domingo, 25 de agosto de 2019

BDC - Coluna de Notícias 866.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XI – Edição nº 866 (geral) e 30ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, domingo, 25 de agosto de 2019. – Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 34/52, dias: 237/365 e faltam 128 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
DEFINIÇÃO DE STATUS: "É comprar uma coisa que você não quer, com um dinheiro que você não tem, pra mostrar pra gente que você não gosta, uma pessoa que você não é". Rachando o Bico, março/2014 - Marcos Sá de Paula. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
SUCESSÃO NO SINTAUERN – UM PESO E VÁRIAS MEDIDAS! Requer muito estudo e estar muito bem preparada pra passar pelo processo sucessório no Sindicato dos Técnicos-administração da Universidade do Estado do Rio Grande do norte, na última terça-feira (20) 604 sócios compareceram às urnas (07) para escolher os novos dirigentes na gestão 2019/23. O processo de angustias começa desde a expectativa da publicação de edital onde o estatuto prevê que seja aberto pelo menos "120 dias antes do término do mandato" e no caso seria aberto no final de maio. Com tantas "artimanhas para dificultar os opositores" a Assembleia Extraordinária para "homologar a Comissão Eleitoral" (que já vai pronta e não eleita) é publicada em menos de uma semana antes do dia 29 de julho e esta, CE, abre o prazo para registro de chapa/s contados cinco dias com um sábado e domingo nesse intervalo sem a citada CE dá plantão a receber inscrições, pode!? Nesse interim aguardam-se dois dias para publicar o/s registro/s de candidatura/s e mais dois dias para possível impugnação..., e houve um pedido, mais dois dias para defesa da chapa impugnada. A impugnação arrazoou-se em irregularidades conforme regras estatutária do sindicato - vez que a gestão atual não presta contas regularmente e imagine irregularmente! Há uma grave falha a CE eleitoral não ter poderes de indeferir registro de candidatura por improbidade administrativa em caso de reeleição, mas indeferiu o pedido pela chapa opositora. Pensando que tudo "já se normalizara" chega uma notificação para a chapa opositora fazer uma substituição de membro por este "não está filiado ao sindicato há doze meses" e a solicitação foi atendida nas pressas para a campanha realmente começar. É Publicada a homologação das candidaturas..., sobram cinco dias de campanha com mais um sábado e domingo ao meio – obrigando os/as candidatos/as a tirarem o sossego do/a eleitor/a em seus lares e lazer em citados dias. MAIS SUPRESAS: chega dia "D" da votação e durante a coleta dos votos "dois candidatos da chapa situacionista" foram votar e veio a "descoberta que não são sócios", isso mesmo..., "NÃO ERAM NEM SÓCIOS"! TUDO INDICA QUE SE FILIARAM EM MENOS DE 30 DIAS". Nessa condição o estatuto permite que eles só poderiam votar e "nunca serem votados" ... . Como pode? Por que a CE não tomou a mesma previdência das substituições na mesma época da chapa opositora? E igual período? Muita má fé nessa procissão, digo, "nesse processão!" - Boa leitura nobre leitor/a.

ESTIMULADOS POR BOLSONARO, FAZENDEIROS PROMOVEM "DIA DO FOGO" NA AMAZÔNIA. Os reiterados ataques do presidente Jair Bolsonaro (PSL) às políticas ambientais, aos ambientalistas e aos órgãos de fiscalização estimularam fazendeiros da região amazônica a promoverem no último fim de semana um "dia do fogo" ao longo da BR-163, no sudoeste do Pará. Várias cidades foram cobertas por densas nuvens de fumaça.
A ideia, segundo o jornal local Folha do Progresso, era chamar a atenção do governo. "Precisamos mostrar para o presidente que queremos trabalhar e único jeito é derrubando. E para formar e limpar nossas pastagens, é com fogo", afirmou ao jornal um dos organizadores da manifestação.
Na quarta-feira (14), dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostraram o tamanho do estrago feito pelos fazendeiros.
No sábado (10) a principal cidade da região, Novo Progresso, teve 124 registros de focos de incêndio, aumento em 300% em relação ao dia anterior. No domingo, foram 203 casos. Outra cidade bastante atingida foi Altamira, com 194 casos no sábado e 237 no dia seguinte.
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, o Ministério Público Estadual investiga o caso.
O jornal lembra que, após a posse de Bolsonaro, o Ibama parou de fiscalizar as queimadas em Novo Progresso porque suas ações perderam apoio da Força Nacional, ligada ao Ministério da Justiça, e da Polícia Militar. FONTE: brasildefato.com.br/.
"Está queimando mais do que nunca", diz fotógrafo com mais de 50 viagens à Amazonia. 

SINAI - DISSÍDIO 2011/12: SINDICATO CONVOCA BENEFICIÁRIOS DA DATANORTE. O SINAI-RN está convocando um grupo de beneficiários do dissídio 2011/2012 da DATANORTE a comparecer ao Sindicato. O objetivo do chamado é para que seja feita a comprovação da prioridade do beneficiário tendo em vista fatores como idade e doenças graves. Ao todo, a lista contém 88 pessoas (Veja os nomes acessando: www.sinairn.com.br).
Quem estiver na relação deve se dirigir o mais breve possível a sede estadual do SINAI-RN, em Natal, ou as regionais de Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró munido de RG ou CNH e CPF.
A reposição de perdas cobradas na Ação é no índice de 4,80% incorporado em novembro de 2014 e compreende o período entre maio/2012 a outubro de 2014. Os precatórios, de acordo com a Justiça, já estão dentro do orçamento do Estado do RN para 2020. FONTE: www.sinairn.com.br, em 22/08/2019.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (635). Olá pessoal, registro meu sentimento de que o nosso país arde literalmente, a Amazônia, que é internacional, pega fogo sob os olhares condescendente e negligentes dos Governos, do Brasil e, os dos Estados localizados na região, é como se não fosse gravíssima a situação, espécie de animais que morrem nas chamas, ao calor que já é grande, além do que as potências europeias começam a ameaçar suspensão das importações brasileira, como se já não bastasse tudo isso, falta estrutura, como está claríssimo, não há fiscalização, falta pessoal, esse o estado de coisas causado pelo Estado mínimo, bom pra o capital, péssimo para o povo. O Governo Bolsonaro continua insinuando aleivosias irresponsáveis sobre desmatamentos e queimadas, ele se obriga assumir o papel definido pela maioria da sociedade, que não é de deboche, nem de acusações sem fundamentos, e sim de cuidar das coisas do país. Santino Arruda, via facebook, em 23/08/2019.

FIQUE SABENDO... "Má distribuição de renda coloca 728 mi na lista dos que têm insuficiência alimentar". Fonte: Folha Online - 22/08/2019, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br/.
Maior produção agrícola e menores preços de alimentos podem reduzir número para 399 mi em 2029, segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
A desigualdade de renda coloca 728 milhões de pessoas na lista dos que têm insuficiência alimentar. Esse número se refere a 76 de países classificados como de baixa e média renda. A situação é crítica porque nas décadas recentes houve alta nos preços das commodities e má distribuição de renda.
Em 14 desses países há insuficiência alimentar em mais de 50% da população. Destes, nove estão na África e três na Ásia. Os dados são de estudo do Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).
A insuficiência alimentar é medida pelos que não atingem o consumo básico de 2.100 calorias por pessoa por dia. Essa quantidade de calorias é necessária para a manutenção de um nível de vida saudável e ativo. Cálculos do Usda indicam que, para sair do patamar que estão e atingir o nível necessário de calorias, os consumidores desses países necessitariam de pelo menos mais 33,5 milhões de toneladas de alimentos.
O Usda prevê, porém, que o cenário melhore em uma década. Produção agropecuária maior, preços mais acessíveis dos alimentos e evolução da renda per capita vão permitir que o percentual atual de 19,3% da população desses países com insuficiência alimentar caia para 9,2% em 2029.
Mesmo assim, ainda serão 399 milhões de pessoas com carência nesse grupo de países. Daqui a dez anos, esses consumidores estariam com um déficit de 22 milhões de toneladas de alimentos, em relação ao que necessitariam. Os números do Usda indicam que são regiões com produção de alimentos inferior ao consumo. Em 2029, a demanda será de 1,1 bilhão de toneladas de grãos nessa lista de países, um volume 361 milhões superior ao da produção.
Renda dos consumidores e patamar dos preços dos alimentos serão decisivos no setor em uma década. Por isso, a Ásia terá uma das melhores recuperações, uma vez que a renda deverá crescer mais do que em outros países analisados pelo estudo do Usda.
Atualmente, 13,9% da população dos 22 países asiáticos relacionados pelo órgão norte-americano têm deficiência alimentar. Em 2029, serão apenas 3,5%. A situação mais grave ocorre na África Subsaariana, onde 35% da população não chega aos padrões necessários de alimentação. Em 2019, ainda serão 22,5% porque é uma região que tem grande evolução da população e renda baixa.
Em alguns países a situação é bastante crítica e deve mudar pouco nos próximos dez anos. Na República Democrática do Congo, 79,8% estão na linha de insuficiência alimentar. Em 2029, serão 79,6%. O Usda inclui também o Haiti como um dos países mais afetados pela falta de alimentos. Neste ano, 47,2% da população está abaixo dos padrões alimentares necessários. Em 2029, a taxa será de 37,6%.
O Usda avalia 22 países da Ásia, 11 da América Latina e do Caribe e 43 da África. O Brasil não está incluído nessa lista.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
BA: A Prefeitura de Candeias/BA realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 189 (cento e oitenta e nova) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/08/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 13.000,00.

CE: Câmara Municipal de Fortaleza/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 31 (trinta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/08/2019. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.182,48. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: Amplia-se no MDB montagem de chapa única, liderada pelo deputado paulista Baleia Rossi, para comandar executiva nacional do partido. Eleição está marcada para outubro. /// Podemos, partido contrário à indicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ) para embaixador do Brasil em Washington, retirou Romário Faria (RJ), provável apoiador do deputado, da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Para o lugar, designou Marcos do Val (ES), opositor declarado da proposta palaciana. /// Pergunta perdida na amplidão da Esplanada dos Ministérios: "Até tu, Fernando Haddad"? /// Do dirigente nacional do Novo, João Amoêdo, em comunicado no Twitter: "Esclarecemos que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, não foi indicação do nosso partido e, portanto, não representa a instituição. Ele foi escolhido pelo presidente da República e a ele responde". /// Nada fica permanentemente fora do conhecimento público. Deltan Dallagnol foi procurador-pajem do então juiz Sergio Moro e, agora, como se sabe, é investigado por subversão ético-comportamental. /// "As mulheres têm um papel político muito importante e a capacidade de espalhar aquilo em que acreditam" (Ruth Cardoso, antropóloga e professora, foi primeira-dama do Brasil na presidência Fernando Henrique Cardoso). FONTE: Walter Gomes, Jornalista - Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 23 de agosto de 2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NAS ÚLTIMAS SEMANAS!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 11: Ceiça Freitas – Facebook, Eliane Balbino – Sobrinha, João Batista Xavier – Prof., Josivan Carlos – Facebook; Reinaldo Araújo – Instrutor e Zélia Ferreira – FUNDASE. SEGUIDOS POR: Delmira Costa – Profª. e Lucas Alves – Autônomo (12); Fátima Gê – DATANORTE, Jânio Fernandes – Prof. e Teófilo Viana – Tio (13); Gilberto Loia – Músico e Maria Iraneide Solano – FUNDASE (14); Ivone Duarte – Sítio Picada, Naja Alves – SINDSERPUM e Ugmar Nogueira – Radialista (15); Alcides Andrade – Adv., Dhiego Lukas – Autônomo, Franklin Filgueira – Prof., Heloísa Roldão - Estudante, Ivone Duarte - Ivonzélito Nunes – Adv., Jacira Marques – Téc. Enfermagem, João Moura – EMATER, Júlio César Fernandes – Empresário e Marilene Paiva – Colunista Social (16); Júlia Almeida – Estudante e Tebas – Prof. (17); Aldemir Fernandes –Autônomo (18); Milton Mendonça – IDIARN e Zuleica Lima – UERN (19); Expedita Sales – FUNDASE, Lendro Pinheiro – Facebook e Petrônio Andrade – UERN (20); (21); João Ítalo – EMATER, Margarete Pereira – FUNDASE, Maria Célia – FUNDASE, Nonato Santos (UERN) e Wilson Cabral – Prof. (22); Ninete Dantas – FUNDASE (23). E DIA 24: Amâncio Honorato – UERN e Irinaldo Alves – Facebook.

MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 822/2018 (de 20/08): Em debate pré-eleitoral: partidos defendem privatização da água; SINAI firma novo convênio com o SESC; Ações de 13º Salário 2017 - DATANORTE e CEASA; Bronca do leitor/internauta (595) – por Francisco Martins; Fique sabendo... "19 de agosto: Dia Mundial da Fotografia".
HÁ 26 ANOS: Criação da Fundação Municipal de Cultura, pelo Prefeito Dix-huit Rosado, através da Lei Municipal 008/93, em 24 de agosto de 1982;
DIA: hoje Dia do Exército Brasileiro e Dia do Feirante e Dia do Soldado. Amanhã (26) será Dia Internacional da Igualdade Feminina.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É uma cantora, compositora e multi-instrumentista, de ascendência portuquesa e japonesa. Embora ainda vocalista da banda Pato Fu, lançou-se em 2007 uma carreira solo com boa repercussão, chegando a gravar um disco em parceria com o ex-guitarrista do The Police, Andy Summers, em 2012. Além de cantar, ela toca guitarra, violão e compõe para o Pato Fu. PRIMEIROS PASSOS - Embora nascida no Amapá, nossa homenageada vive desde os nove anos de idade em Belo Horizonte, onde iniciou sua carreira musical. Os avós paternos da cantora eram japoneses. O seu avô materno era português e a avó alagoana. Desde pequena ouvia música, especialmente rock inglês e pop rock, embora tenha crescido, pela influência da família, com a MPB - um dos motivos de produzir um disco solo em homenagem a Nara Leão. Começou a ler Gibis de Maurício de Sousa, depois Monteiro Lobato e Cecília Meireles. FORMAÇÃO - Graduou-se em 1993 em Relações Públicas na Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo ela, se parasse sua carreira musical, exerceria a profissão. CARREIRA MUSICAL - Sua carreira musical começou quando ela entrou para a banda "Data Vênia", onde permaneceu de 1988 até ao fim do grupo em 1992. Na banda "Fernanda e 3 do Povo", assim como em "Data Vênia", não lançou nenhum disco e não alcançou repercussão. Entrou em 1991 para a banda "Sustados por 1 Gesto", que veio a ser o embrião do Pato Fu. No Pato Fu, alcançou popularidade como artista, instrumentista e letrista. O sucesso da banda acabou aparecendo no exterior. Além das canções em português, ela grava com frequência canções em inglês e japonês, tendo já cantado também em francês e espanhol na discografia com o Pato Fu. Em 2021, ela entrou na lista das 10 melhores cantoras do mundo, realizada pela revista Time. A mesma revista realizou uma outra lista com as melhores bandas do planeta, onde o Pato Fu foi incluído ao lado de outros grupos, como Radiohead, U2 e Portishead. Formada em Relações Públicas e Comunicação Social pela UFMG em 1993, foi sócia de uma empresa de comunicação visual, a DMJ (esta produziu a capa dos dois primeiros discos da banda). No dia 15 de setembro de 2003, recebeu a Medalha de Honra da Universidade Federal de Minas Gerais em cerimônia realizada no auditório da Universidade. Fora da música, realiza postagens em blog e colabora com crônicas nos jornais Correio Brasiliense e O Estado de Minas. Em novembro de 2007 lançou pela Panda Books seu primeiro livro, "Nunca Subestime uma Mulherzinha", uma reunião de crônicas e contos publicados nesses jornais. Segundo escreve no livro, "(...) a gente ainda alimenta algumas ideias moldadas por um certo movimento retilíneo uniforme bobo do nosso cérebro. Pra qualquer assunto temos lá nossas considerações a fazer. E um dos seres mais agraciados com opiniões dos outros somos nós, as mulherzinhas. E o pior: também fazemos parte dessa engrenagem e, de certa forma, nos sabotamos sem querer". Os textos são tidos como confessionais e humorísticos. A Associação Paulista de Críticos de Arte elegeu o solo Onde Brilham os Olhos Seus — em que ela canta canções do repertório de Nara Leão — como o melhor disco de MPB do ano de 2007. Sua maior característica ao lado do Pato Fu é a mistura entre o som da banda − com utilização de guitarras, efeitos eletrônicos, performances de baladas — e seu timbre de voz suave e bastante característico. Em 2009, gravou o registro ao vivo em DVD da turnê, intitulado de Luz Negra, que ganhou diversos prêmios, incluindo Melhor DVD. Nesse show a cantora foi além do repertório de Nara Leão, interpretando também canções como Ben, de Michael Jackson, Ordinary World, de Duran Duran, 5 Discos, de autoria da própria cantora. Com o Pato Fu, regravou vários clássicos em 2010 tocados com instrumentos de brinquedo para disco Música de Brinquedo, ganhando grande receptividade do público. Seu segundo livro foi lançado em 2011 chamado "A Mulher Que Não Queria Acreditar", reunindo 40 outros contos que foram originalmente publicados na coluna da escritora no Jornal Estado de Minas. Segundo a cantora, seus textos são produzidos em seu tempo livre de show da carreira solo ou com o Pato Fu. No mesmo ano, foi convidada para gravar duas canções em português da trilha sonora do filme Wennie the Pooh. Em 2012, é anunciada a parceria dela com Anndy Summers, ex-integrante do The Police. O guitarrista, além de produtor do disco, também compôs letras especialmente para a voz da cantora. O projeto foi lançado no mesmo ano, sendo que o disco bilíngue possui cinco canções em português e seis em inglês. Chegou a fazer uma participação especial em um show da banda Duran Duran, da qual sempre declarou ser muito fã, cantando junto ao vocalista da banda a canção Ordinary Worold — que também está em seu DVD solo Luz Negra. No dia 30 de junho de 2012, participou do programa Som Brasil, onde interpretou canções do Clube da Esquina. Em 2013, junto com o marido e parceiro de banda, John Ulhoa, compôs 27 canções para a trilha sonora do espetáculo "Aventuras de Alice no País das Maravilhas", um dos três espetáculos que integraram a chamada "Trilogia do Mundo Moderno" do grupo de teatro de bonecos Giramundo. Além da trilha sonora, emprestou sua voz à personagem Alice no espetáculo. A trilha deve ser lançada em CD. Em 2014, após ganhar verba enviando seu projeto para a Natura Musical, e anuncia seu quarto disco solo, intitulado Na Medida do Impossível. No disco, ela conta com participações de artistas como Pitty (que compôs com a cantora a faixa Seu Tipo) e Samuel Rosa, com quem divide os vocais na canção Para Curar Essa Dor. Além de parcerias, como com o Padre Fábio de Melo, a cantora ainda assina a autoria de algumas das faixas do disco, como "Partida" e "Quase Desatento". No mesmo ano, anunciou que lançaria, também, um disco de inéditas com sua banda, o Pato Fu. Em 2017, seu álbum Na Medida do Impossível ao Vivo no Inhotim foi indicado ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Projeto Gráfico. VIDA PESSOAL – É casada desde 1995 com o músico John Olhoa. Em 2 de outubro de 2002, em Belo Horizonte, através de uma cesariana, nasceu a única filha do casal: Nina. A jovem tem seguido a carreira musical como os pais, e em 2010 gravou algumas faixas do disco Música de Brinquedo. Reportamo-nos sobre: FERNANDA BARBOSA TAKAI, 48 anos, artisticamente conhecida por FERNANDA TAKAI, nasceu em 25/08/1971 na cidade de Serra do Navio/Amapá e está em atividade até o presente momento. Sua discografia consta de 33 discos gravados entre 1993/2015 sendo: 13 com Patu Fu, 04 solos, 05 DVDs com Patu Fu e 02 solos. Além de 09 singles. Dotes artísticos: compositora, cantora, guitarra e violão. Gênero: Indi Rock, Rock Alternativo, Pop Rock, Rock Experimental e MPB. FONTE: http://pt.wikipedia.org/siki/Fernanda_Takai.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"A flor de campo". (Rosângela Trajano).

A flor do campo
Olhou pra mim
Com suas pétalas
De beleza sem fim.

A flor do campo
Estava molhada
Toda contente
Porque foi regada.

A flor do campo
Fez confidência
Amava a terra
E sua sapiência.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: ao Exército Brasileiro, aos feirantes e aos soldados.
QUEM canta ...
"Você diz que é operário / Sai em busca do salário / Pra poder me sustentar / Qual o quê No caminho da oficina / Há um bar em cada esquina / Pra você comemorar / Sei lá o quê ...". ("Com Açúcar, Com Afeto" – De: Fernanda Takai, canta: F.T.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário