sábado, 30 de janeiro de 2021

BDC - Coluna de Notícias 938.


“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”.

Ano XIII – Edição nº 938 (geral) e 4ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 30 de janeiro de 2021 - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2021. Semana: 05/52, dias: 30/365 e faltam 335 para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

MAIS UMA DE JOÃOZINHO, NA ESCOLA: Os alunos estão entregando as redações que fizeram sobre o tema "leite". Quando a professora vê o texto de Joãozinho, ela comenta: - Mas por que tão curta? - É que minha redação é sobre o leite condensado, professora! FONTE: https://www.maioresemelhores.com/piadas-de-duplo-sentido-para-toda-a-familia/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

META DE 1.000 EDIÇÕES. Esse ano completaremos 14 anos de estrada no mês de outubro e temos como meta chegar no dia “D” sem hora “H” necessariamente com mil edições no dia 13 de outubro. Para tanto, a partir de fevereiro teremos duas edições por semana. Boa leitura nobre leitor/a.

 

PROCON-SP NOTIFICA FACULDADE POR NÃO ENTREGAR DIPLOMA DE CURSO CONCLUÍDO EM 2017. A Fundação Procon-SP notificou a Faculdade Anhanguera para que apresente esclarecimentos sobre sua prestação de serviços educacionais.

A entidade recebeu denúncias de alunos que relatam que, no último semestre do ano de 2017, foram informados que seu curso havia sido vendido para a Faculdade SBTEC. Eles afirmam que receberam certificação da SBTEC, mas não o diploma de graduação.

Na intimação, o Procon-SP determina que e a entidade deve apresentar as seguintes documentações:

- comprovação documental de credenciamento perante o Ministério da Educação (MEC), discriminando os períodos de validade para a prestação de serviços educacionais em nível de graduação de todos os cursos oferecidos, inclusive na modalidade EAD (ensino a distância), especialmente os previstos pra conclusão nos anos de 2017, 2018 e 2019;

- cópia do Manual do Aluno, Normativos Internos e, amostragem de 30 contratos de Prestação de Serviços Educacionais (dez para cada ano), firmados pelos alunos com previsão de conclusão dos cursos contratados de 2017 a 2019, datados e assinados;

- comprovação do processo de registro de diplomas realizados pela instituição discriminando procedimentos, prazos e valores eventualmente cobrados e, se a sua expedição é realizada de forma automática e/ou condicionada à solicitação do aluno;

- comprovação documental de 30 processos (dez para cada ano) concluídos em cursos de graduação referentes ao segundo semestre de 2017 a 2019, incluindo a emissão e entrega aos docentes de Histórico Escolar, Certificado de Colação de Grau e Diploma Registrado;

- comprovação de forma de acesso ao conteúdo educacional disponibilizada ao corpo docente; informar o respectivo endereço eletrônico e esclarecer se o uso é condicionado à utilização de login e senha pessoais e intransferíveis;

- comprovação de funcionamento de canais de atendimento aos consumidores para recebimento e tratamento de demandas de natureza educacional e/ou financeira, assim como alternativas para pessoas com dificuldade de acesso à internet e de comparecimento pessoal a instituição devido a pandemia do Coronavírus.

A faculdade foi notificada no último dia 21 e tem sete dias para responder os questionamentos do Procon paulista. FONTE: Conjur - Consultor Jurídico - 26/01/2021, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 27/01/2021.

 

EMPARN: AÇÃO JUDICIAL GARANTE PAGAMENTOS DE RPVs E PRECATÓRIAS A TRALHADORES. A Assessoria Jurídica do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) informa aos trabalhadores e trabalhadoras da EMPARN (Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN) que 39 profissionais da empresa serão contemplados com RPV´s (Requisitório de Pequenos Valores). Esses créditos se devem a diferença salarial dos dissídios coletivos de 2008, 2010 e 2013. De acordo com o coordenador de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Nilson Bezerra, os RPV´s serão liberados no exercício de 2021 e a lista de contemplados/as está disponível no site do SINAI.

CARTA PRECATÓRIA: Quanto aos trabalhadores que têm precatórias a receber, a lista com o nome dos 47 beneficiados está disponível no site do SINAI e a expectativa do Sindicato é que os créditos sejam liberados em dezembro de 2021. As duas listas dos beneficiários pode ser vistas acessando: sinairn.com.br, clicando nas palavras “aqui”.

 

CLUBE DOS MANICACAS ESTREARÁ NA RÁDIO RURAL. Com décadas de estrada com o Programa Clube dos Manicacas, que já veiculou por várias emissoras em Mossoró, o Luciano Barreto estará a partir do dia 20/02 – sempre aos sábados, às 13h, na Rádio Rural de Mossoró. Sucesso garantido de audiência – parabéns ao Luciano e Rádio que alegrarão o público mais apaixonado da cidade na nova emissora.

 

ALEXANDRE GUEDES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Precisamos dar visibilidade a condição em que vivem as pessoas trans no Brasil. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais-ANTRA - o número de assassinato de pessoas trans aumentou 48% só no primeiro quadrimestre de 2020. Além disso, mesmo com as mais de 220 mil mortes por coronavirus no país, nenhuma política específica de atuação junto a população LGBT foi implementada.

A atuação ideológica do governo Bolsonaro e da ministra Damares tem deixado a população LGBT da classe trabalhadora completamente vulnerável a violência, ao adoecimento e ao desemprego. Ao longo de todo o ano de 2020, nenhum centavo do ministério da família, da mulher e dos direitos humanos foram direcionados para políticas para a população LGBT.

Lutar pela visibilidade trans, lutar pelos direitos da população LGBT passa invariavelmente por derrubar Bolsonaro e Mourão, e avançar rumo a destruição do sistema capitalista para construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva e diversa, uma sociedade socialista! #visibilidadetrans / #forabolsonaroemourão / #vacinapratodosjá. FONTE: Grupo de Dirigentes e ex do SINAI, em 29/01/2021.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (691). Eu queria saber qual a dificuldade de se dar um “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, de pedir licença, e de dizer as palavrinhas mágicas “obrigado”, “por favor” e “desculpe”. Não raro, entro no elevador do prédio onde moro, dou “bom dia” e nada ouço de volta! Erasmo Firmino. FONTE: Coluna Pei e Bufo, https://tiocolorau.com.br, em 17/01/2021.

 

FIQUE SABENDO... “COVID-19 pode alterar o padrão de conectividade funcional do cérebro”. Por Karina Toledo – Agência FADESP, em 28/01/2021. FONTE:  www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/01/01/28/covid-19-pode-alterar--o-padrao-de-conectividade-funcional-do-cerebro. Matéria sugerida por Pedro Kosiba – Curitiba/PR.

As conclusões se baseiam em exames de ressonância magnética funcional (com sequência de repouso) feitos em 86 voluntários.

Dados preliminares de um estudo conduzido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sugerem que a covid-19 - mesmo nos casos leves - pode alterar o padrão de conectividade funcional do cérebro, causando uma espécie de “curto-circuito” no órgão. As conclusões se baseiam em exames de ressonância magnética funcional (com sequência de repouso) feitos em 86 voluntários que já haviam se curado da infecção há pelo menos dois meses. Os resultados foram comparados com os de 125 indivíduos que não tiveram a doença e serviram como controle.

“No cérebro normal, determinadas áreas estão sincronizadas durante uma atividade, enquanto outras estão em repouso. Já no caso desses indivíduos que tiveram COVID-19, notamos uma perda severa da especificidade das redes cerebrais. Tudo está conectado ao mesmo tempo e isso provavelmente leva o cérebro a gastar mais energia e trabalhar de forma menos eficiente”, conta Clarissa Yasuda, professora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM-Unicamp) e integrante do Instituto de Pesquisa sobre Neurociências e Neurotecnologia (BRAINN), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Os dados - ainda não publicados - foram apresentados por Yasuda nesta quarta-feira (27/01), durante o 7o BRAINN Congress. O estudo ainda está em andamento e o grupo tem a intenção de incluir mais participantes. A ideia é acompanhar os desdobramentos cerebrais da infecção pelo SARS-CoV-2 durante ao menos três anos.

Segundo Yasuda, ainda não se sabe de que modo o vírus causa essa alteração na conectividade cerebral, mas há algumas hipóteses a serem investigadas. “É possível que a infecção prejudique parte das redes neurais e, para compensar a falha no sinal, o cérebro ative outras redes simultaneamente. Essa hiperconectividade pode também ser uma tentativa do cérebro de restabelecer a comunicação nas áreas afetadas”, diz a pesquisadora.

Outra hipótese a ser estudada pelo grupo da Unicamp é se esse estado de disfunção cerebral tem relação com alguns dos sintomas tardios da COVID-19 relatados por diversos pacientes, como fadiga, sonolência diurna e alterações de memória e concentração.

"Pretendemos comparar o funcionamento cerebral de pacientes que apresentam esses sintomas tardios com o de pessoas que se curaram da doença e ficaram sem sintomas. Se essa relação entre hiperconectividade e sintomas neuropsicológicos persistentes se confirmar, poderemos pensar em drogas e outros tratamentos capazes de amenizar o quadro”, conta à Agência FAPESP.

Alterações estruturais e funcionais A pesquisa começou no segundo semestre de 2020, com um questionário on-line respondido por mais de 2 mil pessoas de todo o país. Foram incluídos apenas indivíduos com a doença confirmada por teste de RT-PCR, e aproximadamente 90% não precisaram de tratamento hospitalar (apenas tratamento domiciliar). Nessa fase, os participantes relataram os sintomas que estavam vivenciando cerca de dois meses após o diagnóstico. Os mais comuns foram fadiga/cansaço (53,5%), cefaleia (40,3%) e alteração de memória (37%).

Após seis meses, também por meio de questionário on-line, 642 participantes relataram ainda sofrer com os sintomas tardios da doença, entre eles fadiga/cansaço (59,5%), sonolência diurna (36,3%), alterações de memória (54,2%), dificuldade de concentração (47%) e para realizar as atividades diárias (23,5%). Além disso, 41,9% relataram sintomas de ansiedade - um percentual bem acima da média da população brasileira, que é em torno de 10%.

Parte dos voluntários foi avaliada presencialmente pelos pesquisadores e submetida a testes neuropsicológicos - para avaliar funções cognitivas como memória e atenção - e exames de ressonância magnética, que permitiram analisar de forma não invasiva tanto a substância cinzenta do cérebro (onde fica o corpo dos neurônios) como a chamada substância branca (onde ficam os axônios e células gliais). As avaliações foram feitas após o termino da fase aguda, em média 55 dias após o diagnóstico.

“Ajustamos os resultados dos testes neuropsicológicos de acordo com a idade, o sexo e a escolaridade do participante. Foi possível perceber que os indivíduos com sintomas tardios da COVID-19 tiveram um desempenho cognitivo abaixo do esperado. Eles se saem pior que a média dos indivíduos brasileiros em algumas tarefas”, conta Yasuda.

Já os exames de imagem revelaram que algumas regiões do córtex dos voluntários tinham espessura menor do que a média observada nos controles - entre elas áreas relacionadas com a ansiedade. Outras regiões apresentavam aumento de tamanho, o que pode estar relacionado com o inchaço decorrente da infecção (leia mais em agencia.fapesp.br/34364/).

Mais recentemente, por uma técnica conhecida como tractografia, os pesquisadores notaram que também havia lesões na microestrutura da substância branca. Ainda não se sabe, porém, quais as implicações desse achado.

“Ninguém sabe ao certo de que forma o vírus afeta o cérebro: se é um dano indireto, relacionado à inflamação, ou se está diretamente ligado à infecção das células cerebrais”, comenta a pesquisadora. “De qualquer forma, os achados são surpreendentes e um pouco assustadores. Creio que já está bem claro que a COVID-19 não se trata apenas de uma gripe”.

Interessados em participar do estudo podem entrar em contato com o grupo da Unicamp pelo endereço https://forms.gle/8SoNb3tFqCwpARAo7. São elegíveis todos os indivíduos que tiveram COVID-19, ainda que sem queixas residuais.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui: https://agencia.fapesp.br/covid-19-pode-alterar-o-padrao-de-conectividade-funcional-do-cerebro-aponta-estudo/35081/.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PB: O TJ – Tribunal de Justiça de João Pessoa/PB realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo VAGAS PARA ESTAGIÁRIOS, inscrições abertas até o dia 09/02/2021. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 1.913,10;

 

PE: A Prefeitura de Ipojuca/PE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 87 (oitenta e sete) VAGAS PARA AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE E AGENTE DE COMBATE A EDEMIAS, inscrições prorrogadas abertas até o dia 22/02/2021. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salário: até R$ 1.548,78. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 31: Agnaldo Andrade – Poeta, Evania Batista – Podófila e Ezilda Soares. Nascimento. SEGUIDOS POR: Brígida Lima - Professora, Carlos Lopes - FUNDASE, Carlos Maia – Adv. e Kleber Barreto - Professores e Marcos Romualdo - EMATER (1º); Adriana Vieira – CM 8, Glória Bezerra - Enfermeira, Goretti Freitas - FUNDASE, J. Nobre - Radialista, João Paulo - Prof. e José Maria - FUNDASE (02); Marcos Tinoco - Bancário, Nazaré Davi - Adv., Roselita Vieira - Facebook e Socorro Freitas - Professora (03); Josafá Inácio da Costa e Ossivaldo Carlos - Professores (04); Roberta Fernandes - A. Social (05). E DIA 07: Íbero Hipólito – PT/Mossoró e katiyuscia Kelly - Movimentos Sociais.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Que 2021 seja melhor do que todos os sucessos conquistados por você. Walter Gomes”.Obrigado, muito obrigado Mestre Walter Gomes, que a paz e a saúde reine em sua pessoa e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

HÁ 95 ANOS! Êxodo dos mossoroenses pela chegada da Coluna Revolucionária a São Miguel (distante 40 léguas – 190Km de Mossoró), chefiada por Luiz Carlos Prestes, em 29 de janeiro de 1926;

HÁ 65 ANOS! Fundado o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Mossoró, em 29/01/1956, no mesmo ano é reconhecido pelo Ministério de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio em 05/12/1956;

DIA: Hoje é Dia da Não Violência, Dia da Saudade, Dia de Gandhi e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Amanhã (31) será Dia do Engenheiro Ambiental, Dia do Sargento, Dia Mundial da Solidariedade e Dia Mundial do Mágico.

 

PANO RÁPIDO:

O LEITE MOÇA QUE PODE ADOÇAR O RUMO DO IMPEACHMENT. Graças ao desgoverno de Bolsonaro e seu Ministro da Saúde General Pazuello, o Brasil e o povo se encontram à deriva, a ponto de naufragar, sem perspectiva de salvar nossa tripulação. Acontecerá no dia 01 de fevereiro, o que poderemos chamar de uma nova chama de esperança para o nosso país. A vitória de Baleia Rossi na eleição da nova mesa Diretora da Câmara Federal. O mundo iniciou 2021 como um caos total, principalmente o Brasil, sem comando e levando a passos largos de volta ao retrocesso por Jair Bolsonaro. Da crise da falta de oxigênio, ao fiasco e desleixo no Enem, até a corrupção desmedida do Leite Condensado. Panelaços e carreatas Fora Bolsonaro começaram a ganhar força por todo país. Inclusive, setores da direita que agora começam a abandonar o atual presidente e pedir seu impeachment.

Precisaremos, como campo progressista, manter a unidade e pressionar os parlamentares que ainda não decidiram seu voto. O que está em jogo é a sobrevivência do povo brasileiro. Graças ao desgoverno de Bolsonaro e seu Ministro da Saúde General Pazuello, o Brasil e o povo se encontram à deriva, a ponto de naufragar, sem perspectiva de salvar nossa tripulação. Por isso e por tantos outros motivos, a condução do impeachment desse desgoverno deve ser uma prioridade para todos que defendem a soberania do nosso país.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Filho de Gennaro Bezerra Martins e Antonieta Feconstinny Bezerra, nosso homenageado nasceu em Nov Cruz, e viveu toda a sua vida no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal. Sua carreira começou em 1975 quando, ainda utilizando o nome artístico de “Pedrinho”, teve sua primeira música gravada. Em 1977, foi rebatizado como Carlos Alexandre. O radialista Carlos Alberto de Sousa (falecido) levou-o para a RGE, pela qual gravou um compacto simples com as canções “Arma de Vingança” e “Canção do Paralítico” que vendeu 100.000 cópias, seguindo-se o grande sucesso, “Feiticeira”, com 250.000 cópias vendidas.

No dia 30 de janeiro de 1989 o cantor se envolveu em um acidente na estrada estadual RN-093, que liga os municípios de Tangará e São José do Campestre, na região da Borborema potiguar, divisa das regiões Agreste com Trairi do rio Grande do Norte, quando havia saído de um show e seguia para sua casa em Natal, na época o cantor havia lançado recentemente o disco “Sei, Sei”. No seu repertório de sucessos, encontramos canções como “Feiticeira”, “Cartão Postal”, “Sertaneja” e “A Ciganinha”.

Acidente que o matou, quando voltava de um show em Pesqueira, em Pernambuco. O velório ocorreu no ginásio de esportes de Cidade da Esperança e o enterro, que reuniu milhares de fãs foi no Cemitério Bom Pastor, no dia 31. Segundo matérias publicadas na época, ele foi sepultado ao som da multidão cantando Feiticeira.

Aceitou a sugestão da esposa para adotar o nome artístico de Carlos Alexandre, em homenagem o padrinho. Quando nasceu seu primeiro filho, ele o chamou de Carlos Alexandre Júnior, que, mais tarde, também abraçaria o caminho da música. Grande sucesso da canção brega, é autor de hits populares como Feiticeira, A Ciganinha e Índia, entre outras, que são músicas recorrentes na memória popular em todo o Brasil.

Ao longo de sua carreira, teve músicas gravadas, entre outros, por Genival Lacerda, Gilliard e Barros de Alencar. Teve mais de 200 músicas gravadas. Lançou 14 Lps e três compactos, além de participações em coletâneas. Ganhou 15 discos de ouro.

Em 1997, o cantor e compositor Daniel Bueno incluiu em seu segundo CD o sucesso “Se você fosse por mim”, de Carlos Alexandre.

Em 1999, teve a composição “Arma de vingança”, de sua autoria com com Carlos Alberto, gravada pelo cantor brega Falcão no CD "500 anos de chifre - O brega do brega".

Em 2005, o artista foi homenageado com o projeto “Tributo a Carlos Alexandre - Vem ver como eu estou”, idealizado pelo produtor cultural Marcelo Veni e que foi realizado, no teatro Alberto Maranhão, em Natal, contando a participação de cantores e bandas de Natal.

No evento, os músicos participantes apresentaram suas versões para as músicas de Carlos Alexandre. Incursões de pop/rock, MPB e blues marcaram as apresentações. Participaram do Tributo Cristina Holanda, Geraldinho Carvalho, Nara Costa, Cleudo Freire, Marina Elali, Cabrito, Babal, Carlinhos Bem, Pedrinho Mendes, Rafael Lemos, Júnior Baiano, Isaac Ribeiro, e as bandas Kais, Zero Oito Quatro, general Junkie, Cantus do Mangue, Mr. Groove e Shekynah.

O tema do tributo foi inspirado na composição homônima em parceria com Nando Cordel, um de seus muitos parceiros. Segundo a pesquisadora Leide Câmara, conterrânea do compositor que mantém em seu acervo todos os discos de Carlos Alexandre, “Ele foi o grande cantor romântico potiguar que pesquisava o cotidiano em casas noturnas, observando a mulher e os costumes sociais, cantava o amor, a paixão mal resolvida mas, sobretudo o amor”.

Reportamo-nos sobre PEDRO SOARES BEZERRA, em memória, artisticamente conhecido por CARLOS ALEXANDRE, nasceu no município de Nova Cruz/RN em 01/01/1957 e faleceu vítima de acidente automobilístico em 30/01/1989. Sua discografia constam de 17 discos gravados entre 1977/1988 sendo: 14 LPs e 03 compactos. Gênero: romântico, brega - sertanejo. Dotes artísticos: cantor e compositor. Dentre outros grandes sucessos destacamos: “Arma de Vingança”, “Cartão Postal”, “Feiticeira” e “Ciganinha”, Atividade: 1975/1989. FONTES: pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Alexandre e dicionariompb.com.br/Carlos-Alexandre.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano).

 

“Chuveirinho”. (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

 

O vovô colocou um chuveiro
Que faz cair água do céu
Igual chuva que vem cedo
A menina alegre largou o chapéu.

 

Era uma chuvinha fria
Boa de banho tomar
A menina embaixo do chuveiro
Brincou com a água até se cansar.

 

Como é fácil fazer uma criança feliz
Pensou aquele vovô bonzinho
Deu de presente um chuveirinho
Para a menina do canequinho.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos agentes de paz, aos saudosos, historiadores de quadrinhos, engenheiros ambientais, aos sargentos, aos solidários e aos mágicos.

QUEM canta ...

Eu fui usado como arma de vingança / Para fazer mal ao seu namorado / E, agora, ele volta pra você / Você me deixa de lado ... .”. (“Arma de Vingança”. – Compositor: Carlos Alexandre – Canta: C.A.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário