sábado, 13 de julho de 2019

BDC - Coluna de Notícias 863.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XI – Edição nº 863 (geral) e 27ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, domingo, 14 de julho de 2019. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 28/52, dias: 195/365 e faltam 170 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
"DA SÉRIE ASSIM DISSERAM ELES: O júri é um grupo de pessoas escolhidas para decidir quem tem o melhor advogado". Eric Ambler (1909/1998). - Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
XIBOM-BOMBOM: Que "graças a articulação com a sociedade" Rodrigo Maia se reporta? Onde ouve conversação e amplo debate direto ou com segmentos representativos dessa "sociedade" para aprovação desse desastre com a previdência social que, claramente, só quem comemora são os parlamentares (i)responsáveis e patronato do segmento privado em suas privadas estruturas e mansões. E de lá a festa é tocada assim: "Analisando essa cadeia hereditária / Quero me livrar dessa situação precária / Onde o rico cada vez fica mais rico e o pobre cada vez fica mais pobre / E o motivo todo mundo já conhece, E que o de cima sobe e o de baixo desce ...". Boa leitura nobre leitor/a.

CONSTRUTORA É CONDENADA A PAGAR MULTA POR IMÓVEL ENTREGUE COM ATRASO. RIO. A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenou a Gafisa a pagar multa moratória prevista em contrato a uma empresa por atraso na entrega de uma sala comercial na Barra da Tijuca. Para o relator do processo, desembargador Sérgio Nogueira de Azeredo, as alegações de atraso decorrentes da falta de mão de obra qualificada na construção civil, de chuvas prolongadas e de morosidade da administração pública municipal não afetam a obrigação de entrega no prazo dos encargos assumidos.
Tais acontecimentos constituem elementos ínsitos à natureza da própria atividade desempenhada, a configurar fortuito interno, o qual não exclui a responsabilidade e o correlato dever de indenizar. A área empresarial deve ser suportada justamente pela parte que aufere os lucros decorrentes do empreendimento, não se afigurando razoável a imputação dos riscos inerentes à exploração da atividade econômica ao consumidor - explicou o magistrado na decisão.
Para o desembargador, no entanto, não cabe indenização por dano moral uma vez que não foram apresentados no processo elementos que demonstrem lesão ou abalo à imagem comercial da empresa. Entenda o caso acessando: www.sosconsumidor.com.br.

FES INICIA CONSTRUÇÃO DO "DIA ESTADUAL DE PARALISAÇÃO. Junto a outras entidades que compõem o FES (Fórum Estadual dos Servidores), definiu o dia 13 de agosto: Dia Estadual de Paralisação em Defesa do Funcionalismo. Para tanto, na tarde de 09 de julho, representantes sindicais participaram da reunião do Fórum que aconteceu na sede do SINAI-RN.
A reunião das entidades que tratou dos seguintes temas: construção do Dia Estadual de Paralisação (13 de agosto); aumento de 16,38% para os servidores (ativos, aposentados e pensionistas); e definição quanto ao calendário de pagamento do ano de 2019 e folhas em atraso. Em suma, na reunião se fez uma reafirmação das reivindicações e iniciou-se o planejamento do dia 13 de gosto.
13 de agosto – Dia Estadual de Paralisação em Defesa do Funcionalismo
O Dia Estadual de Paralisação foi definido durante reunião do Fórum realizada em 02 de julho. Naquela ocasião, representantes das entidades discutiram o resultado da audiência com a Governadora, ocorrida em 27 de junho.
A parada local que acontecerá em 13 de agosto visa defender o pagamento das folhas ainda em atraso; reposição salarial para o conjunto dos servidores; realização de concursos públicos; e tratamento igualitário para todas as categorias, entre outras demandas.
A programação para a data está sendo elaborada pelo Fórum e alguns movimentos sindicais já têm mobilizado suas bases. No dia, a expectativa é que haja mobilizações na capital e em diferentes pontos do Estado.
EDUCAÇÃO - A PARADA TAMBÉM É NACIONAL.
Também no dia 13 de agosto, em âmbito brasileiro, acontece a Parada Nacional da Educação. Convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), conforme deliberação da 9ª Conferência Nacional de Educação Paulo Freire que aconteceu no final de junho, a data tem como mote a defesa da educação pública e a luta contra a Reforma da Previdência.

PEDRO KOSIBA, REPÓRTER OPNATIVO POR UMA EDIÇÃO! Prezado Hermes, concordo com a bronca do leitor (edição 863). Por que realmente, as centrais sindicais deveriam fazer um trabalho mais elaborado junto a sociedade, discutir com ela, as reais consequências aos trabalhadores em relação a aprovação da Reforma da Previdência. A quem interessa essa reforma? Claro que não interessa aos trabalhadores, mas sim, ao empresariado, ao capital como sistema hegemônico. Este busca diminuir salários dos trabalhadores e aumentar o tempo de trabalho ou seja, aumentar o tempo de disponibilidade de anos, para que esse trabalhador se aposente, isso gera acúmulo capitalista. Como essa reforma pelos discursos que se apresentam, em um futuro próximo, isso é quase certo, o sistema público atual passaria para o controle privado, gerando lucros para os detentores desse controle. Enfim, quanto mais tempo se paga a previdência, menor é o tempo vida do recebimento dos benefícios previdenciários dos trabalhadores brasileiros. Além do que quanto mais tempo se trabalho, aparece um desgaste maior do corpo humano, muitos não chegariam a se aposentar devido aos problemas de saúde.
O capital quer trabalhador novo e com muita saúde, apresentou problemas de saúde, envelheceu, ficou mais lento, geralmente é despedido e não volta mais ao mercado trabalho, o que seria um ganho aos controladores da previdência, quer seja a entidade pública ou privada por não ter o tempo mínimo necessário para a aposentadoria.
A sociedade brasileira em minha visão, no caso da aprovação dessa reforma, se empobrece, os ricos cada vez mais ricos e os trabalhadores e os que ainda vão poder trabalhar, cada vez mais pobres, essa é a realidade futura que se apresenta, infelizmente. Pedro Ernani Kosiba.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (633). Amigo Hermes? Será que está esquecendo do MENSALÃO, que além dos procedimentos dos quais relata, esse episódio foi arrasador no início do 2 mandato do chefe da maior facção criminosa deste pobre país. Acho seu blog necessário e me sinto privilegiado em receber suas informações, mas, as vezes penso que dá um branco e esquece que tudo que há de pior nesse país, foi protagonizado pelo "PT". Acho o Sr. BOLSONARO, extremamente despreparado, mas, no entanto, não é LADRÃO. Coisa que não se pode dizer do BODE. Edvar de Jesus, via Whats App, em 12/07/2019.
NOTA DO EDITOR. Companheiro e estimado Edvar, não estou esquecendo nada do que vejo na política nacional e local, são pontos de vista e credo, meu e seu, analisarmos dentro do que entendemos e defendemos. Condeno toda prática de roubo seja de um caminhão carregado de fósforos ou dele desviado uma caixa ao chegar em seu destino. Os valores são imensamente diferentes mas no item desonestidade é a mesma coisa. Roubou é cadeia, não só para PeTista! Como o amigo citou o Bolsonaro, te enviei dois vídeos em que o então deputado declara que "sonega mesmo", e quem sonega rouba – consequentemente quem rouba é LADRÃO!

FIQUE SABENDO... "Só para esclarecer – esquerda, direita". Carlos Escóssia – é professor. FONTE: Facebook pessoal em 12/07/2019.
A ideologia de esquerda defende, principalmente, as classes sociais menos favorecidas na sociedade... .
Gostaria de esclarecer aos desinformados e não afeitos a leitura e acúmulos de conhecimentos (neofascistas e coxinhas), que ser de esquerda não significa obrigatoriamente ser PETISTA.
Com toda certeza, explicar isso a um ou uns "asno(s)" é uma tarefa herculana e praticamente impossível.
Mais vamos tentar mostrar a origem do termo "esquerda", como um posicionamento político/ideológico, que surgiu durante as Assembleias Constituintes Francesas do século XVIII.
Nessas sessões, havia a clara separação entre os grupos burgueses e conservadores, que sentavam do lado direito na assembleia, por não gostarem da participação dos grupos populares. As pessoas que pertenciam às classes mais humildes, e que eram adeptas do revolucionismo, ficavam do lado esquerdo da sala.
A partir deste cenário, o termo "esquerda" passou a simbolizar o ideal de luta pelos direitos populares e pelos trabalhadores e a "direita" virou sinônimo de conservadorismo e elitismo.
A ideologia política de esquerda defende que o controle feito pelo Estado, através dos seus governos, é a solução para que exista igualdade entre os cidadãos.
De acordo com essa ideia o Estado deve ser o responsável por controlar o funcionamento de vários setores da sociedade, além de ser responsável por proporcionar educação, saúde, trabalho e outros direitos básicos aos cidadãos.
A ideologia de esquerda defende, principalmente, as classes sociais menos favorecidas na sociedade, ou seja, aquelas que necessitam de mais atenção e serviços públicos.
Os grupos de esquerda também são conhecidos por apoiarem sistemas de reformas sociais, como o socialismo e o comunismo.
PS. Eu, ou qualquer pessoa, pode ser de esquerda sem ser petista - ser ou não ser - é uma questão de opção.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PE: A UEFE – Universidade Federal de Pernambuco, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 166 (cento e sessenta e seis) VAGAS PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO, inscrições abertas no período de 30/07 a 22/08/2019. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.180,66.

PI: A Prefeitua de Jaicós/PI, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 71 (setenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 26/07/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 7.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
REFORMA DA PREVIDÊNCIA – Sem tratar do mérito da reforma, sinto que politicamente foi uma grande derrota para a esquerda. Na primeira votação, o governo conseguiu bem mais do que os 308 votos necessários para a aprovação da reforma. O discurso de dizer que a reforma "só prejudicará aos pobres", sem apresentar alternativas, não convenceu. FONTE: tiocolorau.com.br, em 12/07/2019.
RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: Relator da reforma previdenciária no Senado, Tasso Jereissati, tucano cearense, aponta setembro como marco conclusivo da proposta no Legislativo. Depende, somente, da aprovação em segundo turno na Câmara, início de agosto, conforme pretende Rodrigo Maia (DEM-RJ)# Sobrevivente da ditadura militar, mas enfraquecido por desvios de conduta político-ética, o MDB tenta reabertura de espaços nas urnas do futuro imediato. Teste inicial está marcado para consulta eleitoral no 04/10/2020. # “Parlamentares não devem ser fiéis a partidos, devem ser fiéis ao Brasil, que precisa da Reforma da Previdência”, proclama Janaina Paschoal (PSL-SP), deputada recordista de votos em todos os tempos. Mais: "Os mais pobres não podem seguir pagando a segurança dos mais ricos e é isso que ocorre com a legislação do momento, apesar de alardearem o contrário". # Apesar da ameaça de expulsão, oito dos 27 deputados inscritos no PDT contrariaram direção partidária e apoiaram reforma da Previdência. Na linha de frente, duas jovens mulheres no exercício do primeiro mandato: Silvia Cristina - capixaba com domicílio eleitoral em Rondônia, e a paulista Tabata Amaral. Silvia Cristina é jornalista e Tabata, cientista política. FONTE: Notas curtas para leitura rápida, https://walgom.com.br, em 13 de julho de 2019.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 14: Conceição Rosado – DATANORTE, Iara Carlos – PT e João Adelino – UFERSA. SEGUIDOS POR: Aluísio Barros – Prof., Fred Veras – Fotógrafo, Josenildo Freire – CMM, Osnildo Morais – PM e Sílvio Rodrigues – Representante Comercial (15); Clécio Bezerra – PMM, Isolda Dantas – PT/Mossoró e Pedro Carlos – Jornalista (16); Edson Carneiro – Intersindical, Francisco Piolho – Prof., Michel Gomes, Ribamar Freitas – Oba Show e Sérgio Miranda – Adv (17); Chagas Silva – UERN, Diego Tavares – DETRAN, Lenilza Morais – FUNDASE, Mizael Gadelha – Adv. e Vinícius G. A. Guerra – Pesquisador (18); Américo Oliveira – DATANORTE, Camila Souza – Natal; Debora Azevedo – A. Social, Eliel Elias – DATANORTE, Elza Xaxá – FUNDASE, Izaíra Thalita – Jornalista, Prof. Lemuel Rodrigues – UERN e Nadir Reis – FUNDASE (19). E DIA 20: Érika Lima, Fernanda Dutra – Assistentes. Sociais e Gledson Mário – Facebook.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Grande Hermes, grato pelo envio do jornal O Jabá" de guerra. Não é fácil sobreviver diante a invasão virtual nos meios de comunicação, inclusive, meu abraço Antônio Lima. Grande Lima, é verdade, muitos jornais quando não fecharam as portas pelo menos aderiram ao mundo cibernético. Saúde e paz amigo, pra você e demais familiares!

MEMÓRIA:
FUNDADOR DA KODAK: George Eastman (Waterville, Nova Iorque, 12/07/1854  - Rochester, Nova Iorque, 14/03/1921) foi um empresário estadunidense, fundador da Kodak e inventor do filme em rolo (filme fotográfico), ajudando a trazer a fotografia para o grande público. Em 4 de setembro de 1888 e registrou a marca Eastman Kodak. A letra "K" tinha sido uma das favoritas da Eastman, e junto de sua mãe, planejou o nome Kodak como um anagrama. Utilizou três conceitos básicos: o nome deve ser curto, não pode ter similar e não pode assemelhar-se ou ser associado a qualquer coisa. Gradualmente a Kodak foi adquirindo empresas rivais nos Estados Unidos, e entrou nos mercados europeus. Inventou a Kodak Brownie em 1900, em 1923 a câmera de filme de 16 mm chamada de Cine-Kodak e em 1932 a câmera de filme de 8mm.
HÁ 64 ANOS! Inaugurado, pelo Prefeito Vingt Rosado, o Serviço de Abastecimento d'Água de Mossoró, em 14 de julho de 1955;
DIA: hoje Dia da Liberdade de Pensamento, Dia do Doente/Enfermo, Dia do Propagandista Viajante, Dia Mundial do Doador de Sangue E Dia Mundial do Hospital. Amanhã (15) Dia do Combate ao Colesterol, Dia do Propagandista de Laboratório, Dia Internacional do Homem, Dia Mundial da Alimentação (Ver slide Alimentos Funcionais) e Dia Nacional dos Clubes.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi uma cantora brasileira. Conhecida como A Divina, é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira, além de um das mais talentosas cantoras de todos os tempos, reverenciada pelo público e pela crítica nacional e internacional. Nossa homenageada nasceu no Rio de Janeiro à Rua Ceará nº 05, no subúrbio de São Francisco Xavier, próximo ao Morro da Mangueira. Oriunda de uma família humilde, tinha o sonho de ser artista, e era levada pelo pai para cantar pelos bairros da zona norte carioca, cobrando ingresso (10 tostões) das outras crianças para ouvi-la cantar os sucessos de Vicente Celestino. O pai, Jaime Moreira Cardoso, era seresteiro e tocava violão, como levava a filha em suas apresentações. A mãe Maria José Pilar, era dona de casa e gostava de cantar; possuía cinco irmãos: Jaimira, Enedina, Nininha, Diva e Antônio. A família frequentava casa de sambas e festivais de música popular na cidade, além de conviver com grandes músicos na casa de Tia Ciata, amiga de seus pais e de seus tios Ivone e Pedro. Quando criança, também colocava em prática seu lado escritora e atriz, e costumava escrever peças e organizar teatros para as crianças da vizinhança, e sempre tendo como repertório de suas criações as músicas de Vicente Celestino. Embora almejasse brilhar nos palcos, sua vida não fora nada fácil: após concluir o primário, ela e seus irmãos tiveram que abandonar os estudos e ajudar no sustento do lar, já que passavam necessidades. Nossa cantora começou a trabalhar aos dez anos, e entre os anos de 1930 e 1935 foi balconista, funcionária de uma fábrica de saponáceos e cabeleireira. – PRIMEIRA APRESENTAÇÃO – Sua vida começou a mudar aos dezesseis anos, quando ela teve sua primeira festa de aniversário. Nessa época sua família havia se mudado para uma pequena casa na Rua do Rezende, nº 87, Centro do Rio. Com difíceis condições financeiras, a família foi morar de favor com a tia Ivone e o marido dela, Pedro. Sua festa fora realizada nesta casa. Para a festa, foram convidados vários amigos de seu pai e de seu tio, também músicos: Pixinguinha, Dilermando Reis e Jacob do Bandolim. Seu tio pedro a apresentou a Jacob, que pediu que a jovem cantasse para todos na festa, e mesmo muito tímida, concordou, e todos gostaram muitíssimo. Jacob, impressionado com a voz da adolescente, que mesmo sem aula já era uma voz sem erros, profissional, resolveu convidá-la para fazer um teste na Rádio Guanabara e ver se o dono aprovava. Apresentou-se no dia seguinte, e com louvor, conseguira passar na prova e eliminar diversas candidatas: venceu a prova em primeiro lugar, e assim sua carreira deslanchou. Com apenas um disco gravado, começou a ganhar um bom dinheiro e ajudar mais sua família. Seu pai era contra a exposição da filha, e não queria que ela se tornasse profissional, mas ela tinha uma gênio muito forte e uma vontade de realizar seus sonhos maior ainda, e então, mesmo contra a vontade dele, realizou sua primeira apresentação em 1936 no Programa Suburbano, ao lado de Vicente Celestino, Araci de Almeida, Moreira da Silva, Noel Rosa e Marília Batista. Na semana seguinte foi contratada para um programa semanal na rádio e a partir daí, nunca mais parou de fazer sucesso, gravando um disco atrás do outro. ESTILO MUSICAL - Além do choro, consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção (surgido na década de 1930), ao lado de Maysa, Nora Ney, Dala de Oliveira, Ângela Maria e Dolores Duran. O gênero, comparado ao bolero, pela exaltação do tema amor-romântico ou pelo sofrimento de um amor não realizado, foi chamado também de dor de cotovelo ou fossa. O samba canção antecedeu o movimento da bossa nova (surgido ao final da década de 1950 e 1957. A artista migrou do choro para o samba-canção e deste para a bossa nova gravando em 1958 o LP Canção do Amor Demais, considerado axial para a inauguração deste movimento, surgido em 1957. O antológico LP trazia ainda, também da autoria de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, Chega de Saudade, Luciana, As Praias Desertas e Outra Vez. A melodia ao fundo foi composta com a participação de um jovem baiano que tocava o violão de maneira original, inédita: o jovem João Gilberto. ANOS 1960 - Em 1960, gravou jingle para a campanha vice-presidencial de João Goulart. Nos anos de 1960 apresentou o programa de televisão Bossaudade  (TV Record, Canal 7, São Paulo). Em 1968 apresentou-se num espetáculo que foi considerado o ápice da carreira, com Jacob do Bandolim, Época de Ouro e Zimbo Trio, no Teatro João Caetano, em benefício do Museu da Imagem e do Som (MIS - Rio de Janeiro). Considerado um encontro histórico da música popular brasileira, no qual foram ovacionados pela plateia; long plays (Lps) foram lançados em edição limitada pelo MIS. Em abril de 1965 conquistou o segundo lugar na estreia do I Festival de Música Brasileira (TV Record) interpretando Valsa do Amor que Não Vem (Baden Powell e Vinícius de Moraes); o primeiro lugar foi da novata Elis Regina, com Arrastão. Serviu também de influência para vários cantores que viriam depois, sendo uma das principais a cantora Maysa. Lançou mais de 40 LPs no Brasil e gravou vários outros em Portugal, Venezuela, Uruguai, Argentina e México. Reportamo-nos sobre ELIZETH MOREIRA CARDOSO, em memória, conhecida artisticamente por ELIZETH CARDOSO, nasceu no Rio de Janeiro/DF no dia 16 de junho de 1920 e faleceu em 07 de maio de 1990 com 69 anos de idade. Sua discografia consta de 46 discos gravados só no Brasil sendo: 28 em estúdios – incluído 01 póstumo (1955/1982), 07 em conjunto – incluído 01 póstumo (1960/1971) e 11 discos ao vivo - solo e conjunto (1968/1986). Dotes artísticos: cantora, voz contralto (voz feminina baixo e pesado). Gêneros: Choro, Samba-canção e Bossa-nova. Atividade: 1936 a 1990. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Elizeth_Cardoso.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

POESIAS PARA CRIANÇAS.

"Paciência de tartaruga". (Rosângela Trajano).

A tartaruga paciente
Andava bem devagar
Tinha vergonha de falar
Que queria namorar.

A paciência da tartaruga
O coelho irritou
Mas era a sua paixão
Por ele se desorientou.

A tartaruga comprou
Um belo vestidinho
Para passear com o coelho
No amado parquinho.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos livres de pensamento, aos enfermos, propagandista viajante, doadores de sangue, profissionais de hospital, agentes de combate ao colesterol, Dia propagandistas de laboratório, aos homens e aos clubes do brasileiros.
QUEM canta ...
"A estrela d'alva / O céu disponta / E a lua anda tonta / Com tamanho esplendor / E as pastorinhas / Pra consolo da lua / Vão cantando na rua / Lindos versos de amor ...". ("As Pastorinhas" – De: Noel Rosa e João de Barro, canta: Elizeth Cardoso).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário