 

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS - O MENINO DOS PÉS COLORIDOS.

Ele caminhava por toda a cidade com os pés descalços. Subia as montanhas na maior pressa. Atravessava bosques cheios de pássaros e jacarés, correndo. Nas costas, levava um mundo de perguntas sobre a vida.

Pisava em pedras e tábuas. Às vezes cortava os pés, às vezes furava os pés. Nem percebia, pois não parava de andar. Mas, quando chegava o final do dia sentia os pezinhos doerem.

Dava compressa com água quente, porém não adiantava. Deitava de pés pro céu para aliviar as dores e rezava. Tirava os espinhos dos pés um a um, pacientemente. - Ai, ai, ai, ai, reclamava e chorava.

Era apenas um menino com os pés doendo de tanto andar à procura do fim do mundo. Responda as perguntinhas:

1 - O que dói mais em você?

2 - De onde vem a dor?

3 - Como a gente fica quando temos dores?

Desenhe você com uma dor.

 

CÂNTICOS DE MOTIVAÇÃO...

Cada pessoa tem um jeito de ser: algumas são tímidas e outras mais falantes. Não importa o que digam de você se gosta do seu jeito. Não estamos aqui para agradar todo mundo. Seja o que gosta de ser e viva a sua vida com intensidade sem preocupar-se com o que as pessoas pensam de você. Ninguém vai viver o que você vive, por isso sorria apenas se tiver vontade e não para agradar.

AME O SEU JEITO DE SER, por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 08/10/2021.

 

MINHAS ANEDOTAS:

Eu sempre fui gordinha. Mas, de uns tempos para cá engordei muito. Então, decidi procurar uma nutricionista. Esperei 3 horas pela consulta. No consultório fui logo perguntando "doutora, como faço para emagrecer?" A nutricionista olhou pra mim e disse "não tem coisa melhor do que a senhora balançar a cabeça para esquerda e depois para a direita." Eu achando legal aquele tipo de esporte perguntei, curiosa "quantas vezes devo fazer isso, doutora?" A nutricionista muito séria respondeu "todas às vezes que lhe oferecerem comida." Paguei 350,00 para ouvir isso.

DESEJO DE EMAGRECER. Por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora, em 23/08/2021.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário