sexta-feira, 6 de setembro de 2019

BDC - Coluna de Notícias 868.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XI – Edição nº 868 (geral) e 32ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, sábado, 07 de setembro de 2019. – Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 36/52, dias: 250/365 e faltam 115 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
"Einstein mostrando a língua" (1951): Arthur Sasse pediu uma pose para Albert Einstein, o gênio da Teoria da Relatividade. Ele, descontente com o assédio, resolveu mostrar a língua e a imagem ficou imortalizada pelo inusitado". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
E AS BANDEIRAS DE CAMPANHAS? Pensando bem, com toda evolução dos meios de comunicação onde tudo nos leva a uma velocidade mil ao acesso de tudo o ao que desejamos aprofundar no conhecimento, numa palavra chave e estamos à frente ao que queremos em segundos ... . Agora, o quanto estamos atrasando com matérias jornalísticas bobas e dando muita importância ao que não importa tanto assim com danças coreográficas ridículas e músicas mais ridicularizantes! A violência que outrora era matéria de última página hoje ganha chamada principal. O roubo, o assalto, a casa que foi arrombada é de mais valia do que buscar soluções das autoridades e dizer o que está faltando para a solução dessas mazelas que todo santo ou diabos dias crescem mais?! E o outro lado da moeda? Têm que buscar respostas dos políticos que se apoiam em bandeiras de campanhas: mais educação, segurança, saúde, trabalho, emprego e etc e etc! Boa leitura nobre leitor/a.

7 DE SETEMBRO: ESTUDANTES VOLTAM ÀS RUAS EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA AMAZÔNIA. Os estudantes brasileiros voltam às ruas nesse sábado, 7 de Setembro, para protestar contra os ataques do governo Bolsonaro à educação pública, entre eles o corte de verbas para o setor, a ingerência na autonomia universitária e a tentativa de "privatização" das universidades e institutos federais por meio do programa "Future-se".
Os outros protestos deste ano se desdobraram em manifestações contra a reforma da Previdência e de apoio à greve geral dos trabalhadores. No sábado, os estudantes vão incorporar à pauta educacional a bandeira do meio ambiente e da defesa da Amazônia.
Esta é a quarta manifestação contra as políticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e seu ministro da Educação, Abrahan Weintraub, para o setor. As anteriores, em 15 de maio, 30 de maio e 13 de agosto,  levaram milhões de pessoas às ruas de todo o país.
Segundo a União Nacional dos Estudantes (UNE), já estão definidos os locais dos atos em 19 Estados, sendo 11 capitais. Confira:
Bahia: Salvador, às 8h, praça Campo Grande;
Ceará: Fortaleza, às 8h, na avenida Dioguinho; e às 15h, na praia de Iracema;
Espírito Santo: Vitória, às 8h, na Praça de Porto de Santana;
Pernambuco, Recife, às 8h, na praça do Derby;
Pará: Belém, às 8h, no Terminal Rodoviário São Brás. Em Santarém, às 8h, na Praça São Sebastião;
Rio Grande do Norte: Natal, às 8h, na praça Heróis dos Pescadores;
Em Campina Grande, às 8h30, na Catedral;
Goiás: Goiânia, às 8h30, na Catedral de Goiânia.
Santa Catarina: Florianópolis, 8h30, na Catedral.
Minas Gerais: Em Uberlândia, às 8h30, no Terminal Central e Belo Horizonte, às 9h, no viaduto Santa Tereza;
Alagoas: Maceió, às 9h, na praça Sinimbu;
Maranhão: São Luís, às 10h, na Areinha;
São Paulo: São Paulo, às 10h, na praça Oswaldo Cruz. Em Campinas, às 14h, no Largo do Rosário.
Paraná: Curitiba, às 11h, na praça Santos Andrade;
Paraíba: João Pessoa, às 14h, na igreja de Nossa Senhora das Neves;
Amazonas: Manaus, às 15h, na praça da Saudade;
Brasília: Plano Piloto, às 15h, na praça dos Três Poderes.
Mato Grosso: Cuiabá, às 15h, na praça Cultural do CPA II.
Rio Grande do Sul: Porto Alegre, às 15h, no Parque Farroupilha, Redenção e;
Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, horário a definir, na Candelária. FONTE: brasildefato.com.br/, atualizada às 14h38 em 0609/2019 por João Paulo Soares.

EQUILÍBRIO SALARIAL E CONCURSO PÚBLICO SÃO PRIORIDADES PARA SERVIDORES DA EMATER. Intensificar a luta para que o salário dos servidores da EMATER seja equilibrado entre os três níveis que compõem o quadro funcional. É o que decidiu, de forma unânime, a assembleia da categoria ocorrida nesta quinta-feira (05) sob a condução do SINAI-RN. O objetivo é que a diferença salarial entre os níveis superior, médio e fundamental seja reduzida.
O coordenador geral substituto do SINAI-RN, Felipe Assunção, explica que esta reivindicação não é nova e inclusive já estava dentro da pauta da Campanha Salarial 2019. Entretanto, ganhará a partir de agora mais destaque e será priorizada nas negociações travadas entre o Sindicato e o governo: "Não é um acréscimo. A ideia é dar mais visibilidade a esta questão", afirma Assunção. O sindicalista relata que esta questão foi discutida ao longo de duas assembleias, o que ajudou a identificar as distorções e maturar a ideia. Além dos salários, a categoria cobra do Executivo a realização de concurso público com vistas a dar vazão a demanda de trabalho existente e melhorar a qualidade dos serviços prestados. FONTE: www.sinairn.com.br/.

LIBERAÇÃO DE LOTE PARA PIS/PASEP. Os Programas PIS – Programa de Integração Social e o PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, iniciaram o pagamento do Calendário 2019/2020 desde o dia 23/07. Também liberaram mais 3º lote com recursos para os nascidos em setembro (PIS) e final de numeração 2 (PASEP). O crédito será liberado no dia 19/09/2019 (para crédito em conta dia 17) e o dinheiro fica disponível nas agências bancárias: CEF/PIS e BB/PASEP até o dia 30/06/2020 para os que não receberam nas datas previstas.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (637). O governo federal está fazendo reformas que retiram direitos dos trabalhadores e aposentados, que favorecem a elite financeira, e agora está cortando recursos para projetos sociais e para a Educação. Bem-vindo a um governo de direita. Erasmo Firmino – Tio Colorau, via facebook, em 03/09/2019.

FIQUE SABENDO... "08 de setembro – Dia Mundial da Alfabetização". FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-alfabetizacao.htm.
A data tem como objetivo ressaltar a importância da alfabetização para o desenvolvimento social e econômico mundial.
O Dia Mundial da Alfabetização foi criado em 8 de setembro de 1967 pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Importância da alfabetização.
A alfabetização é a base da educação, que, por sua vez, é um direito humano fundamentado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). No entanto, o acesso ao ensino básico de qualidade ainda é uma realidade distante para muitas pessoas, que encontram dificuldades para se alfabetizar ou continuar os estudos pelas desigualdades sociais,  por preconceitos diversos, por disparidades de gênero e tabus culturais.
Sem acesso à educação, não há desenvolvimento, não há pleno exercício da cidadania. . Para buscar apoio de governos e organizações sociais, a ONU estabeleceu seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas em diferentes áreas a serem alcançadas até 2030. Educação de qualidade é o ODS de número 4 e tem como objetivo assegurar o direito à educação de forma inclusiva, para todos os gêneros e todas as idades, promovendo um ambiente escolar saudável e que vá além do letramento, tratando o ensino como método de formação cidadã.
Analfabetismo funcional.
Cerca de 617 milhões de jovens no mundo não conseguem ler ou fazer contas simples de matemática, mesmo que dois terços deles tenham frequentado a escola ou estejam estudando regularmente. As pessoas que se encontram nessa situação de alfabetização precária ou quase nula são conhecidas como analfabetos funcionais.
O Analfabeto Funcional é descrito como a falta de capacidade de leitura e interpretação de frases, parágrafos ou textos, assim como não conseguir ou ter grande dificuldade em realizar contas matemáticas básicas.
O analfabeto funcional não é necessariamente alguém que não frequentou a escola ou parou de estudar. No Brasil, a cada dez pessoas, três não conseguem escrever corretamente, ler e interpretar textos simples ou fazer contas. De acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), 13% da população brasileira que conclui o ensino médio tem analfabetismo funcional.
Analfabetismo no Brasil.
Os programas de acesso à educação básica e planos de alfabetização aplicados no Brasil resultaram em uma queda no número de analfabetos. No entanto, a diminuição dos analfabetos brasileiros ainda é lenta.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma queda gradativa no analfabetismo no Brasil, considerando a população acima de 15 anos. Por exemplo, em 2017, eram mais de 11,4 milhões de analfabetos, número que caiu para cerca de 11,3 milhões em 2018.
O Brasil tem a alfabetização como uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE). O objetivo do plano é que o analfabetismo da população brasileira seja erradicado completamente até 2024. Infelizmente, a evolução da meta está abaixo do esperado para 2015 – ano utilizado como parâmetro –, quando se esperava que pessoas com 15 anos ou mais tivessem taxa de alfabetização de 93,5%, mas o patamar atingido foi de 93,2%.
Veja também: Novo ensino médio - entenda a reforma.
Como as desigualdades regionais interferem no acesso à educação, o plano do Ministério da Educação é que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) consiga promover o ensino básico de forma igualitária em todo o país, determinando um perfil curricular a ser trabalhado por todas as escolas. Se haverá benefícios com a BNCC, ainda não é possível ter noção por ser uma decisão recente e que levará alguns anos para ser implementada. O desafio é unir conteúdo, estrutura física das escolas e recursos humanos capacitados de maneira igual em regiões tão diferentes em aspectos econômicos e geográficos.
Alfabetizar é preciso!
Não alfabetizar é dificultar o acesso à saúde, à informação, ao mercado de trabalho, às condições mais dignas de vida. Não promover a educação básica é transformar o ser humano em apenas mais um número em milhões, tirando do indivíduo a chance de expressar sua opinião, de exercer sua cidadania plenamente, além de torná-la vulnerável à manipulação. Que a sociedade consiga seguir em frente no que prevê o artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos e, enfim, afirmar: "Todos os seres humanos têm direito à educação".

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PI: a Prefeitura de Campo Largo do Piauí realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 55 (cinquenta e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 26/09/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.000,00.

RN: as Prefeituras de João Câmara, Jardim de Angicos, Parazinho e Pedro Avelino, e também a câmara municipal de Guamaré realizarão CONCURSO PÚBLICO oferecendo 293 (duzentas e noventa e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 02/10/2019. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.000,00. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público agrega, hoje, 235 deputados e seis senadores. Coordenação de Israel Batista, da representação do Distrito Federal na Câmara. Batista é filiado ao PV. # Ricardo Braga foi nomeado titular da Secretaria Especial da Cultura, órgão do Ministério da Cidadania. Assume a vaga de Henrique Pires, que pedira demissão "por não admitir censura" à criatividade. # Plano para este ano prevê incorporação de três ministérios. Pasta de Direitos Humanos e Cidadania vai para Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura. Turismo passa a integrar Meio Ambiente. Infraestrutura absorve Desenvolvimento Regional. # Definida, não; provável, sim. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, pensa em lançar em 2022, candidatura de Erick, seu filho transgênero, à Câmara dos Deputados. Para confirmar o projeto, Wilson renuncia ao Palácio da Guanabara. Pode concorrer a outro cargo. A Presidência da República, por exemplo. # É possível que a paranaense Gleisi Hoffmann seja desafiada no projeto de reeleição ao comando nacional do PT. Sublinhe-se que a deputada tem o principal cabo eleitoral do Partido dos Trabalhadores, Lula da Silva. Congresso será em São Paulo, mês de novembro. # "Não há democracia efetiva sem um verdadeiro poder crítico" (Pierre Bourdieu, sociólogo francês). FONTE: Walter Gomes, Jornalista - Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 05 de setembro de 2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 08: Ceição Costa – FUNDASE, Enilson Soares, José G. Diniz – Facebook, Josias Batista – PT, Luiz Carlos Martins – Prof., Márcio Dias – Petrobrás e Maria José Rocha – Autônoma. SEGUIDOS POR: Ana Maria Fernandes – Enfermeira (09); Carlos Henrique Happer Cox – Adv. (10); Eliete Vieira – Sindicalista e Fátima Melo – Detran/RN (11); Suzi Oliveira – Sobrinha (12); Felipe Caetano de Oliveira – Prof., Laércio Eugênio – Artista Plástico e Maurílio Carneiro – Visão Missionária (13). E DIA 14: Neuma Maria – FUNDASE, Rosilene Soares – RF e Valdenice Firmino – FUNDASE.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Muito obrigado amigo, temos que apagar a velinha comemorando e dizem que é o nosso aniversário, mas sob um ponto de vista é nossa contagem regressiva, sob outro aspecto é a comemoração da resistência, de tantas lutas e muitas vitórias, afinal estamos aqui para contar, para esbravejar com tantas maluquices de um mundo cruel e insano, mas se estamos comemorando é porque vencemos, o importante agora é saber que a nossa passagem fizemos muitos amigos e enquanto estivermos lutando faremos mais ainda. Abraço amigo Hermes, Flávio Xavier".E vamos seguindo em frente à viver sem ter vergonha de ser feliz, assim disse o saudoso poeta Gonzaguinha. Saúde e paz companheiro, pra você e demais familiares!

MEMÓRIA:
HÁ 119 ANOS: Instalava-se o Colégio 7 de Setembro, 1ª Escola em curso secundário de Mossoró e considerada uma das melhores do RN, por oferecer um currículo de vanguarda para a época e uma equipe de alto nível, em 07/09/1900. FONTE: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira;
E HÁ 69 ANOS: Inaugurada a Rádio Difusora de Mossoró, em 07 de setembro de 1950;
DIA: hoje Dia da Independência do Brasil. Amanhã (08) será Dia da Dedicação, Dia da Pátria de Andorra, Dia Internacional da Alfabetização e Dia do Fisioterapeuta Holístico.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
No início da década de 1970, era vocalista e percussionista de uma banda de bailes carioca chamada "Los Panchos Villa", ao lado de Kiko e de Feghali. Nessa época, já frequentava as apresentações da banda "Os Famks", que tinha grande influência na noite carioca. Em 1974, recebeu o convite para cantar e tocar nessa segunda banda. Logo após entrar, convidou Kiko para substituir o guitarrista. O nosso homenageado canta e toca diversas músicas do grupo, incluindo "Canção de Verão", "Clarear", "Sensual" (na versão original de 1983), "Volta pra mim", "Whisky a Go-Go" (na versão "ao vivo", no álbum "Agora Sim", no Roupa Acústico I e no álbum Roupa Nova 30 anos), "Linda Demais", "Meu Universo É Você", "Vício", "De volta pro futuro", "Chama", "Asas do Prazer", "Os Corações não São iguais", "Maria Maria", "Felicidade", além de canções mais recentes como "À Flor da Pele", "A Lenda", "A Metade da Maçã", "Frio da solidão" e "Já nem Sei mais" ao lado da dupla Chitãozinho e Xororó, "Retratos Rasgados", "Reacender" ao lado de Ben's Brother, gravada para o álbum Roupa Noa em Londres de 2009 e Sonhando Com Os Pés no Chão do mais recente álbum Todo Amor do Mundo lançado no final de 2015. Com o Roupa Nova ele já dividiu os vocais com importantes nomes de música nacional e internacional como "The Commodores" em "Esse Tal de Repi Enroll", Ivete Sangalo em O Sal da Terra, Zélia Duncan em Feira Moderna, Elba Ramalho em Fé Cega, Faca Amolada, Majorie Estiano em Flagra, Ben's Brother em Reacender, Fresno em Show de Rock'n Roll, Zezé Di Camargo e Luciano em Depende, Marcos e Belutti em Mar de Lágrimas, Tico Sana Cruz em Princípio de Um Novo Tempo e Angélica em Você, O Surf e Eu, entre outros. Em 2009, devido a problemas de saúde, foi substituído em apenas três shows do Roupa Nova pelo ex-vocalista da banda Rádio Táxi, Maurício Gasperini. Logo se recuperou e voltou à atividade. Ele está com o Roupa Nova há mais de 35 anos e está longa história foi resumida no CD e DVD Roupa Nova 30 Anos lançado pelo próprio selo da banda, Roupa Nova Music, em 2010, trazendo os principais hits que marcaram a carreira do sexteto. É pai de Pepê, baterista da banda Jamz revelada no programa Super Star da Rede Globo. O cantor também é pai da cantora Twigg que recentemente gravou um dueto com o Roupa Nova na canção "O Barquinho" presente no álbum duplo comemorativo dos 35 anos de carreira da banda intitulado "Todo Amor do Mundo" lançado no final de 2015 pela gravadora Roupa Nova Music. Reportamo-nos sobre PAULO CÉSAR DOS SANTOS, 67 anos, nasceu no Rio de Janeiro/RJ em nasceu em 06/09/1952, conhecido artisticamente chamada por PAULINHO – Banda Roupa. Sua discografia consta de 97 discos gravados de 1974 a 2019 sendo: 04 discos com Os Famks (1974/1979) e demais com a Banda Roupa Nova - 17 álbuns em estúdios (1981/2015), 05 Ao Vivo (1991/2012), 15 álbuns de compilação (1989/2006), 01 EP – Extended Play (2008) e 55 singles entre 1980 a 2019. Dotes artísticos: Voz e percussão. Gênero musical: MPB e Pop. Atividade: de 1974 até o presente momento. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Paulinho_(músico).

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"O canto das cigarras". (Rosângela Trajano).

O canto das cigarras
Em final de tarde
É uma bela poesia
Que na alma arde.

O canto das cigarras
Nos traz a paz
Anuncia sabedoria
É bonito demais.

O canto das cigarras
É uma sintonia
De corpo e alma
Encanto de alegria.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos independentes brasileiros, fisioterapêutas holísticos e aos alfabetizados no mundo inteiro.
QUEM canta ...
"Dona desses traiçoeiros / Sonhos sempre verdadeiros / Oh Dona desses animais / Dona dos seus ideais ...". ("Dona" – De: Sá & Guarabira, canta: Roupa Nova.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário