sábado, 2 de março de 2019

BDC - Coluna de Notícias 844.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano XI – Edição nº 844 (geral) e 8ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 02 de março de 2019. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2019. Semana: 09/52, dias: 61/365 e faltam 304 dias para o final do ano.

"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":

CONSELHO DE PAI: "- Filha, você está com quinze anos, namorando e mamãe que lhe dizer algumas coisas sobre o relacionamento entre mulher e homem. A filha escutou tudo que ela falou atentamente. Quando terminou, a mãe ainda lembrou: -Seu pai também vai falar com você sobre isto, afinal a responsabilidade é minha e dele em orientar você para a vida. À noite, após chegar do trabalho, cansado, recebeu a incumbência de ir também conversar com a filha. Tão logo começou os preparativos, limpando a garganta e sem saber direito por onde iniciar aquela conversa entre pai e filha, foi quando a própria filha falou: - Papai, por favor, não seja longo em seus conselhos como foi a mamãe. Tente ser o mais claro e rápido. Era tudo que ele queria. Olhou bem para a filha e disse: - Jamais esqueça o que vou falar: "Pica não tem educação"! Fim de papo". Humor de Mané Beradeiro, em 07/02/2019, abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

MAIS UM CARTÃO EM MINHA VIDA: Entra mais um sex na família, endossado pela casa dos "enta" – quarenta, cinquenta agora sou, também, SEXagenário! Amanheço agradecendo à Deus - nosso pai mentor a quem tem o dom de nos dá a vida e também nos recolher do plano terreno para a continuidade da vida no pleno espiritual. Foram tantas fases de alegrias, tristezas, preocupações e despreocupações, aprendizados e lições mal tomadas. A luta constante pela vida me fortaleceu para aqueles momentos mais difíceis que por pouco o cartão mais temoroso – Cartão Vermelho erguia-se me expulsando da vida! Cartões de créditos nos atormenta como também salva de situações vexatórias na vida financeira. Com satisfação vou adquirir meu mais esperado CARTÃO DO IDOSO, pois, vou ser um idoso feliz por aceitar o passar dos tempos e com ele eu viver muito bem pra observar seu passar com minha idade também passando com fé e saúde. Obrigado Senhor Deus, familiares, amigos e amigas que sempre estiveram comigo durante seis décadas e estarão por mais algum tempo, que só Deus sabe até quando estarei por aqui..., que seja feita a sua vontade! Viva Deus – Viva Hermes! Boa leitura nobre leitor/a.

 

MUDANÇA NO PIS/PASEP AFETA 21 MILHÕES DE BRASILEIROS. A mudança das regras referentes ao abono do PIS/PASEP, concedido anualmente aos trabalhadores com carteira assinada que ganham até dois salários mínimos, afetará 21 milhões de brasileiros se a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Previdência for aprovada. O dado, fornecido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foi citado por Saulo Arcangeli, dirigente da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal do Ministério Público da União (Fenajufe), durante audiência pública ocorrida nesta segunda-feira (25) no âmbito da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado.

O pagamento é proporcional ao tempo trabalhado no ano anterior, e o propósito do abono é aprimorar a distribuição de renda, contribuindo para a redução das assimetrias sociais. Arcangeli criticou a reforma proposta pelo governo Jair Bolsonaro (PSL), que altera a norma de concessão do abono para determinar que a liberação seja somente para trabalhadores que recebem até um salário mínimo. Ainda segundo o Dieese, a mudança tende a fazer a economia brasileira perder R$ 27,7 bilhões de movimentação.

O dirigente ressaltou o que chama de "caráter excludente" da reforma, que foi apresentada oficialmente ao Congresso Nacional na quarta-feira (20). Arcangeli salientou que a reforma, que tramita sob o nome de PEC 6/2019, estimula ainda outras distorções. É o caso, por exemplo, da alteração das normas do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que atualmente consiste no pagamento de um salário mínimo para idosos e pessoas com deficiência que não tenham condições de se manter ou de serem sustentados por familiares. Por Cristiane Sampaio – Jornal Brasil de Fato. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

 

SINAI NO PERÍODO MOMESCO. O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI) comunica que encerrado o expediente desta sexta-feira (1º), nas sedes de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros, retorna ao expediente normal após o período de carnaval na próxima quinta-feira (07). Então, muita folia ou descanso como melhor desejar, com paz e saúde. Pois, a luta estar sempre a nos esperar!

 

MUITAS FELICITAÇÕES. Enquanto concluo o fechamento dessa edição, vejo que muitas mensagens de felicitações pela passagem do meu niver, nesse dia, chegam aos montes: via facebook, whats app e ligações. Farei meu agradecimento no final do dia de forma coletiva para não cometer erros. Meu muito obrigado de coração... .

 

IVANALDO XAVIER, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! "Mandato não é emprego e política não é profissão". Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte, deram com uma mão e tomaram com a outra. O RN em numa crise financeira, sem precedentes, provocada pela própria Assembleia Legislativa que no passado aumentou o duodécimo da ALERN (Assembleia Legislativa do RN) e, compulsoriamente, do Tribunal de Justiça - TJRN para 12,5%, cada uma das instituições, representando, os dois, 25% da arrecadação do RN, o que provocava ao final de cada ano uma sobra de receita dos dois órgãos que apressadamente arranjam alguma coisa para gastar os saldos de recursos, já que os valores repassados eram demais e sempre superavam as despesas. No atual governo, aconteceu um entendimento para que os dois poderes devolvessem as sobras e para isso foi aprovada uma lei tornando obrigatória a devolução.

Em plena crise, quando o Estado não tem recursos para quitar a folha de pagamento do funcionalismo há mais de três anos e hoje deve cerca de três salários para boa parte desse funcionalismo. Os deputados aprovam a lei tornando obrigatória a devolução, mas no último dia de fevereiro, antes do carnaval, aprovou uma decisão que vai custar milhões aos cofres do Estado, tornando, na prática, o mandato político equivalente a um emprego, pois distribuiu direitos trabalhistas retroativos a legislatura passada, como terço de férias, 13° terceiro salário e outros que beneficiam até deputados não eleitos.

 

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (616). Eu bem que sabia, aquela pressa para derrubar os estádios, afrontando aqui em Natal os usuários dos serviços instalados no Centro Administrativo, uma pressa inusitada, tudo girava em função da copa. Agora se sabe, pra que e a quem serviu. Para privilegiar os cartolas do futebol, que ganharam muito dinheiro, explorando as riquezas do nosso país. E, segundo delatores de empresas construtoras de alguns dos estádios, rolou também uma fábula de propina a políticos. Hoje mesmo saiu uma notícia dando conta de que dentre os beneficiados com propinas, está a ex-governadora do RN, Sra. Rosalba Ciarline, o que demonstra o quanto foi pernicioso o Projeto da COPA, e o quanto são deslavados alguns membros da classe política, adeptos da corrupção, do ganho fácil, ficando ao povo o prejuízo. Portanto, os norteriograndenses e os brasileiros, precisam tomar cuidado. Cuidemos do que é nosso, nas eleições não votem em que rouba o dinheiro do povo. À Luta. Santino Arruda, via facebook, em 28/02/2019.

 

FIQUE SABENDO... "O terrorismo de origem empresarial sobre a previdência é antigo". Por Claus Germer. FONTE: texto sugerido por Pedro Kosiba, em 25/02/2019, via Whats App.

Passaram-se mais de 30 anos e a previdência não destruiu o Brasil. Pelo contrário, entre 2003 e 2014 a economia cresceu significativamente.

O terrorismo de origem empresarial sobre a previdência é antigo. Lembro-me bem da década de 80, o Brasil também estava em séria crise econômica, os vampiros faziam terrorismo afirmando que a previdência, se não reformada, iria destruir o Brasil (final da ditadura, depois constituinte), que necessitava urgentemente de uma reforma (obviamente para retirar direitos), etc. Passaram-se mais de 30 anos e a previdência não destruiu o Brasil. Pelo contrário, entre 2003 e 2014 a economia cresceu significativamente e a previdência não teve déficit algum, ao contrário, em geral foi superavitária.

Hoje novamente faz-se terrorismo baseado em informações falsas.

A previdência não tem déficit!

Vou referir-me a apenas um aspecto. A previdência faz parte, desde a constituição de 1988, da seguridade social, da qual fazem parte a previdência, a política social e a saúde.

(Parêntesis): outro ponto em que os governos do PT falharam escandalosamente. A constituição manda que o governo elabore anualmente um Orçamento da Seguridade Social, que geralmente é superavitário. Não tenho conhecimento de que o PT tenha cumprido este preceito, se cumpriu não se divulgou, porque se tivesse divulgado amplamente e fixado na mente da população, o terrorismo empresarial atual não teria tanto espaço).

Pois bem, livres do Orçamento da Seguridade Social, os terroristas empresariais usam os dados da maneira que lhes convém. Os dados da previdência são misturados com alguns dados da assistência social, principalmente com a chamada previdência rural, que não é previdência, é política social e muito necessária. Esta política social é amplamente deficitária, porque os contribuintes rurais são muito poucos (aliás, a parte realmente previdenciária desta política deveria ser separada da política social rural), enquanto a previdência urbana, que é a previdência propriamente dita, é amplamente superavitária. Combinando casuisticamente as duas, há um déficit, porque o déficit da assistência social rural é muiito superior ao superávit da previdência urbana.

Dou um exemplo, de que me lembro de memória: em certo ano, relativamente recente, a previdência urbana produziu um superávit de mais de R$ 50 bilhões, enquanto a política social rural exigiu cerca de R$ 95 bilhões. Resultado: combinando casuisticamente as duas, como os terroristas empresariais fazem, dá um "déficit" ilusório de R$ 45 bilhões. O que não informam é que este suposto déficit é compensado pelas demais fontes de financiamento constitucionais da Seguridade Social, em cujo orçamento está incluído.

O "déficit" da assistência social rural não é um déficit real, pois um gasto da União previsto no Orçamento não é um déficit, é um gasto previsto em lei e obrigatório, do mesmo modo que o orçamento da Saúde não é déficit, é um gasto orçamentário. (Outra coisa é o superávit ou déficit do orçamento como um todo, decorrente do balanço entre receitas e despesas públicas).

Déficits são os rombos gigantescos no orçamento público provocados por subsídios a setores empresariais, como isenções tributárias (incluindo as isenções previdenciárias jamais compensadas, como a lei manda) e, por exemplo, as seguidas prorrogações de dívidas dos tubarões do agronegócio, estendidas por décadas, com pretextos fantasiosos (um ano é porque há seca, outro porque chove demais, etc.). São "capitalistas" de araque, que não aceitam riscos, em vez disso mamam nas tetas dos governos e jogam as suas contas sobre as costas do povo).

Finalmente, é preciso ficar claro que os problemas fiscais atuais decorrem basicamente da crise econômica em que o Brasil mergulhou, na esteira da crise mundial desencadeada pela ruptura de uma "bolha" financeira na maravilhosa economia estadunidense em 2007-8, que a partir de então se irradiou gradualmente pelo mundo (tanto que os governos saídos do golpe, que atribuíam a crise econômica a políticas erradas do governo do PT, estão há 3 anos no poder e a situação da economia só piora).

Com a queda da atividade econômica e a onda de desemprego que a acompanha, as contribuições previdenciárias se contraem, enquanto os compromissos permanecem, de modo que pode surgir déficit temporário, mas este é amplamente compensado pelos superávits dos anos anteriores, que deveriam ser contabilizados e preservados para os anos de vacas magras.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PE: A Prefeitura de Macaparana/PE, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 248 (DUZENTAS E QUARENTA E OITO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 13/03/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 7.213,00;

 

RN: A Prefeitura de Lajes/RN, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 80 (OITENTA) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 18/03/2019. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 11.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

NR17: É uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho que visa ditar parâmetros mínimos para a prevenção dos problemas de saúde e segurança no local de trabalho – conforme abaixo:

- sempre que o serviço puder ser executado na posição sentada, o posto de trabalho deve ser planejado ou adaptado para esta posição;

- para a atividades em que os trabalhos devam ser ralizados depé, devem ser colocados assentos para descanso em locais que possam ser utilizados por todos/as trabalhadores/as durantes as pausas;

- par atividades em que os trabalhos devam ser sentados, a partir da análise ergonômica do trabalho, poderá ser exigido suporte para os pés, que se adapte ao comprimento da perna do/a trabalhador/a. FONTE: Nosso Jornal – Sindsuper, edição 02, outubro/novembro de 2018.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA PRÓXIMA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 03: Gersonete Melo – DETRAN, Rodrigo dos Santos (exUERN) e Vicente Rodrigues - UERN. SEGUIDOS POR: Graça Marinho – FUNDASE e Neriana Mota – UERN (04) Aparecida Bezerra – FUNDASE e Valmir Alves – PT/Mossoró (05); Miriam Pinto Tavares – UERN (06); Getúlio Morais- Autônomo; Ítalo José Rebouças de Oliveira e Leonardo Honorato – Professores (07). E DIA 09: Maria das Graças – FUNDASE.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta. Aproveite cada oportunidade como se fosse a última! Não poupe nos abraços, no carinho, na solidariedade! Cada novo dia é uma nova chance de melhorar a sua vida e a vida do seu próximo! Você é uma bênção na vida de muitas pessoas que te amam e que precisam de sua ajuda no cotidiano. Faça o bem sem cessar, faça desse ato uma rotina sem pensar em recompensas. Parabéns pelo seu aniversário! Muita paz, saúde, felicidade, sucesso e Deus no comando de sua vida. Vivi Teclas".Obrigado amigo Vivi, que Deus abençoe você e demais familiares com saúde e paz!

 

MEMÓRIA:

NA EDIÇÃO Nº 809/2018 (de 28/02): IR: fisco voltou a apertar as regras para os dependentes ou para quem recebe pensão alimentícia; Amab lançará CD "Sonho Real" no Carcarás do Asfalto; Alexandre José, Repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (583), por Luiz Carlos Dambroski; Fique sabendo... "27 de fevereiro – Dia Nacional do Livro Didático".

HÁ 33 ANOS: Foi instituído o Cruzado a moeda criada no Brasil pelo Plano Cruzado em 28 de fevereiro de 1986, como parte de um pacote de medidas para tentar conter a inflação. O nome foi inspirado no nome de uma antiga moeda portuguesa de ouro, que tinha o valor aproximado de 400 réis e que circulou nos tempos em que o Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Foi representada pelo símbolo Cz$ e possuía código ISO (Organização Internacional para Padronização) 4217 BRC - Cz$ 1,00 (um cruzado) equivalia a 1.000 cruzeiros (novos). Foi marcante pela volta dos "centavos" como subdivisão da moeda, visto que tinham sido abolidos em 1984, devido à desvalorização do cruzeiro. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cruzado_(moeda_brasileira);

DIA: hoje é Dia Mundial da Oração e Dia Nacional do Turismo. Amanhã (03) será Dia dos Dirigentes das Sociedades Desportivas, Culturais e Assistenciais, Dia Internacional dos direitos dos trabalhadores de sexo (Internacional Sex Workers' Rights Day) e Dia Nacional do Meteorologista.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor, sambista e compositor brasileiro. Filho da mãe acreana, começou sua carreira pelo samba na década de 1970, como guitarrista em bailes e casas noturnas. Entrar no gênero fora das rodas o ajudou a ser um sambista que explora novidades no gênero, ao ponto que declara seguir mestres como Candeia, Roberto Ribeiro e Monarco, devido à "voz autoral". Como compositor, despontou em 1976, quando Elza Soares gravou sua composição "Malandro" (com Jotabê). Foi integrante do grupo Fundo de Quintal (núcleo do gênero pagode) e um de seus principais compositores e letristas, tendo por isso abandonado o conjunto algum tempo depois para dedicar-se à carreira solo. Quase todos os grandes intérpretes de samba (Beth Carvalho, Alcione, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila) têm canções de nosso homenageado em seus repertórios. O primeiro disco solo, "Jorge Aragão", veio em 1981, pela Ariola. Conhecedor do carnaval carioca, foi comentarista dos desfiles de escolas de samba nas TV's Globo (pra quem compôs o tema do Globeleza, ao lado de Franco Lattari), então TV Manchete e nos últimos anos no projeto Carnaval do Povão pela CNT. Com doze discos lançados, excursionou pelos Estados Unidos e se apresenta em várias cidades do Brasil. Entre seus sucessos estão "Coisinha do Pai" (com Almir Guinero e Luiz Carlos), homenagem à filha Vânia consagrada na gravação de Beth Carvalho que valeu uma gravação inédita em 1997 para acordar o robô Mars Pathfinder em Marte; "Claridade", inspirada pela filha Tânia; "Vou Festejar", outra gravada por Carvalho que se popularizou como canto de torcida; "Coisa de Pele", "Vou Festejar", "Alvará", "Terceira Pessoa", "Amigos… Amantes", "Do Fundo do Nosso Quintal" e "Enredo do Meu Samba" entre outras. Além de samba e pagode, Jorge também compôs nos gêneros xote, samba-rock e samba-funk. Com quase 30 anos dedicados inteiramente à MPB, Jorge Aragão continua em atividade. O veterano do samba se mantém firme no mercado, apostando em uma série de CDs ao vivo (Ao vivo 1 e 2). O álbum "Jorge Aragão Ao vivo Convida", lançado pela Indie Records, em 2002, traz duetos antológicos do sambista com figuras consagradas como Zeca Pagodinho, Alcione, Elza Soares, Beth Carvalho, Emílio Santiago, Leci Brandão, entre outros. Mais tarde, depois de um disco de estúdio chamado Da Noite pro Dia vem mais um DVD ao vivo gravado no Canecão (Rio de Janeiro) com o mesmo nome também tendo uma ótima vendagem. O ultimo disco do sambista chama-se "E aí?", com boa recepção do público. Atualmente ele está com o single "Um samba avassalador". Em 2016, os quarenta anos de carreira de Aragão foram celebrados com o projeto Samba Book, da Musickeria, um box reunindo biografia, DVD e CDs e partituras. Em 2017, o projeto foi indicado ao Grammy Latino de 2017 de Melhor Álbum de Samba/Pagode. Reportamo-nos sobre JORGE ARAGÃO DA CRUZ, 70 anos, artisticamente conhecido por JORGE ARAGÃO nasceu no Rio de Janeiro/RJ no dia 01/03/1949. Sua discografia consta de 22 discos gravados entre 1980/2016. Dotes artísticos: vocal, guitarra, banjo e cavaquinho. Gênero: Samba, Partido-alto, Pagode e MPB. Atividade: desde 1978. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jorge_Aragão.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

"O relógio do tempo". (Poesia para crianças de Rosângela Trajano).

 

O relógio do tempo
Estou atrasado
Engulo a comida
Sigo apressado.

 

O relógio do tempo
Me faz correr
Vida agitada
A flor não posso ver.

 

O relógio do tempo
Me deixa irritado
Para tudo tem hora
Nada demorado.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos oradores, agentes do turismo, dirigentes das sociedades desportivas, Culturais e Assistenciais, aos trabalhadores de sexo (Internacional Sex Workers' Rights Day) e aos meteorologistas.

QUEM canta ...

"Você vale ouro todo o meu tesouro / Tão formosa da cabeça aos pés / Vou lhe amando lhe adorando / Digo mais uma vez / Agradeço a Deus porque lhe fez...". ("Coisinha do Pai" – Jorge Aragão. Canta J.A.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário