sábado, 3 de outubro de 2020

BDC - Coluna de Notícias 920.

“DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”

“Uma forma diferente de noticiar”!

Ano XII – Edição nº 920 (geral) e 38ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 03 de outubro de 2020. - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 41/53, dias: 277/366 e faltam 89 dias para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

PACIENTE SUMIDINHO – A enfermeira diz ao médico: - Tem um paciente invisível na sala de espera... . – Diz pra ele que não posso vê-lo agora! Respondeu o médico. FONTE: dicionariopopular.com/piadas-curtas-engraçadas/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

D. CONSUÊLO – Peço licença aos leitores mais longínquos (os de perto a conhecem) mas volto a falar sobre o estado de saúde de nossa matriarca MARIA CONSUÊLO (85) que recebeu alta hospitalar nesta manhã de sábado. Ela sofreu AVC seguido de queda domiciliar em 25/08 cujo diagnóstico foi hemorrágico, Completado um mês ela esteve três vezes internada mais pelas baixas de Sódio o Potássio. A particularidade da cabeça vem reagindo dentro do normal  -  l e n t a m e n t e  -  que só o tempo e sua perseverança responderão. Nossa matriarca está bem assistida pela família e técnicos/cuidadoras diuturnamente, na graça de Deus. Boa leitura nobre leitor/a.

 

INCENTIVOS PARA CANDIDATOS NEGRO DEVERÃO SER APLICADOS NESTA ELEIÇÃO. A implementação imediata dos incentivos para candidatos negros não causará nenhum prejuízo aos partidos políticos se aplicada já nas eleições municipais deste ano. Com esse entendimento, o Plenário do Supremo Tribunal Federal referendou a liminar do ministro Ricardo Lewandowski que determinou a aplicação. A votação encerrou no Plenário Virtual nesta sexta -feira (2/10).

Nove ministros concordaram com Lewandowski. A corte eleitoral, disse o ministro, apenas determinou que os partidos políticos façam uma "distribuição mais igualitária e equitativa dos recursos públicos que lhe são endereçados". "É escusado dizer que, em se tratando de verbas públicas, cumpre às agremiações partidárias alocá-las rigorosamente em conformidade com os ditames constitucionais, legais e regulamentares pertinentes", disse o ministro. Na última semana, ele esclareceu algumas diretrizes da sua decisão.

Votaram com o relator os ministros Luís Roberto Barroso, Luiz Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luiz Fux, Dias Toffoli, Celso de Mello e Gilmar Mendes. FONTE: conjur.com.br, em 03/102020.

 

FUNDASE – MAIS 105 SERVIDORES SERÃO CONTEMPLADOS. Em novembro, 105 servidores da FUNDASE serão contemplados com o pagamento da 6ª parcela de ação trabalhista. A Assessoria Jurídica do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) comunica aos servidores da FUNDASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo (antiga FUNDAC) que a Justiça do Trabalho disponibilizou uma nova lista com o nome de 105 contemplados com o pagamento da 6ª parcela da ação que cobra a diferença relativa ao FGTS paga a menor. A previsão para que o valor seja depositado em conta corrente é até o dia 10 de novembro.

A ação trabalhista de número 867/1996-03 foi movida pelo SINAI e corre na 3ª Vara da Justiça do Trabalho de Natal. Para ver a lista entre no site (sinairn.com.br), mais informações podem ser obtidas com a Assessoria Jurídica do Sindicato, através dos números: (84) 3206.1851 e 99921.5325 (Whats App) em horário especial de 08 às 13h. FONTE: sinairn.com.br, em 1º/10/2020.

 

PEDRO ERNANI KOSIBA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Bom dia Hermes, tudo bem com você? Aqui hoje (28/09) está chovendo, faz um ano, mais ou menos, que as chuvas são esporádicas e em quantidades muito pequenas. Aqui a SANEPAR, empresa de saneamento do Paraná, faz rodízio de fornecimento de água de 36 horas com água e 36 sem água, em toda Curitiba e Região Metropolitana. A Capital do Paraná e Região Metropolitana, uma população de mais ou menos 3,1 milhões de habitantes. Informando que é das maiores secas aqui em especial no Paraná, desde que virei gente, não lembro de ter visto tanta secura. Abraços, Pedro Ernani Kosiba, de Colombo/PR, em 28/09/2020.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (677). Estou achando que o trampo está mentindo com essa conversa de Covid19 pra não ir mais a debates. Ele perdeu perdeu pontos. Zilda Limeira – Grupo Debate Político, em 02/10/2020.

 

FIQUE SABENDO... “03 de outubro – Dia das Abelhas”. Por Fátima Chuecco / Jornalista, ambientalista e atuante na causa animal. FONTE: neomondo.org.br, em 03/10/2019.

No Brasil o Dia das Abelhas é comemorado em 3 de outubro – Dia Mundial das Abelhas é em 20 de maio – mas não há motivo para comemorações. As abelhas estão sumindo em todas as partes do mundo por ação de pesticidas e agrotóxicos nas plantações, perda de habitat e mudanças climáticas como o aquecimento global.

Mas o problema vai muito além de seu desaparecimento. O papel polinizador das abelhas é crucial para a produção de alimentos em quantidade e, principalmente, com qualidade, e não só para o homem, mas para diversos animais.

A abelha protagoniza toda uma cadeia alimentar. Não é a única polinizadora, pois, besouros, borboletas, pássaros e morcegos também realizam essa tarefa, mas a abelha é uma das principais agentes de polinização.

“As abelhas são amplamente reconhecidas por sua importante contribuição para a segurança alimentar e nutricional, agricultura sustentável, saúde ambiental e dos ecossistemas, além do enriquecimento da biodiversidade.

No entanto, e por todo o mundo, cada vez mais espécies de polinizadores estão desaparecendo devido a vários fatores, a maioria de origem humana”, relata o site da FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

Os dados são assustadores. Segundo a instituição, quase 35% dos polinizadores invertebrados, principalmente abelhas e borboletas, e cerca de 17% dos polinizadores vertebrados, como os morcegos, enfrentam extinção.

Mas como esse sumiço das abelhas afeta a alimentação humana? Mais de 75% das culturas alimentares do mundo dependem, em algum momento, da polinização. Isso porque as abelhas ajudam as plantas a se reproduzirem.

Nem todas as culturas alimentares precisam de polinização. Arroz, trigo e batata, por exemplo, não dependem do trabalho de abelhas. “No entanto, muitos dos alimentos nutritivos e ricos em micronutrientes como frutas, vários vegetais, sementes, nozes e óleos, desapareceriam sem os polinizadores. Um mundo sem polinizadores é um mundo sem alguns dos alimentos que tanto amamos como morangos, maçãs, mirtilos, cerejas, amêndoas, cacau e café”, diz o alerta no site da FAO.

Por isso, um plano de ação da entidade para o período entre 2018 e 2030 visa promover ações coordenadas em todo o mundo para proteger diversas espécies de abelhas. São iniciativas que apoiam uma agricultura mais diversificada e menos dependente de produtos químicos e tóxicos. Proteger as abelhas é proteger toda a vida do planeta. A FAO criou um vídeo para simular o que aconteceria com a Terra caso as abelhas sumissem por completo.

AMIZADE ENTRE UMA MULHER E UMA ABELHA. O caso ocorrido na Escócia foi amplamente divulgado em 2018. Fiona Presly notou no jardim de sua casa a presença de uma abelha sem asas e que, por conta disso, morreria em pouco tempo já que as abelhas necessitam voar para colher alimento em muitas flores e plantas. Ela então colocou a abelha num lugar seguro e passou a alimentá-la dia após dia com água açucarada.

O esforço em salvar a abelha foi tanto que Fiona até criou um jardim com flores diversas para que a abelha pudesse se fortalecer. Ela cobriu esse recanto com uma manta para que outras abelhas não acabassem com a “dispensa nutritiva”. E o mais impressionante é que a abelha parecia reconhecer e saudar Fiona cada vez que sua salvadora adentrava no jardim.

A abelha que deveria durar por volta de três meses acabou vivendo por cinco sob os cuidados da “amiga” humana.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA: A Prefeitura de Ruy Barbosa/BA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 80 (oitenta e nove) VAGAS PARA PROFESSOR NÍVEL II, inscrições até o dia 08/10/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 1.746,12;

 

RN: As Prefeitura Trairi/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 97 (noventa e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 20/10/2020. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 2.501,99. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 04. Assis Batista – UERN, Lúcia Paula – FUNDASE e Márcia Bezerra – CEJA. SEGUIDOS POR: Michaell Chaves – UERN (05); Adorgildo Alves, Jefferson Barros - Natal e Selma Medeiros – Professora (06); Adriano Cavalcante – PT. e Lucila Moura – Professora (07); Bernardo Ribeiro Dantas – Estudante, Lenilda Souza – Atriz, Francimar Felinto – Topógrafo, Lúcia Pereira – FUNDASE, Luciene Holanda – FUNDASE e Robson Silva – EMPARN (08); ; Goretti Ferrante – São Paulo/SP e Soraya Helena – Professora (09). E DIA 10: Paulo Nogueira – Professor e Ricardo Lopes – Fotógrafo.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Amigo Hermes! Nas minhas Orações tenho rezado por sua mãe Consuêlo. Vamos confiar em Jesus Misericordioso e em nossa Mãe Santíssima que Ela vai sair dessa. Uma Mulher de fibra como Ela logo estará em casa. Um Abração, Maria José Caldas”.Maria José, amiga de mãe desde a Faculdade de Serviço Social, trabalharam juntas no município nos anos 70; e depois nós nos encontramos na então COHAB-RN. Obrigado pelas orações, saúde e paz pra você e demais familiares.

 

MEMÓRIA:

DA EDIÇÃO Nº 870 (em 19/09/2019): INSS: Congelamento do salário mínimo afeta 34 milhões de segurados; CEJUSC fiscal estadual recupera r$ 35 milhões em débitos de ICMS; Sindsaúde: servidores municipais da saúde decidem paralisar dia 1º de outubro; Bronca do leitor/a internauta (638) – por Egídio Júnior; Rosângela Trajano, repórter por uma edição; Fique sabendo... “A morte não me incomoda” - Por Brito Silva;

HÁ 42 ANOS! – Inauguração da nova sede da TELERN no município de Mossoró em 02/10/1978, com a presença do então Governador do Estado, Dr. Tarcísio de Vasconcelos Maia; o Prefeito João Newton da Escóssia e o Presidente da TELERN - Israel de Oliveira. O corte da fita simbólica foi feito pelas autoridades já citadas, logo depois deram início aos pronunciamentos. Mais adiante foi servido um coquetel nas dependências da nova sede, que ficava entre as ruas Idalino Oliveira e Santos Dumont, centro de Mossoró-RN. FONTE: Relembrando Mossoró, por Lindomarcos Faustino, facebook, em 02/10/2015;

DIA: Dia da Reunificação da Alemanha, Dia Nacional das Abelhas, Dia do Latino-Americano, Dia do Pan-americano do Dentista e Dia do Petróleo Brasileiro. Amanhã (04) será Dia da Natureza, Dia de São Francisco de Assis, Dia do Barman, Dia do Cão, Dia do Lobinho, Dia do Rádio Interamericano, Dia Internacional da Ecologia, Dia Internacional do Poeta, Dia Mundial dos Animais, Dia Nacional da Manufatura e Dia Universal da Anistia.

 

**********PANO RÁPIDO**********

PANDEMIA: 3 MILHÕES DE BRASILEIROS CONTINUAM AFASTADOS DO TRABALHO, DIZ IBGE. Pesquisa Pnad Covid, do IBGE, aponta que cerca de três milhões de brasileiros, cerca de 3,7% da população ocupada, permanecem afastados do trabalho presencial devido a pandemia do novo coronavírus. Sputnik – De e acordo com pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira (2), 3,7% da população ocupada permanecem afastados do trabalho presencial devido ao distanciamento social provocado pela COVID-19. Comparado à semana entre 30 de agosto e cinco de setembro, o número de trabalhadores que estavam em casa fazendo home office, ou simplesmente distanciados do trabalho, perdeu 400 mil pessoas. Para se ter uma ideia comparativa, em maio, 16,6% dos trabalhadores ocupados estavam afastados do trabalho presencial. Este número representava quase 20% de toda a força de trabalho. Outro dado interessante apresentado pela pesquisa diz respeito ao número de pessoas que ficaram em casa e só saíram por necessidade básica na semana de seis a 12 de setembro, cerca de 85,6 milhões, ou 40,5% da população. Já a parcela da população que ficou rigorosamente isolada corresponde a 16,7%, ou 35,3 milhões, e apresentou uma queda em relação à semana anterior de 17,7%. FONTE: brasil247.com.br, em 02/10/2020.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor, compositor e músico brasileiro. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou o na 41ª posição. JUVENTUDE - Nasceu na cidade de Brejo do Cruz, no sertão da Paraíba, a 380Km da capital, João Pessoa, filho de uma professora do ensino fundamental e um seresteiro. Quando tinha dois anos de idade, seu pai se afogou em uma represa do sertão, e passou a ser criado por seu avô. A relação entre os dois seria mais tarde homenageada numa. Após passar a maior parte da sua infância em Campina Grande, sua família se mudou para João Pessoa. Esperava-se que ele se formasse em Medicina. Assim que a família se estabeleceu em João Pessoa, ele participou de algumas apresentações de Jovem Guarda, sendo influenciado por Renato Barros, Leno e Lilian, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Gonden Boys, Beatles, Rolling Stones, Pink Gloyd e Bob Dylan. Antes de compor, ele escrevia versos de cordel.

CARREIRA E OS PRIMEIROS TRABALHOS - Em 1974, ele tocou na trilha sonora do filme “Nordeste: Cordel, Repente e Canção”, de Tânia Quaresma. Na época, passou a misturar as suas influências: de Rock "n" Forró. Um ano depois, gravou seu primeiro álbum, Paêbirú, com Lula Côrtes na gravadora Rozenblit. Hoje em dia, as cópias desse disco valem muito por serem raras.

Começo da carreira: 1975-1984 - Em 1976, mudou-se para o Rio de Janeiro. Em 1977, gravou seu primeiro álbum (homônimo) solo e também o segundo álbum, “A Peleja do Diabo com o Dono do Céu”. Ainda neste ano, produz o álbum “20 Palavras ao Redor do Sol, primeiro trabalho de Cátia de França. Mudou-se para Fortaleza em 1980, onde escreveu seu livro Carne de Pescoço. O terceiro álbum A Terceira Lâmina, foi lançado em 1981, ano em que nasceu sua primeira filha, Maria Maria; logo após, veio o quarto disco, Força Verde, em 1982.

Em 1983, após o lançamento do quinto álbum, Orquídia Negra, terminou sua relação com Amelinha Collares. Depois de gravar Pra Não Dizer que Não Falei de Rock (também conhecido como Por Aquelas que Foram Bem Amadas), no início do ano de 1984, casou com Roberta Ramalho, com quem é casado até hoje.

QUEDA DE POPULARIDADE: 1985-1990 - Os anos 80 seriam palco de uma queda no sucesso de Zé Ramalho, com o lançamento dos álbuns De Gosto de Água e de Amigos (1985), Opus Visionário (1986) e Décimas de um Cantador (1987). Uma possível causa dessa fase ruim seria o uso de experimentalismo na música. Em 1990 e 1991, ele tocou nos Estados Unidos para um público brasileiro.

DE VOLTA AO SUCESSO: 1991-2001 - Em 1991, sua única irmã, Goretti, morreu. Ainda assim, gravou seu décimo primeiro álbum, Brasil Nordeste (que continha regravações de músicas típicas nordestinas) e voltou ao seus tempos de sucesso. A canção "Ente a Serpente e a Estrela" foi utilizada na trilha sonora da novela Pedra Sobre Pedra. Em 1992, teve seu quinto filho, José, (o primeiro com Roberta), fato que foi seguido pelo lançamento do álbum Frevoar. Em 1995, nasceu a segunda filha: Linda.

Em 1996, gravou o álbum ao vivo O Grande Encontro com Elba Ramalho e os famosos nomes da MPB Alceu Valença e Geraldo Azevedo. No mesmo ano, lançou o álbum Cidades e Lendas. O sucesso de O Grande Encontro foi grande o suficiente pra que Zé Ramalho decidisse gravar uma nova versão de estúdio em 1997, desta vez sem Alceu Valença. O álbum vendeu mais de 300.000 cópias, recebendo os certificados ouro e platina.

Para celebrar seus vinte anos de carreira, lançou o CD Antologia Acústica. A gravadora Sony Music também lançou uma box set com três discos: um de raridades, um de duetos e um de sucessos. A escritora brasileira Luciane Alves lançou o livro Zé Ramalho – um Visionário do século XX.

Antes do fim do milênio, um outro sucesso Admirável Gado Novo (primeiramente lançado no álbum A Peleja do Diabo com o Dono do Céu) foi usado como tema do líder sem terra Regino, personagem emblemático de Jackson Antunes na novela O Rei do Gado. Ele também lançou o álbum Eu Sou Todos Nós, seguido do Nação Nordestina, sendo que nesse último a música nordestina foi novamente explorada. O álbum foi indicado para o Latin GRAMMY Award de Melhor Álbum de Música Regional ou de Origem Brasileira.

O TERCEIRO MILÊNIO: 2001- PRESENTE - O primeiro trabalho do século XXI foi o álbum tributo Zé Ramalho Canta Raul Seixas, com regravações de canções do músico baiano. Dividiu o palco com Elba Ramalho no Rock in Rio III. Em 2002, a Som Livre lança um CD de grandes sucessos chamado Perfil, parte da série Perfil. Também em 2002, veio o décimo sétimo álbum, O Gado da Criação.

Em 2003, Estação Brasil, um álbum com várias regravações de canções brasileiras e uma inédita foi lançado. Fez uma participação especial na faixa "Sinônimos" do álbum Aqui Sistema é Bruto, de Chitãozinho & Xororó.

Em 2005, gravou seu único álbum solo ao vivo, Zé Ramalho ao Vivo. Seu mais recente álbum de inéditas Parceria dos Viajantes, foi lançado em 2007 e indicado para o Latin GRAMMY de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

Em 2008, um álbum de raridades chamado Zé Ramalho da Paraíba foi lançado pela Descoberta, seguido de um novo álbum de covers Zé Ramamlho Canta Bob Dylan - Tá Tudo Mudando, homenageando o músico americano.

Em 2009, um novo álbum de covers Zé Ramalho Canta Luiz Gonzaga foi lançado para homenagear o músico pernambucano.

Em 2010, continuou homenageando suas influências com o álbum Zé Ramalho Canta Jackson do Pandeiro.

Seu trabalho mais recente de covers é o álbum Zé Ramalho Canta Beates, lançado em agosto de 2011, com regravações do Fab Four. É o seu quarto álbum de covers em três anos.

Em 2012, lançou o seu primeiro disco de inéditas em cinco anos, Sinais dos tempos meio de sua nova gravadora própria, Avôhai Music.

No dia 22 de setembro de 2013, tocou ao lado da banda de metal Sepultura no palco Sunset do Rock in Rio 2013, no espetáculo que foi chamado de "Zépultura". O show foi bastante elogiado pela crítica, e agradou ao público presente. Vale lembrar que essa parceria já havia acontecido anteriormente, quando eles gravaram juntos a canção "A Dança das Borboletas" que fez parte da trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro (2003).

Em Novembro de 2014, Zé lançou um álbum ao vivo colaborativo com o cantor e violonista Fagner, intitulado Fagner & Zé Ramalho Ao Vivo.

No ano de 2017, lança Atlântida, álbum que recupera um show de 1974, quatro anos antes de Zé Ramalho se tornar um sucesso. Em 2019, edita o CD Cine Show Madureira (1979) em parceria com o selo Discobertas, de Marcelo Froés. Reportamo-nos sobre JOSÉ RAMALHO NETO, 71 anos, conhecido artisticamente por ZÉ RAMALHO, nasceu no dia 03 de outubro de 1949 na cidade de Brejo do Cruz/PB. Sua discografia consta de 43 discos gravados entre 1975/2018 sendo: 18 álbuns de estúdio (1975/2012), 02 coletâneas (2002/2007), 07 covers (1991/2011), 04 ao vivo (2005/2018), 05 caixa (1996/2017) e 07 DVDs (2001/2018). Dotes artísticos: cantor e compositor. Instrumentos: guitarras acústica, elétrica e harmônica. Gênero: Blues, Country Rock, Country, Folk Rock, Frevo, MPB, Rock Progressivo, Rock e Rock Psicodélico. Dentre outros sucessos destacamos: “Avôhai”, “Admirável Gado Novo” e “Garoto de Aluguel”. FONTE: https://wikipedia.org/wiki/Ze_Ramalho.

 

.DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(htps://rosangelatrajano.com.br).

 

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

“São Francisco”. (Rosângela Trajano, 19/11/2019).

 

Meu São Francisco querido
Rogo pelos animais
Pela saúde do meu gatinho
Que faz cocô em jornais.

 

Meu São Francisco querido
Ajude o meu bichinho
A nunca ficar doente
Cuide do pássaro no ninho.

 

Meu São Francisco querido
Trago o meu cachorrinho
Neste dia abençoado
Para receber o seu carinho.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos alemães reunificados, apicultores, latino-americanos, dentistas pan-americanos, petroleiros, amantes da natureza, barman, lobinhos, ecológicos, poetas internacionais, aos manufaturadores e anistiados.

QUEM canta ...

“Ôôô, boi... / Vocês que fazem parte dessa massa Que passa nos projetos do futuro / É duro tanto ter que caminhar / E dar muito mais do que receber”. (“Admirável Gado Novo”. - Compositor: Zé Ramalho – Canta: Z.R.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário