domingo, 17 de novembro de 2019

BDC - Coluna de Notícias 878.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XII – Edição nº 878 (geral) e 42 do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, domingo, 17 de novembro de 2019. Edição Especial – Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 46/52, dias: 321/365 e faltam 44 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
DISPENSANDO NORA BARRAQUEIRA: Constância Felipe, "pede" ao irmão (menino) pra comprar 1Kg de carne ao esperto açougueiro da vizinhança. Criança de volta à casa, Constância indignada que "a carne" tinha muitas pelancas resolveu ir reclamar..., chegando lá fez aquele escândalo por aproveitar-se do "inocente comprador". Tempos depois, Constância Felipe namora um rapaz que fez questão de apresentá-la aos pais. Chegando à casa dos futuros sogros, Constância foi logo desclassificada: - Eu conheço essa barraqueira meu filho, ela é muito braba viu!? Anedota, por Hermes Oliveira – Editor do BDC. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
QUEM DESRESPEITA A/S LEI/S? Já nos aproximamos da virada do ano, é na próxima esquina ou virar a folha do calendário que chegaremos em 2020. E mais um ano passa sem que os servidores públicos sejam tratados com igualdade "perante a lei", assim está escrito na carta magna constitucional. Quem desrespeita esta lei? Os poderes constituídos que estão aí para executar, legislar, judicializar a bel prazer e interesse próprio. Recentemente a Assembleia Legislativa aprovou, a pedido da governadora Fátima Bezerra (PT), a concessão de reajuste em 16,38% para procuradores etc e tal. Fátima e deputados seguidores afirmam que ela assim fez "porque é lei" – tinha que fazer valer a lei... . Ué! A Constituição Federal cita em Art. 29 da Emenda n. 19/1998: ... Portanto, conclui-se que o salário dos servidores públicos varia conforme a extensão e complexidade do trabalho. "A Constituição assegura isonomia salarial, que representa a possibilidade de todos receberem o mesmo índice de aumento salarial na mesma data, para atribuições iguais ou semelhantes do mesmo Poder ou entre servidores dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário". Considerando-se que os servidores públicos estão divididos entre as esferas municipal, estadual, federal e distrital; a isonomia salarial, além de estar restrita a cada Poder, "é também limitada a cada uma das esferas do Governo, uma vez que cada estado, município e a União tem autonomia administrativa", e, portanto, reajustam independentemente os salários de seus servidores. Quanto ao aumento salarial, é importante relembrar que este só pode ocorrer em decorrência de lei. Esse é um trecho da constituição... . Ora ora Aurora - nem os magistrados querem ser tratados iguais, eles são "Vossa Excelência". E nóis do Nordeste semo cabadapeste - sempre! Boa leitura nobre leitor/a.

ANATEL: CELULARES PRÉ-PAGOS COM CADASTROS DESATUALIZADOS SERÃO BLOQUEADOS, em 17 estados. Medida vale para Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) anunciou que celulares pré-pagos que não tiverem cadastro atualizado depois de terem recebido notificação das operadoras terão as linhas bloqueadas na próxima segunda-feira (18). A medida vale para consumidores dos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
Segundo a ANATEL, menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral. Esta é última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago, acompanhado pela Anatel.
O objetivo, segundo a agência, é garantir uma base cadastral "correta e atualizada", a fim de evitar a ocorrência de fraudes (linhas associadas indevidamente a CPFs) e, dessa forma, ampliar a segurança dos consumidores.
COMO ATUALIZAR O CADASTRO: Quem tiver a linha pré-paga bloqueada poderá fazer a atualização dos dados cadastrais junto à sua prestadora por meio dos canais de atendimento, como call center e espaço reservado ao consumidor na internet.
Nesse contato, devem ser informados o nome completo e o endereço com o número do CEP. No caso de pessoa física, é necessário o número do CPF e, para pessoa jurídica, o CNPJ. Também poderão ser solicitadas informações adicionais de validação do cadastro. Para garantir que o SMS de solicitação de recadastramento recebido foi, de fato, encaminhado pela prestadora contratada, o consumidor pode conferir os números utilizados pelas prestadoras para envio destas mensagens na página Cadastro Pré-Pago, no portal da Anatel na internet (...). FONTE: sosconsumidor.com.br/.

LIBERAÇÃO DO 5º LOTE PARA PIS/PASEP. Os Programas PIS – Programa de Integração Social e o PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, iniciaram o pagamento do Calendário 2019/2020 desde o dia 23/07 e liberaram o 5º lote com recursos para os nascidos em novembro (para PIS) e final de numeração 4 (para PASEP). O crédito será liberado no dia 14/11/2019 (para crédito em conta dia 12) e o dinheiro fica disponível nas agências bancárias: CEF/PIS e BB/PASEP até o dia 30/06/2020 para os que não receberam nas datas previstas.

PRESSÃO DE SERVIDORES: Pressionar - Foi com esta finalidade que mais uma vez as entidades que compõem o Fórum Estadual dos Servidores se uniram para realizar uma atividade unificada com vistas a cobrar do Governo o pagamento das folhas em atraso. A pressão aconteceu em um ato em defesa do funcionalismo realizado durante toda a manhã desta quarta-feira (13) em frente à Governadoria, no Centro Administrativo de Natal. Na ocasião, dirigentes do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) e integrantes da base do sindicato compareceram, bem como trabalhadores de diversas áreas do funcionalismo.
Todos exigiram respostas satisfatórias acerca da quitação dos salários relativos a novembro, dezembro e o décimo terceiro de 2018. Em resposta uma comitiva formada por sindicalistas foi recebida pelo chefe do Gabinete Civil do Executivo, Raimundo Alves. A conversa rendeu o agendamento de uma audiência para tratar dos atrasados. O encontro está marcado para acontecer na terça-feira, 19 de novembro. A expectativa é que esse novo diálogo traga novidades acerca deste pagamento.
Fórum se reúne para avaliar parada e tratar de audiência agendada com o Governo - Na segunda-feira (18), um dia antes da audiência marcada com o Executivo, o Fórum Estadual dos Servidores vai se reunir para avaliar a parada desta quarta (13) e traçar estratégias para o diálogo com o governo. O local e hora da conversa entre as entidades sindicais ainda não foi definido. FONTE: sinairn.com.br/.

VICENTE REGO JÚNIOR, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. O Restaurante SANTORINI está com novo número para pedidos delivery: (84) 9.9868-0045, ligue e faça seu pedido que será bem atendido. Também funcionamos de portas abertas todos os dias de 11h às 22h. Avenida Presidente Dutra, 1902 – Alto de São Manoel, vizinho ao Hotel Normandie.

BRONCA DO LEITOR/A INTERNAUTA (645). Peraí Sr. Rogério Marinho, nós já pagamos vultoso valor para INSS para termos um sistema de saúde eficiente o que é uma vergonha. E para nos premiar você vem ameaçar de aumentar planos (particulares) de saúde? Brasileiros e brasileiras, alto lá, vamos engolir todas essas porcarias? Tá na hora de fazermos valer nossos direitos. Esse Rogério junto com esse Paulo Guedes estão merecendo uma surra boa, de cassete. Não é possível que nos transformemos em bobos da corte. Acorda Brasil, não podemos aceitar tudo calado ou de braços cruzados. Não é porque sou contra PT, ladrões e corruptos que vou comungar com esses desmandos do governo que ajudei a eleger e tanto defendi até hoje. Chega de bandidos. # forarogeriomarinho #forapauloguedes, #foraministrodasaude, Francisco Soares de Queiroz, via facebook, em 17/11/2019.

FIQUE SABENDO... "16 de novembro – Dia Internacional da Tolerância". FONTE: https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-tolerancia/..
As Nações Unidas lançaram a campanha "TOGETHER" para promover tolerância, respeito e dignidade em todo o mundo, com especial enfoque na redução das atitudes negativas em relação aos refugiados e migrantes.
O Dia Internacional da Tolerância é comemorado anualmente em 16 de Novembro. A data tem o objetivo de promover o bem estar, o progresso e a liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, o respeito, o diálogo e cooperação entre diferentes culturas, religiões, povos e civilizações.
O Dia Internacional da Tolerância combate qualquer tipo de intolerância e preconceito, seja ele religioso, sexual, econômico ou cultural.
Com a globalização, a pluralidade cultural que existe no mundo se tornou ainda mais interligada, exigindo uma maior compreensão das pessoas em respeitar os diferentes modos de viver de cada cidadão. Isso, no entanto, não significa que devemos aceitar as ideias ou doutrinas de todas as sociedades, mas apenas aprender a respeitá-las e conviver com as diferenças.
ORIGEM DO DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA:
O Dia Internacional da Tolerância foi criado em 1996, pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A ideia surgiu a partir do Ano das Nações Unidas para a Tolerância, em 1995, que foi decidida e programada desde 1993, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.
No Brasil, ainda comemora-se o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa (21 de janeiro), data que também possui o significado de conscientizar à população a respeitar as diferenças religiosas que existem no país.
DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA II:
Na sua mensagem para o Dia Internacional da Tolerância, a Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, considera que a "tolerância é um ato de humanidade, que devemos sustentar e promover no dia-a-dia das nossas vidas, para nos alegrar com a diversidade que nos torna fortes e os valores que nos unem". Azoulay relembrou a declaração da UNESCO sobre os Princípios da Tolerância, onde a tolerância é reconhecida como o respeito e valorização das várias culturas mundiais, das nossas formas de expressão e das formas de ser humano. A tolerância também faz parte da "universalidade dos Direitos Humanos e das liberdades fundamentais de cada um".
O fortalecimento da tolerância, promovido pelo entendimento mútuo entre culturas e povos é um dos valores fundamentais da Carta da Organização das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Atualmente, com o rápido crescimento de extremismos e conflitos no nosso mundo, o Dia Internacional da Tolerância tem grande importância para a ONU. De forma a combater a intolerância, as Nações Unidas definiram cinco pontos fundamentais:
A luta contra a intolerância necessita leis;
A luta contra a intolerância necessita educação;
A luta contra a intolerância necessita acesso à informação;
A luta contra a intolerância necessita sensibilização individual;
A luta contra a intolerância necessita soluções locais.
O Dia Internacional da Tolerância é celebrado desde 1996, pela UNESCO. De realçar que ainda nos encontramos na Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), com objetivo de promover o diálogo intercultural. Mais recentemente, as Nações Unidas lançaram a campanha "TOGETHER" para promover tolerância, respeito e dignidade em todo o mundo, com especial enfoque na redução das atitudes negativas em relação aos refugiados e migrantes. FONTE: https://www.unric.org/pt/actualidade/32496-dia-internacional-da-tolerancia-tolerancia-e-um-ato-de-humanidade/.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
RN: A UFRN – Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 69 (sessenta e nove) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 02/01/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 10.074,18;

SE: A Prefeitura de Cristianópolis/SE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 220 (duzentas e vinte) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 29/11/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 8.000,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: # Sistema financeiro nacional aparenta "tudo bem", mas há respingos de intranquilidade a partir da solicitação do ministro-presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, de relatórios sobre contribuintes que têm suas informações sigilosas nos registros da inteligência financeira do Banco Central. O procurador-geral da República, Augusto Aras, diz que não vê "nenhum risco à integridade das informações" sob vigilância oficial, mas, se perceber dúvida na proteção do sigilo, promete entrar com mandado de segurança". Por que esse clima? Foi gerado e incentivado a partir da liminar de Dias Toffoli que suspendeu todas as peças investigativas a partir dos processos gerados pelo repasse de dados bem detalhados do Coaf, da Receita Federal e do Banco Central. Lembre-se, para detalhar informação, que o "sim" do presidente da Corte Suprema foi dado ao pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (sem partido desde o final da semana passada) que, à época, foi acusado do movimentar recursos atípicos. Liminar de Toffoli vai ser julgada, possivelmente próxima semana, pelo pleno do STF.
# Sydney Sanches, jurista de 86 anos, pergunta: "Para que serve uma Justiça caríssima, como a de primeira e segunda instâncias, se não tem papel nenhum"? Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (1991-1993) e ministro aposentado desde 2003, o paulista de Rincão diz que decisão de barrar prisão de condenados em segundo grau prejudica a imagem do Judiciário e põe em xeque o trabalho das instâncias iniciais da Justiça. Ao final, outra interrogação: "O que pensa o povo de nossa Justiça"?
# Fuga de Evo Morales da Bolívia é outro capítulo do tsunami político que atinge a confusa região. São abalos, com diferentes tons, em mais cinco países americanos: Argentina, Brasil, Chile, México e Nicarágua. Além, claro, das ações e falas de Nicolás Maduro, governante-ditador da Venezuela, e das travessuras de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos com projeto de mais quatro anos na Casa Branca. FONTE: Walter Gomes, Jornalista - Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, 15/11/2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 14: Luiz Carlos Barroso – Cantor. SEGUIDOS POR: Allicus Filgueira, Caio César Muniz – Poeta e Janaína Felinto – Esteticista (17); Isaura Castro e Francisco Santos (Tico) (18); Andrezza Katalyny – Adv. (19); Cleonilton Ferreira – Facebook e Maria Lúcia - ITEP. (20); Francisco Linhares – EMATER/RN (21); Edileusa Andrade – FUNDASE, Maria José Ferreira – Profª. OdeiSa Sobral – Enfermeira e Rubens Coelho – Jornalista (22). E DIA 23: Almir Nogueira – Professor, Batista Danas - Comerciário e Francinildo Costa – Professor.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Obrigado amigo Hermes, Jorge Torres".Grande Jorge, meu abraço pra você, Robson e demais companheiros da EMPARN. Saúde e paz!

MEMÓRIA:
HÁ 111 ANOS! – O grupo Escolar 30 de Setembro. O primeiro do interior do Estado, foi criado pelo Decreto nº 180 de 15 de Novembro de 1908, pelo Governador de então Dr. Alberto Maranhão. Instalado a 12 de maio de 1909, em sessão solene na Intendência Municipal. Era Presidente da Intendência o Sr. Luiz Colombo Ferreira Pinto.
A cerimônia de instalação contou com a presença de autoridade locais, famílias, etc, tendo sido orador oficial o Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros, Diretor Interino da Instrução Pública do Estado.
O primeiro Diretor do Grupo foi o Bacharelando Francisco Gurgel do Amaral, de início, foram contratados para os quatro anos do curso primário, os professores: Drª. Olda Marinho (1º. Ano), Perpetua Noronha (2º. Ano) Maria Leão (3º. Ano) e Dr. Felipe Guerra (4º Ano). FONTE: Um breve resgate histórico sobre o Grupo Escolar 30 de Setembro - http://ee30setembro100anos.blogspot.com.br/2010/04/um-breve-resgate-historico-da-escola-30.html;
DIA: hoje é Dia da Criatividade, Dia do Tribunal de Contas, Dia Internacional do Estudante, Dia Mundial ao Combate ao Câncer de Próstata (Novembro Azul) e Dia Nacional de Luta em defesa do FUNDEB. Amanhã (18) será Dia do Conselho Tutelar (Instituído pela Lei Federal 11.622/07).

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi uma cantora brasileira de forró, baião e xaxado, entre outros ritmos. Filha de pai seresteiro, iniciou a carreira na banda Patrulha de Choque do Rei do Baião, que formou com o marido Abdias e o zabumbeiro Cacau para se apresentar na abertura dos shows de Luiz Gonzaga. Gravou o primeiro disco em 1956, já à frente do grupo Marinês e sua Gente, com o qual se consagrou. A canção que consagrou Marinês foi "Peba na Pimenta", de João do Vale, José Batista e Adelino Rivera, que causou polêmica na época em que foi gravada, devido ao seu duplo sentido. Ela aparece interpretando a canção no filme Rico Ri à Toa de 1957. Marinês morreu em 14 de maio de 2007, aos 71 anos. Ela se recuperava no Real Hospital Português de Beneficicência, em Recife, de um Acidene Vascular Cerebral sofrido dias antes. O corpo da cantora foi sepultado no dia 15 de maio de 2007 no Cemitério Campo Santo Parque da Paz em Campina Grande, Paraíba. A Primeira canção gravada por Marinês foi em 1956, com Luiz Gonzaga, intitulada por Mané e Zabé. Reportamo-nos sobre INÊS CAETANO DE OLIVEIRA (in memorian), artisticamente conhecida por MARINÊS (também como rainha do forró e do xaxado), nasceu em 16/11/1935, em São Vicente Férrer/PE e faleceu aos 71 anos em Recife/PE, no dia 14/05/2007. DISCOGRAFIA: Gravou 36 discos (30 LP e 06 CDs) entre 1957 e 2006. Seus dotes artísticos são: Cantar, dançar e percussão. Gênero: Forró, baião e xaxado. Atividade: 1956/2007. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marinês.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Menino com Down". (Rosângela Trajano).

Para Abraão.
O menino com Down
Feliz brincava
Fraco o coração
Porém, não ligava.

O menino com Down
Fisioterapia fazia
Para fortalecer
O pescoço que caía.

O menino com Down
Só veio aprender
A dizer palavrinhas
Depois de crescer.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos profissionais de tribunais de contas, estudantes do mundo inteiro,aos agentes de combate ao câncer de próstata (Novembro Azul), lutadores/ras em defesa do FUNDEB, conselheiros tutelares (Instituído pela Lei Federal 11.622/07.
QUEM canta ...
"Eu sou pequenininha / Mas gosto de tudo grande / Só gosto de tudo grande, Só gosto de tudo grande / A minha mãe escolheu pra me criar, Me levou pra uma cidade, Com o nome Campina Grande...". ("Tudo Grande" – Autor: Adolpho de Carvalho e Adélio da Silva. Canta: Marinês.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário