sábado, 7 de dezembro de 2019

BDC - Coluna de Notícias 880.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano XII – Edição nº 880 (geral) e 44ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 07 dezembro de 2019. –- Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 49/52, dias: 341/365 e faltam 24 dias para o final do ano.

"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":

NEM SEI NEM QUERO SABER: Candido Gurgel (nome fictício) gosta de "tomar umas demasiadamente", e nos finais de semana então. Certa manhã de segunda-feira (dia internacional da ressaca e preguiça) Gurgel estava sozinho no escritório onde trabalhava fazendo atendimento ao público e caixa ao mesmo tempo. Pra seu azar, o telefone toca e o interlocutor noutro lado do telefone, o ordenando que ele vá ao cartório pegar certo documento. Lógico que Gurgel se recusara atender a "autoridade" por não poder fechar o escritório com tanta gente a atender. – Você saber com quem está falando? Brava a voz do outro lado. – "Nem sei nem quero saber", diz Gurgel e já batendo o telefone. No outro dia recebe a visita do presidente da empresa para parabenizá-lo na razoável atitude de negar seu pedido. Autor Hermes Oliveira – Editor do Sistema BDC. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

LEI PARA POR FIM DE MIGALHAS. Ouvindo um comentário de um repórter sobre os vultosos valores pagos, pelo poder público, aos artistas de renome (já o talento nada perto da boa música em sua maioria) nacional a se apresentarem no País de Mossoró. Um ponto muito interessante o profissional ressaltou, até peitou os vereadores da cidade a apresentar um projeto e aprovar em lei, para que os artistas local tenham um percentual fixo em detrimento aos valores pagos à "renomados artistas". Tá certo o repórter e tem meu apoio. Boa leitura nobre leitor/a.

 

BBRASILEIRO RECEBE MÉDIA DE 45 LIGAÇÕES INDESEJADAS POR MÊS, diz relatório. O Brasil é o país mais afetado por ligações indesejadas, o spam telefônico, de acordo com relatório divulgado nesta quarta (4) pela Truecaller, empresa sueca que oferece serviço de bloqueio para chamadas não identificadas. O levantamento verificou que cada cidadão recebe uma média de 45,6 ligações por mês. No ano passado, o registro era de 37,5. O resultado considerou a análise de 116 bilhões de chamadas não identificadas pelo aplicativo.

O país ficou em quarto lugar no spam por SMS, com média de 87 mensagens por pessoa por mês. "Em nossa terceira edição, vemos uma mudança significativa nos países mais afetados, e fica claro que o problema não está diminuindo", diz a empresa. As ligações de operadoras de telecomunicações e de provedores de internet subiram de 32% para 48% em 12 meses, representando a maior parte do problema no país. A comunicação é feita para vender planos com descontos especiais e outros serviços.

Serviços financeiros, scam (fraude) e telemarketing respondem por 13%, 26% e 13% dos registros, respectivamente. As fraudes subiram de 1% em 2017 para 26% neste ano. Peru, Indonésia, México e Índia vêm depois do Brasil na lista, com médias de 30 a 25 ligações por mês. Em oitavo lugar, os Estados Unidos têm média de 18 registros de spam por pessoa. FONTE: Folha Online, em 05/12/2019, na base de dados do site: soscriançaca.com.br.

 

SINAI DIVULGA LISTA DE CONTEMPLADOS DO EXTINTO ITERN E DA FUNDASE. O SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) divulgou na segunda-feira (02) uma lista de contemplados em precatórios do extinto ITERN (Instituto de Terras do RN) e da FUNDASE-RN (Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte). Ao todo, entre as duas categorias, 11 pessoas serão beneficiadas.

Os precatórios em questão estão vencidos desde dezembro de 2015, e a expectativa do Sindicato é que em breve a Justiça faça o chamado dos contemplados para o recebimento do que lhes é de direito. Confira a lista acessando: sinairn.com.br/.

 

SANTINO ARRUDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! A nossa reunião de 06/12, a última de ano da Direção Geral do SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN), bom debate, a plenária aprovou o orçamento para 2020, valor pouco mais de um milhão e meio de reais, aprovou-se o relatoria da comissão de ética já aprovado na instância inferior, por unanimidade. O caso de assédio, se fez excelente debate de conjuntara política na América Latina e no Brasil, destaque para o momento brasileiro, uma tristeza, debateu-se a Reforma da Previdência de Fátima Bezerra, marcando-se uma Plenária da Base para quarta, dia 12, às 10hs no Auditório da EMATER-RN - Centro Administrativo em Natal, e, finalmente se lançou a Campanha Salarial das Categoria para 2020. Puxado, viu? Santino Arruda - Secretário Geral sindicato.

 

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (646). Boa noite. Me sinto na obrigação de fazer um esclarecimento sobre o texto que postei ontem (05), afirmando que é hora de sair de cena, para gozar a aposentadoria. Alguns amigos ficaram pensando que estou me aposentando pelo tempo de contribuição previdenciária. Pois bem: já sou aposentado há doze anos (escapei da reforma previdenciária bolsonariana), eu quis afirmar, que estou pendurando as chuteiras, na condição de militante partidário. Eu vinha alimentando o sonho, de candidatar-me à vereador. Coloquei o meu nome a disposição do meu partido, e comuniquei ao grupo político com o qual o PT está alinhado em Tibau. Mas, por motivo meramente pessoal, enterro esse sonho, e com ele também, a minha condição de militante. Se o PT lançar candidaturas à vereador, como partidário que sempre fui fiel ao partido, me empenharei nesse projeto. Se não lançar, peço desde já, e por favor, à outras candidaturas, que evitem me procurar, no sentido de pedir apoio, pois ouvirão um sonoro NÃO. Quanto à continuar na equipe de Auxiliares do Prefeito Naldinho, continuo a sua inteira disposição, até quando merecer a sua confiança. Agradeço aos amigos e familiares que se preocupam com a minha saúde, mas graças à Deus, estou muito bem. Me sentindo um Nakamura, viu Marcelino! Mário Ilo Garcia.

 

FIQUE SABENDO... "Aos futuros novos diretores e diretoras – Carta Aberta". Por Walter Silva - Professor de Filosofia pela Rede Estadual de Ensino do RN, via facebook, em 26 de novembro de 2019.

Não esqueçam de ter a ordem e a disciplina nas escolas como itens de suas gestões. Não sou a favor da militarização do ensino em geral, mas vejo com normalidade as escolas militares.

Farei vinte anos de experiência em salas de aulas no próximo ano, entre contratos em escolas particulares e cinco anos como efetivo na rede estadual de ensino. Muita coisa boa sim, dificuldades, sempre, melhorias e avanços também, mas nunca foi tão difícil lhe dar com as gerações.

Não sou a favor da militarização do ensino em geral, mas vejo com normalidade as escolas militares. Mas não disto que quero tratar aqui, apenas uma referência. Pois devido à falta de disciplina, nunca o desrespeito reinou tanto nas escolas!

Direitos sim, deveres também! Pais que ao me parecem, não ensinaram aos seus filhos a obedecer, a ter regras, saber o que é o Sim e o Não, sou chamado de inúmeras coisas, de ditador a diabo, mas minha sala de aula não vira bagunça! Sou bem humorado, mas não abro mão da disciplina!

Quero pedir, ou alertar, aos futuros diretores e diretoras das escolas que não esqueçam de ter a ordem e a disciplina nas escolas como itens de suas gestões. De sexo oral, pornografia nas paredes e palavrões pelos corredores, afora as drogas, isso e muito mais encontramos nas escolas; Será uma mistura de medo, cegueira e hipocrisia?!

Aos pais peço que vão às escolas, procurem saber do comportamento de seu filho ou filha, não vá cobrar da escola aquilo que você não faz em casa!

Estão gazeando aulas, fumando cigarros (lícito e ilícito), namorando, quebrando copos, pratos, colheres e carteiras - bagunça não falta.

Desejo força e paciência pra o que vocês irão enfrentar, como também desejo coragem e firmeza, não adianta escolas bonitas e arrumadas pra iniciar as aulas se a disciplina não estiver da porta pra dentro à espera dos alunos.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA: A UFBA – Universidade Federal da Bahia realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 34 (trinta e quatro) VAGAS PARA PROFESSOR MAGISTÉRIO, inscrições abertas no período de 02/01 a 10/02/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 9.600,92;

 

CE: O MP – Ministério Público do Ceará realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 44 (quarenta e quatro) VAGAS PARA PROMOTOR DE JUSTIÇA DE ENTRÂNCIA INICIAL, inscrições abertas até o dia 10/12/2019. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 30.404,42. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: # "Que país é este"? Vale lembrar a pergunta de Francelino Pereira (1921-2017), piauiense que governou os mineiros e foi presidente nacional da Arena, braço partidário da ditadura fardada. Estudo da Fundação Getúlio Vargas aponta o Judiciário com a maior confiança dos brasileiros entre os Três Poderes da República. Foi apontado por 52% das pessoas ouvidas entre advogados, defensores públicos e sociedade civil. Na segunda posição, com 34%, a Presidência da República. Congresso Nacional, veja só, tem credibilidade apenas de 19% de mulheres e homens entrevistados. Detalhe: 60 em cada 100 pessoas consultadas apontam relação conflituosa entre Executivo, Judiciário e Legislativo.

# O apelidado desastre administrativo do governo Dilma Rousseff – incluam-se sua arrogância e seu radicalismo ideológico – não é justificativa para agredir, com palavras e gestos, a ex-presidente da República Surrealista dos Trópicos. Meado desta semana, em voo para Porto Alegre, onde moram a filha e netos, a petista foi chamada em escala ascendente, por companheiros (?) de viagem, incompetente, desonesta, corrupta e bandida responsável pelo desastre na economia do país. Quando Dilma reagiu ao acusar ligação da família Bolsonaro com milicianos, foi bradado o coro: "A sua hora vai chegar". Pós-escrito: Dilma Vana Rousseff, guerrilheira urbana em ação contra a ditadura militar, chega aos 72 anos dia 14 deste dezembro.

# Supremo Tribunal Federal promove, segunda-feira (9), debate sobre candidatos sem filiação partidária a cargos que dependem de eleição popular. Iniciativa é do ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação que pede liberação de candidaturas avulsas em trâmite, há dois anos, na Corte Suprema. Gabinete de Barroso convidou excelências do Legislativo e da Justiça Eleitoral, além de líderes partidários, cientistas políticos e abriu lista para interessados. É considerável o coletivo de países onde candidaturas independentes integram o elenco que concorre a mandatos nos poderes Executivo e Legislativo. Posição do ministro-relator revelada por ele. Quando há disposição para o debate é preciso ouvir as opiniões controversas para análise e definição. Finaliza o magistrado: "Eu, neste momento, eliminei minhas opiniões prévias e vou ouvir os atores que considero relevantes. Aí, então, irei propor ao tribunal uma solução". FONTE: Walter Gomes, Jornalista - Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, 07/12/2019.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 1º: Fátima Oséas – DETRAN/RN, Isolina Melo - Autônoma e Salvina Andrade – FUNDASE. SEGUIDOS POR: Elisângela Moraes – UNIMED e Esmirna Carvalho – Fisioterapâuta (02); Carlos Henrique – Planalto Treze de Maio (03): Ednalva Oliveira – Comerciária Aposentada, Lúcia Cruz – DATANORTE e Sâmia Souza – Professora. (04); Davi Oliveira – Comerciário (05); Fernando Mineiro - PT; Lúcia Nunes – UERN, Valdi Araújo e Sebastião Almeida – Professor (06) Jesiel Lima – Professor, Lúcia Souza – Assistente Social e Jussara Melo – Pedagoga (07); Eliana Honorato, Silvana Otávio - Professora e Marilú Santos – Autônoma (08); Antônio Reginaldo, Diassis Oliveira – UERN, Jairo Paiva – Câmara Municipal, Magda Sheyla e Sérgio Oliveira – Repórter Esportivo (09); Aguiar Mendes – Good Lunch, Bruno Barreto – Jornalista, Karine Nascimento - SINAI e Lauro Amaro (10); Lívia Mª. Rodrigues Moura – FUNDASE (11). Lúcia Helena – Bela Vista (12); Ivonete Soares – Profª., Lisboa Batista – Prof. e Michelle Ferreira – Facebook. E DIA 14: Augusto Pinto – FUNDASE e Simone Dutra – PSTU.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Boa noite Hermes. É uma satisfação ter você como amigo Seja Bem-Vindo - Preserve o Verde, O Verde é Vida! João Morais".Valeu Companheiro João, acompanho, mesmo que virtualmente, suas lutas frente as batalhas do movimento sindical. O João refere-se ao meu pedido de amizade no mundo virtual facebook. Saúde e paz pra você e demais familiares grande camarada!

 

MEMÓRIA:

DA EDIÇÃO Nº 825/2018 (em 24/10): Erasmo Firmino, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (598) – Pedro Ernani Kosiba; Fique sabendo... "Democracia, pântanos de lerna e Bolsonaro". Por alípio de Sousa Filho – Cientista Social e Professor da UFRN;

DA EDIÇÃO Nº 826/2018 (em 27/10): 2º Turno: juristas manifestam preocupação pela falta de debate; Edvar Duarte, Repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (599) – Por Márcio Alexandre; Fique Sabendo... "Sobre escolhas, civilidade e respeito". Por Drª. Hubeônea Moais de Alencar – Mulher Nordestina, Professora, defensora da democracia;

DIA: hoje é Dia da Imaculada Conceição, Dia de Iemanjá em São Paulo e Paraíba, Dia do Madeireiro (Porto Alegre/RS) e Dia Internacional da Aviação Civil. Amanhã (08) será Dia da Justiça, Dia de Iemanjá (Orixás), Dia do Colunista Social, Dia do Cronista Esportivo e Dia Nacional da Família.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É uma cantora, compositora e pianista brasileira. Foi considerada pela revista Rolling Stone, a trigésima terceira maior voz da música brasileira. O apelido Ro Ro vem da risada grave e rouca; características que fazem também o diferencial da voz; um pronunciado sotaque carioca, caracterizado pela acentuação da vogal "a" muitas vezes encavalada na consoante "r", de maneira rasgada e aberta; a fala rápida e atropelada acentua essas características. É um erro comum citar o nome de Angela como "Ângela Rô Rô": porém, a nomenclatura contradiz com o modo como Angela escreveu seu nome em arte publicitária; álbuns, por toda sua carreira, sem acentos. Compositora competente, foi gravada por vários artistas, dentre os quais destacam-se Maria Bethânia, Barão Vermelho, Marina Lima, Emílio Santiago, Ney Matogrosso, Toni Platão; Simone e Zélia Duncan gravaram Agito e Uso, (Cd Amigo é casa, 2008). Começou a estudar piano clássico aos cinco anos, influenciada por ícones como Elis Regina, MAYSA, Jacques Brel e Elba Fitzgerald, a quem elegeria posteriormente como ídolos musicais. DÉCADA DE 1970: Durante a década de 1970 (entre 1971 e 1974), no auge do regime militar brasileira, mudou-se para Londres. Lá, foi faxineira num hospital, garçonete e lavou pratos num restaurante. Nessa época, já compunha e se apresentava em pubs. Ao voltar para o Rio de Janeiro, apresentou-se em casas noturnas de espetáculos em Ipanema até ser contratada pela gravadora Polygram (atualmente Universal Music). O primeiro disco, lançado em 1979 exclusivamente com composições da cantora e intitulado simplesmente Angela Ro Ro, tornou-se um clássico da música brasileira, ao abrigar numa mesma safra canções como Gota de Sangue, Não Há Cabeça, Agito e Uso e o grande sucesso Amor, Meu Grande Amor (que voltou à tona com a regravação da banda Barão Vermelho, em 1996). No disco seguinte, Só Nos Resta Viver, os maiores sucessos foram a faixa-título e a regravação de Bárbara, (Chico Buarque e Ruy Guerra), presente na peça de teatro Calabar. Outra faixa de destaque do álbum também é a sarcástica e autoreferencial Meu Mal é a Birita, na qual a cantora fala sobre a fama de alcoólatra. DÉCADA DE 1980: O trabalho seguinte, Escândalo (1981), apresentou uma capa em formato de jornal, com o título como manchete, fazendo alusão à grande exposição de Ro Ro na imprensa por ter sido acusada de agressão pela então namorada, a cantora Zizi Possi. A canção Escândalo dá título ao álbum e foi composta por Caetano Veloso. Duas características aliadas da persona pública de Angela Ro Ro são o temperamento forte e a tendência a escândalos. Numa das entrevistas, a cantora foi levada a abandonar a apresentadora Cidinha Campos durante o programa, devido às sucessivas perguntas pessoais, desviando o centro de atenção da entrevista. Ro Ro defendeu-se da entrevistadora argumentando que estaria abusando ao acusá-la de ser uma pessoa violenta e ao fazer alusões nada lisonjeiras sobre uso de drogas e comportamento errático. A irreverência de Ro Ro, somada à boemia, acabaram de fato por torná-la uma artista maldita, acompanhada de canções de blues e jazz marcadas pelas emoções confusas. A artista representa uma vertente da MPB, de cantoras talentosas, ousadas, que fazem do personalismo uma tônica do trabalho e um ícone da sociedade. DÉCADA DE 1990: Entre o fim da década de 1980 e todos os anos 1990, Ro Ro gravou apenas dois discos Prova de Amor em 1988, e Ao Vivo - Nosso Amor ao Armagedon em 1993. Também participou de alguns songbooks produzidos por Almir Chediak. Em 1997, foi indiciada por uma tentativa de incêndio no prédio onde morava, em Copacabana. DÉCADA DE 2000: Pouco tempo depois, Rô Rô decide largar as drogas, a bebida e o cigarro, e a fazer ginástica (perde cerca de 35 quilos) e lança o disco Acertei no Milênio em 2000. Com este trabalho, Rô Rô recebe o prêmio de Compositora do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Entre 2003 e 2005, Angela foi convidada à apresentar o talk-show Escândalo, na emissora de TV a cabo Canal Brasil recebendo dezenas de colegas da MPB. Em 2006, assinou contrato com a independente Indie Records, pertencente a Líber Gadelha (ex-marido da ex-namorada Zizi Possi e pai da cantora Luiza Possi), para a gravação do álbum de estúdio Compasso e o álbum e vídeo ao vivo Ao Vivo, gravado em um espetáculo no Circo Voador, na Lapa (bairro do Rio de Janeiro), em 20 de setembro de 2006. A canção de mesmo nome alcançou enorme sucesso, conquistando os hits de parada das rádios. Em 2008 participa do projeto "Loucos por música", o qual dividiu palco com Ivete Sangalo, Elba Ramalho e Ana Carolina. Em dezembro de 2009 a Descobertas e Canal Brasil resgatam os áudios de canções gravadas no programa Escândalo com uma proposta intimista de voz e piano, apresentações pelo país, e em alguns deles, convidados especiais, como Sandra de Sá e Ana Carolina. ANOS 2010: Angela assinou contrato com a gravadora Biscoito Fino no ano de 2013, com seu primeiro trabalho pela gravadora sendo o lançamento do CD e DVD ao vivo Feliz da Vida! No mesmo ano, é lançado o álbum Coitadinha Bem Feito: As Canções de Angela Ro Ro, álbum de tributo a Ro Ro com regravações de suas canções com vozes masculinas. Em 2017, entre samba e xaxado, Angela, renova o repertório no CD "Selvagem". GRANDES SUCESSOS: Compositora de talento e êxito, Angela Ro Ro ao longo de seus 40 anos de carreira, gravou mais de 100 canções de sua autoria. Várias delas alcançaram grande sucesso, entrando para o hall dos clássicos da MPB. Em quarenta anos de carreira, celebrizaram-se as canções - Amor, Meu Grande Amor, Gota de Sangue, Tola Foi Você, Não Há Cabeça, Me Acalmo Danando, Agito e Uso, Mares da Espanha, Só Nos Resta Viver, Renúncia, Came e Case, Querem Nos Matar, Fogueira, Gata, Moleque, Ninfa, A Vida é Mesmo Assim, O Cinema, a Princesa, e o Mar, Viciei em Você, Compasso e Outono. (todas de sua autoria) E mais: Bárbara (Chico Buarque/RuyGuerra), Fica Comigo Esta Noite (Adelino Moreira/Nelson Gonçalves), Escândalo (Caetano Veloso), Simples Carinho (João Donato/Abel Silva), Demais (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira), Você Não Sabe Amar (Carlos Guinle/Dorival Caymmi/Hugo Lima), Sempre Uma Dose a Mais (Bernardo Vilhena/Lobão), Joana Francesa (Chico Buarque) e Gota D'Água (Chico Buarque). Reportamo-nos sobre ANGELA MARIA DINIZ GONÇALVES, conhecida artisticamente por ANGELA RO RO, 70 anos, nasceu no dia 05/12/1949 na cidade Rio de Janeiro/RJ. Sua discografia consta de 17 discos gravados entre 1979/2017, sendo 10 discos em estúdios, 02 álbuns ao vivo, 02 vídeos álbuns e 02 álbuns outros. Dotes artísticos: compositora, cantora e pianista. Gênero: MPB. Atividade: desde 1979. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Angela_Ro_Ro.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

"Menino da bermuda azul". (Rosângela Trajano).

 

O menino da bermuda azul
Gostava de brincar
De ser capitão
Em navio no alto mar.

 

O menino da bermuda azul
Gostava de ser
Anjo da guarda
Do amanhecer.

 

O menino da bermuda azul
Gostava de inventar
Castelos de areia
À beira-mar.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos devotos: da Imaculada Conceição e Iemanjá, aos madeireiros, profissionais da aviação civil – do mundo, aos profissionais da justiça, colunista sociais, cronistas esportivos e as famílias do Brasil.

QUEM canta ...

Amor, meu grande amor / Não chegue na hora marcada / Assim como as canções, como as paixões / E as palavras / Me veja nos seus olhos / Na minha cara lavada ... . ("Amor, Meu Grande Amor". – Autor: Ana Terra. Canta: Ânglea Ro Ro.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário