sábado, 12 de junho de 2021

BDC - Coluna de Notícias 973.

 

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIII – Edição nº 973 (geral) e 39ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 12 de junho de 2021 - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 24/52, dias: 163/365 e faltam 202 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

ESSA FAMÍLIA É MASSA: Dois velhos amigos de infância se encontram após 3 décadas. – Oi Pedro, estás casado e com quantos filhos? – Duas , Nestlê e Marilan. E você!? – Uma filha, Maria! –Ah, isso é nome de bolacha! Autor desconhecido. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

AS CHUVAS PARECEM TER CUMPRIDA SUA TEMPORADA em Mossoró, estão escassas e vez por outra aparecem alhures. Com isso, as vias terrestres devem receber atenção da prefeitura para os buracos deixados pelas chuvaradas entre abril e maio. Essa semana, ao sair do supermercado no Abolição IV situado ao longo da Avenida Abel Coelho vi um buraco atrapalhando e apresentando perigo para condutores de carros e motos. Creio que naquele local já teve abalroamentos generalizados (carro/moto/carro – carro/carro – moto/moto), ele está localizado próximo a entrada e saída do estacionamento do referido estabelecimento. Boa leitura nobre leitor/a.

 

NA BRIGA POR PREÇO DE PLANO DE SAÚDE, operadora dizem que custos subiu, apesar da alta na demanda. Setor se reúne na comissão de defesa do consumidor na Câmara SÃO PAULO. A audiência pública marcada para esta quinta (10) com as operadoras de planos de saúde na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara promete disputa acirrada.

De um lado, as entidades de defesa do consumidor vão pedir que o mercado postergue o reajuste por alguns meses, como aconteceu no ano passado por causa da pandemia. Eles defendem que as companhias se beneficiaram de um aumento na demanda. Segundo a ANS, o número de usuários de planos de assistência médica vem crescendo desde junho de 2020 e superou 48 milhões em abril.

Do outro lado, a FenaSaúde (que representa as empresas), vai argumentar que os custos subiram e que o preço dos medicamentos usados na intubação de pacientes explodiu.

A entidade vai levar uma pesquisa que aponta alta de 760% no consumo médio mensal do sedativo midazolam, com alta de 5.300% nos gastos desde 2019 até o primeiro trimestre deste ano. Outros bloqueadores e anestéscos do kit intubação, como cisatracúrio e propofol, tiveram o custo mensal elevado em mais de 900%, segundo a FenaSaúde. FONTE: Folha Online, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 11/06/2011.

 

EMATER: JUSTIÇA COMUNICA EXPEDIÇÃO DE PRECATÓRIOS. A Justiça do Trabalho comunicou ao SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) a expedição de precatórios para 604 trabalhadores da EMATER integrantes da ação que cobra o cumprimento do dissídio 1991/1992.

A ação coletiva de cumprimento nº 0237900.27.1994.0004 foi movida pelo Sindicato e ajuizada ainda em 1994. Ou seja, há 27 anos. Nesse tempo, o processo tramitou em todas as instâncias do judiciário brasileiro, chegando ao Supremo Tribunal Federal (STF). Finalmente, após constante acompanhamento e larga atuação da assessoria jurídica do SINAI-RN, a ação caminha para o fim de forma exitosa, com os precatórios inscritos no orçamento de 2022.

Para o coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Nilson Bezerra, a atuação da assessoria jurídica da entidade, bem como a resposta da justiça, vêm para garantir os direitos dos trabalhadores. Nesse caso específico, mais de 600 trabalhadores serão beneficiados. FONTE: sinairn.com.br, em 10/06/2021.

 

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (714). O atendimento da CAERN tá o “Ó” pra resolver coisas pela net. Ano passado precisei atendimento para meus pais e tive que cadastrar informando CPF, RG e tudo mais..., que é um absurdo. Antes só digitávamos a matrícula ou CPF e resolvido o boleto. Agora muito burocrático e pra quem não tem intimidade com informática fica mais difícil, no caso dos meus pais. COSERN e CAERN estão neste sistema virtual desde o ano passado; estou concordando você em comentário na edição anterior. Fabiana Lo Tierzo, cidadã e servidora pública estadual.

NOTA DO EDITOR. Passei dois dias tentando e desistindo do “tal cadastro”, piora quando diz que tem ser o titular. Fiquei pasmo quando pede foto com um boleto (frente e verso) na mão! UFA, a leitora Fabiana refere-se ao meu comentário sob título: “CADASTRO PARA PEGAR BOLETOS DE PAGAMENTO?”, edição 972.

 

FIQUE SABENDO... “História do Dia dos Namorados no Brasil e no Mundo”.   Fonte: www.suapesquisa.com/.

É uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados.

No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.

Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.

O Dia dos Namorados é uma data comemorativa, não oficial, destinada aos casais de namorados, pretendentes e apaixonados. É tradição a troca de presentes, bombons e cartões com mensagens de amor entre namorados ou pessoas que se amam. Aqui no Brasil, esta data é comemorada em 12 de junho. Em outros países, como nos Estados Unidos, por exemplo, a comemoração ocorre em 14 de fevereiro (Dia de São Valentim – Valentine’s Day).

História da data (14 de fevereiro) – Origem do Dia de São Valentim.

A comemoração desta data remonta o Império Romano. Um bispo da Igreja Católica, São Valentim, foi proibido de realizar casamentos pelo imperador romano Claudius II. Porém, o bispo desrespeitou a ordem imperial e continuou com as celebrações de matrimônio, porém de forma secreta. Foi preso pelos soldados e condenado à morte. Enquanto estava na prisão, recebeu vários bilhetes e cartões, de jovens apaixonados, valorizando o amor, a paixão e o casamento. O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.

Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

O Dia dos Namorados nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos o dia dos namorados é chamado de Valentine’s Day. Celebrado em 14 de fevereiro, a comemoração é feita de uma forma diferente da brasileira. Nos Estados Unidos a data é comemorada, principalmente, por namorados, casais casados, noivos, amigos e pessoas que se amam (entre pais e filhos também é comum). Os que se amam demonstram, nesta data, todo seu amor por meio da troca de cartões, flores, chocolates e presentes. Os cartões costumam ser confeccionados pela própria pessoa, o que dá um toque bem criativo e pessoal a data.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 13: Adalgisa Maia – Professora, Carlos Santos – UERN, Marcos Antônio – Adv., Sérvulo Godeiro e Socorro Freire – FUNDASE. SEGUIDOS POR: Edna Lemos – Adv., George - Pit-Steak e Iara Linhares – Professora (14); Humberto Fernandes – Prof., Cléa Santos – Comerciária e Kleylenda Linhares – Ass. Social (15); Arimateia Oliveira – FUNDASE e Edilberto Barros – Fotógrafo. (16); Cristiano Rojas – Jornalista e David de Medeiros Leite – Escritor (17); Deusdedith Leite – TRT, Nazareno Santos – Rádio Difusora e Rosângela Trajano – Poetisa (18). E DIA 19: Aldenilson Teodosio, Edgardo Carrasco – Médico, Ivonaldo Marreiro – PM, Jeová Oliveira – Eletricista, José Aparecido, José Maria Melo – Prof., Maria Nazarena, Maria Rita - Facebook e Nicácia Nadir – FUNDASE.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: Companheiro Hermes, quanta saudade da FM 96,5. A rádio fechou em 2010 e foi um grande aprendizado pra mim e uma grande força para a contracultura local. Abraços companheiro, Marcondes Paula”.É grande rocker MP, senti muito como co-fundador da Rádio Alternativa e a sua mantenedora – Fundação Anatália de Melo Alves na segunda metade dos anos 90, vivi intensamente comprometido com a emissora e até fizemos um programa por cinco anos e você nos auxiliou na técnica por muitas vezes, obrigado por tudo – rádio se foi mas deixou nossa amizade e respeito.

 

MEMÓRIA:

HÁ 70 ANOS! Não sabia ele que a tragédia aérea ditaria o rumo do seu governo, pois em 12 de junho de 1951, nas proximidades do campo de pouso de Aracaju, em Sergipe, cinco meses após a sua posse, morria então governador do Rio Grande do Norte, Dix-sept Rosado Maia, em pleno exercício de suas atividades governamentais. FONTE: www.omossoroense.com.br,  por Geraldo Maia;

DA EDIÇÃO 906 (em 13/06/2020) - Telefonia: consumidor tem direito de trocar plano antigo por promocional; IDIARN: SINAI vai recorrer de decisão judicial contrária aos trabalhadores do instituto; Alfredo, repórter por uma edição; Bronca do leitor/a internauta (667) – por Santino Arruda; Fique sabendo... “Pois é... , não tolero qualquer manifestação nazi/fascista” - por Rubens Coelho – professor, jornalista e escritor;

DIA: hoje é Dia do Correio Aéreo Nacional (1931), Dia dos Namorados e Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Amanhã (13) será Dia de Xangô, Dia de Santo Antônio e Dia do Turista.

 

PANO RÁPIDO:

EFEITO COPA AMÉRICA: JOGADORES DA VENEZUELA CHEGAM AO BRASIL E TESTAM POSITIVO PARA A COVID-19. Haverá uma nova rodada de exames, neste sábado, para confirmar a infecção de atletas e integrantes da delegação.

Carlos Estênio Brasilino, Thayná Schuquel, Celimar de Meneses, Samir Mello, Metrópoles - Prontos para entrarem em campo no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, com o objetivo de começar a disputa da Copa América, cinco jogadores da seleção venezuelana de futebol testaram positivo para a Covid-19 nesta sexta-feira (11/6). Segundo fontes da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), haverá uma nova rodada de exames, neste sábado (12/6), para confirmar a infecção.

Além dos jogadores, cinco integrantes da delegação do país vizinho também teriam testado positivo para a doença e estariam isolados em seus quartos no Hotel Brasília Palace.

O exame que deu positivo para os membros da federação venezuelana foi feito pelo laboratório Sabin. Os laudos foram repassados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) da SES-DF, que, por sua vez, os notificou ao Cievs do Ministério da Saúde. Agora, será necessária uma nova coleta, com o intuito de verificar se não houve falso positivo. FONTE: brasil247.com, em 12/06/2021.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi um cantor-compositor, guitarrista, roteirista, jornalista, escritor, ativista e poeta brasileiro, conhecido por ser um dos membros fundadores da banda de rock Titãs e por seu posterior trabalho com a pioneira banda de pós-punk/rock gótico Cabine C. Também formou inúmeros outros projetos menos conhecidos e de curta duração entre meados das décadas de 1980 e 1990 antes de começar carreira solo em 2003.

Aos 7 anos de idade aprendeu a tocar violão, e aos 12 começou a tocar em festivais musicais pela cidade. Quando adolescente estudou no Colégio Equipe, onde conheceria Arnaldo Antunes, Paulo Miklos, Nando Reis, Marcelo Fromer, Branco Mello, Tony Belotto e Sérgio Britto  — unidos por seus gostos musicais em comum, formariam em 1981, junto a André Jung, a banda de rock Titãs do Iê-Iê, que eventualmente encurtaria o nome para apenas Titãs.

Nosso homenageado nunca chegaria a gravar nada com os Titãs durante sua estadia com eles, mas compôs alguns dos mais memoráveis sucessos da banda, tais como "Sonífera Ilha", "Toca Cor", "Homem Primata" e "Babi Índio", entre outros. Deixou os Titãs em 1983 devido a divergências criativas que culminaram com um desentendimento entre ele e André Jung. Logo após, formaria duas bandas concomitantes: Os Jetsons, com seu ex-parceiro dos Titãs Branco Mello e Charles Gavin (que ainda tocava com o Ira na época), e Ricotas do Harlem, uma dupla de soul com Fernando Salem. Ambas as bandas tiveram curtíssima duração porém, e não chegariam a gravar nenhum álbum ou até mesmo a realizar shows.

Em 1984 formou o Cabine C, uma das primeiras e mais conhecidas bandas brasileiras de rock gótico, ao lado da então esposa Wania Forghieri, Edgard Scandurra do Ira!, Sandra Coutinho das Mercenárias (que acabaria por deixar a banda e ser substituída pelo também membro do Ira! Ricardo Gaspa) e Charles Gavin. Com esta formação chegaram a gravar algumas músicas e shows, mas todos, com exceção de Pessoa e Forghieri, acabariam por deixar a banda a fim de focalizar em seus respectivos projetos alternativos.

Ao decorrer da década de 1990 escreveu algumas canções que eventualmente seriam tocadas pelo Ira, entre elas "Efeito Bumerangue", "Tantas Nuvens", "A Natureza Sobre Nós", "Mistério", "Correnteza" e "Inundação de Amor" (originalmente escrita por ele para o Cabine C em parceria com Júlio Barroso da Gang 90 e as Absurdettes no início da década de 1980, antes da morte de Barroso), e formou em 1990 a banda Ciro Pessoa e Seu Pessoal, ou CPSP, junto a Kiko Nogueira, Roger "Vapt-Vupt" Lima, ao ex-Ira! Fábio Scattone e Abrão Levin. Contrastando com o som obscuro e gótico do Cabine C, o CPSP rumou a uma direção mais leve e pop que, de acordo com Pessoa, foi inspirada por cantores da Jovem Guarda como Odair José, Roberto Carlos e Jerry Adriani.

A maioria dos artigos e poemas de Pessoa estão compilados em seu blog oficial no WordPress, "O Mundo de Mantraman", e também em seu perfil no Tumblr. Seu primeiro livro, Relatos da Existência Caótica, saiu em 23 de outubro de 2015 pela editora Chiado; é uma compilação de cinco antologias de poemas que Pessoa escreveu no início de sua carreira, mas que até então permaneceram não publicadas: O Labirinto do Sr. Eno, Ecos de um Encantamento Distante, Manual das Mãos, Patagônia Mentalis e Os Emblemas.

Em 2001 Pessoa e Branco Mello escreveram música e letras para um álbum conceitual infantil, Eu e Meu Guarda-Chuva, sobre um garoto chamado Eugênio e seu inseparável guarda-chuva. O álbum se tornou um livro (escrito por Mello em parceria com Hugo Possolo) em 2003 e um filme de longa-metragem (dirigido por Toni Vanzolini e estrelado por Lucas Cotrim, Paolla Oliveira, Daniel Dantas e Leandro Hassum) em 2010; nem o livro ou o filme tiveram o envolvimento de Pessoa, porém.

Em 2003 Pessoa começou carreira solo com o lançamento de No Meio da Chuva Eu Grito "Help" pela gravadora Voiceprint Records. Em 2010 assinou com a gravadora independente Rosa Celeste para lançar seu segundo álbum, Em Dia com a Rebeldia. Experimental e psicodélico, Pessoa o concebeu como sendo um tributo às bandas das décadas de 1960 e 1970 que cresceu escutando, mais notavelmente The Jimi Hendrix Experience, Os Mutantes, Pink Floyde, The Beatles e Secos & Molhados, e à obra de pintores e poetas surrealistas como Salvador Dalí, René Magritte e André Breton. Um grande show para promover o álbum aconteceu no Auditório Ibirapuera em São Paulo no mesmo ano.

Em meados da década de 2010 Pessoa viajou pelo Brasil com sua banda Nu Descendo a Escada (assim chamada em homenagem à pintura epônima de 1912, feita por Marcel Duchamp), que era formada por Kim Kehl (guitarra), Luiz Domingues (baixo) e Carlos Machado (bateria).

Em 2016 formou um projeto mais voltado ao pop rock, a banda Flying Chair, composta por Chico Marques e Cláudio Costa na guitarra e no backing vocal, Diego Basanelli no baixo e Pedro Leo na bateria. Lançaram às próprias custas um EP de quatro faixas em dezembro do mesmo ano, disponível no SoundCloud e lançado fisicamente em 11 de fevereiro de 2017; contou com uma participação especial do baterista do RPM, P. A, Pagni. Um segundo EP de quatro faixas foi enviado ao SoundCloud em 5 de abril de 2017 e lançado fisicamente em 2 de maio. O álbum de estreia da banda saiu em 29 de julho de 2017. Em 9 de março de 2018 a banda lançou seu primeiro álbum ao vivo, Ao Vivo na Cena. Seu último lançamento foi o single Sem Orientação, com a participação do tecladista Pedro Pelotas, ex-integrante do Cachorro Grande.

MORTE E VIDA PESSOAL - Morreu no dia 05 de maio de 2020 em decorrência da COVID-19, enquanto tratava de um câncer. Pessoa converteu-se ao budismo Vairayana em fins da década de 1990, assim obtendo o nome de Dharma Tenzin Chopel, que utilizou para assinar a maioria dos artigos que escreveu para as revistas e jornais para os quais trabalhou. Entre meados das décadas de 1980 e 1990 Pessoa foi casado com sua colega do Cabine C Wania Forghieri. Casou-se pela segunda vez com Isabela Johansen e teve com ela uma filha, Antônia. Se divorciaram em janeiro de 2016.

Reportamo-nos sobre CIRO PESSOA MENDES CORRÊA, em memória, artisticamente conhecido por TENZIN CHOPEL, nasceu na cidade de SÃO PAULO/SP em 12/06/157 e faleceu no dia 05/05/2020 em decorrência de Covid-19 enquanto trava-se de um câncer. Sua discografia constam de 07 discos gravados entre 1986/2010 sendo: 01 com a Banda Cabine C (1986), 04 com a Banda Flying Chair (2016/2018) e 02 discos solos “No Meio da Chuva Eu Grito Help” (2003) e “Em Dia Com a Relbedia” (2010). Dotes artísticos: cantor, compositor, roteirista, jornalista, escritor, ativista e poeta. Instrumento: voz, guitarra e violão. Gênero: Rock, Pós-punk, Rock Psicodélico e Rock Experimental. Em atividade: 1981/2020. FONTE: https://wikipedia.org/wiki/Ciro_Pessoa.

Dentre suas composições e sucessos destacam-se: “Sonífera Ilha", "Toda Cor", "Homem Primata" e “Babi Índio”.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https;//rosangelaltrajano.com.br).

 

“A Menina e a Roupa” (Poesia de Rosângela Trajano).

 

A menina lavava
A roupa branquinha
Para quarar colocava
Em cima da graminha.

 

A menina e a roupa
Lavada na beira do rio
Com água da cacimbinha
Lava, lava com assobio.

 

A menina e a roupa
Lavada com sabão
Esfregada com as mãos
Chapéu de palha no coração.

CÂNTICO DA MOTIVAÇÃO...

A vida é uma difícil arte. Aprender a viver começa desde as primeiras quedas, ainda na infância. Cair e levantar-se tantas vezes forem necessárias faz parte do saber viver. Os machucados dessas quedas a gente coloca nas memórias para lembrar quão guerreiros somos. Quanto maior a queda maior o viver. Todos nós caímos. Vamos! Levante-se! Você consegue!

Por Rosângela Trajano – Escritora, poetisa e professora.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos profissionais do correio aéreo, aos namorados, aos agentes de luta contra o trabalho infantil e aos turistas.

QUEM canta ...

"Desde os primórdios / Até hoje em dia / O homem ainda faz / O que o macaco fazia / Eu não trabalhava /  Eu não sabia / Que o home criava /  E também destruia... ". (“Homem Primata”. – Compositores: Ciro Correa, Marcelo Fromer, Nando Reis e Sérgio Britto.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (62 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário