domingo, 4 de fevereiro de 2018

Coluna de Notícias 807. (Anexo slide: A Beleza Potiguar III).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

Uma forma diferente de noticiar!"

Ano X – Edição nº 807 (geral) e 5ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), .99416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, domingo, 04 de fevereiro de 2018 – Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 05/52, dias: 35/365 e faltam 330 dias para o final do ano.

"Causos, poesias e prosas democráticos!"

"Eu tenho pra lhe dizer / Que sou brabo e me gabo, Porque nasci uma vez / Mas outra vez eu me acabo / Mas se me aperriarem, eu brigo até com o diabo!" - Por Antônio Ferreira da Silva - Poeta. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

31 DE JANEIRO DE 2018 ESTÁ MARCADO COMO DIA DE LUTA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO RN, com todas as honrarias especiais para as categorias da Saúde e UERN (Docentes e Técnicos) pela resistência da luta travada com greves gerais por quase noventa dias. Somada com o apoio do FES/RN – Fórum Estadual de Servidores do RN com outras vinte categorias e respectivas bases. Sem deixar de registrar o engajamento de alguns aposentados e pensionistas sempre sintonizados com as lutas trabalhistas ou nos movimentos sociais. Uma luta não igual mas de grande importância de união de classes quanto a Campanha Salarial de 1995. Em pleno ataques neoliberais orquestrados por FHC (sem saudosa memória) vendendo o país a preço de banana, privatizando e fechando repartições públicas endossado por Garibaldi Filho. A unificação da luta naquela época salvou o desemprego de milhares de trabalhadores de empresas extintas e a conquista de realinhamento salarial na ordem de 20% de forma linear para os servidores do RN. Parabéns companheiros, bravos lutadores. E que o exemplo contamine de ânimos os jovens servidores para com garra e bravura no enfrentamento de futuros ataques desses que estão no poder a serviço dos banqueiros e capitalistas sanguessugas do dinheiro público. As Eleições Gerais de 2018 já se aproxima e esta é a porta de entrada para expulsarmos os políticos que votaram contra os servidores, aposentados e pensionistas. Como também em favor do desmonte do aparelho público de relevantes serviços prestados aos mais necessitados. Boa leitura nobre leitor/a.

 

CRISE NÃO MELHOROU CONTROLE DE GASTOS, DIZ PESQUISA. O brasileiro não aprendeu nada com a crise dos últimos anos. Pelo menos financeiramente, afirma Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil, com base em pesquisa feita pelo birô de crédito que mostra que, no ano passado, 8 em cada 10 consumidores não conseguiram fechar as contas do mês somente com o orçamento.

O percentual, de 77%, é alarmante, segundo a especialista. "Mesmo que a gente tenha tido uma crise econômica muito severa, as pessoas não mudam os comportamentos", diz Kawauti. "Eu tinha a impressão de que a crise ia ter um impacto positivo, que elas iriam colocar a vida financeira como prioridade. Mas ninguém controla gastos. Ou seja, mesmo sem crise, a gente vai continuar com inadimplência alta, crédito com juros altos".

Embora cortar as despesas ainda seja uma tarefa difícil, 40% dos entrevistados mudaram os hábitos de consumo, priorizando itens mais baratos e pesquisando mais os preços dos produtos, mostra o levantamento, realizado com 805 pessoas em novembro de 2017.

"Não é que as pessoas não sabem que a educação financeira é importante. O problema está em passar da constatação para a prática", afirma a economista-chefe do SPC Brasil. "Olhar para a vida financeira pressupõe que lide com frustrações de não conseguir comprar tudo o que se quer, mas isso é importante para evitar que consumidor se enrole lá na frente", conclui Marcela Kawauti. FONTE: sosconsumidor.com.br, em 30/01/2018.

 

ADUERN TEM AUDIÊNCIA COM GOVERNO E CONVOCA CATEGORIA. Na próxima segunda-feira (05), às 11h, será realizada audiência entre a ADUERN e o Governo do Estado. Diante disso, Convocamos toda a categoria a participar deste espaço e fortalecer a pressão contra os atrasos de salário e a falta de um calendário de pagamento.

A ADUERN irá disponibilizar café da manhã, almoço e transporte. A concentração será na sede do sindicado às 4h45 e a saída do ônibus será impreterivelmente às 5h. Por volta das 6h o ônibus fará parada no Campus de Assú, onde se somam à luta os interessados/as que residam na cidade. O café da manhã será na cidade de Lages. O retorno a Mossoró será às 15h.

 

SOS AO CAFÉ E ARTESANATO. Na semana passada um surpreendente incidente destruiu o aconchegante estabelecimento dos amigos Mary e Reuber, o Café e Artesanato foi tomado pelo fogo e graças à Deus não houve vítima e somente dano material e recuperável. Para isso é hora dos amigos e frequentadores chegar junto e ajudá-los a recompor fazendo doações de: talheres, pratos, panos de prato, copos e até quantia em dinheiro. Mais informações sobre, fazer contato diretamente com Mary - (84) 9.8806-4244 (AW). Vamos ajudar pessoal! Fazer valer a solidariedade ao Reuber e Mary.

 

RIVÂNIA MOURA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – "A LUTA DOS SERVIDORES DO RN, CONSEGUIU GARANTIR A PERMANÊNCIA DOS DIREITOS". Estamos permanentemente em luta, pois escolhemos a via da transformação, da indignação, da revolução. O caminho a percorrer exige coragem, força, determinação, firmeza, mas também exige compreensão, confiança, entusiasmo, mediação. O combate tem nos ensinado que o nosso cansaço, as nossas fragilidades quando somadas se transformam em força e determinação. Ombro a ombro, lado a lado seguimos com a certeza que precisamos continuar e acreditar na nossa firmeza e, na confiança de que cada passo é importante.

Hoje (31/01) tivemos uma vitória frente ao poder instituído no Estado para representar o capital. Por isso é uma vitória, pois não significa apenas uma derrota do governo ou das próximas eleições, mas uma derrota dos desmandos do capital sobre o fundo público. Com isso quero parabenizar a cada trabalhador e trabalhadora que enfrentou, sob o sol quente, a repressão policial, as adversidades e acreditou na luta, na resistência.

Temos clareza dos limites dessa luta e das vitórias, mas temos também a alegria da comemorar um ganho numa conjuntura adversa e perversa.

Vamos continuar a nossa organização, a nossa luta, a nossa garra e persistência. Novas batalhas, novas conquistas virão. Vamos alimentar os sonhos, impedir o medo e construir nossas vitórias.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (581). – Onde esta a justiça do RN que não faz nada pelos idosos aposentados doentes? Ao contrário todos os governadores tiraram dinheiro do FUNFIR, Robinson frouxão não pode. Acorda justiça, estamos perdendo a paciência e quando fizermos uma ação mais violenta por revolta vão nos chamar de loucos. Loucos são vcs por dinheiro e poder. William Pereira, via facebook, em 03/02/2018.

 

FIQUE SABENDO... "O enfado das mortes anunciadas". Por Paulo Afonso Linhares – Professor e jurista, texto indicado por Rubens Coelho – Escritor e Jornalista. FONTE: facebook pessoal, em 03/02/2018.

Por favor, leiam na íntegra o excelente artigo do jurista Paulo Linhares. Deixem a preguiça mental de lado e leiam, seja de direita, de esquerda, a favor ou contra, inteligente ou burro, lúcido, imbecilizado e alienado, enfim, se quer participar dos debates sobre o momento político brasileiro atual com o mínimo de conhecimento, leiam o texto transcrito. Rubens Coelho.

Nada mais enfadonho que a linearidade das coisas, a mesmice mortalmente previsível, as bobagens do politicamente correto, a cega crença em valores que nada valem, como é o caso da justiça que, na certeira concepção do filósofo Nietzsche, é apenas uma concessão de quem detém efetivamente o poder. Como um ser-em-si a justiça não existe. Justiça, não deixa de ser aquela ilusão de equidade, categoria conceitualmente indefinida que não raro se converte na vontade política de uma elite perversa e não menos grotesca que impõe à sociedade o seu modo de existir-no-mundo. É no poço da equidade que os juízes 'encontram' as razões de decidir que até podem transcendem o direito posto - a lei, a jurisprudência, os uso e costumes - para formar seu livre convencimento na apreciação das provas, mesmo quando estas não existem.

Lamentável que o "povo do PT", além de outros desatinos, acreditava que a fronte áurea e o argênteo peitoral da deusa Themis reluziriam a verdade no julgamento da apelação do ex-presidente Lula pela 8ª Turma do TRF4, ocorrido em 24 de janeiro de 2018. Mortal engano. Enquanto o fatigada divindade se consumia nalgum bordel do Olimpo, de Paris, Hong Kong, Miami ou de Istambul, esses meninos traquinos, pomposamente denominados 'desembargadores federais', em seu nome, solenes e circunspectos, envergaram mortalmente o direito, enxovalharam a Constituição do Brasil, para impor terríveis castigos a esse retirante nordestino que um dia ousou, como um Prometeu caboclo, inverter a equação dos senhores da Casa-Grande. Querem devorar o seu fígado, sentença a sentença. Outros processos, igualmente aleijões jurídico-processuais, estão nas retortas do Califado de Curitiba e desaguarão na mesma vala comum do caso recentemente julgado em Porto Alegre. Resultados previsíveis.

Longas e não menos enfadonhas preleções destituída de juridicidade e da lógica mais elementar, tornadas mais bizarras e desconexas à medida em que escorregavam das bocas togadas desses meninos-juízes-poderosos do Tribunal Regional Federal da Quarta Região. Mentiras ganharam foros de incontestáveis verdades; provas que eram meros simulacros de verdade passará à condição de absolutas certezas. Sim, esse sonhador e não menos ingênuo retirante nordestino que lutou para resgatar da miséria mais de trinta milhões de brasileiros deveria pagar por tamanha ousadia. Ora, não deveriam ele e seus 'protegidos' esperar que o Mercado-deus lhes absolvesse, sobretudo ele, o Lula que tantas concessão fez aos poderosos da "livre iniciativa"? Adjuva nos et redime nos!

Coisa nenhuma! A chibata da lei tergiversante deve vergastar impiedosamente o lombo de Lula até que ele se lembre de onde veio e para onde jamais poderia ter ido. A retórica implacável do meninos-togados da 8ª Turma do TRF-5 vai jogá-lo naquele círculo do inferno destinado aos ingênuos, que o poeta Dante sequer ousou descrever. E espicharam uma pena que já era ridícula em nove para pesados doze anos, para gáudio da Rede Globo e congêneres do baronato midiático, dos conservadores e idiotas de todos os matizes. Lula na cadeia tudo se resolve? Parece que sim, pelo que se vê dessa confusão de vozes que grassa no terreno pantanoso das redes sociais.

Certo é que essas coisas anunciadas, como foi a manutenção da sentença do califa Sérgio Moro pelos juízes da 8ª Turma do TRF4, no julgamento da apelação do ex-presidente Lula, ocorrido em 24 de janeiro de 2018, não deixam de ser enfadonhas: de um ou de outro lado, todos sabiam que 'ferrar' uma possível candidatura presidencial do líder petista começaria com a sua condenação por um órgão colegiado de segunda instância, nos marcos da Lei da Ficha Limpa que, aliás, recebeu a sanção de Lula, à época poderoso inquilino do Palácio do Planalto. Ele foi na onda do politicamente correto e ajudou trazer a lume uma lei que atropelou importantes direitos fundamentais, como a presunção da inocência que proíbe a prisão antes de esgotados todos os recursos processuais. Enfim, Lula fez o laço que agora querem apertar no seu pescoço.

A sentença de primeiro grau não apenas foi mantida, como ampliado o período de prisão de Lula, de nove para doze anos, em regime fechado. De um lado, pessoas indignadas com essa pouco compreensível livre convicção que ronda as cabeças dos empoderados juízes deste país e que constitui num álibi perfeito para todas as teratologia que possam parir enquanto privilegiados interpretes e aplicadores das leis segundo suas próprias convicções. Do outro, aqueles que, por múltiplas razões, querem ver esse cabeça-chata nordestino a espiar o grave pecado de ter sonhado com um Brasil para todos, sem miséria e com cidadania. Infelizmente, para conseguir essas coisas, ele se juntou com quem não devia. Lula e seu partido pagarão um alto preço pelas alianças espúrias que fizeram com conservadores e corruptos de todas extrações, para garantir o acesso ao poder e a governabilidade.

O artifício jurídico de impedir a candidatura de Lula não encerra a questão nem evita que o seu nome continue na ponta das pesquisas eleitorais, algo que se ampliará com sua quase certa prisão. Fato é que, onde quer que ele esteja terá peso na eleição presidencial deste 2018: o seu apoio poderá eleger o próximo presidente da República. Isto nenhum tribunal poderá impedir. No mais, é torcer para que as forças vivas desta nação tupiniquim possam acertar um projeto comum que fortaleça as conquistas políticas e materiais da sociedade brasileira. Já é tempo.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A INB – Indústrias Nucleares do Brasil SA., realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 08/02/2018. Escolaridade exigida: MÉDIA / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.094,00;

PE: A Prefeitura de Coité/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 114 (centro e quatorze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 11/02/2018. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.025,82. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

DE CANTADA E ASSÉDIO SEXUAL. Como diria o "filósofo": "tudo de mais é muito". É preciso diferenciar uma cantada de mau gosto do verdadeiro assédio sexual, o qual envolve coerção, superioridade hierárquica, ameaça.

Nos anos 90, numa festa no BNB Clube, um amigo abordou uma moça com uma cantada extremamente sem graça. Chegou para a pretendente e sapecou: "– Mamãe sempre me manda dormir com os anjos. Vamos?". A moça virou de costas e saiu.

Caso isso acontecesse nos dias atuais, corria o risco desse meu amigo sair preso sob acusação de assédio sexual, isso se - se livrasse do linchamento por parte dos outros frequentadores.

O politicamente correto avançou tanto nessa questão que muitos homens já têm medo de cortejar uma mulher que lhe despertou o interesse, sob pena de ser acusado de cometer o crime de assédio sexual. FONTE: Erasmo Firmino, via facebook, em 30/01/2018.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 02: Glória Bezerra – Enfermeira, Josafá Inácio da Costa e Ossivaldo Carlos – Professores (04). Seguidos por: Evânia Gurgel - Professora, Roberto Mitre e Rozângela Lima – Autônomos (05); Roberta Fernandes – A. Social (06); Íbero Hipólito – PT/Mossoró (07); Eliane Bandeira, Iara Monteiro - Publicitária, Graça Alves, Marcelo Melo Costa – Professores e Matews Aires – Publicitário (08); Fátima Guimarães – UERN, Genildo Sousa – Petroleiro, José Estrela – Adv., Socorro Dantas - Autônoma e Matuzael Aires – DATANORTE (09). E dia 10: Ediane Fernandes – Autônoma, Mazé Lopes – HRTM e Rokátia Kleania – Professora.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Obrigado Hermes, pelo envio das informações e feliz 2018. Jorge Torres". – Grande companheiro JT, sempre atento as nossas publicações. Eu que te agradeço pela preciosa atenção. Avante amigo, com saúde e paz!

 

MEMÓRIA:

HÁ 69 ANOS! – Inaugurado o primeiro chafariz de Mossoró, pelo Prefeito Dix-sept Rosado, em 02/02/1949;

NA EDIÇÃO Nº 752/2017 (de 27/01), tratamos do seguinte tema: Honorários: advogado pode reter dinheiro ganho por cliente; Dia do Orador (27 de janeiro); ADUERN participa de ato em Natal; Bronca do leitor/internauta (533), por Luiz Carlos Martins; Fique sabendo... "25 de janeiro – Dia do Carteiro".

DIA: hoje é Dia do Atleta Profissional (Lei nº 9.615, de 24/03/1998) e Dia Mundial do Câncer. Amanhã (05) será Dia do Papiloscopista/Datiloscopia (especialista em identificar impressão digital).

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor e compositor brasileiro. Gravou mais de 20 discos e é considerado um grande nome do gênero samba e pagode. O artista, que começou sua carreira nas rodas de samba dos bairros de Irajá e Del Castilho, subúrbio do Rio de Janeiro, tornou-se tão imensamente popular que seus shows chegam a ser contratados por cachês generosos, sendo realizados nas mais badaladas casas de espetáculo do país. Sempre fiel a suas características de irreverência e jocosidade, nosso homegeado recebe também reconhecimento da crítica e de artistas e compositores consagrados. Nei Lopes afirma que o sambista "é uma das poucas unanimidades nacionais, elevado ao patamar do mega-estrelato pop pelas gravadoras". Filho de Irinéia e Jessé, nasceu em Irajá onde desde pequeno passou a frequentar rodas de samba influenciado por sua família. Morou em vários bairros do Rio mas sempre demonstrou enorme apreço por Xerém (distrito de Duque de Caxias), na qual possui um sítio e uma escola de música para crianças carentes da região. Sua primeira gravação foi em 1983, com o samba "Camarão que dorme a onda leva", de sua autoria e de Arlindo Cruz, a partir do convite de sua madrinha Beth Carvalho. Em 2003, no auge de sua carreira, foi o primeiro artista de Samba a gravar um especial de TV, CD e DVD pela MTV Brasil (tradicional reduto do pop rock). O Acústico MTV, gravado no Rio, foi um de seus discos mais vendidos, rendendo inclusive uma segunda edição em 2006 (a primeira da história da MTV Brasil). O segundo acústico, batizado de Acústico MTV Zeca Pagodinho 2 - Gafieira, homenageou o samba de gafieira. Em 2007, o cantor criou o selo Zeca Pagodiscos, em parceria com o produtor musical Max Pierre, ex-diretor artístico da Universal Music no Brasil. O primeiro trabalho da parceria (lançado em conjunto com o selo Música Fabril, novo selo de Max, com distribuição da gravadora EMI) foi o CD e DVD Cidade do Samba, gravado na Cidade do Samba, reunindo vários artistas brasileiros de vários estilos musicais, como Martinho da Vila, Jair Rodrigues, Cláudia Leitte, Ivete Sangalo, Nando Reis, Erasmo Carlos, Gilberto Gil, entre outros. Atualmente, Zeca reside na Barra da Tijuca com a mulher, Mônica Silva, e seus quatro filhos: Eduardo, Louis, Elisa e Maria Eduarda. Em 2016, foi um dos convidados especiais na Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos "Rio 2016". Reportamo-nos sobre JESSÉ GOMES DA SILVA FILHO, ele completa 59, artisticamente conhecido por ZECA PAGODINHO nasceu em Irajá – Rio de Janeiro/RJ no dia 04/02/1959. Sua discografia consta de 30 discos gravados entre 1983/2016 passando por várias gravadoras. Grammy Latino: teve doze indicações e venceu quatro (2000, 2001, 2002 e 2007) e venceu vários prêmios e troféus. Dotes artísticos: vocal e cavaquinho. Gênero: Samba, Pagode, Partido-Alto e MPB. Está em atividade: desde 1983. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zeca_Pagodinho.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

(https://rosangelatrajano.com.br/site).

 

"Menino do Barguinho". (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O menino do barquinho
Foi nele passear
Navegou em alto mar
Dentro das suas profundezas
Encontrou navios naufragados
Ainda tão pequenino
E já tinha desassossegos
.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos atletas profissionais, em geral, e aos papiloscopistas.

QUEM canta...

"Eu já passei por quase tudo nessa vida / Em matéria de guarida espero ainda minha vez / Confesso que sou de origem pobre / Mas meu coração é nobre, foi assim que Deus me fez...". ("Deixa a Vida Me Levaer" – Composição: Zeca Pagodinho. Canta: Z.P.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.



Livre de vírus. www.avast.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário