domingo, 23 de dezembro de 2018

BDC - Coluna de Notícias 835.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar"!
Ano XI – Edição nº 835 (geral) e 33ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.
Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Mossoró/RN, domingo, 23 de dezembro de 2018 – Edição Especial / Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2018. Semana: 51/52, dias: 357/365 e faltam 08 dias para o final do ano.
"Causos, poesias e prosas democráticos":
"BOI SEM RODAS: Monteiro Lobato conta que uma criança, filho do seu vizinho, com três anos de idade, sempre via o boi atrelado no carro de boi, com a canga. Nunca vira isolado, sempre em bloco. Qual não foi sua surpresa quando vê uma vaca na rua. Grita para para a mãe: - Mamãe, venha ver um boi sem rodas"! Publicado por Francisco Martins, em 09/12/2018. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
TAREFA IMPOSSÍVEL PRA ROBINSON FARIA. Festejos natalinos e final de ano são referências de alegria no mundo todo, mas, no mundo dos servidores públicos do estado do RN paira muita angustia e tristeza em suas vidas financeira. O desgoverno Robinson que faria segurança ao RN só assegurou inquietação para cerca de 120 mil servidores da ativa e aposentados, afora pensionistas que também precisam viver bem – seguramente. Com o ponto facultativo de amanhã (24) e, provavelmente, dia 31, restam três dias úteis dos 1.460 de mandato (janeiro/2015/dezembro/2018) para esse governo quitar pelo menos: 13º de 2017 e novembro/2018 para servidores recebe, acima de R$ 5 mil reais líquidos, 13º salários e dezembro de 2018. Ressalvando que esses dois últimos não receberam um centavo de adiantamento, salvam-se os que trabalham em instituições que têm recursos próprios que receberam 100% do 13º de 2018 e receberão esse mês trabalhado no dia 28 próximo – inclusive ele, governo. Dito isto, desejo Feliz Natal e boa leitura nobre leitor/a.

SEGURO DESEMPREGO AGORA SAI PELA INTERNET. Rio - O pedido para receber o seguro-desemprego agora é feito pela internet. Ontem, o Ministério do Trabalho lançou o serviço online por meio do portal Emprega Brasil. O trabalhador pode dar entrada no benefício sem precisar ir a um posto de atendimento e fazer o requerimento presencial. Segundo a pasta, 600 mil pedidos são registrados todo mês. A estimativa é com o serviço pela internet o número cresça. Conforme o IBGE, o país tem 12,5 milhões de desempregados. O valor varia entre R$ 954 e 1.677,74.
O ministério estima que um em cada quatro desempregados possa receber o seguro com o acesso online. O trabalhador também poderá consultar oportunidades de emprego e cursos de qualificação profissional próximos ao local onde mora. Ao acessar o portal Emprega Brasil, é preciso seguir um passo a passo. O desempregado tem que informar dados pessoais e responder questionário sobre a vida laboral e previdenciária.
O sistema verifica as informações e confronta com base de dados do governo, como o da Receita Federal. De acordo com o ministério, se todo o cadastro estiver completo, o benefício será concedido em 30 dias, mesmo prazo necessário caso o trabalhador vá diretamente à agência. Caso contrário, deverá comparecer a um posto de atendimento.
Podem receber o seguro-desemprego trabalhadores que foram dispensados de trabalhos formais, com carteira de trabalho assinada. Atualmente existem cinco modalidades para pagamento do seguro-desemprego. Há ainda as modalidades pescador artesanal, empregado doméstico, trabalhador resgatado e bolsa de qualificação profissional.
Para fazer a solicitação do seguro-desemprego é necessário confirmar os dados do requerimento; atualizar informações pessoais e também de formação acadêmica; indicar as experiências e objetivos profissionais; pesquisar vagas de emprego; verificar a disponibilidade de cursos de qualificação; e confirmar a solicitação do benefício. FONTE: sosconsumidor.com.br/.

ADUERN TERÁ EXPEDIENTE ESPECIAL. O funcionamento da ADUERN (Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN) será alterado durante as festividades de fim de ano e no mês de janeiro. Nos dois fins de semana que antecedem Natal e ano novo não haverá expediente na ADUERN.
No dia 24 (segunda-feira) a ADUERN funcionará até às 12h e as atividades serão retomadas normalmente na quarta-feira (26) e até sexta-feira (28). Não haverá expediente entre os dias 30/12 e 01/01/2019, com retorno das atividades no dia 02/01, às 07h.
Durante o mês de janeiro o expediente da ADUERN será de segunda a sexta, das 7h às 12h e estarão suspensas as locações da área de lazer e apartamentos do sindicato. Ressaltamos que não haverá atividade na ADUERN nos fins de semana do mês de Janeiro.
FÉRIAS: Oportunamente, durante os dias 02/01 e 16/01 o assessor de comunicação da ADUERN, Cláudio Palheta Jr. entrará em período de férias, retomando suas atividades normalmente no dia 17/01.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNA (607): COMUNISTA. Não consigo entender o medo desse povo de um comunista, não entendo mesmo! Perguntem a uma mulher que já viveu com um comunista, ou mantém uma relação de amizade com um comuna, com certeza, ela vai lhe dizer que é uma pessoa diferenciada em todos os aspectos, desde o tratamento e o respeito a sua individualidade. Vou apresentar um comunista (pessoa comum) a vocês: (EU!). Carlos Escóssia, via facebook, em 22/12/2018.

SANTINO ARRUDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Em reunião no dia 20 (quinta-feira), no SINDIFERN, o conjunto dos Sindicatos deliberaram por fazer um Ato Político de protesto no próximo dia 27, a partir das 10hs no Centro Administrativo do RN, em Natal, por conta do atraso de pagamento dos salários e, também, pela discriminação entre categorias levada a efeito pelo incompetente Governo Robinson Faria, que se encontram em atraso, o 13º salário de 2017,o mês de novembro de 2018, além de novembro de 2018, para parte do funcionalismo e, sem data ainda para pagamento de dezembro 1018.
A insensibilidade e, incompetência do Sr. Robinson deixa todos de queixo caído, como pode tanto despreparo, cara de pau, numa só pessoa, que durante 4 anos transitou pelas estradas do RN e do Brasil, desfilando maus feitos e demonstrando desfaçatez, e dissimulação, quem se elege precisa, não só demonstrar, mas provar competência e respeito ao povo de sua terra. Ele nada disso fez e, acaba o Governo deixando à sorte aqueles que vivem e trabalham honestamente.
O Ato da base do SINAI será as 10hs do dia 27, em frente a sede do Governo, no Centro Administrativo do RN, apos deliberar os passos a serem seguidos, pelos presentes, estes se juntarão aos demais dos outros sindicatos do funcionalismo do RN, no âmbito da Secretaria Estadual de Tributação do RN. Vamos lá, todos e todas. Santino Arruda – Coordenador Geral do SINAI (Sindicatos dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN).

FIQUE SABENDO... "23 de dezembro – Dia da Carteira de Habilitação". FONTE: Multidatas Comemorativas. https://multidatas.wordpress.com/2014/12/23/23-de-dezembro - dia-da-carteira-de-habilitação/.
A CNH atual contém fotografia e os números dos principais documentos do condutor, servindo como documento de identidade em todo o território nacional.
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento oficial que no Brasil atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos, sendo de porte obrigatório ao condutor do veículo. A CNH atual contém fotografia e os números dos principais documentos do condutor, servindo como documento de identidade em todo o território nacional.
Essa é uma inovação oriunda de décadas recentes. O modelo de CNH emitido em 1987 é chamado de PGU, (vide exemplo na ilustração: https://multidatas.wordpress.com/2014/12/23/23-de-dezembro-dia-da-carteira-de-habilitacao/) este continha menos informações e sequer incluía a fotografia do condutor. O PGU não tinha valor como documento de identidade. De fato, era obrigatório apresentar a identidade conjuntamente à CNH antiga.
No dia 13 de maio de 2008 o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou a resolução 276 que previa o recadastramento dos condutores que possuiam PGU com o objetivo de inclui-los no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) possibilitando assim mais eficácia na identificação destes condutores. Os condutores que estavam com PGU vencidas até a data de 10 de agosto de 2008 teriam suas habilitações canceladas e necessitariam de um novo processo de habilitação, porém, devido a uma série de processos contra o Contran, este voltou atrás na decisão.
LEGISLAÇÃO:
De acordo com a Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997 que é o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), no seu artigo 19, compete ao Denatran, que é o "órgão máximo executivo da união" (ou seja, não tem competência para consultas e criação de normas), expedir a Carteira Nacional de Habilitação(CNH).
O artigo 140 da referida lei, trata especificamente sobre a CNH. Lá determina que compete aos órgãos executivos estaduais, ou seja, os Detrans através de exames, aferir se o candidato está ou não habilitado.
REQUISITOS:
O candidato à obtenção da CNH deve preencher os seguintes requisitos:
I – ser penalmente imputável (que no Brasil corresponde a ser maior de 18 anos);
II – saber ler e escrever;
III – possuir Carteira de Identidade ou equivalente.
CATEGORIAS:
Categoria A – condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral;
Categoria B – condutor de veículo motorizado, não abrangido pela categoria A, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas e cuja lotação não exceda a oito lugares, excluído o do motorista;
Categoria C – condutor de veículo motorizado utilizado em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas;
Categoria D – condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;
Categoria E – condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas Categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, tenha seis mil quilogramas ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a oito lugares, ou, ainda, seja enquadrado na categoria trailer.
NOMES POPULARES: A CNH também é conhecida pelos seus nomes populares, como carteira de motorista, carta de motorista ou, simplesmente, "carta" ou "carteira", dependendo da localidade.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PB: A Prefeitura de Conceição/PB realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 226 (DUZENTAS E VINTE E SEIS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 18/01/2019. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.000,00;

PE: A Prefeitura de Petrolina/PE, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 339 (TREZENTAS E TRINTA E NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 13/01/2019. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 9.533,15. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
MÍNIMO SERÁ DE R$ 1.006,00. O Congresso Nacional confirmou nesta quarta-feira que o salário mínimo do ano que vem será de R$ 1.006. O valor consta na proposta do Orçamento da União de 2019 aprovada em sessão conjunta de deputados e senadores. O texto agora vai à sanção presidencial. Devido ao prazo, é possível que seja analisado pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), após a sua posse em 1º de janeiro. Conforme a proposta, o piso nacional será corrigido em 5,45%. O salário atual é de R$954 e o reajuste é calculado a partir de fórmula que considera o crescimento do PIB e a variação da inflação, medida pela o INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor). FONTE: O Dia Online, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br/.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! - DIA 24: Aldeiza Namasté, Edineide Mota – UERN, Sandro Zuza – PMM e Toinha Félix. SEGUIDOS POR: Batista Santos - Detran/RN, Cássia Dias – Autônoma, Cezoca – Prof. e músico, Natália Araújo – Comerciária e Socorro Nogueira – Professora (25) Túlio Dantas – Comerciário (17); Everton Lima - Repórter, Fausto Souza (Meire) e Sandra Pimentel – Professora (28). E DIA 29: Gilca Lima – Comerciária.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Olá meu velho amigo, Hermes Oliveira! Um felíz natal e um 2019 maravilhoso pra vc e família e também a todos desse Blog! Forte abraço com Saudações Democráticas. Amab". – Grande amigo do peito/coração Amab (eterno Lázaro dos Bárbaros), retribuo o carinho e que voltemos a nos encontrar pra aquele abraço como recomenda Gilberto baiano.

MEMÓRIA:
NA EDIÇÃO Nº 786/2017 (de 11/09): Temer: coloca 90% de transportadora de gás à venda; Posse na ADUERN; Com a perna no mundo; Walter Silva, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (563), por Rubens Coelho; Fique sabendo... "9 de setembro – Dia do Médico Veterinário". Por *Luciano Melo de Souza;
E NA EDIÇÃO Nº 800/2017 (de 17/12): Juíza condena trabalhador que se acidentou a pagar r$ 20 mil de honorários; Há 127 anos nascia o inventor da Rádio Fm; Bronca do leitor/internauta (574) - por Vivi Teclas; Cláudio Palheta, repórter por uma edição; Fique sabendo... "Como a reforma da previdência atinge os mais pobres" - Por Pedro Rafal Vilela - Edição: Simone Freire.
HÁ 51 ANOS: Inaugurada a Escola Superior de Agricultura de Mossoró – ESAM (hoje UFERSA) e o Edifício Epílogo de Campos. Foram inaugurados pelo então Presidente da República Artur da Costa e Silva, que a época abrigava a antiga FACEM – Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró e que hoje funciona a administração central da UERN, em 22/12/1967;
DIA: Hoje é Dia da Carteira de Habilitação, Dia do Atleta Amador e Dia Nacional do Vizinho. Amanhã (24) será Dia do Órfão e Dia Universal do Perdão.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É vocalista, baixista, guitarrista, violonista, acordeonista e escritor brasileiro. É o líder da banda Engenheiros do Hawaii. Fez turnê ao lado do guitarrista Duca Leindecker, trabalhou no projeto Pouca Vogal, Insular, Louco Pra Ficar Legal e o mais recente projeto: "Desde Aquela Noite", com uma turnê intitulada "Desde Aquele Dia" em homenagem aos 30 anos do disco "A Revolta dos Dândis". Nosso homenageado Gessinger, descendente de alemães (da parte paterna) e italianos (da parte materna), já escreveu para colunas em jornais, apesar de não ter formação na área. Ao contrário do que muitos pensam, Gessinger não se formou em engenharia, tendo realmente estudado arquitetura, desta forma, o nome da banda era uma "piada" com os estudantes de engenharia. VIDA E CARREIRA - Humberto Gessinger cursou a Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, porém não até o fim. Em 1986 gravou com os Engenheiros do Hawaii seu primeiro disco, Longe Demais das Capitais sendo o único integrante original a permanecer na banda até entrarem em hiato, iniciado em 2008. É casado com a arquiteta Adriane Sesti, antiga colega de escola e faculdade, e com ela tem uma filha chamada Clara (nascida em 1992).  Em 2013, anunciou seu novo disco de estúdio. É um álbum solo, com participações de integrantes antigos dos Engenheiros do Hawaii, como Adal Fonseca, Luciano Granja, Lucio Dorfman, Fernando Aranha, Pedro Augusto e Gláucio Avala. Os músicos de turnê são Dodrigo Tavares (Esteban, ex-Fresno) na guitarra e Rafael Bisogno, na bateria. Humberto é baixista e o multi-instrumentista da banda. O disco se chama Insular. Em maio de 2014 gravou em Belo Horizonte o seu novo DVD, ao lado de Tavares e Bisogno, lançado em dezembro. O DVD Insular Ao Vivo também conta com participações de Paulinho Goulart, Luiz Carlos Borges, Duca Leindecker, Bebeto Alves e Gláucio Ayala. Nessa fase dos Engenheiros do Hawaii, cabe também salientar a influencia do filósofo existencialista francês Jean-Paul nas canções como "Infinita highway". Por exemplo, essa música que mudou definitivamente a trajetória dos Engenheiros explicita trechos como "a dúvida é o preço da pureza", uma frase da obra O Muro, de Sartre. A "Infinita highway" permite induzir a presença de uma temática existencial. Além da citação de O Muro em "Infinita highway", Sartre é mencionado em "Guardas da fronteira" ("Acontece que eu não tenho escolha / Por isso mesmo é que eu sou livre / Não sou eu o mentiroso / Foi Sartre quem escreveu o livro"). O próprio Humberto Gessinger, líder da banda Engenheiros do Hawaii, afirma que "Infinita Highway" coloca sobre uma base musical progressiva reflexões existencialistas inspiradas por Sartre. O segundo disco da banda, A Revolta dos Dândis, um dos mais aclamados pela crítica nacional, também é o que mais deixa transparecer as preferências de Humberto por Sartre. Ao mesmo tempo, o grupo foi acusado de elitista e fascista devido ao conteúdo de suas letras. Em resposta, Gessinger afirmou que o povo brasileiro entende tanto de existencialismo como de boxe, sendo os dois produtos de consumo. Entre as faixas que mais nitidamente evidenciam a filosofia existencial estão: Infinita Highway, Terra de Gigantes, Refrão de Bolero e a faixa que dá nome ao álbum, A Revolta dos Dândis. Assim, do mesmo modo estão presentes no trabalho dos Engenheiros do Hawaii a filosofia de Camus, Nietzsche e Sartre; a linguagem social dos livros de Ferreira Gullar, John Fante, Arthur Rimbaud e George Orwell; bem como os aspectos regionais e nacionais, característicos das obras de Moacyr Scliar, Carlos Drummond de Andrade e Josué Guimarães. CARREIRA SOLO - Em setembro de 2013, Gessinger lançou "Insular", seu primeiro álbum solo, o 20º de toda a carreira do cantor e o primeiro de músicas inéditas após Dançando no Campo Minado (2003). O repertório conta com participações de artistas reconhecidos da cena musical gaúcha: Luiz Carlos Borges, Bebeto Alves, Nico Nicolaiewsky, o guitarrista Frank Solari e Rodrigo Tavares Frank Solari e Rodrigo Tavares ("Esteban", ex-Fresno). Sobre seu novo trabalho, Humberto disse: "Fui muito rigoroso na escolha do repertório, na busca dos convidados, da formação certa para cada música. Nesta estrada já longa, com 19 discos, aprendi que cada um deles tem sua maneira de chegar ao ouvinte. Acho que Insular está entre os discos mais misteriosos que gravei, cheio de detalhes, várias camadas, ligações entre as músicas, coisas que o pessoal vai descobrindo aos poucos. Não esperei dez anos para gravar um disco que ficasse velho em quinze minutos". A turnê de "Insular", com Gessinger (baixo, guitarra, acordeom, voz e outros instrumentos) e seu power trio formado por Tavares (guitarra) e Rafael Bisogno (bateria e percussão), originou o DVD Insular, ao vivo gravado em Maio de 2014 em Belo Horizonte e incluindo versões acústicas gravadas em uma vinícola em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Entre os convidados, Duca Leindecker (integrante do Cidadão Quem, que formou com Gessinger o projeto Pouca Vogal), Gláucio Ayala (ex-baterista do Engenheiros) e os já citados Luiz Carlos Borges e Bebeto Alves. Em 2016, Humberto lançou o EP "Louco Pra Ficar Legal", para divulgação de sua nova turnê, com as músicas Faz Parte e Pra Ficar Legal. A banda do cantor passou a contar com o guitarrista Nando Peters, ex-Cidadão Quem, que entrou no lugar de Tavares ainda no final da turnê anterior. Em março de 2017, Gessinger anunciou a turnê "Desde Aquele Dia", em comemoração aos 30 anos do álbum A Revolta dos Dândis, e um novo compacto: "Desde Aquela Noite", que traz gravações inéditas de canções já registradas anteriormente por seus coautores: "Alexandria" (parceria com Tiago Iorc, gravada por este no álbum Troco Likes, de 2015), "O Que Você Faz à Noite" (composta com Dé, baixista do Barão Vermelho, e registrada no álbum Carnaval, de 1988) e "Olhos Abertos" (de autoria de Gessinger com o grupo Capital Inicial, que a lançou em Todos os Lados, álbum de 1989. Na turnê comemorativa, ao lado de Peters e Bisogno, Humberto toca na íntegra as canções de "A Revolta dos Dândis" e do compacto em meio a outros sucessos da carreira. Reportamo-nos sobre HUMBERTO GESSINGER, 55 anos, (Porto Alegre/RS em 24/12/1963). Sua discografia consta de 17 discos gravados entre 1986/2007 e 05 vídeosgrafias com os Engenheiros do Hawaii; além de ter lançado 05 livros entre 2008/2013. Dotes musical: cantor, compositor, multi-instrumentista: guitarra, violão, teclado, baixo, harmônica, piano, viola caipira, bandolim, acordeão, percussão e bateria. Gênero: Rock and Roll, Rock Pop Rock, Rock Progressivo, Folk e Rock. Atividade: desde 1986. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto Gessinger.

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

"Onde?". (Poesia para crianças de Rosângela Trajano).

Onde mora Andrew?
Onde mora Maria?
Onde mora o poema?
Onde mora Mikol?
Eles moram na pequena palavra.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos condutores veicular habilitados, aos atletas amadores, vizinhos e órfãos.
QUEM canta ...
"Ontem à noite, eu conheci uma guria / Já era tarde, era quase dia. / Era o princípio num precipício. / Era o meu corpo que caía...". ("Piano Bar" – De Humberto Gessinger. Canta H.G.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (59 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário